You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE EDUCAO CURSO DE ESPECIALIZAO EM GESTAO ESCOLAR

ANTONIO CLEMILDO GUERRA BESSA

PLANEJAMENTO E ORGANIZAO DO TRABALHO PEDAGGICO DA ESCOLA MUNICIPAL PASSO FUTURO

MANAUS/AM 2012

ANTONIO CLEMILDO GUERRA BESSA

PLANEJAMENTO E ORGANIZAO DO TRABALHO PEDAGGICO DA ESCOLA MUNICIPAL PASSO FUTURO

Trabalho de aproveitamento para a disciplina Planejamento e Prticas da Gesto Escolar, ministrada pelo Prof. Marcio Jesus Vieira Bernardo e da Tutora Josseane Costa e Silva no Curso de Especializao em Gesto Escolar da Universidade Federal do Amazonas.

MANAUS-AM 2012

Planejamento e Organizao do Trabalho Pedaggico da Escola Municipal Passo Futuro

Esta atividade tem por objetivo abordar acerca do planejamento no mbito educacional, traando um paralelo entre os conceitos de plano, planejamento e projeto frente aos desafios da gesto escolar com foco na participao dos rgos colegiados e de toda comunidade escolar. Deste modo, falar em planejamento nos remete as necessidades dirias do ser humano, j que o indivduo necessita constantemente delinear seus horizontes, e no seio educacional no diferente. O planejamento, nesse sentido a fora propulsora do trabalho educativo conduzindo a escola ao alcance dos objetivos delineados, assim como assinala Silva (2012, p. 01) quando ressalta que o planejamento consiste no processo de organizao de determinada ao, o que implica um conjunto de encaminhamentos, princpios e pressupostos. So esses encaminhamentos mencionados pelo autor que podem transformar a inteno em aes que podem dar luz a um plano capaz de fortalecer o trabalho pedaggico tornando-se eficaz para o bom andamento escolar quando construdo por todos os sujeitos envolvidos nesse processo. Vale destacar ainda que todas as atividades educativas devem ser globalizadas de maneira que respondam as necessidades scio-cultural, poltica e econmica donde a escola situase. Para se ter um engajamento maior entre escola e comunidade. o planejamento participativo, que favorecer no crescimento mtuo e sistemtico da comunidade e do conhecimento. Desse modo, o planejamento na Escola Municipal Passo Futuro, procura atender as necessidades locais e comea pela anlise do planejamento do sistema de ensino, porm cabe ressaltar que viabilizar o planejamento educacional sob a tica da gesto democrtica no tarefa fcil. H na referida escola um agravante nesse sentido, uma vez que o processo de organizao da prtica do planejamento no conta com os diferentes segmentos dessa instituio, fato este que acaba acarretando certa desestrutura da ao organizacional. Com base nisso podemos enfatizar que o planejamento torna-se um desafio para o gestor, pois em uma instituio, quando os atores esto envolvidos em todos os processos da vida institucional, por suas aes, ou seja, na tomada, na implementao e na avaliao de decises, com certeza h o sucesso do trabalho escolar. Acerca disso, Pazeto (2000, p. 16) corrobora apontando que:

A idia de gesto contm a concepo de coordenao e de participao. A participao constitui um dos componentes indispensveis da gesto, particularmente quando ela fruto do quadro de atores, quando ela da sua atuao responsvel. A diversidade de formas de participao e a intensidade com a qual ela exercida correspondem ao grau de identificao e de comprometimento dos integrantes com a misso e com o projeto da instituio. A solidariedade, a reciprocidade e o compromisso so valores que justificam a participao no processo de gesto.

Em conformidade com o autor, percebe-se que o desempenho da organizao resultante dessa participao de todos, nos diferentes nveis e fases do processo decisrio, exigindo-se mudana na cultura organizacional. Para que essa mudana ocorra, os atores da instituio devem conhecer o objeto da ao participativa, por intermdio da discusso e do posicionamento coletivo sobre o qu, para qu, como, quando, onde, com que meios recursos e pessoas contaro para levar avante um projeto, mas para que isso acontea ainda necessrio que se faa a distino do planejamento de um modo geral e a ausncia disso percebido na instituio em foco. No tocante a sistematizao da ao educativa a Escola Municipal Passo Futuro parcialmente inoperante quando ao incio do ano letivo seu corpo docente no dispe de um plano de curso e sabemos que o plano de primordial importncia, pois consiste na sistematizao do processo da organizao da ao. No plano devem estar sistematizadas as aes que se pretende desenvolver, informaes e princpios que balizam e sustentam essas aes. (SILVA, 2012, p. 01). Essa evidncia tem um peso ainda maior para o gestor escolar. Se o planejamento um instrumento de acompanhamento e de controle, o que se pode avaliar de tudo isso que h ausncia de controle no que se refere organizao e implementao do planejamento pedaggico da aludida escola. Em torno dessa discusso importante frisar que o evidenciado no ao global na instituio, mas a escola pode aqui ser comparada com uma orquestra, onde todos necessitam estar em sintonia, pois ao contrrio, no h o alcance do sucesso almejado. A este respeito Silva (2012, p. 08) referindo-se ao planejamento no mbito de ensino considera que um dos maiores desafios, nessa perspectiva, o da produo de coerncia entre o planejamento da escola e o planejamento de cada professor. Com base nisso evidenciamos que os planos devem ser elaborados levando-se em conta a realidade local, suas necessidades e as condies de cumprimento de metas no que diz respeito aos nveis e modalidade de ensino. Esse trabalho de forma sistematizada deve partir desde a

implementao do projeto poltico pedaggico, pois sendo este produto do planejamento configura-se como um delineador da ao futura e requer ainda mais a presena dos mais distintos atores do contexto escolar. A construo deste documento de modo participativo configura um processo poltico, pois, alm de ser discutida amplamente pela comunidade, deve estar apoiada em um propsito coletivo constitudo pelos membros de todas as categorias dessa comunidade tendo em vista definir o futuro que almejam. imperioso lembrar que para muitos profissionais da escola em debate, o alcance de suas metas de inteira responsabilidade do Estado, mas Silva (2012, p. 06) nos alerta que:
A principal forma pela qual ocorre a interveno do Estado na educao por meio de aes que buscam produzir alteraes no sistema educacional. Quando essas proposies abarcam um conjunto significativamente amplo de aes, elas caracterizam um processo de reforma educacional. Tais proposies se pautam em determinadas concepes de educao, de escola, de trabalho docente, de currculo e so, com freqncia, o resultado de mediaes oriundas das relaes de poder que se estabelecem no processo de constituio das proposies. Essas concepes e mediaes se explicitam na forma com que passam a ser incorporadas pelas escolas.

Em consentimento com o autor, entendemos que a articulao da escola por meio de aes significativas pode dar sentido ao trabalho educativo, por isso o desafio do gestor escolar propiciar o trabalho coletivo e participativo, atentando sempre que a prtica pedaggica est estritamente ligada concepo de homem e do conhecimento que fundamenta as relaes cotidianas. nas relaes cotidianas que se estabelece a interveno do Estado pautado pela autor, por meio do trabalho docente, da participao e da interao de todos os envolvidos no processo educativo. Contudo, destaca-se que uma gesto escolar pautada em relaes democrticas passa, necessariamente, pela ao do gestor da escola, tanto para manter como para construir um caminho de rompimento com a forma como vem se construindo ou processando essas relaes. Um processo de gesto que seja democrtico e que objetive a construo da cidadania no um processo mecnico e sem compromisso. Ele s existir na medida em que for desenvolvida a articulao entre o discurso e a ao e, ao mesmo tempo, a defesa dos interesses coletivos, tendo por referncia os compromissos pblicos e a construo de uma sociedade mais justa.

REFERENCIA SILVA, Marcelo Soares Perreira da. A relao entre planejamento - plano projeto. Disponvel em: http://moodle3.mec.gov.br/ufam/file.php/14/Unidade_II/A_relacao_entre_planejamento_plano_e _projeto_u2.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2012. _______. O gestor escolar frente ao desafio da participao no planejamento do trabalho escolar: dimenses e significados: Disponvel em: http://moodle3.mec.gov.br/ufam/file.php/14/Unidade_II/o_gestor_escolar_frente_ao_desafio_da_ participacao_no_planejamento_do_trabalho_escolar_dimensoes_e_significados_u1_3.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2012. _______. O planejamento em educao. Disponvel em: http://moodle3.mec.gov.br/ufam/file.php/14/Unidade_II/o_planejamento_em_educacao_u1.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2012. PAZETO, A. E. Participao: exigncia para a qualificao, do gestor e processo permanente de atualizao. Em aberto. V. 17, n 72, p. 163 166, Fevereiro/Junho, 2000.

You might also like