You are on page 1of 5

Controle da Execuo Oramentria e Financeira

a fiscalizao dos dispndios e da arrecadao dos gastos pblicos, dos recursos apurados por meio dos tributos. Mais exatamente, o controle da execuo oramentria consubstancia-se no conjunto de atos mediante os quais so verificados os procedimentos de arrecadao da receita e execuo da despesa. O controle exerce papel fundamental no desempenho eficaz de qualquer organizao. atravs do controle que se verifica a ocorrncia de problemas ou eventuais desvios durante a execuo de um trabalho, possibilitando a adoo de medidas corretivas para que o processo se reoriente na direo dos objetivos traados. A importncia do controle foi destacada pelo Decreto-Lei n 200/67, que o colocou, ao lado do planejamento, como um dos princpios fundamentais que norteiam as atividades da Administrao Federal. Esta fiscalizao, com a posterior avaliao dos resultados alcanados, constitui o terceiro estgio do ciclo oramentrio. Segundo a Lei n 4.320/64, o controle da execuo oramentria e financeira da Unio, Estados Municpios e Distrito Federal ser exercido pelos Poderes Executivo e Legislativo, por meio dos controles interno e externo, respectivamente. J a Constituio Federal de 1988 prev em seu art. 70 que a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da Administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. So, portanto, espcies de fiscalizao dos gastos pblicos: Fiscalizao contbil: aquela que se faz por meio dos registros contbeis, dos balanos, da escriturao sinttica, da anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros. Permite verificar, numericamente a utilizao das receitas e as alocaes das despesas. Fiscalizao financeira: diz respeito anlise de todo o sistema de arrecadao e despesas do Estado, com vistas a otimizar procedimentos, reduzindo gastos pblicos e aumentando as receitas estatais. Fiscalizao oramentria: diz respeito ao correto cumprimento das regras e princpios oramentrios. A Lei de Responsabilidade Fiscal, veio impor regras rgidas de cumprimento das normas oramentrias, inclusive com o estabelecimento de punies para o descumprimento. Permite que seja mensurado o nvel de concretizao das previses constantes da lei anual. Fiscalizao operacional: visa ao controle das operaes de crdito e de despesas e programas que no constem expressamente da previso oramentria.

Fiscalizao patrimonial: diz respeito ao controle do patrimnio do Estado por meio da anlise da utilizao situao e modificaes - dos bens e da preservao do patrimnio pblico, aqui includo o prprio meio ambiente. Aspectos a serem fiscalizados com base no art. 70 da CF. Legalidade a verificao da observncia das normas legais relativas execuo da despesa pblica. Aqui se compreendem tambm as normas hierarquicamente superiores e inferiores. Legitimidade o ato administrativo ou a conduta de um agente pblico sob fiscalizao no aspecto de sua legitimidade h que ser compatvel com o querer coletivo (legitimidade social), ser adequado aos trmites legais (legitimidade tcnica) e por fim ter fundamento justo que o alicerce (legitimidade tica). Economicidade analisa os atos administrativos do ponto de vista jurdico-econmico, permitindo a avaliao da adequada observncia da relao custo-benefcio, de modo que os recursos pblicos tenham sido utilizados da forma mais vantajosa e eficiente para o Poder Pblico. Aplicao das subvenes diz respeito s transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio de rgos pblicos ou privados e esto definidas no art. 13 da Lei n 4.320/64. Renncia de receitas se d mediante a verificao das situaes em que o poder pblico, por iniciativa prpria, deixa de arrecadar recursos a que tem direito. Art. 14 da LC 101/2000 (LRF). Tipos de controle (controle quanto ao mbito, ou institucional): Interno realiza-se dentro de cada Poder. o exercido pela prpria administrao, pelos rgos de controle interno de cada um dos poderes e entidades da administrao pblica, sob a coordenao da Secretaria Federal de Controle Interno, vinculada CGU. A CF/88 define a abrangncia e as finalidades do controle interno: Art. 74 - os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de I avaliar o cumprimento das metas previstas no PPA, a execuo dos planos de governo e dos oramentos da Unio; II comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao dos recursos pblicos por entidades de direito privado; III exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como os direitos e haveres da Unio; IV apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

Os responsveis pelo controle interno respondem solidariamente por qualquer irregularidade ou ilegalidade de que tomarem conhecimento e no derem cincia ao TCU (art. 74, 1). No Poder Executivo Federal, a coordenao das atividades de controle est legalmente atribuda Secretaria Federal de Controle Interno, que integra a estrutura da Controladoria-Geral da Unio (CGU). A sociedade agente ativo e passivo no processo oramentrio, devendo inclusive, segundo a CF/88 participar do seu controle. o chamado controle social das contas pblicas (art. 74, 2). Externo o exercido pelo Congresso Nacional com o auxlio do TCU (art. 71 da CF), consubstanciando-se, ainda, pela anlise e julgamento das contas do Presidente da Repblica.

Tribunais de Contas Atribuies constitucionais do TCU: - Apreciar as contas anuais do presidente da repblica art. 71, I da CF; O TCU aprecia e o Congresso Nacional julga as contas do Presidente da Repblica. A anlise das contas pelo TCU ser tcnico-jurdica e o resultado dever ser apresentado ao CN. - Julgar as contas de todos os administradores responsveis por dinheiros, valores ou bens pblicos arts. 33. 2o e 71. II da CF; Os processos de tomada e prestao de contas so formalizados pelos rgos do sistema de controle interno, em consonncia com as orientaes do TCU (IN n 12, de 24.04.96), e encaminhados anualmente ao Tribunal para apreciao e julgamento. - Apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal e de aposentadorias art. 71, III da CF; - Realizar auditorias art. 71, IV da CF; As inspees e auditorias sero regulamentadas pelo regimento interno do Tribunal e realizadas por servidores da Secretaria do Tribunal. O Tribunal comunicar s autoridades competentes dos poderes da Unio o resultado das inspees e auditorias que realizar, para as medidas saneadoras das impropriedades e faltas identificadas. - Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe art. 71, V; Ex: Banco Brasileiro Iraquiano S/A (BBI); Itaipu Binacional Paraguai.

- Fiscalizar a aplicao dos recursos da Unio repassados para os Estados e Municpios art. 71, VI da CF; exercida de forma global, mediante exame das prestaes de contas dos rgos ou entidades transferidores dos recursos federais. - Prestar informaes solicitadas pelo Congresso Nacional sobre as fiscalizaes realizadas art. 71, VII, da CF; No mbito do TCU existe o Comit Tcnico de Auxlio ao Congresso Nacional, que tem como objetivo agilizar o atendimento dessas solicitaes. - Aplicar sanes e determinar a correo de irregularidades em atos e contratos, determinar prazos para o cumprimento da lei, se verificada ilegalidade, sustar a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso s duas Casas do CN, bem como representar ao Poder competente sobre as irregularidades apuradas art. 71, VIII a XI, da CF; - Emitir pronunciamento conclusivo quando solicitado pela Comisso Mista de Oramento, no prazo de trinta dias art. 72, 1o.; - Apurar denncias apresentadas por qualquer cidado, partido poltico, sindicatos, sobre irregularidades ou ilegalidades art. 74, 2o;

Na hiptese de contratos administrativos com indcios de irregularidade, cabe ao Congresso Nacional a sustao do ato. O Congresso solicitar ao Poder envolvido a adoo das medidas cabveis. No sendo tomada nenhuma medida no prazo de 90 dias, o TCU decidir a respeito. (ateno: o verbo utilizado pela CF sustar; assim, as questes de prova costumam tentar induzir os candidatos a erro ao utilizarem anular ou revogar; mas sustar diz respeito execuo de contrato). Assim, caso no seja tomada qualquer medida, o TCU pode declarar a nulidade do contrato. 1 e 2 do art. 71, CF/88.

Composio do TCU O TCU composto por 9 Ministros, tem sede no DF e jurisdio em todo o territrio nacional. Seus Ministros sero nomeados dentre brasileiros que satisfaam os seguintes requisitos: I mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade; II idoneidade moral e reputao ilibada; III notrios conhecimentos jurdicos, contbeis, econmicos e financeiros ou de administrao pblica; IV mais de 10 anos de exerccio de funo ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior. So escolhidos:

I 1/3 pelo Presidente da Repblica, dentre auditores e membros do MP junto ao TCU, indicados em lista trplice pelo Tribunal, segundo critrios de antigidade e merecimento. II 2/3 pelo Congresso Nacional. Os ministros do TCU tm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos Ministros do STJ. As normas estabelecidas na CF/88 para a Unio e rgos federais, aplicam-se, no que couber, organizao, composio e fiscalizao dos Tribunais de Contas dos Estados e do DF, bem como aos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municpios. (art. 75, CF/88) Os Tribunais de Contas Estaduais sero integrados por sete Conselheiros. (art. 75, p. nico) Aps a CF/88, vedada a criao de Tribunais ou Conselhos de Contas municipais. (art. 31, 4, CF/88).

You might also like