You are on page 1of 6

A CASA EFICIENTE A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta de eficincia energtica e conforto

ambiental para edificaes residenciais. O projeto possui sistemas e solues integradas para eficincia energtica e conforto trmico, incluindo tecnologias como gerao de energia fotovoltaica interligada rede, estratgias passivas de condicionamento de ar e aquecimento solar de gua. Alm de estratgias para o uso eficiente da gua, tais como: aproveitamento da gua de chuva, reuso de guas e utilizao de equipamentos que proporcionam baixo consumo de gua. A Casa Eficiente uma proposta inovadora que funciona como ambiente para a demonstrao e para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa no mbito da construo civil. Na concepo da edificao, buscou-se o equilbrio entre a tecnologia e o aproveitamento de fontes naturais de energia, a partir da utilizao de procedimentos adequados do ponto de vista da eficincia energtica e da conservao ambiental: escolha criteriosa dos materiais construtivos; tcnicas de aproveitamento dos condicionantes naturais; busca pela racionalizao e eficincia energtica; uso racional de gua (aproveitamento de gua pluvial, tratamento de efluentes por zona de razes e reaproveitamento de guas cinza tratadas). Abaixo esto descritos os principais condicionantes de projeto:

Melhor aproveitamento das condies climticas locais (radiao solar, temperatura e umidade relativa do ar e ventos predominantes) para definio das solues de projeto. Emprego de sistemas alternativos de resfriamento e aquecimento ambiental. Prioridade no uso de materiais locais (renovveis ou de menor impacto ambiental). Projeto paisagstico privilegiando o uso de espcies nativas da Mata Atlntica em vias de extino e o uso de espcies frutferas. Aproveitamento da vegetao para criao de um microclima local agradvel. Uso racional de gua. Instalaes hidrulicas utilizando peas e linhas econmicas.

Uso de equipamentos que promovem um baixo consumo de gua (ou equipamentos economizadores de gua), aproveitamento de gua pluvial, tratamento de efluentes por zona de razes e aproveitamento dos efluentes de guas cinza (de banho, tanque, mquina de lavar roupa e lavatrio) aps tratamento biolgico. Integrao do partido arquitetnico com sistemas complementares, tais como aquecimento solar e gerao de energia fotovoltaica. Acessibilidade a todos os ambientes, facilitando a visitao pblica.

Trata-se de um projeto de demonstrao de uma edificao residencial para uma famlia de quatro pessoas, com rea til aproximada de 206 m2. Os conceitos de eficincia energtica, conforto ambiental e sustentabilidade esto presentes desde o incio da concepo do projeto. Como a Casa aberta visitao pblica, sujeita a receber uma grande quantidade de pessoas, o programa de necessidades inclui um ambiente de transio externo destinado recepo dos grupos e organizao da visitao. Alm disso, devido ao carter da edificao, foram evitados ambientes como corredores, que oferecem obstculos circulao de pessoas. O Programa de Necessidades adotado apresentado abaixo: - 2 quartos - 1 sala de estar/ jantar - 1 cozinha - 1 rea de servio coberta - 1 banheiro - 1 rea para recepo Estratgias O projeto arquitetnico foi baseado em estudo aprofundado dos condicionantes climticos locais, tais como orientao solar, radiao, sombreamento de elementos externos e ventos. As solues de projeto esto voltadas para o melhor aproveitamento destes condicionantes, como aproveitamento dos ventos predominantes no vero, barreiras para proteo contra os ventos de inverno, orientao e inclinao dos telhados para melhor aproveitamento da radiao solar, para gerao de energia e aquecimento solar de gua.

Orientao da edificao: Sombreamento das aberturas e aproveitamento dos ventos no vero

Proteo solar: Aberturas fachada leste

Redutor de velocidade para vento sul

Visando a sustentabilidade, priorizou-se o uso de materiais locais, renovveis e de menor impacto ambiental. Utilizou-se madeira de florestamento (peas laminadas pinus eucalipto auto clavado), bambu, tijolos e telhas cermicas de produo local, reduzindo os gastos energticos com transporte de materiais at o canteiro de obras. Aproveitou-se tambm o entulho resultante da remoo do antigo piso do local onde foi construda a Casa Eficiente, como agregado grado para a produo do concreto utilizado na construo da rampa externa. O projeto paisagstico privilegiou o uso de espcies frutferas e nativas da Mata Atlntica, algumas em vias de extino. A vegetao foi empregada para criao de microclima local, utilizando as espcies adequadas para diminuir a velocidade do vento sul, atravs da sua disposio em barreiras.

Perspectiva da rea externa de lazer

Uso de matrias locais, de menor impacto ambiental, ou, de reflorestamento

Tambm se buscou o resgate de solues termicamente adequadas da arquitetura verncula, como o uso do fogo a lenha, aquecendo o interior da casa no inverno.

Fogo a lenha O projeto das aberturas foi elaborado privilegiando a ventilao cruzada em todos os ambientes de maior permanncia (quartos e sala de estar/jantar). Quanto cobertura, um elemento de grande influncia nos ganhos e perdas trmicos de uma residncia, foi utilizado isolamento trmico (l de rocha). Junto com a inrcia trmica das paredes, tem-se como resultado o amortecimento e atraso trmico nas temperaturas internas em relao ao ambiente externo. Por fim, toda a rea molhada da Casa, onde os perodos de permanncia dos ocupantes so menores - cozinha, servio e banheiro - foi localizada na fachada oeste, funcionando como barreira contra a insolao nesta orientao. Para assegurar o melhor desempenho das esquadrias, as mesmas possuem vidros duplos, assegurando um melhor isolamento trmico e acstico. Tambm foram usadas persianas externas de PVC, para sombreamento diurno, alm do emprego de protetores solares externos. Com alternativa para a ventilao no perodo noturno, emprega-se nos dormitrios uma estratgia denominada

insuflamento mecnico do ar externo durante o vero. Ou seja, um equipamento "puxa" o ar externo durante a noite, "lanando-o" no interior dos quartos, favorecendo o resfriamento da temperatura e o conforto dos usurios.

Constituio da cobertura central: telha metlica clara + manta de l de rocha.

Contituio das coberturas laterais: telha de cermica clara + manta de l de rocha + manta aluminizada dupla face

Constituio das paredes externas: "sanduiche" composto por tijolo macio + manta de l de rocha + tijolo macio.

Esquadrias: persianas externas + vidros duplos

Insuflador mecnico: vista interna, dormitrio de casal.

Insuflador mecnico: vista externa, dormitrio casal.

Alm da adequao climtica, o uso racional (eficiente) da gua tambm foi contemplado no projeto Casa Eficiente. Desse modo, optou-se pela coleta e aproveitamento de gua pluvial para fins no potveis (lavagem de roupas, lavagem de piso, descarga do vaso sanitrio e irrigao de uma pequena horta), sendo que as instalaes hidrulicas utilizam dispositivos economizadores. Quanto ao tratamento da gua, as guas residurias so separadas em duas vias: os efluentes de guas cinza de banho, tanque, mquina de lavar roupa e lavatrio so tratados em um leito cultivado (tanque de zona de razes ou wetland), passam por uma peneira e so ento armazenados para posterior utilizao na irrigao do jardim; j os efluentes de vaso sanitrio e pia da cozinha so tratados, em uma fossa sptica e um leito cultivado, e ento encaminhados para a rede de esgotamento sanitrio. Os leitos cultivados so plantados com uma espcie nativa de junco (Zizanopsis bonariensis brs) e possuem uma das camadas preenchida com cascas de ostras, resduos da atividade de maricultura local, ao invs dos leitos convencionais que utilizam brita.

Trecho em corte do tanque de Zona de Razes

Uso de sistema solar aquecimento de gua

Vidros duplos e para persianas externas

Para aquecer a gua de chuveiro, torneira e cozinha, foi empregado aquecimento solar. A inclinao do telhado foi projetada para favorecer o mximo rendimento dos coletores solares nesta latitude (latitude 27). O aquecimento solar de gua tambm foi empregado em um sistema de aquecimento ambiental instalado nos quartos, por meio de circulao de gua quente pelo rodap em tubulao de cobre durante o inverno. Quanto gerao de energia eltrica, foi instalado um sistema fotovoltaico na Casa Eficiente. Um painel de silcio amorfo foi sobreposto sobre a face norte do telhado da sala, cuja inclinao foi definida de acordo com a latitude local (27), para o melhor rendimento do painel nesta latitude. Todos os ambientes da Casa Eficiente foram projetados para permitir uma boa acessibilidade a todos os visitantes, incluindo pessoas com necessidades especiais. Para tal, as dimenses do banheiro, rampas e as alturas das bancadas e peitoris foram adequados norma de acessibilidade - NBR 9050 (2004). Todas as instalaes foram projetadas de forma que permitissem sua visitao ou acesso, em sua maioria aparentes, reduzindo eventuais gastos com reformas futuras e tornando possvel ao visitante melhor compreenso dos sistemas.

Instalaes hidrulicas

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais - rampa 1

Acessibilidade para portadores de necessidades especiais- rampa 2

Projeto Casa Sustentvel

FACULDADE FATECI FORTALEZA/2013 MARCOS JUNIOR DOS SANTOS MONTE Prof: RAQUEL

You might also like