You are on page 1of 2

Adorno e a Indstria Cultural Outro importante nome da Teoria Crtica o filsofo e socilogo alemo, Theodor Adorno.

. Sua obra se caracteriza pela crtica do conhecimento e da sociedade, alm da preocupao com aspectos estticos e artsticos. Uma de suas principais contribuies a discusso acerca da Indstria Cultural, cuja principal referncia faz parte da obra Dialtica do Esclarecimento1, publicada em 1947 em parceria com o tambm filsofo e socilogo alemo, Max Horkheimer. No texto, Adorno critica a cultura contempornea, que segundo ele confere um ar de semelhana a tudo o que produzido. Na cultura de massa tudo idntico, sendo que os prprios produtores de bens culturais se reconhecem enquanto indstria. A Indstria Cultural submetida a setores maiores da indstria e mais influentes como os do petrleo, ao, eletricidade, qumica, etc marcada pela padronizao e produo em srie, de meios que tendem a se uniformizar constantemente em snteses, casos do rdio, da televiso e do cinema. O resultado disso o esquematismo das produes, baseado em frmulas prontas. Assim, no h espao para o novo. A mquina gira sem sair do lugar (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 126). Para Adorno, a Indstria Cultural condiz com o liberalismo, caracterizado pela falta de estilo. Ele ainda observa que o entretenimento j existia antes da Industrial Cultural. O que ela fez foi provocar um nivelamento baseado na repetio e na preocupao com a tcnica em detrimento do contedo. De acordo com o autor, a fuso entre cultura e entretenimento provoca a depravao da primeira e a espiritualizao da diverso. O que a Indstria Cultural fez, segundo Adorno, foi tornar o homem um ser genrico, um exemplar substituvel. O indivduo passa a ser ilusrio, o que culmina no abandono da perspectiva coletiva e revolucionria. No culto a beleza utilitria, os produtos culturais no evitam a excluso. Sua atuao tende a reforar a decadncia da cultura. Disso decorre o desaparecimento de valores bsicos. Na indstria cultural desaparecem tanto a crtica quanto o respeito: a primeira transforma-se na produo mecnica de laudos periciais, o segundo herdado pelo culto desmemoriado da personalidade (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 150).

ADORNO, T. & HORKHEIMER, M. A indstria cultural: o esclarecimento como mistificao das massas. In: Dialtica do esclarecimento fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

Sendo a cultura uma mercadoria paradoxal est submetida a lei de trocas, mas no trocada ela tem na publicidade o seu motor. Entre sua ampla produo, tem destaque a proliferao biografias baratas, livros-reportagem e canes de sucesso, sempre adaptadas ao mercado publicitrio. De maneira geral, pode-se dizer que a Indstria Cultural assumiu a herana da democracia e dos empresrios, transmitindo uma falsa sensao de liberdade. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coero econmica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que sempre a mesma coisa (ADORNO & HORKHEIMER, 1985, p. 156). importante destacar a reviso pela qual teria passado o pensamento de Adorno acerca da Indstria Cultural, passando a admitir as possibilidades do uso dos meios de comunicao tendo ainda participado de programas de rdio e televiso, alm de publicar na imprensa escrita (Passos, 2011). O impacto do pensamento de Adorno sobre a Indstria Cultural no passou inclume, tendo recebido crticas. Entre elas esto s feitas filsofo e linguista italiano, Umberto Eco. As principais observaes dela se referem ao tema cultura de massa, elemento chave da Indstria Cultural. Segundo o italiano, a cultura de massa pode trazer acesso a bens culturais queles que normalmente no teriam, sendo que a publicao de obras integrais, a baixos preos, uma ao vlida a cultura. Tambm para Eco, os meios de comunicao possuem poder de mobilizao das massas e permitem renovaes estilsticas, no se caracterizando como conservadores (Mogendorff, 2012).

Referncias MOGENDORFF, J. R. A Escola de Frankfurt e seu legado. In: Revista Verso e Reverso (Revista de Comunicao). Unisinos, vol. 26, n 63, set-dez 2012, p. 152-159. Disponvel em: http://www.unisinos.br/revistas/index.php/versoereverso/article/view/ver.2012.26.63.05 PASSOS, R. D. F. Os meios de comunicao como instrumento de poder: Theodor Ludwig Wiesengrund Adorno (1903-1969) e a indstria cultural. In: Cadernos do PET Filosofia. UFPI, vol. 2, n 3, 2011, p. 35-43. Disponvel em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/pet/article/view/607.

You might also like