You are on page 1of 3

DIREITO PROCESSUAL CIVIL MDULO II Matutino 19.03.09 Prof. Renato Montans Aula: 5 TEMA DE AULA 1.

1. CITAO E DEFESAS DO RU - Citao o ato pelo qual se traz o ru em juzo para que apresente defesa. - A citao pode ser: - Real: acontece em concreto. CORREIO: a citao ser feita pelo correio em todas as comarcas do pas. (art. 222, CPC) Oficial: feita pessoalmente, por oficial de justia. a) quando o ru for incapaz b) quando o citado for pessoa da administrao; c) aes que versam sobre o estado das pessoas. - S ocorrer citao por carta precatria, quando a citao se der por oficial de justia. - A citao por carta precatria no ser aplicada quando o ru residir em comarca vizinha daquela em que corre o processo. - Ficta*: citao por fico da lei - Art. 231, CPC. Edital: ocorre quando no se souber quem o ru ou este residir em local incerto ou de difcil acesso. - Local de difcil acesso: onde no chega correio e oficial de justia. (ex.: favela/ru desconhecido) Hora certa: quando o oficial de justia comparece por trs vezes na casa do ru que tem domiclio certo e presume que este esteja se ocultando da citao. (art. 227, CPC) - Nesta forma, h a premissa de que o ru tenha domiclio certo. - O oficial deve comparecer, necessariamente, por trs vezes, em dias e horrios distintos. (objetivo) - Deve haver suspeita de ocultao. (subjetivo) - Para o aperfeioamento da citao, a serventia comunicar ao ru por carta ou telegrama, sobre o ocorrido. Ao ru citado por edital ou hora certa, o juiz nomear um curador especial. (art. 9, II, CPC). 2. DEFESAS DO RU - So de trs ordens: a) Contestao b) Exceo c) Reconveno CONTESTAO - Defesa clssica do ru contra o autor dentro do processo. 2.1 - Princpios que regem a sua estrutura: Eventualidade: - Toda matria de defesa deve ser alegada em contestao sob pena de precluso. - Alguns autores chamam essa regra de concentrao, porque a defesa deve estar concentrada numa nica pea contestao. - por mais conflitantes que sejam as matrias deduzidas na defesa. nus da impugnao especfica: - a exigncia que o ru se defenda, pormenorizadamente, de todos os fatos articulados pelo autor na inicial. - Somente poder proceder defesa por negativa geral, o MP, o advogado dativo e o curador especial. 2.2 Estrutura da contestao Preliminar: - Juzo de admissibilidade (pressupostos processuais + condies da ao).

-1

DIREITO PROCESSUAL CIVIL MDULO II Matutino 19.03.09 Prof. Renato Montans Aula: 5 - Pela preliminar, o ru, ataca o processo que veicula a pretenso do autor. No mrito, o ru se defende do prprio direito. Prazos: - 15 dias Art. 188, CPC: prazo em dobro para a fazenda. Art. 191, CPC: prazo de litisconsortes com procuradores diferentes prazo em dobro. Art. 241, III, CPC: havendo vrios rus, com a contagem da juntada aos autos em dias distintos, considera-se para todos eles, o ltimo. - Lei 9.469/97 Autarquias e fundaes pblicas prazos em dobro. EXCEES - Exceo o incidente destinado a argir a incompetncia do juzo ou a parcialidade do juiz. - So de trs formas: Incompetncia (art. 112) Impedimento (art. 134) Suspeio (art. 135) Regras gerais: - O prazo das excees de 15 dias, contados da data em que se tomou cincia do fato. (porque o descobrimento da incompetncia, inicia-se o prazo) - O protocolo da exceo acarreta a suspenso do processo (art. 265, III, CPC e art. 306, CPC). Recursos: - Cabe recurso contra deciso que julga algumas excees. Exceo de incompetncia agravo. Impedimento/suspeio no cabe recurso.

- Podem ocorrer fatos circunstncias que obriguem o juiz a pender para uma das partes, no julgando com nimo de iseno. A lei qualificou os casos mais graves: Casos de impedimento: art. 134, CPC. Casos de suspeio: Art. 135, CPC. - Se a parte provar de plano que o juiz no pode julgar a causa, fala-se em impedimento. - Se demandar dilao probatria, o caso de suspeio.

-2

DIREITO PROCESSUAL CIVIL MDULO II Matutino 19.03.09 Prof. Renato Montans Aula: 5 QUESTES DE AULA 1. (OAB.CESPE/2008.1) Acerca da resposta do ru, assinale a opo correta. A) Caso o ru comparea em juzo para apontar a inexistncia ou a invalidade da citao e esta no seja acolhida, o juiz deve, no mesmo despacho, determinar nova citao do ru e a reabertura do prazo para resposta, de modo que este deduza o restante da defesa. B) Em obedincia ao princpio da concentrao das defesas, o ru deve alegar, na contestao, toda a matria de defesa, exceto aquelas que devem ser veiculadas atravs de exceo, ainda que uma somente possa ser acolhida caso outra seja rejeitada. C) No caso de a incompetncia do juzo, absoluta ou relativa, no ser alegada como preliminar na contestao, ocorrer a chamada prorrogao de competncia. D) Ocorrendo a conexo de aes propostas em separado, o juiz pode, a pedido do ru como preliminar da contestao e, no, de ofcio, determinar a reunio das aes para que sejam decididas na mesma sentena. 2. (OAB.CESPE/2008.3) Acerca de competncia de jurisdio, foro e juzo, assinale a opo correta. A) Modifica-se a competncia absoluta do foro pelo critrio da preveno, na hiptese de imvel situado em mais de um estado ou comarca. B) A competncia relativa do foro e juzo para a ao principal no impe, necessariamente, a mesma competncia para as aes acessrias e incidentes processuais. C) A incompetncia relativa pode ser arguida por qualquer das partes. D) A violao de competncia relativa pode ser declarada de ofcio.

GABARITO 1. B, 2. A.

-3

You might also like