You are on page 1of 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof.

Srgio Mendes Aula 11

Aula 11: Lei 4.320/1964 Noes de Demonstraes Contbeis


SUMRIO Apresentao do tema Conceito, objeto, campo de aplicao Noes de Demonstraes Contbeis Noes de Balano Oramentrio Noes de Balano Financeiro Noes de Demonstraes das Variaes Patrimoniais Noes de Balano Patrimonial. Mais Questes de Concursos Anteriores Memento (resumo) Lista das questes comentadas nesta aula Gabarito PGINA 1 2 7 8 14 19 23 31 51 54 69

Ol amigos! Como bom estar aqui! Hoje abordaremos os tpicos que eu, particularmente, considero a parte mais difcil do curso de Lei 4320/1964. Estudaremos nesta aula: conceito, objeto, campo de aplicao e noes bsicas das Demonstraes Contbeis. A dificuldade maior que ns no adquirimos nesse curso uma base slida em Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico - CASP. E muito menos valeria a pena gastar diversas aulas desse curso para adquiri-la. So poucos artigos da Lei que raramente so cobrados em prova quando a matria que est no edital no CASP. Entretanto, sabemos que pode cair (j que faz parte da Lei), ainda que a possibilidade seja pequena considerando as provas de concursos dos ltimos anos que no so de CASP. Nesta aula ser necessria a utilizao de questes de diversas bancas para uma melhor fixao do contedo.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 1. CONCEITO, OBJETO E CAMPO DE APLICAO A norma que tem por objetivo estabelecer a conceituao, o objeto e o campo de aplicao da Aplicada ao Setor Pblico - CASP a NBC T 16.1. Conceito: a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. O objetivo da CASP fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. O objeto da Aplicada ao Setor Pblico o patrimnio da entidade pblica.
o conjunto de bens e direitos, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados ou mantidos com recursos pblicos, integrantes do patrimnio de qualquer entidade pblica ou de uso comum, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios futuros inerentes prestao de servios pblicos (NBTC 16.2).

Patrimnio Pblico

Campo de Aplicao: o campo de aplicao da CASP abrange todas as entidades do setor pblico. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da CASP, considerando-se o seguinte escopo: (a) integralmente, as entidades governamentais, os servios soci ais e os conselhos profissionais; (b) parcialmente, as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. Principais tpicos na Lei 4320/1964: Organizao dos servios de contabilidade: os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros (art. 85). Mtodo da escriturao sinttica: a escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 (art. 86). Controle Contbil: haver controle contbil dos direitos e obrigaes oriundos de ajustes ou contratos em que a administrao pblica for parte (art. 87). Escriturao de dbitos e crditos: os dbitos e crditos sero escriturados com individuao do devedor ou do credor e especificao da natureza, importncia e data do vencimento, quando fixada (art. 88). Evidncias da contabilidade: a contabilidade evidenciar os fatos ligados administrao oramentria, financeira patrimonial e industrial (art. 89). A contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis (art. 90). Registro Contbil: o registro contbil da receita e da despesa far-se- de acordo com as especificaes constantes da Lei de Oramento e dos crditos adicionais (art. 91).

Unidade Contbil a entidade organizacional que possui patrimnio prprio. A ocorrncia de gesto descentralizada do patrimnio, inclusive por meio de delegao de competncia, resulta em nova unidade contbil. As unidades contbeis so classificadas em: (a) originrias representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio de pessoas jurdicas. (b) descentralizadas representa parcela do patrimnio de Unidade Contbil Originria. So exemplos de descentralizao: por poder, por rgo, por unidade administrativa, por contas, entre outras; (c) unificadas representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais Unidades Contbeis Descentralizadas. So exemplos de unificao: por poder, por rgo, por tipo de administrao, por rea de responsabilidade, entre outras; (d) consolidadas representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais Unidades Contbeis Originrias. So exemplos de consolidao: por esferas de governo, por natureza jurdica da entidade, entre outras.

1) (CESPE AUFC TCU 2011) Julgue o item consecutivo, referente anlise das demonstraes contbeis do setor pblico.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 A contabilidade pblica deve permitir o acompanhamento da execuo oramentria, a determinao dos custos industriais, o levantamento das demonstraes contbeis, a anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros, alm de evidenciar o montante dos crditos oramentrios vigentes. Na Lei 4320/1964: Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros. (...) Art. 90 A contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. Resposta: Certa 2) (CESPE - Consultor do Executivo SEFAZ/ES - 2010) De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade que estabelece a conceituao, o objeto e o campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue o item a seguir. A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que emprega, no processo gerador de informaes, as tcnicas prprias da execuo oramentria e financeira direcionadas para a adequada prestao de contas. A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Resposta: Errada 3) (FCC - Analista de Controle Externo TCE/AP 2012) O ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades da administrao direta, ou indireta, a fim de fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social, cujo objeto "o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados por aquelas entidades, que seja
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor e suas obrigaes, caracteriza, hodiernamente, a contabilidade: a) societria. b) de custos. c) avanada. d) rural. e) pblica. A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. O objetivo da CASP fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. O objeto da Aplicada ao Setor Pblico o patrimnio da entidade pblica. O Patrimnio Pblico o conjunto de bens e direitos, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados ou mantidos com recursos pblicos, integrantes do patrimnio de qualquer entidade pblica ou de uso comum, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios futuros inerentes prestao de servios pblicos (NBTC 16.2). Resposta: Letra E 4) (CESPE - Agente Tcnico de Inteligncia ABIN 2010) Considerando o conceito, os objetivos e as finalidades da contabilidade pblica, julgue o item a seguir. objetivo da contabilidade pblica fornecer aos usurios informaes a respeito dos resultados alcanados e dos aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso. O objetivo da CASP fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. Resposta: Certa 5) (CESPE - Agente Tcnico de Inteligncia ABIN 2010) Considerando o conceito, os objetivos e as finalidades da contabilidade
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 pblica, julgue o item a seguir. A contabilidade pblica o ramo da cincia contbil em que se aplicam, no processo gerador de informaes, as normas contbeis direcionadas ao planejamento governamental. A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Resposta: Errada

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 2. NOES DE DEMONSTRAES CONTBEIS 2.1 Introduo Pessoal, se fosse uma prova completa de Contabilidade Pblica, teramos que entrar a fundo neste tpico, com algumas aulas sobre este tema, fora as aulas anteriores para uma fundamentao sobre a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico - CASP. J deu para perceber que no vai ser o caso, pois separei apenas esta aula. Mas esse pouco aprofundamento relativo. Estou comparando com a matria CASP. Vocs estudaro comigo a parte que cabe da Lei 4320/1964 e inmeros ndices relacionados, bem como resolveremos um grande nmero de questes. A maioria de vocs vai pensar, ao final de aula: se isso pouco aprofundamento, no ia querer nem ver se fosse aprofundar. Podem guardar essa frase. rsrs E o que so esses temas que vamos estudar? As demonstraes contbeis das entidades definidas no campo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico so: (a) Balano Patrimonial; (b) Balano Oramentrio; (c) Balano Financeiro; (d) Demonstrao das Variaes Patrimoniais; (e) Demonstrao dos Fluxos de Caixa; (f) Demonstrao do Resultado Econmico (excluda pela Resoluo CFC n. 1.437/13); (g) Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. (h) Notas Explicativas. Os resultados gerais do exerccio sero demonstrados no Balano Oramentrio, no Balano Financeiro, no Balano Patrimonial, na Demonstrao das Variaes Patrimoniais (art. 101 da Lei 4320/1964). Assim, de acordo com a Lei 4320/1964, os resultados gerais do exerccio sero demonstrados no Balano Oramentrio, no Balano Financeiro, no Balano Patrimonial e na Demonstrao das Variaes Patrimoniais . As demais so novas demonstraes trazidas pela NBTC 16. No abordaremos a Demonstrao dos Fluxos de Caixa, a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido e as Notas Explicativas, j que nem mesmo possuem previso na Lei 4320/1964.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

6) (CESPE - Analista em Cincia e Tecnologia Contabilidade CAPES 2012) Os resultados gerais do exerccio sero evidenciados exclusivamente na demonstrao das variaes patrimoniais. De acordo com o art. 101 da Lei 4320/1964, os resultados gerais do exerccio sero demonstrados no Balano Oramentrio, no Balano Financeiro, no Balano Patrimonial e na Demonstrao das Variaes Patrimoniais. Resposta: Errada 2.2 Noes de Balano Oramentrio O Balano Oramentrio demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas (art. 102 da Lei 4320/1964) O Balano Oramentrio evidencia as receitas e as despesas oramentrias, detalhadas em nveis relevantes de anlise, confrontando o oramento inicial e as suas alteraes com a execuo, demonstrando o resultado oramentrio. estruturado de forma a evidenciar a integrao entre o planejamento e a execuo oramentria. Vamos ver agora os resultados correntes e de capital dentro do Balano Oramentrio. Nas aulas sobre receitas e despesas, dentro das classificaes por natureza da receita e da despesa, vimos o que so receitas/despesas correntes e receitas/despesas de capital. Utilizaremos tais conceitos para o clculo dos resultados. Para calcular o resultado do oramento corrente, utilizaremos apenas as receitas e despesas correntes executadas. Para calcular o resultado do oramento de capital, utilizaremos apenas as receitas e despesas de capital executadas. E para calcular o resultado oramentrio do exerccio? Utilizaremos todas as receitas/despesas oramentrias, ou seja, tanto as receitas e despesas correntes executadas, quanto as receitas e despesas de capital executadas. Em resumo:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

I) Resultado do Oramento Corrente = Receitas Correntes - Despesa Correntes II) Resultado do Oramento de Capital = Receitas de Capital - Despesas de Capital III) Resultado Oramento do Exerccio = Receitas Oramentrias - Despesas Oramentrias

Entendido isso, vamos avaliar o sinal do resultado das contas I, II e III. Se I der positivo, temos Supervit do Oramento Corrente, ou seja, as receitas correntes foram superiores s despesas correntes. Se I der negativo, temos Dficit do Oramento Corrente, ou seja, as receitas correntes foram inferiores s despesas correntes. Se II der positivo, temos Supervit do Oramento de Capital, ou seja, as receitas de capital foram superiores s despesas de capital. Se II der negativo, temos Dficit do Oramento de Capital, ou seja, as receitas de capital foram inferiores s despesas de capital. Se III der positivo, temos Supervit Oramentrio (ou de execuo), ou seja, as receitas oramentrias foram superiores s despesas oramentrias. Se III der negativo, temos Dficit Oramentrio (ou de execuo), ou seja, as receitas oramentrias foram inferiores s despesas oramentrias. Para os clculos acima, utilizamos a execuo oramentria e no o que est na LOA. Assim, utilizaremos a receita realizada (ou executada, ou arrecadada) e a despesa executada (empenhada ou liquidada, depende do que informar a questo).
Diferente o conceito de economia de despesa, que vimos l na aula de Crditos Adicionais. Lembre que vimos que a economia de despesa no fonte para a abertura de Crditos Adicionais. A economia de despesa ocorre quando a despesa executada (ou Economia de Despesa realizada) durante o exerccio menor que a despesa (Economia Oramentria) fixada na LOA. Assim, neste caso, comparamos a execuo com o que est na LOA.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11
Neste caso da Previso, utilizamos apenas a LOA e os crditos adicionais. H supervit de previso quando a receita prevista maior que a despesa fixada. Esta diferena fonte para a abertura de crditos adicionais.

Supervit e Dficit de Previso

H dficit de previso quando a receita prevista menor que a despesa fixada. Aqui h uma inconsistncia, pois de acordo com o princpio do equilbrio as despesas fixadas no podem ser superiores s receitas previstas.

7) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) Se o balano oramentrio apresentar saldo de receita corrente prevista de R$ 100,00 e saldo de despesa corrente executada de R$ 120,00, ento o seu resultado ser de dficit do oramento corrente. Para o clculo do resultado do oramento corrente, utilizamos a execuo oramentria e no o que est na LOA. Assim, utilizaremos a receita realizada (ou executada, ou arrecadada) e a despesa executada (empenhada ou liquidada, depende do que informar a questo). Logo, se o balano oramentrio apresentar saldo de receita corrente arrecadada de R$ 100,00 e saldo de despesa corrente executada de R$ 120,00, ento o seu resultado ser de dficit do oramento corrente de R$ 20,00. Reposta: Errada (CESPE Analista Judicirio TJ/ES - 2011) No que concerne ao balano oramentrio previsto na Lei n. 4.320/1964, julgue os itens que se seguem: 8) O balano oramentrio apresenta o resultado corrente e o resultado de capital, ocorrendo supervit do oramento corrente quando a despesa corrente for superior despesa de capital. O balano oramentrio apresenta o resultado corrente e o resultado de capital. Entretanto, h supervit do oramento corrente quando as receitas correntes so maiores que as despesas correntes. Resposta: Errada 9) No balano oramentrio, devem ser demonstradas as variaes previstas, sejam elas ativas ou passivas, em comparao com as variaes realizadas.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 O Balano Oramentrio demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. O item misturou Balano Oramentrio com a Demonstrao das Variaes Patrimoniais. Resposta: Errada 10) O fato de parte da despesa prevista no oramento deixar de ser executada indicativo de economia oramentria. A economia de despesa ocorre quando a despesa executada durante o exerccio menor que a despesa fixada na LOA. Em outras palavras, parte da despesa fixada no oramento deixou de ser executada. Resposta: Certa no Balano Oramentrio que verificamos se o ente est cumprindo a regra de ouro: Art. 167. So vedados: III a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta. Relembro a pegadinha de prova:
No que se refere s receitas, no so todas as receitas de capital que entram na apurao da regra de ouro, so apenas as operaes de crdito. Por outro lado, no que tange s despesas, so todas as despesas de capital: (...) realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital (...).

Regra de Ouro

11) (CESPE AUFC TCU - 2008) Considere os seguintes dados do balano oramentrio de um ente pblico (valores em R$ 1.000.000,00).

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Com base nos dados apresentados, julgue o item que se segue. Nessa situao, a chamada regra de ouro foi obedecida, pois as operaes de crdito no excederam as despesas de capital. De acordo com a Regra de Ouro, vedada a realizao de operaes de crditos que excedam o montante das despesas de capital , ressalvadas as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta (art. 167, III, da CF/1988). Na tabela, so operaes de crdito os novos emprstimos e a rolagem da dvida. A rolagem da dvida corresponde ao refinanciamento de papis emitidos da dvida e se enquadra no conceito de operaes de crdito. Na mesma tabela so despesas de capital os investimentos e a amortizao da dvida pblica.
REGRA DE OURO OPERAES DE CRDITO Novos emprstimos R$ 180,00 Rolagem da dvida R$ 220,00 Total = R$ 400,00 DESPESAS DE CAPITAL Investimentos R$ 140,00 Amortizao da dvida R$ 220,00 Total = R$ 360,00

Nessa situao, a chamada regra de ouro no foi obedecida, pois as operaes de crdito (R$ 400,00) excederam as despesas de capital (360,00). Resposta: Errada Este o Balano Oramentrio, previsto no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico - MCASP:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

O Balano Oramentrio ser complementado por nota explicativa detalhando as despesas executadas por tipos de crditos (inicial, suplementar, especial e extraordinrio). Ser informado, ainda, o montante da movimentao financeira (transferncias financeiras recebidas e concedidas) relacionado execuo do oramento do exerccio, bem como os valores referente a abertura de crditos adicionais e cancelamentos de crdito de forma a evidenciar a diferena entre a dotao inicial e a atualizada. Adicionalmente ao Balano Oramentrio, devem ser includos dois quadros demonstrativos de execuo de restos a pagar, um relativo aos restos a pagar no processados, outro relativo aos restos a pagar processados, com o mesmo detalhamento das despesas oramentrias do balano, de modo a propiciar uma anlise da execuo oramentria do exerccio em conjunto com a execuo dos restos a pagar. Veremos os restos a pagar no Balano Financeiro. 2.3 Noes de Balano Financeiro O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, caput, da Lei 4320/1964). O Balano Financeiro evidencia as receitas e despesas oramentrias, bem como os ingressos e dispndios extraoramentrios, conjugados com os saldos de caixa do exerccio anterior e os que se transferem para o incio do exerccio seguinte.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Os Restos a Pagar do exerccio sero computados na receita extraoramentria para compensar sua incluso na despesa oramentria (art. 103, Pargrafo nico, da Lei 4320/1964). Depois que feito o empenho tendo como base a dotao oramentria respectiva despesa, tem-se o incio do cumprimento do contrato, convnio ou determinao legal. O prximo passo a liquidao da despesa, a qual consiste na verificao do direito do credor com base nos ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito, tendo por finalidade apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importncia exata, e a quem se deve pagar para extinguir a obrigao. No entanto, se a despesa no for paga at o trmino do exerccio financeiro, dia 31 de dezembro, o crdito poder ser inscrito em restos a pagar, com o pagamento podendo realizar-se no exerccio subsequente, caso se concluam os estgios faltantes. Consideram-se Restos a Pagar (RAP) ou resduos passivos as despesas empenhadas, mas no pagas dentro do exerccio financeiro, logo, at o dia 31 de dezembro. Inicialmente, a despesa oramentria, fixada na LOA. Na Contabilidade Pblica, se essa despesa vier a ser inscrita em restos a pagar no fim do exerccio, ser necessrio comput-la como RAP do exerccio na receita extraoramentria do balano financeiro, para compensar sua incluso na despesa oramentria da LOA daquele ano. Na contrapartida, tambm no balano financeiro, os RAP, quando forem pagos, sero classificados como despesas extraoramentrias.

12) (FCC Analista Contabilidade - MPE/SE 2009) Os saldos em espcie provenientes de exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte, sero demonstrados no Anexo denominado (A) Fluxo de Caixa. (B) Balano Compensado. (C) Boletim de Caixa e Bancos. (D) Balano Financeiro. (E) Balano Patrimonial. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103 da Lei 4320/1964). Resposta: Letra D
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Vamos ver agora o resultado financeiro do exerccio dentro do Balano Financeiro. Para calcular o resultado financeiro, utilizaremos ingressos (oramentrios e extraoramentrios) e dispndios (oramentrios e extraoramentrios) ou saldo atual (saldo para o exerccio seguinte) e saldo do exerccio anterior. Se a questo trouxer receita no lugar de ingressos est correto, bem como se trouxer despesa no lugar de dispndio. Em resumo:

Resultado Financeiro = Total de Ingressos Total de Dispndios; ou Resultado Financeiro = Saldo atual (exerccio seguinte) Saldo do Exerccio Anterior Se o Resultado Financeiro for positivo, o saldo das disponibilidades para o exerccio seguinte ser acrescido em relao ao saldo transferido do exerccio anterior. Se o Resultado Financeiro for negativo, o saldo das disponibilidades para o exerccio seguinte ser diminudo em relao ao saldo transferido do exerccio anterior.

13) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) O resultado do balano financeiro corresponde, ao final de cada ano, ao saldo a ser transferido para o exerccio financeiro seguinte. Para calcular o resultado financeiro, utilizaremos ingressos (oramentrios e extraoramentrios) e dispndios (oramentrios e extraoramentrios) ou saldo atual (saldo para o exerccio seguinte) e saldo do exerccio anterior. Resultado Financeiro = Saldo atual (exerccio seguinte) Saldo do Exerccio Anterior Logo, o resultado do balano financeiro corresponde, ao final de cada ano, ao saldo a ser transferido para o exerccio financeiro seguinte menos o saldo do exerccio anterior. Resposta: Errada 14) (FCC - Tcnico Judicirio TJ/PI 2009) O Balano Financeiro de um ente pblico apresentou os seguintes dados (em R$):
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Receita Oramentria....................................... 820.000,00 Despesa Extra-Oramentria ........................... 110.000,00 Saldo para o Exerccio Seguinte....................... 180.000,00 Receita Extra-Oramentria ............................. 100.000,00 Saldo do Exerccio Anterior .............................. 150.000,00 Com as informaes fornecidas, correto concluir que as despesas executadas pelo ente pblico nesse exerccio totalizaram, em R$, (A) 700.000,00. (B) 730.000,00. (C) 760.000,00. (D) 780.000,00. (E) 800.000,00. No Balano Financeiro: Resultado Financeiro = Saldo atual (exerccio seguinte) - Saldo do Exerccio Anterior Resultado Financeiro = 180 150 Resultado Financeiro = 30 Resultado financeiro = Todos os Ingressos Todos os Dispndios Resultado financeiro = (ingressos oramentrios + extraoramentrios) (dispndios oramentrios + extraoramentrios) 30 = (820+ 100) - (dispndios oramentrios + 110) Dispndios oramentrios = 780 mil Resposta: Letra D Este o Balano Financeiro, previsto no MCASP: ingressos dispndios

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

J sabemos que o Balano Financeiro possibilita a apurao do resultado financeiro do ente pblico em um determinado exerccio. J vimos que ele pode ser efetuado de duas formas: I) Resultado Financeiro = Total de Ingressos Total de Dispndios; ou II) Resultado Financeiro = Saldo atual (exerccio seguinte) Saldo do Exerccio Anterior Se for informado na questo que ocorreram transferncias, adotando a estrutura do Balano do MCASP, devemos inclu-la no clculo em I. Assim: Resultado Financeiro = Total de Ingressos Total de Dispndios Resultado Financeiro = (Receitas Oramentrias + Transferncias Financeiras Recebidas + Recebimentos Extraoramentrios) - (Despesas Oramentrias + Transferncias Financeiras Concedidas + Pagamentos Extraoramentrios).

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 2.4 Noes de Demonstrao das Variaes Patrimoniais A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio (art. 104 da Lei 4320/1964). Para fins de apresentao na Demonstrao das Variaes Patrimoniais - DVP, as variaes descritas na NBC T 16.4 Transaes no Setor Pblico so agrupadas em ativas e passivas: Variaes Patrimoniais Ativas so aquelas que proporcionam aumento da situao patrimonial da entidade. Variaes Patrimoniais Passivas so aquelas que proporcionam reduo da situao patrimonial da entidade. O resultado patrimonial do perodo apurado pelo confronto entre as variaes patrimoniais ativas e passivas. Assim, as alteraes verificadas no patrimnio consistem nas variaes quantitativas e qualitativas. As variaes quantitativas so decorrentes de transaes no setor pblico que aumentam ou diminuem o patrimnio lquido. J as variaes qualitativas so decorrentes de transaes no setor pblico que alteram a composio dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimnio lquido. O resultado patrimonial do perodo apurado pelo confronto entre as variaes patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O resultado patrimonial apurado na Demonstrao das Variaes Patrimoniais transportado para o Balano Patrimonial e ir compor o saldo patrimonial.

O resultado patrimonial apurado na Demonstrao das Variaes Patrimoniais e no no Balano Patrimonial.

15) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) Por meio do balano patrimonial, apurado o resultado do exerccio a ser transferido para a demonstrao das variaes patrimoniais. O resultado patrimonial apurado na Demonstrao das Variaes Patrimoniais transportado para o Balano Patrimonial e ir compor o saldo patrimonial.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Resposta: Errada 16) (CESPE AUFC TCU 2007) O balano patrimonial, previsto no art. 105 da Lei 4.320/1964, o demonstrativo que evidencia a posio das contas que constituem o ativo e o passivo, apresentando a situao esttica dos bens, direitos e obrigaes da entidade. A respeito da elaborao do balano patrimonial, julgue o item subsequente. O resultado patrimonial do exerccio apurado a partir do levantamento do balano patrimonial e pode apresentar superavit (ativo maior que passivo), deficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo). A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio (art. 104 da Lei 4320/1964). Resposta: Errada Este a DVP, prevista no MCASP:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 2.5 Noes de Balano Patrimonial O Balano Patrimonial demonstrar (art. 105 da Lei 4320/1964): I - O Ativo Financeiro; II - O Ativo Permanente; III - O Passivo Financeiro; IV - O Passivo Permanente; V - O Saldo Patrimonial; VI - As Contas de Compensao. 1 O Ativo Financeiro compreender os crditos e valores realizveis independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios. 2 O Ativo Permanente compreender os bens, crditos e valores, cuja mobilizao ou alienao dependa de autorizao legislativa. 3 O Passivo Financeiro compreender as dvidas fundadas e outros pagamentos que independam de autorizao oramentria. 4 O Passivo Permanente compreender as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. 5 Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes no compreendidas nos pargrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio.

Depende e Independe

Financeiro = independe de autorizao Permanente = depende de autorizao

O Balano Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido, evidencia qualitativa e quantitativamente a situao patrimonial da entidade pblica. uma demonstrao esttica, pois reflete a posio patrimonial em um dado momento.

17) (CESPE - Analista em Cincia e Tecnologia Contabilidade CAPES - 2012) No balano patrimonial demonstrao financeira que compreende o ativo financeiro, o ativo permanente, o passivo financeiro e o passivo permanente , no se incluem as contas de compensao, que so contempladas no balano oramentrio. O Balano Patrimonial demonstrar (art. 105 da Lei 4320/1964): I - O Ativo Financeiro; II - O Ativo Permanente;
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 III - O Passivo Financeiro; IV - O Passivo Permanente; V - O Saldo Patrimonial; VI - As Contas de Compensao. Resposta: Errada 18) (CESPE - Analista em Cincia e Tecnologia Contabilidade CAPES - 2012) As contas de compensao controlam todos os atos administrativos, mesmo aqueles vinculados diretamente lei oramentria e sua execuo. Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes no compreendidas nos pargrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio (art. 105, 5, da Lei 4320/1964). Mesmo se no conhecesse os pargrafos anteriores, apenas com o dispositivo acima j seria possvel identificar que a questo est errada devido ao termo todos. Resposta: Errada 19) (FCC Analista Contabilidade - MPE/SE 2009) Considere as afirmativas a seguir. I. O Ativo Financeiro compreender os crditos e valores realizveis que dependam de autorizao oramentria e os valores numerrios. II. Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes que possam vir a afetar o patrimnio. III. O Passivo Permanente compreender as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. Est correto o que se afirma APENAS em (A) III. (B) I. (C) I e II. (D) II. (E) II e III. I) Errado. O Ativo Financeiro compreender os crditos e valores realizveis independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios (art. 105, 1, da Lei 4320/1964). II) Correto. Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes no compreendidas nos pargrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio (art. 105, 5, da Lei 4320/1964). III) Correto. O Passivo Permanente compreender as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate (art. 105, 4, da Lei 4320/1964).
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Logo, est correto o que se afirma apenas em II e III. Resposta: Letra E 20) (CESPE Contador Ministrio da Sade 2009) As contas de passivo que dependem de autorizao oramentria para amortizao ou resgate integram o passivo financeiro. O Passivo Financeiro compreender as dvidas fundadas e outros pagamentos que independam de autorizao oramentria (art. 105, 3, da Lei 4320/1964). Resposta: Errada

Principais ndices do Balano Patrimonial

Ativo real = ativo financeiro + ativo permanente Passivo real = passivo financeiro + passivo permanente Patrimnio Lquido = ativo real passivo real Ativo real lquido = ativo real passivo real (quando ativo real > passivo real) Passivo real a descoberto = ativo real passivo real (quando ativo real < passivo real, logo ser negativo). Resultado financeiro = ativo financeiro - passivo financeiro Supervit Financeiro = quando ativo financeiro > passivo financeiro. Dficit financeiro = quando ativo financeiro < passivo financeiro, logo ser negativo. Resultado Patrimonial = saldo patrimonial do ano em estudo - saldo patrimonial do ano anterior

21) (CESPE AUFC TCU - 2008) Considerando os conceitos e os procedimentos aplicveis ao setor pblico, e com suporte na legislao de regncia, julgue o item a seguir.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Considere que se disponha, ao final do exerccio, dos seguintes dados referentes aos valores patrimoniais de um ente pblico: passivo financeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 650.000,00 passivo permanente . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 850.000,00 ativo real lquido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 300.000,00 ativo compensado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 450.000,00 superavit financeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 150.000,00 Com base nesses dados, correto concluir que o ativo permanente corresponde a R$ 1.000.000,00. Precisaremos dos seguintes conceitos do balano patrimonial: Supervit financeiro = ativo financeiro - passivo financeiro Ativo real lquido = ativo real passivo real Ativo real = ativo financeiro + ativo permanente Passivo real = passivo financeiro + passivo permanente Supervit financeiro = ativo financeiro - passivo financeiro 150.000,00 = ativo financeiro - 650.000,00 Ativo financeiro = R$ 800.000,00 Ativo real lquido = ativo real passivo real Ativo real lquido = (ativo financeiro + ativo permanente) - (passivo financeiro + passivo permanente) 300.000,00 = (800.000,00 + ativo permanente) (650.000,00 + 850.000,00) Ativo permanente = R$ 1.000.000,00. Com base nesses dados, correto concluir que o ativo permanente corresponde a R$ 1.000.000,00. Resposta: Certa 22) (CESPE AUFC TCU 2008) Acerca do resultado e da situao patrimonial, julgue os itens subsequentes. Caso um ente pblico tenha apresentado, no exerccio anterior, um saldo patrimonial negativo de R$ 750 milhes e, no exerccio corrente, o resultado patrimonial deficitrio tenha sido de R$ 190 milhes, nessa situao, para eliminar o passivo real descoberto, esse ente pblico ter de produzir, no(s) prximo(s) exerccio(s), um excesso de R$ 940 milhes entre variaes ativas e passivas. O resultado patrimonial apurado na Demonstrao das Variaes Patrimoniais DVP transportado para o Balano Patrimonial e ir compor o saldo patrimonial. Na nossa questo, no exerccio financeiro anterior, h um saldo patrimonial negativo de R$ 750 milhes no balano patrimonial. No exerccio corrente, o
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 resultado patrimonial de R$ 190 milhes na DVP ser transferido para o balano patrimonial, totalizando R$ 940 milhes de dficit. Logo, para eliminar o passivo real descoberto (ativo real < passivo real), esse ente pblico ter de produzir, no(s) prximo(s) exerccio(s), um excesso de R$ 940 milhes. Resposta: Certa Avaliao dos elementos patrimoniais: A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes (art. 106 da Lei 4320/1964): I - os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II - os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; III - os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. 1 Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. 2 As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial. 3 Podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis.

23) (CESPE Auditor de Controle Externo TCDF 2012) Acerca da avaliao dos elementos patrimoniais, julgue o item a seguir de acordo com a Lei n. 4.320/1964. As reavaliaes de bens mveis e imveis devem ser feitas utilizandose o valor justo ou o valor de mercado dos referidos bens na data de encerramento do balano patrimonial. A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes: (...) os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo Podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. (art. 106, II e 3, da Lei 4320/1964). Logo, as reavaliaes de bens mveis e imveis devem ser feitas pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. Resposta: Errada

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 24) (FCC Analista Contabilidade - MPE/SE 2009) Os bens do almoxarifado, de acordo com o artigo 106 da Lei n 4.320/64, sero avaliados pelo (A) custo histrico. (B) preo mdio ponderado das compras. (C) sistema PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). (D) sistema UEPS (Ultimo que entra, Primeira que Sai) (E) valor de mercado. A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes: (...) os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras (art. 106, III, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra B 25) (CESPE AUFC TCU - 2008) Considerando os conceitos e os procedimentos aplicveis ao setor pblico, e com suporte na legislao de regncia, julgue os itens a seguir. No caso de bens mveis produzidos ou de imveis construdos diretamente pelo ente pblico, os valores que devem ser incorporados ao patrimnio e que devem figurar no balano patrimonial so aqueles pelos quais esses mesmos bens poderiam ser adquiridos no mercado. A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes: (...) os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo (art. 106, II, da Lei 4320/1964). Logo, os valores que devem ser incorporados ao patrimnio e que devem figurar no balano patrimonial so o de aquisio (e no o valor que poderiam ser adquiridos atualmente) ou de custo de produo ou de construo. Resposta: Errada Este o Balano Patrimonial, previsto no MCASP:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

No quadro referente s compensaes, devero ser includos os atos potenciais do ativo e do passivo que possam, imediata ou indiretamente, vir a afetar o patrimnio, como por exemplo, direitos e obrigaes conveniadas ou contratadas; responsabilidade por valores, ttulos e bens de terceiros;
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 garantias e contragarantias de valores recebidas e concedidas; e outros atos potenciais do ativo e do passivo. Voc se lembra das fontes de recursos para crditos adicionais? Uma das fontes o Supervit Financeiro do Balano Patrimonial do Exerccio Anterior. Olha ele aqui: como anexo ao Balano Patrimonial, dever ser elaborado o demonstrativo do supervit/dficit financeiro apurado no Balano Patrimonial do exerccio.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

MAIS QUESTES DE CONCURSOS ANTERIORES 26) (CESPE - Oficial Tcnico de Inteligncia Contabilidade ABIN 2010) Julgue o item a seguir, referente aos conceitos gerais da contabilidade pblica. Entre os objetivos da contabilidade pblica incluem-se a captao, o registro e a interpretao dos fenmenos que afetam as situaes oramentrias das entidades de direito pblico, bem como dos fenmenos que implicam operaes de natureza sigilosa. O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. Mesmos as operaes sigilosas devem ser objetos de registro pela contabilidade pblica. Resposta: Certa 27) (CESPE Auditor de Controle Externo TCDF 2012) A execuo oramentria e financeira, em todos os nveis de governo, obedece a determinadas regras legais, rgidas e abrangentes. Julgue o item subsequente, relativo a essas regras. A despesa que no for autorizada at o final do exerccio financeiro seja na LOA, seja nos crditos adicionais regularmente abertos no poder ser registrada nos demonstrativos contbeis de final do exerccio financeiro. Podemos dar dois exemplos de balanos que tornam a questo errada. Na Lei 4320/1964: Art. 103. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. (...) Art. 105. O Balano Patrimonial demonstrar: (...) 1 O Ativo Financeiro compreender os crditos e valores realizveis independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios. (...) 3 O Passivo Financeiro compreender as dvidas fundadas e outros pagamento que independa de autorizao oramentria.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Resposta: Errada 28) (FCC - Tcnico Judicirio TJ/PI 2009) Dados extrados do Balano Patrimonial de uma determinada prefeitura (em R$): Passivo Real a Descoberto................................. 20.000,00 Ativo Financeiro ................................................ 100.000,00 Passivo Permanente......................................... 250.000,00 Ativo Permanente ............................................. 320.000,00 O Passivo Financeiro dessa prefeitura no exerccio em questo correspondeu, em R$, a (A) 150.000,00. (B) 170.000,00. (C) 190.000,00. (D) 200.000,00. (E) 210.000,00. Passivo real a descoberto = ativo real passivo real Passivo real a descoberto = (ativo financeiro + ativo permanente) - (passivo financeiro + passivo permanente) - 20 = (100 + 320) (passivo financeiro + 250) Passivo Financeiro = 190.000,00 Resposta: Letra C 29) (FCC Tcnico Judicirio Contabilidade - TRF/4 2010) Dados extrados do balano patrimonial de um ente pblico (em R$): Ativo Real Lquido .............................................. 100.000,00 Passivo Financeiro ............................................. 180.000,00 Ativo Permanente ............................................... 320.000,00 Passivo Permanente .......................................... 260.000,00 Ativo Compensado ............................................. 50.000,00 O valor do Ativo Financeiro nesse exerccio correspondeu, em R$, a (A) 140.000,00. (B) 220.000,00. (C) 160.000,00. (D) 170.000,00. (E) 270.000,00. Ativo real lquido = ativo real passivo real Ativo real lquido = (ativo financeiro + ativo permanente) (passivo financeiro + passivo permanente) 100 = (ativo financeiro + 320) (180 + 260) Ativo financeiro = 220 mil Resposta: Letra B

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 30) (FCC - Analista Judicirio - TRF 2 Regio - 2007) Ao final de 2006, o Balano Oramentrio apresentou os seguintes nmeros monetrios (em R$) Crditos Oramentrios...............................................................10.000 Crditos Suplementares amparados em Supervit Financeiro........1.000 Crditos Especiais amparados na anulao de dotao.................... 500 vista disso, no encerramento de 2006, a despesa fixada representou a cifra, em R$, de a) 11.000 b) 10.000 c) 11.500 d) 9.000 e) 8.500 Os crditos adicionais no provocam, necessariamente, um acrscimo do valor global do oramento aprovado, mas podem aument-lo. O aumento ocorre quando as fontes so excesso de arrecadao, supervit financeiro do balano patrimonial do exerccio anterior e operaes de crditos autorizadas para esse fim. Quando o crdito advier das fontes anulao total ou parcial de dotao, reserva de contingncia ou recursos sem despesas correspondentes, o montante final de receitas e despesas no ser alterado, logo o valor global da LOA permanecer o mesmo. Assim: Crditos Oramentrios: a dotao inicial prevista no oramento = + R$ 10.000,00. Crditos Suplementares amparados em Supervit Financeiro: causam acrscimo ao oramento = + R$ 1.000,00. Crditos Especiais amparados na anulao de dotao: no alteram o valor global do oramento = zero. Total = + R$ 10.000,00 + R$ 1.000,00 = R$ 11.000,00 vista disso, no encerramento de 2006, a despesa fixada representou a cifra, em R$, de 11.000,00. Resposta: Letra A 31) (FCC Analista MPU 2007) As seguintes informaes foram extradas do balano oramentrio de uma prefeitura hipottica, relativas ao exerccio financeiro encerrado em 31/12/2005: - Receitas Previstas ............................................ 250 - Receitas Realizadas ......................................... 235 - Despesas Previstas .......................................... 257 - Despesas Realizadas ....................................... 252 correto concluir que houve
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 a) frustrao de arrecadao de 22. b) economia oramentria de 5. c) dficit oramentrio de 7. d) dficit oramentrio de 5. e) supervit oramentrio de 2. a) As receitas previstas so menores que as receitas realizadas, logo temos frustrao. Neste caso: Frustrao = receitas previstas - receitas realizadas Frustrao = 250 235 Frustrao = 15 Item incorreto. b) Economia oramentria = despesa prevista - despesa realizada Economia oramentria = 257 252 Economia oramentria = 5 Item correto. c) d) e) Resultado Oramento do Exerccio = Receitas Oramentrias realizadas - Despesas Oramentria realizadas Resultado Oramento do Exerccio = 235 252 Resultado Oramento do Exerccio = - 17 Dficit oramentrio = 17 Itens incorretos. Resposta: Letra B 32) (CESPE AUFC - TCU 2007) Os restos a pagar pagos no exerccio sero computados na receita extraoramentria para compensar sua incluso na despesa oramentria. Inicialmente, a despesa oramentria, fixada na LOA. Na Contabilidade Pblica, se essa despesa vier a ser inscrita em restos a pagar no fim do exerccio, ser necessrio comput-la como RAP do exerccio na receita extraoramentria do balano financeiro, para compensar sua incluso na despesa oramentria da LOA daquele ano. Na contrapartida, tambm no balano financeiro, os RAP, quando forem pagos, sero classificados como despesas extraoramentrias. Resposta: Errada 33) (ESAF - Analista de Planejamento e Oramento - MPOG 2010) Assinale a opo falsa a respeito das demonstraes contbeis (balanos) de que tratam os arts. 101 a 106 da Lei n. 4.320/64. a) O Balano Oramentrio evidencia as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. b) As receitas oramentrias realizadas so evidenciadas no Balano Oramentrio e no Balano Financeiro.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 c) O montante dos restos a pagar inscritos no exerccio integra a despesa realizada no Balano Oramentrio. d) A funo do Balano Financeiro evidenciar a despesa e a receita oramentria, bem como pagamentos e recebimentos de natureza extraoramentria, inclusive o recebimento de bens. e) A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidencia as variaes verificadas no patrimnio, inclusive as de natureza extraoramentria. a) Correta. O Balano Oramentrio demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas (art. 102 da Lei 4320/1964). b) Correta. As receitas oramentrias realizadas so evidenciadas no Balano Oramentrio e no Balano Financeiro, conforme os arts. 102 e 103 da Lei 4320/1964. c) Correta. Os Restos a Pagar do exerccio sero computados na receita extraoramentria para compensar sua incluso na despesa oramentria (que evidenciada no Balano Oramentrio). d) Errada. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103 da Lei 4320/1964). No trata de recebimento de bens. e) Correta. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio (art. 104 da Lei 4320/1964). Resposta: Letra D 34) (FCC - Analista Judicirio Contabilidade - TRT/23 - 2011) A demonstrao contbil que evidencia as receitas e despesas oramentrias do ente pblico, bem como os ingressos e dispndios extraoramentrios, conjugados com os saldos de caixa do exerccio anterior e os que se transferem para o incio do exerccio seguinte, denomina-se (A) Balano Patrimonial. (B) Demonstrao das Variaes Patrimoniais. (C) Demonstrao do Resultado Econmico. (D) Balano Oramentrio. (E) Balano Financeiro. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, caput, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra E

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 35) (CESPE Agente Polcia Federal 2004) O pagamento de restos a pagar caracteriza-se por ser extraoramentrio. Inicialmente, a despesa oramentria, fixada na LOA. Na Contabilidade Pblica, se essa despesa vier a ser inscrita em restos a pagar no fim do exerccio, ser necessrio comput-la como RAP do exerccio na receita extraoramentria do balano financeiro, para compensar sua incluso na despesa oramentria da LOA daquele ano. Na contrapartida, tambm no balano financeiro, os RAP, quando forem pagos, sero classificados como despesas extraoramentrias. Resposta: Certa 36) (FCC - Tcnico Judicirio TJ/PI - 2009) No Balano Oramentrio demonstrada, entre outros conceitos, a economia oramentria do ente pblico. Esta ocorre quando a despesa (A) fixada menor que a receita arrecadada. (B) realizada menor que a receita arrecadada. (C) realizada menor que a receita prevista. (D) fixada menor que a receita prevista. (E) realizada menor que a despesa fixada. A economia de despesa (ou economia oramentria) ocorre quando a despesa executada (ou realizada) durante o exerccio menor que a despesa fixada na LOA. Resposta: Letra E 37) (CESPE AUFC TCU 2008) Acerca do resultado e da situao patrimonial, julgue os itens subseqentes. O balano financeiro da Unio, integrante do relatrio resumido da execuo oramentria de 31 de dezembro de 2007, apresentava, antes de seu fechamento, os seguintes saldos (em R$ bilhes): ingressos oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.252 ingressos extra-oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 452 dispndios oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.224 dispndios extra-oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . 423 Com base nesses dados, correto concluir que o saldo das disponibilidades para o exerccio seguinte estar acrescido de R$ 28 bilhes em relao ao saldo transferido do exerccio anterior. No Balano Financeiro: Resultado financeiro = Todos os Ingressos Todos os Dispndios Resultado financeiro = (ingressos oramentrios + extraoramentrios) (dispndios oramentrios + extraoramentrios) Resultado financeiro = (1.252 + 452) - (1.224 + 423)
Prof. Srgio Mendes

ingressos dispndios

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Resultado financeiro = 57 Com base nesses dados, correto concluir que o saldo das disponibilidades para o exerccio seguinte estar acrescido de R$ 57 bilhes em relao ao saldo transferido do exerccio anterior. Resposta: Errada 38) (FCC - Tcnico Judicirio - TRF 2 Regio - 2007) Os saldos em espcie, provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte sero demonstrados no Anexo denominado a) Balano Patrimonial. b) Balano Financeiro. c) Balano Compensado. d) Boletim de Caixa e Bancos. e) Fluxo de Caixa. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103 da Lei 4320/1964). Resposta: Letra B

Pessoal, vamos resolver agora duas questes do concurso do Fi scal do ISS/SP. No acredito que as questes da prova deste concurso sejam neste nvel elevado, mas repare que o que estudamos na aula suficiente para resolv-las. Fica como uma reviso geral, sem se desesperar caso sinta dificuldade: (FCC - Auditor Fiscal Tributrio Municipal de So Paulo 2012) Ateno: Para responder s questes seguintes, considere os fatos relacionados a seguir referentes ao exerccio financeiro de X1 de uma determinada prefeitura: Previso da receita e fixao da despesa referente aprovao do oramento de uma entidade pblica com base na Lei Oramentria Anual, no valor de R$ 2.000.000,00. Lanamento de tributos no valor de R$ 1.450.000,00, sendo que foi arrecadado o valor de R$ 1.400.000,00. Lanamento e arrecadao de receitas de servios no valor de R$ 300.000,00. Lanamento e arrecadao de receitas de aluguel no valor de R$ 50.000,00. Lanamento e arrecadao de multas e juros no valor de R$ 20.000,00.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Realizao de operaes de crdito para compra de bens imveis no valor de R$ 200.000,00. Abertura de crditos adicionais especiais no valor de R$ 200.000,00. Empenho de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 200.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 80.000,00. Liquidao de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 150.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 80.000,00. Pagamento de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.000.000,00; outras despesas correntes R$ 350.000,00, aquisio de imveis R$ 100.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 40.000,00. Pagamento de Restos a Pagar no valor de R$ 280.000,00. Recebimento em doao de bem mvel no valor de R$ 40.000,00. Recebimento de caues no valor de R$ 60.000,00. Reavaliao de terrenos, aumentando o seu valor em R$ 42.000,00. 39) No Balano Oramentrio dessa Prefeitura, referente a X1, houve: a) receitas de capital de R$ 220.000,00. b) excesso de arrecadao de R$ 20.000,00. c) deseconomia oramentria de R$ 30.000,00. d) dficit de execuo de R$ 60.000,00. e) supervit de previso de R$ 200.000,00. a) Errada. Receitas de capital Operaes de Crdito = R$ 200.000,00. b) Errada. Excesso de arrecadao Previso = R$ 2.000.000,00. Arrecadadas = R$ 1.400.000,00 (tributos) + R$ 300.000,00 (servios) + R$ 50.000,00 (aluguel) + R$ 20.000,00 (multas e juros) + R$ 200.000,00 (operaes de crdito) = R$ 1.970.000,00 Se arrecadao menor que a previso, houve frustrao de arrecadao. c) Errada. Deseconomia oramentria Fixada = inicial + adicional = R$ 2.000 + R$ 200,00 = R$ 2.200.00 Empenhada = R$ 2.030.000,00 (pessoal e encargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 200.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 fundada R$ 80.000,00). Economia oramentria = Fixada Empenhada Economia oramentria = R$ 2.200.000,00 - R$ 2.030.000,00 Economia oramentria = R$ 200.000,00 Logo, houve economia oramentria. d) Correta. Dficit de execuo Dficit de execuo = despesa empenhada - receita arrecadada Dficit de execuo = R$ 2.030.000,00 - R$ 1.970.000,00 Dficit de execuo = R$ 60.000,00 e) Errada. Supervit de Supervit de Supervit de Supervit de previso previso = receita prevista - despesa fixada (inicial + adicional) previso = R$ 2.000.000,00 - R$ 2.200.000,00 previso = - R$ 200.000,00

Ou seja, h dficit de previso de R$ 200.000,00. Resposta: Letra D 40) No Balano Financeiro, referente a X1, a soma das receitas oramentrias e dos ingressos extraoramentrios foi, em reais, a) 2.552.000,00. b) 2.470.000,00. c) 2.410.000,00. d) 2.090.000,00. e) 2.030.000,00. Vamos por partes: Parte I) Receitas oramentrias: No que se refere s receitas oramentrias, importante destacar que, segundo a Lei 4320/1964: Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nle arrecadadas; II - as despesas nle legalmente empenhadas. Assim: Receitas Oramentrias (arrecadadas): Tributos = R$ 1.400.000,00. Servios = R$ 300.000,00. Aluguel = R$ 50.000,00. Multas e juros = R$ 20.000,00.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Operaes de Credito = R$ 200.000,00 Total = R$ 1.970.000,00 Parte II) Ingressos Extraoramentrios: Importante ressaltar que, no que tange aos restos a pagar (RAP), inicialmente, a despesa oramentria, fixada na LOA. Na Contabilidade Pblica, se essa despesa vier a ser inscrita em restos a pagar no fim do exerccio, ser necessrio comput-la como RAP do exerccio na receita extraoramentria do balano financeiro, para compensar sua incluso na despesa oramentria da LOA daquele ano. Na contrapartida, tambm no balano financeiro, os RAP, quando forem pagos, sero classificados como despesas extraoramentrias. Assim, devemos calcular os restos a pagar: Total de despesas empenhadas = R$ 2.030.000,00 (pessoal e encargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 200.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 80.000,00) Total de despesas pagas = R$ 1.590.000.00 (pessoal e encargos R$ 1.000.000,00; outras despesas correntes R$ 350.000,00, aquisio de imveis R$ 100.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 40.000,00). Restos a pagar = Total de despesas empenhadas - Total de despesas pagas: Restos a pagar = R$ 2.030.000,00 - R$ 1.590.000.00 Restos a pagar = R$ 440.000.000,00 Ingressos Extraoramentrios: Restos a Pagar = R$ 440.000.000,00 Recebimento de caues no valor de R$ 60.000,00. Total = R$ 500.000,00 Parte III) Soma pedida na questo = Receita oramentrias + ingressos extraoramentrios = R$ 1.970.000,00 + R$ 500.000,00 = R$ 2.470.000,00 Resposta: Letra B Analise os dados apresentados abaixo para responder s prximas trs questes Em 31 de dezembro foi elaborado o seguinte quadro demonstrativo, referente execuo oramentria e financeira de um determinado estado da federao:

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Receitas Previstas Executadas Correntes 65.000 117.000 de Capital 260.000 234.000 Despesas Fixadas Executadas Correntes 78.000 65.000 de Capital 247.000 247.000 41) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade Procon/RJ 2012) Na elaborao do balano oramentrio, o Resultado do Oramento Corrente correspondeu a um: A) supervit de 13.000 B) supervit de 52.000 C) dficit de 13.000 D) dficit de 65.000 E) dficit de 52.000 Para calcular o resultado do oramento corrente, utilizaremos apenas as receitas e despesas correntes executadas. Resultado do Oramento Corrente = Receitas Correntes - Despesa Correntes Resultado do Oramento Corrente = 117.000 65.000 = 52.000. Resposta: Letra B 42) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade Procon/RJ 2012) O mesmo balano demonstrou que o Resultado Oramentrio Geral correspondeu a um: A) dficit de 26.000 B) dficit de 39.000 C) supervit de 65.000 D) supervit de 39.000 E) supervit de 26.000 Para os clculos acima, utilizamos a execuo oramentria e no o que est na LOA. Assim, utilizaremos a receita realizada (ou executada, ou arrecadada) e a despesa executada (empenhada ou liquidada, depende do que informar a questo). Resultado Oramento do Exerccio = Receitas Oramentrias - Despesas Oramentrias Resultado Oramento do Exerccio = (117.000 + 234.000) (65.000 + 247.000) Resultado Oramento do Exerccio = 39.000 Resposta: Letra D

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 43) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade Procon/RJ 2012) A Economia Oramentria do exerccio foi igual a: A) 65.000 B) 52.000 C) 39.000 D) 26.000 E) 13.000 A economia de despesa ocorre quando a despesa executada (ou realizada) durante o exerccio menor que a despesa fixada na LOA. Assim, neste caso, comparamos a execuo com o que est na LOA. Economia de Despesa = (78.000 + 247.000) - (65.000 + 247.000) Economia de Despesa = 13.000 Resposta: Letra E 44) (CEPERJ - Analista em Finanas Pblicas SEFAZ/RJ 2011) Devero ser computados os restos a pagar do exerccio na receita extraoramentria para compensar sua incluso: A) no saldo patrimonial B) na despesa oramentria C) na despesa extraoramentria D) nas contas de compensao E) na receita oramentria Os Restos a Pagar do exerccio sero computados na receita extraoramentria para compensar sua incluso na despesa oramentria (art. 103, Pargrafo nico, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra B 45) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade DEGASE/RJ 2012) Em 31 de dezembro, para elaborao do balano oramentrio do exerccio, foram levantados os seguintes dados por um determinado ente pblico: Receitas Oramentrias Previstas ................ 12.000 Despesas Oramentrias Fixadas ................ 12.000 Receitas Oramentrias Executadas .............. 7.000 Despesas Oramentrias Executadas ............ 9.600 Com esses dados, o resultado oramentrio apurado correspondeu a um: A) dficit de 2.600 B) dficit de 5.000 C) supervit de 2.400 D) supervit de 7.400 E) supervit de 5.000

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Para os clculos acima, utilizamos a execuo oramentria e no o que est na LOA. Assim, utilizaremos a receita realizada (ou executada, ou arrecadada) e a despesa executada (empenhada ou liquidada, depende do que informar a questo). Resultado Oramento do Exerccio = Receitas Oramentrias - Despesas Oramentrias Resultado Oramento do Exerccio = 7.000 9.600 Resultado Oramento do Exerccio = - 2.600 Resposta: Letra A 46) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade DEGASE/RJ 2012) Em cumprimento s normas vigentes, os entes federativos devem, no final de cada exerccio financeiro, elaborar suas demonstraes contbeis. As receitas oramentrias arrecadadas, os pagamentos de despesas extraoramentrias e o saldo das disponibilidades para o exerccio subsequente fazem parte da estrutura da seguinte demonstrao: A) balano oramentrio B) balano financeiro C) balano patrimonial D) demonstrao do fluxo de caixa E) demonstrao das variaes patrimoniais O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, caput, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra B 47) (CEPERJ - Executivo Procon/RJ 2012) A demonstrao contbil elaborada ao final de cada exerccio financeiro que discrimina a receita oramentria realizada, a despesa oramentria executada por destinao de recursos, os recebimentos e pagamentos extraoramentrios e as transferncias financeiras decorrentes ou no de execuo oramentria denomina-se: A) balano oramentrio B) balano patrimonial C) balano financeiro D) demonstrao do fluxo de caixa E) demonstrao do resultado econmico O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, caput, da Lei
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 4320/1964). Resposta: Letra C 48) (CEPERJ - Contador DEGASE/RJ 2012) No final do exerccio financeiro, conforme preconiza a Lei n 4.320/64, o documento contbil que obrigatoriamente deve ser elaborado pelos entes da federao, e que demonstra a receita arrecadada, a despesa executada e, eventualmente, caso ocorra, a economia oramentria denomina-se: A) Balano Financeiro B) Balano Patrimonial C) Balano Oramentrio D) Demonstrao das Variaes Patrimoniais E) Relatrio Resumido da Execuo Oramentria O Balano Oramentrio demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas (art. 102 da Lei 4320/1964). no Balano Oramentrio que calculamos a Economia de Despesa (Economia Oramentria). A economia de despesa ocorre quando a despesa executada (ou realizada) durante o exerccio menor que a despesa fixada na LOA. Assim, neste caso, comparamos a execuo com o que est na LOA. Resposta: Letra C 49) (CEPERJ - Analista de Planejamento e Oramento SEPLAG/RJ 2012) O supervit ou dficit financeiro de um ente pblico apurado no seguinte demonstrativo: A) Balano Financeiro B) Balano Patrimonial C) Balano Oramentrio D) Demonstrao do Resultado E) Sistema de Compensao Como anexo ao Balano Patrimonial, dever ser elaborado o demonstrativo do supervit/dficit financeiro apurado no Balano Patrimonial do exerccio. Resposta: Letra B 50) (CEPERJ - Analista de Gesto Organizacional ITERJ 2012) Em 31 de dezembro de 2011, foram obtidas as seguintes informaes referentes s operaes realizadas por um determinado estado da federao: Receitas Oramentrias Arrecadadas.......... 91.000 Despesas Oramentrias Empenhadas........ 70.000 Despesas Pagas........................................... 42.000 Aquisio de Bens Mveis.......................... 28.000 Amortizao de Dvida Contrada............... 14.000 Alienao de Bens imveis......................... 21000 Cobrana da Dvida Ativa........................... 1.400
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Realizao de Operao de Crdito............. 12.600 Cancelamento da Dvida Ativa...................... 2.100 Incorporao de Bens Mveis por doao.... 5.600 Inscrio na Dvida Ativa.............................. 1.400 Doao de Bens Mveis a terceiros.............. 1.400 Informaes complementares: I- A LOA do exerccio previa receitas e fixava despesas no valor de R$ 98.000. II- As informaes sobre as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas referem-se ao total das receitas e despesas, tanto correntes como de capital. O Resultado Oramentrio do exerccio correspondeu a um: A) supervit de 28.000 B) supervit de 21.000 C) supervit de 7.000 D) dficit de 21.000 E) dficit de 7.000 Para os clculos acima, utilizamos a execuo oramentria e no o que est na LOA. Assim, utilizaremos a receita realizada (ou executada, ou arrecadada) e a despesa executada (empenhada ou liquidada, depende do que informar a questo). Resultado Oramento do Exerccio = Receitas Oramentrias - Despesas Oramentrias Resultado Oramento do Exerccio = 91.000 70.000 Resultado Oramento do Exerccio = 21.000 Resposta: Letra B 51) (VUNESP - Contador UNESP 2012) A contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. O registro contbil da receita e da despesa far-se- de acordo com as especificaes constantes da Lei de Oramento e dos crditos adicionais. O controle contbil que apresenta as receitas e as despesas previstas em confronto com as realizadas denomina-se (A) Controle oramentrio. (B) Budget. (C) Balano Financeiro. (D) Controle de previsto versus o realizado. (E) Balano oramentrio. O Balano Oramentrio demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas (art. 102 da Lei 4320/1964).
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Resposta: Letra E 52) (VUNESP Contador FESC 2012) Em conformidade com a Lei n. 4.320/64, art. 103, o __________ demonstrar a receita e despesa oramentrias bem como recebimentos e pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Assinale a alternativa que completa, corretamente, o texto. (A) Balano Anual (B) Balano Financeiro (C) Balano Patrimonial (D) Balano Oramentrio (E) Demonstraes Oramentrias da Unio O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, caput, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra B 53) (VUNESP - Contador UNESP 2010) Conforme a Lei Federal n. 4.320/64, o Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com: (A) demais demonstrativos financeiros. (B) Balano Patrimonial e as Demonstraes das Variaes Patrimoniais. (C) Balano Patrimonial e Balano Financeiro. (D) os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior e os que se transferem para o exerccio seguinte. (E) Balano Financeiro e as Demonstraes das Variaes Patrimoniais. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, caput, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra D 54) (VUNESP - Contador UNESP 2012) Em atendimento a determinaes legais, o balano financeiro possui, dentre outros, um terceiro grupo de contas, que demonstrado na parte da receita, correspondente aos saldos do exerccio financeiro anterior e que so
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 neste colocados a fim de compor a parte da conjugao da receita oramentria e extraoramentria com os saldos em espcie provenientes: (A) do caixa oramentrio. (B) do exerccio seguinte. (C) da sobra do caixa do executivo. (D) do exerccio anterior. (E) do saldo de caixa do poder publico privado. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte (art. 103, caput, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra D 55) (VUNESP - Contador UNESP 2012) A variao patrimonial a alterao de valor de qualquer elemento do patrimnio pblico, geralmente causada por alienao, aquisio, dvida contrada, dvida liquidada, entre outras causas. Consequentemente, as alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncias ativas e passivas constituiro elementos da conta patrimonial. Portanto, a demonstrao das variaes patrimoniais: (A) evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo financeira, e indicar o resultado financeiro do exerccio. (B) evidenciar as alteraes verificadas no resultado, resultantes ou independentes da execuo patrimonial, e indicar o resultado oramentrio do exerccio. (C) evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. (D) consolidar as complementaes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo financeira, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. (E) consolidar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio (art. 104 da Lei 4320/1964). Resposta: Letra C
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 56) (VUNESP - Contador UNESP 2010) Conforme a Lei Federal n. 4.320/64, a Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, (A) resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. (B) decorrentes de execuo oramentria e extraoramentria. (C) decorrentes das entradas e sadas de caixa. (D) provenientes dos registros das receitas oramentrias e extraoramentrias, subtraindo-se as despesas oramentrias e extraoramentrias. (E) da entidade pblica e das correspondentes autarquias. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio (art. 104 da Lei 4320/1964). Resposta: Letra A 57) (VUNESP - Contador Prefeitura de So Carlos 2012) De acordo com a Lei n. 4.320/64, a Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar: (A) as alteraes da situao lquida patrimonial. (B) as alteraes do patrimnio. (C) o resultado patrimonial do exerccio. (D) mutaes patrimoniais. (E) o resultado lquido do exerccio. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio (art. 104 da Lei 4320/1964). Resposta: Letra C 58) (VUNESP - Contador UNESP 2012) De acordo com o art. 105, da Lei n. 4.320/64, o Balano Patrimonial demonstrar: I O Ativo Financeiro; II O Ativo Permanente; III O Passivo Financeiro; IV O Passivo Permanente; V O Saldo Patrimonial; e VI As Contas de Compensao. Nesse contexto, o ativo financeiro compreender: (A) os crditos e valores realizveis, independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios. (B) os bens, crditos e valores, cuja mobilizao ou alienao dependa de autorizao legislativa.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 (C) as dvidas fundadas e outros pagamentos que independam de autorizao oramentria. (D) as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. (E) os bens, os valores, as obrigaes e as situaes no compreendidas nos itens anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio. O Ativo Financeiro compreender os crditos e valores realizveis independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios (art. 105, 1, da Lei 4320/1964). Resposta: Letra A 59) (VUNESP - Contador Prefeitura de So Carlos 2012) De acordo com o Balano Patrimonial apresentado, o Ativo Real formado de: (A) saldo patrimonial e ativo compensado. (B) ativo financeiro e ativo no financeiro. (C) ativo financeiro e ativo compensado. (D) ativo financeiro e saldo patrimonial. (E) ativo no financeiro e saldo patrimonial. Ativo real = ativo financeiro + ativo permanente (ou ativo no financeiro). Resposta: Letra B 60) (VUNESP - Contador UNESP 2012) O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentria bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Receitas oramentrias 95.600,00 Receitas extraoramentrias 235.000,00 330.600,00 Despesas oramentrias (98.000,00) Despesas extraoramentrias (197.000,00) (295.000,00) Saldo 35.600,00 Com base no exemplo dado, pode-se afirmar que o saldo final apresentado, de R$ 35.600,00, representa: (A) Restos a pagar. (B) Resultado financeiro do exerccio. (C) Resultado real versus orado. (D) Resultado oramentrio do exerccio.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 (E) Lucro acumulado. Para calcular o resultado financeiro, utilizaremos ingressos (oramentrios e extraoramentrios) e dispndios (oramentrios e extraoramentrios) ou saldo atual (saldo para o exerccio seguinte) e saldo do exerccio anterior. Se a questo trouxer receita no lugar de ingressos est correto, bem como se trouxer despesa no lugar de dispndio. o caso desta questo. Resultado Financeiro = Total de Ingressos Total de Dispndios Resposta: Letra B

E assim terminamos nossa aula 11. Na prxima aula trataremos de Conta nica e dos Sistemas de Informao. Forte abrao! Srgio Mendes

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

MEMENTO XI CONCEITO, OBJETO E CAMPO DE APLICAO Conceito: a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. O objetivo da CASP fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social. O objeto da Aplicada ao Setor Pblico o patrimnio da entidade pblica. Patrimnio Pblico o conjunto de bens e direitos, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados ou mantidos com recursos pblicos, integrantes do patrimnio de qualquer entidade pblica ou de uso comum, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios futuros inerentes prestao de servios pblicos (NBTC 16.2). BALANOS NA LEI 4320/1964 Art. 101. Os resultados gerais do exerccio sero demonstrados no Balano Oramentrio, no Balano Financeiro, no Balano Patrimonial, na Demonstrao das Variaes Patrimoniais, segundo os Anexos nmeros 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos nmeros 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17. Art. 102. O Balano Oramentrio demonstrar as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Art. 103. O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-oramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Pargrafo nico. Os Restos a Pagar do exerccio sero computados na receita extraoramentria para compensar sua incluso na despesa oramentria. Art. 104. A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. Art. 105. O Balano Patrimonial demonstrar: I - O Ativo Financeiro; II - O Ativo Permanente; III - O Passivo Financeiro; IV - O Passivo Permanente; V - O Saldo Patrimonial; VI - As Contas de Compensao. Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11
1 O Ativo Financeiro compreender os crditos e valores realizveis independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios. 2 O Ativo Permanente compreender os bens, crditos e valores, cuja mobilizao ou alienao dependa de autorizao legislativa. 3 O Passivo Financeiro compreender as dvidas fundadas e outros pagamento independa de autorizao oramentria. 4 O Passivo Permanente compreender as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. 5 Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes no compreendidas nos pargrafos anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio. Art. 106. A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes: I - os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II - os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; III - os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. 1 Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. 2 As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial. 3 Podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. Balano Oramentrio I) Resultado do Oramento Corrente = Receitas Correntes - Despesas Correntes II) Resultado do Oramento de Capital = Receitas de Capital - Despesas de Capital III) Resultado Oramento do Exerccio = Receitas Oramentrias - Despesas Oramentrias Se I der positivo, temos Supervit do Oramento Corrente, ou seja, as receitas correntes foram superiores s despesas correntes. Se I der negativo, temos Dficit do Oramento Corrente, ou seja, as receitas correntes foram inferiores s despesas correntes. Se II der positivo, temos Supervit do Oramento de Capital, ou seja, as receitas de capital foram superiores s despesas de capital. Se II der negativo, temos Dficit do Oramento de Capital, ou seja, as receitas de capital foram inferiores s despesas de capital. Se III der positivo, temos Supervit Oramentrio, ou seja, as receitas oramentrias foram superiores s despesas oramentrias. Se III der negativo, temos Dficit Oramentrio, ou seja, as receitas oramentrias foram inferiores s despesas oramentrias. A economia de despesa ocorre quando a despesa executada (ou realizada) durante o exerccio menor que a despesa fixada na LOA. Assim, neste caso, comparamos a execuo com o que est na LOA. H supervit de previso quando a receita prevista maior que a despesa fixada. Esta Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11
diferena fonte para a abertura de crditos adicionais. H dficit de previso quando a receita prevista menor que a despesa fixada. Aqui h uma inconsistncia, pois de acordo com o princpio do equilbrio as despesas fixadas no podem ser superiores s receitas previstas. Balano Financeiro Resultado Financeiro = Total de Ingressos Total de Dispndios; ou Resultado Financeiro = Saldo atual (exerccio seguinte) Saldo do Exerccio Anterior; ou Resultado Financeiro = (Receitas Oramentrias + Transferncias Financeiras Recebidas + Recebimentos Extraoramentrios) - (Despesas Oramentrias + Transferncias Financeiras Concedidas + Pagamentos Extraoramentrios). Se o Resultado Financeiro for positivo, o saldo das disponibilidades para o exerccio seguinte ser acrescido em relao ao saldo transferido do exerccio anterior. Se o Resultado Financeiro for negativo, o saldo das disponibilidades para o exerccio seguinte ser diminudo em relao ao saldo transferido do exerccio anterior. Balano Patrimonial Ativo real = ativo financeiro + ativo permanente Passivo real = passivo financeiro + passivo permanente Patrimnio Lquido = ativo real passivo real Ativo real lquido = ativo real passivo real (quando ativo real > passivo real) Passivo real a descoberto = ativo real passivo real (quando ativo real < passivo real, logo ser negativo). Resultado financeiro = ativo financeiro - passivo financeiro Supervit Financeiro = quando ativo financeiro > passivo financeiro. Dficit financeiro = quando ativo financeiro < passivo financeiro, logo ser negativo. Resultado Patrimonial = saldo patrimonial do ano em estudo - saldo patrimonial do ano anterior Demonstrao das Variaes Patrimoniais O resultado patrimonial apurado na Demonstrao das Variaes Patrimoniais e no no Balano Patrimonial.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1) (CESPE AUFC TCU 2011) Julgue o item consecutivo, referente anlise das demonstraes contbeis do setor pblico. A contabilidade pblica deve permitir o acompanhamento da execuo oramentria, a determinao dos custos industriais, o levantamento das demonstraes contbeis, a anlise e interpretao dos resultados econmicos e financeiros, alm de evidenciar o montante dos crditos oramentrios vigentes. 2) (CESPE - Consultor do Executivo SEFAZ/ES - 2010) De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade que estabelece a conceituao, o objeto e o campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue o item a seguir. A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que emprega, no processo gerador de informaes, as tcnicas prprias da execuo oramentria e financeira direcionadas para a adequada prestao de contas. 3) (FCC - Analista de Controle Externo TCE/AP 2012) O ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades da administrao direta, ou indireta, a fim de fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social, cujo objeto "o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados por aquelas entidades, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor e suas obrigaes, caracteriza, hodiernamente, a contabilidade: a) societria. b) de custos. c) avanada. d) rural. e) pblica. 4) (CESPE - Agente Tcnico de Inteligncia ABIN 2010) Considerando o conceito, os objetivos e as finalidades da contabilidade pblica, julgue o item a seguir. objetivo da contabilidade pblica fornecer aos usurios informaes a respeito dos resultados alcanados e dos aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 5) (CESPE - Agente Tcnico de Inteligncia ABIN 2010) Considerando o conceito, os objetivos e as finalidades da contabilidade pblica, julgue o item a seguir. A contabilidade pblica o ramo da cincia contbil em que se aplicam, no processo gerador de informaes, as normas contbeis direcionadas ao planejamento governamental. 6) (CESPE - Analista em Cincia e Tecnologia Contabilidade CAPES - 2012) Os resultados gerais do exerccio sero evidenciados exclusivamente na demonstrao das variaes patrimoniais. 7) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) Se o balano oramentrio apresentar saldo de receita corrente prevista de R$ 100,00 e saldo de despesa corrente executada de R$ 120,00, ento o seu resultado ser de dficit do oramento corrente. (CESPE Analista Judicirio TJ/ES - 2011) No que concerne ao balano oramentrio previsto na Lei n. 4.320/1964, julgue os itens que se seguem: 8) O balano oramentrio apresenta o resultado corrente e o resultado de capital, ocorrendo supervit do oramento corrente quando a despesa corrente for superior despesa de capital. 9) No balano oramentrio, devem ser demonstradas as variaes previstas, sejam elas ativas ou passivas, em comparao com as variaes realizadas. 10) O fato de parte da despesa prevista no oramento deixar de ser executada indicativo de economia oramentria. 11) (CESPE AUFC TCU - 2008) Considere os seguintes dados do balano oramentrio de um ente pblico (valores em R$ 1.000.000,00).

Com base nos dados apresentados, julgue o item que se segue. Nessa situao, a chamada regra de ouro foi obedecida, pois as operaes de crdito no excederam as despesas de capital. 12) (FCC Analista Contabilidade - MPE/SE 2009) Os saldos em espcie provenientes de exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte, sero demonstrados no Anexo denominado (A) Fluxo de Caixa. (B) Balano Compensado. (C) Boletim de Caixa e Bancos.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 (D) Balano Financeiro. (E) Balano Patrimonial. 13) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) O resultado do balano financeiro corresponde, ao final de cada ano, ao saldo a ser transferido para o exerccio financeiro seguinte. 14) (FCC - Tcnico Judicirio TJ/PI 2009) O Balano Financeiro de um ente pblico apresentou os seguintes dados (em R$): Receita Oramentria....................................... 820.000,00 Despesa Extra-Oramentria ........................... 110.000,00 Saldo para o Exerccio Seguinte....................... 180.000,00 Receita Extra-Oramentria ............................. 100.000,00 Saldo do Exerccio Anterior .............................. 150.000,00 Com as informaes fornecidas, correto concluir que as despesas executadas pelo ente pblico nesse exerccio totalizaram, em R$, (A) 700.000,00. (B) 730.000,00. (C) 760.000,00. (D) 780.000,00. (E) 800.000,00. 15) (CESPE Analista Contabilidade - ECB 2011) Por meio do balano patrimonial, apurado o resultado do exerccio a ser transferido para a demonstrao das variaes patrimoniais. 16) (CESPE AUFC TCU 2007) O balano patrimonial, previsto no art. 105 da Lei 4.320/1964, o demonstrativo que evidencia a posio das contas que constituem o ativo e o passivo, apresentando a situao esttica dos bens, direitos e obrigaes da entidade. A respeito da elaborao do balano patrimonial, julgue o item subsequente. O resultado patrimonial do exerccio apurado a partir do levantamento do balano patrimonial e pode apresentar superavit (ativo maior que passivo), deficit (ativo menor que passivo) ou resultado nulo (ativo igual ao passivo). 17) (CESPE - Analista em Cincia e Tecnologia Contabilidade CAPES - 2012) No balano patrimonial demonstrao financeira que compreende o ativo financeiro, o ativo permanente, o passivo financeiro e o passivo permanente , no se incluem as contas de compensao, que so contempladas no balano oramentrio. 18) (CESPE - Analista em Cincia e Tecnologia Contabilidade CAPES - 2012) As contas de compensao controlam todos os atos administrativos, mesmo aqueles vinculados diretamente lei oramentria e sua execuo.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 19) (FCC Analista Contabilidade - MPE/SE 2009) Considere as afirmativas a seguir. I. O Ativo Financeiro compreender os crditos e valores realizveis que dependam de autorizao oramentria e os valores numerrios. II. Nas contas de compensao sero registrados os bens, valores, obrigaes e situaes que possam vir a afetar o patrimnio. III. O Passivo Permanente compreender as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. Est correto o que se afirma APENAS em (A) III. (B) I. (C) I e II. (D) II. (E) II e III. 20) (CESPE Contador Ministrio da Sade 2009) As contas de passivo que dependem de autorizao oramentria para amortizao ou resgate integram o passivo financeiro. 21) (CESPE AUFC TCU - 2008) Considerando os conceitos e os procedimentos aplicveis ao setor pblico, e com suporte na legislao de regncia, julgue o item a seguir. Considere que se disponha, ao final do exerccio, dos seguintes dados referentes aos valores patrimoniais de um ente pblico: passivo financeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 650.000,00 passivo permanente . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 850.000,00 ativo real lquido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 300.000,00 ativo compensado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 450.000,00 superavit financeiro . . . . . . . . . . . . . . . . . R$ 150.000,00 Com base nesses dados, correto concluir que o ativo permanente corresponde a R$ 1.000.000,00. 22) (CESPE AUFC TCU 2008) Acerca do resultado e da situao patrimonial, julgue os itens subsequentes. Caso um ente pblico tenha apresentado, no exerccio anterior, um saldo patrimonial negativo de R$ 750 milhes e, no exerccio corrente, o resultado patrimonial deficitrio tenha sido de R$ 190 milhes, nessa situao, para eliminar o passivo real descoberto, esse ente pblico ter de produzir, no(s) prximo(s) exerccio(s), um excesso de R$ 940 milhes entre variaes ativas e passivas. 23) (CESPE Auditor de Controle Externo TCDF 2012) Acerca da avaliao dos elementos patrimoniais, julgue o item a seguir de acordo com a Lei n. 4.320/1964.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 As reavaliaes de bens mveis e imveis devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado dos referidos bens na data de encerramento do balano patrimonial. 24) (FCC Analista Contabilidade - MPE/SE 2009) Os bens do almoxarifado, de acordo com o artigo 106 da Lei n 4.320/64, sero avaliados pelo (A) custo histrico. (B) preo mdio ponderado das compras. (C) sistema PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). (D) sistema UEPS (Ultimo que entra, Primeira que Sai) (E) valor de mercado. 25) (CESPE AUFC TCU - 2008) Considerando os conceitos e os procedimentos aplicveis ao setor pblico, e com suporte na legislao de regncia, julgue os itens a seguir. No caso de bens mveis produzidos ou de imveis construdos diretamente pelo ente pblico, os valores que devem ser incorporados ao patrimnio e que devem figurar no balano patrimonial so aqueles pelos quais esses mesmos bens poderiam ser adquiridos no mercado. 26) (CESPE - Oficial Tcnico de Inteligncia Contabilidade ABIN 2010) Julgue o item a seguir, referente aos conceitos gerais da contabilidade pblica. Entre os objetivos da contabilidade pblica incluem-se a captao, o registro e a interpretao dos fenmenos que afetam as situaes oramentrias das entidades de direito pblico, bem como dos fenmenos que implicam operaes de natureza sigilosa. 27) (CESPE Auditor de Controle Externo TCDF 2012) A execuo oramentria e financeira, em todos os nveis de governo, obedece a determinadas regras legais, rgidas e abrangentes. Julgue o item subsequente, relativo a essas regras. A despesa que no for autorizada at o final do exerccio financeiro seja na LOA, seja nos crditos adicionais regularmente abertos no poder ser registrada nos demonstrativos contbeis de final do exerccio financeiro. 28) (FCC - Tcnico Judicirio TJ/PI 2009) Dados extrados do Balano Patrimonial de uma determinada prefeitura (em R$): Passivo Real a Descoberto................................. 20.000,00 Ativo Financeiro ................................................ 100.000,00 Passivo Permanente......................................... 250.000,00 Ativo Permanente ............................................. 320.000,00 O Passivo Financeiro dessa prefeitura no exerccio em questo correspondeu, em R$, a (A) 150.000,00. (B) 170.000,00.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 (C) 190.000,00. (D) 200.000,00. (E) 210.000,00. 29) (FCC Tcnico Judicirio Contabilidade - TRF/4 2010) Dados extrados do balano patrimonial de um ente pblico (em R$): Ativo Real Lquido .............................................. 100.000,00 Passivo Financeiro ............................................. 180.000,00 Ativo Permanente ............................................... 320.000,00 Passivo Permanente .......................................... 260.000,00 Ativo Compensado ............................................. 50.000,00 O valor do Ativo Financeiro nesse exerccio correspondeu, em R$, a (A) 140.000,00. (B) 220.000,00. (C) 160.000,00. (D) 170.000,00. (E) 270.000,00. 30) (FCC - Analista Judicirio - TRF 2 Regio - 2007) Ao final de 2006, o Balano Oramentrio apresentou os seguintes nmeros monetrios (em R$) Crditos Oramentrios...............................................................10.000 Crditos Suplementares amparados em Supervit Financeiro........1.000 Crditos Especiais amparados na anulao de dotao.................... 500 vista disso, no encerramento de 2006, a despesa fixada representou a cifra, em R$, de a) 11.000 b) 10.000 c) 11.500 d) 9.000 e) 8.500 31) (FCC Analista MPU 2007) As seguintes informaes foram extradas do balano oramentrio de uma prefeitura hipottica, relativas ao exerccio financeiro encerrado em 31/12/2005: - Receitas Previstas ............................................ 250 - Receitas Realizadas ......................................... 235 - Despesas Previstas .......................................... 257 - Despesas Realizadas ....................................... 252 correto concluir que houve a) frustrao de arrecadao de 22. b) economia oramentria de 5. c) dficit oramentrio de 7. d) dficit oramentrio de 5. e) supervit oramentrio de 2.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 32) (CESPE AUFC - TCU 2007) Os restos a pagar pagos no exerccio sero computados na receita extraoramentria para compensar sua incluso na despesa oramentria. 33) (ESAF - Analista de Planejamento e Oramento - MPOG 2010) Assinale a opo falsa a respeito das demonstraes contbeis (balanos) de que tratam os arts. 101 a 106 da Lei n. 4.320/64. a) O Balano Oramentrio evidencia as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. b) As receitas oramentrias realizadas so evidenciadas no Balano Oramentrio e no Balano Financeiro. c) O montante dos restos a pagar inscritos no exerccio integra a despesa realizada no Balano Oramentrio. d) A funo do Balano Financeiro evidenciar a despesa e a receita oramentria, bem como pagamentos e recebimentos de natureza extraoramentria, inclusive o recebimento de bens. e) A Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidencia as variaes verificadas no patrimnio, inclusive as de natureza extraoramentria. 34) (FCC - Analista Judicirio Contabilidade - TRT/23 2011) A demonstrao contbil que evidencia as receitas e despesas oramentrias do ente pblico, bem como os ingressos e dispndios extraoramentrios, conjugados com os saldos de caixa do exerccio anterior e os que se transferem para o incio do exerccio seguinte, denomina-se (A) Balano Patrimonial. (B) Demonstrao das Variaes Patrimoniais. (C) Demonstrao do Resultado Econmico. (D) Balano Oramentrio. (E) Balano Financeiro. 35) (CESPE Agente Polcia Federal 2004) O pagamento de restos a pagar caracteriza-se por ser extraoramentrio. 36) (FCC - Tcnico Judicirio TJ/PI - 2009) No Balano Oramentrio demonstrada, entre outros conceitos, a economia oramentria do ente pblico. Esta ocorre quando a despesa (A) fixada menor que a receita arrecadada. (B) realizada menor que a receita arrecadada. (C) realizada menor que a receita prevista. (D) fixada menor que a receita prevista. (E) realizada menor que a despesa fixada. 37) (CESPE AUFC TCU 2008) Acerca do resultado e da situao patrimonial, julgue os itens subseqentes.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 O balano financeiro da Unio, integrante do relatrio resumido da execuo oramentria de 31 de dezembro de 2007, apresentava, antes de seu fechamento, os seguintes saldos (em R$ bilhes): ingressos oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.252 ingressos extra-oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 452 dispndios oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.224 dispndios extra-oramentrios . . . . . . . . . . . . . . . . . . 423 Com base nesses dados, correto concluir que o saldo das disponibilidades para o exerccio seguinte estar acrescido de R$ 28 bilhes em relao ao saldo transferido do exerccio anterior. 38) (FCC - Tcnico Judicirio - TRF 2 Regio - 2007) Os saldos em espcie, provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte sero demonstrados no Anexo denominado a) Balano Patrimonial. b) Balano Financeiro. c) Balano Compensado. d) Boletim de Caixa e Bancos. e) Fluxo de Caixa. (FCC - Auditor Fiscal Tributrio Municipal de So Paulo 2012) Ateno: Para responder s questes seguintes, considere os fatos relacionados a seguir referentes ao exerccio financeiro de X1 de uma determinada prefeitura: Previso da receita e fixao da despesa referente aprovao do oramento de uma entidade pblica com base na Lei Oramentria Anual, no valor de R$ 2.000.000,00. Lanamento de tributos no valor de R$ 1.450.000,00, sendo que foi arrecadado o valor de R$ 1.400.000,00. Lanamento e arrecadao de receitas de servios no valor de R$ 300.000,00. Lanamento e arrecadao de receitas de aluguel no valor de R$ 50.000,0 0. Lanamento e arrecadao de multas e juros no valor de R$ 20.000,00. Realizao de operaes de crdito para compra de bens imveis no valor de R$ 200.000,00. Abertura de crditos adicionais especiais no valor de R$ 200.000,00. Empenho de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 200.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 80.000,00. Liquidao de despesas com: pessoal e e ncargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 150.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 80.000,00. Pagamento de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.000.000 ,00; outras
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 despesas correntes R$ 350.000,00, aquisio de imveis R$ 100.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 40.000,00. Pagamento de Restos a Pagar no valor de R$ 280.000,00. Recebimento em doao de bem mvel no valor de R$ 40.000,00. Recebimento de caues no valor de R$ 60.000,00. Reavaliao de terrenos, aumentando o seu valor em R$ 42.000,00. 39) No Balano Oramentrio dessa Prefeitura, referente a X1, houve: a) receitas de capital de R$ 220.000,00. b) excesso de arrecadao de R$ 20.000,00. c) deseconomia oramentria de R$ 30.000,00. d) dficit de execuo de R$ 60.000,00. e) supervit de previso de R$ 200.000,00. 40) No Balano Financeiro, referente a X1, a soma das receitas oramentrias e dos ingressos extraoramentrios foi, em reais, a) 2.552.000,00. b) 2.470.000,00. c) 2.410.000,00. d) 2.090.000,00. e) 2.030.000,00. Analise os dados apresentados abaixo para responder s prximas trs questes Em 31 de dezembro foi elaborado o seguinte quadro demonstrativo, referente execuo oramentria e financeira de um determinado estado da federao: Receitas Previstas Executadas Correntes 65.000 117.000 de Capital 260.000 234.000 Despesas Fixadas Executadas Correntes 78.000 65.000 de Capital 247.000 247.000 41) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade Procon/RJ 2012) Na elaborao do balano oramentrio, o Resultado do Oramento Corrente correspondeu a um: A) supervit de 13.000 B) supervit de 52.000 C) dficit de 13.000 D) dficit de 65.000 E) dficit de 52.000

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 42) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade Procon/RJ 2012) O mesmo balano demonstrou que o Resultado Oramentrio Geral correspondeu a um: A) dficit de 26.000 B) dficit de 39.000 C) supervit de 65.000 D) supervit de 39.000 E) supervit de 26.000 43) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade Procon/RJ 2012) A Economia Oramentria do exerccio foi igual a: A) 65.000 B) 52.000 C) 39.000 D) 26.000 E) 13.000 44) (CEPERJ - Analista em Finanas Pblicas SEFAZ/RJ 2011) Devero ser computados os restos a pagar do exerccio na receita extraoramentria para compensar sua incluso: A) no saldo patrimonial B) na despesa oramentria C) na despesa extraoramentria D) nas contas de compensao E) na receita oramentria 45) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade DEGASE/RJ 2012) Em 31 de dezembro, para elaborao do balano oramentrio do exerccio, foram levantados os seguintes dados por um determinado ente pblico: Receitas Oramentrias Previstas ................ 12.000 Despesas Oramentrias Fixadas ................ 12.000 Receitas Oramentrias Executadas .............. 7.000 Despesas Oramentrias Executadas ............ 9.600 Com esses dados, o resultado oramentrio apurado correspondeu a um: A) dficit de 2.600 B) dficit de 5.000 C) supervit de 2.400 D) supervit de 7.400 E) supervit de 5.000 46) (CEPERJ - Tcnico em Contabilidade DEGASE/RJ 2012) Em cumprimento s normas vigentes, os entes federativos devem, no final de cada exerccio financeiro, elaborar suas demonstraes contbeis. As receitas oramentrias arrecadadas, os pagamentos de despesas extraoramentrias e o saldo das disponibilidades para o exerccio subsequente fazem parte da estrutura da seguinte demonstrao: A) balano oramentrio
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

63 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 B) balano financeiro C) balano patrimonial D) demonstrao do fluxo de caixa E) demonstrao das variaes patrimoniais 47) (CEPERJ - Executivo Procon/RJ 2012) A demonstrao contbil elaborada ao final de cada exerccio financeiro que discrimina a receita oramentria realizada, a despesa oramentria executada por destinao de recursos, os recebimentos e pagamentos extraoramentrios e as transferncias financeiras decorrentes ou no de execuo oramentria denomina-se: A) balano oramentrio B) balano patrimonial C) balano financeiro D) demonstrao do fluxo de caixa E) demonstrao do resultado econmico 48) (CEPERJ - Contador DEGASE/RJ 2012) No final do exerccio financeiro, conforme preconiza a Lei n 4.320/64, o documento contbil que obrigatoriamente deve ser elaborado pelos entes da federao, e que demonstra a receita arrecadada, a despesa executada e, eventualmente, caso ocorra, a economia oramentria denomina-se: A) Balano Financeiro B) Balano Patrimonial C) Balano Oramentrio D) Demonstrao das Variaes Patrimoniais E) Relatrio Resumido da Execuo Oramentria 49) (CEPERJ - Analista de Planejamento e Oramento SEPLAG/RJ 2012) O supervit ou dficit financeiro de um ente pblico apurado no seguinte demonstrativo: A) Balano Financeiro B) Balano Patrimonial C) Balano Oramentrio D) Demonstrao do Resultado E) Sistema de Compensao 50) (CEPERJ - Analista de Gesto Organizacional ITERJ 2012) Em 31 de dezembro de 2011, foram obtidas as seguintes informaes referentes s operaes realizadas por um determinado estado da federao: Receitas Oramentrias Arrecadadas.......... 91.000 Despesas Oramentrias Empenhadas........ 70.000 Despesas Pagas........................................... 42.000 Aquisio de Bens Mveis.......................... 28.000 Amortizao de Dvida Contrada............... 14.000 Alienao de Bens imveis......................... 21000
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

64 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 Cobrana da Dvida Ativa........................... 1.400 Realizao de Operao de Crdito............. 12.600 Cancelamento da Dvida Ativa...................... 2.100 Incorporao de Bens Mveis por doao.... 5.600 Inscrio na Dvida Ativa.............................. 1.400 Doao de Bens Mveis a terceiros.............. 1.400 Informaes complementares: I- A LOA do exerccio previa receitas e fixava despesas no valor de R$ 98.000. II- As informaes sobre as receitas arrecadadas e as despesas empenhadas referem-se ao total das receitas e despesas, tanto correntes como de capital. O Resultado Oramentrio do exerccio correspondeu a um: A) supervit de 28.000 B) supervit de 21.000 C) supervit de 7.000 D) dficit de 21.000 E) dficit de 7.000 51) (VUNESP - Contador UNESP 2012) A contabilidade dever evidenciar, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. O registro contbil da receita e da despesa far-se- de acordo com as especificaes constantes da Lei de Oramento e dos crditos adicionais. O controle contbil que apresenta as receitas e as despesas previstas em confronto com as realizadas denomina-se (A) Controle oramentrio. (B) Budget. (C) Balano Financeiro. (D) Controle de previsto versus o realizado. (E) Balano oramentrio. 52) (VUNESP Contador FESC 2012) Em conformidade com a Lei n. 4.320/64, art. 103, o __________ demonstrar a receita e despesa oramentrias bem como recebimentos e pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Assinale a alternativa que completa, corretamente, o texto. (A) Balano Anual (B) Balano Financeiro (C) Balano Patrimonial (D) Balano Oramentrio (E) Demonstraes Oramentrias da Unio 53) (VUNESP - Contador UNESP 2010) Conforme a Lei Federal n. 4.320/64, o Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

65 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 oramentrias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com: (A) demais demonstrativos financeiros. (B) Balano Patrimonial e as Demonstraes das Variaes Patrimoniais. (C) Balano Patrimonial e Balano Financeiro. (D) os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior e os que se transferem para o exerccio seguinte. (E) Balano Financeiro e as Demonstraes das Variaes Patrimoniais. 54) (VUNESP - Contador UNESP 2012) Em atendimento a determinaes legais, o balano financeiro possui, dentre outros, um terceiro grupo de contas, que demonstrado na parte da receita, correspondente aos saldos do exerccio financeiro anterior e que so neste colocados a fim de compor a parte da conjugao da receita oramentria e extraoramentria com os saldos em espcie provenientes: (A) do caixa oramentrio. (B) do exerccio seguinte. (C) da sobra do caixa do executivo. (D) do exerccio anterior. (E) do saldo de caixa do poder publico privado. 55) (VUNESP - Contador UNESP 2012) A variao patrimonial a alterao de valor de qualquer elemento do patrimnio pblico, geralmente causada por alienao, aquisio, dvida contrada, dvida liquidada, entre outras causas. Consequentemente, as alteraes da situao lquida patrimonial, que abrangem os resultados da execuo oramentria, bem como as variaes independentes dessa execuo e as supervenincias e insubsistncias ativas e passivas constituiro elementos da conta patrimonial. Portanto, a demonstrao das variaes patrimoniais: (A) evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo financeira, e indicar o resultado financeiro do exerccio. (B) evidenciar as alteraes verificadas no resultado, resultantes ou independentes da execuo patrimonial, e indicar o resultado oramentrio do exerccio. (C) evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. (D) consolidar as complementaes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo financeira, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. (E) consolidar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

66 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 56) (VUNESP - Contador UNESP 2010) Conforme a Lei Federal n. 4.320/64, a Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, (A) resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar o resultado patrimonial do exerccio. (B) decorrentes de execuo oramentria e extraoramentria. (C) decorrentes das entradas e sadas de caixa. (D) provenientes dos registros das receitas oramentrias e extraoramentrias, subtraindo-se as despesas oramentrias e extraoramentrias. (E) da entidade pblica e das correspondentes autarquias. 57) (VUNESP - Contador Prefeitura de So Carlos 2012) De acordo com a Lei n. 4.320/64, a Demonstrao das Variaes Patrimoniais evidenciar as alteraes verificadas no patrimnio, resultantes ou independentes da execuo oramentria, e indicar: (A) as alteraes da situao lquida patrimonial. (B) as alteraes do patrimnio. (C) o resultado patrimonial do exerccio. (D) mutaes patrimoniais. (E) o resultado lquido do exerccio. 58) (VUNESP - Contador UNESP 2012) De acordo com o art. 105, da Lei n. 4.320/64, o Balano Patrimonial demonstrar: I O Ativo Financeiro; II O Ativo Permanente; III O Passivo Financeiro; IV O Passivo Permanente; V O Saldo Patrimonial; e VI As Contas de Compensao. Nesse contexto, o ativo financeiro compreender: (A) os crditos e valores realizveis, independentemente de autorizao oramentria e os valores numerrios. (B) os bens, crditos e valores, cuja mobilizao ou alienao dependa de autorizao legislativa. (C) as dvidas fundadas e outros pagamentos que independam de autorizao oramentria. (D) as dvidas fundadas e outras que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. (E) os bens, os valores, as obrigaes e as situaes no compreendidas nos itens anteriores e que, imediata ou indiretamente, possam vir a afetar o patrimnio. 59) (VUNESP - Contador Prefeitura de So Carlos 2012) De acordo com o Balano Patrimonial apresentado, o Ativo Real formado de: (A) saldo patrimonial e ativo compensado. (B) ativo financeiro e ativo no financeiro. (C) ativo financeiro e ativo compensado.
Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

67 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11 (D) ativo financeiro e saldo patrimonial. (E) ativo no financeiro e saldo patrimonial. 60) (VUNESP - Contador UNESP 2012) O Balano Financeiro demonstrar a receita e a despesa oramentria bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraoramentria, conjugados com os saldos em espcie provenientes do exerccio anterior, e os que se transferem para o exerccio seguinte. Receitas oramentrias 95.600,00 Receitas extraoramentrias 235.000,00 330.600,00 Despesas oramentrias (98.000,00) Despesas extraoramentrias (197.000,00) (295.000,00) Saldo 35.600,00 Com base no exemplo dado, pode-se afirmar que o saldo final apresentado, de R$ 35.600,00, representa: (A) Restos a pagar. (B) Resultado financeiro do exerccio. (C) Resultado real versus orado. (D) Resultado oramentrio do exerccio. (E) Lucro acumulado.

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

68 de 69

Administrao Oramentria, Financeira e Oramento Pblico Analista rea Administrativa - IBAMA Teoria e Questes Comentadas Prof. Srgio Mendes Aula 11

1 C 11 E 21 C 31 B 41 B 51 E

2 E 12 D 22 C 32 E 42 D 52 B

3 E 13 E 23 E 33 D 43 E 53 D

4 C 14 D 24 B 34 E 44 B 54 D

5 E 15 E 25 E 35 C 45 A 55 C

6 E 16 E 26 C 36 E 46 B 56 A

7 E 17 E 27 E 37 E 47 C 57 C

8 E 18 E 28 C 38 B 48 C 58 A

9 E 19 E 29 B 39 D 49 B 59 B

10 C 20 E 30 A 40 B 50 B 60 B

Prof. Srgio Mendes

www.estrategiaconcursos.com.br

69 de 69

You might also like