You are on page 1of 5

Proatma.com.

br

http://www.proatma.com.br/imprimir.asp?ver=artigos&id=96

Sistemas Corporativos: Web Services na Integrao de Sistemas Corporativos - O cenrio de TI nas corporaes
J faz alguns anos que os gerentes de TI se vem frente ao desafio de integrao das diferentes aplicaes corporativas que suportam os processos de negcio nas empresas. Nos ltimos anos observou-se um crescimento, sem precedentes, do nmero de aplicaes, sistemas, repositrios de informaes que coexistem dentro de uma corporao. Por outro lado, intensificou-se o esforo de integrao desses diferentes ativos de sistemas e dados provocados pelos movimentos de integrao e racionalizao dos processos de negcio, pelas estratgias de relacionamento com clientes e pela necessidade de gerao de informaes de apoio a tomadas de deciso. Analisemos o cenrio da TI nas empresas na segunda metade dos anos 90. A corrida contra o relgio fez com que as empresas reavaliassem seus antigos sistemas (legados) e os adaptassem ao fantasma do "Ano 2000". Alm disso, as novas tendncias batiam porta das corporaes: milhes de dlares foram gastos no redesenho dos processos e implantao dos grandes sistemas de gesto empresarial (ERP) e de gerenciamento do relacionamento com clientes. Esses novos conceitos migraram o foco do "gerenciamento de dados" para o "gerenciamento dos processos e clientes". Nesse contexto, a necessidade de integrao dos diferentes ambientes, sistemas, plataformas, bases de dados e todos os demais ativos de informao ocupou as mentes dos gerentes de TI. Surgiram com enorme fora os conceitos de EAI (Enterprise Application Integration) e as grandes e caras solues de sistemas de middleware. No entanto, uma revoluo ainda maior ocorria, adicionado mais variveis complexa equao da integrao de sistemas: a Internet. A possibilidade (ou necessidade) de disponibilizar parte das informaes corporativas a usurios ou sistemas que extrapolavam as fronteiras corporativas, fez com que o paradigma se alterasse novamente. O nirvana das aplicaes cliente-servidor parecia estar com os dias contados. Novos modelos de acesso s informaes foram criados, todos baseados em transaes leves, atravs dos novos protocolos da Web. Alm disso, novos sistemas foram adicionados ao caldo, entre
1 de 5 11/06/2013 11:39

Proatma.com.br

http://www.proatma.com.br/imprimir.asp?ver=artigos&id=96

eles, sistemas mais sofisticados de segurana, aplicativos diversos para intranet e extranet, etc. nesse cenrio que as empresas se inserem hoje. A diversidade de sistemas coexistindo nas empresa enorme, indo de grandes pacotes comerciais a aplicaes desenvolvidas sob-medida por diferentes "software houses", com diferentes tecnologias (host-centric, clienteservidor, n-tier, etc), em diferentes plataformas (mainframes, Unix, Windows, etc). J se verificou que a estratgia mais adequada para as empresas efetuar uma integrao dessas aplicaes j existentes ao invs de se tentar uma unificao de ambientes, plataformas e tecnologias, dados ao alto custo, tempo e aos investimentos j realizados com os atuais sistemas. O desafio agora definir o caminho mais adequado para os projetos de EAI. O conceito de Web Services Nos dois primeiro anos do novo milnio, quando a euforia em torno do e-commerce comeou a dar lugar a experincias bem mais modestas do que alardeavam as previses do final dos anos 90, um novo coro de promessas sobre o potencial da Internet comeou a ganhar volume. No entanto, os protagonistas desse novo barulho no foram as ponto-coms e seus "marketeiros", mas grandes fornecedores de hardware, software e servios. O que eles vm promovendo ultimamente uma nova abordagem para os sistemas de informao corporativos e que vem sendo proclamada atravs de uma srie de nomes diferentes: a Microsoft a chama de ".NET"; Oracle associa-a aos "network services"; IBM identifica-a por "web services"; Sun fala sobre um "ambiente de rede aberto". No entanto, a idia central dessa nova abordagem que as corporaes logo iro comprar suas tecnologias de informao como servios providos atravs da Internet. Esses servios, que so genericamente conhecidos por "web services", tm alguns atributos peculiares. Diferentemente dos "web sites" tradicionais, projetados para as pessoas interagirem com informao, os web services conectam aplicaes diretamente com outras aplicaes. E a idia bsica que essa conexo se d sem que seja necessrio efetuar grandes customizaes nas prprias aplicaes. Alm disso, uma das premissas fundamentais que o padro usado pelas conexes seja aberto e independente de plataforma tecnolgica ou linguagens de programao.

2 de 5

11/06/2013 11:39

Proatma.com.br

http://www.proatma.com.br/imprimir.asp?ver=artigos&id=96

Um web service, portanto, um componente de software, ou uma unidade lgica de aplicao, que se comunica atravs de tecnologias padres de Internet. Esse componente prov dados e servios para outras aplicaes. Essa tecnologia combina os melhores aspectos do desenvolvimento baseado em componentes e a Web. Como componentes, representam uma funcionalidade implementada em uma 'caixa-preta', que pode ser reutilizada sem a preocupao de como o servio foi implementado. As aplicaes acessam os Web Services atravs de protocolos e formatos de dados padres, como HTTP, XML e SOAP. A integrao de sistemas atravs de web services As solues tradicionais de EAI provem uma mquina de integrao centralizada e monoltica, que usa tecnologias proprietrias para integrar os sistemas, e adaptadores especializados para conectar fontes de dados e sistemas legados. Essa abordagem monoltica tem as seguintes desvantagens: dependente de plataforma requerendo uma nova verso tanto da mquina de integrao quanto dos adaptadores para cada plataforma a ser suportada ou integrada; Introduz uma linguagem proprietria no "core" da integrao; Resulta num nico ponto de falha; Prov um mtodo de integrao que baseia-se na replicao dos dados dos diversos sistemas ao invs de consolidar os dados das vrias fontes. Alm disso, as solues tradicionais de EAI requerem um investimento inicial substancial, que quando combinado com a complexidade da tecnologia proprietria, gera um alto grau de dependncia do fornecedor. Como resultado, o prprio EAI se transforma em mais um sistema legado. Na verdade, a abordagem dos sistemas tradicionais de EAI, monolticas e centralizadas, no levam em conta a atual dinmica imposta pela Internet, onde os sistemas de uma empresa no podem ser isolados do resto do mundo. E nesse contexto, os requisitos de integrao se alteram constantemente fazendo com que as solues tradicionais tornem-se pouco geis e caras diante de qualquer alterao demandada.
3 de 5 11/06/2013 11:39

Proatma.com.br

http://www.proatma.com.br/imprimir.asp?ver=artigos&id=96

Qualquer nova tentativa de se integrar uma nova tecnologia quase to difcil e cara quanto a integrao inicial. No modelo de web services, cada sistema da organizao atua como um componente independente na arquitetura de integrao. Todas as interfaces, transformaes de dados e comunicaes entre componentes so baseados em padres abertos e vastamente adotados, independentes de fornecedores e plataformas. As vantagens de se utilizar essa abordagem so: Simplicidade: mais simples de se implementar que as solues tradicionais que utilizam CORBA ou DCOM; Padres abertos: utilizam padres abertos como HTTP, SOAP, UDDI, ao invs de tecnologias proprietrias; Flexibilidade: alteraes nos componentes so muito mais simples para o sistema como um todo do que alteraes nos adaptadores tradicionais; Custo: as solues tradicionais so muito mais caras; Escopo: cada sistema pode ser tratado de maneira individual, j que para "componentiz-lo" basta implementar uma camada que o encapsule. Na abordagem tradicional, todos os sistemas devem ser tratados ao mesmo tempo, j que faro parte da mesma soluo monoltica de integrao. Concluso Apesar do grande apelo dos web services seja o de disponibilizar funcionalidades de sistemas de informao atravs de servios na Internet, essa viso de utiliz-lo como mecanismo de integrao tem ganho espao nas discusses sobre o tema. No entanto, ainda necessrio que um conjunto de evolues nessa abordagem se consolide para se conseguir nveis de integrao excelentes para grandes corporaes com um grande nmero de sistemas, como a consolidao de padres de fato, incorporao de funcionalidades transacionais e sofisticao dos mecanismos de segurana, entre outros.

4 de 5

11/06/2013 11:39

Proatma.com.br

http://www.proatma.com.br/imprimir.asp?ver=artigos&id=96

O TEXTO TAMBM PODE SER LIDO EM: www.proatma.com.br/default.asp?ver=artigos&id=96

5 de 5

11/06/2013 11:39

You might also like