You are on page 1of 5

Ligao entre Lusadas (de Lus de Cames), Mensagem(de Fernando Pessoa), Felizmente h luar!

,Memorial do Convento(de Jos Saramago)

Introduo
Ao longo 12 ano de escolaridade esto presentes no programa as quatro obras mais importantes ao longo da nossa histria.Tais essas Os Lusadas (de Lus de Cames), Mensagem (de Fernando Pessoa), Felizmente h luar! (de Lus Sttau Monteiro) e por fim Memorial do Convento (de Jos Saramago). Como tal ,no por acaso que esto presentes no nosso programa, tm todas uma ligao entre si, levando a uma moral e crtica das mesmas.

Desenvolvimento
Desta forma temos:
A comparao entre "Os Lusadas" e a "Mensagem" que se impe pelo prprio facto de esta estar, a alguns sculos de distncia e num tempo de decadncia - o novo mito de ptria portuguesa. Conhecido o proposto de Pessoa, desde cedo expresso de ultrapassar o grande pico da nossa literatura, a Mensagem, para alm de nos aparecer como parte do sistema de imaginao que se estende a toda a obra do autor, apresenta-se como uma resposta de um novo mito. Fernando Pessoa foi o primeiro que percebeu que os Lusadas j no nos podiam ler como at ento nos tinham lido e que chegara o tempo de sermos ns a l-lo a ele. Os tempos mudaram, o imprio desfez-se e a esperana possvel de Cames ficou definitivamente afastada, morta, j no podendo interferir para pr fim estagnao do presente. Inventar a ptria que escolher, para Pessoa; libert-la do peso da imagem de realidade emprica, encontrar sob o herosmo dos atos concretos um herosmo de grandeza da alma, independente da conquista e do domnio. A continuidade com o passado, quebrada pelas circunstncias histricas, restabelecida pela leitura desse passado a partir da profecia que o transfigura no seu sentido, o do futuro, o da razo de ser portugus. Em Cames, pe-se no mesmo plano a memria e a esperana. Em Pessoa, no, porque o objeto da esperana se transferiu para o sonho, da uma conceo diferente do herosmo. Apontando as preocupaes arquitetnicas comuns s duas obras, ressalta o carcter mais abstrato e interpretativo da Mensagem, em relao aos Lusadas. A dominante mtica , no poema de Pessoa, solidria da desvalorizao da narrao e da descrio caractersticas da epopeia, dando relevo a um pensamento unificador, ostensivo na proliferao de smbolos em detrimento da aco e conferindo ao poema uma dimenso mais emblemtica do que pica. Marca visvel do dilogo com Cames, cuja ausncia est presente no texto de Fernando Pessoa, a reflexo directa de um mito, como , por exemplo, o poema "O Mostrengo", que corresponde ao Mito do Adamastor. -o ainda a presena notria de um vocabulrio comum aos dois textos. Ao se comparar mitos e smbolos das duas obras, conclui-se que para alm dos valores fundamentais do mito do Adamastor, e no existindo na Mensagem , os smbolos - D. Sebastio, o Desejado, o Encoberto, o Quinto Imprio, as Ilhas afortunadas- "aludem e englobam valores do episdio mtico de Os Lusadas: Ilha dos Amores. "Se o movimento mais fundo da vertente camoniana o de uma aspirao positiva para um absoluto, ltima metamorfose do Amor e seu reino sem fim, o da vertente do imaginrio de Pessoa procede de um Enigma original e final, apenas consentneo com o eterno diferimento de um Desejo sem outro objecto que no seja a ausncia de Desejo. Como no limite, essa mesma "ausncia" inexequvel toda a pulso positiva inerente ao Desejo transferida por Pessoa para o plano da criao potica, nico lugar da heroicidade moderna, a luta do espirito consigo mesmo.

Na Mensagem, atravs da histria se imprime outro sentido vocao messinica em Os Lusadas. Cames foi o Mestre que em poesia pica se distinguiu acima de todos os outros. Fernando Pessoa, o "Supra-Cames", ter sido o Mestre que na poesia dramtica (os heternimos em situao de dilogo uns com os outros) ou na fuso de toda a poesia lrica, pica e dramtica ultrapassou a todos. A Mensagem no um poema nacional, mas sim uma verso moderna, espiritualista e proftica dos Lusadas. O que seria uma exaltao de valores nacionais converteu-se numa exortao renovadora e corajosa a D. Sebastio (vivo Lusadas ou como mito Mensagem). Os Lusadas foram dedicados a um povo guerreiro e a um Rei aventureiro, em A Mensagem, esse mesmo Rei est humilhado e despido de coisas humanas, por isso, consideramos que toda a Histria, toda alegria, toda emoo, toda aventura e toda glria descrita, em Os Lusadas constitui uma esperana e em A Mensagem, um sonho, uma utopia, Sem a loucura que o homem/mais que a besta sadia,/cadver adiado que procria?(Mensagem).

Semelhanas em suma:

Memorial do Convento e Felizmente H Luar, textos singulares da literatura portuguesa, impelem, ainda que diferentemente, o leitor reflexo crtica sobretudo atravs da narrao e dramatizao, respetivamente, de realidades histricas. No Memorial, sob a dicotomia do consumo de ouro das minas do Brasil pela luxuosa e sumpturia corte do incio do sculo XVIII e o sofrimento do povo - submisso megalomania do rei Magnnimo, que fez erigir um convento, um palcio, e uma baslica que haveriam de assombrar o mundo exterior, no caso pouco provvel de esse mundo ter olhos bastantes para ver Portugal (Jos Saramago, 1998) - era arrasado; so expostas as desumanidades da sociedade. Ao longo da narrativa sobejam exemplos: Desde a amarrao dos homens vigorosos do reino em cordadas, a servido nas obras e o transporte da brutido de mrmore rugoso de Pro Pinheiro que inclusive cilindrou um operrio - Francisco Marques -, o arrebatamento dos autos-de-f, tudo isto adversativamente luxria da casa real, de que figura o simples caso de Maria Ana de ustria, que no podia cerrar o olho sem o seu cobertor de penas. Em Felizmente H Luar, que por fora da censura tardou em cumprir o seu objectivo primeiro enquanto texto dramtico, estabelece-se a crtica atravs do modelo de afastamento brechtiano( que o afastamento entre o personagem e o ator , e ainda entre a histria narrada e o espectador). H o reviver de um passado histrico que remete ao tempo da escrita: outrora o absolutismo D. Joo, sexto do nome na tabela real, por sua vez, aquando da escrita o regime totalitrio-salazarista. Em concluso, ainda que com caractersticas muito distintas, o teatro de histria sobre a histria de Sttau Monteiro e o romance histrico de Saramago, que lhe mereceu o Nobel, partilham a inteno comunicativa: induo do questionamento e dissertao crtica no leitor.

A ligao entre Memorial do Convento e Os Lusadas remete-se ao facto de ambas enaltecerem o povo, devido a este ser o sacrificado por capricho de outrem, sendo nos dois casos o rei (apesar de que com objectivos diferentes). Sendo feita referncia igualmente de determinados factos sobre Os Lusiadas, em a Mensagem.

Concluso
A temtica de todas as obras baseia-se na problemtica do heri. Heri aquele que se sacrifica e d a prpria vida por algum, sendo caracterizado pelos seus grandes feitos.Este, nestas obras est presente essencialmente no povo, porqu? (ponto de vista social) Heri Os Lusadas O povo marinheiros portugueses sem eles no haveria descobertas, logo no haveria obra Mensagem D.Sebastio (salvador da ptria e criao de um 5 Imprio) Sem as descobertas, Portugal no teria um exemplo que seguir quando estivesse em momentos de crise e ter oportunidade de surgir do: Nevoeiro, levando concluso de que a hora de haver uma mudana. (havendo assim mais uma ligao directa)

Felizmente h luar! O povo(mais uma vez) e General Gomes Frei Andrade Sem povo no haveria revoluo(25 de Abril), ligando-se deste modo a Mensagem , ao poema a hora pelo heri se revolucionar e tirar Portugal da crise. Memorial do Convento O povo o heri Sem este e os sacrifcios deste heri, no ocorreria a construo do clebre Convento de Mafra.Deste modo se liga pelo facto de valorizar o mesmo tipo de heri.

You might also like