You are on page 1of 2

TRABALHADORES AVULSOS:

O conceito de Trabalhador Avulso Aquele que sindicalizado ou no, presta servios de natureza urbana ou rural, sem vnculo empregatcio, com intermediao obrigatria do sindicato da categoria (fora da faixa porturia) ou do rgo gestor de mo obra (na rea porturia).
O trabalhador avulso presta servio de estivador, conferente de carga e descarga e amarrador de embarcaes nos portos, tendo sua relao de trabalho regulada pela Lei no. 8.630/93. A CF garante igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o avulso. As principais caractersticas do trabalhador avulso so: prestao de servio intermediada pelo sindicato da categoria ou pelo OGMO, rgo Gestor de Mo de Obra; pagamento pelo servio prestado na forma de rateio entre os empregados; servios de curta durao. No h qualquer vnculo entre o empregado e o OGMO, sindicato da categoria ou benecirio de servio. A Lei n 5.890/73 considerou o Legislao Social e Trabalhista Faculdade On-line UVB60 avulso como autnomo para ns previdencirios.

As relaes de trabalho e de emprego diferenciam-se no mundo jurdico, especialmente, em funo da legislao aplicvel e, conseqentemente, pela inteno do legislador na forma de tutelar o trabalho. A discusso sobre a diferenciao entre relao de trabalho e de emprego ganhou maior relevncia aps a alterao do art. 114, I da Constituio Federal, a partir da Emenda Constitucional n. 45/2004. Notase que antes da referida Emenda a Justia do Trabalho era competente para julgar e processar, em regra, litgios que envolvessem relaes de emprego, contudo com a nova redao essa passou a ser responsvel pela soluo de questes que atinjam relaes de trabalho. O doutrinador Maurcio Delgado Godinho, com propriedade, distingue a relao de trabalho da de emprego, como se verifica: A primeira expresso tem carter genrico: refere-se a todas as relaes jurdicas caracterizadas por terem sua prestao essencial centrada em uma obrigao de fazer consubstanciada em labor humano. Refere-se, pois, a toda modalidade de contratao de trabalho humano modernamente admissvel. A

expresso relao de trabalho englobaria, desse modo, a relao de emprego, a relao de trabalho autnomo, a relao de trabalho eventual, de trabalho avulso e outras modalidades de pactuao de prestao de labor (como trabalho de estgio, etc.). Traduz, portanto, o gnero a que se acomodam todas as formas de pactuao de prestao de trabalho existentes no mundo jurdico atual. [...] A relao de emprego, do ponto de vista tcnico-jurdico, apenas uma das modalidades especificas de relao de trabalho juridicamente configuradas. Corresponde a um tipo legal prprio e especfico, inconfundvel com as demais modalidades de relao de trabalho ora vigorantes. (GODINHO, P. 285, 2007). Nesse sentido, infere-se que a relao de trabalho, mais genrica, abrange todos os vnculos jurdicos caracterizados por objetivarem um labor humano. J a relao de emprego um tipo de jurdico especifico dentre aqueles abrangidos pela relao de trabalho. Em sntese, a primeira o gnero do qual a segunda a espcie. Entretanto, apesar do vnculo entre a relao de trabalho e de emprego (gnero e espcie), essas so tratadas pela legislao de forma especial e distinta. Dessa forma, em se tratando de relaes de emprego, as normas aplicveis so aquelas constantes na CLT e na legislao complementar. Pontua-se que para haver a relao de emprego faz-se necessrio que o trabalho seja realizado por pessoa fsica, bem como que a prestao do servio seja desenvolvida com pessoalidade (sempre o mesmo trabalhador), no-eventualidade (continuidade da prestao do servio), onerosidade (deve haver uma contraprestao) e subordinao (estar submetido a ordens). Contudo, a relao de trabalho rege-se pelas leis especiais ou residualmente pelas disposies do Cdigo Civil, conforme pontua o seu art.593: A prestao de servios que no estiver sujeita a leis trabalhistas ou a lei especial, reger-se- pelas disposies deste Capitulo. Dessa forma, exemplifica-se a relao de trabalho a partir do contrato de empreitada (art. 610 a 626 do Cdigo Civil), de estgio (Lei n. 11.788.2008) e de transporte autnomo (Lei n. 7.290/74). Entretanto, ressalta-se que, caso as disposies legais no sejam plenamente cumprida pelas partes, relao de trabalho descaracterizada, passando a viger as normas da relao de emprego, como se verifica:

You might also like