You are on page 1of 1

ASSENTAMENTOS DE SUBMORADIAS, REVISITANDO O ALTO SANTO ANTNIO

Juiz de Fora MG
MINISTRIO DAS CIDADES
SECRETARIA NACIONAL DE PROGRAMAS URBANOS
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO URBANO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA


INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOCINCIAS

Carla Cristiane Nunes carlinhageog@yahoo.com.br Telma Souza Chaves telmaschaves@bol.com.br Nathan Belcavello de Oliveira nathan.oliveira@cidades.gov.br

INTRODUO
Juiz de Fora, cidade de porte mdio, vive nas ltimas dcadas um processo intenso de reorganizao espacial, provocado pela mudana nos modelos de uso e ocupao do solo urbano em algumas de suas regies. Nesse processo, surgem locais que se destacam pelo crescimento demogrfico, e alguns deles pelas aglomeraes de populao de baixa renda. Este trabalho procura realizar um estudo de caso em um dos assentamentos de submoradias, com reflexo scio-espacial na cidade de Juiz de Fora, localizada no sudeste do Estado de Minas Gerais. Juiz de Fora uma cidade que se destaca na Zona da Mata Mineira devido s suas caractersticas econmicas, sociais, polticas e culturais, o que tem provocado a intensa migrao de pessoas das cidades da sua microrregio. A migrao, a ocupao desordenada, a falta de planejamento urbano aliada a uma poltica que visa somente o crescimento, tm contribudo para que Juiz de Fora vivencie o crescente aumento de assentamentos subnormais, considerados aqui aqueles assim caracterizados: Casas precrias, muitas vezes construdas com materiais aproveitados ou alvenaria; Locais de moradias dos segmentos populacionais mais carentes, onde os domiclios so tm padro auto-construtivo e sem atendimento de servios essenciais de infra-estrutura urbana; Localizam-se em sua maioria, nas periferias das cidades mdias em geral. A mobilidade residencial e a segregao scioespacial so conceitos que se revelam e se relacionam, em especial na era da globalizao, quando ganham fora enquanto fenmenos espaciais, e isto que procuramos demonstrar neste trabalho.
A mobilidade residencial, mesmo sendo um fenmeno encerrado no espao intra-urbano, esta intimamente ligada com os processo migratrios regionais e nacionais, pois sua maior ou menor dinmica espacial ser diretamente influenciada pela chegada ou no de novos contingentes populacionais. (OLIVEIRA, 2005b, p3) IMAGEM AREA DO ALTO SANTO ANTNIO

Fonte: PJF, 2000.

O ALTO SANTO ANTNIO EM 2004 E 2006


A seguir fazemos uma anlise comparativa de trs aspectos que julgamos relevantes referentes ao Alto Santo Antnio nos anos de 2004 e 2006. Estes aspectos dizem respeito ao tipo de moradia, escoamento sanitrio e iluminao pblica. Em relao ao tipo de construo e de acordo com os grficos podemos afirmar que as construes com materiais reaproveitados diminuram consideravelmente em 2006, conseqentemente o nmero de construes em alvenaria aumentou, demonstrando uma possvel melhoria no padro de vida da populao. Como aparece no ttulo do grfico entre os anos de 2004 e 2006 no houve nenhuma alterao quanto a este recurso, visto que a rede de esgoto sanitrio iniciou suas obras em janeiro de 2006 e ainda permanece em andamento. Analisando os grficos de fornecimento de energia eltrica vimos que em 2004 a maioria da populao era abastecida com o relgio comunitrio, ou seja, sua luz vinha de ligaes clandestinas. O que nos chamou ateno que em 2006 este tipo de abastecimento desapareceu devido implantao da rede de iluminao pblica.

UM

BREVE PANORAMA SUBMORADIAS

SOBRE

OS

ASSENTAMENTOS

DE

Em sua maioria as submoradias (casas precrias) se localizam em assentamentos irregulares (invases) que se caracterizam pela ocupao espontnea em terrenos de propriedade alheia (reas pblicas ou privadas), dispostos, em geral, de forma desordenada e densa, e conseqentemente podendo estar se encontrar em reas de risco (ocupao de encostas ngremes, beira de crregos, etc.) Por serem assentamentos subnormais, tambm so reas carentes de infra-estrutura urbana e servios essenciais pblicos (rede de esgoto, iluminao pblica, calamento, coleta de lixo, transporte, segurana, entre outros). Isso reflete o crescimento urbano sem um devido planejamento. O homem necessita, no mnimo, de uma moradia decente para que se sinta um cidado. Os assentamentos subnormais j ocorrem na grande parte das cidades mdias brasileiras, como conseqncia do agravamento da falta de condies financeiras que impossibilitam o acesso moradia. De acordo com os dados divulgados pelo IPEA (1999) nas duas ltimas dcadas a distribuio de renda permanece inalterada no pas, ou seja, os 10% mais ricos da populao concentram em suas mos 50% da riqueza do pas. Enquanto os 50% mais pobres ficam com apenas 14%, aproximadamente o que ganha, sozinho, 1% dos mais ricos do pas. Dentro desta perspectiva, a pobreza a expresso da desigualdade na distribuio da riqueza e, em grande medida, subproduto da concentrao da renda. Outros vetores acentuam este processo de desigualdade e pobreza, como o padro de acumulao historicamente centrado no arrocho salarial, desemprego e precariedade das relaes de trabalho, estrutura tributria regressiva, redirecionamento do gasto pblico e os desnveis educacionais. Sendo assim, dentro do mbito da Cincia Geogrfica e das Cincias Sociais, pretendemos traar um retrato abrangente da realidade das condies dos assentamentos subnormais, caracterizando-os, apontando o papel do planejamento urbano na elaborao de aes que contribuam para minimizar as desigualdades, demonstrando como a produo do espao segrega pessoas e o prprio espao. Esse trabalho importante para analisar um recorte espao temporal em um dos assentamentos subnormais, no caso o Alto Santo Antnio localizado na zona leste da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.

CONSIDERAES FINAIS
A crise urbana uma conseqncia do fracasso dos modelos poltico-econmicos nacionais, porm com relao s polticas pblicas direcionadas para a parcela da populao que vive nas reas de assentamentos subnormais, vale destacar que quando so bem administradas o resultado benfico populao. Diagnosticamos este fato no estudo de caso realizado no Alto Santo Antonio, onde em 2004 analisamos um quadro de total abandono pelo poder pblico, o que foi revertido a partir do momento que este interveio no processo de urbanizao cumprindo o seu papel. A amenizao dos problemas urbanos brasileiros passa pelo reconhecimento de que a poltica urbana deve ser vista numa perspectiva intersetorial, com insero no contexto macroeconmico e social, tendo em vista melhor aplicao dos investimentos urbanos, a ampliao da eqidade social, o crescimento econmico e a melhoria da qualidade de vida da populao (MOTTA, MUELLER et TORRES, 1997: 40). Os problemas scio-ambientais tm forte relao com a pobreza da populao nos assentamentos de submoradias que, por sua vez, so vtimas de um processo de integrao de um espao produtivo global que os exclui. Tanto essa parte da populao tem menos acesso a servios de infra-estrutura bsica, como a maior vtima, posto que as condies de renda e as polticas inadequadas no permitem que a populao tome atitudes defensivas. No podemos deixar de ressaltar que apesar deste tipo de interveno que est ocorrendo no Alto Santo Antnio, apresentar tambm carter eleitoreiro, no deixa de beneficiar as pessoas que ali residem, melhorando a qualidade de vida das mesmas e ao mesmo tempo ressocializando-as, visto que, elas estavam marginalizadas perante a sociedade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BASTOS, W.de Lima, FILHO, J.T.de A, CASTRO, N.B.de, de, CID, W. e OLIVEIRA, A.de. Histria Econmica de Juiz de Fora. Instituto histrico e Geogrfico de Juiz de Fora, 1987. CORRA, R. L. O espao urbano. 4.ed. So Paulo: tica, 1999. DAMIANI, A.L. Populao e Geografia. So Paulo: : Contexto, 1998. FANI, A. C. A cidade. 2. ed. So Paulo: Contexto, 1994. 1994 OLIVEIRA, N.B. de. Mobilidade residencial em Juiz de fora, Minas Gerais estudo de caso no Alto Santo Antnio. In: I SIMPSIO INTERNACIONAL CIDADES MDIAS. Anais do I simpsio Internacional Cidades Mdias: Dinmicas Econmica e Produo do Espao Urbano. Presidente Prudente: GASPE/UNESP, p.1-16, 2005b. 1 CD-ROM. OLIVEIRA, N.B.de; CHAVES, T.S. et GONALVES, O.de. O Assentamentos de submoradias, segregao scio-espacial e dinmica social em Juiz de Fora, Minas Gerais estudo de caso do Alto Santo Antnio: In: I SIMPSIO INTERNACIONAL CIDADES MDIAS. Anais do I simpsio Internacional Cidades Mdias: Dinmicas Econmica e Produo do Espao Urbano. Presidente Prudente: GASPE/UNESP, p.1-16, 2005b. 1 CD-ROM PRADO JNIOR, C. Formao do Brasil Contemporneo. Interpretes do Brasil 2.ed. Rio de Janeiro, v.3, Nova Aguiar, 2002. MARTINE, G. A redistribuio espacial da populao brasileira durante a dcada de 80. Texto para discusso do IPEA. N. 329, 1994. MOTTA, D. M.; MUELLER, C. C. et TORRES, M. O. A dimenso urbana do desenvolvimento econmico-espacial brasileiro. Texto para discusso do IPEA. N. 530, 1997. PJF. Plano Diretor de desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora. Juiz de Fora, PJF, 1999. RODRIGUES, A. M. Moradia nas cidades brasileiras. 7.ed. So Paulo: Contexto, 1997. SOUZA, M. L. Urbanizao e desenvolvimento no Brasil atual. 2.ed. So Paulo: tica, 1996.
Foto: CHAVES, 2006.

SPOSITO, M.E.B. Capitalismo e Urbanizao. So Paulo: Contexto, 2000. VASCONCELOS, J. R. et CNDIDO, J. O. O problema habitacional no Brasil: dficit, financiamento e perspectivas. Texto para discusso do IPEA N. 410, 1999.

You might also like