You are on page 1of 3

SEO I Disposio Preliminar Art.

57 - Os preceitos deste Captulo aplicam-se a todas as atividades, salvo as e xpressamente excludas, constituindo excees as disposies especiais, concernentes estri tamente a peculiaridades profissionais constantes do Captulo I do Ttulo III. SEO II Da Jornada de Trabalho Art. 58 - A durao normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade pri vada, no exceder de 8 (oito) horas dirias, desde que no seja fixado expressamente ou tro limite.

1 - No sero descontadas nem computadas como jornada extraordinria as variaes de horr no registro de ponto no excedentes de cinco minutos, observado o limite mximo de d ez minutos dirios 2 - O tempo despendido pelo empregado at o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, no ser computado na jornada de trabalho, salvo q uando, tratando-se de local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o empregador fornecer a conduo. 3o Podero ser fixados, para as microempresas e empresas de pequeno porte, por mei o de acordo ou conveno coletiva, em caso de transporte fornecido pelo empregador, em local de difcil acesso ou no servido por transporte pblico, o tempo mdio despendi do pelo empregado, bem como a forma e a natureza da remunerao. Art. 58-A - Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja durao no e xceda a vinte e cinco horas semanais. 1 - O salrio a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial ser proporcion al sua jornada, em relao aos empregados que cumprem, nas mesmas funes, tempo integra l. 2 - Para os atuais empregados, a adoo do regime de tempo parcial ser feita mediante opo manifestada perante a empresa, na forma prevista em instrumento decorrente de negociao coletiva. Art. 59 - A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empreg ado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. 1 - Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho dever constar, obrigatoriamente, a importncia da remunerao da hora suplementar, que ser, pelo menos, 20% (vinte por cento) superior da hora normal.

2 - Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno cole a de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente d iminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das j ornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de d ez horas dirias. 3 - Na hiptese de resciso do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensao in tegral da jornada extraordinria, na forma do pargrafo anterior, far o trabalhador j us ao pagamento das horas extras no compensadas, calculadas sobre o valor da remu nerao na data da resciso. 4 - Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras.

Obs.: Ver o Art. 7, inciso XVI , da Constituio Federal, que dispe ser a remunerao do s ervio extraordinrio 50%, no mnimo, superior da hora normal Art. 60 - Nas atividades insalubres, assim consideradas as constantes dos quadro s mencionados no captulo "Da Segurana e da Medicina do Trabalho", ou que neles ven ham a ser includas por ato do Ministro do Trabalho, quaisquer prorrogaes s podero ser acordadas mediante licena prvia das autoridades competentes em matria de higiene d o trabalho, as quais, para esse efeito, procedero aos necessrios exames locais e v erificao dos mtodos e processos de trabalho, quer diretamente, quer por intermdio de autoridades sanitrias federais, estaduais e municipais, com quem entraro em enten dimento para tal fim.

Art. 61 - Ocorrendo necessidade imperiosa, poder a durao do trabalho exceder do lim ite legal ou convencionado, seja para fazer face a motivo de fora maior, seja par a atender realizao ou concluso de servios inadiveis ou cuja inexecuo possa acarretar ejuzo manifesto. 1 - O excesso, nos casos deste Art., poder ser exigido independentemente de acordo ou contrato coletivo e dever ser comunicado, dentro de 10 (dez) dias, autoridade competente em matria de trabalho, ou, antes desse prazo, justificado no momento da fiscalizao sem prejuzo dessa comunicao. 2 - Nos casos de excesso de horrio por motivo de fora maior, a remunerao da hora exce dente no ser inferior da hora normal. Nos demais casos de excesso previstos neste Art., a remunerao ser, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) superior da hora n ormal, e o trabalho no poder exceder de 12 (doze) horas, desde que a lei no fixe ex pressamente outro limite. Ver o Art. 7, inciso XVI , da Constituio Federal, que dispe ser a remunerao do servio xtraordinrio 50%, no mnimo, superior da hora normal 3 - Sempre que ocorrer interrupo do trabalho, resultante de causas acidentais, ou d e fora maior, que determinem a impossibilidade de sua realizao, a durao do trabalho p oder ser prorrogada pelo tempo necessrio at o mximo de 2 (duas) horas, durante o nmer o de dias indispensveis recuperao do tempo perdido, desde que no exceda de 10 (dez) horas dirias, em perodo no superior a 45 (quarenta e cinco) dias por ano, sujeita e ssa recuperao prvia autorizao da autoridade competente. Art. 62 - No so abrangidos pelo regime previsto neste captulo: I - os empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho, devendo tal condio ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Soci al e no registro de empregados; II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gesto, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste Art., os diretores e chefes de depar tamento ou filial. Pargrafo nico - O regime previsto neste captulo ser aplicvel aos empregados mencionad os no inciso II deste Art., quando o salrio do cargo de confiana, compreendendo a gratificao de funo, se houver, for inferior ao valor do respectivo salrio efetivo acr escido de 40% (quarenta por cento). Art. 63 - No haver distino entre empregados e interessados, e a participao em lucros e comisses, salvo em lucros de carter social, no exclui o participante do regime des te Captulo. Art. 64 - O salrio-hora normal, no caso de empregado mensalista, ser obtido dividi ndo-se o salrio mensal correspondente durao do trabalho, a que se refere o art. 58 , por 30 (trinta) vezes o nmero de horas dessa durao.

Pargrafo nico - Sendo o nmero de dias inferior a 30 (trinta), adotar-se- para o clcul o, em lugar desse nmero, o de dias de trabalho por ms. Art. 65 - No caso do empregado diarista, o salrio-hora normal ser obtido dividindo -se o salrio dirio correspondente durao do trabalho, estabelecido no art. 58 , pelo nmero de horas de efetivo trabalho.

You might also like