You are on page 1of 4

POSITIVISMO Definio O positivismo uma corrente filosfica que surgiu na Frana no comeo do sculo XIX.

. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosfica ganhou fora na Europa na segunda metade do sculo XIX e comeo do XX, perodo em que chegou ao Brasil. Antes de tudo, o Positivismo como sendo uma postura filosfica nada tem a ver com o significado denotativo de nossa lngua, a qual define positivismo como uma maneira de ver a vida de forma positiva, antnimo de negativo. A postura filosfica positivista proposta por Comte foi adaptada, modificada por outros filsofos, que redundou, por exemplo, no Positivismo Lgico ou Neopositivismo. O Positivismo foi introduzido por Comte, filsofo e socilogo francs , segundo a qual o verdadeiro conhecimento advm dos dados dos sentidos. Comte defendeu que o pensamento humano se divide em trs estgios evolutivos: o religioso, o metafsico e o cientfico. Os primeiros so estados primitivos de aquisio de conhecimento, os quais sero eventualmente abolidos medida que evolumos. O positivismo de Comte uma teoria descritiva e normativa do conhecimento humano. Descritiva porque pretende dar conta do modo como o nosso conhecimento de fato evolui. Normativa porque pretende fornecer regras acerca do modo como devemos alcanar o conhecimento. Princpios A ideia de deus, ou qualquer forma de pensamento sobrenatural, desconsiderada pela postura positivista, devido esta filosofia ser materialista e, por consequncia, observa apenas aspectos fsicos e objetivos. O conhecimento cientifico deve ser utilizado para beneficiar a sociedade, por assim dizer, a cincia em Comte tem cunho prtico. Pra que serve isto ou aquilo? Se no tiver uma funo, o propsito cientfico irrelevante. Comte descreveu trs leis, a qual chamou Lei dos trs estados, estas leis visam mostrar a forma como o homem concebe a suas ideias e posicionamentos acerca da vida. 1. Teolgico: o ser humano explica a realidade por meio de entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questes como "de onde viemos?" e "para onde vamos?"; alm disso, busca-se o absoluto; 2. Metafsico: uma espcie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses h entidades abstratas para explicar a realidade: "o ter", "o Povo", "o Mercado financeiro", etc. Continua-se a procurar responder a questes como "de onde viemos?" e "para onde vamos?" e procurando o absoluto a busca da razo e destino das coisas. o meio termo entre teolgico e positivo. 3. Positivo: etapa final e definitiva, no se busca mais o "porqu" das coisas, mas sim o "como", por meio da descoberta e do estudo das leis naturais, ou seja, relaes constantes de

sucesso ou de coexistncia. A imaginao subordina-se observao e busca-se apenas pelo observvel e concreto.

Os positivistas no consideram os conhecimentos ligados s crenas, superstio ou qualquer outro que no possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanos cientficos. Influncias O positivismo teve fortes influncias no Brasil, por exemplo, influenciando escritores naturalistas como Alusio de Azevedo e Raul Pompia e tendo como sua representao mxima, o emprego da frase positivista Ordem e Progresso, extrada da frmula mxima do Positivismo: "O amor por princpio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientao tica da vida social. Embora o positivismo tenha tido grande aceitao na Europa e tambm em outros pases, como o Brasil, e talvez seja, a base do pensamento da sociologia, as ideias de Comte foram duramente criticadas pela tradio sociolgica e filosfica marxista, com destaque para a Escola de Frankfurt.

MATERIALISMO Definio Os princpios bsicos que fundamentaram o socialismo marxista podem ser sintetizados em trs teorias centrais: a teoria da mais-valia, a teoria da luta das classes, e, finalmente, a teoria do materialismo histrico. Marx dedicou-se a um estudo intensivo da histria, e criou uma teoria que veio a ser conhecida como a concepo materialista da histria, que foi exposta num trabalho em que esboa a histria dos vrios modos de produo, prevendo o colapso do modo de produo vigente - o capitalismo. O materialismo histrico uma teoria sobre toda e qualquer forma produtiva criada pelo homem de acordo com seu ambiente ao longo do tempo, onde se evidencia que os acontecimentos histricos so determinados pelas condies materiais (econmicas) da sociedade. Dentre as ideias do materialismo histrico, relevam-se as questes das foras produtivas e relaes de produo. Em suma, o materialismo histrico um marco terico que visa explicar as mudanas e o desenvolvimento da histria, utilizando-se de fatores prticos, tecnolgicos (materiais) e o modo de produo.

Princpios Na perspectiva do materialismo histrico, as mudanas tecnolgicas e do modo de produo so os dois fatores principais de mudana social, poltica e jurdica. Marx afirmou que a estrutura de uma sociedade depende da forma como os homens organizam a produo social de bens. A produo social, segundo ele, engloba dois fatores bsicos: as foras produtivas e as relaes de produo. As foras produtivas constituem as condies materiais de toda a produo. Representam as matrias primas, os instrumentos, as tcnicas de trabalho e at os prprios homens. Reconhece-se o grau de desenvolvimento das foras produtivas de uma nao a partir do aperfeioamento da diviso do trabalho. As relaes de produo so a forma pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Elas se referem s diversas maneiras pelas quais so apropriados e distribudos os elementos envolvidos no processo de trabalho. Assim, as relaes de produo podem ser cooperativistas (como um mutiro), escravistas (como na antiguidade), servis (como na Europa feudal) e capitalistas (como na indstria moderna). Foras produtivas e relaes de produo so condies naturais e histricas de toda a atividade produtiva que ocorre em sociedade. A forma pela qual ambas existem e so reproduzidas numa determinada sociedade constitui o que Marx determinou de modo de produo. Para ele, o estudo deste muito importante para a compreenso de como se organiza a sociedade. Influncias Aqui se destaca com grande nitidez a enorme importncia das novas ideias sociais, das novas instituies polticas, do novo Poder poltico, chamados a liquidar pela fora as velhas relaes de produo. Do conflito entre as novas foras produtivas e as velhas relaes de produo, das novas exigncias econmicas da sociedade surgem novas ideias sociais; essas novas ideias organizam e mobilizam as massas, as massas se fundem em um novo exrcito poltico, criam um novo Poder revolucionrio e utilizam esse Poder para liquidar pela fora o velho regime estabelecido no campo das relaes de produo e referendar o regime novo. O processo espontneo de desenvolvimento d lugar ao consciente do homem, o desenvolvimento pacfico transformao violenta, a evoluo revoluo. IDEALISMO Definio Tendncia filosfica que reduz toda a existncia ao pensamento. Ope-se ao realismo, que afirma a existncia dos objetos independentemente do pensamento. No idealismo absoluto, o ser reduzido conscincia. Ao longo da histria da filosofia, ele aparece sob formas menos radicais - no nega categoricamente a existncia dos objetos no mundo, mas reduz o problema questo do conhecimento. O idealismo toma como ponto de partida para a reflexo o sujeito, no o mundo exterior.

Princpios A base de princpios do Idealismo se difunde em diferentes pontos de vista filosficos. Dentre eles, temos: Idealismo absoluto: Doutrina idealista inerente ao hegelianismo, caracterizada pela suposio de que a nica realidade plena e concreta de natureza espiritual, sendo a compreenso materialstica ou sensvel dos objetos um estgio pouco evoludo e supervel no paulatino desenvolvimento cognitivo da subjetividade humana. Idealismo dogmtico: Idealismo, especialmente o berkelianismo, que se caracteriza por negar a existncia dos objetos exteriores subjetividade humana [Termo cunhado pelo filsofo alemo Immanuel Kant para designar uma orientao idealista com a qual no concorda.]. Seu oposto seria o idealismo transcendental. Idealismo imaterialista: Idealismo defendido por Berkeley que, partindo de uma perspectiva empirista, na qual a realidade se confunde com aquilo que dela se percebe, conclui que os objetos materiais reduzem-se a ideias na mente de Deus e dos seres humanos; berkelianismo, imaterialismo. Idealismo transcendental (tambm chamado formal ou crtico): Doutrina kantiana, segundo a qual os fenmenos da realidade objetiva, por serem incapazes de se mostrar aos homens exatamente tais como so, no aparecem como coisas em si, mas como representaes subjetivas construdas pelas faculdades humanas de cognio. Seu oposto seria o idealismo dogmtico. Influncias Kant representa o centro do pensamento moderno. Para ele convergem e nele se compem em um fenomenismo absoluto o fenomenismo racionalista e o fenomenismo emprico. Dele depende todo pensamento posterior, particularmente o idealismo clssico alemo, que desenvolve o conceito de criatividade do sujeito, de sntese a priori, de autonomia do esprito, para uma forma de monismo imanentista, em que toda realidade se resolve nos limites da experincia, e esta totalmente produzida pelo esprito. Paralelo e correspondente ao movimento filosfico do idealismo, pode ser considerado o romantismo, fenmeno artstico e literrio, especialmente alemo. Com efeito, tambm o romantismo denominado pelo conceito de criatividade e liberdade do esprito, como o idealismo; e com o idealismo tem em comum o historicismo, o conceito de desenvolvimento, e, por conseguinte, a valorizao da nacionalidade e da religio, que so produtos histricos.

You might also like