You are on page 1of 3

EIXO TEMTICO II: CORPO HUMANO E SADE Tema 8: A dinmica do corpo Tpico 17: Funes de nutrio no corpo humano

Objetivos: Compreender a integrao dos processos envolvidos com as funes de nutrio: digesto, distribuio, absoro e excreo. Avaliar os fatores que concorrem para a manuteno do equilbrio do corpo. Compreender as transformaes que os alimentos sofrem na passagem pelo sistema digestrio. Providncias para a realizao da atividade: Materiais necessrios realizao da atividade (em grupos): dois tubos de ensaio, 1 suporte para tubos de ensaio, 1 conta-gotas, 5 mL de soluo de pancreatina a 10%, 1 tira de ovo cozido, 1 tira de tocinho cozido e 1 fatia de batata cozida (todos alimentos devem ter aproximadamente o mesmo tamanho, partidos em fatias finas); um pratinho com gotas de leo e bile extrado de vescula biliar de uma galinha. A pancreatina pode ser comprada em lojas especializadas, mas tambm em farmcias. Alguns limpadores de lentes de contato (uso oftamolgico) so solues enzimticas cuja inteno agir sobre as protenas normalmente presentes na lgrima que aderem facilmente s lentes de contato. Em algumas marcas, a soluo usada a pancreatina (Polyzyn, da Alcon e Supra Clens). O primeiro, na forma de comprimidos a ser dissolvido em pequena poro de gua (3 a 5 mL), o segundo em soluo. O problema que esses medicamentos so caros. Uma soluo para o problema do custo dos reagentes consiste em realizar a atividade na forma de demonstrao dialogada com a turma. Nesse caso, o professor busca a participao dos alunos na construo do problema e nos procedimentos e na previso de resultados. Nessa organizao da classe, aps a demonstrao, os alunos podem, ainda, responder em duplas s questes propostas no roteiro da atividade. Atividade semelhante pode ser feita com pepsina, enzima presente no suco gstrico e que atua no estmago.

Pr-requisitos: A atividade faz parte de uma srie de atividades envolvendo o reconhecimento de transformaes dos alimentos no sistema digestrio, desde a boca at a absoro de nutrientes no intestino delgado. Espera-se que os alunos reconheam os principais nutrientes (amidos, protenas e gorduras) e possam compreender, ento, de que so formados e como so transformados pela ao enzimtica do sistema digestrio. Descrio dos procedimentos: Atividade experimental: investigando transformaes de nutrientes no sistema digestrio Como em todo experimento, devemos envolver os estudantes nos aspectos a serem investigados e apresentar a eles as razes das montagens que sero utilizadas. A questo, nesse caso, compreender a ao do pncreas e da vescula biliar, que secretam duas enzimas, a pancreatina e a bile, quando os alimentos passam pelo intestino delgado. fundamental retomar a histria dos alimentos em sua passagem pelo sistema digestrio que, nessa altura, j tero sido transformados pela ao da saliva e do suco gstrico. 1 Parte: Investigando a ao da pancreatina 1. Coloque os trs alimentos (fatias de ovo, tocinho e batata cozidos) nos dois tubos de ensaio. Em um dos tubos, coloque gua de maneira a cobrir completamente os alimentos. No outro tubo, coloque a soluo de pancreatina.

2. 3. a) b) c) 4. 5.

Os tubos devem ser numerados e separados para a observao aps 1 ou 2 dias. Procure prever: que alimento dever sofrer transformaes se a soluo de pancreatina digerir: Gorduras? Protenas? Amido? Observe e anote os resultados do experimento. O que se pode concluir sobre a ao da pancreatina na digesto? Procure saber: por que amido, gorduras e protenas so substncias que precisam ser digeridas para que possam ser aproveitadas pelo nosso organismo?

2 Parte: Investigando a ao da bile 1. 2. 3. 4. Coloque algumas gotas de leo de cozinha em um pires e pingue sobre ela gotas da bile extrada de vescula biliar de uma galinha. Observe e anote o que ocorre com a gota de leo aps a mistura com a bile. Faa o mesmo usando agora detergente de cozinha no lugar da bile e compare os resultados. Uma pessoa faz uma cirurgia e tem que retirar a vescula biliar. O mdico recomenda a ela uma dieta pobre em gorduras. Explique a razo dessa dieta.

(Atividade adaptada do livro Corpo Humano: funes de nutrio. So Paulo: Editora Hamburg, CECISP, 1994. Norma Maria Cleffi e Silvia F. Trivelato)

Possveis dificuldades: O maior problema da atividade consiste em ajustar a concentrao da soluo de pancreatina de modo a otimizar seu uso (pois trata-se de um reagente relativamente caro). Tomado esse cuidadeo, as observaes da atividade so bastante convincentes. Do ponto de vista conceitual, a ao enzimtica envolvida pode ser abordada de uma maneira simplificada e introdutria. A pancreatina tem enzimas que agem sobre o amido, protenas e gorduras, transformando as molculas dessas substncias em outras substncias, com molculas menores que ficam dissolvidas na soluo contida no tubo de ensaio. No intestino delgado, essa conveso de molculas maiores em molculas menores, permite a absoro de nutrientes que entram assim na corrente sangunea. O amido transformado, por essa reao enzimtica, em glicose e maltose. As protenas, so transformadas em aminocidos. As gorduras, em cidos graxos e glicerol. A bile tambm muito importante na digesto de gorduras e leos. No entanto, a bile no tem enzimas. Sua ao sobre gorduras e leos semelhante ao do sabo ou de detergentes. No tendo enzimas, a bile no digere gorduras ou leos mas apenas quebra uma gota em gotas muito pequenas, aumentando a superfcie de contato entre a gordura e os sucos digestivos (em que esto presentes enzimas). Alerta para riscos: No h. Glossrio: Enzimas Digesto Amidos, protenas e lipdios A idia mais importante consiste em saber que, na digesto, substncias presentes nos alimentos so transformadas, pela ao enzimtica (pepsina, pancreatina e outras), em substncias menores, que podem ser absorvidas pelo intestino delgado.

Roteiro de Atividade: Tpico 13 - Funes de nutrio no corpo humano Currculo Bsico Comum - Cincias Ensino Fundamental Autor(a): Orlando Aguiar Jr. Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG/2005

You might also like