You are on page 1of 14

TRANSFORMAES E TRANSFERNCIAS DE ENERGIA Autores: Arjuna C. Panzera Dcio G.

Moura

O Sol, a nossa fonte de energia

Tpico n 11 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Descrever fenmenos e processos em termos de transformaes e transferncias de energia. Reconhecer energia armazenada em sistemas (energia potencial gravitacional, energia potencial elstica, energia potencial qumica).

Organizao do texto: Informao Histria Atividades Projetos I - Introduo Quando andamos, pulamos, brincamos, nosso corpo usa energia para movimentar as pernas e os braos. Quando estamos dormindo, nosso corpo tambm usa energia para manter o corao e os pulmes movimentando. Tambm necessrio o uso de energia para manter a temperatura do corpo a 36,6 C (Graus Celsius). Toda a energia que o nosso corpo usa vem dos alimentos. Os aparelhos como televiso, geladeira, liquidificador, telefones, tambm usam energia para funcionar. Eles precisam estar ligados a uma fonte de energia eltrica que pode ser uma tomada eltrica ou pilhas. Os carros, os avies, tambm precisam de uma fonte energia para funcionar. Nesses casos, a energia usada a dos combustveis. A energia dos combustveis vem do petrleo ou das plantas (cana de acar, mamona soja etc.) As plantas tambm precisam de energia para crescer. Essa energia vem do Sol e captada atravs do fenmeno da fotossntese. A energia solar produz tambm as chuvas e os ventos.

A energia produzida no Sol resultado de reaes de fuso nuclear que provocam aquecimento fazendo a temperatura de sua superfcie chegar a 6.000 C. A energia produzida no Sol emitida para o espao na forma de ondas eletromagnticas, sendo quase toda ela do tipo luz visvel. Neste mdulo, vamos estudar as formas de energia mais importantes em nossa vida e as suas transformaes. Atividade 1: Usos da palavra energia. A palavra energia usada com vrios sentidos em nossa vida. Descubra pelos menos dois sentidos diferentes da palavra energia. II - O Sol, a nossa principal fonte de energia O Sol principal fonte de energia da Terra. Dele recebemos toda a energia necessria vida dos animais e vegetais. A energia que recebemos do Sol vem atravs da radiao solar constituda principalmente pela luz branca. A luz, as ondas de rdio e TV, os raios X, so ondas eletromagnticas que diferem umas das outras apenas pela frequncia. Nem toda a energia do Sol que chega Terra atinge a superfcie do planeta. Uma parte dessa energia refletida para o espao nas camadas da atmosfera. As guas e mesmo o solo, tambm funcionam um pouco como espelhos e refletem parte da energia solar que chega superfcie da Terra. Essa energia refletida a responsvel pelo brilho do nosso planeta quando visto do espao.

Parte da energia solar refletida

Efeitos da Energia solar na Terra

Quase toda a energia que utilizamos na Terra vem do Sol. A energia que chega superfcie gasta para aquecer o ar e a superfcie do planeta e as guas. Uma parcela pequena, menos de um centsimo da energia total absorvida pelas plantas. Os vegetais utilizam diretamente a energia solar atravs da fotossntese. Ns e os animais utilizamos essa energia indiretamente atravs dos alimentos que comemos.

A Energia absorvida pelas plantas A energia solar absorvida pelas plantas, apesar de ser uma pequena parcela, fundamental para os seres vivos. A maioria das plantas possui pigmentos verdes chamados de clorofilas, que absorvem energia luminosa. A planta produz materiais orgnicos e libera oxignio a partir da combinao da energia solar, do gs carbnico e da gua. Esse processo denomina-se fotossntese.

Gs carbnico + gua + energia

Material orgnico + oxignio

A energia solar transforma-se, atravs da fotossntese, em energia armazenada nos materiais orgnicos na forma de energia qumica. Parte desses materiais orgnicos entra na constituio dos seres vivos e outra parte fornece a energia necessria s suas atividades.

Muitos dos materiais orgnicos formados na fotossntese constituem os alimentos. Alimento qualquer material cuja energia possa ser utilizada pelas clulas dos animais. As clulas liberam a energia armazenada nos alimentos atravs do processo da respirao celular. Por exemplo, a energia utilizada para a contrao de um msculo provm da respirao das clulas desse msculo. A energia utilizada para uma semente germinar provm da respirao das clulas dessa semente. O processo da respirao celular pode ser resumido da seguinte maneira: Alimento + oxignio gua + gs carbnico + energia.

A clula dos animais utiliza parte da energia liberada nas suas atividades: crescimento, reproduo e movimento. Porm, a maior parte da energia liberada na forma de calor, que se difunde para o ambiente. Atividade 2: Distinguindo o processo da fotossntese do processo da respirao a) Explique a diferena, em termos de energia, entre o processo de fotossntese e o de respirao. b) Relacione o processo da fotossntese com a existncia de vida na Terra. c) Os vegetais so chamados produtores de alimento, enquanto os animais so consumidores. Justifique o emprego desses termos.

Biomassa: a energia das plantas e da matria animal Biomassa o material orgnico obtido de plantas e de animais. A biomassa contm energia solar armazenada. A biomassa uma fonte renovvel de energia porque podemos cultivar plantas e florestas. Alguns exemplos de combustveis produzidos a partir da biomassa so: lcool (etanol), carvo vegetal, biodiesel, biogs. A lenha biomassa e quando a queimamos a energia qumica dessa biomassa transformada em energia trmica. A queima da biomassa no a nica forma de aproveitar a sua energia. Outra forma de aproveitar a energia da biomassa transform-la em combustvel para uso em veculos de transporte. Isso ocorre quando produzimos o etanol e o biodiesel. O etanol (lcool) pode ser produzido atravs da fermentao de plantas, como ocorre com a cana acar. O biodiesel pode ser produzido a partir de gordura de animais ou leos vegetais. O etanol usado para movimentar automveis e o biodiesel para movimentar caminhes. Atualmente a fermentao de lixo usada para produzir biogs que usado para produzir vapor e movimentar turbinas gerando eletricidade. Os combustveis fsseis Os combustveis fsseis (petrleo e carvo mineral) so provenientes da energia solar. O petrleo foi formado a partir de plantas e animais que viveram nas guas dos mares h milhes de anos, antes a existncia dos dinossauros. Ao longo de muitos milhes de anos, os restos desses animais e plantas foram sendo cobertos por camadas de lama. A presso e o calor produzidos por essas camadas ajudaram a transformar esses materiais orgnicos em petrleo. A palavra petrleo significa "leo da pedra". Como so formados o petrleo e o carvo mineral? COMO FORMADO O PETRLEO

COMO FORMADO O CARVO MINERAL

O carvo mineral um combustvel encontrado na forma de pedra preta constituda de carbono e hidrocarbonetos. O carvo mineral uma fonte de combustvel fssil no renovvel resultado da energia armazenada por plantas que viveram h milhes de anos quando a Terra era coberta por imensas florestas pantanosas. Durante milhes de anos, camadas de plantas mortas no fundo dos pntanos foram sendo cobertas por camadas de gua e resduos que retinham a energia das plantas mortas. A presso e o calor das camadas de lama e resduos transformaram essas plantas mortas em carvo mineral. Atividade 3: Combustveis fsseis. a) Por que o petrleo e o carvo mineral so chamados de combustveis fsseis? b) Explique com suas prprias palavras como o petrleo foi formado. c) Explique a seguinte afirmao: "a energia armazenada no petrleo veio do Sol" d) Por que o petrleo, o carvo mineral e o gs natural so chamados fontes no renovveis de energia? e) D uma semelhana e uma diferena entre a maneira que o petrleo e carvo mineral so formados. O que energia nuclear?

Energia nuclear a energia no ncleo dos tomos. Os tomos so as pequenas partculas que formam todos os materiais do universo. H uma enorme quantidade de energia nas ligaes que mantm unidas as partculas que constituem os ncleos dos tomos. A energia dos tomos pode ser usada para produzir eletricidade. Mas antes ela precisa ser liberada do ncleo do tomo atravs de dois processos: fuso nuclear ou fisso nuclear. Na fuso nuclear, a energia liberada quando os ncleos atmicos de dois tomos se fundem e formam um tomo de ncleo maior. A energia produzida no Sol resultado da fuso nuclear, ncleos de tomos de hidrognio se fundem formando tomos de ncleos maiores, os tomos de hlio. Na fisso (quebra) nuclear, os ncleos dos tomos so quebrados formando tomos de ncleos menores. Nas usinas nucleares a fisso nuclear usada para liberar a energia do ncleo atmico. O combustvel nuclear mais usado nas usinas nucleares o urnio. O urnio um metal encontrado em rochas em todo o mundo. O urnio 100 vezes mais abundante que a prata. Entretanto, o combustvel usado nas usinas o urnio-235 que muito raro na natureza, mas facilmente quebrvel. Quando o minrio de urnio extrado Esquema de Usina Termonuclear geradora de energia eltrica ele precisa passar por um processo de http://br.geocities.com/ enriquecimento para obtermos uma concentrao maior do urnio-235. Na fisso nuclear, uma pequena partcula chamada nutron colide com o ncleo do urnio-235 provocando a sua fisso (quebra) e liberando uma grande quantidade de energia na forma de energia trmica e radiao. Numa usina, a fisso nuclear ocorre dentro de um reator nuclear que gera muita energia trmica e essa energia usada para produzir vapor em uma caldeira. O vapor produzido faz girar um gerador de energia eltrica. O ciclo da gua A energia solar absorvida pelas guas provoca a evaporao de mais de um trilho de toneladas de gua por dia. Toda essa gua, evaporada continuamente, volta superfcie da Terra sob a forma de chuva. Esse contnuo evaporar-chover conhecido como ciclo da gua. So as chuvas que alimentam os rios e por causa desse suprimento contnuo de gua pode-se aproveitar a energia das quedas d'gua atravs das usinas hidroeltricas. Nas hidroeltricas, a gua da represa cai atravs de tubulaes fazendo girar as turbinas geradoras de eletricidade. A energia eltrica , ento, distribuda para as casas e indstrias. A energia solar indiretamente a origem dessa energia eltrica porque a energia solar faz evaporar a gua que forma as nuvens de chuva. A chuva, por sua vez, mantm as nascentes dos rios que formam as represas das hidroeltricas.

Usina no Rio Guapor

Processo de gerao de energia eltrica

Energia Elica A energia solar tambm produz os ventos que podem ser utilizados para movimentar os barcos a vela e produzir energia eltrica em geradores semelhante aos das turbinas das usinas hidroeltricas. O vento ar em movimento. Ele causado pelo aquecimento desigual da superfcie da Terra pelo Sol. A superfcie da Terra aquecida de maneira diferente porque formada por diferentes tipos de solo e por gua. A gua, por exemplo, absorve a radiao solar mais lentamente que o solo. Assim durante o dia o ar sobre o solo aquece mais rapidamente que o ar sobre a gua. O ar aquecido sobre o solo expande e sobe. O ar mais frio sobre a gua desloca rapidamente para a terra criando o vento. noite, o vento altera a direo porque o ar sobre a terra esfria mais rapidamente do que o ar sobre a superfcie da gua. O ar mais quente sobre a gua sobe e ento o vento inverte a direo, vindo da terra para o mar. De maneira semelhante, so criadas grandes correntes de massas de ar que circulam a Terra porque as regies da linha do equador so mais aquecidas pelo Sol do que as regies dos polos norte e sul. Atualmente, a energia dos ventos muito usada para produzir eletricidade. Essa energia renovvel porque os ventos sopram enquanto o Sol brilhar.

Usina Elica de Mucuripe no Cear

Barco vela

Duas outras formas importantes de aproveitamento da energia solar so: Atravs de coletores solares para aquecimento de gua nas casas transformando a energia solar diretamente em energia trmica. Atravs de clulas fotovoltaicas (ou baterias solares) transformando a energia solar diretamente em energia eltrica.

Coletor solar para aquecimento de gua

Painis solar para produo de eletricidade

As nossas fontes de energia podem ser classificadas em dois tipos: fontes de energia no renovveis e fontes de energia renovveis. Os combustveis fsseis so fontes no renovveis, porque eles no podem ser repostos. Esses combustveis se formaram ao longo de milhes de anos e no possvel esperar que eles sejam formados novamente. Uma grande parte da energia que utilizamos vem de fontes renovveis, tais como as hidroeltricas e as plantas. Essas fontes so continuamente repostas. Atividade 4: Fontes de energia renovveis e no renovveis. Identifique na tabela abaixo as fontes de energia que so renovveis e no renovveis. Fontes de energia 1- Vento 2- Gs Natural 3- Hidroeltrica 4- Lenha 5- Gasolina 6- leo diesel 7- lcool 8- Biodiesel 9- Carvo mineral 10- Urnio Renovveis No renovveis

III - Medindo Energia Para medirmos qualquer coisa precisamos utilizar uma unidade de medida. Existem varias unidade para medir energia. As empresas de energia eltrica utilizam o kWh (quilo watt hora) com unidade de medida. A indstria de alimentos utiliza a kcal (quilocalorias - 1 kcal = 1.000 cal) como unidade de medida de energia. A indstria de mquinas trmicas utiliza o BTU (British Thermal Unit). H tambm outras unidades de medida de energia como: o joule, eV (eltron-volt). A existncia de varias unidades para medir energia cria dificuldades para as pessoas compararem gastos e valores da energia utilizada. A unidade de energia adotada no Sistema Internacional de Medidas o J (joule). 1 joule definido como a quantidade de energia necessria para levantar um objeto de 1 quilograma at uma altura de 1 metro. Fonte de Energia Alimentos Unidade de Energia 1 caloria (cal) Converso para joule = 4,18 J

Eletricidade Gs

1 kilowatt hora (kWh) 1 milho de BTU

= 3.600.000 J = 3,6x106J = 1,06 Giga J = 1,06x109J

Atividade 5: Uso de energia em sua casa a) b) c) Quanto de energia eltrica sua casa usa por ms? Descubra esse valor na conta de energia eltrica. Quanto custa 1 kWh de energia eltrica? Qual o aparelho eltrico de sua casa que usa mais energia quando est funcionando durante um certo tempo?

d) Observe o medidor de energia eltrica de sua casa. Ele gira mais rpido quando o chuveiro ou quando a televiso est ligada? Em um segundo, cada metro quadrado da superfcie terrestre recebe em mdia a energia de 240 joules. A quantidade de energia utilizada em cada segundo denominada de potncia. A unidade de medida de potncia o watt. Assim a potncia mdia que atinge cada metro quadrado da superfcie da Terra de 240 watts. Essa potncia equivalente potncia de 4 lmpadas de 60 watts. Isso significa que se fosse possvel transformar toda a potncia do sol que atinge um metro quadrado da superfcie terrestre, ela seria suficiente para acender 4 lmpadas de 60 W. O valor de 240 watts por metro quadrado um valor mdio, pois a quantidade de luz que atinge o solo varia de um lugar para outro e depende da hora do dia. A radiao solar num dado local atinge seu mximo ao meio dia. Prximo aos polos da Terra, a radiao menor devido ao fato dos raios solares atingirem obliquamente o solo nessa latitude. Atividade 6: Uso da energia solar Suponha que a potncia, isto , a energia por segundo, necessria para fazer funcionar um aparelho de televiso seja de 240 joules/segundo (240 watts). Suponha que uma placa fotovoltaica converta 50% da energia solar em energia eltrica. Calcule a rea de uma placa fotovoltaica que seria necessria para fazer funcionar uma televiso. III - As diversas formas de energia e suas transformaes O nosso corpo e as plantas precisam de energia para manter a vida. Os equipamentos precisam usar energia para funcionar. Em todos eles a energia transformada de uma forma em outra. No corpo, a energia qumica contida nos alimentos transformada em energia de movimento (cintica) do prprio corpo e em energia trmica para manter o corpo aquecido. Nas plantas, a energia radiante solar transformada, atravs da fotossntese, em energia qumica que fica armazenada nos caules e nas folhas. Nos equipamentos, como uma lmpada eltrica, a energia eltrica transformada em energia radiante (luz). Num motor eltrico, a energia eltrica transformada em energia de movimento (energia cintica). O nosso corpo, as plantas e equipamentos so exemplos de "transformadores" de uma forma de energia em outra.

Representao da transformao da energia solar numa planta

A energia tem a propriedade de poder ser "guardada", ou seja, ser armazenada. Por exemplo, a energia solar pode ficar armazenada nas plantas na forma de energia qumica. Essa energia qumica fica armazenada nas molculas que constituem as substncias das plantas. Essa energia qumica pode ser usada na forma de alimento ou combustvel. Os combustveis, por sua vez, so usados para produzir calor (energia trmica), ou movimento (energia cintica). A energia tambm pode ser armazenada de outros modos. Por exemplo, ao levantarmos um objeto at certa altura do solo estaremos transferindo energia do nosso corpo para o sistema constitudo pelo objeto atrado pela Terra. Essa energia fica armazenada porque o objeto est a certa altura do solo e sujeito atrao gravitacional da Terra. Chamamos essa energia de energia potencial gravitacional. Quando o objeto cai, essa energia potencial se transforma em movimento, isto , em energia cintica do objeto. Para colocar o objeto no alto foi necessrio usar energia que pode ter vindo do corpo da pessoa que levantou o objeto ou de um motor. Dizemos que foi necessrio realizar um trabalho mecnico para levantar o objeto, vencendo o peso (atrao gravitacional da Terra). Assim, sempre que realizamos um trabalho mecnico estamos transferindo energia do nosso corpo para alguma outra forma de energia.

www.modernidademoveis.com/ Energia potencial gravitacional sendo transformada em energia cintica Podemos tambm armazenar energia esticando ou comprimindo corpos como uma mola, um elstico, um arco de flecha. Para deformar um objeto precisamos fazer um trabalho mecnico. Atravs desse trabalho, transferimos energia de nosso corpo para o objeto deformado. Essa energia fica armazenada na forma de energia potencial elstica. Ao soltar o objeto, a energia que estava armazenada se transforma em movimento (energia cintica).

Atividade 7 - Transformaes de Energia Preencha os espaos da tabela abaixo escolhendo as seguintes formas de energia: Qumica; potencial elstica; potencial gravitacional; cintica (movimento); trmica; luminosa; sonora; eltrica. A primeira linha est completada como um exemplo. Exemplo a) Cozinhando no fogo a gs b) Acedendo uma lanterna c) Caindo de praquedas d) Lanando uma flecha Energia Antes Qumica Energia Depois Trmica e Luminosa

e) Ligando um liquidificador f) Subindo uma montanha de carro g) Uma planta crescendo h) Comendo uma fruta i) Jogando uma bola para cima j) Ligando um rdio

Transformaes de Energia Potencial Gravitacional em Cintica: A figura mostra um menino pulando de um trampolim.

No alto do trampolim o menino tem energia potencial gravitacional (Epg) igual a 6.000 joules. Ao cair na gua sua energia potencial gravitacional (Epg) se transformou em energia cintica (Ec). A energia cintica do menino ao tocar na gua tem o valor de 6.000 joules, ou seja, um valor igual ao da sua energia potencial gravitacional no alto do trampolim. A energia potencial gravitacional inicial se transformou em energia cintica. Durante a queda do menino a energia potencial gravitacional vai diminuindo e a energia cintica vai aumentando, de modo que a soma dessas duas formas de energia ser constante e igual a 6.000 joules. Dizemos que essa soma ser constante se o atrito entre o corpo do menino e o ar for muito pequeno. Nesse caso dizemos que a energia se conserva. Note que a energia de 6.000 joules veio da energia qumica que o menino usou para subir no trampolim. Ao entrar na gua, a energia cintica do menino se transforma em energia de movimento catico da gua, que ao final se transforma em energia trmica da gua. Atividade 8 - Transformaes de Energia Potencial em Energia Cintica. Um livro cai do alto de uma estante. No alto da estante ele tinha energia potencial gravitacional de 20 joules. a) b) Qual ser a energia cintica do livro ao chegar no solo? O que acontece com a energia do livro depois que ele bate no solo?

IV Trabalho e Energia A palavra trabalho possui muitos significados. Em ciencia esse conceito tem um significado diferente dos habituais. Por exemplo: no dia a dia podemos usar a palavra trabalho para significar emprego. Dizemos que uma pessoa acorda de manh cedo e vai para o trabalho.

A palavra trabalho tem significados diferentes no dia a dia e na cincia Outro significado de trabalho no cotidiano o de esforo. Por exemplo, ao elaborar um relatrio um professor diz que essa atividade exigiu muito esforo, ou seja muito trabalho. Em Cincia, trabalho est relacionado aplicao de uma fora num objeto deslocando-o por uma certa distncia. Multiplicando o valor da fora (F) pelo deslocamento que ela produz (d) obtemos um valor que denominamos de trabalho da fora (T). O valor do trabalho igual energia transferida atravs da aplicao da fora. Na realizao de um Trabalho ocorre uma transferncia de energia de quem aplicou a fora para o objeto que foi deslocado. Com isso, o objeto adquire alguma forma de energia que pode ser: energia cintica (movimento), energia potencial gravitacional (altura), energia elstica (deformao). Se uma pessoa empurra um carrinho de mo, ela est realizando um trabalho, pois est aplicando uma fora (F) que provoca um deslocamento (d).

Transferimos energia aplicando uma fora que produz um deslocamento. Multiplicando o valor da fora (F) pelo deslocamento que ela produz (d), obtemos um valor que denominamos de trabalho da fora (T). A unidade de fora no Sistema Internacional de Unidades de Medidas (SI) o Newton (N). A unidade de deslocamento o metro (m). O produto N x m chamado de Joule (J) que a unidade de medida de trabalho e energia. Ou seja: Trabalho = Fora x deslocamento ou T = F x d Se uma fora de 1 newton (1 N) desloca um objeto por 1 metro (1 m), dizemos que um trabalho de 1 joule (1 J) foi realizado pela fora. Pode-se ento escrever que 1 J = 1 N x 1 m. Se o carrinho mostrado na figura anterior empurrado com uma fora de 240 N e o carrinho deslocado de 10 m, ento o trabalho realizado pela fora de 2.400 J. Quando um garoto empurra um armario (fora F) e no consegue desloc-lo (d=0), a fora que ele aplica no realiza trabalho, ou seja, o trabalho zero (T= 0).

H situaes em que existe uma fora sendo aplicada e um deslocamento ocorrendo, mas o delocamnento no provocado por essa fora. Por exemplo,

quando uma lavadeira caminha carregando uma lata d'gua na cabea, a fora que sustenta a lata no realiza trabalho, pois a cabea exerce uma fora para cima na lata e a lata no se desloca na direo vertical. Assim essa fora vertical no est realizando trabalho.

O trabalho zero quando a fora perpendicular ao delocamento e igual ao produto da fora pelo deslocamento quando ambos tm o mesmo sentido

Quando uma pessoa carrega uma mala, a fora que ela exerce para cima sustentando a mala tambm no produz trabalho (T=0). Mas, se ela pega a mala no cho e a levanta, a fora aplicada provoca um deslocamento e haver trabalho; a mala ir adquirir energia potencial gravitacional. Uma outra situao em que existe uma fora aplicada e um deslocamento ocorrendo sem realizao de trabalho no movimento circular uniforme. Exemplo: um menino brincando de aeromodelismo. A fora que o menino faz para dentro do crculo e no contribui para que o avio se desloque, no havendo, dessa forma, realizao de trabalho. O responsvel pelo movimento do avio o motor que, ao girar a hlice, faz o avio se deslocar. A fora do brao do menino apenas muda a direo da velocidade do avio, fazendo-o mover em crculo. Uma situao onde existe trabalho sendo realizado numa empilhadeira que eleva caixas para serem guardadas nas prateleiras. A fora que a mquina exerce para elevar cada caixa, realiza um trabalho sobre a caixa fazendo com que ela adquira uma energia potencial gravitacional. Se a empilhadeira realizou um trabalho de 1.000 joules para elevar a caixa, ento a caixa adquiriu uma energia potencial gravitacional de 1.000 joules. Se a caixa cair, ela chegar ao solo com energia cintica de 1.000 joules. Quando um arqueiro puxa a corda de seu arco est realizando trabalho sobre o sistema arco-corda, dando-lhe uma energia potencial elstica. O arqueiro puxa a corda com a flecha realizando trabalho. Esse trabalho exatamente igual energia potencial elstica armazenada no sistema arco-cordaflecha. Ao soltar a corda, a energia potencial armazenada transferida para a flecha, que adquire energia cintica. Energia potencial elstica Atividade 9 - Diagrama representando transformaes de energia As usinas termeltricas geram eletricidade a partir da queima de algum combustvel, como carvo ou leo. O calor gerado utilizado para aquecer gua at obter vapor em alta presso. O vapor, por sua vez, movimenta uma turbina conectada a um gerador de energia eltrica semelhante ao das usinas hidreltricas. Nas hidreltricas, a gua em movimento aciona as turbinas, nas termeltricas isso feito pelo vapor de gua.

a) Grife no pargrafo acima as palavras que indicam um processo de transformao de uma forma de energia em outra. b) Preencha os blocos dos diagramas abaixo indicando as formas de energia envolvidas no processo de gerao de energia eltrica numa termoeltrica e numa hidroeltrica. Termoeltrica:

Hidroeltrica

Atividade 10 - Identificando as transformaes de energia

(I)

(II)

(III)

Para cada uma das situaes representada nas trs figuras acima identifique quais so as transformaes de energia envolvidas

Mdulo Didtico: TRANSFORMAES E TRANSFERNCIAS DE ENERGIA Currculo Bsico Comum - Cincias Ensino Fundamental Autor(es): Arjuna C. Panzera e Dcio G. Moura Centro de Referncia Virtual do Professor - SEE-MG / maro 2009

You might also like