You are on page 1of 48

SOCIEDADEEDUCACIONALDESANTACATARINA CENTRODEEDUCAOUNICA

DISCIPLINAMECNICAGERALI
INTRODUO
Comoestetextotratademecnica,deslidosedeestruturasnecessrioprimeiramente introduzirpreliminarmentealgunsconceitosedefinies. Mecnica: A Mecnica pode ser definida como a cincia que descreve e prediz as condiesderepousooudemovimentodecorpossobaaodeforas.divididaemtrs partes Mecnica dos corpos rgidos, Mecnica dos corpos deformveis e Mecnica dos fluidos. Slidos, em oposio aos fluidos, so conjuntos conexos de material que possuem forma definidaquandonososubmetidosaodenenhumesforoexterno. Slidos so considerados uma estrutura quando tm a funo de transmitir ou resistir ao de esforos externos. Para isso necessrio que tenham tambm mantenham uma forma definida quando submetidos ao dos esforos externos para os quais devamserfuncionais.Umaestruturaportantoumslidocomumafunomecnica. Estruturas podem ser projetadas e construdas para que tenham a funo desejada. Este o objetivo principal da Engenharia Estrutural. Existem estruturas em todas as construes civis, assim como nas mquinas, sejam elas guindastes, automveis, avies,foguetes,naviosousubmarinos. AMecnicadoscorposrgidossubdivididaemEstticaeDinmica. Ns iremos trabalhar os conceitos da mecnica esttica, ou seja, traremos dos corpos emequilbrio,estandoelesemrepouso,ouvelocidadeconstante.

VerrazanoNarrows,NovaYork(1964)EUAeAkashiKaikyo(1990)Japo

FORAS (REVISODEVETORES) CLASESDESOLICITAES

FORA O conceito de fora introduzido, geralmente em fsica I, em mecnica. Uma fora bem conhecida a fora peso, que tem sempre sentido vertical para baixo, como por exemplo,opesoprpriodeumaviga,ouopesodeumalajesobreestamesmaviga. Asforaspodemseapresentarconcentradasoudistribudas. Na realidade todas as foras encontradas so distribudas, ou seja, foras que atuam ao longo de um trecho, como os exemplos citados anteriormente e ainda em barragens, comportas, tanques, hlices, etc. Quando um carregamento distribudo atuanumaregiodereadesprezvel,chamadodeforaconcentrada. A fora concentrada, tratada como um vetor uma idealizao, que em inmeros casosnostrazresultadoscomprecisosatisfatria.

Aforaumagrandezavetorialquenecessitaparasuadefinio,almdaintensidade, dadireo,dosentidoetambmdaindicaodopontodeaplicao. AlgunsconceitosbsicosusadosemMecnica: Ponto Material Um ponto material possui massa, porm suas dimenses so desprezveis. Quando um corpo e idealizado para um corpo material, os princpios da mecnica reduzemse a uma forma simplificada, uma vez que a geometria do corpo noserenvolvidanaanlisedoproblema. Corpo Rgido Pode ser considerado como um grande nmero de pontos materiais a uma distncia fixa entre si. As propriedades de qualquer corpo supostamente rgido noprecisamserconsideradasnaanlisedasforasqueatuamsobreele. AstrsLeisdoMovimentodeNewton PrimeiraLeideNewtonouLeidaInrcia: Um corpo que est em movimento, tende a continuar em seu estado de movimento em linha reta e velocidade constante. E um corpo que est em repouso tende a continuar em repouso. Primeira Lei de Newton ou Princpio da Inrcia A partir das idiasdeinrciadeGalileu,IsaacNewtonenunciousuaPrimeiraLeicomaspalavras: "Todocorpopermaneceemseuestadoderepousooudemovimentouniformeemlinha reta,amenosquesejaobrigadoamudarseuestadoporforasimpressasaele". SegundaLeideNewtonouPrincpiofundamentaldaDinmica: De acordo com o princpio da inrcia, se a resultante das foras atuantes num corpo for nula, o corpo mantm, por inrcia, a sua velocidade constante, ou seja no sofre acelerao. Logo a fora consiste num agente fsico capaz de produzir acelerao, alterando o estado de repouso ou de movimento dos corpos. Quando uma fora resultanteatuasobreumapartcula,estaadquireumaaceleraonamesmadireoe sentido da fora, segundo um referencial inercial. A relao, neste caso, entre a causa (fora resultante) e o efeito (acelerao) constitui o objetivo principal da Segunda Lei deNewton,cujoenunciadopodesersimplificadoassim: A resultante das foras que agem num corpo igual ao produto da sua massa pela acelerao adquirida pelo mesmo.Isso significa que, sendo a massa do corpo constante, a fora resultante e acelerao produzida possuem intensidades diretamenteproporcionais. TerceiraleideNewtonouLeidaAoeReao: Se um corpo A aplicar uma fora sobre um corpo B, receber deste uma fora de mesmaintensidade,mesmadireoesentidoopostoforaqueAaplicouemB.

"Paracadaaohsempreumareaoopostaedeigualintensidade." Leidoparalelogramoparaadiodeforas:estabelecequeduasforasatuantessobre um ponto material podem ser substitudas por uma nica fora, chamada resultante, obtidapeladiagonaldoparalelogramocujosladossoiguaisaosdasforasdadas. CLASSESDESOLICITAES Na construo mecnica as peas, componentes de uma determinada estrutura, devem ter dimenses e propores adequadas para suportarem esforos impostos sobre elas. Mas isso no o suficiente, as caractersticas mecnicas dos materiais de fabricao tambm so importantes. As caractersticas dos materiais, geralmentesoestudadasemlaboratrios. Quando um sistema de foras atua sobre um corpo, o efeito produzido diferente segundo a direo e sentido e ponto de aplicao destas foras. Os efeitos provocados neste corpo podem ser classificados em esforos normais ou axiais, que atuam no sentido do eixo de um corpo, e em esforos transversais, atuam na direo perpendicular ao eixo de um corpo. Entre os esforos axiais temos a trao, a compresso e a flexo, e entre os transversais, o cisalhamento e a toro. Geralmente um componente submetido no apenas a um tipo de esforo, mas vrios, atuando emconjunto. Exemplos:

ForasnoPlano
Exemplosdeaplicaodeforas: 1 Calcular a resultante das foras F1 = 50N, F2 = 80 N e F3 = 70 N aplicadas no bloco dafiguraabaixo:

2 Sendo dada uma fora F num plano xy, possvel decompla em duas outras forasFxeFy,comonoexemploabaixo:

ForassobreumpontomaterialeResultantededuasforas
Exemplos: 1 Calcular a componente horizontal e vertical da fora de 200N aplicada na viga conformefiguraabaixo.

Resoluo:

2AsforasPeQagemsobreumparafusoA.Determinarsuaresultante:

R Q

P A

Resoluo: 3Umbarcopuxadopordoisrebocadores.Searesultantedasforasexercidaspelos doisrebocadoresede5,0KNetemadireodoeixodobarco,determine:(a)atrao em cada corda sabendo que =40o o valor de para que a trao na corda 2 seja mnima. A 1 30o B 2 C Resoluo:

4Determineosmodulosdascomponentesdaforade600Nnasdireesdasbarras ACeABdatreliaabaixo.

Resoluo: 5 A viga da figura suspensa por meio de dois cabos. Se a fora resultante de 600 N, direcionada ao longo do eixo y positivo, determine FA e FB e a direo de modo que FB seja mnimo. A fora de mdulo FA atua a um ngulo de 30 com o eixo y, conforme ilustrao.

Resoluo:

LISTADEEXERCCIOS1:
1 Determine graficamente a intensidade, a direo e o sentido da resultante das duasforasilustradasnosdesenhosabaixo.Utilizeparacadadesenho: (a)aregradoparalelogramo (b)aregradotringulo.

2 Um homem puxa, com uma fora de 300 N, uma corda fixada a uma construo, como mostra a figura. Qual a componente horizontal e vertical da fora exercida pela cordanopontoA?

3DetermineamagnitudedaforaresultanteFR=F1+F2dosistemaabaixo:

0 30 N

AdiodeForaspelasomadascomponentessegundoxeyResultante demaisdeduasForas
Resultantedevriasforasconcorrentes: Considere um ponto material A sob a ao de diversas foras coplanares, isto , vrias forascontidasemummesmoplano,comomostradonafiguraabaixo.Comotodasas forasconsideradasaquipassampelopontoA,sochamadasconcorrentes.Osvetores representativos das foras que atuam sobre A podem ser somados pela regra do polgono.Comoousodaregradopolgonoequivalenteaplicaorepetidadaleido paralelogramo, o vetor R obtido representa a resultante das referidas foras concorrentes, isto , a fora nica que tem o mesmo efeito sobre o ponto material A que as foras originais dadas. A ordem em que os vetores P, Q e S so somados irrelevante. P P Q S S A Q R A Decomposiodeforasemcomponentes: Damesmaformaqueduasoumaisforaspodemsersubstitudasporumanicafora Fqueexeraomesmoefeitodasdemaissobreoreferidoponto,umaforaFqueatua sobreumpontomaterialpodesersubstitudaporduasoumaisforas. Essas foras so chamadas de componentes da fora original F, e o processo de substituiochamadodedecomposiodaforaFemcomponentes.

Quando devem ser adicionadas 3 ou mais foras, no se pode obter uma soluo trigonomtrica prtica da regra do polgono de foras que defina a resultante dessas foras.

R=P+Q+S Rxi+Ryj=Pxi+Pyj+Qxi+Qyj+Sxi+Syj =(Px+Qx+Sx)i+(Py+Qy+Sy)j doquesegue: Rx=Px+Qx+SxeRy=Py+Qy+Sy Oudeformacompacta: r r r r R x = Fx e R y = Fy Exemplo1: QuatroforasatuamnoparafusoAdafiguraabaixo.Determinearesultantedasforas queagemnoparafuso.

F2= 80 N F1= 150 N 20o

30o 15o F4= 100 N F3= 110 N

Resoluo:

ListaExerccios2
1Determineascomponentesxeydecadaforadasfigurasabaixo:

(a)

(b) 2UmaforaFatuasobreaestruturamostradanafiguratemaintensidadede500N. DecomponhaessaforaemduascomponentesqueatuamaolongodoselementosAB e AC. Determine o ngulo, medido abaixo da horizontal de modo que a componente FACsejaorientadadedeAparaCetenhagrandezade400N.

3 A haste CB exerce no bloco B uma fora P dirigida ao longo da reta CB. Sabendo quePtemumacomponentehorizontalde200N,determine:(a)aintensidadedafora Pe(b)suacomponentevertical.

4 A trao no cabo AC de 370 N. Determine a componente horizontal e vertical da foraexercidaemC.

B 1,83 m

5 Uma manga que pode deslizar ao longo de um eixo vertical est sujeita a trs foras. Determine: (a) o valor do ngulo para que a resultante das trs foras seja horizontale(b)aintensidadecorrespondentedaresultante.
110 N

85 N

170 N

Equilbriodeumpontomaterial:
Dizemos que uma partcula est em equilbrio toda vez em que ela se encontra com a sua velocidade vetorial constante, ou seja, quando a partcula est em repouso (esttico) ou em movimento retilneo uniforme. Desta maneira podemos concluir que uma partcula est em equilbrio quando satisfizer a primeira lei de Newton; para manterumequilbrioaforaresultantesobreapartculanula. Temos, ento, a seguinte definio: Quando a resultante de todas as foras que atuamsobreumpontomaterialzero,estepontoestemequilbrio*. *Equilbrio, ento, significa repouso ou movimento retilneo uniforme (Primeira Lei de Newton).

Umpontomaterialsubmetidoaaodeduasforasestaremequilbrioquandoessas duas foras tiverem a mesma intensidade, a mesma linha de ao e sentidos opostos, poisnessecasoaresultantedasduasforaszero.Talcasoestilustradonafigura(a) abaixo. (b) (c) (a)

Outrocasodeequilbriodeumpontomaterialapresentadonafigura(b),ondeesto mostradas as 4 foras atuantes em A. Na figura (c) a resultante das foras dadas determinada pela regra do polgono. Comeando do ponto O com F1 e arranjando as forcas de modo que a origem de uma recaia sobre a extremidade da anterior, verificamosque aextremidade de F4 coincidecom o ponto O. Ento, a resultanteRdo sistemadeforasdadasezero,eopontomaterialseencontraemequilbrio. O polgono fechado desenhado na figura (c) acima proporciona uma expresso grfica do equilbrio de A. Para expressarmos algebricamente as condies necessrias de um pontomaterial,escrevemos: r r R = F = 0 DecompondocadaforaFemcomponentescartesianastemos: r r r r ( Fx i + Fy j ) = 0 ou ( Fx )i + ( Fy ) j = 0 Conclumos que a condio necessria e suficiente para o equilbrio de um ponto material:

Voltandoafigura(b)acima,escrevemos:

Sosatisfeitasascondiesdeequilbrio. PrimeiraLeideNewtonouLeidaInrcia: Seaforaresultantequeatuasobreumapartculaenula,apartculapermanecerem repouso (se originalmente em repouso) ou se mover a velocidade constante em linha reta(seoriginalmenteemmovimento). Podemos concluir com essa lei do movimento, que um ponto material em equilbrio estemrepousoousemovimentacomvelocidadeconstanteemlinhareta.

PontomaterialDiagramadecorpolivre
Os mtodos de anlises que discutimos at agora se aplicam a um sistema de foras agindo sobre um ponto material. O Diagrama de Corpo Livre e um esquema que mostraapartcula,comtodasasforasqueatuamsobreela,livredesuavizinhana.

DiagramadecorpolivreparaopontoA.

Para encontrarmos a fora resultante e as foras envolvidas no diagrama de corpo livre,iremosadotarosconhecimentosdesenvolvidosatagora. Exemplo1: Consideramosacaixade75Kgcomoilustradanodiagramaespacialdafiguraabaixo.A caixa est entre dois prdios e est sendo baixada para ser colocada sobre um caminho. Sendo suportada por um cabo vertical, unido em A a duas cordas que passam por roldanas fixadas nos prdios, nos pontos B e C. Desejase determinar a traoemcadacordaABeAC.

Resoluo: Exemplo2: Determine a intensidade e a direo da menor fora F que ir manter em equilbrio a embalagem sobre a esteira de rolos. Observe que a fora exercida pelos rolos sobre a embalagemperpendicularaoplanoinclinado. Resoluo:

Exemplo3: Numaoperaodedescargadenavio,umautomvelde17,50kNsuportadoporum cabo. Uma corda amarrada ao cabo em A e puxada a fim de que o automvel seja centralizado na posio desejada. O ngulo entre o cabo e a vertical de 2 graus, enquantoqueonguloentreacordaeahorizontalede30graus.Qualatraonessa corda? B 2o A 30o C Resoluo:

ListadeExerccios3
1Comopartedoprojetodeumnovoveleirodesejasedeterminaraforadearrasto aumadadavelocidade.Comesseobjetivo,ummodelodocascodoveleirocolocado em um canal para testes, sendo mantido alinhado com o eixo do canal por meio de trs cabos presos a sua proa. Leituras de dinammetro indicam que, para dada velocidade da gua, a trao do cabo AB e 200 N e de 300 N no cabo AE. Determine a foradearrastonocascoeatensonocaboAC.

2 Determine o peso mximo que pode ser sustentado pelo sistema de correntes da figura de modo a no se exceder a uma fora de 450N na corrente AB e de 480N na correnteAC.

3 Dois cabos esto atados em C, onde aplicada uma carga. Determine as traes emACeBC

ForasnoEspao
Atopresentemomentoabordamosexemplosqueenvolviampartculas submetidas aplicao de foras coplanares. Estudamos o mtodo de soma das componentesortogonaisobtidaspordecomposiovetorial. Para estudarmos resultante de varias foras concorrentes no espao utilizaremos destemtodoacrescidoapenasdemaisumadireo(eixoz). Assim, quando tratada no espao (trs dimenses) a fora dever ser representada comocomposiodetrsvetoresnasdireesdosvetoresunitriosi,jek. Consideremos uma fora F aplicada na origem O de um sistema de coordenadas x, y e z. Para definir a direo de F, podemos desenhar o plano vertical OBAC, mostrado na Figura,quecontmF.

A Fora F pode ser decomposta em uma componente vertical Fy e uma componente horizontalFh F = F cos Fh = Fsen y y y Mas Fh pode ser decomposta em duas componentes cartesianas Fx e Fz, segundo os eixosxez.Fazemosissonoplanoxz.Obtemosassim:

Fx = Fh cos = Fsen y cos Fz = Fh sen = Fsen y sen AplicandooteoremadePitgorasaostringulosOABeOCDtemos:

LembresequeOBeBAsoperpendiculalesentresi. OmesmoparaODeDC,quetambmsoperpendiculares. EliminandoFhdasequaesacima,substituindo,temos: 2 2 2 2 2 2 F = F + F + F F = F + F x y z x y Fesuascomponentes:Fx,Fy,Fz

+ Fz

F x Fy Fz

= F cos x = F cos y = F cos z

Ostrsngulosx,y,zdefinemasdireesdaforaF.Somaiscomumenteusados do que os angulosy e anteriormente apresentados. Os cosenos dex,y,z so conhecidoscomooscosenosdiretoresdaforaF. Introduzindo os vetores unitrios i, j, k, orientados segundo os eixos x, y, z respectivamente,podemosescreverFcomo:

r r r F = Fx i + Fy j + Fz k Exemplo1 Uma fora de 500 N forma ngulos de 60o, 45o, 120o, respectivamente, com os eixos x,y,z.DetermineascomponentesFx,FyeFzdafora Soluo:dasequaesabaixo Fx = F cos x F = F cos y y Fz = F cos z PodemosescreverFtambmcomo:

Que mostra que a fora F pode ser expressa como um produto escalar de F pelo vetor :

Segue que as componentes do vetor unitrio so, respectivamente iguais aos co senosdiretoresdalinhadeaodaforaF: Devemos observar que o valor dos 3 ngulos x, y, e z no so independentes. Levando em conta que a soma dos quadrados das componentes de e igual ao quadradodeseumoduloescrevemos: Substituindox,y,ez DadasascomponentesFx,Fy,eFzdeumaforaF,omdulodeFpodeserobtidopor: 2 2 2 2 2 2 F 2 = Fx + Fy + Fz F = Fx + Fy + Fz E as componentes de F podem ser resolvidas pelos cosenos diretores, assim como os ngulosquecaracterizamadireodeF: Exemplo2 Uma fora F tem componentes Fx=100 N, Fy=150 N e Fz=300 N. Determine seu moduloFeosngulosx,yezqueelaformacomoseixoscoordenados. Foradefinidaporseumduloedoispontosdesualinhadeao:

Em vrias situaes os ngulos diretores so apresentados de maneira implcita em sistemas tridimensionais de fora. Nestes casos h a necessidade de se representar a fora a partir de coordenadas cartesianas. Assim, a fora estar sendo representada porseumduloedoispontosdesualinhadeaodispostosnoespao. ConsideremosovetoMN,queligaospontosMeNequetemomesmosentidoqueF. Representando suas componentes escalares por dx, dy, e dz, respectivamente, ecrevemos: O vetor unitrio ao longo da linha de ao de F (isto e, alo longo de MN) pode ser obtido dividindose o vetor MN por seu mdulo MN. Utilizando a equao acima e observandoqueMNigualdistnciaddeMeN,escrevemos:

LembrandoqueFigualaoprodutodeFpor,temse:

DoqueseguequeascomponentesescalaresdeFso: Fd x Fx = d Fd y F = y d Fd z F = z d Essas equaes simplificam a determinao das componentes de uma fora F, dada a intensidadeF, quando alinha deaco e definidapor dois pontos M e N. Subtraindo as coordenadasdeMdasdeN,determinamosinicialmenteascomponentesdovetorMN eadistnciaddeMaN:

d cos = x ; x d dy ; cos y = d dz cos = z d

AdiodeForasConcorrentesnoEspao
Determinaremos a resultante R de duas ou mais foras no espao pela soma de suas componentes cartesianas. Os mtodos grficos e trigonomtricos no so geralmente prticos no caso de foras no espao. Aqui seguiremos o mtodo de somar as foras coplanares,comojestudamosnocasobidimensional. r r R= F Decompondocadaforaemsuascomponentescartesianas,escrevemos:

Dessaequaopodemosescreverque: Fx Rx = Ry = Fy R = Fz z OmodulodaresultanteReosangulosx,y,ezpodemserobtidos:

R cos x = x Rx = R cos x R Ry R y = R cos y cos = y R = R cos R z z R cos z = z R Exemplo1 O cabo de sustentao de uma torre est ancorado por meio de um parafuso em A. A trao no cabo de 2500 N. Determinar: (a) as componentes Fx. Fy, e Fz da fora que atuasobreoparafuso,(b)0sngulosx,y,ezquedefinemadireodafora.

Exemplo2 Uma placa de concreto prmoldado temporariamente sustentada pelos cabos da figura.Conhecendoastraesde4200N,nocaboAB,e6000NnocaboAC,determine omoduloe adireodaresultantedasforasaplicadaspeloscabosABeACnaestaca fixaemA. m 8 ,1 0 D

Paracasa: Exemplo3 Determine: (a) As componentes cartesianas da fora de 900 N e (b) Os ngulosx,y, ezqueaforaformacomoseixoscoordenados.Faaomesmoparaaforade1890 N.

ListadeExerccios4
1OcaboAB,de19,5m,estsujeitoaumatraode19.500N.Determine: (a)ascomponentescartesianasdaforaaplicadapelocaboB (b)osngulosx,y,ezquedefinemadireodaforaaplicadaemB.

2 No desenho acima, o cabo AC, de 21 m, est sujeito a uma trao de 26.250 N. Determine: (a)ascomponentescartesianasdaforaexercidapelocaboemC; (b)osngulosx,y,ezquedeterminamadireodaforaaplicadaemC. 3NabarraAOaplicadaumacargaP.SabendoqueatraonocaboABde850Ne quearesultantedacargaPedasforasaplicadaspeloscabosemAdeveteradireo deAO,determineatraonocaboAC.

4Nascondiesdadasnoproblemaacima,determineomdulodacargaP.

EquilbriodeumPontoMaterialnoEspao
Dizse que uma partcula, em nosso caso o mais adequado um corpo, est em equilbrioquandoaresultantedetodasasforasqueatuamsobreela,ouelenula.A partcula ou corpo ento permanecer em repouso (se originalmente em repouso) ou se mover a uma velocidade constante em linha reta (se originalmente em movimento). Para resolver um problema que envolva uma partcula em equilbrio, primeiro devemos traar um diagrama de Corpo Livre da partcula, mostrando todas as foras queatuamsobreela. Quando uma partcula est em equilbrio no espao tridimensional, devemse usar as trsequaesdeequilbrio: Exemplos: Exemplo1 Um cilindro de 200 kg pendurado por meio de dois cabos, AB e AC, amarrados ao topo de uma parede vertical. Uma fora P, horizontal e perpendicular parede, mantm o peso na posio ilustrada. Determinar a intensidade de P e a trao em cadacabo.

Soluo

Exemplo2 Uma caixa est suspensa por 3 cabos, como ilustrado. Determine o peso P da caixa sabendoqueatraonocaboADde4.620N.

Exemplo3tentativaalunos DeterminaropesoPdacaixaacimasabendoqueatraonocaboAB6.890N.

ListadeExerccios5 1 Trs cabos so usados para amarrar um balo, tal como mostra a ilustrao. Determine a fora vertical P exercida pelo balo em A, sabendo que a trao em AB 270N.

2OconjuntodeapoiosmostradonailustraoaparafusadonolocalemB,CeD,e sustenta uma fora P para baixo em A. Sabendo que as foras nos elementos AB, AC e ADsodirigidasaolongodeseusrespectivoselementosequeaforanoelementoAB de146N,determineaintensidadedeP.

CORPOSRGIDOS:SISTEMASEQUIVALENTEDEFORAS
Introduo: At o momento, considerouse que cada corpo poderia ser tratado como um ponto material. No entanto, nem sempre isso e possvel e, de maneira geral, um corpo deve ser tratado como um conjunto de grande nmero de pontos materiais. O tamanho do corpodeverserlevadoemconsiderao,emvirtudedofatodeasforasatuaremem pontosdiferentese,portanto,teremdiferentespontosdeaplicao. CorpoRgido: Diferentemente de uma partcula o corpo rgido dotado de dimenses que podero ser importantes para a determinao das foras externas envolvidas nos sistemas de fora. A maioria dos corpos tratados na mecnica elementar so supostos rgidos,

considerandose como corpo rgido aquele que no se deforma. As estruturas e as maquinas reais, no entanto, nunca so absolutamente rgidas e deformamse sob as cargasaqueestosubmetidas.Masnormalmente,estasdeformaessopequenase no alteram sensivelmente as condies de equilbrio ou de movimento da estrutura emestudo.Soimportantes,noentanto,quandohriscosderupturadaestrutura, sendoestudadasemresistnciasdosmateriais. Neste captulo estudaremos o efeito de foras aplicadas em um corpo rgido e aprenderemoscomosubstituirumdadosistemadeforasporumsistemaequivalente maissimples. Alguns conceitos importantes sero vistos com mais detalhes no decorrer deste captulo: Princpio da Transmissibilidade, Momento de uma fora em relao a um ponto, Momento de uma fora em relao a um eixo, Binrio ou sistema de foras Binrio. ForasInternaseExternas Asforasqueatuamemcorposrgidospodemserclassificadasemdoisgrupos: 1ForasExternas 2ForasInternas 1 Foras Externas: representam a ao de outros corpos sobre o corpo rgido considerado.Causaroomovimentoouapermannciaemrepousodocorpo. 2 Foras Internas: so as que mantm unidos os pontos materiais que formam o corporgido. Nesse momento, ns estaremos nos preocupando apenas com as foras externas que agemsobreocorpo. Como exemplo de foras externas, consideraremos as foras que atuam sobre um caminhoavariadoqueestsendopuxadoparafrentepormeiodeumacordaatada frenteaoprachoquedianteiro.

Asforasqueatuamnocaminhosorepresentadasnumdiagramadecorpolivre.

Consideremos inicialmente o peso do caminho. Embora o efeito da atrao da terra se verifique para cada um dos pontos materiais constituintes do caminho, o peso pode ser representado por uma nica fora peso (W). O ponto de aplicao dessa fora,isto,opontonoqualnsconsideramosqueelaatua,chamadobaricentrodo caminho. Veremos em outro captulo, mais a frente, como determinar o baricentro de um determinado corpo. O peso W tente a fazer com que o caminho se desloque verticalmenteparabaixo,isto,cairiasenofosseapresenadosolo. Osolose ope ao movimento por intermdio das reaes R1 e R2. Essas foras so exercidas pelo solo sobre o caminho e devem ser includas entre as foras externas que atuam no veculo.Os homensquepuxamacordaexercemumaforaF.Opontodeaplicaode F est no prachoque dianteiro. Essa fora tende a fazer que o caminho se mova para a frente, segundo uma linha reta (a resistncia do rolamento foi desprezada para simplificar). PrincpiodaTransmissibilidadeForasEquivalentes O princpio da Transmissibilidade estabelece que as condies de equilbrio ou de movimento de um corpo rgido permanecem inalteradas se uma fora F, que atua em um dado ponto do corpo rgido, substituda por uma fora F de mesmo mdulo, direo e sentido, mas que atua num ponto diferente, desde que as duas foras tenham a mesma linha de ao. As duas foras F e F tm o mesmo efeito sobre o corpo rgido e so chamadas de equivalentes. Esse princpio, que estabelece o fato de a ao de uma fora poder ser transmitida ao longo de sua linha de ao, consequnciadedemonstraoexperimental.

Anteriormente, vimos que as foras que atuavam sobre uma partcula podiam ser representadas por vetores. Esses vetores tinham um ponto de aplicao bem definido a saber, a prpria partcula e, desse modo, eram vetores fixos. No caso de foras queatuamsobreumcorporgido,porm,opontodeaplicaodaforanomaisto importante, desde que a linha de ao permanea inalterada. Logo, foras que atuam sobre um corpo rgido podem ser representadas por um tipo diferente de vetor, denominado de vetor deslizante, pois as foras so livres para deslizar ao longo de suaslinhasdeao.

Retornando ao exemplo do caminho, observamos que a linha de ao de F uma linha horizontal que passa atravs de ambos os prachoques, dianteiro e traseiro, como mostrado na figura acima. Aplicando o princpio da transmissibilidade, podemos entosubstituirFporumaforaequivalenteFqueatuasobreoprachoquetraseiro. Em outras palavras, as condies de movimento no so afetadas e todas as outras foras externas que atuam sobre o caminho (W, R1, R2) permanecem inalteradas se as pessoas empurrarem pelo prachoque traseiro em vez de puxar pelo prachoque dianteirodocaminho. ProdutoVetorial Definiogeomtricadeumprodutovetorial Em matemtica, o produto vetorial uma operao binria sobre vetores em um espao vetorial. Pode ser denominado tambm como produto externo. Seu resultado difere do produto escalar por ser tambm um vetor, ao invs de um escalar. Seu principal uso baseiase no fato que o resultado de um produto vetorial sempre perpendicularaambososvetoresoriginais. No texto a seguir,os vetores sero indicados atravs de letras em negrito e os seus mdulos, atravs das mesmas letras sem o negrito. Exemplo: u indicar o mdulo do vetoru.

ConsideredoisvetoresuevpertencentesaoespaoR3. Definese o Produto Vetorial u x v como sendo um terceiro vetor w, com as seguintes caractersticas: a)omdulodeww=|uxv|=u.v.sen,ondeonguloformadopelosvetoresu ev. b)adireodewperpendicularaoplanodosvetoresuev. c)osentidodovetorw=uxvdadopelaregradamodireita. Notasimportantes: 1_oprodutovetorialtambmdenominadoprodutoexterno. 2 _ do item (c) da definio dada, concluise que uxv = (vxu), ou seja, o produto vetorialumaoperaonocomutativa. 3_se=0,ouseja,osvetoresuevsoparalelos,omdulodovetorw=uxvser w=u.v.sen0=u.v.0=0e,portanto,ovetorw=uxvserovetornulo. Observeentoqueoprodutovetorialdedoisvetorespodesernulo,semquepelo menosumdosvetoressejanulo;bastaqueelessejamparalelos. 4_se=90,ouseja,osvetoresuevsoperpendiculares,omdulodovetor w=uxvserw=u.v.sen90=u.v.1=u.v 5Lembrandodosvetoresunitrios(ouseja,demduloiguala1)doespaoR3,i,jek, osquaissoperpendicularesentresidoisadois,e,baseadosnasnotas(3)e(4)acima, podemosescreverasseguintesigualdadesrelativasaosprodutos vetoriaisdosvetores unitriosi,jek:

6_Paramelhorentenderatabelaacima,bastalembrarquevetoresparalelospossuem produtovetorialnulo(todovetorparaleloasiprprioeportanto,i//i,j//jek//k)e tambmlembrarqueosvetoresi,j,ksoperpendicularesentresidoisadois.

produtovetorialuxv.Assim,S=|uxv| ExpressoCartesianadoProdutoVetorial: Dadososvetores:

7_Areadoparalelogramoconstrudoapartirdosvetoresuev,igualaomdulodo

Podemosentoescrever: Aexpressoacimapodeserobtidaatravsdeumdeterminante:

Exemplo: Consideremos,nafiguraaseguir,oparalelogramoABCDeABCC:

SeSeSsoasreasdosparalelogramosABCDeABCC,respectivamente.Temos:

MOMENTODEUMAFORAEMRELAOAUMPONTO:

Vx = PyQz PzQy Vy = PzQx PxQz Vz = PxQy - PyQx

Consideremos a fora F que atua num corpo rgido. Como sabemos a fora F representadaporumvetorquedefineseumdulo,direoesentido.Contudooefeito da fora sobre o corpo rgido depende, tambm, de seu ponto de aplicao A. A posio de A pode serdefinida pelo vetor r, que une o ponto de referncia fixo O com A.EssevetorconhecidocomovetorposiodeA. OvetorposioreaforaFdefinemoplanomostradonafiguraacima. DefiniremosoMomentodeumaforaFemrelaoaOcomosendooprodutovetorial dereF:

Deacordocomadefiniodoprodutovetorial,omomentoModeveserperpendicular aoplanoquecontemOeaforaF.OsentidodeModefinidopelosentidodarotao que faria o vetor r alinharse com o vetor F. Essa relao seria antihorria por um observador localizado na extremidade de Mo. Outra maneira de definir o sentido de Mofornecidapelaregrademodireita. Finalmente, denominando o ngulo entre as linhas de ao do vetor posio r e da foraF,encontramosqueomodulodomomentodeFemrelaoaO:

Onde d representa a distncia perpendicular de O at a linha de ao de F. Como a tendncia de uma fora F de fazer um corpo rgido girar em torno de um eixo fixo perpendicular fora depende da distncia de F desse eixo bem como da intensidade de F, notamos que a intensidade de Mo mede a tendncia de uma fora F de fazer o corpo rgido girar em

tornodeumeixofixodirigidoaolongodeMo. Veremos que o momento Mo de uma fora F de intensidade, direo e sentidos conhecidos define completamente a linha de ao de F. De fato, a linha de ao de F deve estar em um plano que contm O e ser perpendicular ao momento Mo. sua distncia d de O deve ser igual ao quociente Mo/F das intensidade de Mo e F; e o

sentido de Mo determina se a linha de ao de F deve ser traada de um lado ou de outrodopontoO. O mdulo de Mo medea tendnciade a foraFfazer ocorpo rigido girar em tornode umeixofixosegundoMo. Relembrando o princpio da transmissibilidade, que estabelece que duas foras F e F so equivalentes se possurem mesmo mdulo, mesma direo, o mesmo sentido e a mesmalinhadeao. Podemos reformular e dizer que duas foras so equivalentes se, e somente se, forem iguais, isto , possurem mesmo mdulo, mesma direo, o mesmo sentido, mesma linhadeaoeainda,momentosiguaisemrelaoaumpontoO. TeoremadeVarignon Podemos usar a propriedade distributiva do produto vetorial para determinar o momento da resultante de diversas foras concorrentes. Se diversas foras, F1, F2, F3... esto aplicadas em um mesmo ponto A, e se denominarmos r o vetor posio de A,conclumosdapropriedadedistributivaque:

Em palavras: o momento em relao a um dado ponto O da resultante de diversas foras concorrentes igual a soma dos momentos das vrias foras em relao ao mesmoponto. EssapropriedadeconhecidacomoTeoremadeVarignon.

ComponentesCartesianasdoMomentodeumaFora
Em geral, a determinao do momento de uma fora no espao ser simplificada consideravelmente se a fora e o vetorposio de seu ponto de aplicao forem decompostosemcomponentescartesianasx,y,z.

Consideremos, por exemplo, o momento Mo em relao a O, de uma fora F de componentes Fx, Fy e Fz, aplicada a um ponto A, de coordenadas x, y, z. Observando queascomponentesdovetorposiorso,respectivamente,iguaisscoordenadasx, y,zdopontoA,escrevemos:

r Mo = x Fx

r i

r j y Fy

r k z Fz

OndeascomponentesMx,MyeMzsodefinidaspelasrelaes:

r M x = yFz zFy

r M y = zFx xFz

r M z = xFy yFx

Para calcular o momento MB em relao a um ponto qualquer B, da fora F aplicada em A, devemos substituir o veto r posio na equao pelo veto BA. Esse vetor o vetorposio de A em relao a B, que ser representado por rA/B. Observando que rA/BpodeserobtidopelasubtraoderArB:

r i r M o = x Fx

r j y Fy

r k z Fz

x = x A x B

y = y A y B

z = z A z B

Ondex,yezsoascomponentesdovetorrA/B. Aplicaoemproblemasenvolvendo2dimenses: Exemplos: Ex.1Uma foraverticalde500Neaplicadaextremidadedeumamanivelafixadaa um eixo em O. Determinar: (a) o momento da fora de 500 N em relao a O. (b) a intensidade da fora horizontal aplicada em A que produz o mesmo momento em relao a O, (c) a menor fora aplicada em A que produz o mesmo momento em relao a O, (d) a distncia a que uma fora vertical de 1200 N dever estar do eixo

para gerar o mesmo momento em relao a O, (e) se alguma das foras obtidas nos itens,b,c,dequivalenteforaoriginal.

Soluo:resoluoemsala Ex.2 Uma fora de 800 N aplicada como ilustrado. Determine o momento da fora emrelaoaB.

Soluo:resoluoemsaladeaula.

PRODUTOMISTODE3VETORES:

r r r S ( P Q)

Uma interpretao geomtrica simples pode ser dada pelo produto misto de S, P e Q. Vamos lembrar que o vetor P x Q perpendicular ao plano que contm P e Q e que seumduloigualareadoparalelogramoconstrudosobrePeQ. O produto misto , portanto, igual em valor absoluto, ao volume do paraleleppedo quetemcomoarestasS,P,eQ.

Podemos verificar que o sinal do produto misto ser positivo, se S, P, e Q formarem um triedro positivo e ser negativo se formarem um triedro negativo. S . (P x Q) ser negativosearotao,quetornaPcolinearcomQ,observadadaextremidadedeS,for nosentidohorrio. Comooparalelogramodefinidonopargrafoprecedenteindependentedaordemna qual so tomados os trs vetores,os seis produtos mistos que podemser obtidos com S, P, e Q tero todos o mesmo valor absoluto, ou seja, em mdulo, embora, no o mesmosinal.

ExpressemosagoraoprodutomistodosvetoresS,P,eQemtermosdascomponentes cartesianasdesses vetores. Denominando P x Q de V, teremos, para o produto escalar deSeV: SubstituindoovetorVporsuascomponentes,jcalculadasanteriormente,obtemos:

Vx = PyQz PzQy Vy = PzQx PxQz Vz = PxQy - PyQx

Podemos escrever essa expresso na forma de um determinante, facilitando a forma deescrevla.

Sx r r r S ( P Q ) = Px Qx

Sy Py Qy

Sz Pz Qz

MOMENTODEUMAFORAEMRELAOAUMEIXODADO: Agora podemos falar do momento de uma fora em relao a um eixo. Consideremos uma forca F que atua em um corpo rgido e o momento dessa fora em relao a O. Seja OL um eixo que passa por O; definimos o momento MOL de F em relao a OL comosendoaprojeoOCdomomentoMOsobreoeixoOL.

Denominando o vetor unitrio segundo OL e sabendo que a projeo de MO sobre o eixoOLpodeserescritocomo:

M OL = M OL
e

M OL

r r = rF
r r = (r F )

assim:

M OL = M OL

que mostra ser o momento MOL de F em relao ao eixo OL o escalar obtido pelo produtomistode,r,eF.EscrevendoMOLnaformadeumdeterminante:

x
M OL = x Fx

y
y Fy

z
z Fz
onde,

x,y,z=CosenosdiretoresdoeixoOL x,y,z=coordenadasdopontodeaplicaodeF. Fx,Fy,Fz=ComponentesdaforaF. O significado fsico do momento MOL de uma fora F em relao a um eixo fixo OL ir tornase mais claro se decompusermos F em duas componentes ortogonais F1 e F2, sendo F1 paralela a OL e F2 situada em um plano P normal a OL. Decompondo, analogamenteremduascomponentes,r1er2,substituindoFer,obtemos:

Observando que todos os produtos vetoriais que envolvem vetores coplanares so nulos,entorestaapenas:

O produto vetorial r2 x F2 perpendicular ao plano P e representa o momento da componente F2 de F em relao ao ponto Q, onde OL intercepta P. Portanto o escalar MOL, que ser positivo se r2 x F2 e OL tiverem o mesmo sentido, e negativo em caso contrrio, mede a tendncia de F2 fazer girar o corpo rgido ao redor do eixo fixo OL. Como a outra componente F1 de F no tende a fazer girar o corpo ao redor de OL, conclumosqueomomentoMOLdeFmedeatendnciadaforaFdeproduzirnocorpo rgidoummovimentoderotaoemrelaoaoeixoOL. Segue, da definio do momento de uma fora em relaoa um eixo, que o momento de F em relao a um dos eixos coordenados igual a componente de MO segundo esse eixo. Substituindo sucessivamente por cada um dos vetores i, j, k na equao

M OL = M OL

r r = (r F ) , verificamos que as expresses assim obtidas

para os momentos de F em relao aos eixos coordenados so, respectivamente, iguais s expresses obtidas anteriormente para as componentes do momento MO de FemrelaoaO.

r M x = yFz zFy

r M y = zFx xFz

r M z = xFy yFx

Os momentos Mx, My e Mz de F em relao aos eixos coordenados medem a tendnciadessaforaproduzirnocorpoummovimentoderotaoaoredordoseixos x,y,ez,respectivamente. Demaneirageral,omomentodeumaforaFaplicadaemA,emrelaoaumeixoque no passa pela origem, obtido escolhendose um ponto arbitrrio B sobre o eixo e determinandoseaprojeosobreoeixoBLdomomentoMBdeFemrelaoaB.

Onde rA/B = rA rB representa o vetor que liga B a A. Escrevendo MBL na forma de um determinante,temos:

x
M BL = x Fx

y
y Fy

z
z Fz

onde,x,yez=cossenosdiretoresdoeixoBL x=xAxB;y=yAyB;z=zAzB Fx,FyeFz=ComponentesdaforaF.

Exemplos: 1 Um cubo de aresta a submetido a uma fora P, como ilustrado. Determinar o momento de P (a) em relao aresta AB, (b) em relao diagonal AG do cubo. (d) utilizandooresultadodaparte(c),determineadistnciadeAGaFC.

Soluoemsaladeaula: 2 A fora F = (40i +20j +10k) N atua no ponto A mostrado na figura. Determine os momentosdessaforaemrelaoaoseixosxea.

Soluoemsaladeaula:

You might also like