You are on page 1of 17

Tomografia Computadorizada e Ressonncia Magntica Nuclear

Pblico-alvo: Tcnicos em Radiologia


O curso tem como objetivo proporcionar ao profissional de radiologia, formao especfica na rea de imagenologia, sobretudo no setor de tomografia computadorizada e ressonncia magntica nuclear. Oferece amplo conhecimento tcnico, possibilitando o desenvolvimento de tcnicas diversas de imagem do corpo humano, desde protocolos bsicos a exames mais elaborados que auxiliam a equipe mdica no processo de investigao de novas patologias, contudo, desenvolve um perfil tico, profissional, humano e cristo, comprometido com a proteo e promoo da vida, de acordo com o carisma e misso das Irms Marcelinas. Proporciona especializao aos egressos, desenvolvendo competncias que lhes permitam exercer sua profisso com responsabilidade e eficcia de forma especifica, dentro dos princpios da tica profissional. Tem a finalidade de capacitar o profissional, como parte integrante da equipe de sade, onde realizar procedimentos em tomografia computadorizada e ressonncia magntica nuclear, tornando possvel o diagnstico de patologias diversas, que so primordiais para a concluso do diagnstico mdico, e juntamente com esta equipe, atuar na promoo de sade e preveno de doenas.

REA DE ATUAO
Esse profissional poder desenvolver atividades especificamente no setor de tomografia computadorizada e/ou ressonncia magntica nuclear, em clnicas, hospitais e centros de diagnsticos por imagem. Estrutura Curricular MDULO 1 Tomografia Computadorizada Contedo: Bases Fsicas e Tecnolgicas da Tomografia Protocolos de Aquisio de imagens Atividades Prticas Monitoradas MDULO 2 Ressonncia Magntica Contedo:

Bases Fsicas e Tecnolgicas da Ressonncia Magntica Protocolos de Aquisio de imagens Atividades Prticas Monitoradas Anatomia morfolgica e tomogrfica Patologia Protocolo Manipulao de Imagens Tecnologia da Tomografia Computadorizada

De que trata o curso de Tomografia Computadorizada: Em se tratando de curso de atualizao profissional e considerando as habilidades concernentes formao profissional do aluno,ao concluir integralmente o curso o aluno dever estar capacitado a:

Identificar a estrutura e organizao do sistema de sade pblica e situar a radioimaginologia e a sua especialidade nesse contexto. Aplicar princpios e normas de higiene e sade pessoal, ambiental e do trabalho no exerccio das suas funes. Interpretar e aplicar a legislao referente aos direitos do usurio da radiologia e dos que dependem da aplicao da radiao ionizante. Interpretar e aplicar normas do exerccio profissional e tico que regem a conduta do profissional de sade e, em especial, da radiologia, contextualizandoas Poltica Nacional de Sade vigente e ao cdigo de defesa do consumidor. Identificar e avaliar rotinas administrativas e de recursos humanos, protocolos de trabalho, segurana do trabalho, radioproteo, instalaes e equipamentos voltados ao campo de atuao da radiologia, de acordo com a sua especialidade. Orientar/educar os clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a prpria sade, transmitindo os conhecimentos especficos em cada caso, no que se refere, especialmente, sade e Radioimaginologia. Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuao nas especialidades da radiologia, para fins estatsticos, de pesquisa cientfica de interesse da especialidade e da sade pblica. Auxiliar a equipe de sade em casos de intercorrncias e de prestao dos primeiros socorros em situaes de emergncia, quando necessrio. Estar apto a atuar, sob superviso, em pesquisa, ensino, superviso, preceptoria de estgios, suporte administrativo e de radioproteo, na radiologia e, especialmente, na sua especialidade. Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de sade pblica vigente, assumindo a referncia profissional e da sua especialidade perante as equipes multidisciplinares de trabalho. Estar apto a realizar as tcnicas indicadas para a realizao de exames, tratamentos, ou procedimentos prescritos na sua rea de atuao, de acordo com as competncias curriculares.

Proceder e executar com segurana tcnicas e atribuies que lhes so atribudas por lei, por resolues do Conselho de classe, e de acordo com a tica profissional e com as normas de humanizao do atendimento. Aplicar, com eficcia e segurana, os seus conhecimentos tericos e sua destreza prtica, utilizando os equipamentos, aparelhagem e material afim, objetivando as vantagens dos procedimentos aos clientes no apoio s equipes mdicas. Estar apto execuo das atribuies que lhes sero legalmente conferidas, com segurana, zelo, presteza e economia, especialmente na sua especialidade tcnica.

Voltar ao topo

Pr-matrculas

Faa J sua Pr-matrcula


Atravs deste formulrio voc poder fazer sua pr-matrcula na Escola Tcnica CENIB. A principal funo desta para que entremos em contato a fim de fornecermos maiores informaes sobre o curso em questo. Informamos ainda que a sua matrcula ser confirmada somente aps a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrio presencial no curso. Preencha o formulrio e faa j sua pr-matrcula
caso tenha problemas em abrir a janela

Voltar ao topo

Documentao para inscrever-se

Requisitos para ingresso


Caso possua Carteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR:

Cdula de identidade profissional. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida

Curso de Atualizao e Aprimoramento Tcnico em Ressonncia Magntica

De que trata o curso de Ressonncia Magntica: Em se tratando de curso de atualizao profissional e considerando as habilidades concernentes formao profissional do aluno,ao concluir integralmente o curso o aluno dever estar capacitado a:

Identificar a estrutura e organizao do sistema de sade pblica e situar a radioimaginologia e a sua especialidade nesse contexto. Aplicar princpios e normas de higiene e sade pessoal, ambiental e do trabalho no exerccio das suas funes. Interpretar e aplicar a legislao referente aos direitos do usurio da radiologia e dos que dependem da aplicao da radiao ionizante. Interpretar e aplicar normas do exerccio profissional e tico que regem a conduta do profissional de sade e, em especial, da radiologia, contextualizandoas Poltica Nacional de Sade vigente e ao cdigo de defesa do consumidor. Identificar e avaliar rotinas administrativas e de recursos humanos, protocolos de trabalho, segurana do trabalho, radioproteo, instalaes e equipamentos voltados ao campo de atuao da radiologia, de acordo com a sua especialidade. Orientar/educar os clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a prpria sade, transmitindo os conhecimentos especficos em cada caso, no que se refere, especialmente, sade e Radioimaginologia. Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuao nas especialidades da radiologia, para fins estatsticos, de pesquisa cientfica de interesse da especialidade e da sade pblica. Auxiliar a equipe de sade em casos de intercorrncias e de prestao dos primeiros socorros em situaes de emergncia, quando necessrio. Estar apto a atuar, sob superviso, em pesquisa, ensino, superviso, preceptoria de estgios, suporte administrativo e de radioproteo, na radiologia e, especialmente, na sua especialidade. Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de sade pblica vigente, assumindo a referncia profissional e da sua especialidade perante as equipes multidisciplinares de trabalho. Estar apto a realizar as tcnicas indicadas para a realizao de exames, tratamentos, ou procedimentos prescritos na sua rea de atuao, de acordo com as competncias curriculares. Proceder e executar com segurana tcnicas e atribuies que lhes so atribudas por lei, por resolues do Conselho de classe, e de acordo com a tica profissional e com as normas de humanizao do atendimento. Aplicar, com eficcia e segurana, os seus conhecimentos tericos e sua destreza prtica, utilizando os equipamentos, aparelhagem e material afim, objetivando as vantagens dos procedimentos aos clientes no apoio s equipes mdicas. Estar apto execuo das atribuies que lhes sero legalmente conferidas, com segurana, zelo, presteza e economia, especialmente na sua especialidade tcnica.

Voltar ao topo

Pr-matrculas

Faa J sua Pr-matrcula


Atravs deste formulrio voc poder fazer sua pr-matrcula na Escola Tcnica CENIB. A principal funo desta para que entremos em contato a fim de fornecermos maiores informaes sobre o curso em questo. Informamos ainda que a sua matrcula ser confirmada somente aps a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrio presencial no curso. Preencha o formulrio e faa j sua pr-matrcula
caso tenha problemas em abrir a janela

Voltar ao topo

Documentao para inscrever-se

Requisitos para ingresso


Caso possua Carteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR:

Cdula de identidade profissional. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida

Curso de Atualizao e Aprimoramento Tcnico em Mamografia e Densitometria ssea


De que trata o curso de Mamografia e Densitometria ssea: Em se tratando de curso de atualizao profissional e considerando as habilidades concernentes formao profissional do aluno,ao concluir integralmente o curso o aluno dever estar capacitado a:

Identificar a estrutura e organizao do sistema de sade pblica e situar a radioimaginologia e a sua especialidade nesse contexto. Aplicar princpios e normas de higiene e sade pessoal, ambiental e do trabalho no exerccio das suas funes. Interpretar e aplicar a legislao referente aos direitos do usurio da radiologia e dos que dependem da aplicao da radiao ionizante.

Interpretar e aplicar normas do exerccio profissional e tico que regem a conduta do profissional de sade e, em especial, da radiologia, contextualizandoas Poltica Nacional de Sade vigente e ao cdigo de defesa do consumidor. Identificar e avaliar rotinas administrativas e de recursos humanos, protocolos de trabalho, segurana do trabalho, radioproteo, instalaes e equipamentos voltados ao campo de atuao da radiologia, de acordo com a sua especialidade. Orientar/educar os clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a prpria sade, transmitindo os conhecimentos especficos em cada caso, no que se refere, especialmente, sade e Radioimaginologia. Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuao nas especialidades da radiologia, para fins estatsticos, de pesquisa cientfica de interesse da especialidade e da sade pblica. Auxiliar a equipe de sade em casos de intercorrncias e de prestao dos primeiros socorros em situaes de emergncia, quando necessrio. Estar apto a atuar, sob superviso, em pesquisa, ensino, superviso, preceptoria de estgios, suporte administrativo e de radioproteo, na radiologia e, especialmente, na sua especialidade. Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de sade pblica vigente, assumindo a referncia profissional e da sua especialidade perante as equipes multidisciplinares de trabalho. Estar apto a realizar as tcnicas indicadas para a realizao de exames, tratamentos, ou procedimentos prescritos na sua rea de atuao, de acordo com as competncias curriculares. Proceder e executar com segurana tcnicas e atribuies que lhes so atribudas por lei, por resolues do Conselho de classe, e de acordo com a tica profissional e com as normas de humanizao do atendimento. Aplicar, com eficcia e segurana, os seus conhecimentos tericos e sua destreza prtica, utilizando os equipamentos, aparelhagem e material afim, objetivando as vantagens dos procedimentos aos clientes no apoio s equipes mdicas. Estar apto execuo das atribuies que lhes sero legalmente conferidas, com segurana, zelo, presteza e economia, especialmente na sua especialidade tcnica.

Voltar ao topo

Pr-matrculas

Faa J sua Pr-matrcula


Atravs deste formulrio voc poder fazer sua pr-matrcula na Escola Tcnica CENIB. A principal funo desta para que entremos em contato a fim de fornecermos maiores informaes sobre o curso em questo. Informamos ainda que a sua matrcula ser confirmada somente aps a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrio presencial no curso. Preencha o formulrio e faa j sua pr-matrcula

caso tenha problemas em abrir a janela

Voltar ao topo

Documentao para inscrever-se

Requisitos para ingresso


Caso possua Carteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR:

Cdula de identidade profissional. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida

Caso NO possuaCarteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR. :

Comprovante da formao profissional (diploma ou certido de concluso + histrico, assinados e carimbados pelo pelo Diretor(a) e Secretario(a) Escolar) como Tcnico ou Tecnlogo em Radiologia oriundo de Instituio regular no Sistema de Ensino vigente. Carta de estgio, assinada e carimbada pelo(a) Mdico(a), Tcnico(a) e ou Tecnlogo(a) em Radiologia. Cdula de identidade. CPF. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida.

Voltar ao topo

Estgio prtico supervisionado

Estgios
O estgio prtico supervisionado garantido. No cobramos taxas de estgio. Os campos de estgio referentes s diversas modalidades ou especialidades, inclusive curriculares, so formalizados atravs de convnios assinados entre as duas partes, atendendo s exigncias legais do Sistema de Ensino do Pas e destinam-se exclusivamente aos alunos dos cursos da Escola Tcnica Cenib, ou dos seus conveniados que, na sua implementao obedecero sistematicamente s clausulas contratuais de cada convnio celebrado. Algumas das Instituies conveniadas com o CENIB para a promoo de estgios so:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE IMAGEM PINHEIRO MACHADO SECRETARIA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS

HOSPITAL CENTRAL DO EXRCITO POLICLNICA DO EXRCITO REDE DOR CEDAF CENTRO DE DIAGNSTICO DR. ARMANDO FERREIRA SECRETARIA ESTADUAL DE SADE RJ HOSPITAL DR. BADIM HOSPITAL DA BENEFICINCIA ESPANHOLA MINISTRIO DA SADE NO RJ (NERJ-MS) REDE CDPI SAMCI SERVIO DE ASSISTNCIA MDICO CIRRGICA INFANTIL HOSPITAL DO IV CENTENRIO HOSPITAL ISRAELITA CLNICA RIO DE JANEIRO Voltar ao topo

Tabela de descontos e convnios em

Curso de Atualizao e Aprimoramento Tcnico em Densitometria ssea


De que trata o curso de Densitometria ssea: Em se tratando de curso de atualizao profissional e considerando as habilidades concernentes formao profissional do aluno,ao concluir integralmente o curso o aluno dever estar capacitado a:

Identificar a estrutura e organizao do sistema de sade pblica e situar a radioimaginologia e a sua especialidade nesse contexto. Aplicar princpios e normas de higiene e sade pessoal, ambiental e do trabalho no exerccio das suas funes. Interpretar e aplicar a legislao referente aos direitos do usurio da radiologia e dos que dependem da aplicao da radiao ionizante. Interpretar e aplicar normas do exerccio profissional e tico que regem a conduta do profissional de sade e, em especial, da radiologia, contextualizandoas Poltica Nacional de Sade vigente e ao cdigo de defesa do consumidor. Identificar e avaliar rotinas administrativas e de recursos humanos, protocolos de trabalho, segurana do trabalho, radioproteo, instalaes e equipamentos voltados ao campo de atuao da radiologia, de acordo com a sua especialidade. Orientar/educar os clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a prpria sade, transmitindo os conhecimentos especficos em cada caso, no que se refere, especialmente, sade e Radioimaginologia. Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuao nas especialidades da radiologia, para fins estatsticos, de pesquisa cientfica de interesse da especialidade e da sade pblica.

Auxiliar a equipe de sade em casos de intercorrncias e de prestao dos primeiros socorros em situaes de emergncia, quando necessrio. Estar apto a atuar, sob superviso, em pesquisa, ensino, superviso, preceptoria de estgios, suporte administrativo e de radioproteo, na radiologia e, especialmente, na sua especialidade. Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de sade pblica vigente, assumindo a referncia profissional e da sua especialidade perante as equipes multidisciplinares de trabalho. Estar apto a realizar as tcnicas indicadas para a realizao de exames, tratamentos, ou procedimentos prescritos na sua rea de atuao, de acordo com as competncias curriculares. Proceder e executar com segurana tcnicas e atribuies que lhes so atribudas por lei, por resolues do Conselho de classe, e de acordo com a tica profissional e com as normas de humanizao do atendimento. Aplicar, com eficcia e segurana, os seus conhecimentos tericos e sua destreza prtica, utilizando os equipamentos, aparelhagem e material afim, objetivando as vantagens dos procedimentos aos clientes no apoio s equipes mdicas. Estar apto execuo das atribuies que lhes sero legalmente conferidas, com segurana, zelo, presteza e economia, especialmente na sua especialidade tcnica.

Voltar ao topo

Pr-matrculas

Faa J sua Pr-matrcula


Atravs deste formulrio voc poder fazer sua pr-matrcula na Escola Tcnica CENIB. A principal funo desta para que entremos em contato a fim de fornecermos maiores informaes sobre o curso em questo. Informamos ainda que a sua matrcula ser confirmada somente aps a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrio presencial no curso. Preencha o formulrio e faa j sua pr-matrcula
caso tenha problemas em abrir a janela

Voltar ao topo

Documentao para inscrever-se

Requisitos para ingresso


Caso possua Carteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR:

Cdula de identidade profissional. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida

Caso NO possuaCarteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR. :

Comprovante da formao profissional (diploma ou certido de concluso + histrico, assinados e carimbados pelo pelo Diretor(a) e Secretario(a) Escolar) como Tcnico ou Tecnlogo em Radiologia oriundo de Instituio regular no Sistema de Ensino vigente. Carta de estgio, assinada e carimbada pelo(a) Mdico(a), Tcnico(a) e ou Tecnlogo(a) em Radiologia. Cdula de identidade. CPF. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida.

Voltar ao topo

Estgio prtico supervisionado

Estgios
O estgio prtico supervisionado garantido. No cobramos taxas de estgio. Os campos de estgio referentes s diversas modalidades ou especialidades, inclusive curriculares, so formalizados atravs de convnios assinados entre as duas partes, atendendo s exigncias legais do Sistema de Ensino do Pas e destinam-se exclusivamente aos alunos dos cursos da Escola Tcnica Cenib, ou dos seus conveniados que, na sua implementao obedecero sistematicamente s clausulas contratuais de cada convnio celebrado. Algumas das Instituies conveniadas com o CENIB para a promoo de estgios so:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE IMAGEM PINHEIRO MACHADO SECRETARIA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS HOSPITAL CENTRAL DO EXRCITO POLICLNICA DO EXRCITO REDE DOR CEDAF CENTRO DE DIAGNSTICO DR. ARMANDO FERREIRA SECRETARIA ESTADUAL DE SADE RJ HOSPITAL DR. BADIM HOSPITAL DA BENEFICINCIA ESPANHOLA MINISTRIO DA SADE NO RJ (NERJ-MS) REDE CDPI SAMCI SERVIO DE ASSISTNCIA MDICO CIRRGICA INFANTIL HOSPITAL DO IV CENTENRIO HOSPITAL ISRAELITA

CLNICA RIO DE JANEIRO

Curso de Atualizao e Aprimoramento Tcnico em Radiologia Odontolgica


De que trata o curso de Radiologia Odontolgica: Em se tratando de curso de atualizao profissional e considerando as habilidades concernentes formao profissional do aluno,ao concluir integralmente o curso o aluno dever estar capacitado a:

Identificar a estrutura e organizao do sistema de sade pblica e situar a radioimaginologia e a sua especialidade nesse contexto. Aplicar princpios e normas de higiene e sade pessoal, ambiental e do trabalho no exerccio das suas funes. Interpretar e aplicar a legislao referente aos direitos do usurio da radiologia e dos que dependem da aplicao da radiao ionizante. Interpretar e aplicar normas do exerccio profissional e tico que regem a conduta do profissional de sade e, em especial, da radiologia, contextualizandoas Poltica Nacional de Sade vigente e ao cdigo de defesa do consumidor. Identificar e avaliar rotinas administrativas e de recursos humanos, protocolos de trabalho, segurana do trabalho, radioproteo, instalaes e equipamentos voltados ao campo de atuao da radiologia, de acordo com a sua especialidade. Orientar/educar os clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a prpria sade, transmitindo os conhecimentos especficos em cada caso, no que se refere, especialmente, sade e Radioimaginologia. Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuao nas especialidades da radiologia, para fins estatsticos, de pesquisa cientfica de interesse da especialidade e da sade pblica. Auxiliar a equipe de sade em casos de intercorrncias e de prestao dos primeiros socorros em situaes de emergncia, quando necessrio. Estar apto a atuar, sob superviso, em pesquisa, ensino, superviso, preceptoria de estgios, suporte administrativo e de radioproteo, na radiologia e, especialmente, na sua especialidade. Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de sade pblica vigente, assumindo a referncia profissional e da sua especialidade perante as equipes multidisciplinares de trabalho. Estar apto a realizar as tcnicas indicadas para a realizao de exames, tratamentos, ou procedimentos prescritos na sua rea de atuao, de acordo com as competncias curriculares. Proceder e executar com segurana tcnicas e atribuies que lhes so atribudas por lei, por resolues do Conselho de classe, e de acordo com a tica profissional e com as normas de humanizao do atendimento. Aplicar, com eficcia e segurana, os seus conhecimentos tericos e sua destreza prtica, utilizando os equipamentos, aparelhagem e material afim, objetivando as vantagens dos procedimentos aos clientes no apoio s equipes mdicas.

Estar apto execuo das atribuies que lhes sero legalmente conferidas, com segurana, zelo, presteza e economia, especialmente na sua especialidade tcnica.

Voltar ao topo

Pr-matrculas

Faa J sua Pr-matrcula


Atravs deste formulrio voc poder fazer sua pr-matrcula na Escola Tcnica CENIB. A principal funo desta para que entremos em contato a fim de fornecermos maiores informaes sobre o curso em questo. Informamos ainda que a sua matrcula ser confirmada somente aps a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrio presencial no curso. Preencha o formulrio e faa j sua pr-matrcula
caso tenha problemas em abrir a janela

Voltar ao topo

Documentao para inscrever-se

Requisitos para ingresso


Caso possua Carteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR:

Cdula de identidade profissional. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida

Caso NO possuaCarteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR. :

Comprovante da formao profissional (diploma ou certido de concluso + histrico, assinados e carimbados pelo pelo Diretor(a) e Secretario(a) Escolar) como Tcnico ou Tecnlogo em Radiologia oriundo de Instituio regular no Sistema de Ensino vigente. Carta de estgio, assinada e carimbada pelo(a) Mdico(a), Tcnico(a) e ou Tecnlogo(a) em Radiologia. Cdula de identidade. CPF. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida.

Voltar ao topo

Estgio prtico supervisionado

Estgios
O estgio prtico supervisionado garantido. No cobramos taxas de estgio. Os campos de estgio referentes s diversas modalidades ou especialidades, inclusive curriculares, so formalizados atravs de convnios assinados entre as duas partes, atendendo s exigncias legais do Sistema de Ensino do Pas e destinam-se exclusivamente aos alunos dos cursos da Escola Tcnica Cenib, ou dos seus conveniados que, na sua implementao obedecero sistematicamente s clausulas contratuais de cada convnio celebrado. Algumas das Instituies conveniadas com o CENIB para a promoo de estgios so:

SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE IMAGEM PINHEIRO MACHADO SECRETARIA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS HOSPITAL CENTRAL DO EXRCITO POLICLNICA DO EXRCITO REDE DOR CEDAF CENTRO DE DIAGNSTICO DR. ARMANDO FERREIRA SECRETARIA ESTADUAL DE SADE RJ HOSPITAL DR. BADIM HOSPITAL DA BENEFICINCIA ESPANHOLA MINISTRIO DA SADE NO RJ (NERJ-MS)

Informtica em Radiologia
De que trata o curso de Informtica em Radiologia: A Informtica Mdica ou Informtica em Sade (em Ingls Medical Informatics) definida por Blois e Shortliffe (1990) como um campo de rpido desenvolvimento cientfico que lida com armazenamento, recuperao e uso da informao, dados e conhecimento biomdicos para a resoluo de problemas e tomada de deciso. Outra definio : A Sade uma das reas onde h maior necessidade de informao para a tomada de decises. A Informtica Mdica o campo cientfico que lida com recursos, dispositivos e mtodos para otimizar o armazenamento, recuperao e gerenciamento de informaes biomdicas. O crescimento da Informtica Mdica como uma disciplina deve-se, em grande parte: aos avanos nas tecnologias de computao e comunicao, crescente convico de que o conhecimento mdico e as informaes sobre os pacientes so ingerenciveis por mtodos tradicionais baseados em papel, e devido certeza de

que os processos de acesso ao conhecimento e tomada de deciso desempenham papel central na Medicina moderna. (http://www.thenewmedicine.med.br/sobre.htm) reas de Atuao :

Sistemas de Informao em Sade Pronturio Eletrnico do Paciente Telemedicina Sistemas de Apoio Deciso Processamento de sinais biolgicos Processamento de Imagens Mdicas Internet em Sade Padronizao da Informao em Sade

Voltar ao topo

Pr-matrculas

Faa J sua Pr-matrcula


Atravs deste formulrio voc poder fazer sua pr-matrcula na Escola Tcnica CENIB. A principal funo desta para que entremos em contato a fim de fornecermos maiores informaes sobre o curso em questo. Informamos ainda que a sua matrcula ser confirmada somente aps a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrio presencial no curso. Preencha o formulrio e faa j sua pr-matrcula (abrir em uma nova janela)
caso tenha problemas em abrir a janela

Voltar ao topo

Documentao para inscrever-se

Requisitos para ingresso


Caso possua Carteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR:

Cdula de identidade profissional. Comprovante de endereo completo e atualizado. 01 Foto 34, atualizada e colorida

Caso NO possua Carteira de Tcnico ou Tecnlogo expedida pelo CRTR. :

Comprovante da formao profissional (diploma ou cetido de concluso + histrico ) como Tcnico ou Tecnlogo em Radiologia oriundo de Instituio regular no Sistema de Ensino vigente

De que trata o Curso


A Escola Tcnica CENIB em sintonia permanente com o que acontece fora dela, pretende dar a seu curso tcnico uma estrutura que responda aos desafios de uma economia moderna e formar profissionais capazes de agir com autonomia e criatividade, que saibam conviver com a diversidade, enfrentar desafios esperados e no esperados. Considerando a linha traada para a poltica de Educao Profissional, pretende por meio de seus cursos, oferecer aos jovens condies reais de insero no mundo produtivo e melhor desempenho no exerccio do trabalho. O mercado de trabalho tem exigido dos profissionais em Enfermagem do Trabalho uma alta qualificao e, especialmente, capazes de se manterem atentos s exigncias emergentes, atuando no sentido de acompanhar as transformaes, muitas vezes, imprevisveis. Nesse contexto, imprescindvel que o Especialista em Enfermagem do Trabalho seja um conhecedor e um aplicador de medidas eficazes que evite a abstinncia e a diminuio da produtividade do trabalhador. Desse modo, o curso de Especializao Tcnica de Nvel Mdio em Enfermagem do Trabalho oferecido pela Escola Tcnica CENIB visa atender tcnicos em Enfermagem, possibilitando uma formao mais adequada capaz de torn-lo um profissional diferenciado no mercado de trabalho e capaz de utilizar medidas eficazes para promover a sade e a manuteno da integridade do trabalhador ao ambiente de trabalho. O Especialista Tcnico em Enfermagem do Trabalho o profissional com formao Tcnica em Enfermagem que atuar, por fora de lei, em empresas pblicas e privadas ou em rgos oficiais, como integrante dos servios especializados em engenharia de segurana e medicina do trabalho, co-participando com o enfermeiro no planejamento, programao, orientao e execuo das atividades de enfermagem do trabalho, nos trs nveis de preveno, integrando a equipe de sade do trabalhador. Com a criao deste curso, a Escola Tcnica CENIB visa:

qualificar pessoas na rea de especializao em enfermagem do trabalho; preparar o aluno para que tenha a autonomia na aquisio de novos conhecimentos especficos na rea de sade; possibilitar o desenvolvimento do municpio e garantir ao cidado o direito ao permanente desenvolvimento de aptides para a vida produtiva e social.

PRINCPIOS Foram destacadas trs vertentes que atuam como norteadoras do curso, discriminadas a seguir:

as competncias gerais dos profissionais da rea de Sade, Ambiente e Segurana;

as competncias e habilidades especificas da Especializao Tcnica em Enfermagem do Trabalho; a construo de um itinerrio formativo que oportuniza a laboralidade e a navegabilidade.

Ao oferecer este curso, a Escola Tcnica CENIB atender aos princpios enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educao Profissional de Nvel Tcnico:

Independncia e articulao com o ensino mdio. Respeito aos valores ticos. Desenvolvimento de competncias para a laboralidade. Flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualizao no currculo. Identidade dos perfis profissionais de concluso de cursos. Atualizao permanente dos cursos, currculos e perfis de concluso. Autonomia em seu projeto pedaggico.

OBJETIVO GERAL DO CURSO O Curso de Especializao Tcnica em Enfermagem do Trabalho oferecido aos alunos que tenham concludo o curso Tcnico em Enfermagem. Permitir ao formado executar as atividades de co-participao com o enfermeiro: - no planejamento, programao, orientao e execuo das atividades de enfermagem do trabalho, nos trs nveis de preveno. - No desenvolvimento e execuo de programas de avaliao da sade dos trabalhadores. - Na elaborao e execuo de programas de controle das doenas transmissveis, notransmissveis e da vigilncia epidemiolgica dos trabalhadores. - Na execuo dos programas de higiene, segurana do trabalho, de preveno de acidentes e de doenas profissionais. - Executar todas as atividades de enfermagem do trabalho, exceto as privativas do enfermeiro. - Integrar a equipe de sade do trabalhador. - Conhecer tcnicas de mobilizao de grupos em situaes de urgncia/emergncia

Voltar ao topo

Pr-matrculas

Faa J sua Pr-matrcula

Atravs deste formulrio voc poder fazer sua pr-matrcula na Escola Tcnica CENIB. A principal funo desta para que entremos em contato a fim de fornecermos maiores informaes sobre o curso em questo. Informamos ainda que a sua matrcula ser confirmada somente aps a entrega dos documentos e cumprimento dos procedimentos de inscrio presencial no curso. Preencha o formulrio e faa j sua pr-matrcula
caso tenha problemas em abrir a janela

Voltar ao topo

Documentao para inscrever-se

Requisitos para ingresso


Idade mnima de 18 anos. Comprovante de registro no COREN ou Declarao/Histrico/Certificado de concluso do curso de enfermagem e estgio obrigatrio. RG. CPF. Comprovante de Residncia. Uma foto 34 recente e colorida. Taxa de inscrio ( paga no local).

Estgio
O estgio desse curso ser atravs das agncias intermediadoras: CIEE, Fundao MUDES, e ISBET

Publicado em Complementao Tcnica de Enfermagem

You might also like