You are on page 1of 5

Os quatro passos para a servido -Entrevista a Joseph Stiglitz Por Greg Palast Condenaram as pessoas morte, disse-me o ex-tecnocrata.

. Era como uma cena de uma novela de espias. O brilhante agente deserta, passa para o nosso lado, e depois de horas de interrogao , esvazia a sua memria dos horrores cometidos em nome de uma ideologia poltica que agora ele mesmo reconhece como podre. No entanto, aqui na minha presena, tinha uma presa muito maior que qualquer espia da Guerra Fria. Joseph Stiglitz foi Economista Chefe do Banco Mundial. Em grande parte, a nova ordem mundial econmica a sua teoria feita realidade. Interroguei a Stiglitz durante vrios dias, na Universidade de Cambridge, num hotel em Londres e finalmente em Washington D.C., em Abril de 2001, durante a grande conspirao do Banco Mundial e do Fundo Monetrio Internacional. Mas em lugar de encabear as reunies de ministros e banqueiros, Stiglitz foi exilado detrs dos cordes policiais, o mesmo que as monjas portando uma grande cruz de madeira, que os lderes sindicais da Bolvia, que os pais de vtimas de SIDA e outros tantos contrrios globalizao. O principal agente interno estava agora fora. Em 1999, o Banco Mundial expulsou a Stiglitz. No lhe foi permitido reformarse, disseram-me que o Secretrio do Tesouro dos EUA, Larry Summers, ordenou uma condenao pblica porque Stiglitz tinha expresso o seu primeiro desacordo com a globalizao ao estilo do Banco Mundial. Aqui em Washington, completamos as ltimas horas de entrevistas pa ra The Observer e Newsnight da BBC de Londres, relativamente ao funcionamento real, geralmente oculto, do FMI, do Banco Mundial e do accionista principal do Banco Mundial (com 51%), o Tesouros dos EUA. E aqui, atravs de fontes que no posso revelar (no foi Stiglitz), obtivemos valiosos documentos marcados com as palavras conficencial, restringido e no revelar sem autorizao do Banco Mundial. Stiglitz ajudou -nos a traduzir um documento em burocrats intitulado Estratgia de Assistncia de Pas. H uma Estratgia de Assistncia para cada nao pobre, desenhada, diz o Banco Mundial, depois de uma cuidadosa investigao interna ao pas. No entanto, segundo Stiglitz, as investigaes dos empregados do Banco consistem em cuidadosas inspeces aos hotis de cinco estrelas da nao. Concluem com um encontro entre estes empregados do Banco e algum mendigante e quebrado ministro da economia, a quem entregam um acordo de restruturao, preparado de antemo para a sua assinatura voluntria.

A economia de cada nao analisada individualmente e, em seguida, diz Stiglitz, o Banco entrega a cada ministro o mesmo programa de quatro passos. O primeiro passo a Privatizao o qual Stiglitz diz que se pode chamar com mais preciso, a sobornizao. Em lugar de opor-se venda de indstrias estatais, disse-me que os lderes nacionais usando como desculpa as exigncias do FMI liquidam alegremente as suas empresas de electricidade e de gua. Podias ver como se lhes abriam os olhos perante a possibilidade de uma comisso de 10%, paga em contas suas, pelo simples facto de terem baixado uns quantos milhares de milhes o preo de venda de bens nacionais. E o governo dos EUA sabia-o, denuncia Stiglitz, pelo menos no caso da maior sobornizao de todas, a venda por liquidao russa de 1995. A viso do Tesouro dos EUA foi que isso era fabuloso enquanto que Yeltsin fosse reeleito. No nos importa se uma eleio corrupta. Queremos que o dinheiro v para Yeltsin, atravs de contribuies para a sua campanha. Stiglitz no nenhum louco murmurando uma teoria conspirativa. O homem estava dentro do jogo, foi membro do gabinete de Bill Clinton como Chefe do Conselho Presidencial de Consultores Econmicos. O que mais revolta Stiglitz que os oligarcas russos, apoiados pelos EUA, devastaram as indstrias do pas com o resultado de que o esquema de corrupo baixou a produo russa para metade, causando depresso e fome. Depois da subordinao, o Passo Dois do Plano, sempre a mesma receita do FMI/Banco Mundial, a Liberalizao do Mercado de Capitais. Em teoria, a desregulamentao do mercado de capitais permite que a aplicao de capital entre e saia. Infelizmente, como aconteceu na Indonsia e no Brasil, o dinheiro simplesmente saiu e saiu. Stiglitz chama a isto o ciclo do Dinheiro Quente. O dinheiro efectivamente entra especulando com bens nacionais e moeda local e escapa-se perante os primeiros problemas. As reservas de uma nao podem ser esvaziadas em questo de dias ou horas. E quando isto acontece, o FMI insiste que estas naes subam as suas taxas de juro a 30%, 50% e 80% para seduzir aos especuladores para que regressem com os fundos da nao. O resultado previsvel, disse Stiglitz relativamente aos maremotos de Dinheiro Quente na sia e Amrica Latina. As altas taxas de juro destruem o valor da propriedade, despedaam sevaticamente a produo industrial e esvaziam as arcas do tesouro nacional. Nesta etapa, o FMI empurra a exausta nao ao Passo Trs: Preos regulados pelo Mercado, um termo sofisticado para subir os preos da comida, gua e gs de cozinha. Previsivelmente isto d lugar a um Passo Trs-e-Meio: o que Stiglitz chama Distrbios do FMI. Os distrbios do FMI so dolorosamente previsveis. Quando uma nao est cada e em desgraa, (o FMI) aproveita-se e espreme-a at ltima gota de

sangue. Aumenta o calor at que, finalmente, a onda inteira explode, como quando o FMI eliminou os subsdios comida e aos combustveis para os pobres de Indonsia em 1998. A Indonsia explodiu em distrbios. Mas h outros exemplos os distrbios bolivianos pelos preos da gua o ano passado e este Fevereiro, os distrbios no Equador pelo aumento dos preos do gs natural impostos pelo Banco Mundial. D impresso que o distrbio forma parte do plano. E assim . O que no sabia Stiglitz que, enquanto estiveram nos EUA, a BBC e The Observer conseguiram vrios documentos internos do Banco Mundial, marcados como confidencial, restringido e no revelar. Tomamos um: a Estratgia Interina de Assistncia de Pas, para Equador. Nele, o Banco afirma vrias vezes com fria preciso que se esperava que os seus planos iam dar origem a distrbios sociais, que o seu termo para uma nao em chamas. Isso no surpreendente. O relatrio secreto indica que o plano para fazer do dlar dos EUA a moeda do Equador empurrou 51% da populao para baixo da linha de pobreza. No plano de Assistncia do Banco Mundial simplesmente recomenda que se enfrentem os protestos sociais e o sofrimento com firmeza poltica e preos ainda mais altos. Os distrbios do FMI (e por distrbios refiro-me a protestos passivos dispersados por balas, tanques e gs lacrimogneo) causam, devido ao pnico novas sadas de capital, alm de governos em bancarrota. No entanto, este incndio econmico tem o seu lado positivo para as corporaes estrangeiras, que podem adquirir os bens restantes, tal como uma concesso mineira ou porto, a preos de remate. Stiglitz faz notar que o FMI e o Banco Mundial no so to desalmados. Para alguns financeiros, nem sempre aplicam estritamente a economia de mercado. Ao mesmo tempo que o FMI cortava os subsdios compra de comida, abrandava-se com os financeiros da Indonsia. Quando os bancos necessitam de ser resgatados, a interveno no mercado bem-vinda. O FMI conseguiu encontrar, com suor e lgrimas, dezenas de milhares de milhes de dlares para salvar aos financistas da Indonsia, e por extenso, aos bancos dos EUA e da Europa aos quais eles tinham pedido emprestado. Aqui se v um modus operandi. H muitos perdedores neste sistema mas claramente apenas um ganhador: os bancos ocidentais e o Tesouro dos EUA, que tiram grande proveito deste novo remoinho de capital internacional. Stiglitz contou-me a sua infeliz reunio, no comeo da sua carreira no Banco Mundial, com o ento Presidente da Etipia, eleito na primeira eleio democrtica desta nao. O Banco Mundial e o FMI ordenaram Etipia colocar o dinheiro de ajuda numa conta de reserva no Tesouro dos EUA, recebendo um pattico 4% de juro, enquanto que a nao pedia emprestado dlares aos EUA a 12% para alimentao a sua populao. O novo presidente rogou a Stiglitz que lhe permitisse usar o dinheiro de ajuda para reconstruir a nao. Mas no, o saque foi directamente para a caixa forte do Tesouro dos EUA em Washington.

Agora chegamos aos Passo Quatro a que o FMI e o Banco Mundial chamam a sua estratgia de reduo da pobreza: o Livre Comrcio. Isso quer dizer o livre comrcio segundo as regras da Organizao Mundial de Comrcio e do Banco Mundial. Stiglitz compara este livre comrcio ao estilo da OMC com as Guerras do pio. Essas guerras foram para a abertura de mercados, disse. Como fizeram no sculo XIX, os Europeus e os Americanos esto hoje a derrubar as barreiras importao na sia, Amrica Latina e frica e, por sua vez, esto a levantar barreiras prprias para proteger os seus mercados internos contra a agricultura do Terceiro Mundo. Nas Guerras do pio, o Ocidente utilizou bloqueios militares para forar a abertura de mercados para o seu comrcio oportunista. Hoje em dia, o Banco Mundial pode ordenar um bloqueio financeiro igualmente eficaz e s vezes igualmente mortal. Stiglitz particularmente sensvel relativamente ao tratado da OMC sobre os direitos de propriedade intelectual (com a sigla TRIPS que em ingls se traduz como TROPEAR). aqui, disse o economista, onde a nova ordem mundial condenou morte a gente por impor taxas e impostos impossveis de pagar s indstrias farmacuticas por patentes medicinais. A eles no lhes importa se a gente vive o morre, disse o professor, falando das empresas e dos emprstimos do banco com quem ele trabalhou. E, a propsito, no se confunda com a mistura neste artigo do FMI, Banco Mundial e OMC. So mscaras alternveis de um s sistema de governo. Eles ataram-se entre si no que desagradavelmente se chamam gatilhos. Aceitando um emprstimo do Banco Mundial para uma escola, gatilha -se um requerimento de aceitar todas as condies das quais h um total de 111 por nao impostas pelo Banco Mundial e pelo FMI. De facto, disse Stiglitz, o FMI requer s naes aceitar polticas de comrcio mais exigentes que as regras da OMC. A maior preocupao de Stiglitz que os planos do Banco Mundial, desenhados em segredo e manejados por uma ideologia absolutista, nunca estejam abertos a discusso ou desacordo. Apesar do apoio do Ocidente s eleies no mundo em desenvolvimento, os chamados Programas de Reduo da Pobreza sabotam a democracia. E, para alm disso, no funcionam. A produtividade da frica Negra, sob a assistncia estrutural do FMI, desceu at ao inferno. Alguma nao se salvou deste destino?... Sim, disse Stiglitz, identificando a Botswana. O seu truque mgico?: Eles ordenaram ao FMI fazer as malas e ir-se embora. Ento olhei Stiglitz. Bem, senhor professor-demasiado-inteligente, como ajudaria voc as naes em desenvolvimento? Stiglitz props reformas agrrias radicais, um ataque ao corao do terratenentismo, as rendas usurrias geralmente cobradas pelas oligarquias, tipicamente 50% da colheita do campons. Tive que perguntar ao professor: dado que voc era o economista principal do Banco Mundial, porque no seguiam os seus conselhos? Se algum desafia (aos terratenentes) haveria uma mudana no p oder das elites. Isso no est na prioridade da sua agenda. Evidentemente no.

Por fim, o que o levou a pr o seu emprego em risco foi o fracasso dos bancos e do Tesouro dos EUA para mudar o rumo quando se enfrentavam crise fracasso e sofrimento perpetrado pelos seus quatros passos de cunho monetrio. Cada vez que as suas solues de mercado livre fracassavam, o FMI simplesmente ordenava mais polticas de mercado livre. um pouco como as sangrias da Idade Mdia, relatou -me Stiglitz, Quando o paciente morria diziam: bem, aconteceu que terminamos de deter o dessangramento, todavia ainda lhe restava um pouco de sangue. Das minhas conversas com o professor conclui que a soluo para a pobreza e a crise mundial simples: retirem as sanguessugas. Greg Palast

You might also like