You are on page 1of 9

rgos dos sentidos H vrias maneiras de classificar os rgos dos sentidos.

Uma delas leva em conta a localizao dos estmulos: Receptores de contato: informam a respeito de estmulos que incidem sobre a superfcie do organismo. So enquadrados nesse tipo os receptores de presso (tcteis), trmicos (termorreceptores) e qumicos (quimiorreceptores); Receptores de distncia: informam a respeito de estmulos que se desenvolvem sem estarem em contato direto com o organismo: luz, som e alguma substncia qumica (olfato)

Proprioceptores: os que fornecem informaes a respeito do prprio organismo (equilbrio, postura, dor, etc).

Quanto aos proprioceptores, importante lembrar a existncia de receptores desse tipo em vertebrados e invertebrados. Receptores de contato Formados por clulas espalhadas ou localizadas, recebem estmulos especficos de presso, trmicos e qumicos, enviando-os a centros superiores de comando do organismo. A lngua de muitos vertebrados possui grupos de clulas, organizadas em papilas gustativas (ou gustatrias), responsveis pelo reconhecimento do sabor de determinadas substncias, evidentemente em soluo aquosa.

Receptores de distncia Os receptores olfativos O epitlio olfativo localizado nas fossas nasais da maioria dos vertebrados, por exemplo, dotado de clulas especializadas na captao de odores de vrios tipos, mesmo em concentraes muito pequenas.

H dois tipos de materiais no ambiente: os que desprendem partculas (como as rosas, os perfumes, o po quentinho sendo assado no forno) e outros que no (como o ao e o vidro).

Essas particularidades fazem com que sintamos o cheiro das rosas, mas no do vidro. O rgo da olfao localizase dentro do nariz e capta as substncias qumicas volteis do ar inspirado. Quando um determinado cheiro nos chama a ateno, o investigamos olfatoriamente, aumentando a frequncia de inspiraes curtas e dilatamos as narinas. Como as clulas olfatrias detectam as substncias odorferas? Os clios das clulas olfatrias possuem molculas receptoras especificas para determinadas molculas odorferas e quando ambos se encaixam, a clula sensorial gera impulsos eltricos (ou impulso nervoso). O sinal nervoso enviado para o crebro, onde, finalmente, a interpretao ocorre. A especificidade entre o receptor e molcula odorfera tanta que a molcula d-carvona evoca o cheiro da semente de alcaravia (um tipo de cominho rabe) mas se ela for modificada para l-carvona, evocar o cheiro de hortel! Como os impulsos nervosos chegam ao crebro? Os impulsos olfatrios viajam pelo nervo olfatrio e chegam ao crebro atravs do bulbo olfatrio. Mas no crtex olfatrio que as informaes odorferas so interpretadas, identificando o cheiro que entrou pelo nariz. As informaes sensoriais so armazenadas pelo hipocampo para serem lembradas e tambm so enviadas ao hipotlamo para a organizao de funes viscerais (procurar alimento se for cheiro de comida ou apresentar nuseas (nsia) e at vomito se for carnia). Assim como toda experincia sensorial, a percepo olfativa desperta experincias emocionais e comportamentais. A experincia olfativa varia de uma pessoa para a outra e da concentrao do odor. Por exemplo, Joo no sente cheiro nenhum e Maria pode ser extremamente sensvel a uma grande variedade de odores. O cianido de hidrognio (gs utilizado na tentativa de exterminao de judeus durante a Segunda Grande Guerra Mundial pelos nazistas) um poderoso veneno: a cada 10 pessoas uma no consegue senti-lo. Ou seja, h pessoas com anosmia (dficit do sentido olfatrio) para um determinado grupo de substncias como pessoas daltnicas. Alm disso, para cada grupo de odorantes a sensibilidade depende da concentrao qumica: para sentir o ter etlico, necessrio uma concentrao de 5,8 mg/litro mas para o metil mercaptano bastam apenas 0,5 ng/litro. Essa substncia adicionada ao gs de cozinha para detectarmos um eventual vazamento!As frutas e as flores produzem steres que evocam seus cheiros tpicos. Ao cheirar uma banana madura, o seu epitlio olfatrio estar decodificando o acetato de isoamila! E se estiver cheirando uma laranja, o ster acetato de octila! A indstria qumica produz vrios flavorizantes (aromas artificiais) que so acrescentados na constituio de alimentos industrializados com a finalidade de estimular o sentido olfatrio e gustativo do consumidor.

Por que no sentimos o cheiro das coisas quando estamos resfriados? Voc j deve ter ficado resfriado com o nariz entupido e percebido que no est sentindo direito os cheiros e nem o gosto dos alimentos. Isto acontece porque os odorantes, no alcanam os receptores olfatrios, por causa da intensa secreo mucosa vindo das vias areas do trato respiratrio. Se no possvel realizar a transformao do estimulo qumico em sinal sensorial, a via olfatria no poder ativar o crtex olfatrio. Alem disso, quando a comida est dentro da boca, h liberao de partculas volteis que chegam at o epitlio olfatrio, atravs da comunicao que se d entre a faringe e a cavidade nasal. Em outras palavras, o gosto do alimento no depende apenas do sentido gustativo mas tambm do seu aroma. Quando estamos resfriados, o aroma do alimento no alcana o epitlio olfatrio, prejudicando a interpretao gustativa! Os receptores de luz Praticamente todos os animais possuem mecanismos para reconhecer luz. Poucos, porm, tm olhos. Na base qualquer estrutura receptora de estmulos luminosos, entretanto, existem pigmentos fotossensveis que, ao serem atingidos por radiaes de determinados comprimentos de onda, sofrem modificaes energticas, transmitindo-as a clulas sensitivas. Nos cnidrios medusides, encontram-se grupos de clulas dotadas de pigmentos que simplesmente reconhecem a existncia de luz. A partir da, na escala zoolgica, observam-se estruturas cada vez mais complexas.Sempre que existe olho na escala animal, sua estrutura assemelha-se bastante de um clice voltado para o interior do corpo, sendo a superfcie coberta pela epiderme ou cutcula. Qualquer olho funciona como uma mquina fotogrfica. Na superfcie interna do clice existem clulas pigmentadas ligadas a sensitivas, que levam informaes a centros superiores.

De modo geral, na frente do olho existe uma crnea, membrana epitelial protetora e transparente. A seguir, h um msculo, a Iris, que funciona como se fosse um diafragma de mquina fotogrfica. O orifcio central a pupila. A ris possui fibras musculares lisas dispostas em crculo e radialmente. O dimetro da pupila regulado pela ao conjunta desses msculos, de acordo com a luminosidade do ambiente, ajustando, assim, a quantidade de radiao luminosa que incide sobre a parte sensvel do globo ocular. A variao do dimetro da pupila regula a quantidade de luz que incide no interior do olho. Em seguida, vem uma lente, o cristalino, ligada a msculos que regulam a sua curvatura, o que importante para o mecanismo de focalizao de objetos. Junto com a crnea e com lquidos que existem no olho, essa lente constitui o meio a ser atravessado pela luz, no caminho em direo a uma camada contendo clulas pigmentadas, chamada retina. Na retina, dois tipos de clulas que contm pigmentos em seu interior chamam a ateno: os cones e os bastonetes. Os bastonetes existem em maior quantidade na periferia da retina e so estimulados com luz de baixa intensidade. frequente dizer que so usados para a viso no escuro e no registram cores. Os cones, por sua vez, ocorrem principalmente na regio central da retina e seu estmulo depende de altas intensidades luminosas, reconhecem cores e diz-se que so clulas utilizadas quando h claridade.

Quando os pigmentos so estimulados, eles geram modificaes energticas, que so transmitidas as clulas sensitivas, cujos prolongamentos se renem, formando o nervo ptico. Este conecta-se com o crebro, conduzindo os impulsos para determinada rea do lobo occipital, onde as informaes so decodificadas e as imagens so reconhecidas. Observe que no ponto de onde sai o nervo ptico em direo ao crebro no h bastonetes ou cones portanto nesse local no h formao de imagens, sendo chamado de ponto cego.

Audio em mamferos

Nos mamferos, bem como nos rpteis e aves, as estruturas responsveis pela a audio so o ouvido externo, o ouvido mdio e a cclea. Os canais semi-circulares, o sculo e o utrculo, como j vimos, so responsveis pelo equilbrio.O ouvido externo dos mamferos um canal que se abre para o meio exterior na orelha. A orelha, uma projeo da pele, sustentada por tecido cartilaginoso, que funciona como uma concha captadora de sons. O epitlio que reveste o canal auditivo externo rico em clulas secretoras de cera, cuja funo reter partculas de poeira e microorganismos, protegendo assim, as partes internas do ouvido.O ouvido mdio, separado do ouvido externo pelo tmpano (membrana timpnica), um canal estreito e cheio de ar, localizado dentro do osso temporal. No interior do ouvido mdio dos mamferos existem trs pequenos ossos, alinhados, em sequncia, do tmpano ao ouvido interno. Esses ossculos so denominados martelo, bigorna e estribo.

Trompa de Eustquio

O ouvido mdio possui uma comunicao com a garganta atravs de um canal flexvel, a trompa de Eustquio. A funo da trompa de Eustquio equilibrar as presses do ouvido e do meio externo. Quando subimos ou descemos rapidamente uma serra, temos uma sensao

de presso nos ouvidos, que resulta do desequilbrio entre a presso atmosfrica e a presso do ar em nosso ouvido mdio. Quando subimos, a presso atmosfrica diminui em relao do ouvido, de modo que o tmpano pressionado de dentro para fora. Quando descemos, ocorre o inverso: a presso atmosfrica aumenta, em relao do ouvido, e o tmpano pressionado para dentro. Quando as trompas de Eustquio se abrem, as presses dentro e fora do ouvido se igualam. A abertura da trompas facilitada pela deglutio, de modo que comer, mascar chiclete, ou mesmo engolir saliva, facilita a ambientao dos ouvidos s variaes de presso externa.

Cclea

A cclea a parte do ouvido interno responsvel pela audio. um longo tubo cnico, enrolado como uma concha de um caracol. No interior da cclea h uma estrutura complexa, denominada rgo de Corti, responsvel pela captao dos estmulos produzidos pelas ondas sonoras.

Como ouvimos os sons

A orelha funciona como uma concha acstica, que capta os sons e os direciona para o canal auditivo. As ondas sonoras fazem vibrar o ar dentro do canal do ouvido e a vibrao transmitida ao tmpano. Esticada como a pele de um tambor, a membrana timpnica vibra, movendo o osso martelo, que faz vibrar o osso bigorna, que por sua vez, faz vibrar o osso estribo. Esses ossculos funcionam como amplificadores das vibraes. A base do osso estribo se conecta a uma regio da membrana da cclea denominada janela oval, e a faz vibrar, comunicando a vibrao ao lquido coclear. O movimento desse lquido faz vibrar a membrana basilar e as clulas sensoriais. Os pelos dessas clulas, ao encostar levemente na membrana tectrica, geram impulsos nervosos, que so transmitidos pelo nervo auditivo ao centro de audio do crtex cerebral.

Tanto o sentido do equilbrio como a da audio dependem da ao de mecanorreceptores, clulas dotadas de pelos que detectam a movimentao de partculas slidas ou de lquido. Os sentidos de equilbrio e de audio nos invertebrados A maioria dos animais mantm uma orientao definida em relao gravidade da Terra; quando tirados de sua posio tpica, tentam retornar a ela. Isso acontece graas a presena de receptores especiais, os estatorreceptores, que informam continuamente o sistema nervoso a respeito da posio do corpo. Estatocistos Alguns celenterados (medusas), diversos moluscos, diversos aneldeos e a maioria dos artrpodos possuem rgos de equilbrio, denominados estatocistos, cuja funo perceber o sentido em que a fora da gravidade est agindo no corpo. Um estatocisto , basicamente, uma bolsa interna forrada por clulas estatorreceptoras, dotadas de plos sensoriais. Dentro dessa bolsa est uma estrutura chamada estatlito, formada por uma ou mais pedrinhas

aderidas entre si. O estatlito, atrado pela fora da gravidade, pressiona e estimula as clulas sensoriais que entram em contato com ele. Quando o animal altera a sua posio, as clulas em contato com o estatlito mudam, essa alterao no padro de estimulao que permite ao sistema nervoso reconhecer a mudana de posio do animal.

rgos de equilbrio dos vertebrados

Nos vertebrados, o equilbrio e a sensao de movimentos resultam da ao de mecanorreceptores localizados em trs tipos de estruturas presentes no ouvido interno: o sculo, o utrcolo e os canais semicirculares.

O sculo e o utrculo so duas bolsas cheias de lquido, cujas paredes internas possuem aglomerados de clulas sensoriais ciliadas. Os canais semicirculares so trs tubos curvos, tambm cheio de lquido, localizados acima do utrculo. Na base de cada canal semicircular existe uma dilatao chamada ampola, onde h um aglomerado de clulas sensoriais ciliadas, envoltas em uma massa gelatinosa.

Canais semicirculares e percepo de movimento

Os canais semicirculares esto relacionados com a percepo dos movimentos que o corpo executa. Quando a cabea de um vertebrado se movimenta, a inrcia do lquido no interior dos canais semicirculares exerce presso sobre a massa gelatinosa que envolve os clios das clulas sensoriais, localizadas nas ampolas. A presso faz com que os clios se curvem, estimulando as clulas sensoriais a gerar impulsos nervosos e transmiti-los ao encfalo.Se rodarmos a cabea a uma velocidade constante, o lquido no interior dos canais semicirculares vai passando a se mover em consonncia com os canais, o que diminui a presso sobre as clulas sensoriais. Se pararmos bruscamente de rodopiar, porm, o liquido dos canais semicirculares continua a se mover devido a inrcia estimulando as clulas sensoriais. A sensao de tontura que sentimos resulta do conflito de duas percepes: os olhos informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do lquido nos canais semicirculares do ouvido interno informam que a nossa cabea ainda est em movimento.

Sculo, utrculo e percepo da fora gravitacional

O sculo e o utrculo informam ao encfalo a posio da cabea em relao a fora da gravidade. Esses rgos, porm, tambm detectam movimentao, informando ao encfalo sobre as mudanas na posio da cabea , quando o animal se desloca.

As clulas sensoriais do sacolo e do utrculo esto agrupadas em estruturas denominadas mculas. Estas so recobertas por uma camada de gelatina, sobre a qual ficam aderidas pedrinhas de carbonato de clcio, os otlios. As mculas ficam posicionadas em diferentes graus de inclinao em relao ao corpo, de tal forma que, quando uma est em posio horizontal, uma outra fica em posio vertical. Mudanas na posio da cabea fazem com que a fora da gravidade, atraindo os otlitos, estimule os clios das clulas sensoriais. Os impulsos nervosos produzidos nas mculas permitem ao sistema nervoso central calcular a orientao da fora gravitacional. Assim, o animal percebe se est de cabea para cima ou para baixo e em que velocidade est se deslocando. Outros rgos que contribuem para o equilbrio

A manuteno do equilbrio do corpo no depende apenas do ouvido interno. Alm da posio da cabea, o encfalo tambm calcula as posies relativas do pescoo, das pernas e dos braos. Isso feito a partir de informaes transmitidas por clulas propriorreceptoras, localizadas nos msculos, nos tendes e em rgos internos. Os olhos tambm participam do sentido do equilbrio. As imagens captadas pela viso so combinadas no encfalo com as informaes provenientes do ouvido interno. Em geral essas informaes so coincidentes, isto , quando o ouvido informa ao encfalo que estamos de cabea para baixo, as imagens virtuais confirmam a informao auditiva.O aumento do uso de drogas tem se tornado um fato preocupante. A imensa maioria das pessoas entra nesse perigoso caminho sem nenhum conhecimento dos graves problemas que esto por trs de alguns momentos de aparente bem-estar e euforia. Torna-se imperioso abrir essa discusso em sala de aula, buscando esclarecer as pessoas de maneira que elas possam dizer no as drogas de modo consciente e definitivo: Drogas: T fora, gosto mais de mim

You might also like