You are on page 1of 35

ANA CAROLINA DE ARAJO SILVA RA: 111286824 RIKA AYRES: 100837875 EWANDER LAGE: 111398290

CURSO: ADMINISTRAO DE EMPRESAS 5. SEMESTRE DISCIPLINA: ANLISE DE INVESTIMENTOS ATPS

Relatrio apresentado como exigncia para a elaborao de trabalho da Universidade Bandeirante de So Bernardo do Campo Campus ABC

PROFESSOR: MARCELO CSAR

SO BERNARDO DO CAMPO, 11 DE JUNHO DE 2013.

CONCEITO DE INVESTIMENTO

O Termo investimento muito utilizado no cotidiano das sociedades modernas, assim, podem-se encontrar facilmente manchetes de jornais, sites na internet, declaraes de polticos e autoridades sobre o assunto, o que pode ser algo bastante confuso para quem se baseia apenas no que l em jornais ou no que divulgado pela mdia, j que muitas coisas aparentemente diversas so tratadas como investimento. A seguir, so apresentadas diversas situaes que so igualmente tratadas, de forma gentica, como investimento: Comprar uma casa; Comprar um carro; Fazer uma aplicao financeira; Guardar dinheiro na caderneta de poupana; Comprar dlares e guardar em casa; Abrir uma empresa; Construir uma fbrica; Cursar uma faculdade; Estudar ingls.

Existem muitos outros exemplos que poderiam ser citados, o que s aumenta a confuso geral em relao ao que investir. Afinal, o que todos estes exemplos to diferentes citados acima tm em comum? O que um investimento? Investimento um conceito originrio do campo da Economia e que tem uma grande importncia para as organizaes. O investimento, em seu sentido econmico, significa utilizar recursos disponveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Essa a caracterstica comum a todos os exemplos citados. Dessa forma, abrir uma empresa e cursar uma faculdade, atos aparentemente sem relao nenhuma, podem ser entendidos como investimentos, uma vez que, neles, renuncia-se a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro. O proprietrio de uma empresa, ao constitu-la, teria outras opes para utilizar os recursos gastos na

compra de equipamentos, instalaes, como treinamento, ou seja, desembolsos no presente; contudo, esse proprietrio investe, renuncia por certo tempo ao uso desses recursos, na expectativa de obter mais recursos no futuro com o lucro da empresa, multiplicando o valor que foi gasto no presente. O mesmo raciocnio vlido para cursar uma faculdade. O aluno, ao longo de quatro ou cinco anos, gasta recursos no presente, monetrios, de tempo e dedicao, com a expectativa de que esse investimento trar maior nvel salarial e melhores oportunidades de carreira no futuro, ou seja, a renncia a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro.

OS TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em trs grandes categorias, quando definidos em relao a sua origem. Dessa forma, temos os seguintes tipos bsicos de investimento: a) Investimentos pblicos: So Recursos disponibilizados pelos governos ou entidades pblicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos pblicos em geral no tm por objetivo gerar retornos monetrios, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos pblicos so hospitais, escolas, rede de saneamento bsico, pavimentao de ruas, dentro outros. b) Investimentos privados: So recursos disponibilizados por pessoas jurdicas ou fsicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetrio aos investidores. Esses investimentos so os maiores geradores de emprego e tributos de qualquer pas capitalista. Alguns exemplos de investimento privado so fbricas particulares, empresas de prestao de servio particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentro outros. c) Investimentos mistos: so recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades pblicas e em parte por pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetrio. Alguns exemplos de investimento misto so a Petrobrs e o Banco do Brasil.

A IMPORTNCIA DOS INVESTIMENTOS:

Os investimentos tm uma importncia fundamental tanto para a economia, quanto para as organizaes. A economia de qualquer pas s pode crescer com um fluxo contnuo de investimentos. A lgica dessa afirmao que, para a economia crescer, faz-se necessrio aumentar a produo das fbricas, empresas, fazendas, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Internacional Bruto (PIB). Uma vez que as unidades produtivas tm capacidade de produo limitada, ou seja, no podem produzir mais do que a capacidade de suas mquinas e instalaes, para aumentar o PIB a longo prazo, fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das j existentes, o que s possvel por vida de investimentos. Os investimentos tambm so fundamentais para as organizaes. Na verdade, a prpria sobrevivncia das organizaes a longo prazo est condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivncia das organizaes em pelo menos dois aspectos: a) Expanso das organizaes: as organizaes, em especial as privadas, tm por objetivo crescer, expandir seu mercado consumidor, de forma a poder gerar mais retorno para o investidor. A nica forma de viabilizar esse crescimento realizando investimentos. b) Reposio do capital: as organizaes, mesmo que no estejam em expanso, necessitam de um fluxo de investimento, no mnimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescncia das suas mquinas e equipamentos. Se essa reposio no for realizada, a organizao acabar utilizando-se de mquinas e equipamentos desgastados e ultrapassados, o que acarretar produtos e servios mais caros e de menor qualidade que os de seus concorrentes, comprometendo, assim, a sua sobrevivncia. Dessa forma, as organizaes, pelo menos as com sade financeira, mantm um fluxo de investimento a fim de garantir a reposio do seu capital e seus planos

de expanso. Esse processo de investimento nas organizaes representado na figura a seguir.

Investimento

ORGANIZAO

Retorno / Resultados

PRINCIPAIS APLICAES FINANCEIRAS NO BRASIL:

Quando uma empresa, ou mesmo uma pessoa fsica, tem caixa (Dinheiro) sobrando, podem-se aplicar estes recursos no mercado financeiro, e, assim, receber juros pela aplicao. As empresas geram muito caixa tm uma grande preocupao com essas aplicaes, uma vez que, dadas as altas taxas de juros no Brasil, podem significar uma considervel fonte de receita para a empresa. As principais opes de aplicaes financeiras disponveis no Brasil so: CDB; Caderneta de poupana; Debntures; Aes de empresas; Fundos de investimentos; Ttulos pblicos.

Esses investimentos poder ser classificados como de renda fixa ou de renda varivel, ou mesmo mistos de renda fixa e varivel.

Renda Fixa

A renda fixa so investimentos nos quais no h perda do montante investido inicialmente. Ao contrrio do que se pensa, os juros nem sempre so fixos, podendo ser pr ou ps-fixados: Aplicaes pr-fixada: a taxa de juros apurada aps determinado perodo e vinculada a algum indicar, como a taxa Selic, CDI, dentre outros. Taxa Selic: taxa bsica de juros da economia, determinada pelo Banco Central periodicamente nas chamadas reunies do Copom (Comit de Poltica Monetria); CDI (Certificado de Depsito Interfinanceiro: Taxa com valor prximo ao da Selic, utilizada para emprstimos entre instituies financeiras a curto prazo.

Dentro da Renda Fixa entra o CDB (Certificado de Depsito Bancrio) , emitido por uma instituio financeira, normalmente um banco privado ou pblico, em troca de um depsito a prazo, ou seja, um depsito que s pode ser resgatado aps determinado perodo. O CDB um instrumento bastante flexvel de renda fixa e pode ser emitido tanto com taxa pr-fixada quanto com taxa ps fixada. Os CDBs com taxas pr fixadas so normalmente de vencimentos curtos, ou seja, o prazo de vencimento no ultrapassa dois ou trs meses. Os CDBs com taxas ps-fixadas (normalmente referenciadas na Taxa Selic ou no CDI) podem ser de perodos mais longos, chegando at a dois anos, com o compromisso por parte do banco de recompra no perodo.

Exemplo: Ewander trabalha no Banco Bradesco, onde ele ofereceu a rika um plano de CDB que seria pago uma taxa de 13,5% a.a, com um prazo de Vencimento em 800 Dias, qual seria o valor se a rika efetuasse um resgate em 180 dias, para uma aplicao de R$ 320.000,00, definindo o Resgate Bruto, Resgate Lquido e IR.

Valor presente = 320.000,00 Taxa de juros = 13,5 a.a

Perodo Total = 800 dias Periodo de resgate= 180 dias Valor futuro = ?

320 CHS PV 13,5 i 180 enter 360 / FV 340,916,41 RESGATE BRUTO: 340,916,41 JUROS = 340-916,41 320.000,00 = 20.916,41 IR = 20.916,41 * 22,5% = 4.706,62 RESGATE LIQUIDO = 340.916,41 4. 706,62 = 336.209,79

Renda Varivel Como o prprio nome sugere, renda varivel toda a aplicao que no se pode estabelecer um percentual fixo de ganhos. Como o mercado de aes dinmico, milhares de compras e vendas, o mercado muito voltil, se alternando segundo a segundo. So milhes de ordens de compra e venda ao mesmo tempo e a lei da oferta e da procura fazem as aes subirem ou carem. Dentro da Renda varivel podemos apresentar as Aes que seriam: Pequenas partes de uma empresa, representada por ttulos. Com uma ou mais aes voc se torna scio de uma empresa, onde podemos definir aes como ttulos nominativos negociveis que representam, para quem as possui, uma frao do capital social de uma empresa. Tendo aes voc se torna scio de uma empresa e tm direitos assegurados em Lei em decorrncia disso, inclusive direito a receber dividendos e bonificaes se a empresa der lucro. Voc pode comprar e vender quando bem desejar utilizando um intermedirio, que pode ser uma corretora de valores ou um banco, ou mesmo atravs de um clube de investimentos.

No existe um valor mnimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em funo do preo das aes que se deseja comprar e at mesmo da corretora que voc escolher. A Bolsa de valores de so Paulo tem por objetivo facilitar a transao de aes entre as corretoras e negocia centenas de aes diariamente. Para comprar aes, necessrio contratar uma corretora de aes que opere na Bovespa e solicitar a compra. A ao ficar sob custdia da corretora.

Exemplo: A Aluna Ana Carolina investiu em aes de uma S.A e estimou em 0,60 e 1,00 os dividendos a serem distribudos no final dos prximos 2 anos. Se o valor da venda no final do 2 ano for R$ 4,60/ao e a rentabilidade mnima desejada 22% a.a., qual o valor dessa ao hoje?

Po= n T= 1

Dt

+ Pn

(1 +k)t (1 +k)n

Po = ? (valor da ao inicial) DT= Dividendos distribudos R$0,60/ R$1,00 K= Rentabilidade esperada 22% a.a. Pn= Valor Final da ao R$4,60.

Po= 0,60 (1 + 0,22)1

1,00

4,60

(1+ 0,22)2 (1+0,22)2

Po= 0,49

0,67

3,09

Po= R$ 4,25, valor inicial da ao.

EMPRESAS

QUE ATRAVS DE INVESTIMENTOS SE TORNARAM

SUCESSO NO BRASIL

NATURA S.A. Ano marcado pela recuperao da produtividade das consultoras no Brasil, melhor nvel de servios dos ltimos anos e Amrica Latina como plataforma de negcios relevantes. Retomamos o crescimento das vendas no Brasil com um melhor equilbrio entre a expanso do nmero de consultoras e da produtividade1, resultado da execuo de nossa estratgia de ampliar a frequncia de compra dos nossos clientes. Nosso nvel de servios alcanou o melhor patamar dos ltimos dez anos, evidenciado pelo menor ndice de indisponibilidade de produtos e aumento significativo do nmero de pedidos entregues em 48 horas. Alm disso, outras iniciativas como o Mais Natura, ajustes nos incentivos da fora de vendas dando mais importncia produtividade e o lanamento de produtos em faixas de preo que ainda no estvamos presentes contriburam para o crescimento de 2,9% da produtividade no 4T12 frente ao mesmo perodo do ano anterior. No Brasil nosso mercado alvo de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmticos apresentou um crescimento vigoroso de 17,9% no acumulado dos primeiros dez meses de 2012, segundo dados da SIPATESP/ABHIPEC2. As categorias de higiene pessoal apresentaram um crescimento mais acentuado, principalmente por lanamentos de produtos nas categorias de cabelos e desodorantes. Nesse perodo, apresentamos uma retrao de 0,9pp em nossa participao de mercado, concentrada nas categorias de higiene pessoal, enquanto nas categorias de cosmticos e fragrncias ampliamos nossa participao de mercado. Em 2013, o nosso plano de inovao nos permitir aumentar nossa competitividade nas categorias de higiene pessoal.

Encerramos o ano com 302 mil consultoras na Amrica Latina, reafirmando a posio desta regio como uma plataforma de negcios relevantes. A lucratividade das Operaes em Consolidao totalizou R$ 78,4 milhes com margem Ebitda de 16,1% e nas operaes em implantao nos aproximamos do ponto de equilbrio. Isto reflete os importantes avanos que tivemos na regio como o contnuo aumento do volume de produo local para cerca de 10% da necessidade de dezembro de 2012 e a estabilizao do modelo CNO na Colmbia, Chile e Peru, alm de ajustes na Rede de Relaes Sustentveis no Mxico. Seguimos especialmente confiantes e entusiasmados com nossos negcios nas Operaes Internacionais, focados no objetivo de estarmos entre os players mais relevantes nos pases em que atuamos.

No ano de 2012 o EBITDA Consolidado apresentou um crescimento de 6% versus 2011. Ao desconsiderarmos os efeitos no-recorrentes e a reverso da PLR que favoreceram de forma significativa o resultado de 2011, a evoluo dos fundamentos do nosso negcio permitiu um crescimento de 17% do EBITDA. Seguimos realizando investimentos relevantes que tambm sero importantes para a nossa diferenciao, nos habilitando para o crescimento do negcio e para um novo patamar de servios e atendimento. Neste ano, nosso CAPEX totalizou R$ 437,4 milhes distribudos em expanso fabril, tecnologia da informao e logstica. Entramos agora num ciclo de investimentos em que a tecnologia da informao ser cada vez mais um diferencial competitivo. Tambm demos os primeiros passos para promover uma significativa evoluo na experincia de compra por meio da integrao da tecnologia a servio da relao entre consultoras e consumidores. Nesse cenrio, vislumbramos a oportunidade de estarmos cada vez mais conectados s e necessidades das pessoas, permitindo a expanso da rede de relaes da Natura por meio da oferta de novas marcas, produtos, servios e negcios. Em dezembro, a aquisio da marca Australiana AESOP, presente em 11 pases, simbolizou mais um investimento consistente em nossa estratgia de longo prazo, possibilitando o acesso a uma marca expressiva e global com excelentes produtos oferecidos por meio de uma experincia nica de compra em lojas conceito. Esse movimento dar uma maior exposio em mercados alm da Amrica Latina, permitindo ainda o compartilhamento de competncias relevantes entre ambas as empresas. KLABIN S.A. E CONTROLADAS Consideraes iniciais O ano de 2011 foi marcado pela incerteza na economia mundial, crise europia e reduo da taxa de crescimento dos pases emergentes. No Brasil, o cenrio econmico tambm repercutiu as instabilidades do mercado global e a demanda por papis para embalagens no apresentou o crescimento que se esperava ao final de 2010. Neste contexto, a Klabin concentrou esforos na performance operacional e financeira posicionando estrategicamente seus produtos de forma a atingir um crescimento nas receitas de vendas nos mercados em que atua. Dessa forma, o volume vendido

(excluindo madeira) apresentou crescimento de 1% durante o ano, enquanto a evoluo da receita lquida total foi de 6%, mesmo em um cenrio de queda nos preos internacionais e taxa de cmbio mdia 5% inferior a 2010. As vendas de kraftliner da Klabin no mercado interno permaneceram estveis, refletindo o modesto crescimento do mercado brasileiro de papelo ondulado, principal consumidor do produto. Nas exportaes, houve crescimento de 22%, devido melhoria da produtividade das mquinas de papel, resultado da maior estabilidade operacional da unidade de Monte Alegre. O mercado de cartes revestidos tambm foi afetado pela desacelerao da economia brasileira de 2011. A demanda no mercado interno foi influenciada negativamente pela menor taxa de cmbio mdia, que favoreceu a entrada de produtos importados embalados no pas, e pelo alto nvel de estoques ao final de 2010. Segundo a Associao Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), as vendas domsticas de cartes (excluindo cartes para lquidos) em 2011 decresceram 10% em relao a 2010. Todavia, a diversificao da linha de cartes da Klabin compensou a demanda mais fraca e o volume de vendas de cartes no mercado interno cresceu 2% em relao ao ano anterior. As exportaes de cartes caram 4%. O foco no aumento das margens tambm resultou em crescimento de receita nas Unidades de Negcio de Converso. No mercado de papelo ondulado, o crescimento econmico mais brando tambm foi refletido nos resultados de 2011. A expedio brasileira de papelo ondulado segundo a Associao Brasileira de Papelo Ondulado (ABPO) apresentou crescimento de 2% em 2011. O volume de vendas da Klabin no mesmo perodo decresceu 2%. Todavia, seguindo a estratgia de priorizar margens, a receita lquida cresceu 6%. O mercado de construo civil impulsionou as vendas de cimento no mercado interno durante o ano. Segundo dados preliminares do Sindicato Nacional da Indstria do Cimento (SNIC), o consumo de cimento cresceu 7% sobre o ano anterior. A Companhia renegociou contratos com clientes e, como resultado, o volume vendido foi afetado no segundo e terceiro trimestres. J no quarto trimestre de 2011, as vendas voltaram a atingir a capacidade instalada da Unidade com ganhos de margens. As aes desenvolvidas para a busca da melhor performance tambm envolveram a criao de novas diretorias (Supply Chain e Planejamento e Projeto Celulose) e implementao de uma nova metodologia de remunerao varivel mais alinhada s melhores prticas de mercado. O novo sistema, que contempla metas individuais mais agressivas e incentivos de longo-prazo por meio de participao em aes, viabilizou

ganhos por meio de mudanas no comportamento estratgico da Companhia. Durante 2011, o volume de vendas da Klabin, excluindo madeira, foi de 1.739 mil toneladas, totalizando R$3.889 milhes de reais de receita lquida, incluindo madeira. A gerao de caixa (EBITDA) foi R$ 1.077 milhes, o melhor resultado anual da histria.

Relatrio da Administrao Redues de custos O melhor desempenho obtido pela Klabin em 2011 tambm foi resultado das importantes iniciativas para reduzir os custos em suas unidades. Os trabalhos foram realizados em diversas frentes e abrangeram custos fixos e variveis. Os investimentos de alto retorno, iniciados no perodo ps-crise de 2008, que tinham como objetivo preparar a Klabin para enfrentar um cenrio econmico menos favorvel nos diversos mercados em que atua, foi fator preponderante nos resultados de 2011. A nova caldeira de biomassa entrou em operao em Otaclio Costa (SC) em maro de 2011, gerando economias no consumo de leo combustvel. Em outubro, entrou em operao a planta de evaporao em Otaclio Costa para aumentar a capacidade de gerao de vapor. Na fbrica de Monte Alegre (PR) foi instalada a nova linha de transmisso de alta-tenso, que proporciona ganhos no custo de aquisio de energia eltrica. Para o ano de 2012 esto ainda previstos o incio da nova caldeira de biomassa na fbrica de Correa Pinto (SC) e o desgargalamento da linha de branqueamento na fbrica de Monte Alegre. A Klabin trabalhou em outras iniciativas que trouxeram resultados importantes. A unidade de Monte Alegre, cuja capacidade anual de 1,1 milho de toneladas de papis para embalagens, foi a primeira a receber a consultoria INDG no ms de maro, para a elaborao e disseminao do modelo de gerenciamento matricial de despesas. As aes dessa iniciativa comearam a gerar resultados consistentes a partir do ms de setembro. Em junho, tambm em Monte Alegre, ocorreu a parada anual de manuteno da unidade, que foi maior que nos anos anteriores e teve como principal objetivo melhorar a continuidade operacional de toda a fbrica. Aps a parada, a unidade bateu recordes mensais de produtividade, apresentando maior reduo de custos fixos e variveis. Na rea florestal, os trabalhos de reduo de custo foram baseados em esforos internos, reestruturao das equipes e benchmark de

processos. O estudo levantou as melhores prticas de gerenciamento florestal e identificou oportunidades nos processos operacionais de colheita de madeira, silvicultura, transporte de toras e manejo de florestas. As primarizaes tambm foram importantes para melhoria em custos com foco nas reas industrial e florestal. Esse processo gerou aumento de eficincia e produtividade das equipes internas, com equipamentos adequados s particularidades dos insumos e processos da Klabin, e conseqentemente, resultados superiores aos dos terceiros contratados. As iniciativas de reduo de custo, em todas as frentes, impactaram positivamente o resultado da Companhia ao longo do ano e, com a maior estabilidade operacional da fbrica de Monte Alegre, foi observada diminuio significativa e sustentvel do custo caixa unitrio da Companhia. A continuidade do resultado das aes ser perseguida durante o ano de 2012, colocando a Klabin em um novo patamar de resultados. Desempenho dos negcios Unidade de negcio Florestal Em 2011, o mercado brasileiro de madeira sofreu retrao devido ao cenrio econmico mundial. A colheita da Klabin em Santa Catarina tambm foi afetada por aspectos climticos. Com foco na reduo de custos, a Companhia direcionou seus investimentos para a otimizao de seus processos e aumento de eficincia e produtividade. Entre os projetos aprovados destacam-se a primarizao da colheita de So Paulo e Santa Catarina e a mecanizao e primarizao do preparo do solo no Paran. A Klabin movimentou aproximadamente 10 milhes de toneladas de toras e cavacos de pinus e eucalipto e resduos para energia em 2011, volume estvel em relao a 2010. Desse total, cerca de 70% foram transferidos para as fbricas do Paran, Santa Catarina e So Paulo e o restante foi vendido para serrarias e laminadoras. Relatrio da Administrao Em dezembro de 2011, a Companhia possua 506 mil hectares de terras, sendo 243 mil hectares de florestas plantadas (31 mil hectares acima de 2010 devido compra da Vale do Corisco) e 212 mil hectares de florestas nativas preservadas. Em 2011 foram plantados 24 mil hectares, sendo 15 mil hectares em terras prprias e 9 mil hectares em terras de terceiros (programa de fomento). O Programa de Fomento Florestal possui 60 mil hectares nas regies prximas s unidades florestais do Paran, Santa Catarina e So Paulo. Esto sendo beneficiados 5 mil produtores fomentados nesses estados brasileiros.

O rendimento das florestas de eucalipto, medido em toneladas de celulose produzida por hectare de floresta plantada, vem crescendo ano a ano em decorrncia de investimentos em pesquisa e desenvolvimento. A produtividade estimada das reas plantadas em 2011 foi 36% maior do que dos plantios de cinco anos antes.

Unidade de negcio Papis Apesar do cenrio menos favorvel, a Klabin apresentou um bom desempenho em 2011, encerrando o perodo com volume de vendas de kraftliner e cartes revestidos de 1.068 mil toneladas, representando aumento de 4% em relao a 2010 e receita lquida de R$ 1.851 milhes, 8% maior do que no ano anterior. O mercado internacional de kraftliner apresentou altos nveis de estoques da parte de consumidores no incio do ano, porm o cenrio foi normalizado ao longo do primeiro trimestre. Alm disso, a demanda foi afetada pela crise europia e os preos internacionais registraram queda contnua em relao a dezembro de 2010. Contudo, o preo mdio em euros em 2011 ainda foi 14% superior ao do ano passado. Na Europa, segundo dados publicados pela FOEX, o preo de lista mdio do kraftliner foi de 580/t em 2011 comparado a 509/t em 2010. No Brasil, o preo das aparas reduziu-se em 24%. As vendas de kraftliner em 2011 atingiram 415 mil toneladas, 13% superior a 2010, sendo 65% voltadas ao mercado externo. O aumento do volume vendido est relacionado maior produo na fbrica de Monte Alegre devido sua estabilidade operacional. A receita lquida das vendas de kraftliner teve aumento de 15% no perodo. Para a Klabin, o ano de 2011 apresentou melhor mix de vendas no mercado externo, com maior concentrao de produtos na Amrica Latina. Conforme informaes divulgadas pela Bracelpa, a expedio brasileira de papelcarto em 2011, excluindo cartes para lquidos, atingiu 519 mil toneladas, 10% abaixo de 2010. O market share de cartes da Klabin no mercado interno atingiu 29%. O aumento da exigncia do selo FSC em toda a cadeia produtiva tem influenciado cada vez mais o mercado de papelcarto, tanto no Brasil como no mercado externo. Os cartes da Klabin, que so 100% certificados, apresentam maior diferencial competitivo e so menos impactados em um ambiente desfavorvel. No mercado interno, o segmento sofreu dois grandes impactos: altos nveis de estoque de clientes receosos com a

possvel falta de oferta na cadeia produtiva no final de 2010 e a maior importao de produtos embalados favorecida pelo real apreciado na maior parte do ano. O volume de vendas de cartes revestidos em 2011 totalizou 653 mil toneladas. Em relao a 2010, o volume teve queda de 1%, com aumento em 2% no mercado interno, porm com exportaes 4% menores. A diversificao da linha de cartes revestidos da Klabin e o ganho de market share compensaram a queda da demanda por cartes folding box board (FBB) no mercado interno. A receita lquida totalizou R$ 1.317 milhes, 6% acima de 2010. Unidade de negcio Converso O volume de vendas de produtos convertidos (papelo ondulado e sacos industriais) em 2011 na Klabin foi de 638 mil toneladas, 2% inferior de 2010. A receita lquida, comparada ao mesmo perodo, totalizou R$ 1.712 milhes, 5% superior. A demanda nacional de papelo ondulado, medida pela expedio de caixas e chapas, apresentou crescimento abaixo do esperado para 2011. Apesar disso, segundo dados prvios divulgados pela ABPO, a expedio brasileira acumulou aproximadamente 3,2 milhes de toneladas de janeiro a dezembro, cerca de 2% acima do ano anterior. A Klabin, alm de realizar novos investimentos para aumento de sua capacidade produtiva e modernizao de equipamentos, com foco em suas onduladeiras, assumiu uma poltica de manuteno de suas margens em 2011. Seguindo essa estratgia, decidiu pelo fechamento das operaes em Del Castilho que ter seu volume mais do que compensado pela ampliao da fbrica de Jundia-DI. Com essa nova capacidade, a Companhia reduzir custos fixos de produo dando continuidade melhoria de performance. A venda de caixas e chapas de papelo ondulado da Klabin atingiu 502 mil toneladas, 2% inferior a 2010. A receita lquida totalizou R$ 1.223 milhes, 6% superior do ano passado. A indstria nacional de cimento, principal consumidora de sacos industriais da Klabin, vem priorizando o atendimento do mercado interno e investindo fortemente na ampliao de sua capacidade produtiva. Dados preliminares do SNIC e estimativas de mercado indicam que as vendas de cimento no Brasil em 2011 atingiram cerca de 64 milhes de toneladas, nvel superior aos 59 milhes de toneladas obtidos em 2010. Em 2011, a Companhia foi mais seletiva na venda de sacos industriais, visando melhor mix de vendas e mercados de melhores margens. A renegociao de contratos com

clientes realizada durante o ano afetou os volumes do segundo e terceiro trimestres. No entanto, no quarto trimestre as vendas voltaram a atingir o nvel normalizado com ganho de margens. O volume de vendas de sacos industriais das unidades Brasil e Argentina em 2011 totalizou 136 mil toneladas, com receita lquida de R$ 489 milhes, queda de 4% no volume e aumento de 3% na receita comparativamente a 2010.

Resultado Operacional Em 2011, o volume de vendas (excluindo madeira) totalizou 1.739 mil toneladas, 1% superior a 2010 devido a maiores exportaes de kraftliner. Em relao ao ano anterior, o volume no mercado interno permaneceu estvel com aumento de 2% na venda de cartes, compensado por leve reduo das vendas de produtos convertidos. A receita lquida (incluindo madeira) totalizou R$ 3.889 milhes, 6% superior a 2010. A receita do mercado interno representou 78% da receita lquida total, a mesma participao de 2010. O efeito no-caixa da variao do valor justo dos ativos biolgicos foi de R$ 271 milhes, inferior ao ano de 2010 devido ao menor contingente de florestas que passaram

a ser reconhecidas por seu valor justo. O custo dos produtos vendidos em 2011 foi de R$ 2.827 milhes, 3% superior ao de 2010. O custo unitrio dos produtos vendidos foi de R$ 1.626/t, 2% acima do ano anterior, comparado a inflao de 6,5% no perodo. A elevao dos gastos com mo de obra e paradas para manuteno foi parcialmente compensada pelos programas de reduo de custo e menor consumo de leo combustvel. O lucro bruto em 2011 foi de R$ 1.332 milhes, impactado pelo efeito no caixa da menor variao dos ativos biolgicos. As despesas com vendas em 2011 foram de R$ 321 milhes, 7% mais altas quando comparadas a 2010, devido principalmente a maiores despesas de frete e despesas fixas de venda. As despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 249 milhes em 2011, 16% superiores ao ano anterior, afetadas principalmente por indenizaes, dissdios coletivos e maiores gastos com servios prestados. O resultado operacional antes do resultado financeiro (EBIT) em 2011 foi de R$ 797 milhes. A gerao operacional de caixa (EBITDA) em 2011 atingiu R$ 1.077 milhes, o melhor resultado histrico da Companhia e 12% superior ao ano de 2010, com margem EBITDA de 28%. O EBITDA ajustado, que exclui os ganhos com a venda de imveis em Del Castilho (RJ) e de terras no Mato Grosso do Sul atingiu R$ 1.028 milhes, ainda assim, o maior valor j registrado pela Klabin. O EBITDA inclui R$ 2,2 milhes referente participao sobre a venda de madeira da Vale do Corisco. Resultado financeiro e endividamento O endividamento bruto consolidado no final de dezembro de 2011 era de R$ 5.297 milhes, sendo R$ 910 milhes (17% da dvida bruta) no curto prazo. O caixa e as aplicaes financeiras em 31 de dezembro somavam R$ 2.562 milhes, 6% menores do que o ano passado devido ao desembolso com a compra da Florestal Vale do Corisco ocorrida em novembro. O endividamento lquido consolidado totalizou R$ 2.735 milhes e foi influenciado pelo efeito apreciao do cmbio sobre a parcela da dvida em moeda estrangeira e pela aquisio da Vale do Corisco. A relao dvida lquida / EBITDA atingiu para 2,5 vezes em 2011. Resultado lquido

O lucro lquido tambm foi impactado pela apreciao do dlar em relao ao real em 2011 e totalizou R$183 milhes no ano. Investimentos Durante o ano de 2011 a Companhia continuou focando em investimentos de alto retorno como forma de reduzir os custos variveis. Em maro, com a entrada em operao da caldeira de biomassa na planta de Otaclio Costa, a Companhia reduziu o consumo de leo combustvel em 25%, substituindo-o pela queima de resduos florestais para gerao de energia. No ltimo trimestre do ano foi concludo o desgargalamento na planta de evaporao na fbrica de Otaclio Costa, que tambm colaborou para a diminuio nos custos de gerao de vapor no perodo. Em Monte Alegre, foi instalada a linha de transmisso de alta-tenso (230 kV) que tem como objetivo trazer energia a um custo mais baixo. Nas unidades de converso foram adquiridas duas onduladeiras, sendo que a primeira, com 72 mil toneladas de capacidade de produo, entrou em operao em setembro na fbrica de Goiana (PE). O segundo equipamento est sendo instalado na fbrica de Jundia-DI (SP) com incio de operao previsto para junho de 2012. Em novembro de 2011 tambm foi adquirida e instalada mais uma linha completa para a fabricao de sacos multifolhados valvulados. A linha entrou em operao ao final de 2011 na unidade de Lages I e proporcionar ganhos de produtividade e qualidade no segmento. A fbrica de Goiana ir receber nova capacidade no 4T12. Tambm em novembro, a Companhia adquiriu 51% da empresa Florestal Vale do Corisco Ltda., especializada no cultivo e comercializao de madeira, detentora de 107 mil hectares de terras com 63 mil hectares de florestas de pinus e eucalipto plantadas no Estado do Paran. Com esta aquisio, a rea florestal plantada da Companhia totaliza 243 mil hectares, dos quais 110 mil hectares esto disponveis para o desenvolvimento de novos projetos industriais. O incremento do plantio com espcies de maior produtividade assegura matria-prima para o aumento da capacidade de produo de fibras. Tambm no ano, foram adquiridas mquinas, equipamentos e mdulos de colheita para acelerar o ritmo de corte de madeira. Os investimentos em 2011 totalizaram R$ 883 milhes, sendo R$ 428 milhes correspondentes compra da Vale do Corisco e R$ 455 milhes nas unidades de negcios, dos quais, 51% foram alocados na Unidade de Negcio Papis, 31% na

Unidade de Negcio Florestal e 16% na Unidade de Negcio Converso. O montante investido durante ano, excluindo a compra da Vale do Corisco, foi 18% superior ao de 2010.

Parte dos investimentos iniciados no ano ser concluda em 2012, como a nova caldeira de biomassa em Correia Pinto com entrada prevista para junho de 2012, em substituio atual, movida a leo combustvel, e o desgargalamento na linha de branqueamento da Unidade Monte Alegre, que objetiva aumentar a capacidade de produo de celulose branca daquela planta. A entrada em operao desse projeto est prevista para outubro. Orientao estratgica A atuao orientada para a criao de valor determina a prioridade estratgica da Klabin de ampliar a competitividade em todas as linhas de produtos, aproveitar as diversas oportunidades de crescimento no setor e reforar sua liderana no mercado de embalagens no Brasil. Para crescer de forma sustentvel, a Companhia baseia sua viso de futuro a partir de uma anlise criteriosa das perspectivas da indstria mundial de celulose e papel e de suas vantagens competitivas no setor florestal, como disponibilidade e alta produtividade de madeira. Nessa direo, planeja usar sua posio diferenciada para dar incio a um novo projeto de produo de celulose de fibra longa e curta, a partir de um modelo de parcerias na estruturao de negcios, de forma a no pressionar seu balano financeiro. Mercado de capitais Em 2011, as aes preferenciais da Klabin (KLBN4) apresentaram valorizao de 37% enquanto o IBOVESPA apresentou reduo de 18%. O volume mdio dirio negociado atingiu R$ 15 milhes, 27% superior a 2010.

Em reunio extraordinria do Conselho de Administrao realizada em 13 de outubro de 2011, foi autorizado o Programa de Recompra de Aes Preferenciais de at 42,0 milhes de aes de prpria emisso. Esse programa vlido por 365 dias ou at 12 de outubro de 2012. No ano a Companhia comprou 2,8 milhes de aes e encerrou o ms de dezembro com 30 milhes de aes preferenciais em tesouraria, que correspondem a 5% das aes preferenciais. No ano, o BNDESPAR vendeu 20,4 milhes de aes preferenciais da Klabin. Desse modo, a participao do banco caiu de 18% para 15% das aes preferenciais. Foram pagos dividendos complementares no valor de R$ 70 milhes e dividendos intermedirios no montante de R$ 137 milhes, atingindo o total de R$ 207 milhes em 2011. O capital social da Klabin representado por 918 milhes de aes, sem valor nominal, das quais 317 milhes de aes ordinrias e 601 milhes de aes preferenciais. Em Assemblia Geral Extraordinria, realizada em 20 de dezembro de 2011, foi aprovado aumento do capital social da Companhia no montante de R$ 771,5 milhes, sem a emisso de novas aes. Dessa forma, o capital social da Companhia passou de R$ 1.500 milhes em 31 de dezembro de 2010 para R$ 2.271,5 milhes em 31 de dezembro de 2011. Projetos nicos e projetos concorrentes Projetos nicos: so aqueles para os quais no h alternativas, sendo nesse sentido nicos. Nesse caso, a deciso a ser tomada se o projeto tem viabilidade ou no. Projetos concorrentes: so projetos para os quais h alternativas, de modo que uma alternativa inviabiliza a outra. Nesse sentido so Concorrentes. Tcnicas de Analise de Investimentos Aps a discusso sobre a montagem dos fluxos de caixa e os tipos de projetos, os quais os componentes bsicos da resoluo dos problemas de anlise de investimentos, faz-se possvel apresentar as tcnicas de anlise de investimentos.

Existem diversas tcnicas de anlise de investimentos, das mais simples s mais sofisticado, porm, destacam-se trs principais, as quais so as mais utilizadas e disseminadas: Perodo de retorno (Payback) Valor Presente (VPL) Taxa interna de retorno (TIR)

Perodo de retorno (Payback) O mtodo payback tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorar a retornar o total do investimento inicial. Quanto menor o payback melhor o projeto. A idia do payback o tempo para recuperar o investimento. Por isso ele sempre deve ser avaliado em dias, semanas, meses e anos, quanto menor o tempo de retorno mais interessante ser o investimentos. Critrios de deciso com o Payback: O mtodo payback pode ser aplicado tanto a projetos nicos quanto a concorrentes, conforme descrito. Projeto nico: deve-se definir um tempo mximo aceitvel de payback. O problema que essa definio passa a ser sujeita, uma vez que se trata do tempo que o investidor estaria disposto a aguardar pelo retorno do projeto. Projetos concorrentes: com dois ou mais projetos que so excludentes, deve-se escolher apenas o melhor, ou seja, o que tem o menor payback, tendo, portanto, o retorno mais rpido.

Formula do Payback;

Sendo: PR= Perodo de Recuperao CFt= total no ano t Io= investimento Inicial

Criticas ao Payback O mtodo do payback de todas as tcnicas de anlise de investimentos, a mais intuitiva e simples, e essas so as suas grandes virtudes. o mais utilizado de todos os mtodos, justamente pela sua simplicidade. Contudo, tambm por essa grande simplicidade, o payback pode levar a falhas graves de anlise. No leva em conta o valor do dinheiro no tempo: esse mtodo despreza o custo do dinheiro, ou seja, no compara o investimento realizado com possveis ganhos em outros investimentos, tais como aplicaes financeiras, podendo levar o investidor a escolher projetos de retorno muito mais longo do que necessrio. No considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes: o payback considera que todos os investimentos analisados possuem o mesmo risco, desprezando a analise de risco de cada um. No considera os fluxos de caixa aps o perodo de payback: o payback s analisa o investimento at este ser recuperado pelo investidor, ou seja, ao atingirse o tempo de payback, cessa-se a analise, desprezando todos os fluxos de caixa posteriores. Valor presente Liquido (VPL)

O mtodo do VPL um mtodo alternativo do payback, visando corrigir as principais deficincias apresentadas por este. Para utilizar o VPL, faz-se necessrio construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes; Investimento inicial e investimentos adicionais Fluxo de caixa positivos ou negativos de retorno Valor residual do investimento se houver.

O mtodo do VPL utiliza os princpios financeiros calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. Frmula de calculo do VPL;

Taxa mnima de atratividade (TMA) A TMA deve representar o retorno mnimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor ou, ainda, o custo das oportunidades perdidas, o chamado custo de oportunidade, j que esses recursos poderiam ser utilizados em outro investimento. Qual deve ser a taxa de atratividade utilizada? Consideraes a serem levadas; Taxa de retorno da aplicao financeira: supe que o custo de oportunidade seja o de deixar os recursos aplicados em investimentos de baixo risco (renda fixa). Taxa de captao de emprstimo: supe que a empresa no possua os recursos necessrios para investir e, assim, ser obrigada a captar um emprstimo.

A interpretao do VPL Pode-se afirmar que, to importante quanto o aprendizado da aplicao da tcnica, no caso VPL, a interpretao dos resultados. VPL Positivo: o projeto foi capaz de recuperar o investimento inicial (payback), alm de pagar a TMA sobre esse investimento e produzir um retorno de valor positivo em reais, adicional ao investimento inicial. VPL Negativo: o projeto no foi capaz de recuperar o investimento inicial (payback) e pagar a TMA. Projetos nicos (VPL): se o VPL for positivo, aceita-se o projeto se for negativo rejeita-se o projeto. Projetos Concorrentes (VPL): escolher o maior VPL, contanto que seja positivo. Caso os dois VPLs sejam negativos, rejeita-se os dois projetos. Vantagens do VPL em relao ao Payback O mtodo do VPL tecnicamente muito superior ao mtodo do payback como guia para a avaliao de projetos de investimento. Conforme j discutido, o payback possui trs falhas graves como o mtodo de analise de investimentos, as quais no ocorrem com o VPL. Falhas do Payback No leva em conta o valor do dinheiro no tempo No considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes; No considera os fluxos de caixa aps o Vantagens do VPL Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA; Pode considerar diferentes riscos, ajustando a TMA de cada projeto; Considera todos os fluxos de caixa,

perodo de payback

inclusive com determinao de perodo de tempo para a correta comparao em termos de custo de oportunidade.

Taxa interna de retorno A taxa interna de retorno um mtodo similar ao VPL, ou seja, utiliza a mesma lgica de clculo, contudo, apresenta os resultados em porcentagem, e no em valores monetrios. O mtodo TIR tem como pressuposto calcular o retorno composto (em %) do fluxo de caixa, ou seja, qual a taxa composta necessria para transformar o investimento inicial nos fluxos futuros , como se o valor fosse aplicado em renda fixa. Critrios de deciso da TIR Da mesma forma que o VPL a TIR necessita da utilizao da TMA neste caso se: TIR>TMA se aceita o projeto TIR<TMA rejeita-se o projeto A TIR deve ser usada com relao aos tipos de projetos tambm. Projetos nicos estabelecer uma taxa mnima de atratividade, se a TIR for maior que esta taxa aceita-se o projeto. Projetos Concorrentes: Calcular a TIR de cada um e escolher a maior, mas estabelecendo, da mesma forma que no projeto nico. Encontra-se o valor da TIR apenas utilizando a calculadora HP12C, pressionando as teclas F e IRR aps efetuar o calculo do VPL.

Comparao da TIR com VPL e o Payback

A TIR equivalente ao VPL, assim, ambos so mtodos bastante superiores ao Payback quanto anlise de investimento.

Falhas do Payback No leva em conta o valor do dinheiro no tempo No considera os riscos de cada projeto, que podem ser muito diferentes; No considera os fluxos de caixa aps o perodo de payback

Vantagens do VPL Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA; Pode considerar diferentes cada projeto;

TIR Considera o valor do dinheiro no tempo, mediante o uso da TMA Pode considerar diferentes cada projeto;

riscos, ajustando a TMA de riscos, ajustando a TMA de

Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com tempo para a correta comparao em termos de custo de oportunidade.

Considera todos os fluxos de caixa, inclusive com tempo para a correta comparao em termos de custo de oportunidade.

determinao de perodo de determinao de perodo de

O Conceito de Inflao A inflao definida como o aumento continuo e generalizado dos preos na economia. Esse um processo como processo inflacionrio, que se estende a todos os bens econmicos. Valores nominais e valores reais

Valores nominais: so os valores correntes, aqueles que incorporam a inflao. Estes so os valores que encontramos na prtica, utilizados nos supermercados, lojas, salrios, dividendos, impostos. Valores Reais: so os que retiram o efeito da inflao, tambm chamados de valores constantes. Esses valores so efetivamente ganhos ou perdidos j descontados a inflao no perodo. Eles medem de forma efetiva as mudanas de preos. VPL e Inflao A fim de utilizar corretamente o VPL, sem distores de valores, faz-se necessrio ajusta-lo para contemplar corretamente a inflao. No caso de os valores do fluxo de caixa e da TMA estarem na mesma base, ou seja, ambos nominais, ou ambos reais, nenhum ajuste faz-se necessrio, basta aplicar VPL. Contudo, se estiverem em bases diferentes, h duas opes: Ajustar todos os valores do fluxo de caixa; Ajustar a TMA

Neste caso se adota a segunda opo por sua maior facilidade pois alterar a TMA significa ajustar apenas um valor. TIR e Inflao A fim de utilizar corretamente a TIR, sem distores de valores faz-se necessrio contemplar corretamente a inflao. No caso dos valores do fluxo e da TMA estarem na mesma base, ou seja, ambos nominais, ou ambos, reais, nenhum ajuste faz-se necessrio, basta aplicar a TIR. Contudo, se estiverem em bases diferentes, h duas opes: Ajustar todos os valores do fluxo de caixa; Ajustar a TMA

Da mesma forma que o VPL, em geral, adota-se a segunda opo, ou seja, ajustar a TMA.

Necessidade de Capital de Giro (NCG) A necessidade de capital de giro (NCG) tem uma grande importncia pelo fato de fornecer informaes das atividades operacionais, decises tomadas pela alta gerncia, forma de financiamento das aplicaes de recursos. O clculo da necessidade de capital de giro de cada ano da empresa segue conforme a frmula abaixo: NCG =(Duplicata a receber + Estoque - Contas a pagar) (Total de dias do Ano) Obs: em alguns casos no haver o valor de contas a pagar (fornecedores) neste caso para se encontrar o valor utiliza-se a frmula a seguir: Dias do ms (30) x custo unitrio de material = X / Valor unitrio de venda Obs: no caso de valores quebrados utiliza-se o mtodo de arredondamento. Aps achar o valor do fornecedor volta-se para a formula primaria. Com base na teoria estudada acima um exemplo para o calculo de viabilidade de investimento (se ou no vivel efetua-lo). Dados Fornecidos Ano 0 Vendas Esperadas Preo de venda unitrio Custo unitrio de material Custo unitri de mo de obra Custo unitrio de energia Custo de oportunidade do aluguel do imvel Despesas de depreciao Investimento inicial Ano 1 Ano 2 Ano 3 Ano 4 Ano 5 54.000 42.000 39.000 33.000 24.000 28 28 28 28 28 11,3 11,3 11,3 11,3 11,3 5,95 5,95 5,95 5,95 5,95 1,13 1,13 1,13 1,13 1,13 7500 0,1 1900000 7500 0,1 7500 0,1 7500 0,1 7500 0,1

I.R. 27,50% Dados para o clculo da NGC Os recebveis de cliente correspondem a 50 dias. Os estoques montam 20 dias de vendas 5 de matrias prima e 15 de produtos em processo e acabados. Os fornecedores correspondem a 30 dias de compras.

Calculo da NCG NCG (Duplicata a receber + Estoque - Contas a pagar)

50

(20+15+5) ?

Formula Contas a pagar (fornecedores) 30 dias x custo unitrio de material (11,30) F = 30 x 11,30 = 339 F = 339 / 28,00 = 12,11 NCG =(Duplicata a receber + Estoque)-(Contas a pagar)

50 NCG = 50+40-12 = 78 NCG = 78/ 360 = 21,66 NCG = 21,66

(20+15+5)

12

Com base no material estudado nesta atividade, elaborar um fluxo de caixa com as seguintes informaes: Ano 0 Vendas Esperadas Preo de venda unitrio Custo unitrio de material Custo unitrio de mo de obra Custo unitrio de energia Custo de oportunidade do aluguel do imovel Despesas de depreciao Investimento Inicial 1.900.000,00 I.R. 27,50% Dados para o calculo da NCG 1 Os recebveis de clientes correspondem a 50 dias; 2 Os estoques montam a 20 dias de vendas 5 de matrias-primas e 15 de produtos em processo e produtos acabados; 3 Os fornecedores correspondem a 30 dias de compras. Ano 1 54.000 28,00 11,30 5,95 1,13 7.500,00 10% Ano 2 42.000 28,00 11,30 5,95 1,13 Ano 3 39.000 28,00 11,30 5,95 1,13 Ano 4 33.000 28,00 11,30 5,95 1,13 7.500,00 10% Ano 5 24.000 28,00 11,30 5,95 1,13 7.500,00 10%

7.500,00 7.500,00 10% 10%

Em base nos clculos efetuados na tabela de Fluxo de Caixa chegamos aos dados abaixo;

Ano 0 1 2 3 4 5 Calculo VP R$ 1.900.000,00 R$ 496.213,10 R$ 357.935,90 R$ 355.206,80 R$ 331.554,20 R$ 1.048.505,70

Investimentos

Com base nos clculos acima chegamos seguinte tabela;

Investimentos Ano 0 1 2 3 4 5 Investimentos R$ 1.900.000,00 R$ 496.213,10 R$ 357.935,90 R$ 355.206,80 R$ 331.554,20 R$ 1.048.505,70 Descontados 459.456,57 306.872,34 281.974,61 243.702,23 713.595,36

Calculo do Payback

PR = 1.292.005,75 2005.601,11 = 0,3755 1.900.000,00 Prazo de Recuperao = 4 anos + 0,3755 anos Prazo de Recuperao = 4,3755 Anos Neste caso teremos a recuperao do capital investido em um prazo de 4,3755 Calculo do Lucro Lucro = 2005.601,11 1.900.000,00 = 105.601,11

Analisando os resultados vemos que bateram tanto os clculos manuais quanto pela HP12C como deveria, tambm conforme apresentado que somente pela HP12C chegamos ao valor do TIR. Concluso Avaliando o trabalho solicitado e os clculos efetuados, chegamos concluso que este investimento em particular aceito por nossa empresa, pois, nos apresenta uma taxa de recuperao aceitvel de 4,3755 anos e uma taxa mnima de atratividade superior a calculada de 9,84, e nos possibilitando um lucro de 105.601,12, fazendo assim que nossa empresa tenha maior visibilidade no mercado.

BIBLIOGRAFIA: http://www.bcb.gov.br/?COPOMJUROS http://download.finep.gov.br/dcom/brasilinovador.pdf http://www.portalbrasil.net/rendavariavel/index_faq.htm

Livro: anlise de Investimentos Autor: Rodolfo Leandro de Feria Olivio Editora Aline PLT n115

You might also like