You are on page 1of 19

10/05/2013

Aula 9

REGRAS DE CONVIVNCIA
Demonstrar boas maneiras (palavras mgicas): Bom dia!;Boa tarde!;Obrigado!;Com licena!;Por favor!;Desculpe!. Desligar o celular na sala de aula; Pedir licena para entrar e sair da sala; No conversar durante a explicao do professor; falar um de cada vez; respeitar a vez do outro; No gritar em sala de aula ;no xingar o colega; no falar palavro.

10/05/2013

DIREITOS DE PROPRIEDADE E CUMPRIMENTO DOS CONTRATOS

Os mercados s funcionam se o Estado definir os direitos de propriedade e assegurar o cumprimento dos contratos

10/05/2013

FALHAS DE MERCADO O mercado possui falhas naturais que sem a interferncia externa no h como se corrigir naturalmente. Essas falhas so conhecidas como Falhas de Mercado.

FUNES DO ESTADO NAS FALHAS DE MERCADO


So 3 (trs) as funes bsicas do Estado: I Funo Alocativa Nem sempre o mercado aloca seus recursos, bens e servio, de maneira eficiente, essas situaes so chamadas de Falhas de Mercado. Cabe ao Estado a funo de alocar os recursos eficientemente. Ex. Iluminao pblica, escolas pblicas, saneamento bsico. II Funo Distributiva Nem sempre o mercado distribui renda de maneira equnime, cabendo ao Estado a funo de faz-lo. Ex. Energia eltrica no campo e na cidade, IPTU das diversas regies de uma cidade.

10/05/2013

FUNES DO ESTADO NAS FALHAS DE MERCADO


III Funo Estabilizadora Cabe ao Estado estabilizar as flutuaes de preo dos produtos (controle da inflao), atravs de polticas que controlem a demanda agregada. Ex. Taxa de juros, poltica de importao e exportao.

FALHAS DE MERCADO
So 6 (seis) as Falhas de Mercado, so elas: 1 Existncia de mercados no competitivos ou concorrncia imperfeita; 2 Monoplio natural; 3 Bem pblico; 4 Desigualdade de informao; 5 Externalidade; 6 Mercados incompletos. Essas Falhas so, via de regra, corrigidas pelo Estado atravs de suas funes especficas

10/05/2013

FALHAS DE MERCADO
1 Existncia de mercados no competitivos ou concorrncia imperfeita Os monoplios, de um modo geral, so Falhas de Mercado. A maior caracterstica do monoplio produzir menos que o necessrio. Dessa maneira se um determinado segmento se estabelece sozinho no mercado, configura-se um monoplio, esse segmento ser absoluto e para manter controle do preo de sua produo, dispor quantidades inferiores as demandas. uma falha de mercado por qu apenas com a interveno do Estado possvel inibir o monoplio. O Governo atua impedindo a formao de monoplios com leis, isenes, proibies, etc.

FALHAS DE MERCADO
2 Monoplio Natural um setor que funciona com economia de escala rendimentos crescentes de escala, ou seja, o monoplio atende a tudo que o mercado necessita. O monoplio natural uma falha de mercado por qu se o Estado no intervir, outras empresas vo querer entrar no setor e ir existir produo ociosa. O Estado funciona no permitindo a entrada de outras empresas no mercado, ou seja, regulando o mercado. Exercendo a Funo Alocativa (funo alocativa: relaciona-se alocao de

recursos por parte do governo a de oferecer bens pblicos (ex. rodovias, segurana)).

fim

10/05/2013

FALHAS DE MERCADO
3 Bem Pblico O consumo de um bem pblico no impede ou diminui o consumo de outro agente, e o custo de excluso muito alto, por tanto, no possvel determinar quem deve ser excludo. uma falha de mercado porque a produo privada com as caractersticas do bem pblico muito caro, ineficiente, ou, que no seja possvel a excluso. Obs.: um bem no exclusivo

FALHAS DE MERCADO
4 Assimetria de informao No h simetria da informao no mercado quando existe mais informao para o agente da demanda do que para o da oferta, e vice-versa. So 2 (dois) os tipos de assimetria de informao: 1 - Seleo Adversa o tipo (qualidade/caracterstica) no conhecido. 2 Perigo Moral (Risco Moral) ao/conduta/comportamento no conhecido. a

A assimetria de informao uma falha de mercado por que se o mercado no for regulado cada lado tentar levar vantagem. Ex. mercado de carros usados.

10/05/2013

FALHAS DE MERCADO
5 Externalidade Ocorre quando as aes de um agente cria impacto sobrem as aes de outros agentes e podem ser positivo ou negativo. As externalidades podem ser: Positivo Educao (benefcio social maior do que o privado)

Negativo Fumante em ambiente fechado (benefcio privado maior que o social).

FALHAS DE MERCADO
6 Mercados Incompletos Ocorre quando h demanda, porm, no h oferta. Ex.: Planos de sade - aps certa idade do contratante a transao comercial passa a ser obrigatria por ato e ao do governo. Cabe ao Governo exercer a Funo Alocativa (funo alocativa:
relaciona-se alocao de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens pblicos (ex. rodovias, segurana) para corrigir as

falhas de mercado

10/05/2013

A FALHA DA CONCORRNCIA

Quando existe apenas uma s empresa (monoplio), poucas empresas no mercado (oligoplio) ou bastantes empresas no mercado (concorrncia monopolstica) as empresas controlam em maior ou menor medida o preo

A FALHA DA CONCORRNCIA

Razes para a existncia de falhas da concorrncia:

a) Economias crescentes b) Estratgias destinadas a nao permitir a entrada de novas empresas nos mercados c) Registros e Patentes

10/05/2013

CONCORRNCIA IMPERFEITA

No mercado de concorrncia imperfeita temos o monoplio e oligoplio. No monoplio uma nica empresa domina a oferta do produto ao mercado e no oligoplio um nmero reduzido de grandes empresas domina o mercado.

CONCORRNCIA IMPERFEITA
Este mercado caracteriza-se pela grande possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preos por meios de diferenciao dos produtos, propaganda, maior valor agregado, marca, etc. Vemos na economia brasileira diversas empresas no mercado de concorrncia imperfeita tais como indstria automobilstica VW, GM, Fiat, Ford, Renault, BMW, Mercedes Benz, Jeep, Toyota, Honda etc., indstria alimentcia, Sadia, Nestl, Bunge, Nabisco, Procter & Gamble, etc., indstria farmacutica temos, Eurofarma, Novartis, etc.

10/05/2013

CONCORRNCIA PERFEITA
um tipo ou estrutura de mercado onde existe um grande nmero de produtores e consumidores. Numa situao de concorrncia perfeita nenhuma empresa pode, por si s, influenciar o mercado. Em economia os mercados so classificados em concorrncia perfeita e concorrncia imperfeita. A diferena bsica entre os dois que na concorrncia imperfeita as empresas tm capacidade de controlar o preo

FALHAS DE INFORMAO NOS MERCADOS

Algumas atividades pblicas so justificadas pelo fato dos consumidores terem uma informao incompleta e pelo fato de que o mercado por si s disponibilizar pouca informao. Exemplo: Os bancos esto obrigados a divulgar a tae (taxa anual efetiva) dos emprstimos que concedem.

10

10/05/2013

A INFLAO E O DESEMPREGO

Uma das falhas de mercado mais importantes o desemprego dos fatores de produo. Nas economias capitalistas verificam-se com frequncia elevadas taxas de desemprego Outra falha de mercado que se verifica nas economias capitalistas a existncia de uma persistente subida do nvel geral dos preos

POLITICA DE DISTRITUIO DE RENDA

A poltica de distribuio de renda justificada com o argumento que a distribuio do rendimento operada no mercado no a melhor do ponto de vista da justia social.

11

10/05/2013

POLITICA DE DISTRITUIO DE RENDA- Interveno do Estado

Outro argumento sobre interveno do Estado est relacionado com o medo de que o particular no atue no seu prprio interesse. O Estado ir impor aos particulares o consumo de certos bens ou proibir-lhe o consumo de outros .

POLITICA DE DISTRITUIO DE RENDA- Interveno do Estado

So intervenes: Imposio do uso do cinto de segurana, A proibio de fumar, Os descontos obrigatrios para o seguro social

12

10/05/2013

Polticas Sociais

Cidades na Revoluo Industrial Sculo XIX

A absoluta liberdade deixada a interesses individuais parcialmente rivais e de poder desigual no garante o bem da coletividade e que, muito pelo contrrio, e a interveno do Estado necessria para proteger os interesses legtimos de todos.

Polticas Sociais
Poltica Pblica - Conjunto de decises interrelacionadas, seleo de metas e aos meios para alcan-las, visando o atendimento de demandas pblicas e de interesse coletivo, de acordo com uma situao especifica. Poltica Social - Conjunto de medidas tomadas visando melhorar ou mudar as condies de vida material e cultural da sociedade ou parcela da sociedade, tendo em conta as possibilidades econmicas e polticas num dado momento.

DEMANDAS DOUTRINA CENRIO PP PS AES

13

10/05/2013

POLITICAS PBLICAS NO BRASIL

GETLIO VARGAS PAI DOS POBRES

A EVOLUAO DAS POLTICAS PBLICAS NO BRASIL


JANGO REFORMAS SOCIAIS DE BASE

MILITARES ESTADO CENTRALIZADO CONSTITUIO FEDERAL - 1988 FHC MODELO NEOLIBERAL

LULA VISO SOCIAL

NEOLIBERALISMO: Conjunto de ideias polticas e econmicas capitalistas que defende a no participao do estado na economia.

14

10/05/2013

O Governo Federal deu prioridade absoluta s polticas de combate fome e pobreza. Para isso, valoriza os direitos bsicos da populao, como o acesso alimentao, educao, sade, habitao e cultura. Est levando, tambm, o debate sobre o desafio da incluso social e do combate fome aos organismos internacionais.

Bolsa Famlia Territrios da Cidadania Um MIlhao de Cisternas ProJovem - Pronasci Educao em Desenvolvimento PAC Funasa Povos Indgenas Pessoas com deficincias Mais Cultura Mulheres, Criancas e Adolescentes Mais Sade Conselhos e Conferencias Nacionais

Est tudo muito bom mas...

E as crianas nas ruas? E os jovens sem escola e trabalho? E a violncia generalizada? E a dramtica situao dos hospitais? E a dengue e a febre amarela? E os trabalhadores rurais?

A....isso da competncia dos Estados e Municpios...

As perversidades do nosso Pacto Federativo

Estados Municpios Empresas Terceiro Setor...

15

10/05/2013

POLITICAS SOCIAIS E O TERCEIRO SETOR

Primeiro Setor aes do Estado, origem e destinao dos recursos so pblicas Segundo Setor aes empresariais, recursos e aplicao revertem em benefcio prprio Terceiro Setor atuao pblica no-governamental, iniciativas privadas, voluntrias, visando o bem comum

Como aumentar a participao do Terceiro Setor nas Polticas Sociais?

Criar redes e consrcios sociais temticos Capacitar as ONG/OSCIP para administrao e execuo de recursos Envolver e preparar os Conselhos e Comisses para deliberar sobre polticas sociais Levantar as efetivas necessidades da sociedade Estabelecer objetivos estratgicos plausveis Preparar as entidades governamentais para atuao transversal Envolver entidades no governamentais na execuo dos projetos Efetivar o controle social de execuo de projetos (indicadores) Monitorar e avaliar a efetividade das aes e corrigir rumos Assegurar transparncia e publicidade das aes

16

10/05/2013

Os Problemas de Natureza Econmica Necessidades Ilimitadas x Fatores disponveis para a produo

- A lei da ESCASSEZ. A impossibilidade de se produzir bens e servios em quantidades ilimitadas para satisfazer as necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produo existem em quantidades limitadas.

17

10/05/2013

Quatro Perguntas Fundamentais

- Diante da impossibilidade do atendimento pleno das necessidades humanas em virtude da escassez de recursos, quatro questes so levantadas: - O QUE PRODUZIR ? - QUANTO PRODUZIR ? - COMO PRODUZIR ? - PARA QUEM PRODUZIR ?

Quatro Perguntas Fundamentais

- O QUE PRODUZIR ? Indica que necessrio identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais os bens e servios a produzir; - QUANTO PRODUZIR ? Reconhece a limitao existente na disponibilidade dos fatores produtivos. - COMO PRODUZIR ? uma questo tcnica, que indica que h vrias maneiras de se combinarem os fatores de produo para se obterem bens e servios.

- PARA QUEM PRODUZIR ?


Envolve a questo da distribuio dos bens e dos servios produzidos entre os elementos da sociedade.

18

10/05/2013

O Sistema Econmico

Um sistema econmico pode ser definido como a reunio dos diversos elementos participantes da produo de bens e servios que satisfazem as necessidades da sociedade, organizados no apenas do ponto de vista econmico, mas tambm social, jurdico, institucional.

Classificao das Categorias de Produo Econmica: - BENS E SERVIOS DE CONSUMO - So os bens e servios que se destinam ao atendimento direto das necessidades das pessoas; - BENS E SERVIOS INTERMEDIRIOS - So os bens e servios que entram na produo de outros bens e servios; Ex: tecido, lingote de ao produzidos pelas siderurgias - BENS DE CAPITAL - So os bens que aumentam a eficincia do trabalho humano. Ex: mquinas, equipamentos

19

You might also like