You are on page 1of 6

PROGRAMAO DE LINGUAGEM

LINGUAGEM COM NEGAO Regra: Coloque o "no" na frente do que voc quer que a pessoa faa ou sinta. "No quero que voc pense..." "No decida agora. Pode decidir depois, quando estiver mais vontade" "No tome uma deciso apressada" "No precisa assinar o contrato... agora" "No compre... agora" "No resolva... agora" "No se sinta na obrigao..." "No se sinta obrigado a ..." "No se sinta muito forado a me ajudar, caso no tenha um tempo para mim" "No se sinta muito forada a aceitar meu convite "No se sinta muito forado a me responder isso "

LINGUAGEM COM "PODIA" E "PODE SER" Regra: Coloque o "podia" e "pode ser" na frente do que voc quer que a pessoa faa ou sinta. timo para dar comandos ou fazer perguntas indiretamente. "Voc podia pagar o nosso almoo" "Voc podia me levar para jantar fora... hoje noite" "Voc podia notar o quanto se senti feliz comigo agora" "Voc podia relaxar mais e ... "Voc podia sentir que este momento est sendo mgico" "Voc podia notar que os seus sentimentos comigo tem aumentado e muito" "Voc podia no ter percebido o quanto estamos ligados nesta noite" "Voc podia me dar seu telefone...agora" "Voc podia me dar seu e-mail...agora" "Voc podia me contar quais so suas fantasias mais secretas" "Voc podia me falar sobre as coisas que voc gostaria de fazer hoje noite" "Pode ser que voc no tenha notado o quanto estamos ligados... agora" "Por que voc no quer ir na festa? Pode ser que voc se divirta como nunca" "Se for l, pode ser que voc encontre alguns conhecidos seus e se divirta muito" "Pode ser que voc tenha encontrado algum legal hoje" "Pode ser que voc esteja mentindo mas resolva falar a verdade agora" "Pode ser que voc queira me dizer seu telefone" "Pode ser que voc ainda no tenha notado o quanto estamos ligados nesta noite" "Pode ser que voc esteja pronta para um relacionamento maravilhoso" "Pode ser que voc ainda no tenha percebido o quanto est se sentindo atrada" "Pode ser que voc no tenha percebido o quanto isso est bom" "Pode ser que nos encontremos amanh... Se voc quiser, claro..." "Pode ser que voc se sinta melhor se eu colocar esta msica que voc adora"

PADRES BVIOS DE LINGUAGEM Regra: Use pressuposies que fazem a pessoa pressupor que est/ estar tomando uma atitude ou deciso certa e inteligente. "Voc provavelmente j sabe que se sentir melhor se ..." "Voc provavelmente j sabe que isso a melhor escolha que pode fazer" "Voc provavelmente j sabe que est comprando o melhor produto do mercado" "Voc provavelmente esteja querendo se divertir essa noite..." "Voc provavelmente gostaria de se sentir mais relaxada. Que tal uma massagem?" "Voc provavelmente j sabe que o nosso restaurante o melhor da cidade" "As pessoas podem, como voc sabe, ficar mais esbeltas fazendo exerccios" "As pessoas podem, como voc sabe, perder peso com este livro de dietas" "Voc ver como foi inteligente ter aceito o meu convite..." "Voc ver como ser legal e divertido o nosso encontro" "Voc ver como essa escolha foi a melhor que voc poderia ter feito" "Voc ver como foi esperto em ter comprado esse produto" "Voc logo ver como ser melhor fazer isso" "Voc logo ver que tomou a deciso certa" "Mais cedo ou mais tarde, voc ver que escolheu a melhor opo" "Mais cedo ou mais tarde, voc se sentir feliz com a sua deciso" "Mais cedo ou mais tarde, voc ver que sua vida mudar"
"Consequentemente "Consequentemente

voc saber que isso bom para voc" voc notar como eu te fao feliz"

LINGUAGEM COM "DIZER-LHE" Regra: As pessoas no gostam que lhe digamos o que fazer. Vamos "emoldurar" a linguagem de tal modo que a pessoa no discorde. "Eu no vou dizer pra voc fazer isso, porque te respeito e sei que far o certo" "Eu poderia te dizer que voc est cometendo um erro, mas no farei. Voc vai descobrir isso por voc mesma" "Eu poderia te falar que aquele cara no a pessoa certa para voc, mas no vou dizer. Voc vai querer descobrir isso por voc mesma" "Eu poderia te falar que essa deciso melhor do que aquela, mas voc sabe da importncia dessa deciso e vai querer fazer isso por conta prpria" "Eu at poderia te falar que isso assim..., mas acho que voc tem total capacidade pra descobrir isso sozinha e chegar a concluso certa"

PADRO DE PERGUNTAS RETRICAS ("TAG QUESTION'S") Regra: Usar perguntas retricas para fazer a pessoa concordar com voc de alguma forma. Essa sensao realmente muito boa, no ? "Voc no gostaria de perder uma oportunidade to legal assim, no ?" "Voc gosta de conhecer gente legal igual a voc, no ?" Beijar, quando sentimos atrao, independente de ser cedo, timo, no acha? "Esse padro muito interessante, no acha?" "Voc quer economizar dinheiro, no quer?" "Ns vamos conversar essas condies, no vamos?" "Se parcelar o pagamento, voc pode pagar, no pode?" "O preo caiu. Realmente antes da nossa promoo ele era meio caro, no era?" "Voc realmente busca se divertir nesta noite, no busca?"

PADRO DE CONSCIENTIZAO Regra: Usar para que voc guie a mente da pessoa para tomar conhecimento de algo que voc queira que ela perceba. Voc vai faz-la concentrar o foco de ateno em algo, um sentimento ou sensao, atravs desse tipo de padro. Voc ainda no sabe, mas essa sensao maravilhosa j est acontecendo! Voc ainda no sabe, mas j est envolvida Voc ainda no percebeu, mas est rolando um clima entre ns" Voc ainda no percebeu, mas a gente s tem feito coisas legais" Voc j percebeu que existe algo diferente quando a gente conversa? Voc j reparou como legal quando a gente est junto assim? "Talvez voc ainda no tenha sentido isso, mas quando descobrir esse sentimento que est acontecendo agora...ficar mais feliz!" "Quando voc tomar conscincia do que tem sentindo por mim, ficar impressionada" "Repare nessa afinidade que temos quando estamos juntos ou conversando" "Repare que este preo muito mais baixo do que esse produto vale realmente" "Repare que o padro de conscientizao muito potente"

PADRO DE LINHA DO TEMPO Regra: use para intensificar ou enfraquecer uma determinada sensao na pessoa (mudando o tempo do verbo, podemos associar ou dissociar uma sensao, isto , intensific-la ou enfraquec-la). Tambm serve para levarmos um fato do presente para o passado, confundindo a pessoa. "Voc est se sentindo tima" "Voc tem se sentindo tima" "Voc esteve se sentindo tima" "Sim, voc esteve se sentindo pssima" "Sim, voc est se sentindo pssima" "Sim, voc tem se sentindo pssima" "Bem-vindo nossa loja. O que voc vai procurar hoje?" "Bem-vindo nossa loja. O que voc est procurando hoje?" " O que voc vai comprar hoje?" " O que voc est comprando hoje?" "Realmente o preo do nosso produto era alto, no era?" "Realmente o preo do nosso produto alto, no ?" "Como voc disse que seu nome era?" "Ele te deixa mal, e continuar com ele far com que voc se sinta cada vez pior" "Ele te deixava mal, e continuar com ele faria com que voc se sinta cada vez pior" "Sei que voc estava se sentindo mal pelas coisas que eu fiz" "Sei que voc est se sentindo mal pelas coisas que eu fiz" "Sim, voc teve o problema" "Sim, voc est tendo o problema" "Voc est me dizendo que ficava com cimes quando via ela olhar para outro?" "Voc est me dizendo que fica com cimes quando v ela olhando para outro?" "Voc est preocupado por estar tendo esse problema?" "Voc estava preocupado por ter tido aquele problema?" "Entendo... Ento est me dizendo que voc tem estado com depresso" "Entendo...Ento est me dizendo que voc est com depresso" "Voc esteve se sentindo motivado para criar mais sete frases com esse padro" "Voc est se sentindo motivado para criar mais sete frases com esse padro"

PADRO DE JULGAMENTOS Regra: Faa um julgamento para pressupor uma determinada sensao na pessoa " muito bom ver que voc est relaxado" " muito bom ver que voc gostou do projeto" " timo ver que voc est mais feliz" " timo saber que voc est se excitando" " timo sentir que a gente tem essa afinidade legal" " timo sentir que voc est gostando da minha companhia" "Vejo que voc est mais segura... agora" "Vejo o quanto voc j est sentindo essas emoes e sensaes" "Vejo que voc agora est se sentindo bem melhor" "Eu me pergunto se voc se d conta de como est relaxado"

INTENSIFICADORES Regra: use para intensificar um determinado estado, um sentimento, uma sensao e qualquer pensamento ou idia que voc estiver abordando na hora. Voc fica rindo assim. Isso bom! Voc vai descobrir que quanto mais voc ri mais voc se sente a vontade. Voc naturalmente vai descobrir que quanto mais a gente conversa mais a gente sente essa vontade de se encontrar de novo No sei se voc j se deu conta de que quanto mais a gente se conhece mais a gente descobre que tem muito em comum. claro que voc j percebeu que quanto mais a gente se aproxima mais tem essa sensao de que seria tudo muito bom entre a gente. Voc naturalmente vai descobrir que quanto mais voc sabe de mim mais voc se convence de que eu sou uma pessoa legal. E isso muito bom.

PERGUNTAS EMBUTIDAS (INCLUSAS) Regra: perguntando algo indiretamente, a pessoa no ter como no responder "Eu fico me perguntando o que voc acha disso" "Estou me perguntando onde voc gostaria de ir hoje a noite" "Eu fico imaginando se voc gostou do passeio" "Eu fico imaginando se voc sabe o quanto eu gosto de voc" "No sei se voc vai aceitar me conhecer" "Eu no sei se voc consegue se imaginar encontrando algum assim" "Estou curioso pra saber o que voc gosta de beber" "Estou curioso para saber se voc aceitaria um convite para jantar comigo"

PRESSUPOSIES Regra: use para presumir um sentimento, uma sensao, um pensamento ou idia. "Realmente um timo produto" "Realmente no existe produto igual no mercado" "Certamente essa sua melhor escolha" "Certamente voc tem bom gosto e vai optar pelo nosso produto" "Veja o quanto essa casa perfeita para voc" " bvio que voc sabe a qualidade que tem esse trabalho" "Voc j deu sua contribuio?" "Voc j me deu seu telefone?" "Quando voc comeou o seu fundo de investimento?" "Quando voc vai me dar o seu telefone?" "Quando voc comprar este carro ficar extremamente feliz" "Depois de ter comprado este carro, voc vai mostr-lo pra ela ou pros amigos?" "Aps comprar esta camisa voc vai querer ver as calas que esto em promoo" "Gostaria de conversar com voc sobre os opcionais antes que compre este carro" "Voc prefere comprar este carro antes ou depois de dirigi-lo?" "Voc olha pra esse projeto e voc pode imaginar o quanto ele agradvel" "S de imaginar voc aqui j d vontade te convidar muitas outras vezes "S de ler essas frases far com que voc tenha vontade de criar mais frases usando o padro das pressuposies"

You might also like