You are on page 1of 18

A sociedade grega: formao da polis; a Democracia I

Profa. Madalena Dias

Temstocles (524-459 a.C.), general e governante grego: arconte

Objetivos: Analisar a formao da cultura grega, com nfase na formao da polis, da democracia e o sistema ateniense. Pensar o conceito de democracia na Grcia antiga e na atualidade. Conhecer a organizao das cidades gregas.
Bibliografia: ARANHA, Maria Lcia Arruda. Histria da Educao e da Pedagogia. 3 ed. So Paulo Moderna, 2006 DE POLIGNAC, F. Cults, Territory, and the origins of the Greek City-State. Janet Lloyd (trad.). Chicago, University of Chicago Press, 1995: vii-xiv; 1-10. (traduo: Elaine F. V. Hirata; reviso Labeca) FINLEY, Moses. A Poltica no mundo antigo. Rio de Janeiro: Zahar, 1953 FINLEY, Moses. Os Gregos Antigos. Lisboa, Edies 70, 2002. FUNARI, Pedro Paulo. Grcia e Roma. 2. Ed., So Paulo: Contexto, 2002. HATZFELD, Jean. Histria da Grcia Antiga. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, s/d MARTIN, R. 1956. LUrbanisme dans la Grce Antique. Paris, A. J. Picard, 1956 (Pp. 275-290; traduo: Silvana Trombetta; reviso NEL Labeca) MOSSE, Claude. Dicionrio da civilizao grega. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2004. ROBERT, Fernand. A Literatura Grega. So Paulo: Martins Fontes, 1987 ROSTOVTZEFF, M. Histria da Grcia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986 SNODGRASS, A. 2006. Archaeology and the Emergence of Greece. Edinburgh, Edinburgh University Press, 2006 (Pp. 269-289,traduo: Cibele E. V. Aldrovandi; reviso Labeca) VEYNE, Paul, Imprio Greco-romano. Rio de Janeiro, Campus, 2008 VIDAL-NAQUET, Pierre. Os Gregos, Os Historiadores, A , A Democracia. O grande desvio. So Paulo: Cia das Letras, 2002.

Sculos obscuros (ou Tempos Homricos: c. 1000 a 600 a.C.)


...ou o que restou da civilizao creto-micnica (cretenses e aqueus + alguns drios)

Perodo conhecido pelos poucos vestgios arqueolgicos, sem documentos escritos Populao possivelmente reduzida numericamente e empobrecida Sem grandes construes, sem escribas Sociedade tribal (Tribo unio de fratrias unio de cls), tribos espalhadas, mas com unidade cultural bsica Poesias recitadas publicamente pelos aedos/rapsodos Continuidade de tcnicas anteriores, no fabrico de cermicas, cultivo da terra, algumas construes Continuidade religiosa Ferro, trazido pelos invasores drios substitui Bronze Menor hierarquizao social, sem palcios: camponeses e guerreiros Nova civilizao ressurge; retorno da escrita por volta do anos 800 a.C., com a adoo/adaptao do alfabeto de origem fencia Criao de novas teias comerciais com povos do Mediterrneo Poemas Homricos (sc. VIII a.C.) trazem referencias desse perodo e tambm do perodo creto-micnico.
Questes fundamentais para discusso/reflexo em sala: 1. Qual o papel dos aedos/rapsodos nessa sociedade? 2. H um retrocesso cultural aps a queda de Micenas/espalhamento da populao cretomicnica com as invases drias?

A Civilizao grega propriamente dita (scs. VIII-VI a.C) e o Perodo Arcaico (c. 600-500 a.C)
Acomodao de vrias populaes na Pennsula Balcnica: remanescentes dos aqueuscretenses, jnios, elios, drios. So considerados proto-gregos pelos idiomas, que formariam depois o grego clssico. A primeira dispora grega, ou aquia, ocorre neste momento de invases, e a sia menor colonizada por aqueus e jnios em fuga. um processo de mais de trs sculos. Papiros egpcios tambm relatam incurses saqueadoras de povos do mar sobre as ilhas e a pennsula balcnica, assim como sobre outros povos/regies, nesse perodo Os historiadores e arquelogos tem dificuldades para entender como as plis gregas surgiram at o sc VIII, pela pouca documentao restante. Como essas populaes teriam se agregado em plis? Sabe-se que antes das plis havia, no perodo homrico, existiram as fratrias, uma antiga forma de agrupamento social, protegidas pelos deuses patronos, reunindo vrios genos (cls). Os genos agrupavam famlias descendentes do mesmo ancestral. As tribos, reunindo as fratrias, tinham como lderes os phylobassileus, que reconheciam as cerimnias religiosas, justia e organizaes militares das fratrias dentro da tribo. Mais tarde, quando as plis se formaram, as tribos estavam dentro delas, e eram a base do recrutamento primitivo dos magistrados, das assembleias, dos soldados (hoplitas).

Nas tribos os filobasileus, monarcas, estavam cercados por um conselho de ancios (gerusia), e de uma assembleia popular formada por guerreiros. A monarquia era uma instituio fraca, na medida em que os chefes dos genos tinham grande poder poltico, uma vez que eram senhores de grandes pores de terras, dispunham de cavalos, equipamento de guerra, servidores e agregados. As grandes famlias dominavam a gerusia e distribuam a justia de acordo com os pactos familiares, e tambm dominavam os cultos religiosos. Com o tempo, as tribos gregas foram se convertendo em regimes de governo aristocrticos ou oligrquicos, e os filobasileus tenderam a ser apenas mais um magistrado. Isso continuou nas polis. No sculo VI a.C., as polis eram muito diferentes entre si, do ponto de vista poltico. Havia aquelas que mantiveram o regime oligrquico-aristocrtico como Esparta e aquelas que se deram experincia de diferentes regimes polticos, como Atenas. Vrias cidades, como Atenas, viveram governos de indivduos autoritrios e contrrios s famlias poderosas da aristocracia. Eram os Tiranos (senhores, em grego). Estes redigiram as leis retirando dos oligarcas o poder de manipular o direito consuetudinrio e ampliaram o direito poltico dos moradores das plis. Essa experincia ocorreu nas cidades martimas, mais voltadas ao comrcio, e s referncias estrangeiras. Em algumas delas, esse processo evoluiu para a democracia.

ESPARTA
Plancie da Lacnia, a sudeste da Pennsula do Peloponeso, cortada pelo Rio Eurotas, cercada por montanhas e pntanos, longe do litoral: isolamento geogrfico. Terras muito frteis e propcias criao de animais, montanhas prximas com importantes depsitos de minerais. Drios invadem regio no sc. IX, e at sc. VIII invadem tambm a vizinha Messnia, muito frtil. Dominam todas as populaes, que so reduzidas servido: so os hilotas (aprisionados, em grego). Drios: formaram o grupo dos espartanos ou esparciatas, aristocracia proprietria de terras/animais. Eram proibidos de trabalhar, tinham de dedicar-se aos assuntos da cidade e s guerras, que normalmente ocorriam no vero. Hilotas: servido por domnio de guerra, mas no escravido. Os espartanos no podiam vend-los, no eram seus proprietrios, mas podiam mat-los sem sofrer punies. Os hilotas no tinham direitos legais. Cada lote de terras tinha muitas famlias hilotas cultivando, e normalmente obrigados a dar a metade da colheita aos espartanos (como meeiros). Hilotas se revoltavam. No sc. VII a.C., uma grande revolta durou muitos anos e ameaou domnio espartano. Apesar dos espartanos terem dominado territrios mais amplos, entrando em contato com vrios povos dominados, resolveram abrir mo de certos territrios (devido dificuldade em submeter tanta gente), e fecharam sua cidade s influencias estrangeiras quaisquer, a fim de manter sua ordem interna.

Governo espartano: gersia Conselho e Tribunal Supremo formado por dois reis de Esparta (representantes das famlias rivais) + 28 ancios, os gerontes, escolhidos entre as famlias da nobreza e aclamados pela Assembleia, com cargo vitalcio. foros: cinco, eleitos pela Assembleia, eleitos com poderes executivos por um ano. Assembleia: guerreiros espartanos. A Retra, documento escrito, dava poderes decisrios gersia e reis. Educao espartana: pedra fundamental na ordem social. Iniciava-se com uma poltica de eugenia. Aos sete anos as crianas da nobreza espartana saam da guarda das mes, e recebiam uma educao pblica obrigatria/gratuita. Viviam em comunidades supervisionadas pelos mais velhos; como todos os gregos, desenvolviam o canto e a dana coletiva. As meninas tambm aprendiam o salto, lanamento de disco, corrida, dana, e atividades duras que ensejassem a criao de resistncia fsica; aos doze anos, retornavam aos lares para casar. Os meninos continuavam, e os rigores da aprendizagem se transformavam em treino militar. Eram chicoteados at aprender a suportar a dor, e deveriam matar hilotas para treinar. Os esportes eram voltados guerra, valorizando-se a obedincia aos mais velhos, o silncio (laconismo), a aceitao dos castigos e a vida em comunidade. Aos vinte anos adquiriam direitos polticos; aos trinta se casavam e adquiriam mais direitos e certa independncia; aos sessenta estariam liberados de suas obrigaes militares para com o Estado. Disciplina e exrcitos eficazes, tornando-se uma potncia; falta de criatividade, pobreza artstica e produtiva. Menos conhecida pelos arquelogos que Atenas devido s poucas fontes escritas.

ATENAS
tica, sudeste da pennsula central grega, na plancie de Cefiso, protegida pela montanha da Acrpole. Regio pobre em terras frteis, rodeada de montanhas calcrias (mrmore), e perto de um bom stio porturio, que originou o movimentadssimo porto de Pireu. Povoamento jnio com origem micnica, resistiu aos drios invasores, preservando sua independncia. No perodo homrico dominaram toda a tica e populaes que l viviam. Dos scs. IX a VI a.C. Atenas viveu o regime aristocrtico: a terra estava nas mos dos poucos bem-nascidos, os euptridas, pois a renda rural era o critrio poltico e social. Os camponeses (thetas) dependiam dos grandes proprietrios; muitos camponeses endividados, para evitar a escravido por dvida, transformavam-se em rendeiros hereditrios em suas prprias terras, e davam 5/6 de sua produo aos euptridas credores: por isso eram chamados hectemoros. Havia grande rigidez social em Atenas, a despeito de, no sc. VII, surgir uma classe de armadores, comerciantes, artesos e marinheiros muito poderosa e dinmica, os demiurgos; com o desenvolvimento da produo cermica e redes comerciais. tenses sociais; o demos (povo), encabeado pelos comerciantes, pressiona os governantes por concesses polticas. Os euptridas tambm manejavam as leis orais de acordo com as suas necessidades. Substituram os reis por arcontes polemarcas (magistrados encarregados da guerra), e outros nove arcontes, encarregados de assuntos vrios. Alm destes, havia o Conselho do Arepago, com vrios membros, que aplicava a justia e exercia a administrao.

Devido s lutas entre populares e a aristocracia, nomeou-se os legisladores, para escrever as leis e abrandar as tenses. Drcon (serpente, em grego), em c. 621 a.C. fez um cdigo de leis o que foi um avano, pois tornou as leis pblicas e aplicveis a todos, embora no acabasse com o domnio econmico e poltico dos aristocratas. Elas suprimiram o arbtrio dos euptridas, mas as ameaas de guerra civil continuaram. Por isso outro legislador ateniense e arconte, Slon fez novo cdigo em 594 a.C.. Favoreceu o desenvolvimento econmico da indstria e comrcio, cancelou dvidas dos cidados pobres (hectemoros), extinguiu a escravido por dvidas, interditou a coero fsica sobre endividados, enfraqueceu os genos aristocrticos der uma srie de maneiras, concedeu mais poder Assembleia popular dos cidados (Eclsia, logo abaixo do Arepago, na hierarquia poltica), vinculou os direitos polticos s fortunas, e no aos privilgios de sangue ou ligaes familiares. Se s os cidados muito ricos podiam tornar-se arcontes (pois os arcontes eram pesadamente tributados), todos cidados poderia, participar da Eclsia. Slon tambm instituiu a Bul, um novo conselho de cidados que contrabalanceava o poder do Arepago, e tambm o Helieu, um tribunal popular. Eram dados alguns passos que apontavam para a futura democracia, que seria montada sobre estas instituies; no sc V, a Bul e o Helieu se tornariam mais importantes que o Arepago e os arcontes. Contudo, as tenses prosseguiram, opondo camponeses a euptridas, demiurgos a euptridas, devido dinamizao econmica ocorrida com o aumento das teias comerciais. A soluo passou pela instituio da tirania.

De 560 a 527 a.C., Pisstrato (originalmente um arconte polemarca) governou Atenas, com grande apoio popular e uma Corte poderosa. Mexeu na ordem dos grandes proprietrios nobres da oposio, confiscando terras e fracionando-as entre os thetas. Ampliou o nmero de pequenos proprietrios, favoreceu a exportao dos vinhos e azeites, a produo cermica, o comrcio martimo, principalmente por conta da cunhagem de dracmas com a coruja (de prata minerada no Lurio). Estabeleceu relaes comerciais mais estreitas com Egito, Chipre, Etrria (pennsula itlica), etc. Reurbaniza Atenas, organiza as festas cvicas, constri templos, gerando empregos e atraindo artistas. Hpias, filho de Pisstrato, menos hbil, foi expulso de Atenas em 510 a.C., e assim findou-se a tirania, retornando velha formas aristocrtica com novos legisladores. O arconte e legislador Clstenes fez uma poltica de retirar mais poderes dos genos, reagrupando as tribos de Atenas de maneira a alterar o sistema de voto e representao poltica atravs de sua base. Antes a quatro tribos eram por tradio hereditria; agora, novas dez tribos se agrupavam por regio geogrfica da cidade, e a Bul teve seu nmero de participantes populares aumentado de 400 para 500. Tambm criou o ostracismo, um exlio de dez anos decidido por votao, caso um indivduo fosse considerado uma ameaa liberdade dos cidados. Essa medida evitou o ressurgimento das guerras civis e o poder concentrado nas mos de uma pessoa ou um grupinho.

Desta forma, considera-se que, sob as leis de Clstenes, o regime aristocrtico/oligrquico ateniense se converteu na conhecida democracia. Ao mesmo tempo que estas reformulaes polticas ocorriam, Atenas estava em guerra contra os persas, liderando a Liga de Delos (491-485 a.C). A partir da vitria grega, Atenas tornouse, por conta da hegemonia poltica e econmica que estabeleceu sobre as mais cidades, a plis mais importante e suntuosa da Grcia. Em 469 a.C., considera-se que a democracia ateniense atinge seu auge, quando os cargos polticos tornaram-se legalmente acessveis tanto aos cidados ricos como aos cidados pobres, e as palavras justia e liberdade tornaram-se referenciais no imaginrio ateniense. Entre 440 e 432 A.C., durante o governo de Pricles, Atenas tornou-se o centro artstico, econmico e intelectual da Grcia. A educao ateniense tambm tornou-se um padro de educao grega, conhecida como Paidia, o que significa criao dos meninos (paids=criana), mas era um conceito que envolvia as ideias de civilizao, cultura, tradio, literatura, educao, e volta-se aos cidados da plis. Ao lado dos cuidados com a educao fsica, vem os com a intelectual, de uma forma global. A antiga educao para virtudes guerreiras, dos tempos homricos (nos lembremos do papel dos aedos/rapsodos) cede lugar a uma educao que valoriza a beleza fsica, a racionalidade, organizao do pensamento, a retrica, qualidades desejveis n um cidado da plis. Ao mesmo tempo, os trabalhos manuais eram desvalorizados, pois qualificavam os no-cidados, especialmente os escravos.

Segundo Tucdides, Atenas a escola de toda a Grcia. As meninas das elites ficavam sob a guarda das mes nos gineceus, onde aprendiam a tecer, organizar as tarefas domsticas, comandar escravos, cantar e tocar; as mais pobres simplesmente aprendiam a trabalhar, mas no tinham a cultura do isolamento nos gineceus. Os meninos mais pobres, mas que poderiam ser cidados, tinham acesso a algum ensino bsico; e os da elite, a uma variedade de atividades educativas, o que redundava numa diferena intelectual grande entre os sexos. Os meninos eram conduzidos palestra, aps os sete anos, por um pedagogo (escravo velho que os guiava, depois passou a designar professor). L, fazia exerccios fsicos sob a orientao dos pedtribas (corrida, salto, lanamento de dardo e disco, luta: pentatlon). Esse aprendizado era acompanhado de orientaes morais e estticas. Tambm tinham aulas com os citaristas (ctara, lira e flauta) e de canto coral, declamao de poesias e dana. Inicialmente, antes do perodo da democracia, os mestres de primeiras letras eram mal-pagos e menos renomados que os pedtribas. Mas, medida que Atenas passou a contratar mercenrios para seus exrcitos, e a permitir a dispensa dos cidados, isso mudou. Os mestres gramticos ensinavam a leitura e escrita atravs do aprendizado de cor das poesias homricas, de Hesodo e fbulas de Esopo, com mtodos difceis de silabao, repetio, declamao; a escrita se fazia em tbuas enceradas, e a contagem em bacos. Essa educao dita elementar ia at cerca de treze anos, quando os meninos das famlias mais ricas davam continuidade aos estudos nos ginsios. L, realizavam treinamentos fsicos, discusses literrias, matemtica, geometria, astronomia, filosofia, com bibliotecas.

Por um perodo, a efebia (servio militar obrigatrio de dois anos) foi exigida dos cidados, mas depois, cedeu espao s escolas filosofais. Com os sofistas (c. 450 a.C.), Scrates (469-399 a.C.), Plato (428-347 a.C.), Iscrates (436-338 a.C.) e Aristteles (384-332 a.C.), cria-se uma carreira de filsofo-professor. Os sofistas criaram um currculo denominado Sete Artes Liberais (gramtica, retrica, dialtica, aritmtica, geometria, msica e astronomia) que foi ensinado, com as devidas adaptaes, at o sculo XVIII no ocidente cristo. Scrates brigava com eles, por cobrarem por suas aulas; Plato fundou uma famosa escola-internato, a Academia; Iscrates tambm fundou uma escola, e Aristteles passou vinte anos na Academia at mudar-se para a Macednia, onde tornou-se preceptor de Alexandre Magno. Esses filsofos pensaram a educao de forma detalhada, e considera-se que fundaram o que hoje entendemos por pedagogia. Embora desprezassem o ensino tcnico/manual, promoveram os estudos mdicos, com ticas e regras de conduta. Mais tarde Alexandre Magno, ao promover a helenizao do oriente, espalhou os ginsios, mestres gramticos, citaristas e mais professores, e bibliotecas pelo mundo antigo. Fundou a Universidade de Atenas, que perdurou no perodo romano, e tornou Alexandria um polo de estudos significativo. Com o tempo, uma modalidade de ensino destacou-se: a retrica, para o cidado poltico; ela seria a marca registrada do ensino romano. Questes fundamentais para discusso/reflexo em sala: 1. De que forma a educao espartana e a educao ateniense ligavam-se aos sistemas sociais e polticos de suas cidades? Qual a funo social delas?

A CIDADE GREGA: Construes urbanas nas plis e a educao Trecho retirado de Martin, R. LUrbanisme dans la Grce Antique. Paris: Picard, 1956, Pp. 275 e ss) Dois tipos de edifcios tornaram-se, tal qual os templos e a gora, elementos essenciais da cidade grega: o ginsio e o teatro, pois eles so expresso de duas funes primordiais da cidade. Um dos traos mais originais da cultura grega a importncia da ginstica e do atletismo na formao e na vida do cidado. Ginstica e msica so, no sculo VI a.C., os elementos fundamentais da educao ateniense e nos sculos seguintes a prtica de esportes torna-se um dos traos dominantes da vida dos gregos, que diferencia estes dos brbaros. O esporte para os gregos no somente um divertimento apreciado, algo muito srio que se liga a todo um conjunto de preocupaes higinicas e medicinais, estticas e ticas. Assim, a educao fsica um dos aspectos essenciais da iniciao vida civilizada educao. A efebia, na qual o jovem ateniense adentra quando completa 18 anos, marca a perfeio desta educao, assegurada quase que integralmente pelo Estado. Formao esportiva e militar, completada por uma educao poltica e, a partir do final do sculo V a.C., por uma cultura intelectual geral, a respeito da qual Iscrates formulou os fundamentos em seus diversos tratados: este ciclo de estudos constitui a paidia grega. As cidades no possuem escolas nem universidades, so os ginsios que se tornam os centros de educao, locais onde, em pocas remotas, se dava uma formao puramente esportiva e militar. Os mestres da juventude grega: sofistas e filsofos, ensinavam nos ginsios. As universidades da Grcia antiga se desenvolviam em torno das palestras. Isto a tal ponto significativo que os nomes dos trs principais ginsios de Atenas foram associados aos das mais clebres escolas filosficas do sculo IV a.C: Plato e a Academia, relacionada ao ginsio de Academo; Antstenes e os cnicos, ao de Cinosargo; Aristteles e os peripatticos, ao do Liceu.

Uma vez mais, se nos referirmos aos apelos modernos, ns encontraremos na cidade grega um conjunto comparvel, por suas funes, a um elemento contemporneo que nossos arquitetos urbanos tem em alta conta: os ginsios so a exata expresso destes centros culturais que se impem nas cidades modernas e, a estrutura arquitetnica dos ginsios foi determinada pelas necessidades daquela funo cultural cuja complexidade aumenta no decorrer dos sculos, seguindo a evoluo da paidia. Em seu estudo sobre os ginsios, J. Delorme distingue dois perodos na histria no que tange a relao entre ginsio e planejamento urbano. At o final do sculo V a.C., os edifcios de ginstica se localizavam fora dos muros da cidade, separados da aglomerao, mais comumente em um subrbio. Era o caso dos trs ginsios de Atenas: um se encontrava nos jardins de Academo, no sudoeste da cidade; o Liceu era ao nordeste, nos arredores das fontes de Erdano; e o do Cinosargo estendia-se da parte sudoeste do subrbio em direo a Ilissos. Em Tebas, em Corinto e em lis acontecia o mesmo. Razes prticas e religiosas explicam a localizao primeira dos ginsios. Consagrados inicialmente para as funes atlticas e militares, eles eram essencialmente um local para exerccio e treinamento; vastos espaos eram pois necessrios para as evolues dos batalhes militares. Seria possvel enxergarmos um campo de manobras no interior de nossas cidades atuais? A paisagem urbana das cidades arcaicas no permitia muito tal tipo de estabelecimento. Muito densos, sem espaos livres, os locais de habitao no deixavam espaos seno para a implantao de alguns templos; nas praas pblicas existiam, muitas vezes, somente uma encruzilhada. A gua deveria ser fornecida em abundncia para os ginsios e no por acaso que os trs ginsios de Atenas eram prximos de trs rios.

Essas exigncias materiais estavam de acordo com o carter dos cultos associados aos ginsios: cultos hericos e muitas vezes funerrios, afastados dos locais residenciais, mas instalados em paisagens que igualmente convinham aos ginsios: bosques, fontes, jardins. A estrutura arquitetnica destes antigos ginsios era simples e correspondia ao contexto no qual eles se instalavam e s funes que deveriam assumir. Pistas e locais de exerccio eram ao ar livre, entre as rvores e os bosques. O enriquecimento das funes dos ginsios em particular das funes intelectuais e a evoluo das cidades, modificam esta concepo no decorrer do sculo IV a.C. e fazem com que a localizao dos edifcios de ginstica seja no interior das aglomeraes urbanas; eles se tornam cada vez mais estreitamente integrados ao plano urbano. Nas plantas jnicas, a localizao dos ginsios tem o mesmo peso que o da gora. Mileto, Alexandria, Megalpolis do a ele um local de destaque; o centro educativo formado pelo ginsio rene os centros administrativos da cidade. Tornando-se centro da vida intelectual, desempenhando o papel de universidade, estreitamente associado vida pblica, o ginsio no poderia ficar separado da cidade. Artistas e pessoas letradas, filsofos, retricos, mdicos, garantem nos ginsios um verdadeiro ensinamento, ao mesmo tempo em que proporcionam recitais, conferncias e leituras pblicas; bibliotecas neles se instalam; Cs tinha uma biblioteca interligada ao ginsio, tal qual Teos10; aquela de Cs tinha seu catlogo metodolgico; ao lado da literatura, as obras cientficas e tcnicas constituam um belo conjunto. Exames e concursos tinham lugar nas salas do ginsio, um ginasiarca de Priene organizava as provas de um concurso com base em matrias de ensinamento filosfico. Se a ginstica continuava a ser a atividade essencial do ginsio, o ensinamento tinha suplantado os exerccios de ordem militar. O ginsio tornou-se um organismo essencial da vida urbana.

Consideraes sobre as cidades gregas, a partir das discusses arqueolgicas Fontes de poca para discusso Xenofonte: Ciropdia VIII.2.5 [traduo: Maria B. B. Florenzano. In: Martin, R. LUrbanisme dans la Grce antique. Paris: Ed. A. & J. Picard & Cie., 1956; reviso Labeca] Nas pleis pequenas, a mesma pessoa fabrica uma cama, uma porta, um arado, uma mesa e, com frequncia, a mesma pessoa constri tambm casas e pode dar-se por satisfeita se encontrar suficiente trabalho para poder ganhar a vida... Nas pleis grandes, suficiente para poder sustentar-se ter um ofcio cada um, j que muitos precisam uma coisa de cada. Com frequncia suficiente dominar uma parte de um ofcio: por exemplo, algum confecciona sapatos para homens, o outro para mulheres. Tambm existem pleis em que se pode viver apenas de consertar sapatos, apenas de cort-los, apenas de costur-los e, finalmente, de no fazer nada disto e de apenas juntar todas as peas. Pausnias X.4.1 Conceito de Plis Se podemos chamar plis um lugar assim, que no possui edifcios oficiais, nem ginsio, nem um teatro, nem sequer gua que flua de uma fonte e onde se mora em casas semelhantes s cabanas das montanhas na beira do barranco. Apesar de tudo isso, eles possuem suas fronteiras que os separam dos vizinhos e tambm enviam representantes assembleia dos foceos.

Aristteles: Poltica Livro I. 1252a-1253b [traduo: Marta M. de Andrade. Rackham, H. (trad.). Loeb Classical Library, 1990; reviso Labeca] Com efeito, a plis primeira, por natureza, com relao famlia e a cada um de modo individual. Pois o todo necessariamente primeiro com relao s partes; assim, se porventura o todo suprimido, nem p nem mo existiro a no ser como homnimos, no sentido em que falamos de uma mo esculpida na pedra como sendo uma mo; de fato, uma mo em tais circunstncias estar corrompida, considerando-se que todas as coisas so vistas por sua operao e por sua capacidade, de tal forma que se isto no mais possvel no se deve dizer que so a mesma coisa, mas homnimos. Est claro portanto que a plis , por natureza, primeira com relao a cada um; pois cada um, separadamente, no autrquico, da mesma forma como outras partes tambm existem para o todo e, assim, que aquele que no capaz de comunizar-se ou que to autrquico que no precise faz-lo, no parte da plis e, portanto, ou uma fera ou um deus. Neste sentido, o mpeto de formar uma tal comunidade existe em todos por natureza; mas o primeiro que a organizou foi o causador do maior dos bens. Pois o homem o melhor dos animais quando atinge a sua plenitude, e o pior de todos eles quando separado do nomo e da dke. Isto porque a falta de dke mais perniciosa quando se possui as ferramentas e, o homem foi engendrado possuindo armas para a sabedoria e a virtude, passveis de se utilizar de forma completamente oposta. Deste modo, aquele desprovido de virtude o mais inescrupuloso e selvagem dos animais e, o pior no que se refere aos prazeres e gula; por seu lado, a compleio justa poltica; pois a dke, ou seja, a faculdade de distinguir o justo, a ordem da comunidade poltica.

You might also like