You are on page 1of 6

1.

1 Introduo O termo tribologia, que vem do grego (Tribo - esfregar) e (Logos - estudo) foi utilizado, oficialmente, pela primeira vez em 1966 em um relatrio feito por H. Peter Jost para o comit do departamento ingls de educao e cincia. Neste relatrio, o termo foi definido como a cincia e tecnologia de superfcies interativas em movimentorelativo e dos assuntos e prticas relacionados (Jost, 1990). Jost foi o primeiro a estudar os impactos econmicos devido utilizao dos conhecimentos de tribologia. Este estudo considerado o marco de criao da tribologia (Sinatora). As estimativas de redues de gastos apresentadas no relatrio de Jost so de que mediante o uso do conhecimento existente podem-se reduzir as perdas por desgaste em 20% (Jost, 1966). O aspecto ambiental tambm muito importante na anlise global das perdas por desgaste. As maiores perdas no motor de um automvel (por exemplo), transitando em uma cidade, so devidas ao resfriamento e exausto. Apenas 12% da potncia do motor so transmitidas s rodas, o que menor do que as perdas por atrito (cerca de 15%). Considerando melhorias de 20% a economia seria de 300 milhes de reais por ano e uma reduo de 37.500 toneladas de CO2 emitidos para atmosfera, apenas na cidade de So Paulo.

1.2 Tribologia Tribologia definida como a cincia e tecnologia de superfcies que se interagem em um movimento relativo, e abrange o estudo do atrito, desgaste e lubrificao. Consiste nas superfcies de dois componentes que se encontram em contato mvel um com o outro e com a rea adjacente. O tipo, evoluo e extenso do desgaste so determinados pelos materiais e acabamentos dos componentes, eventuais materiais intermdios, influncias da rea adjacente e condies de operao.Para se ter uma completa compreenso do fenmeno do desgaste, preciso que sejam considerados outros dois aspectos, isto , a frico e a lubrificao. Assim, define-se a palavra tribologia, do grego triboV (frico, atrito), que a cincia e tecnologia da interao de superfcies em movimento relativo, sendo que esta incorpora o estudo da frico, lubrificao e desgaste.Em muitos casos, baixa frico desejvel. A operao satisfatria de articulaes, como a do quadril humano, por exemplo, demanda uma baixa fora de frico. Contudo, baixa frico no necessariamente benfica em todos os casos. Em sistemas mecnicos, como os freios e embreagens, frico essencial. Uma alta fora de frico tambm desejvel entre o pneu de um veculo e a superfcie do pavimento, assim com tambm importante entre o calado e o piso durante a marcha. O mundo em que vivemos seria completamente diferente se no houvesse a frico entre os corpos ou se esta fosse menos intensa.Sempre que duas superfcies se movimentarem, uma em relao outra, ocorrer o desgaste, sendo que este pode ser definido como um prejuzo mecnico a uma ou as duas superfcies, geralmente envolvendo perda progressiva de material. Em muitos casos, o desgaste prejudicial, levando a um aumento contnuo da folga entre as partes que se movimentam ou a uma indesejvel liberdade de movimento e perda de preciso. A perda por desgaste de pequenas quantidades relativas de material pode ser suficiente para causar a completa falha de mquinas grandes e complexas. Entretanto, assim como na frico, altas taxas de desgaste so algumas vezes desejveis, como em operaes de lixamento e polimento.Um mtodo de reduzir a frico e, freqentemente, o desgaste, a lubrificao das superfcies. Ainda assim, mesmo que um lubrificante artificial no seja adicionado ao sistema, componentes da atmosfera (especialmente oxignio e vapor dgua) tm um importante efeito e precisam ser considerados em qualquer estudo da interao de superfcies

1.3 Breve histrico sobre tribologia A tribologia rene os conhecimentos adquiridos na fsica, na qumica, na mecnica e na cincia dos materiais para explicar e prever o comportamento de sistemas fsicos que so utilizados em sistemas mecnicos. O que unifica a tribologia no so os conhecimentos bsicos, mas sim a rea de aplicao. Assim como os campos do conhecimento que formam a tribologia existiam antes dela, os estudos dos fenmenos de lubrificao, atrito e desgaste antecedem muito a 1966. Algumas pinturas rupestres e descobertas arqueolgicas testemunham a participao da tribologia na histria da humanidade, principalmente para a reduo do atrito. No perodo Paleoltico o fogo era gerado pelo atrito de pedaos de madeira ou lascas de pedras. J no perodo Mesoltico2, o homem descobre novos materiais e tcnicas a serem utilizados na confeco das ferramentas de trabalho, como instrumentos de caa mais eficientes e avanados. Numa tumba egpcia, encontrou-se o que parece ser o primeiro registro pictrico de um tribologista em ao (Figura 1). Os egpcios usavam trens para transportar uma enorme e pesada esttua. Na imagem 172 escravos foram usados para arrastar a estatua que pesava em torno de 600kN. Sobre os ps da esttua pode ser visto um homem jogando lquido no caminho para reduzir o atrito e possibilitar o transporte da esttua.

Figura 1. Pintura rupestre demonstrando a asperso de gua para a reduo de atrito no Egito 2.400 AC (Layard, 1853). Aps a renascena, Leonardo da Vinci (1452 1519), que pode ser considerado o pai da tribologia moderna, deu importantes contribuies para o entendimento dos fenmenos de atrito e desgaste. Como em outros campos de conhecimento, da Vinci antecipou em sculos algumas descobertas que no foram aproveitadas por seus contemporneos e seguidores. Atravs de seus estudos ele mediu foras de atrito em planos horizontais e inclinados, demonstrou que estas so dependentes da fora normal ao deslizamento dos corpos e independentes da rea de contato aparente, props uma distino entre atrito de escorregamento e de rolamento e introduziu o coeficiente de atrito como sendo proporcional fora normal . A Figura 2 mostra os desenhos dos equipamentos desenvolvidos por da Vinci para a determinao da fora de atrito. Estes, sem dvida, constituem-se nos primeiros tribmetros documentados na histria da civilizao .

1.4 Princpios bsicos de tribologia Um dos principais focos de estudo da tribologia o desgaste. Tradicionalmente so aceitos quatro modos de desgaste que esto representados na Figura 3 .

Figura 3.

Desenho esquemtico dos quatro modos representativos de desgaste. O desgaste adesivo ocorre quando a ligao adesiva entre as superfcies suficientemente forte para resistir ao deslizamento. Como resultado dessa adeso, uma deformao plstica causada na regio de contato gerando uma trinca que pode se propagar levando gerao de um terceiro corpo e a uma transferncia completa de material. No desgaste abrasivo ocorre remoo de material da superfcie. Esse desgaste ocorre em funo do formato e da dureza dos dois materiais em contato. Quando o desgaste ocasionado pelo alto nmero de repeties do movimento ele chamado de desgaste por fadiga. Finalmente, o desgaste corrosivo ocorre em meios corrosivos, lquidos ou gasosos. Neste tipo de desgaste so formados produtos de reao devido s interaes qumicas e eletroqumicas. Essas reaes so conhecidas como reaes triboqumicas e produzem uma intercamada na superfcie que depois removida. Os modos de desgaste podem ocorrer atravs de diversos mecanismos. Os mecanismos de desgaste so descritos pela considerao de mudanas complexas na superfcie durante o movimento. Em geral, o desgaste ocorre atravs de mais de um modo, portanto a compreenso de cada mecanismo de desgaste em cada modo se torna importante

A Figura 4 mostra um breve resumo destes mecanismos

1.5 CONCLUSO

You might also like