You are on page 1of 5

CHECKLIST DO SOFTWARE Presteza 1 Os ttulos de telas, janelas e caixas de dilogo esto no alto, centrados ou justificados esquerda?

? 2 As pginas de menus possuem ttulos, cabealhos ou convites entrada? 3 As opes de menu que levam a outros painis de menu apresentam o sinal "" como indicador desse fato? 4 A resposta para uma solicitao de ajuda do usurio est estruturada no contexto da tarefa e da transao corrente? 5 Nas caixas de mensagens de erro, o boto de comando "AJUDA" est sempre presente? Agrupamento por localizao 6 A disposio dos objetos de interao de uma caixa de dialogo segue uma ordem lgica? 7 As teclas de atalho das opes de menu esto localizados direita do nome da opo? 8 Nos agrupamentos de dados, os itens esto organizados espacialmente segundo um critrio lgico? 9 Nas listas de seleo, as opes esto organizadas segundo alguma ordem lgica? 1 Os paineis de menus so formados a partir de um critrio lgico de 0 agrupamento de opes? Agrupamento por formato 1 Os controles e comandos encontram-se visualmente diferenciados das 1 informaes apresentadas nas telas? 1 Cdigos visuais so empregados para associar diferentes categorias 2 de dados distribudos de forma dispersa nas telas? 1 Os rtulos so visualmente diferentes dos dados aos quais esto 3 associados? 1 Os cabealhos esto diferenciados atravs do emprego de cores 4 diferentes, letras maiores ou sublinhadas? 1 A forma do cursor do mouse diferente da de qualquer outro item 5 apresentado? Feedback 1 O sistema fornece feedback para todas as aes do usurio? 6 1 Quando, durante a entrada de dados, o sistema torna-se indisponvel 7 ao usurio, devido a algum processamento longo, o usurio avisado desse estado do sistema e do tempo dessa indisponibilidade? 1 A imagem do cursor fornece feedback dinmico e contextual sobre a 8 manipulao direta? 1 Os itens selecionados de uma lista so realados visualmente de 9 imediato? 2 O sistema fornece ao usurio informaes sobre o tempo de 0 processamentos ? Legibilidade 2 Os rtulos de campos organizados verticalmente e diferentes em 1 tamanho esto justificados direita? SIM NO

SIM

NO

SIM

NO

SIM

NO

SIM

NO

2 2 2 3 2 4 2 5

As bordas dos painis dos menus esto suficientemente separadas dos textos das opes de modo a no prejudicar a sua legibilidade? Os nomes das opes esto Com a inicial em maisculo? Os rtulos de campos comeam com uma letra maiscula, e as letras restantes so minsculas? Os cones so legveis? SIM NO

Conciso 2 O sistema j oferece valores para acelerar a entrada de dados? 6 2 Os nomes das opes de menu so concisos? 7 2 Os cones so econmicos sob o ponto de vista do espao nas telas? 8 2 permitido ao usurio reaproveitar os valores definidos para entradas 9 anteriores, podendo inclusive alter-los? 3 As denominaes so breves? 0 Aes Mnimas 3 Na entrada de dados o sistema posiciona o cursor no comeo do 1 primeiro campo de entrada? 3 O usurio dispe de um modo simples e rpido (tecla TAB por 2 exemplo) para a navegao entre os campos de um formulrio? 3 A estrutura dos menus concebida de modo a diminuir os passos 3 necessrios para a seleo? 3 Na realizao das aes principais, o usurio tem os movimentos de 4 cursor minimizados atravs da adequada ordenao dos objetos? 3 Os grupos de botes de comando possuem sempre um boto j 5 definido? Densidade Informacional 3 A densidade informacional das janelas reduzida? 6 3 As telas apresentam os dados e informaes necessrios e 7 indispensveis para o usurio em sua tarefa? 3 O sistema minimiza a necessidade do usurio lembrar dados exatos de 8 uma tela para outra? 3 O sistema evita apresentar um grande nmero de janelas que podem 9 desconcentrar ou sobrecarregar a memria do usurio? 4 Os painis de menu apresentam como ativas opes necessrias 0 Aes Explcitas 4 O sistema posterga os processamentos at que as aes de entrada 1 do usurio tenham sido completadas? 4 Durante a seleo de uma opo de menu o sistema permite a 2 separao entre indicao e execuo da opo ? 4 Para iniciar o processamento dos dados, o sistema sempre exige do 3 usurio uma ao explcita de "ENTER"? 4 sempre o usurio quem comanda a navegao entre os campos de 4 um formulrio?

SIM

NO

SIM

NO

SIM

NO

4 5

Enquanto o usurio processa uma interao ele pode manipular essa interao SIM NO

Controle do Usurio 4 O usurio pode terminar um processo a qualquer instante? 6 4 O usurio pode interromper e retomar um processo a qualquer 7 instante? 4 O usurio pode reiniciar um processo a qualquer instante? 8 4 Durante os perodos de bloqueio dos dispositivos de entrada, o sistema 9 fornece ao usurio uma opo para interromper o processo Do bloqueio? 5 O usurio pode carregar e descarregar processos a qualquer instante? 0 Flexibilidade 5 Os usurios tm a possibilidade de modificar ou eliminar itens 1 irrelevantes das janelas? 5 Os usurios tm a possibilidade de alterar a forma da disposio dos 2 menus do sistema? 5 Ao usurio permitido personalizar o dilogo, atravs da definio de 3 macros? 5 Os usurios tm a possibilidade de criar novos comandos no sistema? 4 5 permitido ao usurio alterar ou personalizar valores j definidos? 5 Experincia do Usurio 5 O usurio pode se deslocar de uma parte da estrutura de menu para 6 outra rapidamente? 5 O sistema oferece formas variadas de apresentar as mesmas 7 informaes aos diferentes tipos de usurio? 5 O sistema oferece equivalentes de teclado para a seleo e execuo 8 das opes de menu, alm do dispositivo de apontamento (mouse,...)? 5 O usurio experiente pode efetuar vrios comandos ou processos no 9 sistema? 6 Os estilos de dilogo so compatveis com as habilidades do usurio, 0 permitindo aes passo-a-passo para iniciantes e a entrada de comandos mais complexos por usurios experientes? Proteo contra erros 6 O sistema apresenta uma separao adequada entre reas 1 selecionveis de um painel de menu de modo a minimizar as ativaes acidentais? 6 Ao final da interao com o sistema, informado sobre o risco de 2 perda dos dados? 6 sistema emite sinais sonoros quando ocorrem problemas? 3 6 O sistema solicita confirmao (dupla) de aes que podem gerar 4 problemas ao usurio? 6 As teclas de funes perigosas encontram-se agrupadas e/ou 5 separadas das demais no teclado?

SIM

NO

SIM

NO

SIM

NO

Mensagens de erro 6 As mensagens de erro ajudam a resolver o problema do usurio, 6 fornecendo com preciso o local e a causa especfica ou provvel do erro, bem como as aes que o usurio poderia realizar para corrig-lo? 6 As frases das mensagens de erro so curtas e construdas a partir de 7 palavras curtas, significativas e de uso comum? 6 As mensagens de erro esto isentas de abreviaturas e/ou cdigos 8 gerados pelo sistema operacional? 6 A informao principal de uma mensagem de erro encontra-se logo no 9 incio da mensagem? 7 As mensagens de erro tm seu contedo modificado quando na 0 repetio imediata do mesmo erro pelo mesmo usurio? Correo de erros 7 O sistema reconhece atravs de uma confirmao do usurio, os 1 comandos mais freqentes mesmo com erros? 7 O sistema possui comandos para desfazer e refazer? 2 7 E possvel ser refeita a regresso de dilogos no sistema? 3 7 As aes do usurio no sistema pode ser revertida? 4 7 Depois de um erro de dados no sistema, o usurio tem a possibilidade 5 de corrigir somente a parte dos dados ou do comando que est errada? Consistncia 7 Os cones so distintos uns dos outros e possuem sempre o mesmo 6 significado de uma tela para outra? 7 Os cones so distintos uns dos outros e possuem sempre o mesmo 7 significado de uma tela para outra? 7 A identificao das telas ou janelas so nicas? 8 7 A posio inicial do cursor mantida consistente ao longo de todas as 9 interaes no sistema? 8 O smbolo para convite entrada de dados padronizado (ex: " + " )? 0 Significados 8 Os ttulos dos menus so distintos entre si? 1 8 As denominaes das opes de menu so familiares ao usurio? 2 8 Os ttulos das pginas de menu so explicativos, refletindo a natureza 3 da escolha a ser feita? 8 As denominaes dos ttulos esto de acordo com o que eles 4 representam? 8 As abreviaturas so significativas? 5 Compatibilidade 8 Ilustraes ou animaes so usadas para completar as explicaes do 6 texto? 8 As cores das janelas adjacentes seguem o padro das cores definidas?

SIM

NO

SIM

NO

SIM

NO

SIM

NO

SIM

NO

7 8 8 8 9 9 0

As telas so compatveis com o padro do ambiente? Os itens so numerados com nmeros, no com letras? As mensagens so sempre afirmativas e na voz ativa?

You might also like