You are on page 1of 8

Os vicios do acto administrativo

Discente: Joana Filipa Dias Caria, n 21106493. Docentes: Francisco Antnio de Macedo Lucas Ferreira de Almeida e Miguel Marco Real Mendes. Disciplina: Direito Administrativo II Ano lectivo: 2012/2013.

ndice
Introduo; Pg. - 3 1. 2. Vcios do acto administrativo; Pg. - 4 Invalidade: Pg. - 4 2.1. Invalidade Orgnica; Pg. - 4/5 2.2. Invalidade Formal; Pg. -5 2.3. Invalidade Material; Pg. - 6 3. 4. 5. Formas de Invalidade; Pg. -7 Concluso; Pg. - 8 Bibliografia; Pg. - 8

Introduo
O tema abordado no presente trabalho so os vicios do acto administrativo, mais propriamente a Invalidade, esta divide-se em orgnica, formal e material. Existem duas formas de invalidade que so a nulidade e a anulabilidade. Este trabalho foi escolhido para melhor compreenso e aprendizagem, da matria leccionada nas aulas de Direito Administrativo, no qual, se vai focar nos aspectos mais relevantes.

1.

Vcios do acto administrativo

2. Invalidade (Artigo 120 do C.P.A):


Um acto administrativo invlido aquele que est afectado por um valor jurdico negativo, isto , um acto que revela inaptido para produzir os seus efeitos. Esta pode assumir vrias formas, isto vrios vcios:

2.1. Invalidade Orgnica:


Usurpao de poder: Vicio que consiste em que um acto que no da competncia da Administrao seja praticado por um rgo desta (Exemplo: Um imposto no pode ser criado por um acto administrativo, apenas por um acto legislativo principio da separao dos poderes). Este vcio tem como consequncia a nulidade do acto e a sua sano grave.

Incompetncia: Vicio que consiste na prtica de um acto por um rgo


administrativo que pertence competncia de outro rgo administrativo. Esta pode ser: Absoluta (quando o rgo administrativo pratica um acto que est fora das atribuies da pessoa colectiva a que pertence); Relativa (quando o rgo administrativo pratica um acto que est fora da sua competncia mas que est dentro de outro rgo da pessoa colectiva a que pertence).

Ainda existe um critrio onde existem outras modalidades de incompetncia: 1-Competncia em razo de matria (quando um rgo pratica um acto que da competncia de outro rgo, em razo do assunto); 2- Competncia em razo de hierarquia (quando um rgo administrativo pratica um acto que da competncia de outro rgo em razo hierrquico); 3- Incompetncia em razo de lugar (quando um rgo administrativo invade a competncia de outro rgo administrativo em razo do territrio); 4- Incompetncia em razo do tempo (quando um rgo administrativo pratica um acto em relao ao passado ou em relao ao futuro, pois no possvel, uma vez que o acto administrativo se destina a produzir efeitos no presente). A consequncia de uma incompetncia absoluta a nulidade, se for relativa gera anulabilidade.

2.2.Invalidade Formal:
Vcio de forma: Vicio que consiste na preterio de formalidades essenciais ou carncia de forma legal. Este pode assumir as seguintes modalidades: 1- Preterio de formalidades que sejam anteriores prtica do acto administrativo (exemplo: falta de audincia dos interessados) gera invalidade do acto; 2- Preterio de formalidades relativas prtica do acto administrativo (exemplo: inobservncia das regras de vocao nos rgos colegiais) gera invalidade do acto administrativo; 3- Preterio de formalidades que sejam posteriores prtica do acto administrativo no geram a invalidade do acto, apenas ilegal a execuo do acto. Este vicio tem como consequncia a nulidade ou mera anulabilidade do acto.

2.3.Invalidade Material:
Violao de lei: Este assenta numa discrepncia entre o contedo do acto administrativo e as normas jurdica que lhes so aplicveis. Existem as seguintes modalidades de violao de lei: Falta de base legal (quando a administrao pratica um acto sem que nenhuma lei o autorize); Incerteza, ilegalidade ou impossibilidade do contedo do acto; Incerteza, ilegalidade ou impossibilidade do objecto do acto; Inexistncia ou ilegalidade dos pressupostos relativos ao contedo ou objecto do acto; Inexistncia ou ilegalidade dos pressupostos relativos aos elementos acessrios. Esta tem como consequncia a nulidade (nos casos previstos no artigo 133 do C.P.A.) ou mera anulabilidade (nos restantes casos). Desvio de poder: Este consiste no exerccio de um poder discricionrio por um motivo principalmente determinante que no esteja de acordo com o fim que a lei teve em vista ao atribuir esse poder, existe uma discrepncia entre o fim legal e o fim real. Este pode ocorrer dos seguintes modos: Por erro (quando o motivo do desvio de poder pblico exemplo: a PSP passa multas por motivo de tesouraria); Por m f (quando o motivo de desvio de poder privado exemplo: corrupo).

Este tem como consequncia a anulabilidade do acto administrativo.

3. Formas de Invalidade

Nulidade (artigo 133 ao 136 do C.P.A.): trata-se da forma mais grave da invalidade do acto administrativo, uma vez que o acto nulo totalmente ineficaz desde o inicio, no produz quaisquer efeitos (artigo 134, n1 do C.P.A.); A nulidade insanvel quer pelo decurso do tempo, quer por ratificao, reforma ou converso do acto, isto , um acto nulo no pode ser convertido num acto vlido; Quer os particulares, quer os funcionrios pblicos tm o direito de desobedincia de um acto nulo; O acto nulo pode ser impugnado a todo o tempo, no existe prazo de caducidade de um acto nulo; O pedido de reconhecimento da nulidade pode ser feito junto a qualquer tribunal, no entanto, declarao de nulidade s pode ser pedida junto de um tribunal administrativo; A nulidade pode ser reconhecida a todo o tempo, por qualquer rgo da administrao, no entanto, a declarao com fora obrigatria geral da nulidade de um acto s pode ser reconhecida pelos rgos com poderes de controlo no caso concreto. Anulabilidade: trata-se de uma forma menos grave de invalidade do acto administrativo, uma vez que o acto anulvel produz efeitos, isto , eficaz; A anulabilidade sanvel pelo decurso do tempo ou por ratificao, reforma ou converso do acto administrativo, isto , um acto anulvel pode ser convertido num acto valido; Enquanto que o acto no for anulado valido para os funcionrios; O acto anulvel s pode ser impugnado dentro de um certo prazo; O pedido de anulao de um acto apenas pode ser feito perante um tribunal administrativo; A anulao de um acto tem efeitos retroactivos, ou seja, tudo se passa como se o acto nunca tivesse existido.

4. Concluso: Com o presente trabalho, chegamos concluso que os existem vrios tipos de vicios do acto administrativo. E que ocorrendo algum pode acontecer duas situaes, como por exemplo, a nulidade do acto ou a anulabilidade do mesmo Foi um trabalho interessante que permitiu assimilar alguns aspectos relevantes, como por exemplo, quando estamos presente um acto que origina a nulidade e um acto que nos conduz para a anulabilidade.

5. Bibliografia:
Amaral, Freitas do Amaral, Curso de Direito administrativo- Volume II. Edies Almedina: 2007;

You might also like