You are on page 1of 9

N-2566

REV. A

MAR / 2000

INSPEO ELETROMAGNTICA DE CABOS DE AO


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Esta Norma a Revalidao da reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos itens da mesma.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

Requisito Mandatrio: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segu-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnicogerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada (no-mandatria): Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das "no-conformidades" com esta Norma, que possam contribuir para o aprimoramento da mesma, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC - Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 27
Ensaios No-Destrutivos

Apresentao
As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelos Representantes Locais (representantes das Unidades Industriais, Empreendimentos de Engenharia, Divises Tcnicas e Subsidirias), so aprovadas pelas Subcomisses Autoras SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando os rgos da Companhia e as Subsidirias) e aprovadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Superintendncias dos rgos da Companhia e das suas Subsidirias, usurios das normas). Uma norma tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 (cinco) anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As normas tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N -1. Para informaes completas sobre as normas tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. PROPRIEDADE DA PETROBRAS

9 pginas

N-2566
PREFCIO

REV. A

MAR / 2000

Esta Norma PETROBRAS N-2566 REV. A MAR/2000 a Revalidao da Norma PETROBRAS N-2566 REV. JUL/95, no tendo sido alterado o seu contedo. 1 OBJETIVO

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis e Prticas Recomendadas para a inspeo eletromagntica em cabos de ao ferromagnticos. 1.2 Esta Norma se aplica a deteco de corroso externa e interna, arames partidos e variaes na rea da seo reta metlica de cabos de ao. 1.3 Esta Norma se aplica a inspeo iniciada a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm Requisitos Mandatrios e Prticas Recomendadas. 2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES Os documentos relacionados a seguir contm prescries vlidas para a presente Norma. PETROBRAS N-2161 ASME ASTM E 1571 - Inspeo em Servio de Cabos de Ao; - Boiler and Pressure Vessel Code - Section V; - Standard Practice for Eletromagnetic Examination of Ferromagnetic Steel Wire Rope.

3 DEFINIES Para os propsitos desta Norma, so adotadas as definies do apndice A da seo V da ASME, complementadas pelos itens 3.1 a 3.5. 3.1 Defeito Localizado (LF - Local Flaw) Descontinuidades no cabo de ao, tais como arame rompido ou danificado, pite de corroso e entalhe.

3.2 Porcentagem de Perda de rea na Seo Reta Metlica (LMA - Loss of Metallic Cross-Sectional Area) Quantidade de material (massa) perdida na seo reta do cabo de ao, devido corroso/abraso, interna ou externa, ou ausncia de arame ao longo de um segmento do cabo de ao.

N-2566

REV. A

MAR / 2000

3.3 Mtodo do Fluxo de Retorno Mtodo que se utiliza de detetores de fluxo magntico, que so posicionados entre os plos do m permanente e o cabo de ao, ou situados no interior do circuito magntico, medindo o fluxo magntico que retorna do cabo de ao. Este fluxo magntico proporcional massa metlica compreendida entre os plos do m permanente. A concepo deste mtodo mostrada na FIGURA A-1 do ANEXO A.

3.4 Mtodo do Fluxo Principal Mtodo que faz uso de uma bobina associada a um integrador, a qual mede diretamente o fluxo magntico que passa pelo cabo de ao. Este fluxo proporcional massa metlica do cabo de ao em uma extenso que corresponde ao comprimento da bobina. A concepo deste mtodo mostrada na FIGURA B-1 do ANEXO B.

3.5 Rudo de Fundo Deflexo na linha de registro grfico do canal LF, ocasionada por pequenos campos de fuga caractersticos ao tipo de construo de um determinado cabo de ao.

4 CONDIES GERAIS

4.1 Procedimento de Inspeo

4.1.1 Devem constar, na seqncia indicada, os seguintes itens: a) objetivo; b) normas de referncia; c) caractersticas do cabo a ser inspecionado (dimetro, construo, tipo da alma); d) caractersticas do equipamento onde o cabo est instalado; e) caractersticas do equipamento de inspeo; f) temperatura de exposio do equipamento de inspeo; g) calibrao do equipamento de inspeo; h) localizao do cabeote em relao a um ponto pr-determinado do cabo de ao; i) velocidade de passagem do cabo de ao pelo cabeote de inspeo; j) comprimento inspecionado do cabo de ao; k) nmero de passagens do cabo de ao pelo cabeote; l) registro de resultados; e m)modelo de formulrio para o relatrio de registro de resultados.

Nota:

Os itens c), d), e), g), h), i), j) e l) so citados na ASTM E 1571.

N-2566

REV. A

MAR / 2000

4.1.2 O procedimento deve conter o nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma contratada), ser numerado e ter indicao do nmero da reviso.

4.2 Temperatura de Exposio A temperatura de exposio do equipamento deve ser a recomendada pelo fabricante.

4.3 Velocidade da Inspeo Recomenda-se realizar a inspeo com uma velocidade relativa contnua entre o cabeote de inspeo e o cabo de ao de 20 m/min. a 60 m/min. [Prtica Recomendada]

4.4 Fixao do Cabeote de Inspeo Recomenda-se que a fixao do cabeote seja tal que iniba o movimento relativo entre o cabeote e massas metlicas prximas ao local de fixao, bem como a aproximao de campos magnticos gerados por motores eltricos, sensores de aproximao, ou outros equipamentos que gerem campos magnticos. [Prtica Recomendada]

4.5 Aparelhagem

4.5.1 O equipamento utilizado deve ser especfico para inspeo em cabos de ao ferromagntico, com duas funes, isto , um canal para deteco de defeitos localizados e outro para medir a reduo de rea da seo reta metlica do cabo.

4.5.2 O cabeote utilizado deve ser compatvel com o dimetro do cabo de ao a ser inspecionado. Recomenda-se no utilizar cabeotes para inspeo de cabos de ao com dimetros inferiores a 50 % da capacidade nominal do cabeote.

4.5.3 Recomenda-se que o equipamento possua um marcador de distncia que possibilite a medio do comprimento de cabo de ao inspecionado. [Prtica Recomendada]

4.6 Periodicidade da Inspeo Deve estar de acordo com as recomendaes da norma de inspeo do equipamento onde o cabo de ao est instalado. Caso no haja norma especfica para inspeo do equipamento, as recomendaes do fabricante devem ser consideradas e eventualmente ajustadas, desde que os resultados obtidos nas inspees realizadas apontem nesta direo.

N-2566

REV. A

MAR / 2000

5 CONDIES ESPECFICAS

5.1 Calibrao do Equipamento

5.1.1 Clculo da Seo Reta Metlica do Cabo de Ao Pode ser efetuado utilizando-se tabelas dos fabricantes dos cabos de ao ou medindo-se fisicamente a seo no cabo de ao. [Prtica Recomendada]

5.1.2 Feixe de Arames de Calibrao Deve ser de material ferromagntico; possuir uma rea total da seo reta metlica superior ou igual a 2 % do valor da seo reta metlica do cabo de ao e ter comprimento mnimo igual ao comprimento do cabeote acrescido de 300 mm.

5.1.3 Localizao do Cabeote de Inspeo A seo do cabo de ao a ser utilizada na calibrao deve ser a que apresenta sinais exteriores de menor deteriorao e deve estar a uma distncia mnima de 1 500 mm da extremidade do cabo a ser inspecionado.

5.1.4 Definio da Escala do Canal LMA A escala deve ser compatvel com os critrios de aceitao especficos do cabo de ao a ser inspecionado. Recomenda-se trabalhar com escalas entre 10 % a 15 % da rea da seo reta metlica nominal do cabo de ao.

5.1.5 Definio da Escala do Canal LF A sensibilidade do canal LF deve ser ajustada de modo que a amplitude do rudo de fundo fique em torno de 2 mm.

5.1.6 Intervalo de Calibrao A calibrao deve ser realizada a cada mudana de caractersticas do cabo de ao a ser inspecionado (dimetro e tipo de construo). Recomenda-se repetir a calibrao quando da abertura e fechamento do cabeote de inspeo ou quando o equipamento for desligado e religado.

N-2566

REV. A

MAR / 2000

6 CUIDADOS E LIMITAES DA TCNICA DE INSPEO

6.1 Esta tcnica est limitada inspeo de cabos de ao ferromagnticos.

6.2 Esta tcnica apresenta limitaes para a deteco de defeitos prximos s terminaes dos cabos.

Nota

Os trechos dos cabos que no puderem ser inspecionados por este mtodo, devem ser assinalados em seu incio e no final, para que possam ser inspecionados por outros mtodos.

6.3 Esta tcnica no detecta deterioraes de natureza puramente metalrgica (fadiga, fragilizao e outras), excetuando-se a recristalizao do material dos arames, provocada por aporte excessivo de calor no cabo de ao, que aparece registrada no canal LMA como perda de seo reta metlica.

6.4 Esta tcnica no detecta defeitos em almas de fibra de cabos de ao, no invalidando, porm, a inspeo das suas partes metlicas.

6.5 Esta tcnica no fornece uma relao direta entre a perda de resistncia mecnica do cabo de ao e a sua perda de massa ou defeitos localizados.

6.6 Esta tcnica no aplicvel para a deteco das descontinuidades listadas abaixo: a) b) c) d) gaiola de passarinho; dobras; protuberncia da alma; saca-rolha.

6.7 Variaes na tenso aplicada no cabo de ao durante inspeo podem implicar em falsas indicaes no canal LMA.

7 REGISTRO DOS RESULTADOS

7.1 Os resultados da inspeo devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o local ensaiado com o relatrio e vice-versa.

7.2 O relatrio deve conter no mnimo as seguintes informaes:

N-2566

REV. A

MAR / 2000

a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l)

nome do rgo da PETROBRAS ou firma emitente; identificao numrica; identificao do cabo de ao e do equipamento onde ele est instalado; nmero e reviso do procedimento; tcnica de inspeo utilizada; registro dos resultados; normas de referncia; laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; data; identificao e assinatura do executante; dados do equipamento de inspeo; dados da calibrao.

7.3 A descrio da sistemtica do registro de resultados pode ser dispensada de constar no procedimento de inspeo, a critrio da PETROBRAS, se o executante (rgo da PETROBRAS ou firma contratada) apresentar em seu sistema de qualidade uma sistemtica que atenda o disposto no subitem 7.1.

____________

/ANEXO A

You might also like