You are on page 1of 9

Circuito Grampeador de Tenso

Bianca Santana, Douglas Carneiro, Gutemberg Borges, Igor Leal4, Joimar Gonalves5, Mateus Matos6, Natan Hespanhol7, Pedro Lemos8 Universidade Estadual de Feira de Santana biancasantana.ls@gmail.com,douglas.ecomp12@gmail.com, gugu.talude@gmail.com, igorengcomp@gmail.com4, joimaster@gmail.com5, mnmatos17@gmail.com6, natan.ecomp@gmail.com7, peya.ecomp@gmail.com8
Resumo-- Este relatrio trata de um circuito grampeador e sua aplicao em permitir que o valor mdio de uma senide de sada seja diferente de zero e equivalente ao valor de pico de uma outra onda de entrada. Eletrnicos, em metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning). No prximo item deste relatrio sero feitas algumas consideraes sobre os principais conceitos aplicados no desenvolvimento do circuito. O item 1 corresponde a fundamentao terica. No item 3 ser descrita a metodologia adotada para o desenvolvimento do sistema. No Item 4 sero apresentados os resultados alcanados bem como os resultados obtidos atravs da execuo do programa, alm disso, sero feitas observaes acerca do produto final que envolvem suas deficincias e suas possveis melhorias. Por fim, no Item 5, ser feita uma breve concluso de tudo o que foi discutido ao longo deste relatrio e ressaltando a importncia da realizao deste trabalho.

1. Introduo
Em nossa vida diria, estamos continuamente em contato com diversos tipos de ondas. Algumas destas ondas mais conhecidas como o caso do som, em que sem ele no existiria a comunicao verbal. No estudo da fsica, onda uma perturbao que se propaga num meio, material ou no, como, por exemplo, na gua ou no vcuo. [1] A forma de onda peridica mais importante e de maior interesse a alternada senoidal, utilizada para representar tanto a variao da tenso como da corrente alternada. A corrente alternada destacasse por ser amplamente utilizada em aplicaes cotidianas. A energia gerada nas usinas das concessionrias e a maioria dos equipamentos usam tenso e corrente alternadas senoidais. Alm disso, os sinais senoidais de tenso e de corrente so muito estudados porque so, em muitos casos, a base para vrios outros sinais. Isto quer dizer que muitos sinais podem ser analisados pela combinao de mais de um sinal senoidal. Um tipo de onda a eletromagntica, as ondas eletromagnticas so ondas formadas pela combinao dos campos magntico e eltrico que se propagam no espao perpendicularmente um em relao ao outro e na direo de propagao da energia. O circuito aqui apresentado um Grampeador, apresentado como soluo do problema proposto pelo Mdulo Integrador de Circuitos Eltricos e

2. Fundamentao Terica 2.1 Senide e Corrente Alternada


Uma senoide, de maneira geral, uma forma de onda que obedece a funo seno assim como a da figura 1, que consiste de uma curva senoidal simples, dada pela funo (1). Esta uma forma de onda fundamental, pois representa tenses e correntes eltricas alternadas senoidais que, ou so puramente senoidais, ou podem ser decompostas em conjuntos de ondas senoidais atravs da aplicao das sries de Fourier.

(1)

para uma oscilao da onda, ou seja, a velocidade com que os ciclos so produzidos, geralmente expressa pelo inverso do perodo, expresso em (2), no Sistema internacional (SI) medido o numero de oscilaes por segundo (Hertz). A frequncia angular (), ou velocidade angular, a taxa de variao do ngulo por segundo, consiste de um mltiplo da frequncia expresso em radianos por segundo, expresso em (3), esse parmetro d a noo do ngulo percorrido a cada unidade de tempo. Figura1. Senoide gerada por uma funo seno simples Dentre os principais parmetros que caracterizam uma onda senoidal esto amplitude, o valor de pico, perodo, frequncia angular, e valor mdio. Considerando a figura 2, a amplitude (A) pode ser descrita como o valor da forma de onda em um determinado instante, geralmente representada por letra minscula. A amplitude mxima, ou valor de pico (Vp), o maior valor da forma de onda eixo vertical, geralmente representado por letra maiscula.

(2)

(3)
Dadas as definies para os parmetros bsicos de uma senoide, a funo generalizada desse tipo de onda pode ser dada por (4), onde a fase da onda, que representa a defasagem desta em relao a outra onda, de igual frequncia e comprimento de onda. E D, o offset vertical atribudo a onda.

(4)
Em se tratando da representao de sinais de tenso e corrente alternada alguns dos parmetros da senoide podem ter significado especifico, por exemplo, a forma de onda descreve a variao da corrente ou tenso ao longo do tempo ou outro parmetro, o valor de pico o mximo valor da corrente ou tenso, Ip e Vp respectivamente. Assim, a tenso instantnea para um dado instante de tempo dada pela formula (5) e pode ser vista na Figura 2. E o valor da corrente instantnea dado por (6) e pode ser visto na Figura 3.

Figura 2. Onda senoidal representando tenso alternada em funo do tempo O valor de pico a pico (Vpp), o valor correspondente entre o pico superior e o pico inferior. Levando em considerao que uma onda senoidal simtrica, o valor de pico a pico o dobro do valor de pico. O perodo o tempo de um ciclo completo da oscilao, na figura 2, por exemplo, ele vai de 0 a 360. A frequncia f a medida do tempo decorrido

(5) (6)

Figura 4. Representao do valor eficaz de uma senoide O conceito fsico de valor eficaz para circuitos de corrente e tenso alternada senoidal relaciona a corrente alternada a corrente continua. Um exemplo disso que, considerando dois circuitos, um com uma fonte de tenso contnua e outro com uma fonte de tenso alternada, ambos com um mesmo resistor e uma mesma potncia, o valor de corrente e tenso contnua que promoveria no resistor do circuito com uma fonte de corrente contnua a mesma potncia dissipada pelo resistor do circuito alimentado pela fonte de corrente alternada corresponde ao valor eficaz de tenso e corrente alternada.

Figura 3. Onda senoidal representando corrente alternada em funo do tempo O valor mdio de uma funo representa o resultado lquido da variao da grandeza como tenso ou corrente. Em uma senoide este valor dado pela soma das reas negativas e positivas ao longo do tempo (7). Como a senoide simtrica no eixo horizontal, para todo valor no semiciclo positivo haver um correspondente no semiciclo negativo, consequentemente o valor mdio ser zero. De modo geral, o valor mdio no representa o resultado lquido de trabalho realizado, essa grandeza pode ser obtida atravs do valor eficaz. Matematicamente, o valor eficaz ou RMS (do ingls root mean square) de uma funo a raiz quadrada da mdia aritmtica dos quadrados dos valores (8). Para uma funo peridica senoidal o valor eficaz o valor eficaz um valor continuo de 70,7% do valor do pico da senoide conforme pode ser visto na Figura 4.

2.2 Componentes utilizados 2.2.1 - Diodo


Componente composto de extremidades polarizadas usado principalmente como retificador. Ele permite que a corrente eltrica atravesse apenas por um de seus lados, podendo assim, dividir o circuito em que ele se encontra em semiciclo negativo e positivo, cada um com um circuito esquemtico diferente.

(7)

(8)
Figura 5. Diodo

2.2.2 - Resistor
Tem como finalidade oferecer oposio a passagem de corrente, a limitando, porm apesar de limitar a passagem de corrente ele no provoca a queda de corrente e sim de tenso, ou seja, a corrente que entra em um terminal do resistor a mesma que sai. A caracterstica do resistor de se opor a corrente dada o nome de resistncia que medida em ohms. Em um circuito a relao entre corrente, resistncia e tenso dada pela Lei de Ohm (Figura 6). Essa lei afirma que a corrente em um circuito diretamente proporcional a voltagem e inversamente proporcional a resistncia, de forma que a resistncia em um circuito ser sempre constante.

Na figura 7 (a), podemos ver placas paralelas carregadas com carga Q (de um lado positivo do outro negativo) e campo eltrico formado. Acontece que, dependendo do material que se encontra entre as placas de um capacitor, possvel que os eltrons passem de uma placa para a outra, diminuindo a carga e fazendo com que ele se descarregue. Por isto, entre as placas posicionado um dieltrico como demonstrado na figura 7 (b). Deste modo, o material isolante impede que essa carga viaje de uma placa para outra, e, portanto mantendo a energia armazenada nessas placas. Essa energia armazenada, ou melhor, a capacidade que um destes componentes tem de armazenar energia a Capacitncia. Em termos mais formais, Capacitncia a constante de proporcionalidade entra a carga deslocada entre as placas do capacitor e a tenso que causa o deslocamento [2], e essa grandeza pode ser calculada pelas seguintes formulas:

(9) (10)
Onde: C: capacitncia Er: permissividade da material isolante deltaV: diferena de potencial A: rea da placa metlica E0: permissividade do vcuo d: Distancia entre as placas A capacitncia uma constante calculada de acordo com a segunda frmula, a formula y, como E0 e Er tambm so constantes a capacitncia de um dispositivo calculada em cima da rea das placas, quanto maior mais energia ele pode armazenar; e a distancia entre as placas, quanto menor a distncia menos energia pode ser armazenada nele; vale tambm ressaltar que Er varia de material para material, portanto o dieltrico tambm importante no calculo da capacitncia. Definida uma capacitncia, e comparando com a primeira formula, a formula y-1, como j sabemos que a capacitncia uma constante podemos concluir

Figura 6. Lei de Ohm

2.2.3 - Capacitor
O capacitor um dispositivo composto por duas placas metlicas que podem armazenar energia em forma de campo eltrico.

(a) Figura 7. Capacitor

(b)

que quanto maior for a diferena de potencial do circuito que o capacitor se encontra maior ser a quantidade de cargas que ele armazenar, e vice e versa, para que C nunca deixe de ser constante, a menos que varie ou a rea, ou a distancia entre as placas, ou o material isolante (formula 1). Outra caracterstica importante deste dispositivo que ele se ope a variao de tenso, ou seja, uma vez que a tenso diminua ou cresa, o capacitor tenta manter a tenso original. Em casos de corrente alternadas, que esto sempre variando, o capacitor est sempre se opondo a essas alteraes. Este fenmeno em que o capacitor se comporta como um resistor em casos de mudanas na tenso se chama Reatncia capacitiva e segue a seguinte formula:

Outro fator importante do capacitor o tempo de carga e descarga que ele possui. Esse tempo medido por uma constante essa constante influenciada tanto pela resistncia total do circuito quanto a capacitncia.

(14)
Desta forma pontuamos uma constante de tempo que define interessante durante o tempo de carga e descarga de um capacitor. Para melhor entendimento interpretaremos grfico abaixo:

(11)
Onde: Xc: Reatncia; f: a frequncia da fonte; Desta formula podemos tirar a concluso de que os capacitores so sensveis a frequncias, e que quanto maior seja ela, menos oposio s mudanas de tenso ser feita, ou seja, para frequncias muito altas, a sua reatncia praticamente zero e portanto o capacitor no oferece resistncia. Sabendo que a corrente definida como a variao de carga no tempo, considerando a diferena de potencial como , deriva-se a equao (9) em relao ao tempo achando ento a relao correntetenso em um capacitor (12). Figura 8. Curva Carga e Descarga do Capacitor Essas curvas representam as fases de carga e descarga de um capacitor em funo de RC (constante de tempo). A velocidade que o capacitor se carrega ou descarrega, muito rpido no incio e vai ficando mais lento, at zerar ou carregar completamente. Tambm podemos ver, de acordo com a frmula que o quanto maior o tempo, maior vai ser a carga de um capacitor. Cabem aqui ento trs situaes em casos de carregamento que anlogo ao descarregamento: - quando

(12)
Podemos encontrar a tenso em um capacitor variando com o tempo integrando os dois lados da equao (12), de acordo com o que mostrado em (13). Neste instante em que t = 0 podemos ver que a carga do capacitor zero, ou seja, ele esta descarregado; - quando : ( ) ( )

(13)

Neste instante em que , ou seja, quando o tempo atinge o equivalente a uma constante de tempo daquele capacitor (calculado por RC) o capacitor armazena uma quantidade de carga de aproximadamente 63% da sua capacidade. Isso ocorre com qualquer capacitor, uma vez que seu seja definido. - quando ; como aproximadamente 0, ento: Valor de Carga = V.1 = V

ter seu sentido invertido, a corrente no mais impedida de passar atravs do diodo (semiciclo negativo demonstrado na Figura 10), ciclo no qual o capacitor descarrega e a tenso total do circuito a tenso da fonte somada tenso que o capacitor agora est liberando (Vout = 2.Vin).

Como j foi visto, cada capacitor possui um diferente, mas todos obedecem a mesma regra, com , o capacitor carrega aproximadamente 63%, com e assim sucessivamente at que em o tempo que o dispositivo carrega ou descarrega completamente.

Figura 10. Semicrculos de uma onda senoidal Para escolher os valores de resistncia e capacitncia respectivamente do resistor e do capacitor fazemos um clculo com base na constante de tempo de carga e descarga do capacitor com relao ao perodo da onda senoidal. Tendo a frequncia determinada de uma corrente alternada podemos calcular o perodo como sendo o inverso da frequncia. Sabendo que um capacitor leva em mdia cinco vezes a constante de tempo ( ) de um circuito para descarregar ou carregar multiplicamos a constante de tempo por um valor mais alto que cinco, tendo assim uma segurana maior quanto ao carregamento ou descarregamento. Fixando um valor de resistncia para o resistor do circuito calculamos a capacitncia do capacitor a partir da formula da constante de tempo (14), ou podemos fazer o contrrio tambm, fixar a capacitncia do capacitor e obter o valor do resistor.

2.3 Circuito
O circuito construdo trata-se basicamente de um circuito grampeador, cuja finalidade grampear o sinal de sada com relao ao sinal de entrada. Tal grampeamento obtido deslocando para cima ou pra baixo por um valor V sendo que a forma da onda na entrada e na sada, de maneira ideal, a mesma.

3. Metodologia
A realizao deste trabalho se deu em trs etapas: pesquisa, simulao do circuito, e montagem do mesmo. A primeira etapa teve como resultado a identificao do circuito que atendesse aos requisitos solicitados e o estudo de seus componentes bem como da teoria envolvida, os principais conceitos retirados dessa primeira etapa pode ser visto ao longo de todo o tpico 2 deste relatrio. A etapa de

Figura 9. Circuito Grampeador O circuito grampeador constitudo por um capacitor, um resistor e um diodo. Uma vez a corrente estando positivo (semiciclo positivo demonstrado na Figura 10), o diodo no liberar sua passagem. Nesse momento, o capacitor ser carregado com o valor de pico da fonte alternada. Ao

simulao do circuito foi feita partindo do ponto em que conhecamos os componentes e os clculos para capacitncia. Por fim, foi feita a montagem do circuito em protoboard.

3.2 simulao
A simulao do circuito foi feita se utilizando do software Multisim da empresa National Instruments. Nele foi projetado e simulado o circuito, como pode ser visto na Figura 11:

Nesta representao cada diviso no sentido horizontal representa 10ms e no sentido vertical representa 10 volts. A imagem acima apresenta duas senides, a original que tem como valor mdio 0 e a nova onda gerada que tem como valor mdio o pico da onda da qual se originou, neste caso 10, como pode ser constatado com ajuda da grade. No grfico da Figura 12 pode se observar que o valor de pico da nova corrente (senoide superior) ficou um pouco abaixo do esperado, isso se deve ao fato de que a depender do material o diodo provoca uma queda de tenso, sendo esperados valores aproximados de 0,3 V (para diodos de germnio) e 0,7 V (para diodos de silcio).

3.2 Montagem do Circuito


Nosso circuito pode ser representado de maneira simples pela Figura 13, onde temos um sinal senoidal de tenso entrando no circuito com um valor mdio determinado (no nosso caso esse valor vale 0) e temos como sada um outro sinal senoidal de tenso com valor mdio alterado.

Figura 11. Circuito Grampeador: Projeto no Multisim Ao simular a execuo deste circuito em software a sada captada pelo osciloscpio pode ser vista na figura 12:

Figura 13. Diagrama simples de funcionamento do circuito O circuito responsvel pelo deslocamento da onda foi composto por um capacitor, um resistor e um diodo. Para fornecer o sinal de entrada (uma Corrente Alternada), foi utilizado um gerador de CA. Um osciloscpio foi necessrio para fazer a anlise tanto do sinal de entrada quanto do sinal de sada do circuito. Como a corrente da rede eltrica local 60 Hz esta foi a frequncia adotada no circuito para chegar o mais prximo possvel do nosso cotidiano. J a tenso efetiva foi de 6,8 V (valor prximo utilizado na simulao). Selecionando a frequncia e tenso da corrente usada calculamos o perodo da nossa corrente como

Figura 12. Grfico voltagem pelo tempo dos sinais de entrada e sada da simulao

sendo T = 1 / 60 = 0.016 = 16 ms. Considerando uma margem de segurana para constante de tempo ( ) dez vezes maior que o perodo da onda, tem-se um tempo de: 10.16 = 160 ms. Tendo escolhido um resistor de 47 KOhms determinamos a capacitncia a partir da constante de tempo que precisamos:

160 / 47 . 10 = C C = 3,4.10 = 3,4 Por no encontrar um capacitor com exatos 3,4 utilizamos um pouco menor de 3,3 em conjunto com o resistor de 47KOhms. Todos esses componentes foram montados numa matriz de contato (protoboard). O sinal de entrada foi lido conectando as pontas de provas ligadas a um dos canais do osciloscpio, no clipe de terra do osciloscpio conectamos o terra do nosso circuito e na outra ponta o terminal negativo do capacitor. Para a leitura da onda senoidal resultante, colocamos outras pontas de prova num segundo canal do osciloscpio, conectando o clipe de terra no terra do nosso circuito e a outra ponta no n que liga o diodo resistor e polo positivo do capacitor.

Imagem 01. Circuito Grampeador Fsico Montado na Protoboard (Matriz de Contato) Outro problema que surgiu foi durante a apresentao do produto, no qual j se tinha o circuito corretamente montado, as senides mostradas no osciloscpio no estavam correspondendo com os resultados esperados. Ento depois de algum tempo refletindo e analisando o circuito e fazendo testes como substituio de componentes, reconfigurao do osciloscpio e at remontagem do circuito, se descobriu que o problema estava no valor da amplitude que estava com seu valor erradamente colocado no osciloscpio. Em seguida est a imagem 02, que mostra as senides no osciloscpio, seguindo a lgica e funcionamento do circuito e com os resultados corretos de acordo com os requisitos do problema.

6. Resultados e Discusses
O circuito projetado e montado atendeu s expectativas, realizando com eficcia o deslocamento de uma onda senoidal. Alguns problemas e dificuldades surgiram para se encontrar os valores ideais de capacitncia e resistncia para que o circuito funcionasse corretamente e desloca-se a amplitude da segunda senide para o nvel correto, mas atravs de simulaes e clculos das frmulas esses problemas logo foram resolvidos. Abaixo, na imagem 01, est o circuito montado na matriz de contato utilizada no laboratrio de hardware:

Imagem 02. Senides de entrada e sada no Osciloscpio

7. Concluso
Mesmo diante de todas as dificuldades que surgiram, como as citadas anteriormente, o circuito foi montado em sua totalidade e atendendo a todos os requisitos do problema. Com o processo de inicio, ideias, discusses e pesquisa, do problema e suas fundamentaes, que o PBL oferece foi possvel assimilar de forma melhor os conceitos e princpios de Circuitos Eltricos e Eletrnicos do que nas metodologias formais e tradicionais. Se pde perceber que os alunos ainda estavam em dvidas quanto ao funcionamento e comportamento do circuito e seus componentes que foram sanadas com a montagem fsica do circuito, pois se viam como realmente os fundamentos estudados estavam funcionando na prtica. Alm das pontuais e inteligentes interrupes feitas pelo tutor para guiar o grupo a encontrar a soluo do problema alm de faz-los aprender com todo esse processo de construo do produto. Neste momento os alunos do grupo se sentem mais preparados, motivados e mais conhecedores dos contedos de Circuitos Eltricos e Eletrnicos alm de suas importantssimas aplicaes no dia-a-dia das pessoas.

8. Referncias
[1] Ondas, disponvel em: http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm, acesso: abril de 2013. [2] Johnson, David E.; Hilburn, John L.; Johnson, Johnny R. - Fundamentos de Anlise de Circuitos Eltricos - Editora Prentice Hall do Brasil, 4 Ed.

You might also like