You are on page 1of 4

FABIC - Faculdade do Bico do Papagaio

RESUMO FORMAO DE PREO CONTABILIDADE GERENCIAL

Djeisy Helena de Araujo Moraes Acadmica do Curso de Cincias Contbeis 7 periodo

AUGUSTINOPOLIS, junho 2013

RESUMO O objetivo deste estudo foi fazer-nos refletir sobre a importncia de se conhecer e identificar que a formao de preo um fator determinante para a sobrevivncia da explorao da atividade da empresa. Ao falar sobre a importncia de ter os preos compatveis com o mercado, alm de aprender a calcular os custos reais da sua atividade, fazer a gesto estratgica da empresa e trabalhar na identificao de novas oportunidades de mercado e, consequentemente, aumentar a lucratividade. A formao de preo um processo de tomada de deciso estratgica nas organizaes, principalmente em mercados competitivos onde esta deciso de extrema relevncia para a empresa. possvel identificar que parte importante do sucesso ou fracasso de uma entidade est ligada ao processo de formao do preo de venda. Neste contexto, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo principal de compreender como a formao de preo contribui para a tomada de deciso organizacional da empresa, tendo em vista que atualmente as empresas de todos os ramos esto dispostas a adequar seus preos aos concorrentes, com o propsito de satisfazer as necessidades dos consumidores estando frente ao mercado competitivo. Entende-se que tal objetivo importante por contribuir com informaes relevantes para a formao de preo de empresas com caractersticas semelhantes empresa pesquisada, bem como para o meio acadmico que passar a contar com um trabalho voltado para a precificao, gesto organizacional e tomada de deciso. Como resultado, constatou-se que a formao de preo uma deciso de extrema importncia para os gestores, por ser um fator determinante de sobrevivncia e lucratividade de uma empresa no mercado competitivo. A contabilidade gerencial relacionada com o fornecimento de informaes para os administradores, aqueles que esto dentro da organizao e que so responsveis pela direo e controle de suas operaes. Ela dever atender a todos os segmentos hierrquicos da empresa, e isso se reflete na forma de utilizao da informao contbil. Sendo assim tem informaes para a alta administrao da companhia chamada de gerenciamento contbil global, com a finalidade de controlar e planejar a empresa dentro de uma viso de conjunto. Tm tambm informao para mdia administrao, informaes que canalizam os conceitos de contabilidade por responsabilidade chamada de gerenciamento contbil setorial. E por fim informaes com grau maior de detalhamento para o nvel operacional para gerenciar cada um dos produtos da companhia de forma isolada que chamamos de gerenciamento contbil especfico.

A margem de Lucro deve-se crer que toda empresa uma entidade com fins econmicos, isto , tem como objetivo o lucro, sendo assim necessrio incorporar-se ao preo de venda um percentual que se acha o mais adequado e necessrio aos objetivos da empresa. A empresa que conseguir melhorar sua eficincia e reduzir progressivamente seu custo estar obtendo um resultado econmico cada vez melhor. Hoje em dia os empresrios que se consideram modernos, esto objetivando primordialmente manter e atrair clientes, portanto, estas empresas que se consideram modernas requerem uma concentrao maior de esforos para tirar o mximo de proveito do mercado econmico em que se encontram. Pois, o uso correto do tempo, com a descentralizao do processo, a simplicidade nos controles e o treinamento de seus colaboradores so atributos importantes rumo modernidade das empresas. Pode-se entender como preo de venda o valor monetrio que cada empresa cobra de seus clientes em uma transao comercial, devendo este valor ser o suficiente para esta empresa cobrir todos os gastos necessrios para colocar a mercadoria disposio do mercado, incluindo o lucro desejado ou possvel. o mercado que fixa o preo e no mais a empresa, pois vivemos em um moderno ambiente competitivo, que acaba forando a reduo de preos, fazendo com que a formao do preo de venda seja cada vez mais dependente do mercado, a formao de preos de venda normalmente elaborada a partir de custos-padro ou custos estimados, buscando conseguir preos formados a partir de condies operacionais normais da empresa. Alguns aspectos a serem analisados para estruturar o preo de venda. Como o processo de formao de preos de venda busca um preo de venda calculado baseado em situaes de normalidade, a base para o clculo dos percentuais de margem, despesas operacionais, custo financeiro etc, deve ser um volume de vendas que represente uma condio normal de produo e de vendas da empresa. A formao do preo no deve ficar atrelada a situaes conjunturais, de modo que, em perodos de alta demanda, se busquem rentabilidades exageradas, bem como, em perodos de baixa demanda, se busquem adicionar percentuais de despesas decorrentes de ociosidades estruturais, base o capital investido, o custo de oportunidade etc. A formao de preos dos produtos padres requer consideraes de longo prazo. A idia reconhecer que o preo de venda estabelecido deve ser suficiente para que a longo prazo cubra os custos de administrao, produo e venda, tanto os fixos como os variveis, bem como possibilite um retorno adequado para futuras expanses. H duas maneiras principais de se formar os preos dos produtos que so vendidos comumente no mercado e ambas usam algum tipo de frmula baseada nos

custos, A que aborda o custo total define o custo bsico como sendo o custo total da unidade produtiva. Os custos administrativos e de venda so adicionados ao custo bsico; A que aborda a contribuio define o custo unitrio varivel como custo bsico. A formao de preos nas empresas varejistas estudadas um processo complexo, baseado na anlise dos custos, da concorrncia e do comportamento do consumidor. Os custos exercem grande influncia na formao dos preos, pois um dos objetivos fundamentais dos varejistas definir preos que cubram os custos e gerem lucros. Alm disso, h dificuldade em obter informaes precisas e detalhadas sobre os custos, os preos praticados pelos concorrentes e o comportamento dos consumidores, por serem fatores externos empresa. Entretanto, os sistemas de informaes no suprem a necessidade de informaes sobre os fatores externos. Para inferir sobre esses fatores, os gestores de preos baseiam-se em informaes histricas e em sua experincia pessoal, fazendo modificaes nos preos definidos pelos sistemas quando necessrio. Desse modo, a formao de preos est sujeita a erros, que podem ser decorrentes de equvocos praticados nas atividades de compras, anlise dos custos, definio das margens, anlise da concorrncia e estimao da demanda. Portanto, a formao de preos um dos mais importantes e difceis processos de deciso das empresas.

You might also like