You are on page 1of 25

(*) Elba Braga Ramalho. Profa. Titular do Dep. de Artes da UECE. PHD em Musicologia pela Universidade de Liverpool, Inglaterra.

Elba Braga Ramalho*


Cultura oral em novos estudos:
A cantoria nordestina.**
R E S U M O : A oralidade tem sido objeto de um novo enfoque, a partir de pesquisas Palavras-chave: Cantoria; Nordeste; Brasil; cultura oral.

interdisciplinares inspiradas na observao da vivncia oral e no mais na hegemonia dos modelos explicativos do mundo letrado. Este artigo percorre as principais idias de pensadores que se filiam a essa nova abordagem, na tentativa de melhor interpretar as manifestaes de cultura oral na sociedade brasileira. Traz baila a Cantoria Nordestina como um dos modelos vivos dessa forma de expresso.

O presente estudo resultado de um repto que decidi arrostar, a partir de boa provocao da profa. Dra. Ria Lemaire.1 A citada pesquisadora, aps ler minha Dissertao de Mestrado em Sociologia (Ramalho 2000a), enviou-me uma carta com crticas consistentes sobre a abordagem que eu fizera no tratamento da potica da Cantoria Nordestina, objeto do trabalho em questo. Minha incurso sobre as especificidades da unidade poesia e msica fora sucinta at ento. Sempre tive planos de trabalhar, com mais profundidade, tais aspectos nesse gnero de arte, uma vez que, durante o curso de Mestrado, eu me debruara no olhar sociolgico. Afinal, disponho de uma acervo, recolhido em pesquisa de campo, que pretendia investigar, principalmente na rea de conhecimento que domino por formao profissional a musical. A cultura oral sempre me despertou curiosidade, pois lido com uma arte que, apesar de ter notao escrita, atua com parcela significante de elementos da oralidade. Uma partitura musical diz pouco ao intrprete que no conhea a histria dos estilos, a evoluo dos instrumentos, as particularidades culturais
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

Breve introduco.

(**)

Este trabalho integra a Tese apresentada ao Concurso de Professor Titular de Musicologia da UECE, a 27/03/01.
1

Diretora da Equipe Brasileira do Centre de Recherches LatinoAmricaines-Archivos URA 2007 CNRS Universit de Poitiers.

Elba Braga Ramalho

do contexto em que viveu/vive o compositor. Em se tratando da msica popular, e no caso a brasileira, ento a maneira de apreender a multiplicidade de expresso dos vrios regionalismos requer, desse intrprete, uma profunda vivncia na cultura especfica de cada gnero de msica, porque as peculiaridades da performance no podem ser escritas em partituras. E isso, pode-se dizer, geral em termos de msica popular do mundo, at mesmo aquela que passou pelo processo de racionalizao para ser ensinada na academia. Outro fator, que me impulsiona a perscrutar a cultura oral, diz respeito a meu cotidiano como professora. Tenho nas mos alunos msicos, cujo aprendizado, em sua maioria, d-se na empiria, sem qualquer estudo sistematizado. No este o cerne da pesquisa atual, mas o fato que isso sempre me deixou a inquirir sobre o modo de compreender o a sua cultura emprica para estabelecer uma comunicao intersubjetiva que d melhores resultados na passagem dos conhecimentos tericos do pensamento musical. Os estudos sobre tradio oral e cultura escrita tm revelado aportes importantes para se entender melhor a confluncia de modos de pensar com os quais convivemos no momento atual, uma vez que convivemos simultneamente com a tecnologia da escrita e com a oralidade, a qual apresenta vrios estdios de expresso. A elaborao de um arcabouo terico para pensar nossa cultura no cerne das questes emanadas das particularidades da cultura oral, est esboada neste artigo, seguindo-se o delineamento de um modelo de evento a Cantoria Nordestina como exemplo vivo de uma arte que se constroe na performance.2

2.Uma visita aos autores


Utilizo o termo performance, para emoldurar o evento Cantoria, por considerlo o mais adequado para nomear essa arte. Nenhum pesquisador desconhece a abrangncia de seu significado, no mbito das artes cnicas e musicais.
2

2.1. O Formulismo e as Vrias Oralidades Nas duas primeiras dcadas do sculo XX surgiu, no mbito dos estudos das cincias humanas, o primeiro grito de alerta para o contraste entre maneiras orais e modos escritos de pensamento e da expesso. O entendimento de que a tradio pica oral se alasse dimenso do que se convencionou tomar por obra de arte, teve incio, pode-se dizer, com os trabalhos de Milman Parry e seu dicpulo Albert Lord, e de vrios continuadores que comearam a buscar compreend-la atravs do estudo interdisciplinar, principalmente da Antropologia e da Filologia.

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

Foi numa sociedade identificada como detentora de rica tradio de poesia oral, a Iugoslvia da primeira metade do sculo XX, que Milmann Parry e seu discpulo Albert Lord encontraram subsdios relevantes para a possiblidade de um estudo sobre a oralidade com enfoque nela mesma, e no a partir das teorias explicativas do mundo letrado. Em sua busca de compreenso das duas produes de Homero, a Ilada e a Odissia, as pesquisas de ambos resultaram na constatao de que a cultura pica de tradio oral deve ter o prprio campo de trato terico, desconsiderando estales impostos pela cultura escrita. Seus estudos, apesar de morte prematura de Parry, tiveram como resultado a elaborao da Teoria Formular, abordagem terica que veio permitir explicar o modo de transmisso do legado cultural de grupos humanos que no dispunham da tecnologia da escrita. O principal aproche que impulsionou o desenvolvimento da Teoria Formular fora a necessidade de identificar se, na performance, o poeta pico reproduzia de memria o poema ou se ele o compunha novamente. Por isso, o interesse dos pesquisadores transferiu-se da pica grega para a pesquisa de campo na Iugoslvia, onde a tradio pica se mantinha viva, ainda nos anos 30 do sculo XX. Parry alude que o poeta tem sua disposio padres tradicionais construdos durante anos, mas no se deixa dominar, passivamente, por eles: usa-os para criar seus prprios poemas, assim como os executa. Nisso est a essncia de sua teoria, uma vez que o pesquisador conseguiu mostrar como possvel compor oralmente um poema durante a performance, atravs da confiana que o poeta tem no estilo formular e nos temas (Finnegan: 1997:60-66). A frmula pode ser definida como:

um grupo de frases que tm o mesmo valor mtrico e que so inteiramente similares em pensamento e palavras, o que no deixa dvidas de que o poeta que os usou conhecia no somente como simples frmulas, mas tambm como frmulas de determinado tipo.3
A Teoria Formular est sendo aplicada a diversos campos da tradio oral, alm das picas grega e servo-croata, principais reas da pesquisa de campo de Parry e Lord. Ela se estende a vrios tipos de textos, desde a Histria Sagrada, a antiga poesia inglesa (Bewoful), pica medieval europia, s composies modernas como as baladas gregas , poesia galica, aos sermes do sul dos Estados Unidos. As pesquisas de tradies vivas realizadas
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

Uma definio anterior citada por Foley (1988:41): Frmula, segundo Parry: um grupo de palavras que regularmente empregado dentro das mesmas condies mtricas para expressar uma idia essencial dada, e que Lord complementa: com frases prprias, de tal forma que a frmula seja a descendente do casamento entre pensamento e verso cantado. Definio de Donald K. Fry Jr., (in Foley 1988: 70-71): frmula um grupo de palavras, um meio verso que mostra evidncia de ser o produto direto de um sistema formular.

10

Elba Braga Ramalho

Ver a recente obra de Theodore Karp intitulada Aspects of Orality and formularity in Gregorian Chant (1998). Wardropper (1958:8390) cita as referncias de G. B. Chambers (em sua obra Folk-song-Plainsong . London, 1956) e Gastou ( Art Grgorien) sobre importncia do canto popular na formao do arcabouo do cantocho. O primeiro se refere aos cantos de jbilo ( j u b i l a t i o ) originalmente, gritos com que os camponeses conduziam seus animais, saudavam uns aos outros, entoavam o triunfo aps vitria militar: ou seja, um canto primitivo sobre as vogais. Do mesmo modo, se inseriram os temas populares em prosa e as seqncias medievais. O segundo autor afirma que, nos sculos VIII e IX, a composio das seqncias era oriunda de melodias populares, as quais deixaram resduos em alguns vocbulos que parecem indicar palavras iniciais ou o ttulo das canes originais. Foley (1988:57-93) indica os seguintes textos: Treitler, l. 1974: Homer and Gregory: the Transmission of Epic Poetry and Plainchant. In The Musical Quarterly, 60:333-72; Treitler, Leo et al., eds. 1981. Transmission and form in Oral Tradition. Kassel: Brenreiter. Trousdale, Marion; Titon, Jeff Todd. 1977a. Early Downhome Blues: A Musical and Cultural Analysis. Urbana: University of Illinois Press.
5

na Europa do Leste, na frica, na sia, e em outras partes tm permitido a esses estudiosos a confirmao de que um acervo de obras como a Bblia, a Ilada e a Odissia, o canto gregoriano4 , vrias narrativas medievais e outras obras que sobrevivem nos textos manuscritos, encontram suas razes na tradio oral (Foley, 1988: 57-93).5 Observa-se, entretanto, que a Teoria Formular tem tido sua funo explicativa, prioritariamente, centrada no discurso potico, embora, no campo musical, a sua aplicabilidade j comea a despertar o interesse de pesquisadores. Ela pode explicar, por exemplo, o procedimento mental de nossos poetas cantadores. Eles tm codificados na mente os vrios modelos de frases com seus arcabouos rtmicos e meldicos que lhes permitem dar corpo, transformar em poesia cantada, o contedo de suas idias. As descobertas de Parry e Lord, sobre o carter oral da narrativa pica, ampliam-se com Havelock, em seu livro Prefcio a Plato. Esse autor particulariza, para o mundo grego, e que suponho possa ser aplicado de maneira abrangente at os nossos dias, dois principais mtodos didticos: o da transmisso oral, cuja caracterstica principal a recorrncia a artifcios mnemnicos para a preservao do contedo na conscincia dos ouvintes; e o mtodo de conservao da tradio, que j faz uso dos signos alfabticos, permitindo, desde ento, a materializao da experincia no espao e a possiblidade de ser consultada a qualquer tempo, libertando-a assim da memria viva (1996: 306-307). O florescimento da civilizao grega seria o primeiro exemplo histrico da transio de estdios distintos dessa transmisso, os quais se caracterizam pela passagem de uma cultura de transmiso oral para uma sociedade de cultura escrita. Isto se deu em razo da ampla divulgao da escrita, e, mais precisamente, da instituio do alfabeto grego, os quais possibilitaram ao homem a aquisio do pensamento lgico. Neste caso, o evento, caracterstico da transmisso atravs de narrativas, sendo substitudo pela insero de categorias abstratas, instiga formao do pensamento conceitual. A cultura grega, a partir do sculo VI a. C., protagonista dessa revoluo, com as radicais inovaes dos pr-socrticos, cuja essncia de sua revoluo intelectual diz respeito passagem do pensamento mtico para o modo de pensar lgico-histrico.6

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

11

Para Walter Ong (1998: 38), Havelock interpreta a excluso dos poetas da Repblica por Plato como um ato de rejeio ao modo de pensar agregativo e parattico imortalizado por Homero, em favor do mtodo analtico na dissecao do mundo e do pensamento que se instalara na psique grega como conseqncia da internalizao do alfabeto.7 Ong tambm considera que vrios aspectos relativos ao pensamento e expresso na literatura, nas artes e na cincia foram construdos socialmente, atravs dos recursos que a tecnologia da escrita provoca na conscincia do homem. No so inerentes natureza humana como se pensava. E, por outro lado, os contrastes criados pelos meios de comunicao, em relao escrita, que favoreceram o interesse dos pesquisadores na busca do entendimento dos contrastes anteriores gerados pela insero da escrita num mundo de oralidade (1998: 11). A introduo da escrita na sociedade acarretou no somente mudanas profundas de ordem mental, econmica e institucional, como tambm rupturas outras evidenciadas na passagem da escrita manuscrita, para a imprensa e, mais recentemente, com a introduo da cultura meditica. Neste sentido, Zumthor (1997:37) prope o estabelecimento de quatro tipos de oralidade, dentre essa gama diversificada entre os limites do oral e do escrito: a. A oralidade pura ou primria, aquela que no tem qualquer contato com os cdigos da escrita; ela, que fez parte de comunidades arcaicas h tempos desaparecidas, apresenta apenas elementos fossilizados; verdadeiramente, representa uma,

Goody e Watt esto cnscios das crticas tericas que suscitou tal constatao principalmente as de Cassirer e Werner Jaeger , no entanto, embora rejeitando qualquer dicotomia entre as diferenas radicais de atributos mentais entre povos de cultura escrita e oral, os autores no deixam de evidenciar que essas diferenas possam existir. E uma das razes pode ser o fato de que a escrita estabelece um tipo de relao entre a palavra e seu referente, uma relao que mais geral e mais abstrata, que mantm uma ligao mais distante com as particularidades de pessoa, lugar e tempo, as quais esto mais intimamente conectadas com a comunicao oral (1968:43-44). Ong (1998:38) relata que numa obra mais recente , Origins of Western Literacy [Origens da cultura escrita ocidental (1976)], Havelock atribui a ascendncia do pensamento analtico grego introduo de vogais no alfabeto pelos gregos. O alfabeto original, inventado pelos povos semticos, consistia somente em consoantes e algumas semivogais. Ao introduzir vogais, os gregos atingiram um novo patamar de codificao abstrata, analtica e visual do impalpvel mundo dos sons. Essa conquista prenunciou e implementou suas conquistas intelectuais abstratas posteriores.
7

civilizao da voz viva, elemento fundador onde esta constitui um dinamismo fundador, ao mesmo tempo preservador dos valores da palavra e criador de formas de discurso prprios a manter a coeso social e a moralidade do grupo.
Zumthor considera que esse tipo de oralidade apresenta uma funo transhistrica, ou seja,

ela se exerce independentemente das mudanas que ocorrem nas estruturas sociopolticas, nos hbitos e modos de sensibilidade, engajada num processo incessante, algumas vezes muito lento, de enculturao, de aculturao e de re-enculturao.
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

12

Elba Braga Ramalho

Como exemplo, situam-se as formas poticas que no apresentam qualquer cronologia conforme entendemos fator este, premissa para o mundo da escrita. A oralidade pura, mesmo com a expanso da escrita,

subsiste e pode evoluir no seio de um universo transformado, entre elementos deste que a nomeiam arqueocivilizao, preenchendo o vazio do outro.
A escrita no eliminou a oralidade. Esta sempre se renova, mesmo tendo sido fixada em livro. Ela tambm recebe influncia de certos procedimentos lingsticos, de determinados temas prprios do universo da escrita, operandose aqui um exerccio de intextualidade; b. A oralidade que convive com as escrituras e que, conforme ciscunstncias, se apresenta sob a forma de oralidade mista, ou seja, um tipo de oralidade que opera simultaneamente escrita estando esta distncia (a exemplo do que ocorre com as massas de analfabetos do Terceiro Mundo); c. A oralidade que convive com a escrita e procede dela, cognominada oralidade segunda; d. A oralidade dos meios de comunicao, aquela que recorre aos meios audiovisuais, diferida no tempo e no espao. Pertence cultura de massa. Zumthor considera que esta oralidade,

no difere da antiga, seno por algumas modalidades. Do outro lado dos sculos do livro, a inveno das mquinas de registrar e reproduzir a voz restitui a esta uma autoridade que ela havia perdido quase totalmente, e seus direitos cados em desuso.
Zumthor (1983) traz sua contribuio aos estudos da oralidade no mbito da Esttica e da Teoria Literria. Apesar deste seu referencial terico, acata os pressuspostos da teoria oral por considerar que ela se concentra num aspecto do discurso (a frmula), admitindo para a Teoria Formular um papel importante como elemento de sentido:

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

13

2.2. A dialtica dos modos de pensar Jack Goody (1968:1) situa o perodo ps-Segunda Guerra Mundial marcador de fronteiras, quando se desperta o interesse, entre escritores, sobre as influncias da mudana de comunicao na sociedade sob o influxo da imprensa, do rdio e da televiso. Esse autor se pergunta, surpreso, por que tanta ateno tem sido dada dimenso histrica da escrita em detrimento da interpretao dos seus efeitos na vida social do ser humano. Seu questionamento o conduz identificao das quadras distintas de atributos mentais que caracterizam momentos tambm distintos da vida do homem em sociedade. A divisria dessas etapas, assinala o autor, justamente o domnio da escrita que veio possiblitar mudanas nas relaes socioeconmicas, polticas e religiosas. Goody, um estudioso das culturas da frica Ocidental, aprofunda sua pesquisa no sentido de entender por que em vrias sociedades do mundo contemporneo a tecnologia da escrita ainda se mantm restrita a alguns nichos de poder, sejam de carter religioso ou poltico. Em parceria com Ian Watt (1998: 1-68), estabelece uma etnografia dos modos de transmisso da herana cultural nesse movimento entre a oralidade e a escrita, fazendo uso da interdisciplinaridade das cincias sociais. Goody e Watt querem superar a dicotomias geradas pela diviso de trabalho entre antroplogos e socilogos, que se refletem nos chaves mente primitiva/pensamento lgico, em busca da superao desse etnocentrismo histrico. A relevncia que Goody (1968: 1-20) d escrita se refere possiblidade que ela tem de criar um meio de comunicao entre os homens,

cujo servio essencial objetivar a fala, promover a linguagem com um material correlativo, um conjunto de signos visveis. Dessa maneira, materializada, a fala pode ser transmitida alm do espao e preservada no tempo; o que o povo diz e pensa pode ser resgatado da transitoriedade da comunicao oral.
No entanto, Goody (1968:1-20) tambm nos revela dados sobre o papel histrico da escrita, evidenciando alguns aspectos de sua concentrao em instituies detentoras de poder, tais como a Religio e o Estado, em sociedades parcialmente letradas. Esse autor assinala, entre os fatores cerceadores do pleno desenvolvimento da escrita, a tendncia a torn-los secretos, acarretando
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

14

Elba Braga Ramalho

assim sua eficcia mgica, a exemplo de textos cerimoniais do Egito e da Mesopotmia os quais no deveriam ser lidos por olhos humanos, uma vez que se tratavam de comunicaes entre Deus e o homem, e no entre homens da discusso aberta da doutrina de Pitgoras etc.; outro fator de restrio diz respeito manuteno de valores arcaicos, como o caso dos textos sagrados da India e do Coro, que ainda hoje privilegiam a transmisso oral e no admitem a impresso. A tradio do guru mais um exemplo da manuteno desta tendncia. No Tibet, o ensino da escrita tem funo religiosa, est em poder dos monges que utilizam esta tecnologia para transmitir apenas os textos religiosos. A posse do livro, para seguir os textos, sinal de status concedido apenas aos eleitos. Em obra mais recente, Goody (1995: 71) revela seu criticismo sobre a dicotomia entre eu (do mundo dito civilizado) e os outros do mundo iletrado. O autor considera que os modelos de cognio variam entre as distintas organizaes sociais, no que nenhum desmerece o outro. No privilgio do mundo dos letrados a supremacia do pensamento racional abstrato em contraposio racionalidade concreta das sociedades que no alcanaram a civilizao. Ele mostra que ambas as formas de pensar coexistem desde antigamente. verdade que a escrita revela mudanas nas estruturas cognitivas. Entretanto, a manipulao de artefatos grficos no fator classificatrio de superioridade das sociedades civilizadas. Goody prope a focalizao nos produtos do pensamento no lugar das vrias maneiras de pensar. Goody e Watt (1968: 34-56- 67) ainda nos lembram de que h ganhos e perdas na eficcia das tecnologias do intelecto. A transmisso da tradio cultural em sociedades de oralidade ocorre face a face, por um processohomeosttico, ou seja, essas sociedades vivem num presente que se mantm em equilbrio graas aos recursos do esquecimento e de sua capacidade de transformar tudo aquilo que perde sua relevncia. Mito e histria se tornam unos. Outro fator relevante na transmisso oral o fato de que qualquer situao social integra todos indivduos no compartilhamento dos padres de pensar, sentir e agir. Na tradio escrita, entretanto, a transmisso face a face perde sua eficcia e o processo homeosttico deixa de ser necessrio. Alm disso, por ser a leitura uma atividade solitria, constata-se que o processo de transmisso pela escrita veicula nveis distintos de atributos mentais nem sempre ao alcance de todos, e que podem at nem ser privilegiados pela elite letrada. Mesmo no mundo

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

15

civilizado, ainda persiste o modo de pensar no lgico, constatam os autores. A hiptese de ambos que a insero da escrita se deu apenas como um processo de adio e no como recurso alternativo tradio oral. Ambos lembram algumas dessas implicaes provenientes da introduo da escrita, as quais poderiam explicar a razo pela qual o sonho de uma sociedade igualitria e de educao democrtica ainda no se realizou plenamente. 2.3. Formulismo e seus desdobramentos As crticas tericas ao formulismo como mtodo vm enriquecendo o horizonte da anlise, com novas contribuies, a exemplo de Ruth Finnegan (1997: XXIV) que, apontando para seus limites, organiza sua discusso sob trs aspectos: a composio, o modo de transmisso e, em relao a este, a performance (ibid. 1997: 16-24). A autora considera a frmula um importante padro dentro das formas da potica oral, mas no a nica nem tambm um nico modelo aplicvel. O ponto bsico mesmo a relao de continuidade entre literatura escrita e oral. quase impossvel estabelecer limites, pois h inmeros casos em que interpenetram elementos de ambos. A autora apresenta uma opo unanimidade daqueles que consideram a memria como nica ferramenta possvel para a produo de longos poemas orais. Igualmente, questiona a idia do poema fixo e do texto correto em literatura oral. Considera o modelo da literatura escrita com nfase no texto, no pressuposto da verso original e correta, que por muito tempo apoiou os estudos da literatura oral, como gerador de mal-entendidos entre os estudiosos por causa das tentativas de aplic-lo literatura oral. A polaridade entre tradio e originalidade deixa de existir. John Miles Foley (1991), retomando a Teoria Formular de Parry e Lord, complementa a abordagem com a insero da Teoria da Arte Imanente que ele enriquece ainda mais ao enfatizar a importncia da performance em obra recente intitulada The Singer of Tales in Performance (1995). Foley segue a mesma trilha dos seus predecessores, propondo-se encontrar uma opo para o entendimento das obras de arte de tradio oral, diante do impasse criado pela interpretao destas na ptica dos valores literrios convencionais j instalados, que ele considera inadequados anlise da arte verbal. Apresenta uma viso esttica que no mais se baseia no treino literrio, e sim na vivncia
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

16

Elba Braga Ramalho

oral. Para isso, recorre mudana de questionamento: em vez de que expressa essa obra de arte e suas partes constituintes, utilize-se o questionamento como exprime ela significado e se comunica. Foley (1991: 25) concebe o grau de significado das estruturas tradicionais como metonmico (a parte representando o todo). Ele se apresenta como no filiado s correntes ps-estruturalistas como mtodo de interpretao, uma vez que o conceito ps-estruturalista sobre Escrita desenvolvido por Derrida8 no compatvel com a idia de escrita que conduz sua investigao. Enquanto Derrida elege apenas a Escrita como instrumento de gerao de significado, a condio lgica fundamental a que a linguagem sempre aspirou, Foley se diz esforando-se por uma posio menos doutrinria sobre potica, at mesmo admitindo a possvel coexistncia de oralidade e cultura escrita em determinados contextos, ambas envolvidas na produo de uma obra de arte verbal. Como instrumento de anlise, introduz o conceito de referencialidade tradicional. A categoria da referencialidade tradicional, ou seja, a aluso, elemento de significado fundamental para a Teoria Esttica da Imanncia da tradio oral. No mbito da re-criao potica, a referncia a um fato ou evento, por parte do poeta, pode desencadear no seu pblico ouvinte um processo de reproduo mental da totalidade dos acontecimentos. Nesta proposio, considerem-se alguns outros conceitos implicados como inerncia / outorga (conferred), conotao / denotao de significado, e figuras de anfora como categorias de referencialidade. As figuras de inerncia e outorga podem estabelecer com preciso um balano das distintas dimenses de significado entre oralidade e escrita. Na obra literria, o escritor o indivduo que confere significado ao seu trabalho. Na potica da oralidade, o significado que ela expressa inerente tradio; tambm tenses que se criam entre as categorias de conotao e denotao, embora no devam ser percebidas como dicotmicas na delimitao de campos de atuao da oralidade e da escrita; antes de tudo, podem suscitar melhor compreenso da esttica da imanncia da tradio que, segundo ele, a cultura escrita deixou margem. Foley parte da premissa de Parry de que as estruturas da prpria tradio (frmulas) constituem elementos geradores de significado da obra de arte de tradio oral ou dela derivada. Sua hiptese que elas ultrapassam o contexto imediato em direo a uma contextura imanente que a tradio potica oral.

Derrida, J. Of Grammatology. Trans. Gayatri Chakravorty Spivak. Baltimore: John Hopkins Univ. Press. Apud Goody (1991: XIII).v

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

17

O seu significado, quer fraseolgico ou narrativo, derivado no s do tipo de denotao ou de conotao conferidas com o que se est familiarizado no campo da literatura escrita, mas, pelo menos e em grande parte, de associaes familiares e inerentes nelas codificadas e acessveis ao pblico ouvinte familiarizado. O que existe na mente do pblico ouvinte :

uma relao entre as metonmias tradicionais e seus campos de referncia, um vnculo que resulta no da lgica comum s associaes literrias, mas muito mais da expressividade metonmica do idioma de tradio oral. (1991:7).
Outro ngulo de discusso proposto por Foley o confronto da concepo de referencialidade tradicional com a crtica dos recepcionalistas, no intuito de encontrar mais uma perspectiva de anlise. O mtodo recepcionalista, primeiramente proposto por W. Iser, em seu livro The Implied Reader (1974), considera que o texto literrio se completa, na sua construo como obra de arte, com a participao e interveno da imagino do leitor na decodificao dos seus signos. Requer, portanto, uma relao afetiva com o leitor e uma atitude subjetiva deste, sob a qual o texto passa a funcionar quase como se fosse um libreto a ser executado. A anlise das estruturas no esgota o texto no sentido de desvendar significado total. H sempre a participao da fantasia do leitor. Isto mais uma resultante da interao leitor-texto. Em fazendo analogia do leitor implcito do texto literrio, descrito acima, com a audincia implcita da obra de arte oral, Foley considera que, embora as interpretaes de significado (as dimenses hermenuticas) no coincidam, possvel recorrer abordagem de Iser, com algumas adaptaes, pois ela oferece suporte para o dinamismo que tambm ocorre na obra de arte tradicional: o dinamismo entre texto/leitor o mesmo que se evidencia na participao da audincia durante a performance dos poetas. Tanto essa audincia quanto os textos derivados da oralidade funcionam tambm como libretos para a percepo da audincia. A diferena que, em se tratando do livro, este objeto real nico texto cuja autoridade outorgada por esta unicidade que exige uma relao entre o indivduo/autor. Entre ambos, leitor-ouvinte e livro-audincia se estabelece um setor de indeterminao, que naturalmente preenchida pela imaginao do leitor-ouvinte.
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

18

Elba Braga Ramalho

A tradio oral apresenta uma pluralidade de leitores e textos, se assim se pode dizer, que, por sua natureza, resistem reduo ao texto nico: as performances contnuas permitem reelaboraes constantes de uma tradio, dirigidas a mltiplos ouvintes. Cada performance produz um documento autorizado. Por isso que verses diversas de um romance ou evento ocorrem, sistematicamente, transformadas. Este o caso dos romances tradicionais, nas vrias verses do cordel nordestino, e das cantorias em seus diversos contextos de performance. Quanto audincia, apesar de ser variada no tempo e no espao, ela mantm certa corencia nas suas vrias respostas, que se explica por causa da fora nica da experincia com a tradio. Foley (1991: 59) considera que o leitor de uma performance oral tem uma participao mais ativa no processo de construo da obra do que o leitor do livro. O autor em questo tambm admite que:

as estruturas tradicionais [frmulas e temas, por exemplo] no so somente sinais metonmicos, mas tambm categorias cognitivas, [ou seja], a realidade configurada e expressada, interpretada e reinterpretada, exclusivamente atravs de um conjunto de categorias mantidas como idioma tradicional.
Isto quer dizer que a intrepretao de obras tradicionais, no sentido de respeitar a fidelidade que elas merecem, est sujeita a uma correta aprendizagem do processo de decodificar o idioma especial em que estas obras foram concebidas, lngua esta marcada tanto pela sua utilidade quanto por seu modo de comunicar-se metonimicamente. A mais recente contribuio de Foley contempla a ateno na performance, a partir da insero de mais duas abordagens Teoria da Arte Imanente, ampliando assim a Teoria Formular. A primeira convida o pesquisador a proceder a uma etnografia da fala com o fim de decodificar aspectos no textuais relevantes. A segunda atenta para a etnopotica da performance e permitir a descoberta de outros elementos que tambm no se fazem presentes no texto escrito, tais como as pausas, o barulho, o som e mais outros aspectos

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

19

da encenao que possam permitir ao ouvinte distingir sua participao na performance, de modo diferente mope superdependncia do solitrio texto mudo (Foley: 38-60).
Outro autor a trazer contribuies novas ao estudo da oralidade Walter Ong (1998). Tratando da oralidade, nos seus aspectos psicodinmicos, apresenta um inventrio relevante, fundamentado nos estudos de Parry e Lord, de Goody, Finnegan e outros. De base mnemnica, a cultura oral revela as seguintes caractersticas na forma de pensar e se expressar: O pensamento aditivo em vez de subordinativo, a exemplo da narrativa da criao no Gnesis 1:1-5, na qual os e introdutrios revelam a estrutura que se organiza por adio; O pensamento agregativo no lugar de analtico agrupamentos de totalidades carregadas de paralelismos, frmulas antitticas e epitticas; O pensamento redundante, repetitivo; O pensamento conservador, pois a cultura oral no carece de originalidade prpria. Ong considera que a originalidade narrativa reside no na construo de histrias, porm muito mais em criar uma interao com o pblico ouvinte atravs das variantes introduzidas:

a originaldade no consiste em introduzir novo material mas em adaptar o material tradicional de modo eficaz a cada situao especfica, nica, e/ou ao pblico. O material fixo na memria do bardo um veculo de temas e frmulas com os quais todas as histrias so construdas de diferentes modos. A percepo de palavras individuais como itens significativamente discretos alimentada pela escrita, que, aqui como em qualquer outra parte, diertica, separativa (os antigos manuscritos tendem no a separar as palavras umas das outras mas a junt-las). A interao com o pblico vivo pode interferir ativamente na fixao dos temas e das frmulas (Ong, 1998:73-80).
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

20

Elba Braga Ramalho

O pensamento est mais prximo do cotidiano da vida humana; O pensamento apresenta um tom essencialmente agonstico: apresenta-se sempre num contexto de luta; O pensamento apresenta-se homeosttico; O pensamento mais situacional do que abstrato: utiliza conceitos que se enquadram em situaes concretas, com um mnimo de abstrao; O pensamento no deve ser considerado como pr-lgico ou ilgico, como se os indivduos orais no compreendessem uma situao causal. Ocorre que eles no conseguem organizar longos encadeamentos analticos, os quais prescindem do texto escrito. Suas seqncias longas so produzidas por agregao. E, por isso, dispem de operaes especficas de memria oral. Em contraposio ao modo de memorizao letrada que se d literalmente e a partir do texto, a memria verbal tem carter mtrico e formular: os poetas utilizam frmulas e padres formulares repetidas vezes, embora cada performance seja nica, e portanto, rapsdica, pois o material tradicional movel, adaptando-se a cada contexto; tambm possui um componente somtico relevante, a exemplo dos recursos a manusear contas em cordo das muitas culturas [o nosso modo tradicional de rezar o tero!], a gesticulao, e a prpria insero de instrumentos musicais acompanhantes de percusso ou de cordas , a exemplo das performances de emboladores e cantadores nordestinos;
9

Ong, fazendo um paralelo com o controle da informao e da memria pela escrita, relata que nesse contexto a figura do heri, como fora mobilizadora do conhecimento atravs da narrativa oral, perde sua fora em favor do antiheroi tpico do romance moderno, o qual nasce do cotidiano e se caracteriza pelo recuo e pela fuga diante dos desafios (1998:84).

O pensamento, mais atento palavra do que ao objeto na comunicao interpessoal, caracteriza um estilo de vida verbomotor, no qual a ao e a tomada de atitudes dependem mais,

do uso efetivo da palavra, e portanto, da interao humana, e significativamente menos do contato no verbal, muitas vezes predominantemente visual do mundo objetivo das coisas.
Trata-se de uma cultura fundamentalmente retrica; O pensamento construdo conforme as diretrizes da notica oral, no sentido de perpetuar o conhecimento organizado oralmente: os personagens, para sobreviver na memria, adquirem dimenses hericas;9

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

21

O pensamento abrange um modo de pensar e de exprimir-se intimamente ligado economia unificadora, centralizadora, interiorizada do som que, como tal, percebido pelos seres humanos: A partir desse percurso terico que nos aponta para uma mudana de paradigma com relao aos estudos da oralidade, quando a ptica de abordagem fundada no treino literrio perde a sua hegemonia em favor de uma postura esttica baseada na vivncia oral, possvel antever a possibilidade de um caminho mais efetivo para a compreenso e melhor convivncia com a pluralidade cultural que nos cerca. A cultura brasileira, a nordestina em especial, tem a particularidade de nos oferecer um laboratrio vivo de expresses nascidas dessa vivncia, com a particularidade de conviver lado a lado com as novas tecnologias da comunicao.10 Para melhor situar o leitor, cabe-me delinear alguns desses traos acima referidos, numa sucinta abordagem de minha pesquisa emprica, o evento do repente. 3.

Cantoria nordestina em performace

A Cantoria Nordestina, como uma das formas populares de manifestao artstica musical no Brasil, circunscreve-se, principalmente, zona sertaneja da regio. As contnuas migraes dos nordestinos, fugindo das secas peridicas, abriram novos espaos em outros pontos do Brasil. Embora, em todos os seus elementos constitutivos, seja parte da cultura rural, ela tambm pertence de fato cultura urbana. Seja nos garimpos do Norte ou nas indstrias Sudeste e do Sul, as duplas de violeiros tm um pblico garantido. Essa situao vem ampliando, geograficamente, a atuao dos profissionais de Cantoria. Por isso, lcito dizer que a cultura brasileira contempornea experimenta continuamente a dialtica entre os valores culturais do mundo rural e as imposies da vida urbana. Hoje mesmo muitos elementos da cultura urbana, produzidos e propagados pelos empresrios de shows e discos, vivem da explorao da cultura rural.11 O consumo de msica dessa natureza, nos bolses de periferia dos centros urbanos e nos lares das populaes rurais, intenso. Isso mais um dado comprovador de que as cidades brasileiras continuam sendo a extenso do mundo rural, que sempre foi predominante e que prevalece na cultura.
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

10

Os cantadores tm sua participao contnua nos meios de comunicao. H c o r d e l i s t a s desenvolvendo suas criaes via internet. Observe-se, por exemplo, no mbito musical, a apropriao do forr-de-p-de-serra pela indstria cultural.
11

22

Elba Braga Ramalho

Os eventos de Cantoria, tanto se realizam em seu modelo tradicional a Cantoria de p-de-parede quanto integram o calendrio de atividades artsticas nos centros urbanos dos estados nordestinos, principalmente em forma de festivais e congressos. O modo como este evento se conserva e se adapta a novas situaes, certamente, depende do processo de articulao entre seus segmentos internos, os componentes do sistema da Cantoria: cantadores e ouvintes. Entre estes destacam-se aquelas figures aficcionadas, possuidoras de aguada sensibilidade artstica, as quais intermediam as relaes entre cantadores e pblico. So os apologistas. A Cantoria nordestina, alm de compreender uma situao de performance do desafio, significa arte potico-musical, considerada como cristalizao de sobrevivncias das tradies que se imbricaram no processo de miscigenao racial, forjando uma arte que se configura como tipicamente regional. Os ouvintes de Cantoria comportam um universo muito heterogneo em termos de status social, mas conseguem manter-se unificados diante dos poetas cantadores, certamente porque eles representam, simbolicamente, a memria viva de sua cultura. Desse pblico fazem parte o rurcola, o vaqueiro, o pescador, o pequeno comerciante, o fazendeiro, o poltico, o profissional liberal, o padre, o empresrio, enfim os representantes das diversas camadas sociais que se diferenciam pelas variadas condies de sobrevivncia, mas que tm em comum sua origem sertaneja. Esto todos unificados pela identificao com o mundo rural, pelo linguajar especfico da regio, pelos hbitos comuns de convivncia social, pela relao com a natureza, pelos mesmos sentimentos da religiosidade e da moral tradicional crist. O ouvinte, no relato de Zumthor, parte da performance. tambm um coautor porque ele recria, na intimidade do seu ser e em funo de seu prprio uso, sobre aquilo que recebe na performance, sem necessariamente exteriorizlo de imediato.

Poderamos assim, sem paradoxo, distingir na pessoa do ouvinte, dois papis: aquele do receptor e aquele do coautor. Este desdobramento pertence natureza da comunicao interpessoal e, quaisquer que sejam as modalidades no curso do tempo e do espao, seus efeitos variam pouco.

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

23

Em meio ao universo teatralizado a que pertencem um e outro [ouvinte e intrprete] por um tempo, o ouvinte reage ao do intrprete como amador esclarecido, ao mesmo tempo consumidor e juiz, sempre exigente. As sociedades modernas, onde so mantidas vivas, mesmo isoladamente velhas tradies de oralidade, conservaram intacta a prtica dessas interferncias: das populares Cantorias brasileiras ao sutil rakugo japons. O ouvinte contribui, portanto, com a produo da obra na performance. Ele ouvinte-autor, a menos que o executante no seja autor. Da a especificidade do fenmeno da recepo na poesia oral (1997: 244-245).
A expresso mxima desta arte o cantador. O repentista cantador, que tambm o instrumentista que se acompanha na viola, conta, cantando ao seu pblico, tanto os eventos do mundo real em que vive quanto as fantasias que povoam a sua imaginao. O poeta-cantador, mostra traos de uma memria viva que tem marcado a tradio desse portavoz da cultura e dos sentimentos do povo nordestino. A importncia dessa memria viva que coletiva, e da qual fazem uso seus porta-vozes, destacada por Paul Zumthor neste belo pargrafo:

A memria de um grupo (no apenas a faculdade individual qual se d o mesmo nome) tende a assegurar a coerncia de um sujeito na apropriao de sua durao: ela gera a perspectiva em que se ordena uma existncia e, nesta medida, permite que se mantenha a vida. Seria paradoxal sustentar que ela cria o tempo. evidente que cria a histria, ata o liame social e, por conseguinte, confere sua continuidade aos comportamentos que constituem uma cultura (1997a: 13).
essa memria que significa a dimenso conservadora da Cantoria, ou seja, a dimenso de preservar os seus elementos de identificao expressos, principalmente, na manuteno das normas poticas j estabelecidas para o improviso a organizao silbica, a distribuio interna dos acentos
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

24

Elba Braga Ramalho

poticos, a estruturao estrfica, a disposio das rimas, a presena ou no dos refres, a adequao dos estilos a contedos especficos, na presena dos arqutipos meldicos de algumas toadas, no modo de se apresentarem em pblico o gestual, a emisso vocal, por exemplo. E o presente representa a sua flexibilidade diante das mudanas, ocorridas na sociedade, que lhe afetam diretamente. Em oposio dialtica memria que acumula, situa-se o esquecimento atuando como elemento que apaga, que esvazia a mente dos excessos que a memria acumula, a fim de que o esprito criador possa futuramente rememorar recriando. Zumthor ainda nos lembra que:

12

O autor refere-se poesia pica medieval que ele selecionou para interpretar o fenmeno da tradio potica luz da dialtica entre as categorias memria/ esquecimento, assinalando que no descarta a possibilidade da universalidade de tal fenmeno.

Nossas culturas s se lembram esquecendo, mantm-se rejeitando uma parte do que elas acumularam de experincia no dia-a-dia. O esquecimento constitui antes um dos fundamentos de toda fico, aos nveis do imaginrio e do discurso. Uma tradio potica s existe durvel e fecunda, se mantida pela reminiscncia, pelo costume e pelo esquecimento. A este preo, o passado permanece vivo, limpo de seus parasitas. A funo do esquecimento se manifesta, nessas tradies12 em dois nveis que a ao memorial comporta, como modalidade de conservao de dados e lugar de tenses criadoras. A tradio, atravs das figuras diversas que reveste no seio do grupo (tradio dos costumes ou tradio potica; a dos cantores das cantigas de amor ou a dos recitantes picos) oferece aos comportamentos reais e aos discursos pronunciados um pequeno nmero de modelos analgicos, muitas vezes procedendo eles mesmos de um modelo nuclear bem abstrato: estes modelos determinam as formas tomadas tambm pela conscincia que s se tem de si e do mundo pela linguagem que se fala. Possuem uma energia prpria, uma espcie de vontade formalizadora: fundamentam uma finalidade que preexiste a toda a realizao, e se projeta sobre o futuro, garantindo a concepo depurada que ela impe (1997: 15-19).

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

25

mais uma vez que parafraseio Zumthor, quando se refere ao contnuo movimento de renovao da tradio pela alternncia entre as instncias de memria e esquecimento. no mago desse movimento provocador de tenses criadoras que se recupera a raiz de formas rechaadas, as quais, em novos contextos e nas mos de sensibilidades diferentes tomam outra feio.

O que transmite, numa performance, a voz de um recitante, de um cantor, de um leitor pblico, existe na memria do executante como um todo: com suas zonas incertas, suas vibraes, seu movimento; no uma totalidade, mas um inteno totalizante, de agora e j, provida dos meios de se manifestar. A letra do texto no importa como tal. O buraco da memria em regime de performance menos acidente que ocasio para um episdio criador: as culturas da Alta Idade Mdia forjando, em todas as lnguas do Ocidente, o que se chama hoje de estilo formular, tinham integrado sua arte potica estas oscilaes da memria viva. O particular deste estilo , com efeito, assegurar no intrprete a predominncia, sobre a memorizao, do que se diria melhor com o termo antigo de relembrana (remembrance): por oposio lembrana pura e simples do j-sabido, a recreao de um saber colocado sempre em questo quanto ao seu detalhe, e do qual cada performance instaura uma integridade nova (1997: 21).
Certamente que a atuao do cantador se comporta de modo anlogo descrio de Zumthor. O que o nosso artista traz acumulado em sua bagagem toma nova forma, a cada Cantoria, porque esquecido. Cada evento um ato criativo. Afora os modelos, as normas, os padres veiculados pela memria e os costumes coletivos que Ortega y Gasset reala como categorias da tradio,13 o ato de improvisar em Cantoria produz uma nova obra potica enriquecida pela toada que se constitui em mais uma variante musical das muitas toadas arqutpicas. A memria, a sensibilidade auditiva, a habilidade na arte do Repente so seus principais instrumentos de criao. Os estudiosos do assunto, em geral, tm destacado a vertente escrita que se expressa nos folhetos de literatura popular, embora, desde as pesquisas pioneiras de Mrio de Andrade (1928) e outros, j se venha esboando uma preocupao maior dos musiclogos em resgatar o evento sonoro-musical. Nos vrios estudos a que tenho tido acesso, sempre encontrei certa dificuldade
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

13 Citado por. Zumthor (1997a: 11)

26

Elba Braga Ramalho

para precisar o lugar da Cantoria como evento que integra poesia e msica no contexto da cultura de tradio oral no Brasil. O que se tem publicado, em sua maioria, so trabalhos de especialistas em potica. As pesquisas musicolgicas tm sido objeto de poucas preocupaes dos estudiosos, em comparao com a grande produo que enfatiza o enfoque da linguagem potica. O papel da Cantoria no contexto da tradio oral encontra-se bem delineado nos trabalhos de Mrcia Abreu (1999) e Ronald Daus (1982). Ambos situam-na como o bero de vrias vertentes: o repente, a pica e os folhetos de cordel. Mrcia Abreu (1999:135-136), procurando refletir sobre a concepo generalizada da herana portuguesa para os folhetos nordestinos, apresenta a hiptese de que a sua fonte estaria na prpria vida nordestina, destacando a possibilidade de um seu desenvolvimento dentro da Cantoria. Assim, a autora se expressa:

Parece mais razovel supor que esse processo tenha se iniciado no interior das Cantorias orais to comuns no Nordeste desde sculos passados. Ali experimentaram-se vrios tipos de versos, diferentes formas estrficas, rimas de toda qualidade. Ali contaram-se histrias que valia a pena guardar e outras que se podiam esquecer. A difuso da imprensa facultou a alguns dos poetas a possibilidade de editar suas composies, levando os textos para lugares e momentos em que os poetas no podiam estar. A vida nordestina parece ser o palco e a fonte dos folhetos.
A Cantoria estabeleceu a elaborao formal da poesia pica nordestina, afirma Ronald Daus (1982: 10), em seu livro intitulado O ciclo pico dos cangaceiros na poesia popular do Nordeste. Assevera ainda o autor que, j no sculo XIX, Cantoria abrigava o repente e os poemas picos. Estes complementavam a luta potico-musical dos repentistas, os quais acumulavam ambas as atividades (Daus, 1982:39). No incio do sculo XX, que se deu a ascenso da poesia pica no Nordeste brasileiro, decorrente de sua divulgao impressa em folhetos, em detrimento da primazia do repente. Esse fato teve como resultado uma primeira diviso de trabalho que mais favoreceu os poetas do que os cantadores. quela perda

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

27

de prestgio no serto, provocada pela ascenso dos folhetos, ocorreu, paralelamente, o despertar do interesse, por parte de intelectuais da poca, pelo improviso.14 Certamente, em razo desse fato, a Cantoria continuou a ser divulgada. As geraes sucessivas de cantadores tambm tm demonstrado sua vitalidade mediante a revalorizao de formas tradicionais e da incorporao de outras. Na dimenso potica, essa forma de expresso artstica compreende a organizao das estrofes, principalmente, em versos de cinco, sete, dez e onze slabas poticas, com rimas e ritmo potico variveis. Dentre as distintas estruturas estrficas, destacam-se a sextilha15 considerada mais popular, cujas estrofes contm versos de sete slabas monorrimas e as dcimas, que comportam versos de sete ou dez slabas, com maior destaque para as diferentes formas decassilbicas, a exemplo do martelo e de outros mais. Algumas delas contm refro, motes, ou ainda esto presas a normas mais estritas como no galope soletrado. A sextilha e as dcimas permitem ao cantador demonstrar sua virtuosidade no ato de improvisar. No mbito musical, o repente comporta a toada que consta de uma linha meldica, geralmente inserida no contorno escalar de uma oitava, submetida rtmica do verso. No rgida quanto determinao dos intervalos musicais, permitindo aos cantadores derivaes dentro do prprio contorno meldico. Sua reproduo nunca idntica entre os prprios parceiros, mesmo em se tratando de algumas formas como o Brasil Caboclo, o Martelo, o Mouro, nos quais o modelo meldico mais estvel. A toada tem papel significante: ela destaca a poesia. Alm disso, desempenha a funo de elemento unificador de cada repente, uma vez que, como lembra Elizabeth Travassos:

Vejam-se obras de Juvenal Galeno (1865) Slvio Romero (1883), Rodrigues de Carvalho (1903), Pereira da Costa (1908), Gustavo Barroso (1912, 1921), Leonardo Mota (1921, 1925, 1928, 1930), Cmara Cascudo (1956. 1984).
5

a noo de pea musical no se aplica s unidades do repente, que so delimitadas medida que vo sendo construdas (1997:545).
Somente esta observao justifica a importncia crucial da toada no processo de estruturao formal de cada modalidade de Cantoria.
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

A sextilha tem uma conotao mais abrangente no mbito da cantoria. Ela tanto comporta o significado da estilstica estrofe de 6 versos setessilbicos quanto uma forma de expresso poticomusical com regras prprias para a rima e a deixa (leixa-prem), e que se presta a determinados contedos: a louvao aos presentes, o desafio entre os parceiros, etc.,

29

Elba Braga Ramalho

Alm da toada, a disputa potica requer a presena do instrumento acompanhante: tradicionalmente, a rabeca ou a viola de seis cordas duplas, ou mesmo o violo adaptado. A Cantoria, portanto, primordialmente, improviso, arte condebida e realizada na performance, canto declamado de uma dupla de repentistas, que tambm se acompanha ao instrumento, conservando a tradio dessa unidade entre msica e poesia. O cantador, como afirmei em publicao anterior,16 o protagonista da histria do Nordeste brasileiro. o informante de seu povo, o crtico das injustias sociais, o baluarte da moral tradicional, o tradutor das ocorrncias que ultrapassam os limites do serto, transformando no linguajar comum o que vem acontecendo no resto do mundo. Mesmo a presena do rdio e da televiso no substituem a verso dos poetas repentistas. As pessoas ainda prosseguem com a idia reforada de que o repentista o melhor analista da sociedade, sob o prisma emprico, sendo, muitas vezes, fonte mais fidedigna do que media como rdio e televiso, por exemplo. Com efeito, o cantador cada vez mais intrprete das sensibilidades gerais do povo simples, a propalar (sem maiores interesses pecunirios para alm das necessidades de manuteno da Cantoria e do prprio cantador) os fatos e feitos da sociedade, e a repreender acrimoniosamente os que se afastam dos interesse comunitrios com atos reprovveis, demonstrando, ipso facto, constituir-se o jornalista cujo suporte a viola, informante descerimonisoso, ldimo representante dos seus iguais. O contexto atual revela-nos que vivemos uma multiplicidade de eventos de comunicao artstica pela voz, que denotam a confluncia de dois modelos de transmisso da herana cultural oralidade e escrita com ampliao de paradigmas, se levarmos em considerao a introduo progressiva dos recursos tecnolgicos que remontam revoluo da imprensa no Renascimento, para chegar-se aos media atuais com suas tecnologias que vo do rdio televiso, da informtica computao grfica. um tempo privilegiado para a Cantoria, forma de expresso artstica gerada no mbito de uma cultura oral e que se adapata s mais diversas revolues tecnolgicas sem perder sua essncia.

16

Ramalho, 2000.

Cultura oral em novos estudos: a cantoria nordestina.

29

R E S U M O : Orality has been a crucial subject of study nowadays, from the

Key words:

interdidciplinary point of view. Scholars have tried to find out a way of Cantorial; Nordeste; explaining this phenomenon with focus on oral experience, instead of on Brazil; oral culture. sources of literacy. This essay discusses some of these new trends. My aim is to understand the richness of oral culture in Brazilian society, through approach. Cantoria Nordestina actually is a good example of art composed in oral performance.

Referncias Bibliogrficas 17
Abreu, Mrcia. 1999. Histrias de Cordis e Folhetos. Campinas. Mercado de Letras. Andrade, Mrio de. 1972. Ensaio sobre a Msica Brasileira. So Paulo: Martins. Daus, Ronald. 1982. O Ciclo pico dos Cangaceiros na Poesia Popular do Nordeste. Col. Literatura Popular em Verso. Col. Estudos/nova srie, 1. Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa. Traduzido por Valena, Rachel Teixeira. Desmond, William. 2000. A Filosofia e os Outros. Traduo de Jos Carlos Aguiar de Souza. So Paulo: Loyola. Finnegan, Ruth.. 1992. Oral Poetry: its Nature. Significance and Social Context. Bloomington and Indianapolis. 1996. Oral Tradition and Verbal Art: A Guide to Research Practice. London and New York: Routledge. Foley, John Miles. 1988. Theory of Oral Composition. Bloomington and Indianopolis: Indiana University Press. _____________1991. Immanent Art: From Structure to Meaning in Tradictional Oral Epic. Bloomington and Indianopolis: Indiana University Press.
17

____________1995. The Singer of Tales in Performance. Bloomington and Indianopolis: Indiana University Press.
O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

A traduo dos textos em Ingls de responsabilidade da autora.

30

Elba Braga Ramalho

Goody, Jack & Watt, Ian. 1968. The Consequences of Literacy. In Literacy in Traditional Societies. Cambridge, Cambridge University Press: 1968. Goody, Jack Ed. 1968. Literacy in Traditional Societies. Cambridge, Cambridge University Press: 1968. ___________1995. The Domestication of th Savage Mind. Cambridge, Cambridge University Press. Primeira publicao em 1977. Havelock, Eric. 1994. A Revoluo da Escrita na Grcia e suas Conseqncias Culturais. So Paulo: UNESP/Paz e Terra. Traduzido por Serra, Ordep Jos. ____________1996. Prefcio a Plato. Traduzido por Dobrnzsky, Enid Abreu. So Paulo: Papirus. Karp Theodore. Aspects of Orality and Formularity in Gregorian Chant. Illinois: Northwestern University Press. 1998. Ong, Walter. 1998. Oralidade e Cultura Escrita: A Tecnologizao da Palavra. Traduzido por Dobrnzsky, Enid A. So Paulo: Papirus. Ramalho, Elba Braga. 2000. Msica e Palavra no Processo de Comunicao Social: A Cantoria Nordestina. So Paulo: Terceira Margem. Travassos, Elizabeth. 1997. Notas sobre a Cantoria, (Brasil). In Portugal e o Mundo: o Encontro de Culturas na Msica. Lisboa: Dom Quixote. pp. 535-548. Zumthor, Paul. 1982. Le Discourse de la posie orale. Potique, 52:387401. ____________1993. A Letra e a Voz. So Paulo: Cia das Letras. Traduzido por Pinheiro, Amlio (Parte I) e Ferreira, Jerusa Pires (Parte II). ____________1997. Tradio e Esquecimento. So Paulo: Hucitec. Traduzido por Ferreira, Jerusa Pires e Fenerich, Suely. ____________1997a. Introduo Poesia Oral. So Paulo: Hucitec. Traduzido por Ferreira, Jerusa Pires.

O pblico e o privado - N1 - Julho/Dezembro - 2001

You might also like