You are on page 1of 10

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

RECURSOS DIDTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMTICA: ELEMENTOS NECESSRIOS PARA FORMAO DE PROFESSORES
Joserlene Lima Pinheiro 1 - lenofortal01@gmail.com Dennys Leite Maia2 dennysleite@gmail.com Marcilia Chagas Barreto3 marcila_barreto@yahoo.com.br

Eixo Temtico: (3. Artefatos Digitais)

RESUMO
A discusso quanto ao uso de tecnologias digitais em Educao Matemtica torna-se imperativa, uma vez que estes recursos so, cada vez mais, considerados elementos que podem otimizar as prticas pedaggicas. Porm, alguns professores ainda se perguntam sobre por que e como ensinar com uso de tecnologias digitais, enquanto muitos so formados fora do contexto desse uso e sem a devida formao para utilizar tais recursos no ensinoaprendizagem da disciplina. Embora a informtica educativa e suas variveis representem linhas de pesquisa das mais estudadas nos programas de ps-graduao em Educao Matemtica no mundo todo, ainda precisamos discutir a temtica para, a partir disso, configurar o ensino da Matemtica para alm da apreenso de definies e teoremas. oportuno salientar que as licenciaturas so responsveis por proporcionar aos futuros professores saberes necessrios docncia, inclusive a informtica educativa que vem progressivamente adentrando o contexto escolar. Procuramos colaborar com a formao desses professores realizando uma pesquisa bibliogrfica de modo a apresentar repositrios disponveis na internet que podem ser utilizados nesse contexto. Portanto, defendemos o uso da informtica educativa no ensino da Matemtica para elaborao e domnio de conceitos e da linguagem matemtica, bem como das teorias que a fundamentam.

Palavras- chaves: Educao Matemtica. Formao de professores. Tecnologias Digitais.

1. Introduo Dentro dos ambientes escolares e em diversos setores da sociedade, quase consenso a ideia que os recursos digitais podem aperfeioar as prticas educacionais. O incentivo disseminao e ao uso das tecnologias digitais para o ensino de Matemtica oriundo tanto do setor pblico, como do meio acadmico. Documentos oficiais orientadores da educao evidenciam essa tendncia em todos os nveis de ensino, como o caso da Lei de Diretrizes e
1 2 3

Universidade Estadual do Cear (UECE); Bolsista CAPES; Universidade Federal do Cear (UFC); UECE; 1

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

Bases da Educao Nacional (LDBEN) e os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN). A propsito, Nacarato, Mengali e Passos (2009) consideram uma inovao dos PCN de Matemtica tratar o uso das tecnologias da informao e comunicao como um dos caminhos para se fazer Matemtica na sala de aula. Cabe-nos levantar a explicao de Almeida e Valente (2011, p. 5) quanto necessria integrao dos recursos tecnolgicos ao que acontece na sala de aula, auxiliando no desenvolvimento dos contedos disciplinares, vez que as tecnologias educacionais digitais, como o computador conectado internet, oferecem
um conjunto extremamente diversificado de uso. [Circunstncia que] ajuda a explicar porque praticamente todas as perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem podem argumentar que encontraram no computador um aliado de valor inestimvel. (SANCHO, 2006. p. 20).

Alertamos que a utilizao do recurso est a servio do processo educativo, e em funo disso, ele deve ser escolhido, por adequar-se ao plano de aula e nunca o contrrio (GOMES, 2008). Isso implica dizer que a escolha de um recurso digital acontece contemplando o contedo curricular. Com o objetivo de discutir estes aspectos que influenciam a formao dos futuros professores, realizamos o presente estudo onde apresentamos algumas fontes de recursos didticos digitais para os contedos de Matemtica disponveis na internet. Procedemos uma anlise bibliogrfica e documental acerca das tecnologias digitais em educao e o ensino da Matemtica para fundamentar as discusses apresentadas e, aps esta reviso terica, apresentamos resumidamente alguns repositrios de recursos digitais disponveis na internet que podem ser utilizados nesse contexto. Concebemos o uso destes recursos digitais, na perspectiva da informtica educativa, em um recorte para o ensino da Matemtica. Desta forma, o uso de tecnologias digitais na educao est ligada concepo de computadores sendo inseridos nas escolas para que a aprendizagem ocorra atravs deles, e no sobre eles (VALENTE, 1995). Vale ressaltar que, segundo Borba e Penteado (2010), a associao entre a informtica e a Educao Matemtica pode proporcionar mudanas significativas para a prtica educativa nesta rea do conhecimento.

2. O ensino da Matemtica com uso de tecnologias digitais


2

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

A relevncia das tecnologias digitais no ensino da Matemtica no algo recente. Dmbrosio (1999), ainda no final dos anos 1990, destacava a insero destes recursos no Ensino da Matemtica, enquanto uma das responsabilidades que o professor deveria assumir. Mas percebemos que essa mesma discusso ainda persiste com cores de novidade, como destacamos no comentrio de Miskulin (2006, p. 158):
torna-se imprescindvel repensar e redimensionar a prpria concepo de professor e tambm a constituio dos cursos de formao de professores, os quais devem propiciar aos futuros professores conhecimentos e aes condizentes com as novas tendncias educacionais que se estabelecem com os avanos da cincia e da tecnologia.

Isto ressalta o motivo que leva estudiosos da Educao Matemtica, no mbito acadmico, a demostrar grande preocupao com a temtica. A informtica educativa e suas variveis, como o uso de vdeos, calculadoras dentre outros recursos digitais, esto dentre as 10 linhas de pesquisa mais estudadas nos programas de ps-graduao em Educao Matemtica no mundo todo. De acordo com Batanero (apud FIORENTINI; LORENZATO, 2006) no ranking de 33 linhas de pesquisa identificadas, aquela denominada informtica, computadores e ensino-aprendizagem da Matemtica a 2 linha mais presente em todos os cursos, com 21 incidncias; sendo a linha tecnologia educacional (vdeo, uso de calculadores etc) a 9 colocada, com presena em 7 cursos. Isto sinaliza um horizonte promissor se considerarmos ainda uma mudana qualitativa nas situaes de ensino-aprendizagem com uso do computador como recurso didtico. Aproveitar a frequente curiosidade dos alunos frente aos recursos que as mquinas dispem uma estratgia que facilita o engajamento dos mesmos nas atividades de pesquisa e compreenso matemticas. Alm do aspecto investigativo, a insero das tecnologias digitais no ensino da Matemtica tambm tem recebido ateno de pesquisas do ponto de vista metodolgico (MENDES, 2009), que diz respeito a como utilizar os recursos no ensino da disciplina. As tecnologias digitais podem ter vrias finalidades nas aulas de Matemtica, como: I) servir de fonte de informao e pesquisa; II) auxiliar na compreenso de conceitos; III) possibilitar o desenvolvimento de estratgias de resoluo e raciocnio; e IV) promover interao com o objeto do conhecimento, mediatizado pelo recurso tecnolgico. Quanto formao para o uso de tecnologias digitais, Cysneiros (2000) defende que o professor deve conhecer e aprender a us-las pedagogicamente desde o curso de graduao.
3

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

Tanto nas disciplinas da rea de tecnologia educacional como em disciplinas de didtica, desenvolvendo estratgias de ensino para os contedos especficos. Com isto, haveria um primeiro momento, onde em uma disciplina de Informtica Educativa, por exemplo, os futuros professores conheceriam fundamentos do ensino atravs de computadores e alguns recursos de modo geral e, posteriormente, em disciplinas de Ensino ou Didtica da Matemtica, as utilizariam como instrumentos em suas prticas docentes. No entanto, a formao inicial de professores de Matemtica no tem contemplado esse aspecto. De acordo com Gatti e Barreto (2009) ainda so poucas as disciplinas nos cursos de Licenciatura em Matemtica e Pedagogia, no Brasil, que exploram o uso pedaggico das tecnologias. Enquanto os futuros licenciados em Matemtica tm 1,7% da carga-horria, com disciplinas obrigatrias, voltada para este trabalho, os estudantes de Pedagogia tem apenas 0,7%. Esse percentual, quando se consideram as disciplinas optativas, registra um pequeno crescimento, 2% para a Licenciatura em Matemtica, e 3% no curso de Pedagogia (GATTI; BARRETO, 2009). Devido ao carter optativo, possvel depreender que essas disciplinas constaro enquanto parcela nfima no currculo formativo dos futuros professores de Matemtica da Educao Bsica. Para Mendes (2009) o uso de tecnologias digitais contribui para que professores e alunos superem alguns obstculos no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, necessrio que haja espao na formao docente, sobretudo inicial, para o uso adequado dessas ferramentas. Do contrrio, os professores de Matemtica s tero oportunidade de ter essa formao nos escassos cursos de formao continuada e ainda assim, contornando as dificuldades inerentes ao magistrio, como o tempo disponibilizado para capacitaes. Como parte da dificuldade encontrada para o uso destes recursos, se deve ao desconhecimento quanto a fontes de material dessa natureza, apresentamos a seguir alguns endereos eletrnicos que disponibilizam amplo rol de recursos. Consideramos oportuno apresentar tais repositrios, no intuito de auxiliar professores interessados em realizar o uso dos computadores, a partir da discusso apresentada neste artigo.

3. Resultados e discusso Desde meados os anos 1990, o poder pblico brasileiro tem traado metas para inserir computadores no cotidiano das salas de aula no pas. Desde o Programa Nacional de
4

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

Tecnologia Educacional (PROINFO), implantado em 1997, ao mais recente Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), iniciado em 2010, so previstas aes para a insero de tecnologias digitais nas escolas, com polticas de formao de professores em servio. Desde ento, estas iniciativas so acompanhadas de debates pedaggicos quanto ao uso destes recursos. Tais iniciativas explicitam atividades empreendidas com o objetivo de promover a insero destes recursos no ensino. Realizamos a apresentao sinttica de algumas dessas aes, dando vulto aos esforos empreendidos e explicitando quais os elementos de destaque em cada uma dessas iniciativas, e algumas de suas peculiaridades. A TV Escola (http://tvescola.mec.gov.br/) uma plataforma de comunicao baseada na televiso e distribuda tambm na internet. Inicialmente, em 1996, o sinal era distribudo exclusivamente por televiso, sendo, a partir de 2003, implementada a distribuio do sinal na internet. Estima-se um pblico potencial aproximado de 1,5 milho de assinantes. O contedo da TV Escola dividido nas reas de Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias da Natureza (Fsica, Qumica e Biologia), e Cincias Humanas (Histria, Geografia, Sociologia e Filosofia), contemplando todos os nveis e modalidades da educao nacional. Alm disso o canal apresenta assuntos relacionados com a escola e a educao como o ensino e a aprendizagem, a didtica, a pedagogia, a realidade da educao brasileira e mundial, a gesto da escola, as melhores prticas da educao, dentro e fora, da escola e do ensino formal. O portal oferece aos usurios, dicas pedaggicas, que so sugestes de atividade, disponibilizadas atravs de fichas elaboradas por professores de todo o Brasil, a partir dos contedos exibidos. Com o impulso que a internet recebeu a partir da dcada de 1980, seu uso na educao representou uma tendncia irrecusvel. Neste contexto, surge o RIVED

(http://rived.mec.gov.br/), um portal da Secretaria de Educao a Distncia - SEED, que tem por objetivo a produo de contedos pedaggicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Os objetos de aprendizagem produzidos so atividades multimdia, interativas (animaes e simulaes). Estes recursos ficam armazenados num repositrio, e quando acessados, acompanham um guia do professor com sugestes de uso. Criado atravs de um acordo, em 1997, entre Brasil e Estados Unidos, o RIVED produziu at 2003 aproximadamente 120 objetos de aprendizagem nas reas de Biologia, Qumica, Fsica e
5

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

Matemtica para o Ensino Mdio. Em 2004 a SEED transferiu o processo de produo dos objetos de aprendizagem para equipes inseridas em universidades brasileiras. Este processo previa a ampliao da produo de contedos alm do desenvolvimento em outras reas do conhecimento, contemplando os ensinos fundamental e profissionalizante, alm do atendimento s necessidades especiais. Com esta nova poltica, o que inicialmente recebera o nome de RIVED - Rede Internacional Virtual de Educao, passou a se chamar RIVED Rede Interativa Virtual de Educao. Os contedos produzidos pelo RIVED so pblicos e sero, gradativamente, licenciados atravs da licena Creative Commons CC, que autoriza por parte de qualquer usurio, a cpia, distribuio, exibio e execuo das obras, alm da criao de obras derivadas, sendo vetados o uso comercial ou o relicenciamento sobre uma licena mais restritiva. O Grupo de Pesquisa e Produo de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem PROATIVA teve incio em 2001, a partir do projeto LGEBRA INTERATIVA. Liderado pelo professor Dr. Jos Aires de Castro Filho, o grupo da Universidade Federal do Cear -UFC, conta com a participao de alunos de diversos cursos e reas, com o objetivo de desenvolver Objetos de Aprendizagem(O.A), e realizar pesquisas sobre a utilizao desses objetos na escola, como forma de melhorar o aprendizado dos contedos escolares. No portal, encontram-se 25 O.A agrupados em sete categorias, a saber: Biologia (1), Cincias (2), Fsica (2), Linguagem (5), Matemtica (12), Qumica (1) e Em Desenvolvimento (2). Alm da opo de Download do recurso, a pgina oferece um Guia do Professor, alm da opo de visualizao online do O.A. Editais para o fomento de grupos de pesquisa que se interessassem por aprofundar o desenvolvimento de recursos digitais renderam o aumento de grupos desssa natureza, um exemplo o portal Matemtica Multimdia, ou apenas M (http://m3.ime.unicamp.br/), criado em 2007. O endereo contm diversos recursos educacionais multimdia em formatos digitais desenvolvidos pela Unicamp com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Desenvolvimento da Educao FNDE, Secretaria de Educao a Distncia SED, Ministrio da Cincia e Tecnologia - MCT e Ministrio da Educao - MEC. Com foco no Ensino Mdio de Matemtica no Brasil, o endereo alberga mais de 350 recursos educacionais em diversos formatos (vdeos, adios, softwares e experimentos), divididos em trs grandes temas (Anlise de Dados e Probabilidade, Geometria e Medidas alm de
6

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

Nmeros e Funes). Cabe ressaltar que todos estes recursos j esto licenciados sob a licena Creative Commons CC. Uma outra iniciativa que relaciona-se ao desenvolvimento do projeto RIVED o do Banco Internacional de Objetos Educacionais BIOE

(http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/), criado em 2008, pelo governo brasileiro, atravs da parceria de diversas instituies, entre elas, o MEC, o MCT, a Rede Latinoamericana de Portais Educacionais RELPE e a Organizao dos Estados Ibero-americanos OEI. Seu propsito manter e compartilhar, atravs do livre acesso, recursos educacionais digitais em diferentes formatos (udio, vdeo, animao, simulao, software educacional). Este repositrio pretende estimular e apoiar experincias em diversos pases, servindo de base queles que procuram desenvolvimento no campo do uso das tecnologias na educao. A pgina agrupa, at o presente momento, 16.304 objetos publicados, 2.003 sendo avaliados ou aguardando autorizao dos autores para a publicao e um total de 2.752.732 visitas de 171 pases. Tais recursos atendem a todos os nveis de ensino (Educao Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Educao Superior) nas diferentes reas do conhecimento, contemplando, ainda, as modalidades de Educao de Jovens e Adultos Educao Profissional e de Educao Escolar Indgena. O Portal do Profesor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/) um ambiente criado em 2008, focando a formao do professor, atravs da parceria entre o MEC e o MCT. O portal oferece aos seus usurios uma comunidade virtual que visa a troca de experincias e idias, compartilhamento de contedos e atividades, fomento produo individual e coletiva de metodologias e materiais e acesso a informaes especficas da rea, entre outras atividades. O portal conta com mais de 13000 recursos que podem ser utilizados entre todos os nveis e modalidades da educao brasileira. O portal se organiza em seis grandes reas (Jornal do Professor, Recursos Educacionais, Espao da Aula, Ferramentas de Interao e

Comunicao, Links e Cursos e Materiais), alm do link de acesso Plataforma Freire, voltada formao continuada de professores. Ao escolher um determinado item dentro da rea de contedos, o usurio acessa o prprio objeto para visualizao, opo para download e uma ficha de classificao contendo: estrutura curricular, objetivo, descrio, autor, licena,fonte do recurso, idioma e tamanho do arquivo, alm de informaes de avaliao informada por usurios.
7

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

Os endereos acima apresentados representam um esforo de apresentao inicial. Sistematizar a apresentao de tais fontes, objeto de anlise em considervel nmero de trabalhos acadmicos, um meio de auxiliar sua divulgao. Lev-los ao conhecimento dos alunos de Licenciatura em Matemtica e Pedagogia, empreender a divulgao de outras fontes de recursos digitais, bem como proceder anlises pedaggicas desses recursos uma proposta para trabalhos futuros, que representam um significativo desafio, quer para os autores deste trabalho como para outros pesquisadores interessados na presente temtica.

4. Consideraes finais A insero das tecnologias digitais nas atividades de ensino-aprendizagem configurase enquanto uma vertente cada vez mais intensa na realidade da educao mundial. A Educao Matemtica enfrenta o desafio de elaborar um processo de reforma curricular que acompanhe tal processo, com vistas a auxilar na formao de professores que superem a dificuldade representada por ensinar os contedos especficos da disciplina de modo diferente da que aprenderam e, ao mesmo tempo, repensando a crena que possuem sobre o que a prtica do ensino de Matemtica. Das inmeras atividades que devem compor este processo, nosso desejo colaborar na divulgao de elementos desenvolvidos na rea, apresentando recursos que subsidiem a prtica dos professores de Matemtica em exerccio, em tempos onde os recursos digitais so elementos que podem auxiliar estes profissionais. Os rgos oficiais da educao reconhecem como um dos problemas da rea a formao inicial e continuada dos professores. Na prtica, os professores da disciplina criam uma dependncia ao livro didtico enquanto recurso para o ensino, dando continuidade a um ciclo de atividades de ensino que privilegiam aspectos procedimentais desconectados dos aspectos conceituais. Este equvoco promove uma desvinculao entre o desenvolvimento de conceitos matemticos e as situaes que compem a realidade dos alunos. Segundo Mendes (2009), tal processo gera um princpio fragmentador, redutor e isolante que interfere prejudicialmente na compreenso do saberes matemticos. A informtica educativa, enquanto componente de destaque na investigao sobre mudanas no ensino da Matemtica, precisa de maior destaque e discusso. Em especial, durante os cursos de formao inicial de professores, onde o
8

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

desenvolvimento de prticas investigatrias com elementos como a formulao de hipteses, demonstraes, construo de modelos integrem o aprendizado dos contedos curriculares desses futuros professores. Os portais resumidamente apresentados nesse trabalho oferecem elementos que podem auxiliar neste sentido. Acreditamos, portanto, que o uso da informtica educativa pode atender satisfatoriamente a esta demanda. Caso possamos discutir seus recursos, poderemos realizar efetivamente uma mudana significativa na elaborao e domnio da linguagem matemtica, bem como das teorias que a fundamentam, com a vantagem de poder contemplar melhor outros domnios cognitivos.

Referncias ALMEIDA, M. E. B. de.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currculo: trajetrias convergentes ou divergentes? So Paulo: Paulus, 2011 (Colees Fundamentais da Educao 10). BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informtica e Educao Matemtica. 4 ed. Belo Horizonte: Autntica Editora, 2010. 104p. - (Coleo Tendncias em Educao Matemtica). CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. In: Anais da 23 Reunio Anual da ANPED, Caxambu, MG, 2000. D'AMBRSIO, U. A Histria da Matemtica: questes historiogrficas e polticas e reflexos na Educao Matemtica. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educao Matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: UNESP, 1999. p. 97-115. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigao em Educao Matemtica: percursos tericos e metodolgicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Braslia: UNESCO, 2009. GOMES, A. S. Referencial construtivista para avaliao de software educativo. In: Revista Brasileira de Informtica na Educao (RBIE). v. 16, n. 2, mai/ago, 2008. MENDES, I. A. Matemtica e investigao em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Ed. rev. e aum. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2009. MISKULIN, R. G. S. As potencialidades didtico-pedaggicas de um laboratrio em educao matemtica mediados pelas TICs. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratrio de ensino de Matemtica na formao de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006 . p. 153-178. NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A matemtica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autntica, 2009.

SLOGAN DA CONFERNCIA

GPIMEM 20 anos: Tecnologias Digitais em Educao Matemtica


11, 12 e 13 de Abril
Rio Claro, So Paulo

2013

SANCHO, J. M. Tecnologias para transformar a educao. Porto Alegre: Artmed, 2006. VALENTE, J. A. Por qu o Computador na Educao? In: Computadores e Conhecimento: Repensando a Educao, 1995.

10

You might also like