You are on page 1of 5

GEOGRAFIA

Nome:_______________________________________________ N ______ Turma __7A__ Data ___/___/2013 ______________ Classificao: Enc. Educao: _______________

TESTE DE AVALIAO

VERSO A

.Deves colocar a verso do teste que ests a realizar. A no indicao da mesma implica a no considerao das questes 1.1, 1.2, 2.1, 2.2, 3.1, 3.2, 3.3, 4.1, 4.2.1, 4..2.2, 4.3; .Quando tiveres de efectuar clculos, todos os passos at ao resultado final devero ser apresentados; .S podes utilizar caneta de tinta azul ou preta; .No podes utilizar corrector.

1- Observe com ateno o planisfrio da figura 1:

4 6

2 3 7

5
Figura representados 1 - Planisfrio 1.1. Identifique os continentes com as letras 1 a 7.

1.2. Sabendo que o mapa est orientado para Norte, localize: a) o continente 1 em relao ao continente 3 b) o continente 4 em relao ao 6. 2. Copie para a folha de respostas a rosa-dos-ventos da figura 2, e responda s questes a seguir colocadas: figura 2 rosa-dos-ventos

2.1. Complete a rosa-dos-ventos, respeitando a orientao que esta tem no enunciado. 2.2. Dos rumos representados identifique: a)os pontos colaterais; b)os pontos intermdios; c)os pontos cardeais. 3. Observe agora o mapa da Amrica do Norte (figura 3):
figura 3 Amrica do Norte

Otav a Washingt on

3.1. Identifique o pas cuja capital Washington. 3.2. Identifique o pas cuja capital Otava. 3.3. Localize as cidades de Washington e Otava, utilizando para isso o sistema de coordenadas geogrficas.

4. O mapa da figura 4 representa os pases da Unio Europeia:


figura 4 Europa

Dinamarca Irlanda Londres . Blgica 1.

.2

.3

Lisboa

. Madrid
Itlia

4.1. Identifique os pases cujas capitais, assinaladas no mapa da figura 4, so: a) Madrid; b) Londres; c) Lisboa. 4.2. Com os nmeros 1, 2 e 3 esto assinaladas as capitais de 3 pases europeus (e pertencentes Unio Europeia). 4.2.1. Diga quais os pases em questo. 4.2.2. Indique os nomes das capitais desses trs pases (identificando claramente a que pas pertence cada uma das capitais. 4.3. Qual a distncia real que separa as cidades de Londres e Lisboa?

4.4. Diga quais os pases que fundaram a Comunidade Econmica Europeia (CEE), no ano 1957. 4.5. Mencione o ano de adeso de Portugal CEE. 4.6. Leia com ateno o excerto do Regulamento (CEE) n 1612/68 do Conselho, de 15 de Outubro de 1968. PARTE I [...] TTULO I [...] Artigo 1 1. Os nacionais de um Estado-membro, independentemente do local da sua residncia, tm o direito de aceder a uma actividade assalariada e de a exercer no territrio de outro Estado-membro, em conformidade com as disposies legislativas, regulamentares e administrativas que regem o emprego dos trabalhadores nacionais deste Estado. 2. Beneficiaro, nomeadamente, no territrio de outro Estado-membro, da mesma prioridade que os nacionais deste Estado no acesso aos empregos disponveis. [...] 4.6.1. De entre os princpios fundamentais (traduzidos em objectivos) da Comunidade Econmica Europeia (e, mais tarde da Unio Europeia), qual aquele a que o excerto acima transcrito se refere?

Bom trabalho, Rui Marques

You might also like