You are on page 1of 7

Educao para a paz segundo Paulo Freire

Education for Peace in Paulo Freire perspective

ANA MARIA ARAJO FREIRE (NITA)



RESUMO Ana Maria Arajo Freire, com o artigo A educao para a paz, segundo Paulo Freire, quer mostrar que, para este educador, a paz est intrinsecamente associada aos processos de transformao social pelos quais se torna possvel superar a violncia, instaurar a justia, promover a igualdade e o respeito dignidade da pessoa humana como condio para a paz. No existe paz sem educao para a paz e sua implicao de ordem tica com justia e realizao pessoal e social. Descritores Educao para a paz; justia social; superao da violncia. ABSTRACT Ana Maria Arajo Freire, with the article Peace Education in Paulo Freire s perspective, wants to show that, for this educator, peace is intrisencally associated with the processes of social transformation through which is possible to overcome violence, institute justice, promove equality and respect to human dignity as a condition for peace. There is no peace without peace education and its ethical implication. Key-words Peace education; social justice; overcoming violence.

INTRODUO
PAULO FREIRE afirmou nos fins dos anos 90, que em algumas circunstncias, poderia, inclusive, a violncia entrar na cena poltica para estabelecer o equilbrio das sociedades em processo de transformao necessria instaurao da Paz interna. Disse isso em seu livro falado, com visvel constrangimento, reafirmando sua posio anterior de superao da violncia:
... Eu j tinha dito que o ideal que as transformaes radicais da sociedade que trabalham no sentido da superao da violncia - fossem feitas sem violncia (...) diante do problema da violncia e da democracia, eu hoje continuo pensando que a democracia no significa o desaparecimento absoluto do direito de violncia de quem est sendo proibido de sobreviver. E que o esforo de sobreviver s vezes ultrapassa o dilogo. Para quem est proibido de sobreviver, s vezes, a nica porta a da briga mesmo. Ento eu concluiria lhe dizendo: eu fao tudo para

Doutora em Educao pela Puc/SP, viva do educador Paulo Freire e sucessora de sua obra. Artigo recebido em: junho/2006. Aprovado em: julho/2006.

Educao
Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 393, Maio/Ago. 2006

388

Nita Freire que o gasto humano seja menor, como poltico e como educador. Entendo, porm, o gasto maior. Se voc me perguntar: entre os dois, para onde voc marcha? Eu marcho para a diminuio do gasto humano, das vidas, por exemplo, mas entendo que elas tambm possam ser gastas, na medida em que voc pretenda manter a vida. O prprio esforo de preservao da vida leva perda de algumas vidas, s vezes, o que doloroso.

Paulo admitiu a violncia como uma etapa transitria, dolorosa e necessria, e o fez em nome da democracia e da justia social, certo de que a democracia no significa o desaparecimento absoluto do direito de violncia de quem est sendo proibido de sobreviver. No podemos esquecer, que ele foi um homem que se compadeceu com radical solidariedade e cumplicidade com os explorados, os oprimidos e os esfarrapados, no s de seu pas, mas de todo o mundo. Assim, a possibilidade da violncia parte de princpios diferentes dos que partem os das guerras. Em ltima instncia, a posio de Paulo foi preponderante a de quem lutou pela harmonia entre os sujeitos histricos, e, pela soluo dos conflitos, objetiva e prioritariamente, pelo dilogo amoroso. Podemos constatar esta minha afirmao em sua postura pessoal transcrita em sua obra diante de sua coerncia entre sentir, observar, pensar, respeitar o outro/a. De dizer a sua palavra. No foi por acaso nem por motivos outros, que Paulo foi indicado para o Prmio Nobel da Paz, em 1993. Foi por esta sua postura de coerncia impregnada de generosidade, mansido e respeito diante das diferenas tnicas, religiosas, polticas; por sua tolerncia autntica diante das diversidades de posturas e leituras de mundo culturais dos homens e mulheres no mundo; por seu comportamento de cuidado tico com as vidas; por sua luta incessante pela Paz atravs da sua compreenso de educao para a autonomia e libertao. Por tudo isso foi contemplado com o Prmio UNESCO da Educao para a Paz. Na ocasio, afirmou com convico em seu pequeno discurso, em Paris, em setembro de 1986:
De annimas gentes, sofridas gentes, exploradas gentes aprendi sobretudo que a Paz fundamental, indispensvel, mas que a Paz implica lutar por ela. A Paz se cria, se constri na e pela superao de realidades sociais perversas. A Paz se cria, se constri na construo incessante da justia social. Por isso, no creio em nenhum esforo chamado de educao para a Paz que, em lugar de desvelar o mundo das injustias o torna opaco e tenta miopizar as suas vtimas.

Educao
Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 393, Maio/Ago. 2006

Educao para a paz segundo Paulo Freire

389

Neste pargrafo to simples quanto profundo Paulo diz de seu entendimento de Paz. Diz de sua compreenso de Paz que se antagoniza com as injustias e tem como seu par antagnico a GUERRA. Diz se sua atitude tica que prioriza os homens e as mulheres no lugar da tica do mercado. Diz de sua perene preocupao com a formao dos homens e das mulheres numa educao, que tenha uma relao direta e dialtica com a Paz. Diz de nossa responsabilidade e dever de tentar assegurar a Paz mundial e a Paz social em nossos pases em torno do mundo. Seu discurso na UNESCO um gesto de amor, de respeito e de f nos homens e mulheres. o discurso de quem acreditou e alimentou os princpios da tica da Vida. Assim, nesse seu discurso Paulo diz, sobretudo de sua crena na educao e nos seres humanos, que deve comear pela conscientizao dos problemas que, ns mesmos, antieticamente instalamos na convivncia social. Diz a sua palavra com a ternura, a mansido e a generosidade que caracterizaram sua presena pedaggica e tica no mundo. Com seu mais autntico humanismo. Para sermos radicalmente freireanos devemos nos perguntar para irmos ao mago da questo, para irmos s razes desses fenmenos da guerra e da Paz, para aprofundarmos nossas reflexes crticas, para entendermos o comportamento humano, cujas respostas, se estamos interessados num mundo melhor, penso, poderiam tomar esse caminho: a) Que significado tem hoje a Paz? E a guerra? Ao contrrio da guerra, a PAZ nos assegura, mesmo que fugaz e transitoriamente, momentos de bem estar; de nossa esperana ontolgica prpria do seres humanos -- adormecida na desesperana --- voltar-se para um futuro melhor; uma ruidosa alegria, que nos mobiliza para a fraternidade e busca da felicidade --esse o destino dos humanos, mas contraditoriamente negado pela antieticidade diante da natureza e do carter contraditrio dos humanos. A Paz que tem a avidez pelo sossego e cuidado com o humano e o planeta que nos abriga. A democratiza1 o que a verdadeira tolerncia, como a entendeu Paulo , possibilita s vidas para a coexistncia harmnica! A Paz que propicia a democracia e se gera na vigncia da democracia verdadeira, congraamento, comemorao, ressurreio. A Guerra plural por vocao, quer atingir e ceifar vidas em nome da morte dos adversrios. Tem como inteno maior destruir o outro e a outra, e o mundo concreto construdo pelas culturas sociais mais diversas atravs de milnios. Nega por sua natureza e essncia, inclusive, a propagada ideolgica da globalizao da economia e do neoliberalismo: a igualdade entre os povos e as naes. Fala em
Educao
Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 393, Maio/Ago. 2006

390

Nita Freire

nome das rivalidades e no da cooperao. As guerras definem as diferenas injustas de riqueza e pobreza. So pr-concebidas e planejadas pela racionalidade reacionria. Os promotores das guerras se valem do medo e das fragilidades humanas e impem o terror, o pavor e a tortura. As guerras se instauram no reino da crueldade, e so a mais verdadeira expresso da barbrie! A guerra necrfila, vermelha como o sangue. intolerante. Cria a deseperana. A Paz singular por natureza, atinge o mais autntico e mais radical do ser humano, para concretizar o Ser-Mais, como queria Paulo, e por isso lutou toda a sua vida. A Paz nos faz rir e sentirmo-nos mais gente. A Paz vem embrenhada da capacidade de dar vivncia vida democrtica, socialmente a ser vivida por todos e todas sob a gide da tolerncia. A Paz tem como objetivo a existncia plena dos seres em geral, e mais especialmente dos seres humanos, mesmo com seus sentimentos e aes contraditrias, nutridas em ns, humanos, pelos nossos mais ancestrais traos de agressividade puramente animal. branca como a tranqilidade, bifila. a expresso maior da tolerncia, da co-laborao da cumplicidade entre os seres vivos, daqueles que querem viver melhor. A GUERRA, qualquer que seja ela, atmica, bacteriolgica ou armamentista, sem dvida alguma, instaura o reino das dores, dos dissabores, das crueldades, das injustias. Nasce dos desejos desenfreados de poder e de imperialismo. Do vilipendiamento das virtudes humanas. Estabelece a separao entre o corpo e a alma. o retrato da violncia extrema e das mortes! Da desumanizao da vida dos homens e das mulheres! b) As Guerras so inexorveis? Por que fazemos as Guerras? No. As guerras no so inexorveis. Mas para elas no existirem, precisamos saber, conscientizarmo-nos de que a Paz fundamental, indispensvel, mas que a Paz implica lutar por ela. A Paz se cria, se constri na e pela superao de realidades sociais perversas. A Paz se cria, se constri na construo incessante da justia social.. As guerras representam, portanto, o desvirtuamento dos valores morais. So as guerras a personificao da transgresso tica. So a figura da degradao do verdadeiro endereo ontolgico humano. So a expresso das sociedades voltadas para a competio, que nega a solidariedade e a co-laborao. Fazemos as guerras por ambies incomensurveis, por distoro de nosso carter tico, quando deixamos ou mesmo nutrimos o dio, a ganncia e a prepotncia. Fazemos as guerras impelidos pela perversidade da lgica cruel e assassina que carregamos dentro de ns vindas de nossas ancestrais origens, repito, quando

Educao
Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 393, Maio/Ago. 2006

Educao para a paz segundo Paulo Freire

391

a agressividade se fazia necessria para a subsistncia humana, as quais devem e precisam ser superadas. Fazemos as guerras por uma leitura de mundo distorcida que atrofia o desenvolvimento do potencial da grandeza humana. c) Por que queremos a Paz? Por que precisamos da Paz? Porque em nossa mais ntima e profunda humanidade existe e prevalece na maioria das pessoas do mundo o esprito da beleza e dos sonhos de construo de um mundo que ultrapassa os prprios limites humanos, exemplificados na mitologia grega de caro, e, ultimamente no sonho utpico representado na Pomba da Paz, criada pela genialidade do pintor Picasso. Precisamos da Paz por que ela nos abriga no conforto da Me-Terra, no tero aquecido do cuidado, da tranqilidade, da VIDA. Precisamos da Paz por que ela garante a preservao do Planeta na sua multiculturalidade e diversidades de todas as naturezas e nveis. d) A favor de que e de quem esto a Paz e a Guerra? A Paz est a servio de todos os seres do Planeta. As Guerras esto como sempre estiveram a servio de poucos, dos donos do poder e dos que lucram com a fabricao e a distribuio dos utenslios e tecnologias de destruio das guerras. Infelizmente, as Guerras vem sendo praticadas pelos fundamentalismos religiosos, quer judaico, quer cristo, quer muulmano-islamita; e pelos imprios econmicos atuais, que, sectariamente decidem os destinos no s das pessoas, mas do Planeta Terra. e) Como obteremos a Paz? Como deve ser essa educao para a Paz? A Paz s pode se instaurar como conseqncia de alguma educao crticoconscientizadora, como a que Paulo props: no creio em nenhum esforo chamado de educao para a Paz que, em lugar de desvelar o mundo das injustias o torna opaco e tenta miopizar as suas vtimas., repetindo o que ele disse em Paris, 1986. Fica claro que para Paulo a Paz no um dado dado, um fato intrinsecamente humano comum a todos os povos, de quaisquer culturas. Precisamos desde a mais tenra idade formar as crianas na Cultura da Paz, que necessita desvelar e no esconder, com criticidade tica, as prticas sociais injustas, incentivando a colaborao, a tolerncia com o diferente, o esprito de justia e da solidariedade.

Educao
Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 393, Maio/Ago. 2006

392

Nita Freire

A Paz tem sua grande possibilidade de concretizao atravs do dilogo freireano porque ele inscreveu na sua epistemologia crtica a inteno de atingi-la. O dilogo que busca o saber fazer a Paz na relao entre subjetividades entre si e com o mundo e a objetividade do mundo, isto , entre os cidados e a possibilida2 de da convivncia pacfica, a que autentica este indito-viavel . A educao pelo dilogo que forma homens e mulheres na e voltada para cultura da Paz, da solidariedade, da fraternidade, e da libertao humana. Em suma, para Paulo A Paz se cria, se constri na construo incessante da justia social.. Justia social que pode se fazer com a generosidade, a amorosidade e tolerncia freireana --- de sua gentidade embutida em sua obra e prxis --- levada a todos os povos, todos os gneros, todas as religies, todas as idades. Sem fome, sem falta de hospital e sade, sem falta de escolas e sem analfabetismo generalizado, sem falta de moradia e saneamento. Sem falta de comida e de entretenimento. Sem discriminaes, sem elitismos, sem autoritarismo e sem a 3 centralizao dessumanizante daqueles que se autodenominam os donos da democracia.

REFERNCIAS
DUSSEL, Enrique. tica da libertao: na idade da globalizao e da excluso. Petrpolis: Vozes, 2000. FESTER, Antonio Carlos Ribeiro. Justia e Paz Memrias da Comisso de So Paulo. So Paulo: Editora Loyola, 2005. FREIRE, Ana Maria Arajo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdio do corpo ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguau), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolnias e Gracias at os Severinos. 3 ed. So Paulo: INEP-Cortez, 2001. _____. Nita e Paulo crnicas de amor. Prefcio de Marta Suplicy. So Paulo: Olho Dgua, 1998. _____. (Org.) A pedagogia da libertao em Paulo Freire. So Paulo: Editora Unesp, 2001. (Srie Paulo Freire) FREIRE, Paulo; GUIMARES, Srgio. Aprendendo com a prpria histria II. So Paulo: Paz e Terra, 2000, p. 84 a 86.

Educao
Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 393, Maio/Ago. 2006

Educao para a paz segundo Paulo Freire


1

393

Vejam em Pedagogia da tolerncia o que Paulo entendia por tolerncia, pp.23 e 24; e Pedagogia da indignao, ambos publicados com minha organizao, pela Editora Unesp, em 2004, e 2000, respectivamente.
2

Ver respeito meus trabalhos sobre esta categoria freireana, entre outros em Paulo Freire, Pedagogia da esperana, So Paulo: Paz e Terra, 12 edio, 2005, Nota no. 1, p.205 a 207; Utopia e democracia: os inditos-viveis na educao cidad, in Jos Clovis de Azevedo (org.) Utopia e democracia na educao cidad, Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/Secretaria Municipal de Educao, 2000, pp 13 21. Estas so as categorias elegidas por mim para a anlise da produo do analfabetismo no Brasil. Ver meu livro Analfabetismo no Brasil, 3a. edio, So Paulo: Editora Cortez, 2001.

Educao
Porto Alegre RS, ano XXIX, n. 2 (59), p. 387 393, Maio/Ago. 2006

You might also like