You are on page 1of 3

Roteiro Aula 7: Nacionalidade e condio jurdica do brasileiro e do estrangeiro Nacionalidade - Estado x nao x nacionalidade (soberania do Estado - povo).

. - jus sanguinis x jus soli - Art. 12, CF/88. - poliptrida e aptrida. Natos x naturalizados Art. 12, 3; art. 5, LI; art. 80; art. 89, VII e art. 222, caput, CF/88. Art. 12, I, c: necessidade de retorno ao Brasil. Condio suspensiva (x resolutiva). Art. 2 da Lei 818/49 x art. 12, I, a: brasileiro que nasce no Brasil, tem um dos pais estrangeiro a servio do seu pas e outro brasileiro. Art. 12, 4, CF - perda da nacionalidade: - expressa ou tcita; - matrimnio pela mulher (?); - eleio de nacionalidade estrangeira e pena; - nacionalidade cancelada pode ser recuperada, efeitos ex nunc, retorno ao estado original. OBS: nacionalidade na Santa S: cardeais com residncia no Vaticano ou em Roma; pessoas por motivo de dignidade ou a servio do Vaticano com residncia fixa autorizada pelo Papa; descendentes, ascendentes, irmos e cnjuges do cidado vaticano. Naturalizao Ato discricionrio. Poder Executivo Ministro da Justia (arts. 111 a 121, EE). Requisitos de fundo para naturalizao: - vontade recproca do indivduo e do Estado; - ruptura com a nacionalidade anterior (se necessrio naturalizao x renncia a cidadania originria); - concesso de direitos a nova nacionalidade; boa conduta e residncia habitual. Declarao de nulidade da naturalizao: Ministrio da Justia (DL 941/69). Condio Jurdica do Estrangeiro DL 941/69 Decreto 66.689/70 Estatuto do estrangeiro: Lei 6815/80. Lei 6964/81 Decreto 86.715/81 Princpios: segurana nacional; organizao institucional; reciprocidade; interesses polticos, econmicos e culturais. Visto Requisito para permanncia temporria ou definitiva de estrangeiros em territrio nacional. Cortesia, e no um direito (art. 7, EE).

Brasil: imigrante x forasteiro temporrio x diplomata. Casos de dispensa de visto: naes amigas. No significa abertura a imigrao. Tipos: art. 4 EE. Direitos do estrangeiro no Brasil Direitos polticos e exerccio de atividade poltica: direitos no dispensados aos estrangeiros (arts. 14, 2 e art. 170, IX; 167, 1 CF; art. 107, EE). Exerccio profissional: art. 99 nico, EE. Advogado estrangeiro: exerccio depende de revalidao de seu diploma e inscrio na OAB (art. 8, 2 Lei 8906/94). Cargo pblico: art. 37, I, CF. Asilo poltico Acolhimento, por um Estado, de um estrangeiro perseguido, normalmente em seu territrio nacional, em razo de questes polticas. Deportao Art. 57 a 64, EE. Ato discricionrio (no cabe ao Judicirio a anlise do mrito). Entrada irregular de estrangeiro. Compete ao Departamento de Polcia Federal. Possibilidade de retorno. Competncia da justia federal para julgar crimes de ingresso irregular de estrangeiro (art. 109, X, CF). de competncia do Ministro da Justia ordenar a priso do deportando: contra tal medida cabe habeas corpus junto ao STJ (art. 105, I, c, CF). Expulso Arts. 65 a 75, EE. Ato discricionrio. Prtica de ato ilegal. Somente o Estado patrial tem o dever de receb-lo. Competncia do presidente mediante decreto. No caso de priso cabe habeas corpus ao STF (art. 102, I, d). Retorno? Mediante novo decreto. Art. 75, EE: casos em que no de procede a expulso. Extradio Arts. 76 a 94, EE. Direito penal: ordem pblica. Regra geral as sentenas estrangeiras penais no possuem fora executria. Estado requer a outro a entrega de um indivduo para julgamento tendo em vista a existncia de processo penal em seu territrio, e que o crime praticado punvel em ambos os Estados. Fundamentos: tratado firmado entre pases (gera obrigao) ou promessa de reciprocidade (presente na lei interna no gera obrigao). Asilo x extradio. Ato judicial: No Brasil cabe ao STF a anlise da extradio. O presidente do Supremo determina a autuao e a distribuio. O Ministro Relator determina a priso do extraditando (processo penal). A defesa do extraditando no deve adentrar ao mrito, mas se ater a sua identidade, a instruo do pedido ou a ilegalidade da extradio.

O Brasil admite a extradio de naturalizados em decorrncia da prtica de crime ou trfico de drogas anteriores a naturalizao. Compromissos do Estado requerente quando do deferimento da extradio: no o punir por fatos anteriores ao pedido de extradio (princpio da especialidade da extradio); descontar da pena o tempo de priso no Brasil (detrao); no aplicar pena de morte; no o entregar a outro Estado; no considerar a motivao poltica do crime praticado. Extradio dissimulada: arts. 63 e 75, I, Lei 6815/80: probem a deportao e a expulso sempre que semelhantes medidas impliquem extradio inadmitida pela lei brasileira. Competncia: STF, art. 101, I, g, CF/88. Requerida pela via diplomtica ou de Governo a Governo. OBS: - o extraditando ser entregue com todos os objetos (?) encontrados em seu poder. - o Brasil pode permitir o trnsito, em seu territrio, de extraditando por um Estado a pedido de outro. - extraditando entregue, torna-se fugitivo e retorna ao Brasil (?). - negativa da extradio faz coisa julgada (?). - extradio de nacionais (?). - extradio de um indivduo requerida por mais de um Estado (?). Bibliografia DOLINGER, Jacob. Direito Internacional Privado. 7. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. REZEK, J.F. Direito Internacional Pblico. Curso Elementar. 9. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. STRENGER, Irineu. Direito Processual Internacional. So Paulo: LTr, 2003.

You might also like