You are on page 1of 4

PROJOVEM

Fundamentos da Agroecologia
A Agroecologia Cincia multidisciplinar, Prope produo limpa E sustentabilidade j. Traz para a agricultura Profundidade e beleza, Pensamento Ecolgico, Dilogo com a Natureza. Trata causas e no sintomas Nas questes estudadas, Suas bases cientficas Sero aqui apresentadas: Leis da adubao, Nutrio mineral, O solo como ser vivo, Tecnologia tropical, Teoria da trofobiose, A gua e suas questes, Sociologia vegetal, Espontneas sucesses. Com viso sistmica, Estudemos esses temas, Na viva perspectiva De solucionar problemas.

Laissa Gabriela, Geylane, Danielle, Regina

PROJOVEM

A Agroecologia uma nova abordagem da agricultura que integra diversos


aspectos agronmicos, ecolgicos e socioeconmicos, na avaliao dos efeitos das tcnicas agrcolas sobre a produo de alimentos e na sociedade como um todo.

Agroecologia representa um conjunto de tcnicas e conceitos que surgiu em meados dos anos 90 e visa a produo de alimentos mais saudveis e naturais. Tem como princpio bsico o uso racional dos recursos naturais. A evoluo para essa forma de produo foi gradual, iniciando-se no fim da 1 Guerra Mundial, quando surgiam na Europa as primeiras preocupaes com a qualidade dos alimentos consumidos pela populao. Os primeiros movimentos de agricultura nativa surgiram respectivamente na Inglaterra (Agricultura Orgnica) e na ustria (Agricultura Biodinmica). Naquela poca, as idias da Revoluo Industrial influenciavam a agricultura criando modelos baseados na produo em srie e sem diversificao. Aps a 2 Guerra Mundial, a agricultura sofreu um novo incremento, uma vez que o conhecimento humano avanava nas reas da qumica industrial e farmacutica. Logo depois desta fase, com o objetivo de reconstruir pases destrudos e dar base a um crescente aumento populacional, surgiram os adubos sintticos e agrotxicos seguidos, posteriormente, das sementes geneticamente melhoradas. A produo cresceu e houve grande euforia em todo o setor agrcola mundial, que passou a ser conhecido como Revoluo Verde. Por outro lado, duvidava- se que esse modelo de desenvolvimento fosse perdurar, pois ele negava as leis naturais. Neste contexto, surgiram em todas as partes do mundo movimentos que visavam resgatar os princpios naturais, a exemplo da agricultura natural (Japo), da agricultura regenerativa (Frana), da agricultura biolgica (Estados Unidos), alm das formas de produo j existentes, como a biodinmica e a orgnica. Os vrios movimentos tinham princpios semelhantes e passaram a ser conhecidos como agricultura orgnica. Nos anos 90, este conceito ampliouse e trouxe uma viso mais integrada e sustentvel entre as reas de produo e preservao, procurando resgatar o valor social da agricultura e passando a ser conhecida como Agroecologia.

Laissa Gabriela, Geylane, Danielle, Regina

PROJOVEM

Laissa Gabriela, Geylane, Danielle, Regina

PROJOVEM

AGROECOLOGIA

Laissa Gabriela, Geylane, Danielle, Regina

You might also like