You are on page 1of 101

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

a Queridos alunos, No decorrer do curso faltou falar sobre PIS - PASEP. Assim, apresento esta aula extra e aproveito para colocar um revisional de exerccios de diversas bancas e da FCC, apresentando uma aula do curso 2000 questes. Vamos ao estudo! PIS/PASEP: A lei complementar 07/70 expressa ao retirar o carter salarial do PIS. O abono do PIS uma parcela de natureza no-salarial. O abono do PIS assegurado a quem for cadastrado no PIS PASEP h cinco anos, tenham recebido de empregadores contribuintes do PISPASEP, remuneraes mensais de at dois salrios-mnimos mdios durante o ano base que for considerado para a atribuio do benefcio. E, ainda, exige-se que eles tenham exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias consecutivos ou no no ano-base considerado para apurao. Lei 7998/90 Art. 9 assegurado o recebimento de abono salarial no valor de um salrio mnimo vigente na data do respectivo pagamento, aos empregados que: I - tenham percebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integrao Social (PIS) ou para o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (Pasep), at 2 (dois) salrios mnimos mdios de remunerao mensal no perodo trabalhado e que tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 (trinta) dias no ano-base; II - estejam cadastrados h pelo menos 5 (cinco) anos no Fundo de Participao PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional do Trabalhador. Pargrafo nico. No caso de beneficirios integrantes do Fundo de Participao PIS-Pasep, sero computados no valor do abono salarial os rendimentos proporcionados pelas respectivas contas individuais.

www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Lei complementar 7/70: Principais artigos: Art. 2 - O Programa de que trata o artigo anterior ser executado mediante Fundo de Participao, constitudo por depsitos efetuados pelas empresas na Caixa Econmica Federal. Pargrafo nico - A Caixa Econmica Federal poder celebrar convnios com estabelecimentos da rede bancria nacional, para o fim de receber os depsitos a que se refere este artigo. Art. 10 - As obrigaes das empresas, decorrentes desta Lei, so de carter exclusivamente fiscal, no gerando direitos de natureza trabalhista nem incidncia de qualquer contribuio previdencria em relao a quaisquer prestaes devidas, por lei ou por sentena judicial, ao empregado. Pargrafo nico - As importncias incorporadas ao Fundo no se classificam como rendimento do trabalho, para qualquer efeito da legislao trabalhista, de Previdncia Social ou Fiscal e no se incorporam aos salrios ou gratificaes, nem esto sujeitas ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza. O Programa de Integrao Social (PIS) e o Programa de Formao do Patrimnio do Servidor (PASEP) foram unificados pela Lei Complementar 26/75. Assim, tanto para as aes que envolvem os empregados pblicos celetistas e os empregados de empresas privadas, em se tratando de aes derivadas do cadastramento do PIS-PASEP a competncia ser da Justia do Trabalho. A smula 300 do TST estabelece a competncia da Justia do Trabalho para processar e julgar as aes ajuizadas por empregados em face de empregadores relativas ao cadastramento no PIS.

www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Questes Objetivas: QUESTO 1101 (CESGRANRIO/EPE/ADVOGADO/2010) De acordo com a legislao e smula do TST, a estabilidade garantida ao empregado de empresa pblica e ao empregado de sociedade de economia mista, admitido mediante aprovao em concurso pblico, prevista no art. 41 da CF. Comentrios: ERRADA. A questo abordou a estabilidade absoluta. A Estabilidade do art. 41 da CF/88 a estabilidade do servidor pblico que por trs anos ficou em exerccio efetivo do cargo. O erro da assertiva que tal estabilidade no foi assegurada aos empregados de empresa pblica e de Sociedade de Economia Mista, conforme estabelece a Smula 390 do TST.

Estabilidade Absoluta

Art. 492 da CLT

Art. 41 da CF/88

Art. 19 da ADCT

a1) Art. 492 da CLT Decenal: Trata-se da estabilidade daquele empregado que tinha mais de dez anos de efetivo exerccio antes da CF/88 e que por isso tinha o direito estabilidade definitiva, mais conhecida como estabilidade decenal. a2) Art. 41 da CRFB: a estabilidade do servidor pblico que adquirida atravs do efetivo exerccio aps trs anos. a3) Art. 19 da ADCT: Este artigo garante estabilidade ao empregado pblico aps cinco anos de prestao de servios contnuos a estes rgos, antes da vigncia da CF/88.

www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva

Smula 390 do TST I - O servidor pblico celetista da administrao direta, autrquica ou fundacional beneficirio da estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988. II - Ao empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, ainda que admitido mediante aprovao em concurso pblico, no garantida a estabilidade prevista no art. 41 da CF/1988. QUESTO 1102 (FCC - Analista Judicirio rea Judiciria - TRT 14/2011) Durante o perodo aquisitivo de frias empregado que deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por trinta e cinco dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, no ter direito a frias. Comentrios: CERTA (art. 133 da CLT). Art. 133 da CLT - No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: I - deixar o emprego e no for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subseqentes sua sada; II - permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 (trinta) dias; III - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; e IV - tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos. 1 - A interrupo da prestao de servios dever ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social. 2 - Iniciar-se- o decurso de novo perodo aquisitivo quando o empregado, aps o implemento de qualquer das condies previstas neste artigo, retornar ao servio.

www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3 Para os fins previstos no inciso III deste artigo a empresa comunicar ao rgo local do Ministrio do Trabalho, com antecedncia mnima de 15 (quinze) dias, as datas de incio e fim da paralisao total ou parcial dos servios da empresa, e, em igual prazo, comunicar, nos mesmos termos, ao sindicato representativo da categoria profissional, bem como afixar aviso nos respectivos locais de trabalho. QUESTO 1103 (CESGRANRIO - 2005 - Petrobrs - Advogado) Sobre o contrato de trabalho, ele pode ser celebrado pela mulher casada, presumindo-se autorizado seu trabalho, e, em caso de oposio conjugal, poder a mulher recorrer ao suprimento da autoridade judiciria competente. Comentrios: ERRADA. No h que se falar em autorizao do marido para que a mulher casada venha a celebrar um contrato de trabalho. A Constituio Federal de 1988 igualou homens e mulheres em direitos e obrigaes (art. 5, I da CF/88). QUESTO 1104 (CESPE/TRT 1a Regio/Analista Judicirio/Execuo de Mandados) A transferncia para o perodo diurno de trabalho no implica a perda do direito ao adicional noturno. Comentrios: ERRADA (Smula 265 do TST). A transferncia do perodo noturno de trabalho para o perodo diurno implica na perda do adicional noturno, no acarretando alterao contratual lesiva ao empregado. Portanto, no h que se falar em ofensa ao art. 468 da CLT. O adicional noturno no se incorpora de forma definitiva ao contrato de trabalho. Assim, o empregado o receber enquanto estiver trabalhando no perodo noturno. Em relao ao trabalho noturno bom relembrar as principais smulas do TST, porque estes temas so campees de prova: Smula 265 do TST A transferncia para o perodo diurno de trabalho implica na perda do adicional noturno. Smula 65 do TST O vigia noturno tem direito hora reduzida de 52 minutos e 30 segundos. Smula 60 do TST I - O adicional noturno pago com habitualidade integra o salrio do empregado para todos os efeitos.
www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva II - Cumprida integralmente a jornada no perodo noturno e prorrogada esta, devido tambm o adicional quanto s horas prorrogadas. QUESTO 1105 Questo (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Paulo possua uma casa de campo, situada em regio rural da cidade de Muzambinho MG, onde costumava passar todos os finais de semana e as frias com a sua famlia. Contratou Francisco para cuidar de algumas cabeas de gado destinadas venda de carne e de leite ao mercado local. Francisco trabalhava com pessoalidade e subordinao, de segunda a sbado, das 11h s 21h, recebendo um salrio mnimo mensal. Dispensado sem justa causa, ajuizou reclamao trabalhista em face de Paulo, postulando o pagamento de horas extraordinrias, de adicional noturno e dos respectivos reflexos nas verbas decorrentes da execuo e da ruptura do contrato de trabalho. Aduziu, ainda, que no era observada pelo empregador a reduo da hora noturna. Diante dessa situao hipottica e considerando que as verbas postuladas no foram efetivamente pagas pelo empregador, julgue: Francisco tem direito ao pagamento de horas extraordinrias, mas no lhe assiste o direito ao pagamento de adicional noturno, j que no houve prestao de servios entre as 22h de um dia e s 5h do dia seguinte. Comentrios: ERRADA. O horrio noturno do empregado rural que trabalhe na pecuria de 20 horas at as 04 horas do dia seguinte. Assim, Francisco ter direito a receber o adicional noturno de 25% sobre a hora diurna. A CF/88 no estabelece o percentual do adicional noturno, o que feito pela CLT para o empregado urbano (art. 73) e pela Lei do Trabalho Rural para o empregado rural (art. 7 da Lei 5.889/73). H distines entre o trabalho noturno do empregado urbano e o trabalho noturno do empregado urbano. O art. 73 da CLT estabelece o horrio noturno dos trabalhadores urbanos, como aquele compreendido entre 22 e 5 horas do dia seguinte. Fixa o adicional noturno em 20% sobre a hora diurna e estabelece a hora noturna reduzida em que cada hora noturna trabalhada ser computada como de 52 minutos e 30 segundos e no como 1 hora.

www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O art. 7 da Lei 5.889/73 considera trabalho noturno do empregado rural o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuria. O pargrafo nico estabelece que o adicional ser de 25%.

Trabalho Noturno Rural

Lavoura 21 e 5 h

Rural 60 minutos Adicional

Pecuria 20 e 4 h

QUESTO 1106 (FCC - TRT 20 Regio Tcnico Judicirio - rea Administrativa - 2011) Considere a seguinte assertiva a respeito da Comisso Interna de Preveno de Acidentes: Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. Comentrios: CERTA (art. 164 da CLT). A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) ser composta de representantes da empresa e dos empregados, os primeiros so designados pelo empregador e os representantes de empregados titulares e suplentes so eleitos em escrutnio secreto. O mandato dos membros eleitos da CIPA ser de um ano, sendo permitida uma reeleio, o presidente da CIPA ser escolhido pelo empregador e o vice-presidente eleito pelos empregados.
www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 164 da CLT Cada CIPA ser composta de representantes da empresa e dos empregados, de acordo com os critrios que vierem a ser adotados na regulamentao de que trata o pargrafo nico do artigo anterior. 1 - Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, sero por eles designados. 2 - Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. 3 - O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de 1 (um) ano, permitida uma reeleio. 4 - O disposto no pargrafo anterior no se aplicar ao membro suplente que, durante o seu mandato, tenha participado de menos da metade do nmero da reunies da CIPA. 5 - O empregador designar, anualmente, dentre os seus representantes, o Presidente da CIPA, e os empregados elegero, dentre eles, o Vice-Presidente. Os representantes dos empregados titulares ou suplentes tero estabilidade provisria prevista no art. 10, II, ado ADCT. Ao passo que os representantes indicados pelos empregadores no faro jus a esta estabilidade. QUESTO 1107 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Relativamente alterao do contrato de trabalho, julgue: o empregador pode, sem a anuncia do empregado cujo contrato tenha como condio, implcita ou explcita, transferi-lo, com mudana de domiclio, para localidade diversa da que resultar do contrato, no caso de real necessidade do servio. Comentrios: CERTA. Art. 469 da CLT - Ao empregador vedado transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio.

www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 1 - No esto compreendidos na proibio deste artigo os empregados que exeram cargos de confiana e aqueles cujos contratos tenham como condio, implcita ou explcita, a transferncia, quando esta decorra de real necessidade de servio. Smula 43 do TST Presume-se abusiva a transferncia de que trata o 1 do art. 469 da CLT, sem comprovao da necessidade do servio 2 - licita a transferncia quando ocorrer extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. 3 - Em caso de necessidade de servio o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, no obstante as restries do artigo anterior, mas, nesse caso, ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situao. QUESTO 1108 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) O sindicato dos empregados de empresa de transporte e o sindicato das empresas de transporte firmaram conveno coletiva, na qual foi estipulado aviso prvio de 60 dias por tempo de servio, no caso de dispensa sem justa causa. Dois meses depois de esse instrumento normativo estar em vigor, o motorista Slvio de Albuquerque foi despedido imotivadamente pela Transportadora Carga Pesada Ltda. Em virtude de no ter a CTPS assinada e de no terem sido pagas suas verbas rescisrias, Slvio ajuizou ao trabalhista, pleiteando o reconhecimento do vnculo de emprego, assim como o pagamento das verbas rescisrias, observando-se o aviso prvio de 60 dias, bem como a projeo de 2/12 nas suas frias proporcionais, 13 proporcional e FGTS, alm da contagem desse perodo no registro do termo final do contrato em sua CTPS. Em contestao, a transportadora impugnou a pretenso de Slvio, sob o argumento de que ele era autnomo e, ainda que no o fosse, o instituto do aviso prvio, tal como previsto no art. 7, XXI, da CRFB, de trinta dias, inexistindo lei que o regulamente. Argumentou, ainda, que conveno coletiva no lei em sentido formal e que, portanto, seria invlida a regulamentao da Constituio por meio da autonomia coletiva sindical. Com base na situao acima descrita, correto afirmar que Slvio

www.pontodosconcursos.com.br

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva a) no faz jus ao aviso prvio de 60 dias, uma vez que o art. 7, XXI, da CRFB norma de eficcia limitada, inexistindo lei que a regulamente. b) faz jus ao aviso prvio de 60 dias, uma vez que o art. 7, XXI, da CRFB no empecilho para a ampliao do perodo de 30 dias por meio de norma coletiva. c) no faz jus ao aviso prvio de 60 dias, uma vez que no teve a CTPS assinada. d) faz jus ao aviso prvio de 60 dias, uma vez que era trabalhador autnomo. Comentrios: LETRA B. A norma coletiva poder ampliar o rol de direitos previstos para o empregado, podendo estabelecer um prazo maior para o aviso prvio. importante lembrar que o prazo do aviso prvio foi ampliado por lei atravs de uma gradao de trs dias para cada ano de servio, at o prazo mximo de 60 dias.
LEI N 12.506, DE 11 DE OUTUBRO DE 2011. Dispe sobre o aviso prvio e d outras providncias. A PRESIDENTA DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o O aviso prvio, de que trata o Captulo VI do Ttulo IV da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, ser concedido na proporo de 30 (trinta) dias aos empregados que contem at 1 (um) ano de servio na mesma empresa.Pargrafo nico. Ao aviso prvio previsto neste artigo sero acrescidos 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias.

QUESTO 1109 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao ao contrato de aprendizagem, julgue: um contrato especial de trabalho que pode ser ajustado de forma expressa ou tcita. Comentrios: ERRADA. O contrato de aprendizagem dever ser escrito conforme estabelece o caput do art. 428 da CLT.

www.pontodosconcursos.com.br

10

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 428 da CLT Contrato de aprendizagem o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem formao tcnico-profissional metdica, compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligncia as tarefas necessrias a essa formao. QUESTO 1110 (CESPE/PGE/PB/Procurador/2008) vedada a dispensa da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at o trmino do perodo de 180 dias da licena-maternidade. Comentrios: ERRADA. A Constituio Federal de 1988 estabelece a garantia de emprego desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. Art. 10 - At que seja promulgada a lei complementar a que se refere o Art. 7, I, da Constituio: I - fica limitada a proteo nele referida ao aumento, para quatro vezes, da porcentagem prevista no Art. 6, caput e 1, da Lei 5.107, de 13 de setembro de 1966; II - fica vedada a dispensa arbitrria ou sem justa causa: a) do empregado eleito para cargo de direo de comisses internas de preveno de acidentes, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato; b) da empregada gestante, desde a confirmao da gravidez at cinco meses aps o parto. QUESTO 1111 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao ao contrato de aprendizagem, julgue: Salvo condio mais favorvel, ao menor aprendiz deve ser assegurado o salrio mnimo hora. Comentrios: CERTA. Art. 428 2o Ao menor aprendiz, salvo condio mais favorvel, ser garantido o salrio mnimo hora. QUESTO 1112 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao ao contrato de aprendizagem, julgue: A durao do trabalho do aprendiz no pode exceder de quatro horas dirias, sendo vedada a prorrogao e a compensao de jornada.

www.pontodosconcursos.com.br

11

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: ERRADA (art. 432 da CLT). Art. 432 da CLT A durao do trabalho do aprendiz no exceder de seis horas dirias, sendo vedadas a prorrogao e a compensao de jornada. 1o O limite previsto neste artigo poder ser de at oito horas dirias para os aprendizes que j tiverem completado o ensino fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas aprendizagem terica. QUESTO 1113 (CESPE/BACEN/Procurador/2009) A contratao de trabalhadores por empresa interposta legal e no forma vnculo diretamente com o tomador dos servios. Comentrios: ERRADA. A Smula 331 do TST estabelece em seu inciso I que a contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios. Smula 331, I do TST A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei 6.019, de 03.01.1974). QUESTO 1114 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Joo da Silva decidiu ampliar o seu consultrio mdico e, para isso, contratou o servio do empreiteiro Vivaldo Fortuna. Ambos ajustaram o valor de R$ 5.000,00, cujo pagamento seria feito da seguinte maneira: metade de imediato e a outra metade quando do encerramento do servio. Logo no incio dos trabalhos, Vivaldo contratou os serventes Reginaldo Nonato e Simplcio de Deus, prometendo-lhes o pagamento de um salrio mnimo mensal. Ocorre que, passados trs meses, Reginaldo e Simplcio nada receberam. Tentaram entrar em contato com Vivaldo, mas este tinha desaparecido. Por conta disso, abandonaram a obra e ajuizaram uma ao trabalhista em face de Joo da Silva, pleiteando os trs meses de salrios atrasados, alm das verbas resilitrias decorrentes da resciso indireta provocada por Vivaldo. Diante desse caso concreto, correto afirmar que Joo da Silva a) deve ser condenado a pagar os salrios atrasados e as verbas resilitrias decorrentes da resciso indireta, uma vez que o sucessor trabalhista de Vivaldo Fortuna.

www.pontodosconcursos.com.br

12

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) deve ser condenado a pagar apenas os salrios atrasados, mas no as verbas resilitrias, uma vez que no foi ele quem deu causa resciso indireta. c) no deve ser condenado a pagar os salrios atrasados e as verbas resilitrias decorrentes da resciso indireta, uma vez que a obra no foi devidamente encerrada. d) no deve ser condenado a pagar os salrios atrasados e as verbas resilitrias decorrentes da resciso indireta, uma vez que o dono da obra e no desenvolve atividade de construo ou incorporao. Comentrios: LETRA D. O mdico Joo da Silva dono da obra, uma vez que ele no sendo empresa construtora ou incorporadora no ter responsabilidade porque a OJ 191 do TST estabelece que neste caso o contrato de empreitada de construo civil entre o dono da obra e o empreiteiro no ensejar a responsabilidade solidria ou subsidiria nas obrigaes trabalhistas contradas pelo empreiteiro. OJ 191 da SDI 1 do TST Diante da inexistncia de previso legal especfica, o contrato de empreitada de construo civil entre o dono da obra e o empreiteiro no enseja responsabilidade solidria ou subsidiria nas obrigaes trabalhistas contradas pelo empreiteiro, salvo sendo o dono da obra uma empresa construtora ou incorporadora. QUESTO 1115 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) No contexto da teoria das nulidades do contrato de trabalho, configurado o trabalho ilcito, devido ao empregado somente o pagamento da contraprestao salarial pactuada. Comentrios: ERRADA. O contrato de trabalho um negcio jurdico, ento, para a sua formao devero estar presentes os requisitos ou elementos jurdico-formais previstos no art. 104 do Cdigo Civil. Art. 104 do CC A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II objeto determinvel; lcito, possvel, determinado ou

III - forma prescrita ou no defesa em lei.


www.pontodosconcursos.com.br

13

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A validade de um contrato de trabalho est adstrita ao preenchimento de requisitos estabelecidos pelo art. 104 do Cdigo Civil. Em relao capacidade no tocante figura do empregado, o art. 402 da CLT estabelece que a capacidade plena trabalhista para os atos da vida civil inicia-se aos 18 anos de idade. Entre 16 e 18 anos situa-se a capacidade relativa do empregado para atos da vida civil. Caso o contrato seja de aprendizagem a idade mnima ser de 14 anos de idade. oportuno frisar que o empregado menor de 14 anos que firme um contrato de trabalho est na verdade em uma relao de trabalho proibida e no de trabalho ilcito. Observem a distino: Ilcito o trabalho que compe um tipo legal penal ou concorre diretamente para ele. Proibido ou irregular o trabalho que se realiza em desconformidade dom norma imperativa que veda o trabalho em certas circunstncias. O objeto de um negcio jurdico dever estar em conformidade com a lei, pois se ele estiver contrrio lei ser ilcito e, portanto nulo ser o negcio jurdico celebrado com tal objeto. O objeto, alm de ser lcito ter que ser possvel e determinado ou determinvel ao menos pelo gnero e quantidade. A regra geral nega plenos efeitos ao trabalho ilcito. Portanto, a questo est errada porque o empregado no far jus ao recebimento de verbas trabalhistas. Exemplificando: Podemos citar um negcio jurdico celebrado cujo objeto seja o jogo do bicho, este objeto contrrio lei, pois o jogo do bicho uma atividade ilcita, portanto nulo ser tal negcio jurdico, devido ilicitude de seu objeto. O reconhecimento de vnculo de emprego (contrato de trabalho) de um apontador de jogo de bicho com o tomador de seus servios no possvel na justia do trabalho por tratar-se de exerccio de atividade ilcita.

www.pontodosconcursos.com.br

14

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A jurisprudncia do TST (OJ 199 da SDI-I) considera nula tal forma de prestao de servios, devido ilicitude de seu objeto. OJ 199 SDI-1 TST JOGO DO BICHO. CONTRATO DE TRABALHO. NULIDADE. OBJETO ILCITO. ARTS. 82 E 145 DO CDIGO CIVIL QUESTO 1116 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) No contexto da teoria das nulidades do contrato de trabalho, o trabalho do menor de 16 (dezesseis) anos de idade, que no seja aprendiz, modalidade de trabalho ilcito, no gerando qualquer efeito. Comentrios: ERRADA. H que se fazer distino entre o trabalho proibido e o trabalho ilcito, conforme mencionado na questo anterior. Desde j ressalto que o trabalho do menor de 16 anos de idade modalidade de trabalho proibido. O menor far jus ao recebimento de todas as verbas trabalhistas uma vez que ele colocou a sua fora de trabalho disposio do seu empregador e esta no poder ser devolvida. QUESTO 1117 (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2006) Analise as proposies relativas CLT e assinale, a seguir, a opo correta. I. Ser obrigatria a notificao de doena produzida em virtude das condies especiais de trabalho, ainda que seja por suspeio, de conformidade com as instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho. II. As edificaes devero obedecer, e acordo com a viabilidade econmica, aos requisitos tcnicos que garantam perfeita segurana aos que nelas trabalhem. III. Os locais de trabalho devero ter, no mnimo, 3 (trs) metros de p-direito, em geral, assim considerada a altura livre do piso ao teto. IV. Em caso de reincidncia, embarao ou resistncia fiscalizao, emprego de artifcio ou simulao com o objetivo de fraudar a lei, a multa ser aplicada em seu valor mximo dobrado. a) Todas as proposies esto erradas. b) Todas as proposies esto corretas. c) Apenas uma proposio est correta. d) Apenas duas proposies esto corretas. e) Apenas trs proposies esto corretas.

www.pontodosconcursos.com.br

15

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra D. A assertiva I est correta, pois retrata o que dispe o art. 169 da CLT, uma vez que as doenas produzidas em virtude de condies especiais de trabalho comprovadas ou objeto de suspeita devero ser obrigatoriamente notificadas de acordo com as instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho. Art. 169 da CLT Ser obrigatria a notificao das doenas profissionais e das produzidas em virtude de condies especiais de trabalho, comprovadas ou objeto de suspeita, de conformidade com as instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho. A assertiva II est incorreta porque o art. 170 da CLT no menciona a expresso viabilidade econmica. Art. 170 da CLT As edificaes devero obedecer aos requisitos tcnicos que garantam perfeita segurana aos que nelas trabalhem. A assertiva III est correta porque o art. 171 da CLT menciona expressamente o que diz a assertiva. Art. 171 da CLT Os locais de trabalho devero ter, no mnimo, 3 (trs) metros de p-direito, assim considerada a altura livre do piso ao teto. Pargrafo nico - Poder ser reduzido esse mnimo desde que atendidas as condies de iluminao e conforto trmico compatveis com a natureza do trabalho, sujeitando-se tal reduo ao controle do rgo competente em matria de segurana e medicina do trabalho. O art. 201, pargrafo nico da CLT no fala valor mximo dobrado conforme erroneamente dispe a assertiva IV. Art. 201 da CLT Pargrafo nico - Em caso de reincidncia, embarao ou resistncia fiscalizao, emprego de artifcio ou simulao com o objetivo de fraudar a lei, a multa ser aplicada em seu valor mximo.

www.pontodosconcursos.com.br

16

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1118 (Advogado IRB 2006) Interpretao gramatical a) A ampliao do sentido da regra jurdica, quando o operador do direito conclui que o legislador menos disse do que pretendia. b) A comparao de regras de um mesmo sistema jurdico, em suas vrias expresses normativas, de modo a compatibiliza-se o sentido buscado pelo intrprete. c) O recurso a outras normas de um mesmo sistema jurdico, de modo que o intrprete possa suprir aparente omisso no ordenamento jurdico. d) A busca do significado dos termos e expresses da regra jurdica, de modo a aclarar-lhe, filologicamente, o sentido. e) A pesquisa dos antecedentes legislativos, das razes e objetivos que determinaram a sua integrao ao ordenamento positivo, de maneira a objetivar-se um significado razovel para a regra jurdica. Comentrios: Letra D. Interpretar uma norma jurdica descobrir o seu sentido e alcance para aplic-la aos casos concretos solucionando, assim os conflitos de interesses entre as partes. Existem vrios mtodos de interpretao da norma jurdica. So eles: a) Gramatical ou Literal: Atravs deste mtodo busca-se verificar o alcance das palavras, ou seja, o sentido literal das palavras contidas na norma jurdica. tambm denominado de mtodo semntico ou filolgico. b) Lgico: Busca-se desvendar o sentido e o alcance da norma atravs de raciocnios lgicos, ou seja, estabelece-se uma conexo entre os vrios textos da lei a ser interpretado. c) Histrico: Busca-se a origem histrica da norma, ou seja, as causas que ditaram a sua formao, o seu processo legislativo, os fatos que deram origem a ela, dentre outros. d) Sistemtico: Este mtodo analisa a norma em seu conjunto buscando verificar o sistema no qual ela est inserida para determinar o seu sentido e alcance. e) Teleolgico ou finalstico: tambm conhecido como mtodo sociolgico, nele o intrprete busca averiguar os fins sociais a que a norma se prope. A ampliao do sentido da regra jurdica, quando o operador do direito conclui que o legislador disse menos do que pretendia dizer denomina-se interpretao ampliativa ou extensiva.

www.pontodosconcursos.com.br

17

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A comparao de regras de um mesmo sistema jurdico, em suas vrias expresses normativas, de modo a compatibilizar-se o sentido buscado pelo intrprete denomina-se interpretao lgica. O recurso a outras normas de um mesmo sistema jurdico, de modo que o intrprete possa suprir aparente omisso no ordenamento jurdico denomina-se integrao. Como exemplo de integrao, podemos citar a analogia que o preenchimento das lacunas mediante recursos da prpria fonte que se mostra incompleta. Denomina-se interpretao literal ou gramatical a busca do significado dos termos e expresses da regra jurdica, de modo a aclarar-lhe, filologicamente, o sentido. Portanto est correta a letra d. A pesquisa dos antecedentes legislativos, das razes e objetivos que determinaram a sua integrao ao ordenamento positivo, de maneira a objetivar-se um significado razovel para a regra jurdica denomina-se interpretao histrica. QUESTO 1119 (FCC - Analista Judicirio Area Judiciria - TRT 14/2011) Durante o perodo aquisitivo de frias empregado que deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por sessenta dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa. De acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, no ter direito a frias. Comentrios: CERTA. Art. 133 da CLT - No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: I - deixar o emprego e no for readmitido dentro de 60 (sessenta) dias subseqentes sua sada; II - permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 (trinta) dias; III - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 (trinta) dias, em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa; e IV - tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 (seis) meses, embora descontnuos.
www.pontodosconcursos.com.br

18

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1120 (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Julgue a alternativa em relao ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS. Na hiptese de falecimento do empregado, o saldo de sua conta vinculada do FGTS deve ser pago ao representante legal do esplio, a fim de que proceda partilha entre todos os sucessores do trabalhador falecido. Comentrios: ERRADA. O saldo ser pago aos dependentes habilitados perante a Previdncia Social. Art. 20 da Lei 8036/90 A conta vinculada do trabalhador no FGTS poder ser movimentada nas seguintes situaes: IV falecimento do trabalhador, sendo o saldo pago a seus dependentes, para esse fim habilitados perante a Previdncia Social, segundo o critrio adotado para a concesso de penses por morte. Na falta de dependentes, faro jus ao recebimento do saldo da conta vinculada os seus sucessores previstos na lei civil, indicados em alvar judicial, expedido a requerimento do interessado, independente de inventrio ou arrolamento; QUESTO 1121 (ESAF AFT 2003) Normas jurdicas emanadas da Conferncia Internacional da OIT com propsito de fixar regras gerais e de feio obrigatria para os Estados deliberantes que participam de seu ordenamento interno, observados os ditames constitucionais pertinentes. 2. Normas da OIT de carter precrio e facultativo, que no criam direitos e obrigaes, pois, em face do nmero insuficiente de adeses, no lograram transformar-se em Conveno. A par disso, passa a ter validade apenas como mera indicao ao Estado em ordem a orientar seu direito interno. Est-se falando respectivamente de: a) Convenes e Recomendaes Internacionais. b) Tratados e Convenes Internacionais. c) Convenes e Declaraes Internacionais. d) Convenes e Resolues Internacionais. e) Regulamentos e Convenes Internacionais. Comentrios: Est correta a letra a, porque a Conferncia Internacional do Trabalho tem como competncia regulamentar as questes ligadas ao Direito do Trabalho e para desenvolver tal funo utiliza-se de trs instrumentos:

www.pontodosconcursos.com.br

19

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva a) Conveno: Trata-se de acordo internacional, sendo ato jurdico celebrado entre dois ou mais Estados, ou Associaes de Estados com personalidade de Direito Internacional, destinado a produzir efeito jurdico sobre determinado objeto. So tratados-leis, multilaterais e abertos que visam regulamentar determinadas relaes sociais (Arnaldo Sussekind). b) Recomendao: As recomendaes criam para os Estados-membros da OIT certas obrigaes. As convenes e as recomendaes so expedidas pela Conferncia Internacional do Trabalho, rgo supremo da OIT. c) Resoluo: As resolues no criam obrigaes para os Estadosmembros. QUESTO 1122 (ESAF AFT - 2003) No que tange composio da OIT, correto afirmar que: a) composta de dois rgos, a saber: Conferncia ou Assemblia Geral e a Repartio Internacional do Trabalho. b) composta de dois rgos, a saber: Conferncia ou Assemblia Geral e Departamento Internacional do Trabalho. c) composta de trs rgos, a saber: Conferncia ou Assemblia Geral, Conselho de Administrao e Departamento Internacional do Trabalho. d) composta de trs rgos, a saber: Conferncia ou Assemblia Geral, Conselho de Administrao e Repartio Internacional do Trabalho. e) composta de trs rgos, a saber: Conferncia ou Conselho Geral, Repartio Internacional do Trabalho e Corte de Administrao. Comentrios: LETRA D. A Organizao Internacional do Trabalho (OIT) foi criada pelo Tratado de Versalhes em 1919, como organizao permanente, constituda pelos Estados-membros, sendo considerada pessoa jurdica de direito internacional. A estrutura bsica da OIT constituda pelos seguintes rgos: a) Conferncia Internacional do Trabalho (Assemblia); b) Conselho de Administrao; c) Repartio Internacional do Trabalho (Bureau Internacional do Trabalho).

www.pontodosconcursos.com.br

20

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1123 (ESAF AFT 1998) O instrumento normativo da Organizao Internacional do Trabalho que tem por caracterstica elencar as condies de trabalho que mereceriam ser adotadas pelo legislador de cada pas membro a (o) a) Conveno b) Recomendao c) Resoluo d) Tratado e) Acordo Comentrios: Letra B. A Organizao Internacional do Trabalho (OIT) foi criada pelo Tratado de Versalhes em 1919, como organizao permanente, constituda pelos Estados-membros, sendo considerada pessoa jurdica de direito internacional. A Conferncia Internacional do Trabalho, um dos rgos da OIT, tem como competncia regulamentar as questes ligadas ao Direito do Trabalho e para desenvolver tal funo utiliza-se das convenes, das recomendaes e das resolues. Segundo Arnaldo Sussekind a conveno um acordo internacional, sendo ato jurdico celebrado entre dois ou mais Estados, ou Associaes de Estados com personalidade de Direito Internacional, destinado a produzir efeito jurdico sobre determinado objeto. As Convenes so ratificadas pelos Estados-membros. As Recomendaes devem ser submetidas autoridade competente para legislar sobre determinada matria a qual poder tomar a deciso que melhor entender. Ao passo que as resolues no acarretam quaisquer obrigaes ainda que de ndole formal para os Estados-membros. Portanto, o instrumento normativo da Organizao Internacional do Trabalho que tem por caracterstica elencar as condies de trabalho que mereceriam ser adotadas pelo legislador de cada pas membro a recomendao. QUESTO 1124 (ESAF AFT 1998) Na greve em servio essencial o empregador deve requisitar ao Poder Pblico pessoal em substituio parcial aos empregados grevistas, deforma a assegurar o atendimento s necessidades bsicas da populao.

www.pontodosconcursos.com.br

21

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: ERRADA. O art. 11 da Lei 7.783/89 estabelece que nos servios ou atividades essenciais os Sindicatos, os trabalhadores e os empregadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir durante a greve, a prestao dos servios indispensveis ao atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. QUESTO 1125 (CESPE ANALISTA JUDICIRIO/AREA ADMINITRATIVA /2007) O contrato individual de trabalho, que corresponde expresso da relao de emprego, pode ser firmado por acordo tcito ou expresso, verbalmente ou por escrito, e por prazo determinado ou indeterminado, podendo suas clusulas ser livremente estipuladas entre as partes, desde que observadas as disposies legais ou regulamentares de proteo ao trabalhador, os contratos coletivos de trabalho e as decises das autoridades competentes. Comentrios: CERTA. Conforme o art. 442 da CLT, contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso correspondente relao de emprego. Srgio Pinto Martins e parte da doutrina dizem que contrato de trabalho o negcio jurdico em que o empregado presta servios ao empregador mediante remunerao, subordinao, pessoalmente e com continuidade. Para Dlio Maranho, contrato individual de trabalho um negcio jurdico de direito privado pelo qual uma pessoa fsica (empregado) obriga-se a prestao pessoal, subordinada e no eventual de servio colocando a sua fora de trabalho disposio de outra pessoa fsica ou jurdica, que assume os riscos de um empreendimento econmico (empregador) ou de quem a este equiparado legalmente e que se obriga a uma contraprestao (pagar salrio). O contrato ser tcito quando o trabalho se desenvolver com a existncia de todos os requisitos da relao de emprego (pessoalidade, subordinao, onerosidade e alteridade art. 3 da CLT), mas o empregador no firmar contrato nem assinar a CTPS do trabalhador, por exemplo. A CLT traz os seguintes dispositivos legais referentes ao contrato individual de trabalho: Art. 442 Contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego. Art. 442-A Para fins de contratao o empregador no exigir do candidato a emprego comprovao de experincia prvia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.

www.pontodosconcursos.com.br

22

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 443 O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. QUESTO 1126 (CESPE/TRT 1 REGIO/JUIZ/2010) Csar teve de afastar-se do emprego no dia 1./4/2010 para cumprir as exigncias do servio militar. O perodo de afastamento deve durar, no mnimo, nove meses. Nessa situao, o empregador de Csar poder considerar rescindido o contrato de trabalho. Comentrios: ERRADA (art. 472 da CLT). O empregado afastado para cumprir as exigncias do servio militar no ter o seu contrato de trabalho rescindido ou alterado. Ademais no h que se falar em prazo de nove meses. Considera-se interrupo do contrato de trabalho, quando o empregado no presta o trabalho e o empregador fica, mesmo assim, obrigado a pagar-lhe os salrios. Na suspenso do contrato de trabalho o empregado no prestar o trabalho e nem o empregador ficar obrigado a pagar-lhe os salrios. Art. 472 da CLT O afastamento do empregado em virtude das exigncias do servio militar, ou de outro encargo pblico, no constituir motivo para alterao ou resciso do contrato de trabalho por parte do empregador. 1 - Para que o empregado tenha direito a voltar a exercer o cargo do qual se afastou em virtude de exigncias do servio militar ou de encargo pblico, indispensvel que notifique o empregador dessa inteno, por telegrama ou carta registrada, dentro do prazo mximo de 30 (trinta) dias, contados da data em que se verificar a respectiva baixa ou a terminao do encargo a que estava obrigado. 2 - Nos contratos por prazo determinado, o tempo de afastamento, se assim acordarem as partes interessadas, no ser computado na contagem do prazo para a respectiva terminao.

www.pontodosconcursos.com.br

23

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3 - Ocorrendo motivo relevante de interesse para a segurana nacional, poder a autoridade competente solicitar o afastamento do empregado do servio ou do local de trabalho, sem que se configure a suspenso do contrato de trabalho. 4 - O afastamento a que se refere o pargrafo anterior ser solicitado pela autoridade competente diretamente ao empregador, em representao fundamentada com audincia da Procuradoria Regional do Trabalho, que providenciar desde logo a instaurao do competente inqurito administrativo. 5 - Durante os primeiros 90 (noventa) dias desse afastamento, o empregado continuar percebendo sua remunerao. QUESTO 1127 (CESPE/TRT 1 REGIO/JUIZ/2010) Rubens firmou acordo individual de trabalho que previa a suspenso do contrato, por quatro meses, para que pudesse participar de curso de qualificao profissional oferecido pelo empregador, cuja durao equivale suspenso pactuada. Nessa situao, vlido o acordo firmado entre Rubens e seu empregador. Comentrios: ERRADA. Rubens no poderia ter pactuado acordo individual com seu empregador porque o art. 476-A da CLT estabelece que a suspenso contratual para que o empregado participe de curso ou programa de formao profissional dever ser prevista em conveno ou acordo coletivo e o empregado dever concordar de foram expressa. Art. 476-A da CLT O contrato de trabalho poder ser suspenso, por um perodo de dois a cinco meses, para participao do empregado em curso ou programa de qualificao profissional oferecido pelo empregador, com durao equivalente suspenso contratual, mediante previso em conveno ou acordo coletivo de trabalho e aquiescncia formal do empregado, observado o disposto no art. 471 desta Consolidao. 1 - Aps a autorizao concedida por intermdio de conveno ou acordo coletivo, o empregador dever notificar o respectivo sindicato, com antecedncia mnima de quinze dias da suspenso contratual. 2 - O contrato de trabalho no poder ser suspenso em conformidade com o disposto no caput deste artigo mais de uma vez no perodo de dezesseis meses.
www.pontodosconcursos.com.br

24

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3 - O empregador poder conceder ao empregado ajuda compensatria mensal, sem natureza salarial, durante o perodo de suspenso contratual nos termos do caput deste artigo, com valor a ser definido em conveno ou acordo coletivo. 4 - Durante o perodo de suspenso contratual para participao em curso ou programa de qualificao profissional, o empregado far jus aos benefcios voluntariamente concedidos pelo empregador. 5 - Se ocorrer a dispensa do empregado no transcurso do perodo de suspenso contratual ou nos trs meses subseqentes ao seu retorno ao trabalho, o empregador pagar ao empregado, alm das parcelas indenizatrias previstas na legislao em vigor, multa a ser estabelecida em conveno ou acordo coletivo, sendo de, no mnimo, cem por cento sobre o valor da ltima remunerao mensal anterior suspenso do contrato. 6 Se durante a suspenso do contrato no for ministrado o curso ou programa de qualificao profissional, ou o empregado permanecer trabalhando para o empregador, ficar descaracterizada a suspenso, sujeitando o empregador ao pagamento imediato dos salrios e dos encargos sociais referentes ao perodo, s penalidades cabveis previstas na legislao em vigor, bem como s sanes previstas em conveno ou acordo coletivo. 7 - O prazo limite fixado no caput poder ser prorrogado mediante conveno ou acordo coletivo de trabalho e aquiescncia formal do empregado, desde que o empregador arque com o nus correspondente ao valor da bolsa de qualificao profissional, no respectivo perodo. QUESTO 1128 (CESPE/TRT 1 REGIO/JUIZ/2010) Mriam teve seu contrato suspenso de 5/1/2009 a 5/4/2009 para participar de curso de qualificao e aperfeioamento ofertado pelo empregador. Em 1 /3/2010, surgiu nova oportunidade para Mriam participar de outro curso de qualificao e aperfeioamento, tambm ofertado pelo empregador. Nessa situao, Mriam poder ter seu contrato suspenso para participao no novo curso.

www.pontodosconcursos.com.br

25

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: ERRADA. O contrato de trabalho no poder ser suspenso mais de uma vez no perodo de 16 meses. Art. 476-A da CLT O contrato de trabalho poder ser suspenso, por um perodo de dois a cinco meses, para participao do empregado em curso ou programa de qualificao profissional oferecido pelo empregador, com durao equivalente suspenso contratual, mediante previso em conveno ou acordo coletivo de trabalho e aquiescncia formal do empregado, observado o disposto no art. 471 desta Consolidao. 2 - O contrato de trabalho no poder ser suspenso em conformidade com o disposto no caput deste artigo mais de uma vez no perodo de dezesseis meses. QUESTO 1129 (CESPE/TRT 1 REGIO/JUIZ/2010) Um dos empregados de Elias ter seu contrato de trabalho suspenso para participar de curso de qualificao e aperfeioamento por ele ofertado. Nessa situao, Elias no estar obrigado a pagar o salrio mensal do empregado durante todo o perodo de afastamento. Comentrios: CERTA. Trata-se de hipteses de suspenso contratual e o empregador no estar obrigado a pagar-lhe o salrio, mas poder conceder uma ajuda compensatria mensal. Art. 476-A da CLT O contrato de trabalho poder ser suspenso, por um perodo de dois a cinco meses, para participao do empregado em curso ou programa de qualificao profissional oferecido pelo empregador, com durao equivalente suspenso contratual, mediante previso em conveno ou acordo coletivo de trabalho e aquiescncia formal do empregado, observado o disposto no art. 471 desta Consolidao. 3 - O empregador poder conceder ao empregado ajuda compensatria mensal, sem natureza salarial, durante o perodo de suspenso contratual nos termos do caput deste artigo, com valor a ser definido em conveno ou acordo coletivo. QUESTO 1130 (ESAF AFT 1998) O empregado no tem direito ao aviso prvio quando ocorre a resciso antecipada do contrato de experincia

www.pontodosconcursos.com.br

26

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: ERRADA (Smula 163 do TST). Embora o aviso prvio seja um instituto tpico de um contrato de prazo indeterminado, pois nos contratos de prazo determinado as partes j ajustaram o seu trmino, h exceo na qual o aviso prvio poder incidir nos contratos de prazo determinado quando existir previso de clusula assecuratria do direito recproco de resciso prevista no art. 481 da CLT e S. 163 do TST. Art. 481 da CLT Aos contratos por prazo determinado, que contiverem clusula assecuratria do direito recproco de resciso antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princpios que regem a resciso dos contratos por prazo indeterminado. Smula 163 do TST Cabe aviso prvio nas rescises antecipadas dos contratos de experincia, na forma do art. 481 da CLT. Logo se houver no contrato por prazo determinado a clusula assecuratria do art. 481 da CLT, toda vez que alguma das partes quiser romper o contrato sem motivo antes de seu termo final, aplicar-se- as regras do contrato por prazo indeterminado sendo devido aviso prvio. Art. 487 da CLT No havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato dever avisar a outra da sua resoluo com a antecedncia mnima de: I - 8 (oito) dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; (Derrogado pela CF/88) II - 30 (trinta) dias aos que perceberem por quinzena ou ms, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de servio na empresa. 1 - A falta do aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integrao desse perodo no seu tempo de servio. 2 - A falta de aviso prvio por parte do empregado d ao empregador o direito de descontar os salrios correspondentes ao prazo respectivo. 3 - Em se tratando de salrio pago na base de tarefa, o clculo, para os efeitos dos pargrafos anteriores, ser feito de acordo com a mdia dos ltimos 12 (doze) meses de servio.
www.pontodosconcursos.com.br

27

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 4 - devido o aviso prvio na despedida indireta. 5o - O valor das horas extraordinrias habituais integra o aviso prvio indenizado. 6o - O reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prvio, beneficia o empregado pr-avisado da despedida, mesmo que tenha recebido antecipadamente os salrios correspondentes ao perodo do aviso, que integra seu tempo de servio para todos os efeitos legais. Smula 44 do TST A cessao da atividade da empresa, com o pagamento da indenizao, simples ou em dobro, no exclui, por si s, o direito do empregado ao aviso prvio. QUESTO 1131 (ESAF AFT 1998) Constitui regra aplicvel aos salrios: a) A penhorabilidade apenas em caso de dvida contrada pelo empregado. b) A alterabilidade por ato unilateral do empregador, desde que no prejudicial ao empregado. c) A irredutibilidade, salvo negociao coletiva. d) A submisso a quaisquer descontos, desde que previamente autorizados pelo empregado. e) A admissibilidade do salrio complessivo. Comentrios: Letra C. O Princpio da irredutibilidade salarial estabelece que o salrio no poder ser reduzido, salvo por acordo ou conveno coletiva. Este princpio est previsto no art. 7, VI da Constituio Federal. Art. 7 VI da CF/88 - Irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; O salrio no poder sofrer desconto, salvo adiantamento, dispositivo de lei ou norma coletiva, conforme estabelece o art. 462 da CLT. Trata-se do denominado princpio da intangibilidade salarial. Art. 462 da CLT Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

www.pontodosconcursos.com.br

28

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 1 - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado. 2 - vedado empresa que mantiver armazm para venda de mercadorias aos empregados ou servios destinados a proporcionar-lhes prestaes in natura exercer qualquer coao ou induzimento no sentido de que os empregados se utilizem do armazm ou dos servios. 3 - Sempre que no for possvel o acesso dos empregados a armazns ou servios no mantidos pela empresa, lcito autoridade competente determinar a adoo de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os servios prestados a preos razoveis, sem intuito de lucro e sempre em benefcios dos empregados. 4 - Observado o disposto neste Captulo, vedado s empresas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispor do seu salrio. Os pagamentos devem ser especficos mencionando a qual parcela referem-se porque a legislao trabalhista veda recibos genricos e que dizem respeito a vrias parcelas, isso considerado salrio complessivo. Smula 91 do TST SALRIO COMPLESSIVO Nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou percentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador. QUESTO 1132 (ESAF AFT 1998) O trabalhador temporrio, contratado por uma empresa de trabalho temporrio, no pode permanecer prestando servios numa mesma empresa tomadora de servios por mais de a) 3 meses b) 6 meses c) 9 meses d) 1 ano e) 2 anos

www.pontodosconcursos.com.br

29

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra A. O art. 2 da Lei 6019/74 conceitua o trabalho temporrio como aquele prestado por uma pessoa fsica a uma empresa, para atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio. Art. 2 da Lei 6019/74 - Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios. Os principais requisitos para a validade do contrato de trabalho temporrio so: contrato escrito entre empregado e a empresa intermediadora que a empregadora; contrato escrito entre a empresa prestadora e a tomadora contendo o motivo da contratao; Durao mxima de 3 meses salvo autorizao do MTE, desde que no exceda a 6 meses. QUESTO 1133 (ESAF Defensor Pblico CE 2002) Examine cuidadosamente as afirmaes abaixo: I - A empresa se confunde com o estabelecimento, que o lugar em que o empresrio exerce as suas atividades. O estabelecimento serve para explicar o lugar em que so formados os preos, a distribuio dos recursos, onde ficam os estoques. II - Um dos requisitos para ser empregado ser pessoa fsica, no sendo possvel o empregado ser pessoa jurdica ou animal. Disso decorre que a legislao trabalhista tutela a pessoa fsica do trabalhador e que os servios prestados pela pessoa jurdica so regulados pelo Direito Civil. III - No contrato de trabalho, a subordinao o aspecto da relao de emprego visto pelo lado do empregado, enquanto o poder de direo a mesma acepo vista pelo lado do empregador, significando isso que o trabalhador empregado dirigido por outrem, o empregador. Se o trabalhador no dirigido pelo empregador, mas por ele prprio, no se pode falar em empregado, mas em autnomo ou outro tipo de trabalhador. Assinale a alternativa que contm, apenas, afirmaes corretas: A) I, II e III;B) I e II;C) I e III;D) II e III. Comentrios: Letra D. A nica assertiva incorreta a I que dispe A empresa se confunde com o estabelecimento, que o lugar em que o empresrio exerce as suas atividades. O estabelecimento serve para explicar o lugar em que so formados os preos, a distribuio dos recursos, onde ficam os estoques.
www.pontodosconcursos.com.br

30

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O estabelecimento o conjunto de bens materiais, imateriais e pessoais organizados para fins tcnicos de produo em torno de certo lugar por uma pessoa fsica ou jurdica. A empresa no se confunde com o estabelecimento, ela uma universalidade compreendendo bens e pessoas. QUESTO 1134 (ESAF Defensor Pblico CE 2002) Sobre a classificao da remunerao, examine as afirmaes abaixo: I - Salrio por unidade de tempo no depende do servio ou da obra realizada, mas sim do tempo gasto para a sua consecuo. Assim, seria a fixao do salrio por hora, por dia, por semana, por quinzena ou por ms. O critrio de remunerao por unidade de tempo no se confunde com os perodos de pagamento. O empregado horista pode ter como poca de pagamento o final do ms, ou seja, recebendo mensalmente. II - No pagamento de salrio por unidade de obra, no se leva em considerao o tempo gasto na consecuo do servio, mas sim o prprio servio realizado, independentemente do tempo despendido. III - O pagamento de salrio em utilidades se d pelo fornecimento da utilidade e tal modalidade decorrer do contrato ou do costume. A legislao consolidada permite o pagamento do salrio em utilidades, ou seja, alm do pagamento em dinheiro, o empregador poder fornecer utilidades ao empregado, como alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes "in natura". IV - O salrio por tarefa uma forma mista de salrio, que fica entre o salrio por unidade de tempo e o salrio por unidade de obra. O empregado deve realizar durante a jornada de trabalho certo servio que lhe determinado pelo empregador. Terminado o referido servio, mesmo antes do fim do expediente, pode o empregado se retirar da empresa, pois j cumpriu suas obrigaes dirias. Das afirmaes acima, est (o) correta (s): A) uma; B) duas; C) trs; D) quatro. Comentrios: Letra D. Salrio a contraprestao paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades (salrio in natura). A doutrina considera como modalidades de salrio: o salrio por tempo, por tarefa e por produo.

www.pontodosconcursos.com.br

31

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Salrio por tempo: aquele pago em funo do tempo no qual o trabalho foi prestado ou o empregado permaneceu disposio do empregador. Sendo assim, ser considerada a hora, o dia, a semana, a quinzena e o ms em que o trabalho foi prestado. Salrio por produo: Esse tipo de salrio aquele calculado com base no nmero de unidades produzidas pelo empregado. O pagamento semanal, quinzenal ou mensal efetuado calculandose o total das unidades multiplicado pela tarifa unitria. Salrio por tarefa: aquele pago com base na produo do empregado em determinado perodo O Salrio In natura aquela cujo pagamento ao empregado ocorrer atravs do recebimento de bens econmicos. A CLT permite o pagamento em utilidades, como alimentao, habitao etc. Porm, nem todo o salrio pode ser pago em utilidades, uma vez que 30% necessariamente do seu valor tero que ser em dinheiro. importante no esquecer do pargrafo segundo do art. 458 da CLT que estabelece os bens que no sero considerados salrio utilidade quando fornecidos ao empregado. Art. 458 da CLT Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas. 1 - Os valores atribudos s prestaes in natura devero ser justos e razoveis, no podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salrio mnimo (arts. 81 e 82). Smula 258 do TST Os percentuais fixados em lei relativos ao salrio "in natura" apenas se referem s hipteses em que o empregado percebe salrio mnimo, apurando-se, nas demais, o real valor da utilidade.

www.pontodosconcursos.com.br

32

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 - Para os efeitos previstos neste artigo, no sero consideradas como salrio as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: I - vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestao do servio; II - educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico; III - transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico; IV - assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada diretamente ou mediante seguro-sade; V - seguros de vida e de acidentes pessoais; VI - previdncia privada; QUESTO 1135 (ESAF Analista Jurdico SEFAZ 2006) Analise as asseres abaixo sobre o Direito do Trabalho e suas fontes e marque a opo correta. a) So consideradas fontes autnomas do Direito do Trabalho aquelas em cuja produo no se observa a imediata participao dos destinatrios principais das regras jurdicas geradas. b) As convenes da Organizao Internacional do Trabalho, quando ratificadas pelo Estado Brasileiro, tornam-se fontes formais do Direito do Trabalho. c) O regulamento de empresa, como se trata de norma interna corporis e com carter vinculante, fonte heternoma do Direito do Trabalho. d) O Direito Individual e o Coletivo do Trabalho podem ser definidos como complexos de princpios, regras e institutos jurdicos que regulam, no tocante s pessoas e matrias envolvidas, a relao empregatcia de trabalho, alm de outras relaes laborais normativamente especificadas. e) Embora no haja consenso quanto definio mais apropriada, a maior parte da doutrina est de acordo que, numa perspectiva cientfica, o Direito do Trabalho considerado um direito especial da classe trabalhadora.
www.pontodosconcursos.com.br

33

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra B. As fontes do direito do trabalho dividem-se em materiais e formais autnomas e heternomas. A fonte formal autnoma a manifestao da ordem jurdica positivada, ou seja, a norma elaborada por algum, seja com a participao direta dos destinatrios da norma (fontes formais autnomas) seja sem a participao direta dos destinatrios da norma (fontes formais heternomas). Portanto, incorreta a assertiva a ao dizer que as fontes autnomas so aquelas em que no h a participao imediata dos destinatrios na produo das regras jurdicas. As Convenes Internacionais da OIT quando ratificadas pelo Brasil so fontes formais heternomas de direito do trabalho. Portanto est correta a letra b. Ao passo que a letra c est incorreta porque o regulamento da empresa para a doutrina majoritria no fonte de direito do trabalho. Sendo assim, constatamos que para a banca ESAF o regulamento da empresa tambm no fonte de direito do trabalho. A assertiva d est incorreta porque confundiu o conceito de direito individual e de direito coletivo de trabalho, observem o conceito correto: O Direito Individual do Trabalho o ramo do Direito do Trabalho que abrange os institutos jurdicos, os princpios, bem como as normas que iro regulamentar as relaes de emprego e as relaes de trabalho. Assim, o direito individual tutela os interesses concretos de indivduos determinados, que podero ser individualmente considerados. Neste ramo do Direito do Trabalho so tratados os interesses coletivos do grupo ou de uma determinada categoria, os Sindicatos representaro os interesses abstratos desta categoria estatuindo novas condies de trabalho que sero aplicadas aos empregados individualmente considerados. As convenes e os acordos coletivos, conceituados no art. 611 da CLT, so os instrumentos normativos utilizados para estabelecer estas novas condies de trabalho, constituindo fontes formais autnomas de direito do trabalho.

www.pontodosconcursos.com.br

34

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Conveno Coletiva o acordo de carter normativo pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econmicas (empregadores) e profissionais (empregados) estipulam novas condies de trabalho que ser aplicvel s relaes individuais de trabalho dos empregados e empregadores abrangidos pelas representaes sindicais dos Sindicatos convenentes. Ao passo que, Acordo Coletivo o instrumento tambm de carter normativo celebrado entre Sindicato de empregados (categoria econmica) e empresa ou grupo de empresas. A letra e est incorreta porque no h este posicionamento na doutrina. A doutrina considera o direito do trabalho um dos ramos do direito privado. QUESTO 1136 (ESAF AFT 2003) No que tange preveno e fadiga inserta no captulo atinente Segurana e Medicina do Trabalho da Consolidao das Leis do Trabalho, correto afirmar: a) de 50 kg (cinqenta quilogramas) o peso mximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposies especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher. b) de 70 kg (setenta quilogramas) o peso mximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposies especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher. c) quando o trabalho deva ser executado de p, os empregados tero sua disposio assentos para serem utilizados nas pausas que o servio permitir. d) quando o trabalho deva ser executado de p, o empregador no est obrigado a fornecer assentos para serem utilizados nas pausas que o servio permitir. e) de 30 kg (trinta quilogramas) o peso mximo que um empregado pode remover individualmente, ainda que o servio seja prestado por mulher ou menor. Comentrios: LETRA C. O peso mximo que um empregado pode remover individualmente de 60 kg, ressalvadas as disposies especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher que podero remover individualmente no mximo 20 quilos para o trabalho contnuo ou 25 quilos para o trabalho ocasional (art. 390 da CLT). Art. 198 da CLT de 60 (sessenta) quilogramas o peso mximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposies especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.
www.pontodosconcursos.com.br

35

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Pargrafo nico - No est compreendida na proibio deste artigo a remoo de material feita por impulso ou trao de vagonetes sobre trilhos, carros de mo ou quaisquer outros aparelhos mecnicos, podendo o Ministrio do Trabalho, em tais casos, fixar limites diversos, que evitem sejam exigidos do empregado servios superiores s suas foras. Est correta a assertiva C que estabelece que quando o trabalho deva ser executado de p, os empregados tero sua disposio assentos para serem utilizados nas pausas que o servio permitir. Art. 199 da CLT Ser obrigatria a colocao de assentos que assegurem postura correta ao trabalhador, capazes de evitar posies incmodas ou foradas, sempre que a execuo da tarefa exija que trabalhe sentado. Pargrafo nico - Quando o trabalho deva ser executado de p, os empregados tero sua disposio assentos para serem utilizados nas pausas que o servio permitir. QUESTO 1137 (ESAF AFT 2003) A propsito da jornada de trabalho, assinale a opo correta. a) Os titulares da relao de emprego podem pactuar livremente a durao da jornada de trabalho, desde que observem parmetros de razoabilidade e proporcionalidade. b) Os limites legais da jornada de trabalho podem ser alterados pelos contratantes, ainda que em prejuzo do trabalhador, mas, nesse caso, dever ele estar assistido por seu sindicato profissional. c) As negociaes coletivas podem estabelecer regras relativas durao do horrio de trabalho, mas a aplicao dessas disposies aos contratos individuais de trabalho est condicionada concordncia expressa de trabalhadores e empregadores, sob pena de ineficcia da clusula normativa correspondente. d) A jornada de trabalho fixada em lei pode ser objeto de ampliao mediante ajuste entre empregado e empregador, desde que respeitado o mximo de duas horas dirias, as quais devero ser pagas com adicional mnimo de 50%. e) Em casos excepcionais, em que a preservao do contrato dependa da dilao horria sem a remunerao correspondente, pode o trabalhador renunciar ao crdito resultante desse labor.

www.pontodosconcursos.com.br

36

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra D. A Jornada de trabalho a quantidade de labor dirio do empregado, ou seja, o tempo dirio em que o empregado tem que se colocar em disponibilidade perante seu empregador. A durao normal do trabalho foi fixada pela CRFB/88 em funo do dia (jornada) ou da semana, observem: Art.7 XIII da CF/88 durao normal do trabalho no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. Empregados e empregadores podem pactuar livremente a durao da jornada de trabalho, desde que observem o limite mximo previsto na Constituio Federal. Os limites legais da jornada de trabalho no podero ser alterados quando causar prejuzos ao empregado, uma vez que o limite mximo de 8 horas dirias ou outro limite imposto por lei no podero ser aumentados. As negociaes coletivas podem estabelecer regras relativas durao do horrio de trabalho e a aplicao dessas disposies aos contratos individuais de trabalho no est condicionada concordncia expressa de trabalhadores e empregadores. As formas de prorrogao de jornada: sero mediante acordo escrito, individual ou coletivo, em nmero no excedente a duas horas, com o pagamento da remunerao do servio extraordinrio superior no mnimo em 50% a do normal.(art.59 CLT). Art. 59 do CLT A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho. 1 - Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho dever constar, obrigatoriamente, a importncia da remunerao da hora suplementar, que ser, pelo menos, 20% (vinte por cento) superior da hora normal. (Vide art. 7, XVI, da CF)

www.pontodosconcursos.com.br

37

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. 3 - Na hiptese de resciso do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensao integral da jornada extraordinria, na forma do pargrafo anterior, far o trabalhador jus ao pagamento das horas extras no compensadas, calculadas sobre o valor da remunerao na data da resciso. 4 - Os empregados sob o regime de tempo parcial no podero prestar horas extras. (NR). O art. 7, XVI da CF/88 estabelece o adicional de 50%, revogando o pargrafo 1 do art. 59 da CLT que fala em 20%. Portanto, est correta a assertiva da letra D ao dispor que a jornada de trabalho fixada em lei pode ser objeto de ampliao mediante ajuste entre empregado e empregador, desde que respeitado o mximo de duas horas dirias, as quais devero ser pagas com adicional mnimo de 50%. O empregado no poder renunciar ao crdito resultante da prestao de trabalho extraordinrio em face do que dispe o art. 9 da CLT, que reflete o princpio da irrenunciabilidade dos direitos trabalhistas. QUESTO 1138 (ESAF Advogado do IRB 2004) Considerando a sistemtica legal que informa a alterao das clusulas contratuais de trabalho, aponte a opo incorreta. a) Ressalvadas as situaes do denominado jus variandi, a alterao das condies de trabalho depende do concurso de vontade dos sujeitos contratantes, apenas sendo vlida quando no causar prejuzos diretos ou indiretos ao empregado. b) O empregado que ocupa funo ou cargo de confiana por perodo superior a dez anos no poder reverter funo efetiva ou sofrer reduo em sua remunerao, sob pena de ilegalidade.

www.pontodosconcursos.com.br

38

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva c) vedada a transferncia do empregado sem a sua expressa anuncia para localidade diversa da que resultar do contrato, salvo em carter provisrio, quando houver necessidade de servio, caso em que dever arcar com o pagamento adicional de 25% do salrio do empregado. d) Resultando de solicitao do trabalhador, a transferncia do empregado para estabelecimento situado na mesma cidade no obriga a empresa a suportar eventual acrscimo de despesa no transporte dirio ao trabalho. e) A alterao na propriedade da empresa no constitui motivo para a alterao dos contratos de trabalho at ento celebrados. Comentrios: Letra B. O art. 468 da CLT trata do princpio da inalterabilidade contratual lesiva, que no admite alteraes no contrato de trabalho que importe em prejuzos diretos ou indiretos ao empregado, mesmo que o empregado tenha concordado com tal alterao. Art. 468 da CLT Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e ainda assim desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia. Pargrafo nico - No se considera alterao unilateral a determinao do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana. importante frisar que isto no significa que o empregador no poder alterar o contrato de trabalho, pois h uma regra geral para que a alterao contratual seja vlida que o mtuo consenso acrescido da ausncia de prejuzos ao empregado. Acontece que por ser o dono do empreendimento o empregador corre o risco do negcio e por isso tem o poder diretivo, podendo alterar algumas clusulas contratuais de acordo com os interesses da empresa. Trata-se do que a doutrina denomina de Jus Variandi do empregador.

www.pontodosconcursos.com.br

39

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Como exemplo do Jus variandi cito: a mudana do local de prestao de servios desde que observados os limites legais do art. 469 da CLT e tambm a supresso do adicional noturno quando o empregado for transferido para o perodo diurno de trabalho (Smula 265 do TST). O empregado que ocupa funo ou cargo de confiana por perodo superior a dez anos poder reverter funo efetiva, mas caso esta reverso seja sem justo motivo ele no poder sofrer reduo em sua remunerao, sob pena de ilegalidade. Incorreta a letra B Smula 372 do TST Percebida a gratificao de funo por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revert-lo a seu cargo efetivo, no poder retirar-lhe a gratificao tendo em vista o princpio da estabilidade financeira. O art. 469 da CLT trata da transferncia do empregado que possui como requisitos: a necessidade do servio, a mudana de domiclio e a determinao pelo empregador. Portanto, para ficar caracterizada a transferncia, ela ter que acarretar necessariamente a mudana de domiclio e de municpio. A transferncia poder ser unilateral ou bilateral. A transferncia unilateralmente pelo empregador somente poder ocorrer em casos de empregado que exeram cargos de confiana, empregados cujo contrato tenha a previso implcita ou explcita de transferncia e em caso d e extino do estabelecimento. A transferncia bilateral ocorrer por mtuo consentimento entre empregado e empregador e ser definitiva (art. 469, caput da CLT), podendo ocorre com qualquer empregado da empresa, desde que haja o seu consentimento. A transferncia definitiva poder ser ainda, unilateral nas hipteses dos pargrafos 1 e 2 da CLT, devendo ocorrer a real necessidade e no dependendo de anuncia do empregado. A transferncia poder ser provisria ou definitiva. A transferncia provisria aquela que ser devido o adicional de 25% ao obreiro. E poder ocorrer de forma unilateral, nos termos do art. 469, pargrafo 3 da CLT. Qualquer empregado da empresa poder ser transferido provisoriamente, mas dever ser comprovada a real necessidade do servio.
www.pontodosconcursos.com.br

40

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 469 da CLT - Ao empregador vedado transferir o empregado, sem a sua anuncia, para localidade diversa da que resultar do contrato, no se considerando transferncia a que no acarretar necessariamente a mudana do seu domiclio. 1 - No esto compreendidos na proibio empregados que exeram cargos de confiana contratos tenham como condio, implcita transferncia, quando esta decorra de real servio. deste artigo os e aqueles cujos ou explcita, a necessidade de

Smula 43 do TST Presume-se abusiva a transferncia de que trata o 1 do art. 469 da CLT, sem comprovao da necessidade do servio 2 - licita a transferncia quando ocorrer extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. 3 - Em caso de necessidade de servio o empregador poder transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, no obstante as restries do artigo anterior, mas, nesse caso, ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situao. Art. 470 da CLT As despesas resultantes da transferncia correro por conta do empregador. importante lembrar da Smula 29 do TST, mencionada na assertiva d da questo e tambm da OJ 113 da SDI-1 do TST, embora no tenha sido mencionada nesta prova. Smula 29 do TST Empregado transferido, por ato unilateral do empregador, para local mais distante de sua residncia, tem direito a suplemento salarial correspondente ao acrscimo da despesa de transporte. OJ 113 da SDI- 1 do TST O fato de o empregado exercer cargo de confiana ou a existncia de previso de transferncia no contrato de trabalho no exclui o direito ao adicional. O pressuposto legal apto a legitimar a percepo do mencionado adicional a transferncia provisria. A alterao na propriedade da empresa no constitui motivo para a alterao dos contratos de trabalho at ento celebrados, de acordo com o art. 10 e 448 da CLT.
www.pontodosconcursos.com.br

41

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1139 (ESAF Advogado do IRB 2004) Assinale a opo correta. a) O enquadramento rural do trabalhador perfila-se, como regra, pelo enquadramento do seu empregador, motivo pelo qual, em sendo rural o empreendimento, rurcolas sero seus empregados, ressalvando-se, porm, a hiptese de empresas de florestamento e reflorestamento que, embora sejam urbanas, seus empregados so tidos como rurcolas, de acordo com a jurisprudncia predominante. b) A pessoalidade no inerente ao contrato de empreitada, porquanto o objeto contratado um resultado especfico e delimitado (uma obra), devendo, ento, para que no fique caracterizada a hiptese de relao de emprego, ser contratada pessoa jurdica para a sua realizao. c) Desde que preenchidos os requisitos legais correspondentes, como subordinao, pessoalidade, onerosidade e habitualidade, pode ser reconhecida a existncia de relao de trabalho domstico nos casos de vnculos de matriz conjugal. d) Tal como a subordinao jurdica, a pessoalidade trao marcante do contrato de emprego, tanto no que diz respeito ao empregado como no que concerne ao empregador. e) Segundo regra jurdica vigente, so considerados atenuantes do risco da atividade econmica que deve ser suportada pelo empregador o caso fortuito e a fora maior os quais, se caracterizados, do ensejo reduo temporria dos salrios. Comentrios: Letra A. De acordo com a OJ 38 da SDI-1 do TST a letra a est correta, pois os empregados de empresas de reflorestamento e florestamento so considerados empregados rurais. OJ 38 da SDI 1 do TST EMPREGADO QUE EXERCE ATIVIDADE RURAL. EMPRESA DE REFLORESTAMENTO. PRESCRIO PRPRIA DO RURCOLA. (LEI 5.889/73, ART. 10 E DECRETO 73.626/74, ART. 2, 4) (inserida em 29.03.1996) Embora no tenha sido objeto desta questo, importante falar da Orientao Jurisprudencial 315 da SDI-1 do TST, que considera rural o motorista que trabalha para empresa cuja atividade seja preponderantemente rural, abaixo transcrita. OJ 315 da SDI-1 do TST considerado trabalhador rural o motorista que trabalha no mbito de empresa cuja atividade preponderantemente rural, considerando que, de modo geral, no enfrenta o trnsito das estradas e cidades.

www.pontodosconcursos.com.br

42

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A letra b est incorreta porque a pessoalidade um requisito da relao de emprego apenas em relao ao empregado, uma vez que a figura do empregador despersonalizada. No h possibilidade de formao de vnculo empregatcio entre o marido e a mulher, por isso a assertiva c est incorreta. A pessoalidade um requisito da relao de emprego apenas no que diz respeito ao empregado, pois no que tange figura do empregador h a despersonalizao. O art. 503 da CLT previa a reduo dos salrios em caso de fora maior e caso fortuito, mas ele est derrogado pelo art. 7, VI da CF/88 que estabelece o princpio da irredutibilidade salarial, s alvo acordo ou conveno coletiva. QUESTO 1140 (ESAF AFT 2006) Marque a opo incorreta sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Servio. a) Trata-se de instituto formado por recolhimentos pecunirios mensais, depositados em conta vinculada, sendo parcela de natureza imperativa em relao a todo trabalhador que mantenha vnculo de natureza empregatcia. A responsabilidade do empregador. b) Trata-se de parcela imperativa mesmo em relao a determinado profissional que no mantm vnculo de natureza empregatcia com o tomador de servios, qual seja, o trabalhador avulso. c) Mesmo no caso de contrato nulo, efetivado pela Administrao Pblica sem concurso pblico, h reconhecimento do direito aos valores referentes aos depsitos do FGTS do perodo trabalhado. d) Embora se reconhea a incidncia da prescrio trintenria para se reclamar contra o no-recolhimento obrigatrio, por fora de previso constitucional, h necessidade de se respeitar o prazo mximo de dois anos aps o trmino de contrato de trabalho. e) H incidncia tambm sobre o aviso prvio, mesmo que indenizado. Comentrios: Letra A. Para o empregado domstico o direito aos depsitos do FGTS no imperativo, porque o empregador domstico poder ou no conced-lo. Trata-se de uma faculdade do empregador para com o seu empregado. Portanto, h trabalhadores que tem vnculo de emprego e no tem direito de natureza imperativa aos depsitos do FGTS, como o caso do domstico.

www.pontodosconcursos.com.br

43

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A assertiva b est correta porque o trabalhador avulso ter direito ao FGTS, uma vez que a Constituio Federal de1988 igualou os direitos do trabalhador avulso com o trabalhador que tem vnculo empregatcio permanente. A seguir seguem as Smulas que fundamentam as assertivas c, d e e, que tambm esto corretas. Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. Smula 362 do TST trintenria a prescrio do direito de reclamar contra o no-recolhimento da contribuio para o FGTS, observado o prazo de 2 (dois) anos aps o trmino do contrato de trabalho. Smula 63 do TST A contribuio para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio incide sobre a remunerao mensal devida ao empregado, inclusive horas extras e adicionais eventuais. Smula 305 do TST O pagamento relativo ao perodo de aviso prvio, trabalhado ou no, est sujeito a contribuio para o FGTS. QUESTO 1141 (ESAF Procurador geral do DF 2007) Examine os itens seguintes: I. Segundo a doutrina comum, a distino entre trabalho autnomo e subordinado decorrente do Direito Romano, com as figuras da locatio operis e locatio operarum. Na primeira, tem-se como base a fora de trabalho e na segunda o relevante o resultado do trabalho; II. A teoria do ato-condio, de Leon Duguit, explica que, previamente ao acordo de vontade de empregado e empregador, existe um estatuto legal que antecede admisso, infirmando o conceito de contrato de trabalho decorrente daquele ajuste de vontade; III. nulo o contrato de trabalho que objetiva desvirtuar, impedir ou fraudar as normas de proteo ao trabalho; IV. Se o contrato nulo em virtude da incapacidade do agente, muito embora este ltimo no tenha ocultado sua menoridade, no so cabveis os direitos decorrentes do regime legal de emprego;
www.pontodosconcursos.com.br

44

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva V. A invalidade de uma clusula do contrato de trabalho, de contedo acessrio, conduz necessariamente decretao da nulidade de todo o teor do pacto trabalhista. A quantidade de itens falsos igual a: a) 3 b) 2 c) 1 d) 4 e) 5 Comentrios: Letra A. A assertiva I est errada porque na locatio operis o que importa o resultado do trabalho e na locatio operarum o que importa a prpria fora de trabalho.

A teoria do ato-condio considera que a admisso do empregado configura um ato-condio porque antes do empregado ser admitido j existia um estatuto legal, convencional e costumeiro que lhe ser aplicado quando ocorrer a admisso do empregado. Portanto verdadeira a assertiva II. O contrato de trabalho ser nulo nos casos de nulidade do ato jurdico em geral ou quando for concludo com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar as normas de proteo ao trabalho conforme estabelece o art. 9 da CLT. Logo, a assertiva III verdadeira. Art. 9 da CLT Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente Consolidao. A assertiva IV est incorreta porque para o jurista Dlio Maranho a nulidade do contrato pela incapacidade do agente constitui medida de proteo ao incapaz. Portanto, na hiptese de um menor, que no ocultou a sua idade, ser admitido como empregado, o empregador dever pagar-lhe todos os direitos trabalhistas assegurados por lei. Incorreta, tambm a assertiva V porque a nulidade de uma clusula acessria do contrato de trabalho no acarretar a nulidade de todo o contrato de trabalho. O acessrio segue o principal, assim quando o contrato de trabalho for considerado nulo a clusula acessria a ele tambm ser considerada nula. Porm, quando apenas a clusula acessria for considerada nula, o contrato se trabalho ser vlido.

www.pontodosconcursos.com.br

45

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1142 (Juiz do Trabalho TRT 21 regio 2005) Desde o incio de sua existncia, o Direito do Trabalho j recebeu diferentes denominaes, como Direito Industrial, Direito Operrio, Direito Corporativo, Direito Sindical e Direito Social; Comentrios: Certa. De fato o Direito do Trabalho recebeu diferentes denominaes, vejamos: As denominaes, direito operrio e direito industrial, so imprecisas, pois se referem, apenas, a um dos plos das relaes de trabalho (operrio e industrial). E os domsticos e profissionais liberais que tambm so abrangidos por este ramo especializado? A denominao direito social criticada, pois todo direito social, como, por exemplo, o previdencirio, do trabalho, do consumidor, entre outros. Assim, usar a expresso para qualificar apenas um de seus ramos seria muito privilgio. A denominao direito sindical inadequada, pois o direito do trabalho divide-se em direito individual e direito coletivo, estando o direito sindical contido neste ltimo. A denominao direito do trabalho est consagrada na doutrina para identificar este ramo jurdico especializado como direito material do trabalho, cujas normas visam proteger todo e qualquer empregado nos moldes da relao de emprego (domstico, rurcola, etc.). QUESTO 1143 (Juiz do Trabalho TRT 21 regio 2005) Prepondera, hoje, na literatura jurdica, a classificao do Direito do Trabalho como componente do Direito Privado; Comentrios: CERTA. A natureza jurdica do direito do trabalho modernamente considerada pela doutrina majoritria, como um dos ramos do direito privado. Por natureza jurdica devemos entender a insero do Direito do Trabalho em um dos ramos discutidos pela doutrina. O prprio direito de um modo geral utiliza a classificao de Ulpiano que abrange dois grandes ramos: Direito Pblico e Direito Privado. Para o jurista Maurcio Godinho Delgado a natureza jurdica de um instituto a atividade lgica de classificao pela qual se integra determinada figura jurdica no conjunto mais prximo de figuras existentes no universo do direito mediante a identificao e cotejo de seus elementos constitutivos fundamentais.
www.pontodosconcursos.com.br

46

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Alguns autores consideravam o Direito do Trabalho como ramo do direito pblico; outros o consideram como ramo de direito privado, e para o jurista Orlando Gomes o Direito do Trabalho pertence a um dos ramos do Direito Misto. J Evaristo de Moraes Filho utiliza a denominao de Direito Unitrio. Vejamos abaixo as correntes doutrinrias existentes em relao natureza jurdica do Direito do Trabalho: Direito Privado: Esta corrente classifica o Direito do Trabalho como um dos ramos do Direito Privado sob o fundamento de que a relao jurdica entre as partes regida por um contrato de trabalho. Ressalto que apesar do Direito do Trabalho possuir um mnimo de clusulas regulamentadas por lei, atravs do intervencionismo estatal para proteger o empregado que hipossuficiente em relao ao seu empregador, no estar descaracterizada a sua natureza de direito privado. Direito Pblico: A corrente que entende que o Direito do Trabalho faz parte do Direito Pblico traz como fundamento o fato de suas normas serem cogentes, imperativas e de ordem pblica. Ressalta que tais normas no podero ser renunciadas pelo empregado em face do Princpio da Irrenunciabilidade dos direitos (art. 9 da CLT). Art. 9 da CLT Sero nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicao dos preceitos contidos na presente Consolidao. Direito Misto: Esta corrente entende que o Direito do trabalho um direito tanto pblico quanto privado, uma vez que possui normas de direito privado e normas de direito pblico. Como explica Vlia Bonfim Cassar h um contrato mnimo previsto em lei e grande interveno estatal na legislao para proteo do mais fraco com regras indisponveis e interesse estatal na harmonia da luta de classes.

www.pontodosconcursos.com.br

47

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Direito Unitrio: Defendida por Evaristo de Moraes Filho. Esta corrente entende que o Direito do Trabalho uma fuso entre as normas de Direito Pblico e as normas de Direito Privado. Vocs devero tomar muito cuidado em provas para no confundirem esta corrente com a corrente que classifica o Direito do Trabalho como Direito Misto. A diferena entre elas que na teoria do direito misto haveria a coexistncia entre as normas de direito pblico e as normas de direito privado. J na teoria do direito unitrio ocorre uma fuso das normas de direito pblico com as normas de direito privado. QUESTO 1144 (Juiz do Trabalho TRT 21 regio 2005) Em relao ao Direito do Trabalho dos principais pases capitalistas ocidentais, so considerados marcos fundamentais o Manifesto Comunista, a Encclica Catlica Rerum Novarum, o evento da Primeira Guerra Mundial e seus desdobramentos (como a criao da Organizao Internacional do Trabalho), a Constituio de Weimar e a Constituio Mexicana; Comentrios: CERTA. A questo abordou a evoluo mundial do Direito do Trabalho. A primeira forma de trabalho foi a escravido. O escravo era considerado um objeto de direito, uma coisa, e no sujeito de direito. No segundo momento, passou-se servido. Era a poca do feudalismo, em que os servos recebiam proteo militar e poltica dos senhores feudais, tendo de prestar servios na terra destes e entregarlhes parte da produo rural em troca da proteo recebida. A necessidade de fugir dos campos, onde o poder dos nobres era absoluto, concentrou a massa nas cidades, e a identidade de profisso passou a ser a fora de aproximao entre eles, surgindo ento as corporaes de ofcio. O homem que at ento trabalhava em benefcio exclusivo do senhor feudal passou a exercer a sua atividade de forma organizada, porm ainda no gozando de inteira liberdade, pois era subjugado aos mestres. Portanto, num terceiro momento, encontramos as corporaes de ofcio, em que existiam trs personagens: mestres (proprietrios das oficinas), companheiros (trabalhadores que recebiam salrios dos mestres) e aprendizes (menores que recebiam dos mestres o ensino metdico do ofcio ou profisso). Nesta poca a jornada de trabalho era longa e exaustiva, chegando a 16 horas por dia, pois as corporaes estabeleciam as suas prprias leis profissionais.
www.pontodosconcursos.com.br

48

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Assim, a Revoluo Francesa, em 1789, suprimiu as corporaes de ofcio, pois estas eram consideradas incompatveis com o ideal de liberdade do homem. Contudo, a libertao do trabalhador somente se assentaria mais tarde, como conseqncia da Revoluo Industrial e generalizao do trabalho assalariado em uma nova luta, no contra o senhor feudal ou os mestres, mas contra o patro. A inveno da mquina e a sua aplicao na indstria provocaram revoluo nos mtodos de trabalho e nas relaes entre patres e trabalhadores. O Estado comeou a intervir, para melhorar as condies de trabalho do homem, pois a relao entre capital e trabalho estava desequilibrada. O trabalhador passou a ser juridicamente protegido, e a lei enfim estabeleceu condies mnimas de trabalho, que deveriam ser respeitadas pelo empregador. Neste perodo, at a Igreja comeou a preocupar-se com o trabalho subordinado, o que acarretou a elaborao da Encclica Rerum Novarum, em 1891, pelo Papa Leo XIII, traando regras para a interveno estatal na relao entre trabalhador e patro. A encclica proclamou a necessidade de unio entre as classes de capital e trabalho, dizendo que a dignidade da pessoa humana deveria ser preservada nesse tipo de relao. Aps a Primeira Guerra Mundial, iniciou-se a constitucionalizao dos direitos sociais, caracterizando o intervencionismo estatal, tendo como grande marco a Constituio Alem de Weimar, em 1919, que tratou do direito dos trabalhadores. Da em diante, outras naes constitucionalizaram seus direitos sociais. Como exemplo, podemos citar a Constituio Mexicana de 1917, que elencou o Direito do Trabalho em suas normas. Em 1919, o Tratado de Versalhes criou a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de proteger as relaes entre empregados e empregadores no mbito internacional, expedindo convenes e recomendaes neste sentido. Em 1927, na Itlia, a Carta Del Lavoro instituiu o sistema corporativista fascista, que inspirou outros sistemas polticos, inclusive o Brasil. Em 1948, foi elaborada a Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado.
www.pontodosconcursos.com.br

49

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1145 (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado) A respeito do pagamento das verbas rescisrias, julgue: O pagamento das verbas rescisrias ocorrer no primeiro dia til imediato ao trmino do contrato de trabalho quando o empregador indenizar o aviso prvio. Comentrios: ERRADA. Quando o aviso prvio for indenizado o prazo para pagamento das verbas rescisrias ser at o dcimo dia contado da indenizao do mesmo. Art. 477 6 da CLT O pagamento das parcelas constantes do instrumento de resciso ou recibo de quitao dever ser efetuado nos seguintes prazos: a) at o primeiro dia til imediato ao trmino do contrato; ou b) at o dcimo dia, contado da data da notificao da demisso, quando da ausncia do aviso prvio, indenizao do mesmo ou dispensa de seu cumprimento. QUESTO 1146 (Juiz do Trabalho TRT 21 Regio 2005) O contrato de estgio, tem durao mxima de dois semestres; Comentrios: Errada. A durao mxima do contrato de estgio de dois anos. As principais caractersticas do estgio so: Durao no poder passar de dois anos, salvo quando o estagirio for portador de deficincia. A jornada ser de 4 horas dirias e 20 horas semanais no caso de estudantes de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental. A jornada ser de 6 horas dirias e 30 horas semanais no caso de estudantes do ensino superior, da educao profissional de nvel mdio. O estgio poder ser obrigatrio ou no-obrigatrio. Quando ele for obrigatrio o estagirio poder receber uma bolsa e quando ele for no-obrigatrio o estagirio dever receber a bolsa. Celebrao de termo de compromisso de realizao do estgio com o resumo das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho a ser fornecida pela parte concedente do estgio quando do desligamento do estagirio.

www.pontodosconcursos.com.br

50

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O estagirio no ser considerado empregado, desde cumpridas as exigncias da Lei n 11.788/08, a saber:

que

exerccio de tarefas que proporcionem aprendizado ligado rea de formao; celebrao de termo de compromisso

entre o estudante e a parte concedente; interveno obrigatria da instituio de ensino.

QUESTO 1147 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) O empregado Joo foi contratado para trabalhar como caixa de um supermercado. No ato de admisso, foi-lhe entregue o regulamento da empresa, onde constava a obrigatoriedade do uso do uniforme para o exerccio do trabalho. Entretanto, cerca de cinco meses aps a contratao, Joo compareceu para trabalhar sem o uniforme e, por isso, foi advertido. Um ms depois, o fato se repetiu e Joo foi suspenso por 3 dias. Passados mais 2 meses, Joo compareceu novamente sem uniforme, tendo sido suspenso por 30 dias. Ao retornar da suspenso foi encaminhado ao departamento de pessoal, onde tomou cincia da sua dispensa por justa causa (indisciplina art. 482, h da CLT). Diante deste caso concreto a) est correta a aplicao da justa causa, uma vez que Joo descumpriu reiteradamente as ordens genricas do empregador coni das no regulamento geral. b) est incorreta a aplicao da justa causa, uma vez que Joo cometeu ato de insubordinao e no de indisciplina. c) est incorreta a aplicao da justa causa, uma vez que Joo cometeu mau procedimento. d) est incorreta a aplicao da justa causa, uma vez que o empregador praticou bis in idem, ao punir Joo duas vezes pelo mesmo fato. Comentrios: LETRA D. O ordenamento jurdico ptrio veda a dupla punio. Assim, para cada falta praticada poder ocorrer a aplicao de apenas uma penalidade disciplinar.
www.pontodosconcursos.com.br

51

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Vamos relembrar os requisitos para aplicao da Justa Causa: Gravidade da falta: A gravidade da falta dever ser analisada in concreto, ou seja, com elementos objetivos e subjetivos ligados personalidade do agente, tais como: a) tempo de servio do empregado; b) ficha funcional do empregado; c) inteno do empregado; d) local e poca do fato; dentre outros. Contemporaneidade ou Imediatidade: Tambm denominada simultaneidade caracterizando-se pelo fato de que a punio dever ser contempornea ao fato que a ensejou, sob pena de acarretar-se o perdo tcito. Falta no punida considerada falta perdoada. Vedao da dupla punio: o princpio do Non bis in idem, ou seja, para cada falta praticada somente poder ocorrer uma nica punio. Proporcionalidade: Na aplicao da justa causa o empregador dever observar uma relao proporcional entre a falta praticada e a pena aplicada. Para falta leve dever ser aplicada uma pena leve, como por exemplo, advertncia. Ausncia de perdo: O perdo a ausncia de punio para o ato faltoso cometido pelo empregado e poder ser tcito ou expresso. Motivo determinante: Prevalece a teoria subjetiva quando ao motivo exposto para a aplicao da justa causa o que significa dizer que o empregador ficar vinculado ao motivo que determinou a justa causa. No discriminao ou tratamento igual: Quando dois ou mais empregados praticarem a mesma falta o empregador no poder puni-los de forma diferente, sob penas de violar o princpio constitucional da no-discriminao.

www.pontodosconcursos.com.br

52

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1148 (Juiz do Trabalho TRT 21 Regio 2005) Nas transaes realizadas que impliquem em prestaes sucessivas, tornase exigvel o pagamento das comisses sobre as parcelas no liquidadas, mesmo na hiptese de resciso do contrato de trabalho por justa causa. Comentrios: Certa (art. 466 da CLT). Art. 466 da CLT O pagamento de comisses e percentagens s exigvel depois de ultimada a transao a que se referem. 1 - Nas transaes realizadas por prestaes sucessivas, exigvel o pagamento das percentagens e comisses que lhes disserem respeito proporcionalmente respectiva liquidao. 2 - A cessao das relaes de trabalho no prejudica a percepo das comisses e percentagens devidas na forma estabelecida por este artigo. QUESTO 1149 (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado) A respeito do pagamento das verbas rescisrias, julgue: O empregador que descumpre o prazo de pagamento das verbas rescisrias dever pag-las posteriormente acrescidas de 50% de multa, nos termos do artigo 467 da Consolidao das Leis do Trabalho. Comentrios: ERRADA. O art. 477 em seu pargrafo sexto impe que as multas rescisrias devem ser pagas at o 1 dia til subseqente ao trmino do aviso prvio trabalhado ou em 10 dias corridos caso ele seja indenizado. O pargrafo oitavo do art. 477 impe uma multa de um salrio empregado em seu favor, caso esses prazos no sejam observados. O art. 467 estabelece que em caso de resciso do contrato de trabalho e havendo controvrsia sobre o montante das verbas rescisrias, o empregador obrigado a pagar ao empregado data de comparecimento justia do Trabalho a parte incontroversa dessas verbas, sob pena de pag-las acrescidas de 50%.

www.pontodosconcursos.com.br

53

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1150 (Juiz do Trabalho TRT 21 Regio 2005) A relao de emprego domstico no Brasil possui disciplinamento prprio, nos termos da Lei 5.589/72, e teve o seu elenco de direitos ampliado pela Constituio Federal de 1988. Nesse sentido, incorreto afirmar que o empregado domstico no faz jus licena paternidade; Comentrios: CERTA. No decorrer do curso j vimos o quadro com os direitos constitucionais do empregado domstico. Vamos relembr-lo: Domstico 13 Salrio Licena-gestante Frias + 1/3 Licena Paternidade Salrio Mnimo Irredutibilidade Salrio Servidor Pblico 13 Salrio Licena-gestante Frias + 1/3 Licena Paternidade Salrio Mnimo do Remunerao trabalho noturno Militar 13 Salrio Licena-gestante Frias + 1/3 Licena Paternidade Salrio famlia do Assistncia gratuita aos filhos e dependentes em creches e pr-escolas.

Repouso Semanal Repouso Semanal Remunerado Remunerado Aviso Prvio (30 dias) Aposentadoria Integrao Previdncia Social Salrio famlia Adicional de extras de 50% horas

Proteo do mercado de trabalho da mulher Reduo dos riscos inerentes ao trabalho Proibio de diferenas de salrio.

Art. 7 Pargrafo Art. 39, pargrafo 3 Art. 142, pargrafo 1 nico da CF/88. da CF/88. da CF/88.

www.pontodosconcursos.com.br

54

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1151 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao ao regime de frias, julgue: salvo para as gestantes e os menores de 18 anos, as frias podem ser gozadas em dois perodos. Comentrios: ERRADA. Art. 134 da CLT As frias sero concedidas por ato do empregador, em um s perodo, nos 12 (doze) meses subseqentes data em que o empregado tiver adquirido o direito. 1 - Somente em casos excepcionais sero as frias concedidas em 2 (dois) perodos, um dos quais no poder ser inferior a 10 (dez) dias corridos. 2 - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinqenta) anos de idade, as frias sero sempre concedidas de uma s vez. QUESTO 1152 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao ao regime de frias, julgue: o empregado que pede demisso antes de completado seu primeiro perodo aquisitivo faz jus a frias proporcionais. Comentrios: CERTA. Smula 261 do TST O empregado que se demite antes de complementar 12 (doze) meses de servio tem direito a frias proporcionais. QUESTO 1153 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao ao regime de frias, julgue: as frias podem ser convertidas integralmente em abono pecunirio, por opo do empregado. Comentrios: ERRADA. As frias podem ser convertidas apenas 1/3 em abono pecunirio. Art. 143 da CLT facultado ao empregado converter 1/3 (um tero) do perodo de frias a que tiver direito em abono pecunirio, no valor da remunerao que lhe seria devida nos dias correspondentes.

www.pontodosconcursos.com.br

55

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 1 - O abono de frias dever ser requerido at 15 (quinze) dias antes do trmino do perodo aquisitivo. 2 - Tratando-se de frias coletivas, a converso a que se refere este artigo dever ser objeto de acordo coletivo entre o empregador e o sindicato representativo da respectiva categoria profissional, independendo de requerimento individual a concesso do abono. 3 - O disposto neste artigo no se aplica aos empregados sob o regime de tempo parcial. (NR). QUESTO 1154 (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Julgue a alternativa em relao ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio FGTS. Durante a prestao do servio militar obrigatrio pelo empregado, ainda que se trate de perodo de suspenso do contrato de trabalho, devido o depsito em sua conta vinculada do FGTS. Comentrios: CERTA. Em relao ao acidente de trabalho e ao servio militar obrigatrio ser computado para efeito de indenizao e estabilidade o tempo de servio (art. 4, pargrafo nico da CLT). E, tambm, haver depsitos do FGTS. Art. 15 da lei 80036/90 Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, at o dia 7 (sete) de cada ms, em conta bancria vinculada, a importncia correspondente a 8 (oito) por cento da remunerao paga ou devida, no ms anterior, a cada trabalhador, includas na remunerao as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificao de Natal a que se refere a Lei n 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificaes da Lei n 4.749, de 12 de agosto de 1965. 1 Entende-se por empregador a pessoa fsica ou a pessoa jurdica de direito privado ou de direito pblico, da administrao pblica direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, que admitir trabalhadores a seu servio, bem assim aquele que, regido por legislao especial, encontrar-se nessa condio ou figurar como fornecedor ou tomador de mo-de-obra, independente da responsabilidade solidria e/ou subsidiria a que eventualmente venha obrigar-se.

www.pontodosconcursos.com.br

56

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 Considera-se trabalhador toda pessoa fsica que prestar servios a empregador, a locador ou tomador de mo-de-obra, excludos os eventuais, os autnomos e os servidores pblicos civis e militares sujeitos a regime jurdico prprio. 3 Os trabalhadores domsticos podero ter acesso ao regime do FGTS, na forma que vier a ser prevista em lei. 4 Considera-se remunerao as retiradas de diretores no empregados, quando haja deliberao da empresa, garantindo-lhes os direitos decorrentes do contrato de trabalho de que trata o art. 16. 5 O depsito de que trata o caput deste artigo obrigatrio nos casos de afastamento para prestao do servio militar obrigatrio e licena por acidente do trabalho. 6 No se incluem na remunerao, para os fins desta Lei, as parcelas elencadas no 9 do art. 28 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991. (Includo pela Lei 9.711, de 1998) 7o Os contratos de aprendizagem tero a alquota a que se refere o caput deste artigo reduzida para dois por cento. QUESTO 1155 (Procurador do Trabalho) O truck system consiste no pagamento dos salrios por meio de cheque; Comentrios: Errado. O nosso ordenamento jurdico (art. 462, pargrafo segundo) veda o truck system, que o pagamento que o pagamento atravs de prestaes in natura, quando a empresa possui armazns para venda de mercadorias ao empregado.

Art. 462 da CLT Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. 2 vedado empresa que mantiver armazm para venda de mercadorias aos empregados ou servios destinados a proporcionar-lhes prestaes in natura exercer qualquer coao ou induzimento no sentido de que os empregados se utilizem do armazm ou dos servios.

www.pontodosconcursos.com.br

57

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 3 Sempre que no for possvel o acesso dos empregados a armazns ou servios no mantidos pela empresa, lcito autoridade competente determinar a adoo de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os servios prestados a preos razoveis, sem intuito de lucro e sempre em benefcios dos empregados. QUESTO 1156 (CESPE OAB - Exame de Ordem 2008.3) Manuel, contratado por uma empresa de comunicao visual, no dia 18/9/2005, para prestar servios como desenhista, foi dispensado sem justa causa em 3/11/2008. Inconformado com o valor que receberia a ttulo de adicional noturno, frias e horas extras, Manuel firmou, no dia 11/11/2008, acordo com a empresa perante a comisso de conciliao prvia, recebendo, na ocasio, mais R$ 927,00, alm do valor que a empresa pretendia pagar-lhe. A comisso de conciliao prvia ressalvou as horas extras. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Manuel no poder reclamar na justia do trabalho nenhuma parcela, visto que o acordo ocorreu regularmente. B) Manuel pode postular na justia do trabalho o pagamento de horas extras, dada a ressalva apresentada pela comisso de conciliao prvia. C) A comisso de conciliao prvia no poderia firmar acordo parcial indicando ressalvas. D) O ttulo decorrente da homologao somente pode ser questionado perante a comisso de conciliao prvia. Comentrios: Letra B Art. 625-E da CLT Aceita a conciliao, ser lavrado termo assinado pelo empregado, pelo empregador ou seu preposto e pelos membros da Comisso, fornecendo-se cpia s partes. Pargrafo nico - O termo de conciliao ttulo executivo extrajudicial e ter eficcia liberatria geral, exceto quanto s parcelas expressamente ressalvadas.

www.pontodosconcursos.com.br

58

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1157 (ESAF Analista Judicirio Execuo de Mandados/ 2003) Considerando as regras especiais de proteo ao trabalho do menor, aponte a opo incorreta. a) O trabalho do menor com idade entre 14 anos e 16 anos de idade apenas admitido na condio de aprendiz. b) O trabalho em condies de agresso sade, executado por trabalhador com 16 anos de idade, impe ao empregador a obrigao de pagamento do adicional de insalubridade, em nvel proporcional ao nvel de agresso experimentado. c) vedado ao menor prestar servios em estabelecimentos prejudiciais sua moralidade, tais como boates e outros que comercializam bebidas alcolicas a varejo. d) Ao trabalhador menor lcito firmar recibos de quitao salarial sem a assistncia de seus responsveis, salvo em se tratando de resciso do contrato de trabalho. e) Ao menor com idade de 16 anos vedado o labor em atividade que o exponha ao risco de vida. Comentrios: Letra B. a) Correta. Art. 7, XXXIII da CF/88 - proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; b) Incorreta, porque o menor no poder prestar trabalho noturno, perigoso ou insalubre. Caso isto ocorra, o seu empregador ser multado e dever pagar os respectivos adicionais de forma integral. Art. 404 da CLT - Ao menor de 18 (dezoito) anos vedado o trabalho noturno, considerado este o que for executado no perodo compreendido entre as 22 (vinte e duas) e as 5 (cinco) horas. c) Correta. (art.405 da CLT) d) Correta. e) Correta (art. 7 da CF/88). Art. 405 da CLT Ao menor no ser permitido o trabalho: I - nos locais e servios perigosos ou insalubres, constantes de quadro para esse fim aprovado pela Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho; II - em locais ou servios prejudiciais sua moralidade.
www.pontodosconcursos.com.br

59

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 2 - O trabalho exercido nas ruas, praas e outros logradouros depender de prvia autorizao do Juiz da Infncia e dJuventude, ao qual cabe verificar se a ocupao indispensvel sua prpria subsistncia ou de seus pais, avs ou irmos e se dessa ocupao no poder advir prejuzo sua formao moral. 3 - Considera-se prejudicial moralidade do menor o trabalho: a) prestado de qualquer modo em teatros de revista, cinemas, boates, cassinos, cabars, dancings e estabelecimentos anlogos; b) em empresas circenses, em funes de acrobata, saltimbanco, ginasta e outras semelhantes; c) de produo, composio, entrega ou venda de escritos, impressos, cartazes, desenhos, gravuras, pinturas, emblemas, imagens e quaisquer outros objetos que possam, a juzo da autoridade competente, prejudicar sua formao moral; d) consistente na venda, a varejo, de bebidas alcolicas. 4 - Nas localidades em que existirem, oficialmente reconhecidas, instituies destinadas ao amparo dos menores jornaleiros, s aos que se encontrem sob o patrocnio dessas entidades ser outorgada a autorizao do trabalho a que alude o 2.

QUESTO 1158 (MPT 2012) O salrio complessivo vedado pelo ordenamento laboral ptrio, entre outros motivos, porque ao atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador, como salrio base, adicional de insalubridades e horas extras, facilita fraudes, dificultando ao trabalhador a verificao da correo do pagamento das diferentes parcelas. Comentrios: Certa. Smula 91 do TST SALRIO COMPLESSIVO Nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou percentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador.

www.pontodosconcursos.com.br

60

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1159 (MPT 2012) O assdio moral organizacional extrapola a esfera de interesses do trabalhador assediado, exigindo a tutela coletiva para que a prtica seja extirpada dos mtodos de administrao e gesto da empresa, para alm da tutela das situaes individuais. Comentrios: Certa. Ocorrer o assdio moral organizacional quando o empregador utilizar-se de condutas abusivas durante certo tempo e de forma sistemtica no contexto de uma relao de trabalho em que haja humilhao e constrangimento aos direitos fundamentais. Podemos citar como exemplo de assdio moral organizacional a exigncia de que o grupo de trabalhadores com menor produo pague prendas quando no atingirem as metas, como a realizao de flexes de brao, utilizao de fantasias de palhao ou recebam um trofu depreciativo. QUESTO 1160 (MPT 2012) Consoante a Organizao Internacional do Trabalho, as organizaes de trabalhadores e de empregadores gozaro de adequada proteo contra atos de ingerncia de umas nas outras, ou por agentes ou membros de umas nas outras, na sua constituio, funcionamento e administrao.Sero principalmente considerados atos de ingerncia: promover a constituio de organizaes de trabalhadores dominadas por organizaes de empregadores ou manter organizaes de trabalhadores com recursos financeiros ou de outra espcie, com o objetivo de sujeitar essas organizaes ao controle de empregadores ou de organizaes de empregadores. Comentrios: Certa (Conveno da OIT). QUESTO 1161 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao s normas de durao do trabalho, julgue: Considera-se de prontido o empregado que permanecer em sua prpria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio, com escala de, no mximo, vinte e quatro horas, sendo contadas as respectivas horas razo de 1/3 (um tero) do salrio normal. Comentrios: ERRADA. No tempo de prontido o empregado fica nas dependncias da estrada, aguardando ordens. As horas de prontido sero, para todos os efeitos, contadas razo de 2/3 (dois teros) do salrio-hora normal .

www.pontodosconcursos.com.br

61

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Tempo de prontido (art. 244 3 CLT): Por tempo de prontido compreende-se o perodo tido como integrante do contrato e do tempo de servio do empregado em que ele fica aguardando ordens. Ex: ferrovirio Tempo de sobreaviso (art.244 2 CLT): Por tempo de sobreaviso aquele em que o empregado permanece em sua prpria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio. Exs. Mdico, eletricitrios, ferrovirios.

Art. 244 da CLT As estradas de ferro podero ter empregados extranumerrios, de sobreaviso e de prontido, para executarem servios imprevistos ou para substituies de outros empregados que faltem escala organizada. 1 Considera-se "extranumerrio" o empregado no efetivo, candidato efetivao, que se apresentar normalmente ao servico, embora s trabalhe quando for necessrio. O extranumerrio s receber os dias de trabalho efetivo. 2 Considera-se de "sobreaviso" o empregado efetivo, que permanecer em sua prpria casa, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio. Cada escala de "sobreaviso" ser, no mximo, de vinte e quatro horas, As horas de "sobreaviso", para todos os efeitos, sero contadas razo de 1/3 (um tero) do salrio normal. 3 Considera-se de "prontido" o empregado que ficar nas dependncias da estrada, aguardando ordens. A escala de prontido ser, no mximo, de doze horas. As horas de prontido sero, para todos os efeitos, contadas razo de 2/3 (dois teros) do salrio-hora normal . 4 Quando, no estabelecimento ou dependncia em que se achar o empregado, houver facilidade de alimentao, as doze horas do prontido, a que se refere o pargrafo anterior, podero ser contnuas. Quando no existir essa facilidade, depois de seis horas de prontido, haver sempre um intervalo de uma hora para cada refeio, que no ser, nesse caso, computada como de servio.

www.pontodosconcursos.com.br

62

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1162 (FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Com relao s normas de durao do trabalho, julgue: A compensao de jornada de trabalho pode ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva. Comentrios: CERTA. BIZU DE PROVA Smula 85 do TST I. A compensao de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva. II. O acordo individual para compensao de horas vlido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrrio. III. O mero no-atendimento das exigncias legais para a compensao de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tcito, no implica a repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, se no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. IV. A prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de jornada. Nesta hiptese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal devero ser pagas como horas extraordinrias e, quanto quelas destinadas compensao, dever ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinrio. V As disposies contidas nesta smula no se aplicam ao regime compensatrio na modalidade banco de horas, que somente pode ser institudo por negociao coletiva. QUESTO 1163 (MPT 2000) So casos de Suspenso e Interrupo, respectivamente: a) frias e suspenso disciplinar; b) frias e afastamento decorrente de doena a partir do 16 dia; c) faltas injustificadas e licena gestante; d) faltas justificadas e faltas abonadas; e) faltas justificadas e greve; f) no sei. de

www.pontodosconcursos.com.br

63

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Comentrios: Letra C. No contrato de trabalho h situaes em que os efeitos ficaro sobrestados e em outras. Os efeitos que estou falando so as obrigaes do empregador de pagar o salrio, bem como as obrigaes do empregado de prestar trabalho. Considera-se interrupo do contrato de trabalho, quando o empregado no presta o trabalho e o empregador fica, mesmo assim, obrigado a pagar-lhe os salrios. Na suspenso do contrato de trabalho o empregado no prestar o trabalho e nem o empregador ficar obrigado a pagar-lhe os salrios. importante ter em mente o conceito e a distino que o jurista Maurcio Godinho Delgado faz: Suspenso Contratual a sustao ampliada e recproca dos efeitos contratuais, preservando o vnculo entre as partes. Interrupo contratual a sustao restrita e unilateral dos efeitos contratuais, preservando o vnculo entre as partes. Hipteses de interrupo Hipteses de suspenso Pelo tempo que se fizer necessrio quando tiver que comparecer a juzo. Licena-maternidade. Acidente de trabalho ou doena aps o 15 dia. Licena-paternidade. Qualquer espcie de licena noremunerada. Licena remunerada em caso de Suspenso disciplinar prevista no aborto no criminoso. art. 474 da CLT. Acidente de trabalho ou doena As faltas injustificadas ao servio nos primeiros 15 dias. Repouso semanal remunerado e Afastamento do empregado para participar de curso de qualificao Feriados. profissional (476-A da CLT). No perodo do tempo em que tiver Durante a prestao do servio de cumprir as exigncias do militar obrigatrio. servio militar.

www.pontodosconcursos.com.br

64

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O afastamento do empregado para Encargos pblicos especficos. o exerccio de cargos pblicos. Empregado membro da Comisso de conciliao prvia quando atuando como conciliador sempre que for convocado. Por um dia em cada 12 meses de trabalho no caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada. O empregado eleito diretor de S.A. Ter o seu contrato de trabalho suspenso, exceto se permanecer a subordinao jurdica inerente relao de emprego (S.269 TST). O empregado eleito para o cargo de dirigente sindical (Art. 545 2 CLT). Se h instrumento normativo estabelecendo que o empregador pagar a remunerao ser interrupo do contrato de trabalho. Greve (art. 7 da lei 7.783/89).

At trs dias consecutivos virtude de casamento. Art. 473, I da CLT.

em

Afastamento do empregado em caso de priso. Art. 473, V da CLT. Aposentadoria por invalidez (art. 475 CLT). Nos dias em que estiver O empregado estvel somente comprovadamente realizando poder ser dispensado caso provas de exame vestibular para cometa falta grave (492 CLT). ingresso em estabelecimento de ensino superior.

QUESTO 1164 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) A respeito do regime de compensao de jornada do banco de horas, julgue: No admite compensao de jornada que ultrapassar o limite mximo de 10 horas dirias. Comentrios: CERTA. Atravs do sistema de compensao o excesso de horas em um dia ser compensado pela diminuio em outro dia, portanto no ser devido o adicional de 50% sobre a hora normal e o limite mximo ser de duas horas dirias. Em relao a este tema o que as bancas de concurso abordam muito a questo do denominado banco de horas, observem as explicaes abaixo:

www.pontodosconcursos.com.br

65

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Banco de Horas: (Art. 59 2 da CLT) Banco de Horas uma forma de compensao de jornada celebrada por conveno ou acordo coletivo de trabalho, na qual as horas extras laboradas no sero remuneradas. Por este sistema de compensao de horas o acrscimo de salrio pelo labor realizado extraordinariamente poder ser dispensado, atravs de Conveno ou Acordo Coletivo, quando ocorrer a compensao do excesso de horas em um dia pela correspondente diminuio em outro dia, porm no poder exceder em um perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais previstas e nem ultrapassar o limite mximo de 10 horas dirias. Art. 59 do CLT A durao normal do trabalho poder ser acrescida de horas suplementares, em nmero no excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho 2 Poder ser dispensado o acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo mximo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias. QUESTO 1165 (FCC TRT SP 2004) Durante o perodo aquisitivo do direito a frias, um empregado faltou cinco vezes ao servio. Nesse caso, ter direito a frias de (A) 30 dias corridos, recebendo, tambm, o abono de 1/3. (B) 30 dias corridos, mas no receber o abono de 1/3. (C) 25 dias corridos, recebendo, tambm, o abono de 1/3. (D) 25 dias corridos, sem o abono de 1/3. (E) 24 dias corridos, com o abono de 1/3. Comentrios: Letra A. Art. 130 da CLT - Aps cada perodo de 12 (doze) meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito a frias, na seguinte proporo: I- 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 (cinco) vezes; II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas;

www.pontodosconcursos.com.br

66

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas; IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. 1 - vedado descontar, do perodo de frias, as faltas do empregado ao servio. 2 - O perodo das frias ser computado, para todos os efeitos, como tempo de servio.

Regime Normal At 5 faltas 6 a 14 faltas 15 a 23 faltas 24 a 32 faltas Mais de 32 faltas No ter frias

Art. 130 da CLT 30 dias de frias 24 dias de frias 18 dias de frias 12 dias de frias

Tempo Parcial 22 25 h. semanais 20 22 h. semanais 15 20 h. semanais 10 15 h. semanais 5 10 h. semanais Igual ou inferior 5 h. semanais Mais de 7 faltas Reduz metade

Art. 130- A da CLT 18 dias de frias 16 dias de frias 14 dias de frias 12 dias de frias 10 dias de frias

8 dias de frias

QUESTO 1166 (FCC- Analista Judicirio TRT 8 Regio 2010) Mrio empregado da empresa M e labora em regime de revezamento. Semana passada, ele laborou em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas, havendo prejuzo do intervalo mnimo de onze horas consecutivas para descanso entre jornadas. Neste caso, essas horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de vinte e quatro horas devem ser remuneradas (A) como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional em sua integralidade. (B) como extraordinrias, mas sem o respectivo adicional em razo do trabalho em regime de revezamento.

www.pontodosconcursos.com.br

67

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (C) normalmente, no sendo consideradas extraordinrias em razo do trabalho em regime de revezamento. (D) como extraordinrias, mas com reduo de 50% do respectivo adicional, tratando-se de norma especfica aplicada ao empregado que labora em regime de revezamento. (E) como extraordinrias, mas na base de 1/3 sobre o respectivo adicional, tratando-se de norma especfica aplicada ao empregado que labora em regime de revezamento. Comentrios: Letra A. o que estabelece a Smula 110 do TST. Smula 110 do TST No regime de revezamento, as horas trabalhadas em seguida ao repouso semanal de 24 horas, com prejuzo do intervalo mnimo de 11 horas consecutivas para descanso entre jornadas, devem ser remuneradas como extraordinrias, inclusive com o respectivo adicional. QUESTO 1167 (FGV - 2010 - CODESP-SP Advogado) Em relao jornada de trabalho, julgue: Os empregados que exercem atividades externas incompatveis com qualquer modalidade de controle do empregador e que tenham essa situao anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social no esto sujeitos limitao da jornada de trabalho. Comentrios: ERRADA (art. 62, I da CLT). Art. 62 da CLT No so abrangidos pelo regime previsto neste captulo: I os empregados que exercem atividade externa incompatvel com a fixao de horrio de trabalho, devendo tal condio ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social e no registro de empregados; II os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gesto, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial. Pargrafo nico O regime previsto neste captulo ser aplicvel aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salrio do cargo de confiana, compreendendo a gratificao de funo, se houver, for inferior ao valor do respectivo salrio efetivo acrescido de 40% (quarenta por cento).

www.pontodosconcursos.com.br

68

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1168 (FGV - 2010 - CODESP-SP Advogado) Em relao jornada de trabalho, julgue: A norma constitucional que fixa a durao normal de trabalho em 8 horas dirias e 44 semanais tem natureza imperativa e por isso veda que novas leis ou convenes coletivas venham a estabelecer jornadas dirias diferenciadas, ainda que a profisso ou a funo exercida se caracterize por singularidade e especialidade. Comentrios: CERTA. Creio que a FGV considerou correta esta questo porque h a possibilidade de que norma coletiva estabelea jornada menor por ser mais benfica ao empregado, agora jornada maior no poder. Art. 7 XIII da CF/88 durao normal do trabalho no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. Observem que a jornada ordinria ou normal prevista constitucionalmente de 8 horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, sendo assim podemos afirmar que o tempo mximo previsto para a prestao de trabalho de 8 horas dirias. Mas poder este tempo ser ampliado ou reduzido? Como o prprio artigo 7 da CF/88 estabelece, este tempo poder ser reduzido por negociao coletiva, mas ampliado no poder. H algumas categorias profissionais que possuem jornadas especiais, menores do que a jornada normal de oito horas dirias. QUESTO 1169 (TRT 17. Regio/Analista Judicirio Execuo de Mandados-2009) Entende-se como salrio o conjunto de pagamentos provenientes do empregador ou de terceiros, recebidos em decorrncia da prestao de servios subordinados. Comentrios: ERRADA. Salrio a contraprestao paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades (in natura). O pagamento proveniente de terceiros no ser considerado salrio, mas sim remunerao. Gorjeta o pagamento indireto realizado em dinheiro e por terceiros.

www.pontodosconcursos.com.br

69

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O pargrafo 3 do art. 457 da CLT estabelece que sero consideradas gorjetas, alm da importncia fixa estipulada na nota de servio, a importncia espontaneamente dada pelos clientes ao empregado. Remunerao: a soma da contraprestao paga diretamente pelo empregador, seja em dinheiro, seja em utilidades, com a quantia recebida pelo empregado de terceiros, a ttulo de terceiros. Segundo entendimento sumulado do TST, as gorjetas integraro a remunerao do empregado quando cobradas na nota de servio ou quando forem espontaneamente ofertadas pelos clientes. Smula 354 do TST As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno,horas extras e repouso semanal remunerado. QUESTO 1170 (FGV - 2010 - CODESP-SP Advogado) Em relao jornada de trabalho, julgue: Quando a jornada de trabalho fixada em 6 horas contnuas, o intervalo ser de 15 minutos. Quando for fixada em 7 horas, o intervalo corresponder a, no mnimo, uma e, no mximo, duas horas. Comentrios: CERTA. Art. 71 da CLT Em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de 6 (seis) horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de 2 (duas) horas. 1 - No excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, ser, entretanto, obrigatrio um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a durao ultrapassar 4 (quatro) horas. 2 - Os intervalos de descanso no sero computados na durao do trabalho.

www.pontodosconcursos.com.br

70

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1171 (CESPE - SERPRO 2010) O empregador, como pessoa fsica ou jurdica, responsvel pela antecipao do vale-transporte ao empregado para utilizao efetiva em despesas no deslocamento residncia- trabalho e vice-versa, via sistema de transporte coletivo pblico, urbano ou intermunicipal e (ou) interestadual com caractersticas semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concesso ou permisso de linhas regulares e com tarifas fixadas, pela autoridade competente, excludos os servios seletivos e os especiais. Comentrios: CERTA. Art. 1 da Lei 7.418/85 O empregador, pessoa fsica ou jurdica, antecipar ao empregado para utilizao efetiva em despesas de deslocamento residncia-trabalho e vice-versa, atravs do sistema de transporte coletivo pblico, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com caractersticas semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concesso ou permisso de linhas regulares e com tarifas fixadas, pela autoridade competente, excludos os servios seletivos e os especiais. QUESTO 1172 (FGV - 2010 - BADESC - Advogado) No Direito do Trabalho, o acordo coletivo classificado como uma fonte: a) jurisprudencial. b) material heternoma. c) material autnoma. d) costumeira. e) formal. Comentrios: LETRA E. Consideram-se fontes formais autnomas a conveno coletiva e os acordos coletivos, que so produzidos sem a participao direta do Estado. Isto porque a conveno coletiva celebrada entre dois Sindicatos, um representante de empregados e outro representante de empregadores. Ao passo que o acordo coletivo celebrado entre empresa ou grupo de empresas e o Sindicato de empregados.

www.pontodosconcursos.com.br

71

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1173 (CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Profissional Jnior Direito) Considerando que a relao de trabalho temporrio enseja uma relao trilateral envolvendo o trabalhador temporrio, a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora dos servios ou empresa cliente, de acordo com a disciplina da Lei no 6.019/74 e do Decreto no 73.841/74, tem-se que: a) uma das excees legais vedao de terceirizao de atividadefim da empresa tomadora, em razo de seu carter contnuo (artigo 10 da Lei 6.019/74) e de suas finalidades especficas. b) a nica modalidade de terceirizao em que o trabalhador presta servios de natureza pessoal ao tomador, sem que haja a configurao do vnculo de emprego com este, sendo que a vinculao permanece com a empresa de trabalho temporrio. c) a contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, nos termos da Smula no 331, item I, do C. T.S.T. , formando-se o vnculo sempre com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho de temporada. d) se confunde o trabalhador temporrio com o empregado contratado por prazo certo, pois este ltimo tambm possui vnculo de emprego com o tomador dos respectivos servios, regendo-se pelas disposies da CLT (artigo 433 e seguintes). e) se confunde o trabalhador temporrio com o empregado contratado por prazo certo, pois a Lei 6.019/74 no instituiu rol de direitos menos favorveis do que a CLT (artigo 433 e seguintes). Comentrios: LETRA B (Smula 331, I do TST). O trabalho temporrio regido pela Lei n 6.019/74, e no pela CLT. O vnculo trabalhista do trabalhador temporrio, ou seja, a relao de emprego, no se forma entre o cliente tomador dos servios e o trabalhador, mas sim entre este e a empresa de trabalho temporrio, que arcar com todos os direitos trabalhistas. O art. 2 da Lei 6019/74 conceitua o trabalho temporrio como aquele prestado por uma pessoa fsica a uma empresa, para atender a necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio.

www.pontodosconcursos.com.br

72

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 2 da Lei 6019/74 - Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa, para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou acrscimo extraordinrio de servios. O trabalhador temporrio empregado da empresa de trabalho temporrio que pode ser fsica ou jurdica urbana. Compreende-se como empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, trabalhadores, devidamente qualificados, por elas remunerados e assistidos. O trabalhador temporrio considerado empregado da empresa prestadora de servios e ser permitida a terceirizao de atividade fim sem descaracterizar a intermediao de mo-de-obra realizada atravs da empresa interposta (Smula 331, I do TST.) Ressalta-se a mo de obra dever ser contratada com remunerao equivalente percebida pelos empregados da mesma categoria em sua totalidade. Exemplificando: uma firma de engenharia poder contratar engenheiros para trabalhar temporariamente, somente, nas hipteses acima descritas e a contratao desse engenheiro s poder ser efetivada atravs de uma empresa e seu salrio ser o mesmo do engenheiro que trabalha para a firma de engenharia. Quando houver falncia da empresa prestadora ou intermediadora do trabalho temporrio a tomadora responder solidariamente. Art. 16 da Lei 6019/74 - No caso de falncia da empresa de trabalho temporrio, a empresa tomadora ou cliente solidariamente responsvel pelo recolhimento das contribuies previdencirias, no tocante ao tempo em que o trabalhador esteve sob suas ordens, assim como em referncia ao mesmo perodo, pela remunerao e indenizao previstas nesta Lei.

www.pontodosconcursos.com.br

73

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1174 (CESGRANRIO - 2010 - BNDES - Advogado) Joo postulou judicialmente a declarao de existncia de vnculo de emprego com ente da Administrao Pblica, j que, de fato, l trabalhava, por intermediao de cooperativa de mo de obra, tal como outros falsos associados, mascarada de prestao de servios. A deciso judicial, com base na Smula n 331 do TST, negou a existncia do vnculo e fez gerar seus efeitos. Com base no exposto, conclui-se que independente da prestao do concurso pblico, Joo obter, via recurso, o reconhecimento do vnculo de emprego com a Administrao Pblica, face responsabilidade solidria do ente perante a relao de trabalho estabelecida. Comentrios: ERRADA (Smula 331 do TST). Smula 331 do TST I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividademeio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios quanto quelas obrigaes, desde que haja participado da relao processual e conste tambm do ttulo executivo judicial. V - Os entes integrantes da Administrao Pblica direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condies do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigaes da Lei n. 8.666, de 21.06.1993, especialmente na fiscalizao do cumprimento das obrigaes contratuais e legais da prestadora de servio como empregadora. A aludida responsabilidade no decorre de mero inadimplemento das obrigaes trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.
www.pontodosconcursos.com.br

74

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva VI A responsabilidade subsidiria do tomador de servios abrange todas as verbas decorrentes da condenao referentes ao perodo da prestao laboral Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. QUESTO 1175 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Em se tratando de salrio e remunerao, julgue: o salrio-maternidade tem natureza salarial. Comentrios: ERRADA. O salrio-maternidade trata-se de um benefcio previdencirio. Vejamos as principais caractersticas do salriomaternidade; Salrio-maternidade o benefcio a que tem direito as seguradas empregada, empregada domstica, contribuinte individual e facultativa, por ocasio do parto, da adoo ou da guarda judicial para fins de adoo. A Previdncia Social no exige carncia para conceder esse benefcio. A segurada que exerce atividades concomitantes tem direito a um salrio-maternidade para cada emprego; A segurada aposentada que permanecer ou retornar atividade tem direito ao pagamento do salrio-maternidade; No caso de adoo ou guarda judicial para fins de adoo, devido o salrio-maternidade, de acordo com a Lei n 10.421 de 15 de abril de 2002, publicada em 16 de abril de 2002, se a adoo ou o termo de guarda judicial para fins de adoo for igual ou posterior publicao da Lei; No caso de parto antecipado, o perodo de carncia para as seguradas contribuinte individual e facultativa, ser reduzido em nmero de contribuies equivalentes ao nmero de meses em que o parto foi antecipado; A existncia da relao de emprego (empregada e empregada domstica) ou de contribuies (contribuinte individual e facultativa) pr-requisito necessrio para o direito ao salriomaternidade.

www.pontodosconcursos.com.br

75

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1176 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Em se tratando de salrio e remunerao, julgue: as gorjetas integram a base de clculo do aviso prvio, das horas extraordinrias, do adicional noturno e do repouso semanal remunerado. Comentrios: ERRADA Smula 354 TST As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de servio ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do empregado, no servindo de base de clculo para as parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado QUESTO 1177 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Em se tratando de salrio e remunerao, julgue: o plano de sade fornecido pelo empregador ao empregado, em razo de seu carter contraprestativo, consiste em salrio in natura. Comentrios: ERRADA. Art. 458 da CLT Alm do pagamento em dinheiro, compreendese no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas. 1 - Os valores atribudos s prestaes in natura devero ser justos e razoveis, no podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salrio mnimo (arts. 81 e 82). 2 - Para os efeitos previstos neste artigo, no sero consideradas como salrio as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: I - vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestao do servio; II - educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico;
www.pontodosconcursos.com.br

76

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva III - transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico; IV - assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada diretamente ou mediante seguro-sade; V - seguros de vida e de acidentes pessoais; VI - previdncia privada; 3 - A habitao e a alimentao fornecidas como salrioutilidade devero atender aos fins a que se destinam e no podero exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salrio-contratual. Smula 241 do TST O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, tem carter salarial, integrando a remunerao do empregado, para todos os efeitos legais. 4 - Tratando-se de habitao coletiva, o valor do salrioutilidade a ela correspondente ser obtido mediante a diviso do justo valor da habitao pelo nmero de co-habitantes, vedada, em qualquer hiptese, a utilizao da mesma unidade residencial por mais de uma famlia. QUESTO 1178 (FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Em se tratando de salrio e remunerao, julgue: a parcela de participao nos lucros ou resultados, habitualmente paga, no integra a remunerao do empregado. Comentrios: CERTA. A CF/88 estabelece que a participao nos lucros ser desvinculada da remunerao. Assim, ela no integrar a remunerao do empregado. Art. 7 XI - participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; O fato de ser desvinculada da remunerao faz com que a participao nos lucros no seja computada para incidncia de depsitos do FGTS e de contribuies previdencirias, pois no constitui verba de natureza salarial.

www.pontodosconcursos.com.br

77

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1179 (FGV - 2010 - BADESC - Advogado) O valor do piso salarial determinado em norma coletiva denominado de salrio diferido. Comentrios: Errada. O piso salarial traduz o patamar mnimo de contratao em certa categoria, que no poder receber menos do que o valor fixado no piso salarial normativo. No h que se confundir a expresso piso salarial com salrio social. As bancas tentam fazer tal confuso. Salrio Social o conjunto de prestaes genericamente pagas ao trabalhador em virtude de sua existncia como sujeito da relao de emprego. QUESTO 1180 (FGV - 2010 - BADESC - Advogado) Assinale a alternativa que indique o princpio do Direito do Trabalho que prev a proteo dos salrios contra descontos no previstos em lei. a) Princpio da unidade salarial. b) Princpio da primazia da realidade. c) Princpio da materialidade salarial. d) Princpio da legalidade. e) Princpio da intangibilidade. Comentrios: LETRA E. O salrio no poder sofrer desconto, salvo adiantamento, dispositivo de lei ou norma coletiva, conforme estabelece o art. 462 da CLT. O salrio no poder sofrer desconto, salvo adiantamento, dispositivo de lei ou norma coletiva, conforme estabelece o art. 462 da CLT. Trata-se do denominado princpio da intangibilidade salarial. Art. 462 da CLT Ao empregador vedado efetuar qualquer desconto nos salrios do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

www.pontodosconcursos.com.br

78

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 1 - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto ser lcito, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrncia de dolo do empregado. 2 - vedado empresa que mantiver armazm para venda de mercadorias aos empregados ou servios destinados a proporcionar-lhes prestaes in natura exercer qualquer coao ou induzimento no sentido de que os empregados se utilizem do armazm ou dos servios. 3 - Sempre que no for possvel o acesso dos empregados a armazns ou servios no mantidos pela empresa, lcito autoridade competente determinar a adoo de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os servios prestados a preos razoveis, sem intuito de lucro e sempre em benefcios dos empregados. 4 - Observado o disposto neste Captulo, vedado s empresas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispor do seu salrio. Quando ocorrer dolo do empregado, ou seja, a inteno de causar o dano ao empregador o desconto salarial ser lcito independentemente de ter sido acordado entre o empregado e o seu empregador tal possibilidade. J quando ocorrer culpa do empregado que acarrete o dano ao seu empregador o desconto somente ser lcito quando esta possibilidade haja sido acordada entre o empregado e o seu empregador. So modalidades de culpa a imprudncia, a impercia e a negligncia. importante citar a lei 10.820/2003 que em seu artigo 1 estabelece a possibilidade de os empregados autorizarem de forma irrevogvel e irretratvel o desconto em folha de pagamento dos valores referentes ao pagamento de emprstimos, financiamentos e operaes financeiras.

www.pontodosconcursos.com.br

79

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1181 (FGV - 2010 - BADESC - Advogado) O atraso no pagamento dos salrios dar direito ao empregado: a) de exigir recibo expresso do no-pagamento dos valores. a) de receber multa de 30% sobre os valores devidos. b) de cobrar o salrio em dobro aps trs meses de mora. c) de reduzir a carga horria de trabalho. d) de aplicar justa causa ao empregador. Comentrios: Letra E. O art. 483 da CLT a aplicao de despedida indireta por justa causa cometida pelo empregador que no cumprir as obrigaes do contrato. A principal obrigao do empregador no contrato de trabalho pagar os salrios do empregado. bom lembrar que o empregador ser considerado em mora salarial quando atrasar os salrios por perodo igual o superior a trs meses segundo o decreto 368/68. Art. 2 1 - Considera-se mora contumaz o atraso ou sonegao de salrios devidos aos empregados, por perodo igual ou superior a 3 (trs) meses, sem motivo grave e relevante, excludas as causas pertinentes ao risco do empreendimento. Art. 465 da CLT O pagamento dos salrios ser efetuado em dia til e no local do trabalho, dentro do horrio do servio ou imediatamente aps o encerramento deste, salvo quando efetuado por depsito em conta bancria, observado o disposto no artigo anterior. Smula 381 do TST O pagamento dos salrios at o 5 dia til do ms subseqente ao vencido no est sujeito correo monetria. Se essa data limite for ultrapassada, incidir o ndice da correo monetria do ms subseqente ao da prestao dos servios, a partir do dia 1.

www.pontodosconcursos.com.br

80

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1182 (FGV - 2010 - BADESC - Advogado) No Direito do Trabalho, o perodo de sustao das clusulas do contrato de trabalho, sem que haja pagamento total ou parcial dos salrios, chamado de: a) suspenso. b) interrupo. c) paralisao. d) descontinuidade. e) inatividade. Comentrios: LETRA A. Vamos repetir o conceito de Maurcio Godinho Delgado: Considera-se interrupo do contrato de trabalho, quando o empregado no presta o trabalho e o empregador fica, mesmo assim, obrigado a pagar-lhe os salrios. Na suspenso do contrato de trabalho o empregado no prestar o trabalho e nem o empregador ficar obrigado a pagar-lhe os salrios. Suspenso Contratual a sustao ampliada e recproca dos efeitos contratuais, preservando o vnculo entre as partes. Interrupo contratual a sustao restrita e unilateral dos efeitos contratuais, preservando o vnculo entre as partes. QUESTO 1183 (FGV - 2008 - Senado Federal - Advogado) A respeito do tema Suspenso e Interrupo do Contrato de Trabalho, julgue: A participao de empregado em movimento grevista implica suspenso do contrato de trabalho, ficando o empregador, portanto, autorizado a no efetuar o pagamento dos salrios nos dias de paralisao, observada a Lei 7.783/89. Comentrios: CERTA.

www.pontodosconcursos.com.br

81

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 7 da Lei 7.783/89 Observadas as condies previstas nesta Lei, a participao em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relaes obrigacionais, durante o perodo, ser regidas pelo acordo, conveno, laudo arbitral ou deciso da Justia do Trabalho. QUESTO 1184 (FGV - 2008 - Senado Federal - Advogado) A respeito do tema Suspenso e Interrupo do Contrato de Trabalho, julgue: Durante a suspenso do contrato o empregador no pode despedir os empregados que aderiram ao movimento grevista, podendo, no entanto, contratar, em qualquer caso, trabalhadores substitutos. Comentrios: ERRADA. Vejamos os artigos da Lei 7.73/89: Art. 7 Observadas as condies previstas nesta Lei, a participao em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relaes obrigacionais, durante o perodo, ser regidas pelo acordo, conveno, laudo arbitral ou deciso da Justia do Trabalho. Pargrafo nico. vedada a resciso de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratao de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrncia das hipteses previstas nos arts. 9 e 14. Art. 9 Durante a greve, o sindicato ou a comisso de negociao, mediante acordo com a entidade patronal ou diretamente com o empregador, manter em atividade equipes de empregados com o propsito de assegurar os servios cuja paralisao resultem em prejuzo irreparvel, pela deteriorao irreversvel de bens, mquinas e equipamentos, bem como a manuteno daqueles essenciais retomada das atividades da empresa quando da cessao do movimento. Pargrafo nico. No havendo acordo, assegurado ao empregador, enquanto perdurar a greve, o direito de contratar diretamente os servios necessrios a que se refere este artigo. Art. 14 Constitui abuso do direito de greve a inobservncia das normas contidas na presente Lei, bem como a manuteno da paralisao aps a celebrao de acordo, conveno ou deciso da Justia do Trabalho. Pargrafo nico. Na vigncia de acordo, conveno ou sentena normativa no constitui abuso do exerccio do direito de greve a paralisao que:I - tenha por objetivo exigir o cumprimento de clusula ou condio; II - seja motivada pela supervenincia de fatos novo ou acontecimento imprevisto que modifique substancialmente a relao de trabalho.

www.pontodosconcursos.com.br

82

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1185 (FCC/Analista Judicirio/TRT 24 Regio) O direito de ao quanto a crditos resultantes das relaes de trabalho prescreve em a) dois anos para o trabalhador urbano e cinco anos para o trabalhador rural, aps a extino do contrato; b) dois anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de um ano aps a extino do contrato; c) dois anos para os trabalhadores urbanos e rurais,, aps a extino do contrato, sem prazo limite para a interposio da ao; d) cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato; e) cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, aps a extino do contrato, sem prazo limite para a interposio da ao. Comentrios: Letra D. Art. 7 XXIX - ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho; QUESTO 1186 (FGV - 2008 - Senado Federal - Advogado) A respeito do tema Suspenso e Interrupo do Contrato de Trabalho, julgue: Quando dirigente sindical tiver que se ausentar por motivo de viagem internacional representando o sindicato, o tempo de ausncia caracteriza-se como licena no-remunerada, hiptese de suspenso do contrato. Comentrios: ERRADA. Trata-se de hiptese de interrupo do contrato de trabalho prevista no art. 473, IX da CLT. Art. 473 da CLT IX pelo tempo que se fizer necessrio, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunio oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.

www.pontodosconcursos.com.br

83

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1187 (FCC PGE RO - 2011) Em relao aos princpios do Direito do Trabalho, INCORRETO afirmar: (A) O princpio da aplicao da norma mais favorvel aplica-se da seguinte forma: havendo normas vlidas incidentes sobre a relao de emprego, deve-se aplicar aquela mais benfica ao trabalhador. (B) O princpio da continuidade da relao de emprego tem como finalidade a preservao do contrato de trabalho, de modo que haja presuno de que este seja por prazo indeterminado, permitindo-se a contratao por prazo certo apenas como exceo. (C) O princpio da primazia da realidade indica que os fatos reais devem prevalecer sobre os documentos assinados pelo empregado. (D) O princpio da irrenunciabilidade significa a no admisso, em tese, que o empregado abra mo de seus direitos trabalhistas, em grande parte imantados de indisponibilidade absoluta. (E) O princpio protetor representado pela trplice vertente: in dubio pro societate, a aplicao da norma mais favorvel e a condio mais benfica. Comentrios: Letra E. A doutrina considera, segundo a classificao de Amrico Pl Rodrigues, que o princpio da proteo abrange os seguintes princpios: princpio in dbio pro operrio, princpio da norma mais favorvel e princpio da condio mais benfica. Princpio da Proteo

Princpio da Norma mais favorvel

Princpio In dbio pro operrio

Princpio da condio mais benfica

QUESTO 1188 (FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado) Paulo, empregado da empresa Alegria Ltda., trabalha para a empresa Boa Sorte Ltda., em decorrncia de contrato de prestao de servios celebrado entre as respectivas empresas. As atribuies por ele exercidas inserem-se na atividade-meio da tomadora, a qual efetua o controle de sua jornada de trabalho e dirige a prestao pessoal dos servios, emitindo ordens diretas ao trabalhador no desempenho de suas tarefas. Diante dessa situao hipottica, julgue:

www.pontodosconcursos.com.br

84

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A terceirizao ilcita, acarretando a nulidade do vnculo de emprego com a empresa prestadora e o reconhecimento do vnculo de emprego diretamente com a empresa tomadora. Comentrios: CERTA. A terceirizao n atividade meio proibida, sendo considerada ilcita.

Terceirizao o fenmeno pelo qual se dissocia a relao econmica de trabalho da relao justrabalhista que lhe seria correspondente. Por tal fenmeno insere-se o trabalhador no processo produtivo do tomador de servios sem que se estendam a este os laos justrabalhistas, que se preservam fixados com uma entidade interveniente.

Terceirizao Relao Trilateral

OBREIRO

EMPRESA TERCEIRIZANTE

EMPRESA TOMADORA DOS SERVIOS

www.pontodosconcursos.com.br

85

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A terceirizao provoca uma relao trilateral em face da contratao da fora de trabalho no mercado capitalista: a) O obreiro: o prestador de servios que ir realizar as suas atividades junto empresa tomadora de servios. b) A empresa terceirizante: a empresa que contrata o obreiro firmando com ele o vnculo jurdico trabalhista. c) A empresa tomadora de servios: a empresa que receber a prestao de trabalho, mas no formar vnculo clssico de emprego com o trabalhador envolvido. EM RESUMO: Na terceirizao lcita o obreiro coloca a sua energia de trabalho disposio do tomador de servios, mas o seu contrato de trabalho ser formado com a empresa terceirizante (intermediadora). Entre a empresa tomadora de servios e a empresa terceirizante ser formado um contrato civil de prestao de servios. Intermediadora de mo-de-obra (Empresa Terceirizante) Empregador Aparente

Trabalhador/Obreiro (Terceirizado) EMPRESA Tomadora de Servios Empregador Real

www.pontodosconcursos.com.br

86

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva A terceirizao lcita est prevista em quatro situaes-tipo, conforme estabelece a smula 331 do TST. Vejamos: Primeira Segunda Terceira Quarta Smula 331, I Smula 331, do Smula 331, do Smula 331, do do TST. III TST. III TST. III TST.

Situaes empresariais que autorizem a contratao de trabalho temporrio. I A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei 6.019, de 03.01.1974).

Atividades de Atividades vigilncia conservao regidas pela Lei limpeza. 7.102/83.

de Servios ligados e atividade-meio do tomador.

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de de servios vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de de servios vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio tomador, do desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta.

www.pontodosconcursos.com.br

87

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva 1. Situaes empresariais que autorizem a contratao de trabalho temporrio: A Lei 6.019/74 estabelece, expressamente, as situaes que podero ser terceirizadas sem que configurem terceirizao ilcita. So elas: a) necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente da empresa tomadora; b) necessidade resultante de acrscimo extraordinrio de servios da empresa tomadora. Smula 331 do TST I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei 6.019, de 03.01.1974). O inciso I da Smula 331 do TST precisa ser esclarecido, pois a contratao de trabalhadores por empresa interposta somente ser ilegal quando existir fraude na terceirizao, ou seja, o tomador de servios necessitando de mo-de-obra habitual necessria a sua prpria existncia, que coincide com seus fins principais (atividade-fim) resolve contratar pessoal atravs de outra empresa. Neste caso, a terceirizao ser considerada ilcita e o vnculo de emprego ir formar-se diretamente com o tomador dos servios do empregado, incidindo sobre o contato de trabalho todas as normas pertinentes a sua categoria. Aprofundaremos no estudo de trabalho temporrio no item 10.2 dessa aula. 2. Atividades de Vigilncia, regidas pela Lei 7.102/83: importante fazer a distino entre o vigilante e o vigia. Muitos candidatos erram na hora da prova por no lembrarem de tal distino. Vigilante no vigia! Vigia o empregado no especilizado ou semiespecializado que se vincula ao prprio ente tomador de seus servios, ele trabalha de um modo geral em condomnios, guarda de obras, pequenas lojas, residncias, dentre outros.

www.pontodosconcursos.com.br

88

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Vigilante um membro de uma categoria especial diferenciada, ao contrrio do vigia que se submete s regras da categoria definida pela atividade de seu empregador. O vigilante submete-se s regras quanto formao e ao treinamento, bem como quanto estrutura e dinmica empresarial. A Lei 7.102/83 traz em seu artigo 16 os requisitos indispensveis para o exerccio da profisso de vigilante. Art.16 Para o exerccio da profisso, o vigilante preencher os seguintes requisitos: I - ser brasileiro II - ter idade mnima de 21 (vinte e um) anos; III - ter instruo correspondente quarta srie do primeiro grau; IV - ter sido aprovado em curso de formao de vigilante, realizado em estabelecimento com funcionamento autorizado nos termos desta Lei; V - ter sido aprovado em exame de sade fsica, mental e psicotcnico; IV - no ter antecedentes criminais registrados; e VII estar quite com as obrigaes eleitorais e militares. Pargrafo nico - O requisito previsto no inciso III deste artigo no se aplica aos vigilantes admitidos at a publicao da presente Lei. 3. Atividades de conservao e limpeza: Foram as primeiras atividades nas quais a terceirizao foi permitida. 4. Servios especializados ligados atividade-meio do tomador: Atividades-meio so aquelas funes e tarefas empresariais e laborais que no se ajustam ao ncleo da dinmica empresarial do tomador dos servios, nem compe a essncia dessa dinmica ou contribuem para a definio de seu posicionamento no contexto empresarial e econmico mais amplo (Maurcio Godinho Delgado).So atividades meramente instrumentais e diferenciam-se das atividades-fim porque elas ajustamse ao ncleo da dinmica empresarial do tomador de servios. Ateno: Quando as quatro situaes no estiverem presentes, estaremos diante de uma terceirizao ilcita e o vnculo de emprego ir formar-se com o tomador de servios, quando presentes os elementos ftico-jurdicos da relao de emprego.
www.pontodosconcursos.com.br

89

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1189 (CESGRANRIO - 2008 - Petrobrs - Advogado) A Lei no 5.811, de 11 de outubro de 1972, regula o regime de trabalho que se aplica aos empregados que prestem servios em atividades de explorao, perfurao, produo e refinao de petrleo, bem como na industrializao do xisto, na indstria petroqumica e no transporte de petrleo e seus derivados por meio de dutos. Est em DESACORDO com as normas previstas nessa legislao especial afirmar que: a) durante o trabalho em regime de revezamento em turno de 8 (oito) horas, para atender a imperativos de segurana industrial, poder ser suprimida a hora do repouso e alimentao do empregado, mas lhe ser assegurado o direito ao pagamento em dobro dessa hora. b) enquanto o empregado permanecer no regime de sobreaviso, serlhe- assegurado um repouso de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas para cada perodo de 24 (vinte e quatro) horas em que permanecer de sobreaviso. c) o empregado no poder permanecer em servio, no regime de revezamento previsto para a atividade de produo de petrleo em reas terrestres de difcil acesso, por perodo superior a 15 (quinze) dias. d) sempre que for imprescindvel continuidade operacional, durante 24 (vinte e quatro) horas o empregado engajado em trabalhos de geologia de poo poder ser mantido em regime de sobreaviso, mas em cada jornada de sobreaviso o trabalho efetivo no exceder de 10 (dez) horas. e) constitui alterao lcita a excluso do empregado do regime de revezamento, cabendo-lhe, exclusivamente, o direito percepo de uma indenizao que corresponda a apenas um pagamento igual mdia dos recebimentos das vantagens inerentes ao regime de revezamento percebidas nos ltimos 12 (doze) meses anteriores mudana, para cada ano ou frao igual ou superior a 6 (seis) meses de permanncia nesse regime Comentrios: LETRA D.

www.pontodosconcursos.com.br

90

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Art. 5 Sempre que for imprescindvel continuidade operacional durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia, o empregado com responsabilidade de superviso das operaes previstas no art. 1, ou engajado em trabalhos de geologia de poo, ou, ainda, em trabalhos de apoio operacional s atividades enumeradas nas alneas "a" e "b" do 1 do art. 2, poder ser mantido no regime de sobreaviso. 1 Entende-se por regime de sobreaviso aquele que o empregado permanece disposio do empregador por um perodo de 24 (vinte quatro) horas para prestar assistncia aos trabalhos normais ou atender as necessidades ocasionais de operao. 2 Em cada jornada de sobreaviso, o trabalho efetivo no exceder de 12 (doze) horas. QUESTO 1190 (TRT 2 Regio Juiz do Trabalho/2011) Os contratos de trabalho firmados com ndios isolados so nulos, a menos que firmados com prvia autorizao do rgo de proteo ao ndio. Comentrios: ERRADA. Os ndios isolados no podero celebrar contrato de trabalho. Observem trechos das minhas aulas tericas sobre o tema e tambm nas aulas do You tube eu abordo tais distines: ndio: De acordo com o antigo cdigo civil de 1916 o ndio era considerado silvcola sendo classificado como absolutamente incapaz. O novo cdigo civil em seu artigo 4 remete a capacidade do ndio legislao especial, sendo esta regulamentada pela lei 6001/73, que instituiu o Estatuto do ndio. A lei 6001/73 estabelece que o ndio que ainda no estiver integrado comunidade estar sujeito a um regime tutelar prestado pela Unio (FUNAI) revelando a incapacidade absoluta deste ndio. Para ser liberado do regime tutelar e adquirir a plena capacidade o ndio dever preencher os requisitos do art. 9 da Lei 6001. Idade mnima de 21 anos; Conhecimento da lngua portuguesa; Habilitao para o exerccio de atividade til na comunidade nacional; Razovel compreenso dos usos e costumes da comunidade nacional.

www.pontodosconcursos.com.br

91

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Os ndios podem ser classificados em trs categorias: 1. Isolados: So aqueles que vivem em grupos desconhecidos ou que tem contato eventual com a comunidade. O ndio isolado considerado incapaz, sendo considerados nulos os atos por ele praticados. 2. Em vias de integrao: So aqueles que possuem um contrato intermitente com grupos estranhos e com a comunho nacional j tendo algumas prticas comuns a estas. 3. Integrados: So aqueles que esto totalmente incorporados comunho nacional e em exerccios de seus direitos civis (art. 4 da lei 6001/73). A validade do contrato de trabalho celebrado com o ndio deve ser considerada sob dois aspectos: 1. Quando o ndio estiver integrado comunidade nacional, no h impedimento para que ele assuma as obrigaes derivadas de um contrato de trabalho. 2. Quando o ndio for isolado da comunidade nacional, o contrato de trabalho celebrado com ele ser nulo de pleno direito pela ausncia de capacidade do sujeito. Ateno: Os ndios somente podero ser considerados empregados quando integrados ou em vias de integrao Sociedade Nacional. O ndio em vias de integrao pode ser equiparado ao relativamente incapaz e por isso deve ter a assistncia do rgo competente de proteo ao ndio (art. 16 da Lei 6001/73). QUESTO 1191 (FCC - TRT 11 Regio - Tcnico Judicirio - rea Administrativa - 2012) De acordo com previso da Constituio Federal brasileira e da CLT, em relao durao do trabalho correto afirmar que: (A) a durao do trabalho normal no poder ser superior a 8 horas dirias e 40 horas semanais, no sendo facultada a compensao de horrios. (B) a durao do trabalho normal no poder ser superior a 8 horas dirias e 48 horas semanais, sendo facultada a compensao de horrios.

www.pontodosconcursos.com.br

92

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva (C) ser considerado trabalho noturno para o trabalhador urbano aquele executado entre s 22 horas de um dia e s 5 horas do dia seguinte. (D) ser considerado horrio noturno para o trabalhador urbano aquele executado entre s 21 horas de um dia e s 4 horas do dia seguinte. (E) para a jornada diria de trabalho contnuo superior a 4 horas e no excedente a 6 horas o intervalo obrigatrio ser de, no mnimo, uma hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrrio, no poder exceder de duas horas. Comentrios: LETRA C. A durao normal do trabalho foi fixada pela CRFB/88 em funo do dia (jornada) ou da semana, observem: Art. 7 XIII da CF/88 durao normal do trabalho no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro horas semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. QUESTO 1192 (FCC) Considere as assertivas abaixo a respeito do salrio famlia: I. O salrio famlia no devido aos trabalhadores avulsos por no se enquadrarem na condio de empregados. II. O salrio-famlia devido por quotas de modo que o empregado receba tantas quotas quantas sejamos filhos, enteados ou tutelados. III. Para ter direito ao salrio-famlia necessrio que o filho do empregado seja menor de 16 anos ou invlido de qualquer idade. IV. Na hiptese de marido e mulher serem empregados e possurem mais de um contrato de trabalho, ser-lhes-o devidas tantas quotas quantos forem os contratos. Est correto o que consta APENAS em (A) I e II. (B) II e IV. (C) I e III. (D) II, III e IV. (E) I e IV. Comentrios: Letra B. A assertiva I est incorreta porque o salrio famlia devido ao segurado empregado e ao trabalhador avulso. Ele no ser devido ao empregado domstico. A assertiva III est errada porque a idade limite para o recebimento do salrio-famlia para o filho de at 14 anos de idade e no de 16 anos.
www.pontodosconcursos.com.br

93

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1193 (CESPE/TRT - 9 Regio/ Analista Judicirio - rea Judiciria/2007) O salrio mnimo fixado por lei federal, em carter nacional e unificado, podendo haver, em cada estado e no Distrito Federal, pisos salariais prprios, desde que observada a fixao federal como parmetro mnimo para a remunerao dos trabalhadores. Comentrios: CERTA. Art. 7 CF/88, IV - salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; QUESTO 1193 (FCC - TRT 11 Regio - Tcnico Judicirio - rea Administrativa - 2012) Sobre segurana e medicina no trabalho, nos termos da legislao trabalhista pertinente, correto afirmar: O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessar com a eliminao do risco sua sade ou integridade fsica, nos termos da CLT e das normas expedidas pelo Ministrio do Trabalho. Comentrios: CERTA. O art. 191 da CLT e a Smula 80 do TST tratam da eliminao ou neutralizao das atividades e as respectivas conseqncias disto, observem: Art. 191 da CLT A insalubridade ocorrer: eliminao ou a neutralizao da

I - com a adoo de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia; II - com a utilizao de equipamentos de proteo individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia. Pargrafo nico - Caber s Delegacias Regionais do Trabalho, comprovada a insalubridade, notificar as empresas, estipulando prazos para sua eliminao ou neutralizao, na forma deste artigo. Smula 80 INSALUBRIDADE A eliminao da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional.

www.pontodosconcursos.com.br

94

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O simples fornecimento do aparelho de proteo pelo empregador no o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam diminuio ou eliminao da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado (Smula 289 do TST). QUESTO 1194(FGV/OAB/2012) Determinado empregado, durante quatro anos consecutivos, percebeu pagamento de adicional de insalubridade, j que desenvolvia seu mister exposto a agentes nocivos sade. A empregadora, aps sofrer fiscalizao do Ministrio do Trabalho, houve por bem fornecer a todos os seus empregados equipamento de proteo individual (EPI) aprovado pelo rgo competente do Poder Executivo, eliminando, definitivamente, os riscos higidez fsica dos trabalhadores. Diante do relatado, tendo o empregado recebido adicional de insalubridade com habitualidade, a rubrica no pode ser suprimida, ainda que o empregador promova a eliminao dos riscos integridade fsica do empregado. Comentrios: Est ERRADA a assertiva (smula 80 do TST). O simples fornecimento do aparelho de proteo pelo empregador no o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam diminuio ou eliminao da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado (Smula 289 do TST). A smula 80 do TST permite que seja suprimido o pagamento do adicional de insalubridade, quando haja eliminao dos riscos. Smula 289 do TST O simples fornecimento do aparelho de proteo pelo empregador no o exime do pagamento do adicional de insalubridade. Cabe-lhe tomar as medidas que conduzam diminuio ou eliminao da nocividade, entre as quais as relativas ao uso efetivo do equipamento pelo empregado. Smula 80 INSALUBRIDADE A eliminao da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional. Embora no tenha sido abordado na assertiva, importante falar do art. 158 da CLT!

www.pontodosconcursos.com.br

95

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva O art. 158 da CLT considera como ato faltoso do empregado a recusa injustificada em usar os equipamentos de proteo individual fornecidos pelo empregador. Art. 158 da CLT Cabe aos empregados: I - observar as normas de segurana e medicina do trabalho, inclusive as instrues de que trata o item II do artigo anterior; II - colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste Captulo. Pargrafo nico - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: a) observncia das instrues expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior; b) ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa. QUESTO 1195 (FGV/OAB/2012) A eliminao ou neutralizao da insalubridade ocorrer com a adoo de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia ou com a utilizao de equipamentos de proteo individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia. Comentrios: Est CERTA a assertiva. O art. 191 da CLT e a Smula 80 do TST tratam da eliminao ou neutralizao das atividades e as respectivas conseqncias disto, observem: Art. 191 da CLT A insalubridade ocorrer: eliminao ou a neutralizao da

I - com a adoo de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia; II - com a utilizao de equipamentos de proteo individual ao trabalhador, que diminuam a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia. Pargrafo nico - Caber s Delegacias Regionais do Trabalho, comprovada a insalubridade, notificar as empresas, estipulando prazos para sua eliminao ou neutralizao, na forma deste artigo.
www.pontodosconcursos.com.br

96

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Smula 80 do TST A eliminao da insalubridade mediante fornecimento de aparelhos protetores aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional. QUESTO 1196 (CESPE/BACEN/Procurador/2009) trabalho podem ser verbais. Comentrios: CERTA. Art. 443 CLT - O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. QUESTO 1197 (TRT 2 Regio Juiz do Trabalho/2011) Os contratos de trabalho firmados com ndios em processo de integrao prescinde de prvia aprovao do rgo de proteo ao ndio. Comentrios: ERRADA. J estudamos este tema hoje. Os ndios podem ser classificados em trs categorias: 1. Isolados: So aqueles que vivem em grupos desconhecidos ou que tem contato eventual com a comunidade. O ndio isolado considerado incapaz, sendo considerados nulos os atos por ele praticados. 2. Em vias de integrao: So aqueles que possuem um contrato intermitente com grupos estranhos e com a comunho nacional j tendo algumas prticas comuns a estas. 3. Integrados: So aqueles que esto totalmente incorporados comunho nacional e em exerccios de seus direitos civis (art. 4 da lei 6001/73). A validade do contrato de trabalho celebrado com o ndio deve ser considerada sob dois aspectos: 1. Quando o ndio estiver integrado comunidade nacional, no h impedimento para que ele assuma as obrigaes derivadas de um contrato de trabalho. 2. Quando o ndio for isolado da comunidade nacional, o contrato de trabalho celebrado com ele ser nulo de pleno direito pela ausncia de capacidade do sujeito. Os contratos de

www.pontodosconcursos.com.br

97

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva QUESTO 1198 (MPT/Procurador do Trabalho/2012) A elaborao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA atribuio exclusiva dos profissionais do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT das empresas. Comentrios: ERRADA (NR 09). 9.3.1.1 A elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao do PPRA podero ser feitas pelo Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR. QUESTO 1199 (FCC PGE-AM 2010) No que se relaciona segurana e medicina do trabalho correto afirmar: (A) Cabe s empresas e ao Ministrio Pblico do Trabalho instruir os empregados, por meio de ordens de servio, quanto s precaues a tomar no sentido de evitar acidentes de trabalho ou doenas ocupacionais. (B) A doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio da Previdncia Social, no considerada acidente de trabalho. (C) Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa. (D) No cabe s empresas filantrpicas e sem fins lucrativos adotar as medidas determinadas pelo rgo regional competente, na medida em que se tratam de empregadores diferenciados. (E) Cabe s empresas facilitar o exerccio da fiscalizao pela autoridade competente e impor as penalidades cabveis por descumprimento das normas constantes do Regulamento da Empresa. Comentrios: Letra C. O art. 158 da CLT considera como ato faltoso do empregado a recusa injustificada em usar os equipamentos de proteo individual fornecidos pelo empregador. Art. 158 da CLT Cabe aos empregados: I - observar as normas de segurana e medicina do trabalho, inclusive as instrues de que trata o item II do artigo anterior; II - colaborar com a empresa na aplicao dos dispositivos deste Captulo.

www.pontodosconcursos.com.br

98

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva Pargrafo nico - Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada: a) observncia das instrues expedidas pelo empregador na forma do item II do artigo anterior; b) ao uso dos equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa. QUESTO 1200 (CESPE/TRT 9 Regio/Analista Judicirio/2007) Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob direo, controle ou administrao de uma outra, a principal, constituindo um grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Comentrios: CERTA. O tipo legal de grupo econmico para fins trabalhistas est descrito na CLT e na lei do trabalho rural. (art. 2 pargrafo segundo). 2 - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. O direito do trabalho objetivou com o instituto do Grupo Econmico garantir o crdito trabalhista do empregado impondo a responsabilidade a todas as empresas do grupo econmico. Pode o empregado exigir o seu crdito de todos os componentes do grupo ou de qualquer deles. Caracterizao do grupo econmico: a) Abrangncia objetiva: O Grupo Econmico para fins trabalhistas no precisa se revestir das modalidades tpicas do direito empresarial ou comercial. No se exige prova de sua formal institucionalizao cartorial. Pode-se acolher a existncia do grupo desde que emerjam evidncias probatrias de que esto presentes os elementos de integrao interempresarial de que fala a CLT e lei do trabalho rural.

www.pontodosconcursos.com.br

99

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva b) Abrangncia subjetiva: O grupo no pode ser qualquer pessoa fsica ou jurdica ou ente despersonalizado ou empregador que no exera atividade econmica. No se consubstanciam empresa por no desenvolverem atividade econmica o Estado, o empregador domstico, empregador por equiparao, os profissionais liberais, instituies de beneficncia associaes recreativas. Est CERTA a assertiva. c) Nexo causal entre as empresas: Maurcio Godinho apresenta duas vertentes a) restringe a configurao do grupo a ocorrncia de nexo de efetiva direo hierrquica entre suas empresas componentes. b) exige-se uma relao de simples coordenao entre as empresas do grupo. A conseqncia jurdica do reconhecimento do grupo econmico a existncia da responsabilidade solidria entre as empresas. Se uma delas no quitar o dbito as demais so responsveis integralmente pela divida (responsabilidade solidria passiva). O grupo deve exercer atividade econmica assim, entre um Hospital Universitrio e a Faculdade de Medicina, no haver grupo econmico para fins trabalhistas.

GABARITO: 1101 1104 1107 1110 1113 1116 1119 1122 1125 E E C E E E C D C 1102 1105 1108 1111 1114 1117 1120 1123 1126 C E B C D D E B E 1103 1106 1109 1112 1115 1118 1121 1124 1127 E C E E E D A E E

www.pontodosconcursos.com.br

100

1128 1131 1134 1137 1140 1143 1146 1149 1152 1155 1158 1161 1164 1167 1170 1173 1176 1179 1182 1185 1188 1191 1194 1197 1200

Isolado Direito do Trabalho TRT RIO Analista Judicirio e Execuo de Mandados Teoria e Questes FCC PROFESSORA: Dborah Paiva E 1129 C 1130 E C D D A C E E C E C E C E C B E E A D C C E E C 1132 1135 1138 1141 1144 1147 1150 1153 1156 1159 1162 1165 1168 1171 1174 1177 1180 1183 1186 1189 1192 1195 1198 A B B A C D C E B C C A C C E E E C E D B C E 1133 1136 1139 1142 1145 1148 1151 1154 1157 1160 1163 1166 1169 1172 1175 1178 1181 1184 1187 1190 1193 1196 1199 D C A C E C E C B C C A E E E C E E E E C C C

www.pontodosconcursos.com.br

101

You might also like