You are on page 1of 2

DESLOCAMENTO NO MEIO LQUIDO: FIM DO MISTRIO.

Existem detalhes tcnicos em cada um dos quatro nados que podem ser classificados como crticos Tratando de movimentaes tecnicamente corretas e hidrodinamicamente eficazes, todo detalhe relevante e merecem ateno de nadadores, alunos e professores. Podemos destacar alguns com maior grau de importncia que requerem ateno redobrada pois combinam duas caractersticas:

forte influncia na eficcia final no nado ao mesmo tempo, difcil assimilao

Mesmo sendo um assunto polmico entre os profissionais da rea vale a pena analisa-los. Pois os princpios fsicos do meio lquido no se alteram. 1. Nado CRAWL: no finalizar a fase submersa da braada junto s coxas. H evidncias cientficas que essa fase final a mais propulsiva de todo o ciclo de brao e no Crawl, cerca de 80% da propulso total do nadador obtido com a ao de braos. Ainda assim, impressionante como tem aluno que no completa a ao submersa e inicia a recuperao de forma prematura. Este erro costuma aparecer tambm no Borboleta com efeitos quase to desastrosos como os vistos no Crawl. 2. Nado COSTAS: falta de "rolamento" de ombros. O rolamento de ombros no Costas uma ao que ao mesmo tempo diminui o atrito frontal do nadador contra a gua, reduzindo significativamente o arrasto total do nado, e funciona como elemento posicionador dos braos, propiciando tanto uma boa recuperao do brao cujo ombro est emerso, como uma boa trao e empurre do brao oposto (submerso). Apesar disso, pouqussimos nadadores fazem este rolamento com a amplitude necessria sem muita correo e exerccios especficos.

3. Nado PEITO: reduo ou completa ausncia da fase de deslize logo aps a ao de pernas. Talvez influenciados pelos demais nados, cuja propulso provm majoritariamente da ao dos membros superiores, a grande maioria dos nadadores de peito tende a ser muito ansiosa para reiniciar uma nova puxada de braos aps cada ao de pernas, no deixando que ocorra a famosa pausa de deslizamento. O atual recordista olmpico dos 100m e 200m Peito, o japons Kosuke Kitajima (na foto ao lado), tem um nado que pedaggico neste detalhe. Em todas as provas , ele o que mais desliza e obtm sempre os melhores tempos. 4. Nado Borboleta: executar o nado sem a contribuio efetiva da golfinhada. Seja devido a umagolfinhada com pouca amplitude e (por isso mesmo) pouco eficaz, seja por execut-la de forma descoordenada com a ao de braos, enorme o nmero de nadadores que executa um nado Borboleta praticamente s s custas dos braos. No deixa de ser uma maneira vivel de nadar, mas extremamente cansativa e pouqussimo eficiente. Exerccios em separado (visando amplitude e freqncia corretas da golfinhada) e de coordenao geral devem ser feitos exclusivamente com este foco: nadar o Borboleta utilizando-se corretamente seus dois elementos propulsivos: braada + golfinhada.
Bons Treinos!!

You might also like