You are on page 1of 8

Dcimo Oitavo Boletim de Fsica e Espiritualidade

Evangelho no lar, acaso e probabilidade

BOLETIM 18 FSICA E ESPIRITUALIDADE Prof. MARCUS VINCIUS AMEABC produpar1022@uol.com.br Maro/2013


Oi meus queridos irmos. O tema do boletim desse ms parece um pouco estranho. Sempre me chamou a ateno o fato de, ao abrirmos um livro da codificao, muitas vezes em busca de consolo, encontrarmos sempre a exata lio que nos serve ao corao. Sempre me perguntei o motivo disso? Na verdade, qual seria o mecanismo disso? Como a busca sempre responde pelas necessidades do indivduo? Como conciliar o aparente "acaso"da abertura do livro com a escolha certa do ensinamento que toca o corao? Isso apenas uma tentativa de tentar compreender esse mecanismo. Devo admitir que simples e um tanto vacilante, visto no ter muita clareza. De qualquer forma, espero que todos possam compartilhar dessa tentativa de compreender que tudo, absolutamente tudo no Universo remete lei e acaso coisa de gente de pouca f. Que Jesus nos abenoe!

EVANGELHO NO LAR, ACASO E PROBABILIDADE


O Espiritismo, enquanto doutrina moral, impe a seus praticantes pouqussimas regras de conduta. Em verdade, a nica mxima da doutrina viver em conformidade com os ensinamentos do Cristo. No existe uma liturgia, como em outros credos. Casamentos, batismos etc so momentos importantes da vida do ser humano, mas que a doutrina v como passveis de bno e confiana do Alto, na medida em que os envolvidos se comprometem, encarnatoriamente, a reparar (quando falamos de expiao) ou a trabalhar com afinco (para os poucos que j possuem condies de assumirem responsabilidades perante o Cristo). Uma das poucas diretrizes da doutrina a realizao do Evangelho no Lar. Trata-se de um momento sublime, em que a famlia, reunida em nome do Cristo, estuda Seus ensinamentos e discute seus preceitos, procurando colocar em voga a aplicao desses valiosos ensinamentos dentro daquele ncleo.

Figura 35: Famlia realizando o evangelho (http://ceiateresina.blogspot.com.br/2012/05/evangelho-no-lar.html) A presena da Espiritualidade superior auxlio importante, pois, ao mesmo tempo em que orientam intuitivamente a todos os presentes na reunio, realizam uma maravilhosa limpeza fludica do ambiente, higienizando o locam em que o Evangelho realizado dos miasmas deixados pelas atitudes e pensamentos menos elevados que ns, Espritos ainda bastante atrasados, deixamos em funo de nosso descontrole. "Organizemos o nosso agrupamento domstico do Evangelho. O Lar o corao do organismo social. Em casa, comea nossa misso no mundo." Scheilla (do livro Luz no Lar) Este pequeno texto uma reflexo de um fato que chama bastante a ateno durante as leituras do Evangelho: quando abrimos o livro aleatoriamente, o fazemos dessa forma mesmo? A mensagem que lida , na maioria das vezes, perfeitamente adequada a nossas necessidades. Muitos podem dizer que se trata de um mecanismo do crebro: todas as mensagens parecem adequadas simplesmente porque trazem mensagens que se encaixam em qualquer situao. Outra forma de criticar a ideia de que as mensagens tm um objetivo pr-determinado que ns, munidos da crena na doutrina, automaticamente dirigimos a interpretao daquele texto para aplacar nossas dores, o que torna a mensagem adequada em qualquer situao.

So, sem dvida, formas respeitveis de entender o problema, mas que, ao nosso ver, carecem do mesmo problema que as crticas que so dirigidas s pessoas ligadas a algum estudo espiritual: a de que a religio uma criao humana, cheia de dogmas, diferentemente da cincia, que livre e busca a verdade com provas. No exporemos aqui as limitaes desse ltimo ponto de vista, isso ser feito em texto adequado para isso, mas o fato que crer no acaso como explicao de tudo que no consigo dar conta tem o mesmo grau de fervor que crer em uma "entidade"no justificada empiricamente.

Figura 36: Sistemas caticos (http://lastupidezestremendamentmasinteresant.blogspot.com.br/2012_10_14_archive.html) Falo isso porque a cincia transformou o acaso em um ser de poderes sobrenaturais. Tudo ocorre ao acaso. Isso vai de encontro aos estudos modernos de teoria de caos, que procuram encontrar padres de organizao em sistemas altamente desorganizados. Tais estudos desconsideram essa crena no acaso como algo impassvel de ser descrito por leis naturais, dada sua aleatoriedade. Aprendermos, no fim do sculo XIX e comeo do XX, que sistemas macroscpicos podem ser descritos em termos mais simplificados, usando estatstica. Quando tratamos de um gs, o fazemos, no em termos de suas variveis microscpicas, mas de suas macroscpicas. Falamos de temperatura, presso e volume, e no de movimentos de "zilhes" de partculas microscpicas, seus tomos constituintes. Tudo isso serve para, de uma forma bem superficial, criticar o recurso ao acaso. A doutrina esprita afirma categoricamente que no existe acaso e que ele s o dessa forma porque lida com a realidade em um nvel que ainda no podemos captar. O que chamamos de "bala perdida" num desses muitos acidentes tristes que vemos todos os dias na TV no perdida como parece. A lei de Deus perfeita e imutvel e lida com um grau de causalidade que ns, em nossa finitude, ainda no podemos sequer imaginar. Assumimos, portanto, que acaso no existe. O que existe a realidade ocorrendo num tal nvel de sofisticao que nossos melhores sistemas descritivos de realidade ainda no conseguem captar a ordem implcita. Posto isso, podemos perguntar: como se d o fato de abrirmos o Evangelho e recebermos, sempre, uma mensagem que serve para ns? Nesse pequeno modelo de descrio, retomemos um pouco alguns conceitos de MQ.

Vimos que podemos descrever um sistema fsico, a partir de suas mltiplas potencialidades, a partir da funo de onda. Ela descreve todos os estados possveis, em qualquer espao e tempo, que aquele sistema ocupou, ocupa e pode ocupar.

Figura 37: Funo de Onda (http://disciplinas.ist.utl.pt/qgeral/mecanica/mec_resol_old.htm) A funo matemtica que descreve algum ente fsico desses estados a equao de Schredinger.

A realidade , num certo sentido, a soma de todos esses estados possveis descritos pela funo e regidos pela equao acima. Esses estados existem enquanto realidades potenciais, mas de fato no o so at o momento em que o observador participe do processo. Experimentos como o da fenda dupla (ler captulo sobre experimento da fenda dupla) mostram que a realidade parece responder ao do observador que interage com o sistema fsico.

Figura 38: Experimento da fenda dupla (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsUEAG/cederj-mq-fisica-moderna)

Quando o observador decide observar um fenmeno fsico, o simples ato de observar interage no sistema, produzindo o resultado observado. Um experimento famoso, o do gato de Schredinger, ilustra bem isso. Enquanto o observador no abrir a caixa e olhar o que se passa dentro dela, nada se pode afirmar sobre o estado de vida do gato na caixa. Sem observador, o gato est vivo e morto ao mesmo tempo. Os dois estados coexistem.

Figura 39: Experimento do gato de Scrdinger (http://www2.uol.com.br/vyaestelar/gato_de_schrodinger.htm) Quando, no entanto, o observador abre a caixa, ele colapsa um dos estados possveis, tornando-o realidade e, portanto, tendo acesso informao privilegiada do estado do gato. Como este breve explicao, passemos tentativa de entendimento de como a abertura "aleatria"do Evangelho conduz lio necessria. Quando abrimos o livro, muito provavelmente estamos imbudos de um estado qualquer, angstia, apreenso, tristeza, alegria (esse estado no precisa ser ruim). O livro que estamos abrindo possui, em termos qunticos, todos os estados possveis (aqui esses estados so os ensinamentos preciosos). Quando o abrimos, fazemos algo muito semelhante ao homem que abre a caixa no experimento do gato para ver se ele est vivo ou morto. Nossa ao sobre o sistema escolhe um dos estados possveis e o torna realidade. Assim, quando abro, meu estado subjetivo, de algum modo conectado ao sistema, (essa conexo um desafio para o entendimento, pois ela quem interliga todos os estados subjetivos, de modo a evitar que esse ou aquele estado seja privilegiado) 1colapso a funo de onda de uma forma muito especfica (determinada por minha vontade Evangelho que tem o remdio necessrio para meu pronto-estabelecimento. e necessidades pessoais) e crio uma realidade que a necessria para mim naquele momento, ou seja, o trecho do

No devemos nos esquecer que estamos mergulhados no fluido csmico universal e que esse mesmo fluido,

manipulado por nossa vontade, tem a potencialidade de criar ou destruir, de modo que tudo que fazemos ou escolhemos fazer se conecta a essa grande rede e responde automaticamente em todo o sistema).

Figura 40: Evangelho (http://chicoxavier-guarulhos.blogspot.com.br/2012/01/o-evangelho-segundo-o-espiritismo-e-o.html) Sabemos ser muito complexo aceitar essa forma de ver a realidade. Cremos que o mundo existe independentemente de nossas vontades. Minha casa existe independentemente de eu v-la ou estar l. Sei que, quando estiver no meu trabalho, a casa estar l. Mas isso no to simples assim. Cremos que a casa se encontra l porque cremos na existncia do mundo objetivo e de um mundo subjetivo que vivem desconectados. Mas ser que esto? Ser que existe esse tal mundo objetivo e subjetivo? Berkeley, h cerca de 4 sculos, j havia se deparado com esse problema: seu lema Esse est percipi2colocava uma condio para a existncia: ser percebido. Como credor da existncia do mundo, Berkeley resolveu o problema de uma forma muito engenhosa: afirmou que Deus garantia a existncia do mundo, pois era onisciente e, portanto, ao perceber tudo ao mesmo tempo, garantia que tudo existia. Nossa materialidade ainda nos coloca srias limitaes para a compreenso de certos fenmenos. No h problemas: sempre levantaremos explicaes, mas sempre condizentes com nossas condies intelectuais e morais. O mundo da criao de uma realidade que reponde diretamente nossas escolhas ainda estranho, mas a vasta literatura esprita coloca exemplos ricos de que, no mundo espiritual, a realidade o que escolhemos que ela seja. Espritos que se encontram mentalmente preso a celas, quando desencarnados, mesmo que estejam num salo da casa, de modo a receberem auxlio fludico, so exemplos de que a cada escolha que fazemos, criamos uma realidade e esta realidade uma resposta direta a nossas necessidades e anseios. O Evangelho, portanto, uma resposta direta a nossas necessidades e corresponde realidade (remdio) necessrio para o tipo de colapso que provocamos na funo de onda. o que pedimos, no o que mandaram para ns. Quando tomarmos conscincia disso, veremos, cada vez mais, que somos responsveis por tudo que temos, pois se o temos porque pedimos. Lembremos da mxima do Mestre: "Pedi e obtereis!"

Ser perceber

CONCLUSO Espero que a leitura tenha sido edificante. Tal mecanismo faz sentido? Como compreender a unidade existente entre cada Esprito e o todo, que responde automaticamente a qualquer escolha do ser. Ainda h muitas questes a serem respondidas. Se voc tiver alguma explicao complementar ou mesmo distinta desse mecanismo, ficaria muito grato em poder compartilhar. Pontos de vista sempre nos auxiliam a calibrar nossas posies. Mas, completo ou incompleto, continuemos estudando, nos instruindo, seguindo. E no esqueamos, em hiptese alguma, de servir. Amar e se instruir, os dois braos de nosso desenvolvimento. Que o Mestre continue nos amparando, hoje e sempre. Prof. Marcus Vincius Russo Loures

Bibliografia Luiz, Andr. Mecanismos da Mediunidade: a vida no mundo espiritual. 26 edio. Rio de Janeiro: FEB, 1959. Ferreira, Paulo Antonio. Universo dual: a estrutura da matria segundo os espritos. Apostila psicografada. Guitton, Jean. Deus e a cincia. 5a impresso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. Kardec, Allan. O Livro dos Espritos. Rio de Janeiro: Federao Esprita Brasileira, 76a ed, 1995. Denis, Leon. O problema do ser, do destino e da dor. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Pires, Herculano. Pesquisa sobre o amor. 1998. Xavier, Chico. Nosso Lar. 1944 Pereira, Yvonne. Memrias de um Suicida. 1955.

You might also like