You are on page 1of 15

DIREITO DOS CONTRATOS.

TEORIA GERAL DO DIREITO CONTRATUAL UNAMA FLVIO JOS DE SOUZA Contrato: o negcio jurdico, fundado no acordo de vontades que tem por fim criar, modificar ou extinguir um direito. Contrato todo ato humano, lcito, capaz de adquirir, transferir, modificar, ou extinguir uma relao jurdica (contrato em sentido lato). Contrato o negcio jurdico, que as partes se sujeitam a observncia da conduta idnea, satisfao dos interesses que pactuam (contrato em sentido estrito).

Portanto, contrato o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas, sobre objeto lcito e possvel, com o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos. O contrato ocorre, diz De Plcido e Silva (1982, 1:430), "quando os contratantes, reciprocamente, ou um deles, assume a obrigao de dar, fazer ou no fazer alguma coisa". O concurso de vontades pressuposto do contrato. Quando as obrigaes que se formam no contrato so recprocas, este bilateral; quando so pertinentes somente a uma das partes, se diz unilateral. Para que o contrato seja vlido, preciso que seu objeto seja lcito e possvel, e as partes contratantes sejam capazes, isto , estejam legalmente aptas para contratar. Modernamente, o contrato o ato jurdico bilateral (acordo das partes e sua manifestao externa) que tem por finalidade produzir consequncias jurdicas. Todo contrato gera obrigaes no direito moderno. No assim no direito romano. Neste, desde o incio at o fim de sua evoluo, o simples acordo no gerava obrigao: nuda pactio obligationem non parit . Para que haja liame jurdico, chamado obligatio, era preciso, alm do acordo, um fundamento jurdico: a causa civilis. Essa causa civilis que elevava o ato jurdico bilateral a um contractus e s o credor de um tal contrato tinha sua disposio uma ao (actio) reconhecida pelo direito para constranger o devedor a efetuar a prestao Pacto, contrato e conveno: no Direito Romano havia a conveno que abrangia duas espcies: os contratos e os pactos. A conveno era revestida de uma forma e a diferena entre o pacto e o contrato era o direito de ao, conferido somente a este ltimo. Quem possusse direitos decorrentes de um pacto somente poderiam se defender pela via da exceptio (exceo), opondo ao outro fato impeditivo. Nossa legislao usa os termos pacto, conveno e contrato como sinnimos.

FUNO SOCIAL DO CONTRATO A funo do contrato est lastreada na ideia de solidariedade social. Foi com o esprito volitivo das partes que o legislador deu funo social estatura de direito positivo, inserindo no art. 421 CC, logo na primeira disposio atinente matria contratual, que a liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social contrato. Modernamente, o direito contratual deve ser encarado como um dos meios pelo o qual o homem procura o seu desenvolvimento, distribuio de oportunidades e riquezas, com o escopo de atingir o bem comum.

INEFICCIA DO CONTRATO
CONTRATO NULO CONTRATO ANULVEL A nulidade pode ser arguida por A anulabilidade ser arguida apenas qualquer interessado. pelos titulares dos interesses em !acordo no contrato.

Para que se declare a nulidade do contrato, no preciso provocao, pois cabe ao juiz ex officio, pronunciar quanto nulidade do contrato, se ningum o fizer.

Para que se declare a anulabilidade do contrato, esta dever ser arguida pela parte que a lei protege.

A nulidade se d pela violao A anulabilidade se d pela violao de ordem pblica ou de normas que visam proteger o mandamento coativo que tutela outro contratante. o interesse geral.

O contrato nulo perde seus efeitos desde a sua formao. ex tunc

O contrato anulvel tem seus efeitos vlidos enquanto no se declara sua invalidade por sentena e s sofre alterao a partir da. ex nunc

A nulidade insanvel e A anulabilidade sanvel sendo perptua, sendo que o contrato que o contrato anulvel passvel nulo no se restabelecer com de restabelecimento. o decurso do tempo. A nulidade produz efeitos ex tunc. A anulabilidade produz efeitos ex nunc.

A invalidade do contrato a falta ou o vcio de um dos pressupostos ou requisitos contratuais, como ocorre com o contrato celebrado pelo absolutamente incapaz. Da invalidade pode ocorrer a nulidade ou a anulabilidade do contrato. Ineficaz o contrato, que, embora vlido, no produz seus efeitos devido existncia de um obstculo extrnseco. Nos contratos anulveis, as nulidades podem ser arguidas somente pelos interessados, podem ser sanadas e enquanto no declarado nulo, o contrato produz normalmente seus efeitos. Os contrato anulveis podem restabelecer-se por trs modos: pela confirmao ou ratificao que a renncia da faculdade de pedir a anulao do contrato; pela convalidao, que o suprimento posterior da omisso e pela prescrio, que a extino do direito anulao pelo decurso do tempo. CONTRATO CONSIGO MESMO A autocontratao aquela em que a mesma pessoa atua no contrato em situaes jurdicas diferenciadas. o que acontece quando uma pessoa, representando outrem celebra ato negocial consigo mesmo. Por exemplo: numa compra e venda, a mesma pessoa, devidamente autorizada, se apresenta, de um lado, como mandatrio do vendedor, investido com os poderes para tanto, e de outro, como comprador, representando seu prprio interesse. A pluralidade de partes a caracterstica marcante no direito contratual, pois uma pessoa pode ser credora e devedora de si prpria. Muito embora possa existir um contrato agasalhando apenas uma pessoa, se tal ocorrer, esta dever estar, necessariamente, investida de duas qualidades jurdicas diferentes, pois no h contrato sem duas ou mais partes. ELEMENTOS DO CONTRATO 1. ESSENCIAIS Devem constar de todos os contratos, sob pena de nulidade. So: capacidade das partes, licitude do objeto e forma prescrita ou no defesa em lei. Alm dos elementos essenciais gerais, isto , comuns a todos os atos jurdicos, existem os elementos essenciais especiais, que devem existir somente em alguns contratos. Exemplo: a coisa, o preo, e o consentimento do contrato de compra e venda. 2. NATURAIS So aqueles que podem ocorrer, ou no. Exemplo: o mtuo presume-se gratuito, mas as partes podem convencionar a onerosidade do pagamento de tributos. 3. ACIDENTAIS Modificam a vontade das partes e variam de contrato para contrato. Exemplo: a forma de pagamento.

4. DE ESTILO No so necessrios, mas tm grande valia para demonstrar a vontade das partes. Exemplo: pro rata (na razo do que deve caber, proporcionalmente, a cada uma das partes), pro solvendo (para pagar), pro soluto (para pagamento). 5. IMPERATIVOS so obrigatrios em determinados tipos de contrato. Exemplo: outorga uxria. 6. ELEMENTOS COMPLEMENTARES So facultativos e no precisam figurar no corpo do contrato. Exemplo: anexos. Requisitos do Contrato

a) - a existncia de duas ou mais Pessoas; b) - a capacidade genrica das partes contratantes; c) - o consentimento livre das partes contratantes. Objetivos

a) - licitude do objeto; b) - possibilidade fsica ou jurdica do objeto; c) - determinao do objeto; d) - economicidade do objeto.

Formas

a) - liberdade de forma (como regra); b) - obedincia forma quando a Lei assim o exigir.

PRINCPIOS DO DIREITO CONTRATUAL Princpio da Autonomia da Vontade

A autonomia da vontade o poder que possui o indivduo de suscitar, mediante declarao de sua vontade, efeitos reconhecidos e tutelados pela ordem jurdica. Por esse princpio, a liberdade de contratar domina completamente.

Princpio do consensualismo

Em matria contratual, o consensualismo significa, havendo acordo de vontade, qualquer forma contratual vlida (verbal, silncio, mmica, telefone, e-mail), excetuando-se atos solenes que exijam formalidades legais, ou seja, s ser exigida forma quando a lei ordenar. Princpio da obrigatoriedade da conveno

O contrato uma vez elaborado segundo os requisitos legais, se torna obrigatrio entre as partes, que dele no se podem desligar, constituindo-se em uma espcie de lei aplicada entre os contratantes a ser fielmente cumprida pacta sunt servanda. O direito contemporneo tem abrandado este princpio, fortalecendo sensivelmente a clusula rebus sic stantibus (at que as coisas continuem como esto), tambm chamada de teoria da impreviso. Com isto, permite-se a reviso judicial ou um reajuste dos termos do contrato, quando a situao de uma das partes tiver sofrido mudana imprevista e impossvel de se prever. Teoria da Impreviso

O contrato constitui uma espcie de lei privada entre as partes pactuantes "pacta sunt servanda" (os pactos devem ser respeitados). Por este princpio (obrigatoriedade das convenes), o contrato vincula as partes, no podendo estas se liberarem, seno atravs do destrato ou da impossibilidade da prestao, provocada por Caso fortuito ou fora maior. No final do sculo passado surgiu na doutrina uma tendncia a reviver a velha clusula "Rebus Sic Stantibus", segundo a qual todas as prestaes diferidas para o futuro, tacitamente, seriam resilveis, se as condies vigentes se alterarem posteriormente "Contractus qui habent tractum sucessivum et dependentum de futuro, rebus sic stantibus intelligentur" - (nos contratos de trato sucessivo ou a termo, o vnculo obrigatrio entende-se subordinado a continuao daquele estado de fato vigente ao tempo da estipulao). Essa tendncia na nova doutrina consolidou a teoria da impreviso, concepo essa que no se exige a impossibilidade da prestao para que o devedor se libere do liame contratual, basta que, atravs de fatos extraordinrios e imprevisveis, a prestao se torne excessivamente onerosa para uma das partes, podendo a prejudicada pedir a resciso do negcio. Princpio da relatividade dos efeitos

Este princpio encerra a idia de que os efeitos do contrato so impostos somente s partes, no aproveitando e nem prejudicando terceiros.

Princpio da probidade e da boa-f

Para o direito a boa-f presumida, ou seja, as pessoas tm por instinto agir de boa-f, cabendo, no entanto, prova em contrrio. Exemplo: por expressa disposio legal, o contrato de seguro dever ser interpretado com base no princpio da boa-f. Limitaes Liberdade de Contratar Como regra, a liberdade de contratar no pode ser limitada, no entanto, duas excees ao princpio da autonomia da vontade, esto insertas no Cdigo Civil. a) - a ordem pblica: A Lei de ordem pblica fixa, no direito privado, as bases jurdicas fundamentais sobre as quais repousa a moral da sociedade. Toda a vez que o interesse individual colidir com o da sociedade, o desta ltima prevalecer - "ius publicum privatorum pactis derrogare non potest" - os princpios de ordem pblica no podem ser alterados por conveno entre particulares. b) - os bons costumes: Bons costumes so hbitos baseados na tradio e no na lei, O princpio da autonomia da vontade esbarra nas regras morais no reduzidas a escrito, mas aceitas pelo grupo social.

FORMAO DOS CONTRATOS

No h ainda um contrato, so os primeiro contatos entre as partes a fim de que surja um contrato mais frente. A proposta: a parte que est segura do que pretende, manifesta sua vontade outra. At que seja aceita pelo oblato no h compromisso entre as partes, todavia o proponente j tem uma obrigao manter os termos da proposta, se aceita. A aceitao: a resposta afirmativa do oblato oferta do proponente. O aceitante manifesta sua anuncia. Pela aceitao, ambas as partes vinculam-se reciprocamente, o contrato se aperfeioou. O lugar do contrato: ponto importante, pois determina o foro competente para dirimir possveis litgios entre as partes. O silncio de umas das partes tem sido visto pelos doutrinadores no como um consentimento, mas a imposio da reao a este silencia uma coao! Por exemplo: uma pessoa recebe um exemplar de uma revista com ordem para devolv-la em caso de recusa. Se assim no o fizer considerar-se- aceito o contrato de assinatura da revista? Isto parece mais uma coao. Os doutrinadores convergem para o princpio: qui tacet si liqui debuisset ac potuisset consentire videtur (quem cala quando deveria e poderia falar parece consentir), diferentemente do qui tacent clamant (quem cala consente).

INTERPRETAO DOS CONTRATOS 1) a regra de ouro na interpretao dos contratos. O art. 112, orientando que nas declaraes de vontade se entender mais inteno que ao sentido literal da linguagem. 2) os contratos benficos devero ser interpretados restritivamente (art. 114 CC), devendo o intrprete permanecer limitado aos contornos traados pelos contratantes. 3) a transao interpreta-se restritivamente (CC art. 843) 4) a fiana dar-se- por escrito e no admite interpretao extensiva (art. 819CC). 5) os negcios jurdicos devero ser interpretados conforme a probidade e a boa-f (art. 422 CC). 6) nos contratos por adeso, com clusulas am,bigus ou contraditrias dever-se- adotar a interpretao mais favorvel ao aderente (art. 423 CC). 7) as clusulas contratuais devero ser interpretadas de maneira mais favorvel ao consumidor (Lei 8078/90, art. 47), se houver alguma dvida 8) para interpretao das clusulas contratuais, devem ser usadas as normas contidas no revogado art. 1231 do Cdigo Comercial: a) a inteligncia simples e adequada, que for mais conforme a boa-f e ao verdadeiro esprito e natureza do contrato, devero sempre prevalecer rigorosa e restrita significao das palavras; b) as clusulas duvidosas sero entendidas pelas que no forem, e que as partes tiverem admitido; e as antecedentes e subseqentes, que estiverem em harmonia, explicaro as ambguas; c) o fato dos contraentes posterior ao contrato, que tiver relao com o objeto principal, ser a melhor explicao da vontade que as partes tiveram no ato da celebrao do mesmo contrato; d) o suo e a prtica geralmente observada no comrcio, nos casos da mesma natureza, e , especialmente o costume do lugar onde o contrato deva ter execuo, prevalecero a qualquer inteligncia em contrrio que se pretenda dar s palavras. e) nos casos duvidosos, que no possam resolver-se segundo as bases estabelecidas, decidir-se- em favor do devedor.

CLASSIFICAO DOS CONTRATOS Quanto forma, os contratos se classificam em: Contratos principais - So aqueles cuja existncia independem de qualquer outro. Ex: contrato de depsito. Contratos Acessrios - So aqueles que existem em funo do contrato principal. Ex: Arras.

Contratos preliminares - So ajustes que criam vrios tipos de obrigaes definitivas para os contratantes. Ex: pacto de contraendo.

Contratos definitivos - So aqueles contratos que criam vrios tipos de obrigaes definitivas para os contraentes. Ex.: contrato de locao.

Contratos consensuais - aperfeioam-se pelo mero consentimento e no reclamam solenidade ou tradio. Ex.: locao.

Contratos reais - so os que apenas se ultimam com a entrega da coisa. Ex.: comodato. Contratos solenes - aqueles que dependem de forma prescrita em lei. Ex.: compra e venda de imveis (requer escritura pblica).

Contratos no solenes - quando no h forma prescrita em lei e constitui-se a regra.

Quanto sua natureza, os contratos se classificam em: Unilaterais - So aqueles que se aperfeioam por uma s obrigao. Ex: o Testamento, Doao.

Bilaterais - So os que se aperfeioam por reciprocidade de obrigaes. Ex: Escrituras de compra e venda. Contrato bilateral, ou seja, aquele em que as obrigaes dos contratantes so recprocas. Exemplos: compra e venda e locao. Onerosos - Contrato a Ttulo Oneroso - So aqueles onde h sacrifcio patrimonial para ambas as partes. Ex: compra e venda.

Gratuitos - So aqueles onde h um sacrifcio patrimonial, apenas, para uma das partes. Ex: doao. Comutativos - So os contratos onde as prestaes se cumprem simultaneamente. Ex: Compra e venda. Aleatrios - So os contratos onde as prestaes so deferidas para o futuro. Ex: contrato de Seguro.

Contratos paritrios - as partes estipulam clusulas em p de igualdade. A balana est equilibrada. Ex.: compra e venda.

Contratos por adeso - umas das partes apenas adere proposta da outra, no podendo discutir as clusulas contratuais. A balana est desequilibrada. Ex.: fornecimento de gua. Contrato Inominado - Contrato que, embora no vedado em lei, no se acha especificado, disciplinado formalmente no direito positivo. Da a expresso inominado. No tendo regulamentao especial, so disciplinados pela analogia com os contratos nominados e pelos princpios gerais de direito.

Contrato Principal - Contrato dotado de existncia independente de um contrato preliminar.

Contrato Sinalagmtico - Do grego synallagmatiks, recproco. Adjetivao daquilo que bilateral, recproco, que importa em igualdade de direitos e deveres para as partes contratantes. Contrato em que as partes assumem obrigaes recprocas. Tambm denominado bilateral.

Quanto ao tempo, os contratos se classificam em:

Contratos instantneos - aqueles em que as prestaes se executam no momento da celebrao do contrato. Ex.: compra e venda vista.

Contratos de trato sucessivo - so aqueles em que no possvel sua satisfao em um s momento. Ex.: seguro.

Quanto s pessoas, os contratos se classificam em: Contratos pessoais - so realizados em razo da pessoa, com base na anca recproca entre as partes e s podem ser executados pelo prprio devedor. Ex.: mandato.

Contratos impessoais - quando a pessoa do outro contraente no elemento determinante para a concluso do contrato. OUTROS TIPOS DE CONTRATOS Contratos civis - so aqueles previstos no Cdigo civil ou que o tenham como base legal. Podem ou no ter finalidade lucrativa e sujeitam-se aos princpios da autonomia da vontade, consensualismo, relatividade dos efeitos, probidade e boa-f. Contratos administrativos so aqueles firmados pela Administrao e regidos pelas normas de direito pblico e possuem clusulas exorbitante e a possibilidade de alterao e resciso unilaterais por parte da Administrao.

Autocontrato - quando uma mesma pessoa figura nos dois plos do contrato. De um lado representando a si prprio, e de outro, um mandante. Ex.: compra e venda com procurao em causa prpria. Contrato de meio quando uma das partes se compromete a empenhar esforos para atingir determinado fim sem obrigar ao sucesso. Ex.: mandato de advogado.

Contrato de fim - quando o contratado se obriga a atingir determinado fim. Ex.: empreiteiro em relao construo de um edifcio, o resultado final idntico ao projeto original.

Contratos mistos - derivam-se da combinao de outros contratos. Ex.: leasing. Contratos puros - no so frutos da combinao de outros contratos. Ex.: emprstimos. Contratos individuais - quando apenas se obrigarem as partes que vierem a tomar parte da celebrao. Contratos coletivos so os que formam pela vontade de um grupo, gerando obrigaes para todos, mesmo que no participem da celebrao do mesmo.

Contrato Benfico - Contrato no qual somente uma das partes se obriga; a outra est dispensada de qualquer contraprestao, a no se limitar a fruir do benefcio pactuado, nos seus exatos termos. Por isso, os contratos benficos, tambm chamados contratos a ttulo gratuito, devem ser interpretados restritivamente.

Contrato Cotalcio - Contrato de honorrios profissionais devidos ao advogado pelo cliente. Observar-se- o procedimento sumrio para a cobrana de honorrios por profissionais liberais.

Contratos tpicos - so aqueles tipificados em lei. Contratos atpicos - no se encontram tipificados em lei e so admitidos em fazer do princpio da autonomia da vontade. Ex.: factoring.

Alquilaria - Contrato de aluguel de animais.

Contrato Feneratcio - Contrato de emprstimo a juros.

Contrato Leonino - Contrato que favorece abusivamente uma das partes, em prejuzo da outra. A denominao vem da clebre fbula de Esopo, na qual o leo exigia para si, na condio de rei dos animais, a melhor parte dos bens.

Sngrafo - do grego syngraphs, instrumento de contrato assinado. Instrumento particular firmado pelo credor e pelo devedor. Ex.: instrumentos particulares de contratos, estatutos de sociedades. MANDATO - do latim manus + datio, mandatu, aperto de mos. Autorizao que algum confere a outrem para praticar em seu nome certos atos procurao, delegao; 2. Misso, incumbncia; 3. Ordem ou preceito de superior para inferior - mandado; 4. Poderes polticos outorgados pelo povo a um cidado, por meio de voto, para que governe a nao, estado ou municpio, ou o represente nas respectivas assemblias legislativas. Contrato pelo qual o mandatrio se obriga a praticar um ato, gratuitamente, e conforme instrues do mandante.

A incumbncia pode ser a prtica de qualquer ato, material ou jurdico, desde que no seja ilcito. O importante que seja gratuito: mandatum nisi gratuitum, nullum est. Caso contrrio, tratar-se-ia de locao de servios ou de outro contrato qualquer (por exemplo, contrato inominado). E essencial, ainda, que o mandato seja no interesse do mandante, ou, pelo menos, no interesse conjunto do mandante e do prprio mandatrio ou de terceiro. Mandato no interesse exclusivo do mandatrio um simples conselho, no constituindo contrato. O mandato um contrato bilateral imperfeito, porque gratuito. A obrigao principal a do mandatrio, de praticar o ato. Seu inadimplemento era sancionado pela actio mandati directa do mandante contra o mandatrio. A obrigao secundria e eventual a do mandante, de indenizar o mandatrio das despesas havidas na execuo do

mandato e ressarci-lo pelos danos sofridos nessa execuo, exigveis pela actio mandati contraria. Extingue-se o mandato pela satisfao da incumbncia ou pelo destrato, isto , acordo entre as partes visando resciso do contrato. Alm destes casos, sendo o mandato um contrato que se baseia na mtua confiana pessoal, cessa pela morte de qualquer das partes, ou quando qualquer delas o declara rescindido. A resciso por vontade unilateral, porm, s possvel enquanto no for iniciada a execuo do mandato. O mandato se afirmava com um aperto de mos pelos contratantes, que se davam a mo direita, pois acreditava-se que o dedo anular desta era atravessado por um nervo que ia ao corao, sede da fidelidade. Mandato um contrato pelo qual algum recebe de outro, poderes para em seu nome praticar atos ou administrar interesses. Temos as seguintes partes: Mandante (aquele que confere poderes); Mandatrio (aquele que recebe poderes). Espcies: a) Legal - pela lei. b) Judicial - pelo juiz. c) Convencional - ad judicia ou ad negatia. Em outras palavras: um contrato pelo qual algum, denominado mandante, determina que outrem, denominado mandatrio, atue em seu nome, praticando determinados atos. A procurao o instrumento do mandato. No o mandato propriamente dito, mas o seu veculo, a sua forma exterior. preciso distinguir entre mandato judicial e mandato extrajudicial. O mandato judicial atribudo a quem, legalmente habilitado, se prope a atuar no foro, exigindo-se, para tanto, forma solene e instrumento comprobatrio, no caso a procurao. Quanto ao mandato extrajudicial ou ad negotia, se destina prtica de atos de natureza cvel ou comercial fora do mbito do Judicirio, no exige forma solene, apenas o acordo de vontades. Obligatio mandati consensu contrahentium consistit (a obrigao do mandato consiste no consentimento dos contratantes). Invitus procurator non solet dari (no costume que um procurador seja nomeado contra a sua vontade). EFEITOS DO CONTRATO Vcios redibitrios: Defeito oculto na coisa recebida em virtude de contrato comutativo que a torna imprpria ao uso a que destinada ou lhe diminua o valor. O conhecimento do vcio ensejaria a no realizao do negcio. Evico - do latim evincere, vencer, triunfar, desapossar. Ato judicial pelo qual algum reivindica o que seu e que lhe tinha sido tirado; ao judicial pela qual o vendedor responde perante o comprador, caso a venda da coisa se torne passvel de nulidade ou tenha havido fraude na compra anterior.

a perda total ou parcial de uma coisa (bem jurdico), em virtude de sentena que a atribui a terceira pessoa. Ou seja, a perda total ou parcial de uma coisa, que sofre seu adquirente, em conseqncia de reivindicao judicial promovida pelo verdadeiro dono ou possuidor. Perda total ou parcial do domnio, ou uso, de uma coisa em virtude de sentena, que a atribui a outrem. Para Clvis Bevilqua, evico a perda total ou parcial de uma coisa, em virtude de sentena, que a atribui a outrem, por direito anterior ao contrato, de onde nascera a pretenso do evicto. A garantia pela evico obrigao que deriva diretamente do contrato. Por

isso independe de clusula expressa, e opera de pleno direito. Assim, havendo a evico do objeto dado em pagamento, o "solvens" sofre a perda, ressuscitando a obrigao. A obrigao volta ao seu "status quo ante". "Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto, alm da restituio integral do preo, ou das quantias, que pagou: I) - indenizao dos frutos, que tiver sido obrigado a restituir, II) - das despesas dos contratos e dos prejuzos que diretamente resultarem da evico; III) - s custas judiciais. No prima esse dispositivo pela clareza. Por isso mesmo, duas correntes jurisprudenciais se formaram acerca de sua interpretao. Para a primeira, o alienante s obrigado a restituir o preo, ou as quantias pagas, alm das demais parcelas mencionadas, desprezando-se, portanto, assim, a valorizao como a desvalorizao subseqente. Para a segunda, na apurao dos prejuzos resultantes da evico, deve-se tomar por base o valor da coisa ao tempo em que se evenceu. Esta, incontestavelmente, a soluo mais justa e prpria: a) porque tradicional em nosso direito; b) - porque segue orientao geralmente adotada pelas demais legislaes; c) - porque o Cdigo, de modo expresso, disciplinando a evico parcial, manda indenizar pelo valor contemporneo ao da evico. Arras: popularmente conhecidas to-somente por "sinal", so a importncia dada por um dos contratantes ao outro, com a finalidade precpua de firmar a presuno de acordo final e tornar obrigatrio o ajuste, presumindo-se que contrato est definitivamente cumprido. Embora as arras formem presuno de acordo final, elas podem assegurar, conforme for estipulado, o direito a arrependido, evidenciando-se duas espcies: confirmatrias e penitenciais.As arras confirmatrias consistem na entrega de quantia ou coisa, feita por um contratante ao outro em firmeza do contrato e como garantia de que ser cumprido. Usam-se, precisamente, para impedir o arrependimento de qualquer das partes. Quando no se atribui s arras expressamente outra finalidade, devem ser consideradas confirmatrias. As arras dadas na elaborao no ato de formao do contrato ou na concluso deste constituem princpio de pagamento. As arras penitenciais (art. 1.095 do CC) so aqueles em que se estipulem o direito de arrependimento, com a perda das arras se o arrependido foi quem as deu, ou pelo pagamento em dobro se, a contrario sensu, o arrependido foi quem as recebeu.

Exceptio non adimpleti contractus: Nos contratos bilaterais, nenhum dos contraentes, antes de cumprida a sua obrigao, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro.Trata-se, a, da famosa exceptio non adimpleti contractus, em que alguns vem manifestao de eqidade, mas que conta o mais ldimo carter jurdico. Saliente-se ser norma de direito material que refora a tutela do direito. Direito de reteno: O direito de reteno gera o seu titular uma exceo dilatria. No impede a condenao entrega de coisa, mas subordina a eficcia da sentena prvia satisfao do crdito daquele que detm a jus retentionis. Por isso, se o ttulo executivo refere-se a entrega de coisa benfeitorizada pelo devedor, ou por terceiro, antes da execuo obrigatria a liquidao do valor das obras ou melhoramentos a serem indenizados pelo credor (Art. 628), o que se far de acordo com o disposto nos arts. 603 a 610. A execuo s ter incio depois do depsito do valor das benfeitorias. Se a sentena exeqenda j eliminou a reteno por benfeitorias, sua reiterao, nos embargos, seria infringente da coisa julgada, sem pertinncia no processo executrio. Se admitiu esse direito, o prprio ttulo delimita a pretenso executria, de molde a caracterizar-se, eventualmente, o excesso de execuo, segundo o disposto no inciso IV do art. 743. O texto restringe a sua disciplina, portanto, aos casos em que no houve, no processo de conhecimento, debate sobre a pretenso a reter, permitindo a sua invocao na ao incidental de embargos do executa.

RESCISO DE CONTRATO Aps a celebrao de um contrato, qualquer uma das partes pode pedir a resciso do mesmo, desde que preenchidos alguns requisitos. Se o contrato foi celebrado com a observncia de todos os preceitos legais, e as partes esto cumprindo estritamente o convencionado, o mesmo no pode ser rescindido. Entretanto, o inadimplemento do mesmo por uma das partes d ensejo ao pedido de resciso pela outra. O inadimplemento, pela doutrina, uma das modalidades de inexecuo voluntria de uma obrigao. E, para que se opere a resoluo (ou resciso) contratual por inexecuo voluntria de uma das partes, so necessrios trs requisitos: O primeiro o inadimplemento do contrato, por culpa de um dos contratantes. O segundo requisito, que exista um dano causado pela parte inadimplente outra. E o terceiro, que exista a ligao (nexo de causalidade) entre o prejuzo de uma das partes, e o comportamento ilcito da outra. Preenchidos os trs requisitos acima, a parte lesada pode pedir a resciso judicial do contrato, por intermdio de advogado, com supedneo no artigo 1.092, pargrafo nico, do Cdigo Civil, o qual dispe que a parte lesada pelo inadimplemento pode requerer a resciso do contrato com perdas e danos. Como reza o dispositivo legal retro, alm de pedir a resciso contratual, a parte que sofreu o dano pode requerer, dentro do mesmo processo, a sua reparao, seja este dano de ordem material ou mesmo moral.

Caso tpico do pedido cumulado de resciso e reparao de dano quando a pessoa adquire imvel em construo, para obter renda quando o mesmo estiver pronto, e ele no lhe entregue na data combinada. Neste caso, poder pedir a resciso judicial do contrato de compra, venda e construo, e uma indenizao pelos lucros cessantes (renda que obteria com a locao caso o imvel estivesse pronto na data aprazada). A resciso do contrato leva a situao jurdica ao estado anterior (statu quo ante). Isto quer dizer que as condies preexistentes devem ser restabelecidas. Por exemplo, se uma das partes entregou dinheiro para a outra no cumprimento do contrato, este dinheiro, com a resciso, tem que ser devolvido. Em determinados contratos, as partes celebrantes fazem constar uma clusula de irrevogabilidade e irretratabilidade do pacto. Com isto, esperam que, mesmo diante de inadimplemento, o contrato no possa ser revogvel, ou que seja possvel o arrependimento. Contudo, nosso entendimento coaduna com a parte macia da doutrina de que o inadimplemento no pode ser enquadrado nesta questo, j que o artigo 1.092, pargrafo nico, do Cdigo Civil, suso transcrito, norma de ordem pblica, e no pode ser revogado pela mera conveno das partes. Mesmo com a existncia no Direito do princpio da pacta sunt servanda (os pactos devem ser seguidos), no vlida uma clusula que impossibilite a resciso contratual na hiptese do inadimplemento de uma das partes. O ideal que os contratos sejam cumpridos. Mas, se no for, mormente nestas pocas de inadimplncia, a parte lesada deve procurar advogado e pedir a resciso do contrato, com uma indenizao pelas perdas e danos.

You might also like