You are on page 1of 7

10.

UNASUL

http://www.pptunasur.com/

10.1. Matria para discusso: (i) Antecedentes histricos


A Comunidade Sulamericana de Naes (CNS) iniciou-se em 8/12/2004 atravs da Declarao de Cuzco. Os pases assinantes deste documento foram Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A Declarao de Cuzco compreende 3 mbitos: a conformao da CSN, o desenvolvimento do espao sulamericano integrado e a Ao da CSN. Os aspectos que incluram a Declarao foram: a coordenao poltica e diplomtica; o aprofundamento da convergncia entre Mercosul, Comunidade Andina e Chile atravs do aperfeioamento da zona de livre comrcio; a integrao fsica, energtica e de comunicaes; a harmonizao de polticas de desenvolvimento rural e agroalimentar; a transferncia de tecnologia em matria de cincia, educao e cultura; e a interao entre empresas e sociedade civil, tendo em considerao a responsabilidade social empresarial. Progressivamente, estabeleceram-se dois nveis e reas de ao conjunto, utilizando a institucionalidade vigente e evitando duplicao e superposio de esforos que resultem em gastos financeiros adicionais.

Em 16 de abril de 2007 efetuam-se em Isla Margarita, Venezuela, paralelamente ao Dilogo Poltico dos Chefes de Estado e de Governo, A Cpula Energtica dos pases da Amrica do Sul. Neste marco se decide adotar o nome de Unio das Naes Sulamericanas (UNASUL) para o processo sulamericano de integrao. Na Declarao de Margarita se estabelece que Quito seja a sede da Secretaria Geral.

(ii)

Unio das Naes Sul-Americanas a. introduo CF


Art. 4. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional/unasul A Unio de Naes Sul-Americanas (UNASUL) est constituda pelos doze pases da Amrica do Sul. Teve sua origem em 2004, com a criao da Comunidade Sul-americana de Naes, na III Reunio de Chefes de Estado e de Governo da Amrica do Sul, realizada em Cusco, Peru. Em 2007, durante a I Cpula Energtica Sul-americana (Isla Margarita, Venezuela), decidiu-se adotar o nome Unio de Naes Sul-Americanas, deno t a ndo o elev a do gr a u de co m pro m isso que se pr et ende a lc a n ar . {destaque nosso}

O Tratado Constitutivo da UNASUL foi assinado em Braslia, em 23 de maio de 2008.

A turma em 2005...

... e o pessoal que topou rachar o bolo em 2008. (iii) Objetivos, resultados e perspectivas (http://www.itamaraty.gov.br/temas/america-do-sul-e-integracao-regional/unasul) A UNASUL tem como objetivo
construir, de maneira participativa e consensuada, um espao de articulao no mbito cultural, social, econmico e poltico entre seus povos. Prioriza o dilogo poltico, as polticas sociais, a educao, a energia, a infra-estrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a criar a paz e a segurana, eliminar a desigualdade socioeconmica, alcanar a incluso social e a participao cidad, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independncia dos Estados.

(iv)

Membros
Os pases membros da UNASUL so: Argentina, Brasil, Bolvia, Colmbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.

O Equador no momento mantm a presidncia pr-tempore, desde 10 de agosto de 2009.

Em maro de 2009 a Bolvia completou seus trmites internos de ratificao; o Equador o fez em julho de 2009. Requer-se que nove dos doze pases membros ratifiquem o Tratado para sua entrada em vigor: Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela esto em processo de ratificao.

(v)

comparao com outros blocos


(Fonte: wikipedia considere-se que as informaes sobre PIB so desatualizadas)

Na prtica: 1. uma intensificao entre UNASUL, China e ndia poderia representar um PIB maior que o dos EUA, maior do que o da UE, e muito prximo do NAFTA. A populao de tal bloco, porm, chegaria prxima dos 3 bilhes de habitantes, quase metade dos habitantes da Terra. 2. o PIB da UNASUL maior do que, isoladamente, ndia, Canad, Rssia.

(vi)

avanos e resistncias Notcia na Folha de So Paulo (internet) no dia da assinatura do tratado constitutivo da UNASUL:
23/05/2008 - 12h15 Amrica do Sul est disposta a ajudar contra a crise dos alimentos, diz Lula
GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Braslia

Em discurso na cpula da Unasul (Unio de Naes Sul-Americanas), o presidente Luiz Incio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que a Amrica do Sul est

disposta a encontrar solues para a crise alimentcia mundial, mas desde que tenha autonomia para agir de forma "soberana" na regio. Lula disse que os que se sentem "incomodados" com o crescimento da indstria e da agricultura sul-americanas e brasileiras muitas vezes so movidos por interesses "protecionistas". "Quando a escassez de alimentos ameaa a paz social, em muitas partes do mundo, em nossa regio que muitos vm buscar respostas. Temos conscincia das nossas responsabilidades globais, mas no abrimos mos de exerc-las de forma totalmente soberana. No nos deixamos iludir tampouco pelos argumentos daqueles que, por interesses protecionistas ou motivaes geopolticas, se sentem incomodados com o crescimento de nossa indstria e agricultura", afirmou. Na opinio de Lula, a "Amrica do Sul unida mexer com o tabuleiro do poder no mundo, no em benefcio prprio, mas de todos." Durante a reunio da cpula, doze chefes de Estado da Amrica do Sul assinaram o tratado de criao da Unasul. O tratado confere ao bloco de pases personalidade jurdica, no formato de organizao internacional. Lula afirmou que a Unio das Naes Sul-Americanas poder fortalecer os pases da regio frente s naes desenvolvidas. "Estamos transformando em realidade o sonho integrador dos nossos libertadores. O tratado nos lembra que a integrao sul-americana essencial para o fortalecimento da Amrica Latina e Caribe. Nasce sob o signo do pluralismo", disse. Defesa No discurso dirigido aos chefes de Estado da Amrica do Sul, Lula defendeu a criao de um Conselho de Defesa da Unasul. Apesar da resistncia colombiana proposta, Lula disse que consultou os pases que integram a comunidade para que a medida seja discutida durante a reunio de cpula. " hora de fortalecer nosso continente na rea da defesa. Devemos articular uma viso de defesa na regio fundada em valores e princpios comuns, como o respeito soberania. Por isso, determinei ao meu ministro da Defesa para que realizasse consulta com todos os pases da Amrica do Sul sobre o conselho sulamericano de Defesa. Creio que devemos discutir essa iniciativa aqui", defendeu. O presidente da Colmbia, lvaro Uribe, argumentou que a regio j conta com a OEA (Organizao dos Estados Americanos) e aludiu s divergncias com pases vizinhos, entre os quais o Brasil e a Venezuela, em torno da classificao de grupos armados ilegais como "terroristas", principalmente as Farc (Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia).
(publicado na Folha Online,
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/803464-leia-integra-do-discurso-de-celso-amorim-na-assembleia-geral-da-onu.shtml )

Celso Amorim na ONU em 23/09/2010: (...) Senhor Presidente, Senhor Secretrio-Geral, Nos ltimos anos, o Governo brasileiro investiu muito na integrao e na paz da Amrica do Sul. Fortalecemos nossa parceria estratgica com a Argentina. Aprofundamos o Mercosul, inclusive com mecanismos financeiros nicos entre pases em desenvolvimento. A fundao da Unio de Naes Sul-americanas --a Unasul-- teve como objetivo consolidar uma genuna zona de paz e de prosperidade. A Unasul j demonstrou seu valor na promoo do entendimento e da soluo pacfica de conflitos entre pases sul-americanos e no interior desses pases. A Unasul tornou ainda menos justificveis ingerncias externas. (...)
Agncia Senado 01 de outubro de 2010 01/10/2010 - 21h21

Presidncia do Parlamento do Mercosul divulga nota sobre crise no Equador

O presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), senador Aloizio Mercadante, divulgou nesta sexta-feira (1) nota manifestando sua preocupao com os recentes fatos ocorridos no Equador, quando um protesto por parte da polcia nacional levou a um confronto entre os policiais e o exrcito, que se manteve leal ao presidente Rafael Correa. Veja a seguir a ntegra da nota: "Nota da Presidncia do Parlamento do Mercosul sobre os acontecimentos na Repblica do Equador. A Presidncia do Parlamento do Mercosul vem a pblico manifestar sua grande preocupao com os recentes fatos acontecidos na Repblica do Equador. No entendimento desta Presidncia, a torpe e anacrnica tentativa de desestabilizar o legtimo governo equatoriano constitui-se em afronta clara aos princpios democrticos que regem a Unio das Naes Sul-Americanas (UNASUL) e a Organizao dos Estados Americanos (OEA). Lembramos, ademais, que a Republica do Equador Estado Associado ao Mercosul, e aderiu ao seu Protocolo de Ushuaia em 2007, estando, portanto, sujeita s sanes previstas nessa clusula democrtica do bloco, caso haja quebra da sua ordem institucional. A Presidncia tambm manifesta sua indignao com as agresses sofridas pelo presidente constitucionalmente eleito do Equador, Sr. Rafael Correa. A agresso a um Chefe de Estado legtimo, cometida por foras de segurana, constitui-se em fato gravssimo que atenta diretamente contra a ordem democrtica e a dignidade das instituies republicanas. Assinalamos que a democracia uma conquista relativamente recente dos povos da Amrica Latina, que precisa ser preservada e aprofundada por todas as foras polticas do continente, independentemente de sua orientao ideolgica. Quaisquer desvios em relao e esse imprescindvel compromisso democrtico so absolutamente inaceitveis e devem ser prontamente repudiados. Por ltimo, a Presidncia do Parlamento do Mercosul expressa seu entendimento de que o grande povo equatoriano saber repelir quaisquer tentativas de comprometer a sua duramente conquistada democracia e manifesta sua esperana em que o Equador encontrar rapidamente o caminho da paz e da concrdia. Parlamentar Aloizio Mercadante Presidente do Parlamento do Mercosul"

(vii)

tratado constitutivo
http://pt.wikisource.org/wiki/Tratado_constitutivo_da_Uni%C3%A3o_de_Na%C3%A7%C3%B5es_Sul-Americanas http://www.pptunasur.com/downloads/tratado-constitutivo-UNASUR.pdf

O Tratado Constitutivo do organismo foi aprovado durante Reunio Extraordinria de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Braslia, em 23 de maio de 2008. Entrar em vigor aps a ratificao por pelo menos nove dos pases signatrios. Segundo dispe o texto do Tratado, os seguintes rgos compem a estrutura institucional da Unasul: a) Conselho de Chefes de Estado e de Governo; b) Conselho de Ministros das Relaes Exteriores; c) Conselho de Delegados; e d) Secretaria Geral. Est prevista ainda a constituio de Conselhos de nvel Ministerial e Grupos de Trabalho. Com a exceo da Secretaria Geral, essas instncias j se encontram em plena atividade. Alm dos Conselhos de Chefes de Estado, Ministros das Relaes Exteriores e Delegados, foram criados sete Conselhos Ministeriais setoriais, que promovem a integrao e cooperao nas reas de: energia; sade; defesa; infra-estrutura e planejamento; desenvolvimento social; luta contra o narcotrfico; e educao, cultura, cincia, tecnologia e inovao.

A UNASUL conta com uma Presidncia Pro Tempore (PPT), que alterna a cada ano, seguindo a ordem alfabtica dos pases membros. O Equador exerce a PPT desde 10/08/09. O prximo pas a assumir a PPT, em agosto de 2010, ser a Guiana.

(viii)

atuao no cenrio internacional


http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_do_Sul Recentemente, uma entidade intergovernamental foi formada para fundir duas unies aduaneiras existentes: o Mercosul e a Comunidade Andina, formando assim o terceiro bloco poltico-comercial no mundo. Esta nova organizao poltica conhecida como a Unio de Naes Sul-Americanas procura estabelecer o movimento livre de pessoas, desenvolvimento econmico, uma poltica de defesa comum e a eliminao de tarifas. Conselhos:

Desarrollo Social Defensa Educacin, Ciencia, Cultura, Tecnologa, Innovacin Salud Infraestructura y Planeamiento Lucha Contra el Narcotrfico Energtico

You might also like