You are on page 1of 17

Centro Universitrio Estadual da Zona Oeste Graduao Tecnolgica em Produo de Frmacos Centro de Cincias Biolgicas e da Sade

SARA RHAISSA REZENDE DOS REIS

Soja Transgnica
Microbiologia Industrial

Rio de Janeiro 2013

Centro Universitrio Estadual da Zona Oeste Graduao Tecnolgica em Produo de Frmacos Centro de Cincias Biolgicas e da Sade

Soja Transgnica

Trabalho apresentado como requisito parcial para obteno de aprovao na disciplina de Microbiologia Industrial, pela docente Sabrina Dias, do Curso de Tecnologia em Produo de Frmacos, no Centro Universitrio Estadual da Zona Oeste, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2013.

RESUMO A soja (Glycine max) um gro rico em protenas, cultivado como alimento para seres humanos e animais. A soja pertence famlia Fabaceae, assim como o feijo, a lentilha e a ervilha. utilizada na alimentao, com destaque na indstria de leos comestveis. O leo de soja o mais utilizado pela populao mundial no preparo de alimentos e utilizado em raes animais. Outros produtos derivados da soja incluem leos, biodiesel, cosmticos, entre outros. O Brasil o segundo maior produtor de soja. A soja a ser semeada pode ser tradicional ou transgnica. O gro tradicional no possui alteraes genticas como o segundo tipo, que um organismo geneticamente modificado (OGM). Os OGMs so produzidos atravs da transferncia de genes de um ser vivo para outro. O objetivo fazer com que o novo organismo desenvolvido seja mais resistente e diferenciado em relao ao organismo original.

Palavras-chave: Soja; Alimento; Fabaceae; indstria de leos; transgnico; OGM; transferncia de genes.

ABSTRACT Soybean (Glycine max) is a rich grain in proteins, cultivated as food for humans and animals. Soybean belongs to the Fabaceae family, as well as beans, lentils and peas. It is used in food, especially in the edible oils industry. Soybean oil is the most used by the population during the preparation of food and used in animal feed. Other derivatives include soybean oil, biodiesel, cosmetics, among others. Brazil is the second largest producer of soybeans. Soy being sown can be traditional or transgenic. The traditional grain does not have genetic alterations as the second type, which is a genetically modified organism (GMO). GMOs are produced by transferring genes from one entity to another. The goal is to make the new body designed to be more resilient and differentiated in relation to the original organism.

Keywords: Soybean, Food, Fabaceae, oil industry, GM, GMOs, gene transfer.

SUMRIO

1. INTRODUO ENGENHARIA GENTICA

2. MICROORGANISMOS RECOMBINANTES 2.1.Processos para construo de um microorganismo recombinante

7 8

3. ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS 3.1. Utilidades dos produtos transgnicos 3.2. Alimentos Transgnicos

10 11 11

4. SOJA NO BRASIL 4.1. Soja e sua transformao 4.2.Vantagens 4.3. Desvantagens

12 13 14 15

5. SOJA CONVENCIONAL X SOJA TRANSGNICA

15

6. CONCLUSO

16

7. REFERNCIAS

17

1. INTRODUO ENGENHARIA GENTICA A Engenharia Gentica consiste em tcnicas modernas em biologia molecular que junto ao processo da biotecnologia, permite o uso de organismos vivos como fonte de matria-prima para modificar as formas de vida j existentes e criar outras. O processo biotecnolgico envolve manipulao do processo biolgico de microrganismos, plantas e animais. O seu uso envolve finalidades como: a forma do po, a cerveja e queijo, por exemplo. Entretanto, as tcnicas modernas da biologia molecular, em particular a engenharia gentica, tm apresentado novas possibilidades, principalmente a nvel industrial. De uma maneira geral, envolve manipulao dos genes e a consequente criao de diversas combinaes entre genes de organismos diferentes. As primeiras experincias envolveram a manipulao do material gentico em animais e plantas, com a transferncia dos mesmos para microrganismos, tais como, leveduras e bactrias, que crescem facilmente. Os produtos obtidos em pequenas quantidades originados de animais e plantas, hoje podem ser produzidos em grande escala atravs desses organismos recombinantes. Umas das mais conhecidas aplicaes da engenharia gentica so os organismos geneticamente modificados (OGM). Existem muitas possveis aplicaes biotecnolgicas da modificao gentica, por exemplo, vacinas orais produzidas nas frutas, animais transgnicos, plantas e alimentos. Estas pela simplicidade da sua produo tm baixo custo. Isto representa um desenvolvimento das modificaes genticas para usos mdicos e abre uma porta tica para o uso da tecnologia para a modificao de genes humanos. Uma das maiores ambies de alguns grupos de pesquisadores a possibilidade da melhoria das capacidades humanas fsicas e mentais pelo uso da engenharia molecular. [NUNO, M]

2. MICROORGANISMOS RECOMBINANTES (MOS) Essa manipulao de genes envolve a retirada de um gene de organismo qualquer sendo introduzido, atravs de um vetor, no DNA de outro, o que conhecido como pacote de insero (Figura 1). Em um processo normal, h a corda do DNA da clula germinal da me e do pai, que com a reproduo so combinadas para criar o DNA das clulas filhas. Assim, no ocorre nenhuma mudana da seqncia natural e na ordem do cdigo gentico.

Figura 1: Reproduo aps a insero.

Utilizam-se tcnicas bioqumicas, usando enzimas que quebram a fita de DNA em pontos especficos. Com isso o DNA pode ser manipulado, pois o fragmento quebrado pode ser inserido em outra fita de DNA (em outro organismo, por exemplo, que tambm tenha sofrido a quebra do seu DNA). A insero de genes dentro de diferentes organismos pode ser feito facilmente com a utilizao de plasmdios bacterianos, que podem passar facilmente de uma clula para a outra. So capazes de sintetizar a protena desejada, mediante a insero de uma seqncia especfica de DNA. A insulina humana utilizada no tratamento da diabete pode agora ser produzida desta maneira (Figura 2):

Figura 2: tcnica bioqumica.

2.1. Processos para construo de um mos recombinante No primeiro passo ocorre a obteno do gene de interesse, atravs de enzimas de restrio por diferentes tipos de clivagem. Essas enzimas, preferencialmente Tipo II, so proteinas monomricas que clivam o DNA no mesmo stio do seu reconhecimento, sendo uma sequencia palindrmica, isto , tem um eixo de simetria a mesma da fita complementar.E cada uma delas gera uma nica linha de fragmentos quando cliva uma molcula de DNA especfica (Figura 3). Como exemplos de enzimas h EcoRI (Escherichia coli); BgII (Bacillus globiggi); entre outras. Depois da clivagem, os fragmentos so detectados pela separao por eletroforese em gel de agrose, que migram em funo de seus pesos moleculares (sendo que os menores migram mais rapidamente). Aps o isolamento, h a insero numa outra clula diferente, capaz de amplificar aquela informao, atravs dos vetores de clonagem molecular. Estes podem ser; Plasmdeos (pequenas molculas de DNA, que confere resistncia a antibiticos); bacterifago M13 (fago filamentoso da E. coli); Fagomdeos e outros.

Figura 3: Ao de uma enzima de restrio. Em um terceiro passo ocorre a ligao do gene no vetor, atravs de hospedao do DNAr (Figura 4). Transformao = a clula hospedeira tornada competente para o vetor ser introduzido. Transfeo= o vetor tem caractersticas de vrus, fazendo a clula ser transfetada para inserir a recombinao. Microprojteis = partculas cobertas com DNA so projetadas penetrando em uma clula. Eletroporao = a clula submetida a um campo eltrico que faz com que pequenos poros sejam abertos em sua membrana por onde o DNA inserido. No quarto passo h a transformao desse vetor, atravs da reproduo pela insero de um novo material. E Por fim, a seleo das clulas recombinantes.

Figura 4: ligao do gene no vetor.

3. ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS O mecanismo que regula a ativao dos genes diferencial. Um gene de uma bactria no trabalhar de maneira correta caso seja introduzido em uma planta sem as devidas modificaes. Assim, a engenharia constri em primeiro lugar um transgene. Este constitui de um segmento de DNA contendo o gene de interesse e um material extra que serve como regulador do funcionamento deste transgene num novo organismo. O preparo compreende na ativao dos genes, que controlada por segmentos especiais de DNA, tambm localizados nos cromossomos. Estas regies so chamadas de regies promotoras. Quando se cria um transgene, comum ter que substituir a sequncia promotora do gene a ser transferido para outro organismo. No lugar dessas sequncia promotora que foi extirpada, coloca-se outra sequncia capaz de regular e comandar a correta expresso desse gene no organismo que receber o transgene. O principal uso dessa tecnologia faz-se pela alterao de animais e plantas que podem crescer mais e com melhores quantidades. A utilizao das tcnicas transgnicas permite a alterao da bioqumica e do prprio balano hormonal do organismo transgnico. [NUNO, M.]
10

3.1. Utilidades dos produtos transgnicos

A tecnologia transgnica tambm uma extenso das prticas agrcolas utilizadas h sculos. Programas de cruzamentos clssicos visando obteno de uma espcie melhorada sempre foram praticados, onde o cruzamento entre um grupo de indivduos obtm a prole chamada de F1. Dentre os indivduos da prole, escolheremos os melhores que sero cruzados entre si, originando a prole F2. Sucessivos cruzamentos a partir dos melhores indivduos obtidos em cada prole sero feitos. Com isso busca-se a obteno de indivduos melhorados que vem sendo amplamente auxiliada pelas modernas tcnicas de biologia molecular. Com isso as espcies so melhoradas com maior especificidade, maior rapidez e flexibilidade, alm de um menor custo.

3.2. Alimentos Transgnicos O DNA desses alimentos modificado e em algumas tcnicas, so implantados fragmentos DNA de bactrias, vrus ou fungos no DNA da planta (Figura 4) que contm genes que codificam a produo de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, no necessitando de certos agrotxicos. Alguns produtos so modificados para que contenha um maior valor nutricional, outros para resistirem ao ataque de vrus e fungos, ou para que a produo seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Podem ter pontos negativos como eliminao de populaes naturais de insetos, animais e outras espcies de plantas e o aumento de reaes alrgicas em determinadas pessoa

11

4. SOJA NO BRASIL Tem origem da Glycine ussuriensis, uma forma silvestre encontrada no leste da sia. A soja tem uma diversidade morfolgica e gentica devido ao grande nmero de cultivos existente, pelos trabalhos cientficos que buscam melhorar a capacidade produtiva e a resistncia da soja a pragas e doenas. Por serem de grande cultivo respeita-se as exigncias da planta, tais como: luz, temperatura, umidade, manejo, calagem e entre outros, para que ela possa ter um eficiente crescimento e o desenvolvimento, atingindo seu ponto mximo de potencial gentico. [SACRAMENTO, R.] Trazida dos Estados Unidos em 1882, comeou a ser estudada por Gustavo Dutra, que era um professor da Escola de Agronomia da Bahia, este, realizou os primeiros estudos com plantas vindas dos Estados Unidos. No ano de 1891, em Campinas estudos semelhantes ao de Dutra foram realizados para se verificar a adaptao desta cultura no Estado. Nas dcadas de 1980 e 1990 o Brasil entra de vez para o mercado competitivo da soja, com a adaptao destes cultivares, nas regies quentes do pas promovendo assim o Estado do Mato Grosso a maior produtor de soja do pas. [EMBRAPA]

12

4.1. Soja e sua transformao A soja transgnica, cultivada no Brasil, a soja transgnica Roundup Ready, que tem principal alterao a introduo de um segmento de DNA, tendo a caracterstica de ser uma planta resistente aplicao de apenas um tipo de herbicida, o glifosato. Para obter essa resistncia, o DNA foi extrado de um organismo, e introduzido no tecido meristemtico, que se dividi em novas clulas e origina novos tecidos. A protena expressa em todos os rgos da planta, sendo que essa modificao gentica no incrementa a produtividade da cultura, ou valor nutricional do gro. [BASTOS, M.] Esse gene foi retirado de uma bactria que vive no solo pertencente espcie Agrobacterium, atendo sua insero na planta que codifica ento a protena CP4, que parecida com a 5-enolpiruvil shiquimato-3-fosfato acido sintetase (EPSPS), exceto em sua tolerncia ao glifosato (Figura 5). Logo, quando introduzida no genoma da soja, tornou a planta resistente a aplicao do herbicida. [BASTOS, M.]

Figura 5: Ao da bactria Agrobacterium. O glifosato atua inibindo a enzima 5-enolpiruvil shiquimato-3-fosfato acido sintetase (EPSPS), que catalisadora de uma das reaes de sntese dos aminocidos aromticos fenilalanina, tirosina, triptofano e clorofila (Figura 6). A ausncia desta via pode responder por sua baixa toxicidade em animais. Efeitos agudos em animais, aps administrao de altas doses intraperitoneal, so sugestivos de alterao da atividade mitocondrial, possivelmente,
13

desacoplando a fosforilao oxidativa. No tem ao inibitria da enzima aceticolinesterase.


[BASTOS, M.], [PEREIRA, ROBERTO H.]

Figura 6: Ao do Glifosato Inibe a sntese do IAA (cido idol actico), estimula a produo de etileno e reduz a sntese de protenas, ou seja, como o herbicida Roundup, tem o seu principio ativo o glifosato, este ter a capacidade de matar a planta ao bloquear a enzima EPSPS. Ele tambm pertence ao grupo qumico das glicinas, controlando plantas daninhas anuais ou perenes. [BASTOS, M.]

4.2.Vantagens

A infestao de plantas daninhas pode prejudicar a qualidade do produto e o rendimento da colheita, tendo um alto consumo de herbicidas com o objetivo de reduzir, ao mnimo, os efeitos destas plantas gerando assim um aumento significativo nos custos de produo. Para o desenvolvimento do cultivo de soja necessrio a utilizao de herbicidas, no entanto na soja transgnica utiliza-se apenas o glifosato, em aplicaes nicas ou contnuas. Essa tecnologia possibilita ao agricultor uma enorme facilidade para o controle de pragas da lavoura, que reduz tambm o nmero e o custo dessas aplicaes herbicdicas. [BASTOS, M]

14

4.3. Desvantagens

Apesar das vantagens do uso da soja transgnica no controle das plantas daninhas, o uso de glifosato pode prejudicar a simbiose entre rizbio e soja, uma vez que apresenta em seu metabolismo a EPSPS, que sensvel a esse herbicida. Seu uso excessivo e repetitivo pode acarretar em resistncia de certas plantas daninhas. Alm disso, com a liberao de soja no solo, quantidades significativas podero desenvolver um desequilbrio bitico e abitico.
[BASTOS, M]

5. SOJA CONVENCIONAL X SOJA TRANSGNICA

A idia da adoo da soja transgnica a reduo no custo de produo; entre os argumentos negativos, menciona-se a baixa produtividade da soja transgnica em relao sua verso convencional. O cultivo convencional apresentou superioridade em relao sua derivada transgnica quanto germinao e viabilidade (teste de tetrazlio). [CARVALHO, T. C]

A transgnica, por ter resistncia ao herbicida, pode ser aplicada no preparo para o plantio, secando a rea aplicada e matando as plantas atingidas em pouco tempo. No caso da soja convencional, isso no seria possvel, em decorrncia de sua sensibilidade.
[CASAGRANDE, MARIA J.]

15

6. CONCLUSO

Portanto, o desafio dos pesquisadores melhorar as capacidades humanas e aprimorar recursos atravs da engenharia molecular, retirando um gene de um organismo qualquer sendo introduzido no DNA de organismo. Para que um gene de uma bactria seja introduzido em uma planta, na mesma, faz-se necessrio que ocorram as devidas modificaes. Com isso, a engenharia gentica constri um transgene que constitudo de um segmento de DNA contendo o gene de interesse e um material extra que serve como regulador do funcionamento deste transgene no novo organismo.

16

7. REFERNCIAS

BASTOS, M. Aspectos Positivos e negativos do uso da Soja Transgnica. Disponvel em <http://monografias.brasilescola.com/biologia/aspectos-positivosnegativos-uso-soja-transgenica.htm>. Acessado em 13 de Maio de 2013.

CARVALHO, T. C., GRZYBOWSKI, C. R. S., OHLSON, O. C., PANOBIANCO, M. Comparao da qualidade fisiolgica de sementes de soja tradicional e de sua derivada transgnica, Revista Brasileira de Sementes, vol. 34, n1 p. 164-170, 2012.

CASAGRANDE, MARIA J. Soja convencional X soja transgnica. Jornal da UEM, 2011. Disponivel em <http://www.jornal.uem.br/2011/index.php?option=com_content&view=article&id=7 26:soja-convencional-x-soja-transgenica&catid=85:jornal-99-julho2011&Itemid=30>. Acessado em 13 de Maio de 2013.

EMBRAPA. Culturas, Soja. Disponvel em <http://www.cnpso.embrapa.br/>. Acessado em 13 de maio de 2013.

NUNO, M. O que Engenharia Gentica?. Disponvel em <http://www.engenhariagenetica12.blogspot.com.br/> Acessado em 13 de Maio de 2013.

ONOFRE, R. Departamento de Fitotecnia. UFSC. Disponvel em < http://cienciacomlaor.blogspot.com.br/2010/09/qual-foi-alteracao-introduzida-nasoja.html>. Acessado em 13 de Maio de 2013.

SACRAMENTO, R. Morfologia, Crescimento e Desenvolvimento da Soja. IFET, Bahia, 2010. Disponvel em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAzugAE/morfologia-soja>. Acessado em 13 de Maio de 2013.

17

You might also like