You are on page 1of 31

0

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA DE EDUCAO ELISABETE GOMES BARBOSA ALVES MARIA DE FTIMA CUNHA COORDENADORIA TCNICA ANDREA BARRETO POA HAYDEE COSTA MARCIA DA LUZ BASTOS PATRICIA DOMINGOS SIMONE CORRA DOS SANTOS SIMONE FADEL EQUIPE CINCIAS E/SUBE/CED

RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educao. Orientaes Curriculares: reas Especficas. Rio de Janeiro, 2013.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 6. ANO


OBJETIVOS Reconhecer a Geografia como uma cincia que permite ao indivduo compreender o mundo e ser ativo produtor do seu prprio espao. CONTEDOS GEOGRAFIA: cincia social e seu papel na sociedade contempornea. HABILIDADES Perceber que o conhecimento humano deve ser construdo com a contribuio das diversas cincias, sendo a GEOGRAFIA fundamental para o entendimento do mundo que nos cerca. BIMESTRES
1. 2. 3. 4.

SUGESTES - Pedir aos alunos para entrevistarem Professores de diferentes disciplinas do 6. ano, a fim de perceberem as especificidades de cada cincia, ou para buscarem informaes sobre cada cincia na internet. O Professor de Geografia tambm ser alvo dessa atividade. Em seguida, construir um painel sobre o que os alunos descobriram, contendo imagens que ilustrem os depoimentos dos Professores. - Pedir aos estudantes que discutam o que entendem por seu lugar e pelo lugar do outro, partindo de uma definio geral, construda pela turma. Algumas msicas como O PORTO (Roberto Carlos), O MEU LUGAR (Arlindo Cruz) e MEU PAS (Ivan Lins) podem auxiliar os alunos nessa discusso.

Reconhecer as diferentes formas de espacializao (lugar, paisagem, territrio e espao geogrfico) do ponto de vista da cincia geogrfica, a partir dos espaos prximos ao aluno. Reconhecer fenmenos e processos socioespaciais, tomando como centrais os conceitos de lugar e paisagem.

Lugar: casa, rua, bairro, escola, ambientes de socializao.

Observar fenmenos e processos socioespaciais na escala do lugar. Identificar a relao sociedadenatureza nos lugares de vivncia dos alunos.

PAISAGEM: municpio do Rio de Janeiro e estado do Rio de Janeiro.

Reconhecer elementos naturais e humanizados presentes na paisagem retratada em iconografias ou observada em trabalhos de campo. Distinguir, em iconografias, paisagens naturais e humanizadas, urbanas e rurais. Identificar os principais elementos da paisagem da cidade do Rio de Janeiro e do estado do Rio de Janeiro, retratada em iconografias ou observada em trabalhos de campo, tendo por base as vivncias e os contedos adquiridos pelos alunos de 4. e 5. anos. Reconhecer o espao geogrfico como resultado da interao das sociedades com a natureza. Reconhecer o papel das sociedades na transformao do espao geogrfico, percebendo-se com agente ativo da construo do seu prprio espao. Identificar, nas formas e funes atuais, as

- Usar o site ARMAZENZINHO da Prefeitura do Rio de Janeiro para buscar informaes sobre cada bairro da cidade, especialmente daquelas reas habitadas pelos alunos. Pedir para cada aluno pesquisar sobre um bairro da cidade que ele no conhece, mas que tem muita curiosidade de visitar. Utilizar o google maps a fim de reconhecer os municpios da Regio Metropolitana, estimulando o aluno a conhecer virtualmente um deles. Criar painis fotogrficos com o bairro ou a comunidade em que o aluno reside, o bairro que gostaria de visitar e a cidade vizinha que gostaria de conhecer. - Sugerir a montagem de um mural que expresse a diversidade de identidades, presentes no espao da cidade do Rio de Janeiro. de suma importncia o aluno relacionar a representao espacial realidade social. - Fazer um levantamento sobre o papel da Prefeitura, do Governo Estadual e das Associaes comunitrias no dia a dia do aluno: quem responsvel pela coleta de lixo, pela segurana pblica, pela educao, pela sade, por representar os anseios dos moradores de uma comunidade etc. Criar uma reunio simulada de uma associao de moradores debatendo os problemas da comunidade, com base nos levantamentos realizados pela turma.

transformaes ocorridas, atravs dos tempos, no espao geogrfico. Perceber a importncia da diversidade e reconhecimento do direito de cada grupo manifestar a sua cultura/identidade na construo e organizao dos espaos. ESPAO GEOGRFICO: o homem, em sociedade, produzindo o seu prprio espao de vivncia. Reconhecer que a formao do espao geogrfico uma construo social, em que cada indivduo, co-produtor desse espao, deve ser respeitado na sua singularidade como ser humano.

- A alfabetizao cartogrfica j deve ser iniciada pela construo do prprio mapa do aluno, com a codificao dos elementos do espao ao seu redor. Sugere-se que o Professor proponha um desenho que evidencie os elementos que integram o entorno da escola, por exemplo. Questionar se os mesmos poderiam ser diferentes. Por qu? Como? - Usar charges para analisar criticamente fatos de discriminao e racismo, para que os alunos sejam capazes de estabelecer relaes com a sua realidade. - Promover reflexes sobre a imagem da populao negra e indgena representada nas novelas/programas das redes de televiso. - Discutir, com a turma, uma campanha que esteja sendo veiculada, na cidade, para mostrar a importncia da participao de cada indivduo na vida social de sua cidade.

MEU ESPAO E MINHA SOCIEDADE

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 6. ANO


OBJETIVOS Compreender a Terra como um planeta do Sistema Solar, sujeita influncia de astros e estrelas. Reconhecer a cartografia como instrumental para a representao do espao geogrfico e para a compreenso de fenmenos socioespaciais. CONTEDOS NOES BSICAS DE ASTRONOMIA HABILIDADES Reconhecer a Terra como um elemento do Sistema Solar e do Universo. Relacionar a ocorrncia de fenmenos naturais influncia da Lua sobre a Terra. Observar os movimentos da Terra e relacion-los a fenmenos que afetam a vida no planeta. Observar tipos de representao do espao geogrfico. ALFABETIZAO CARTOGRFICA COORDENADAS GEOGRFICAS Perceber a relao entre a dimenso de um determinado espao ou territrio do mundo real e a sua representao no papel. Reconhecer os principais tipos de mapas: polticos, fsicos e temticos. Utilizar os elementos dos mapas para representao de espaos de vivncia. X X BIMESTRES 1. 2. 3. 4. X SUGESTES - Utilizar o globo terrestre da escola como instrumento constante para exemplificar o formato da Terra, as simulaes do seu movimento e sua relao com a Lua e o Sol. - Produzir maquetes ou mbiles com os astros do Sistema Solar, utilizando bolinhas de isopor ou de papel march (mais recomendvel do ponto de vista ambiental), podendo contar com o auxlio do Professor de Artes Plsticas. Criar uma dramatizao em que esteja explicitado o papel de cada astro e sua influncia sobre o outro. Utilizando uma lmpada, mostrar dia, noite, estaes do ano e eclipses solares e lunares. Levar o aluno a produzir uma representao grfica do trajeto da sua casa at a escola, procurando identificar os principais pontos de referncia, utilizando as convenes cartogrficas apropriadas. - Retomar um problema que ainda comum entre os alunos desta faixa etria: a questo da lateralidade e do sentido de orientao: esquerda, direita, em cima, embaixo, atrs, frente.

Localizar pontos e elementos no espao geogrfico, atravs das coordenadas geogrficas.

Orientar-se no espao com o auxlio dos pontos cardeais.

Identificar as coordenadas geogrficas como um sistema de linhas imaginrias. Distinguir paralelos de meridianos. Reconhecer os hemisfrios sul, norte oriental e ocidental. Localizar um ponto na superfcie terrestre, atravs do sistema de coordenadas geogrficas. Reconhecer a importncia de astros e estrelas para a orientao na superfcie terrestre. Perceber a importncia dos pontos cardeais e dos pontos colaterais para a localizao e orientao no espao. Orientar-se no espao, com o auxlio da Rosa dos Ventos. Identificar e utilizar os principais instrumentos de localizao e orientao no espao, a bssola e o GPS. Fusos horrios Reconhecer as variaes nos horrios na superfcie terrestre representadas em um mapa. X

O Professor de Educao Fsica poder ser muito til, realizando jogos na quadra. Dessa forma, o aluno perceber, concretamente, como se d a orientao pelo movimento aparente do Sol e pela bssola. - Construir uma bssola com o aluno, utilizando materiais simples, como isopor, agulha, im e um pratinho com gua. - Pesquisar sobre a importncia da utilizao dos dados do GPS, principalmente, em algumas profisses (taxistas, caminhoneiros etc.). - Utilizando a planta de um apartamento, de uma casa, de um bairro ou o mapa do municpio, podemos perguntar ao aluno: temos duas imagens de um mesmo lugar? Uma foto tirada de cima de um prdio e uma imagem de satlite. Que imagem apresenta mais detalhes? Qual a imagem que est em maior escala?
(Adaptado de http://www.cdcc.usp.br/maomassa/cartografia.htm)

- Elaborao de placas temticas do bairro (uma das funes da planta informar). Para tanto, deve haver clareza no que est sendo representado, pois informaes em excesso podem dificultar a leitura. O Professor pode aproveitar o mesmo para introduzir o conceito de mapas temticos, ou seja, mapas organizados por temas especficos como populao, recursos minerais, clima.

Solicitar que cada grupo elabore, a partir da fotocpia da planta do bairro, plantas temticas: servios escolas, hospitais, prontosocorro, corpo de bombeiros, vigilncia sanitria; estabelecimentos comerciais lojas, farmcias, bares etc.; reas de lazer praas, clubes etc.; indstrias. Os alunos devem ser orientados a selecionar as informaes mais relevantes, elaborar uma lista de smbolos para cada categoria e criar a legenda.
(Adaptado de http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro09/cartograf ia.pdf)

- Mostrar uma laranja para ilustrar. As duas extremidades da fruta simbolizaro os polos. Com uma caneta hidrocor, traar uma linha entre esses dois polos para ilustrar a linha do Equador e os dois hemisfrios. Ligando um polo ao outro, teramos os meridianos. Explicar que o Meridiano de Greenwich uma conveno internacional, uma vez que todas essas linhas so iguais, e que serviro de base para a criao de outros hemisfrios e dos fusos horrios. - Confeccionar relgios de cartolina, contendo o horrio do Rio de Janeiro e de Braslia, e escolhendo outras duas ou trs cidades, leste e oeste do Rio. Ler com a turma uma determinada hora local e mostrar, nos ponteiros dos relgios, quais so os horrios correspondentes ao

horrio do Rio de Janeiro e de Braslia. As cidades podem ser, periodicamente, mudadas. - Discutir com a turma o porqu das diferenas e quais as suas implicaes. - Trabalhar a questo dos fusos horrios a partir da implantao do horrio de vero em partes do territrio nacional. - Utilizar o globo terrestre para mostrar a relao entre a proporo das terras emersas e as superfcies lquidas. Colocar a msica PLANETA GUA (Beto Guedes) como pano de fundo para justificar a importncia da gua na Terra.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 6. ANO


OBJETIVOS Perceber a importncia do clima na determinao da biodiversidade vegetal e animal em todo o planeta. CONTEDOS NOES DE CLIMATOLOGIA HABILIDADES
1.

BIMESTRES
2. 3. 4.

SUGESTES

Diferenciar tempo e clima. Reconhecer os elementos do clima e suas principais caractersticas. Distinguir, a partir do reconhecimento dos fatores climticos, os tipos de climas existentes. Identificar em iconografias e representaes cartogrficas os diferentes tipos climticos. Relacionar a dinmica climtica aos biomas terrestres. Perceber como os fatores do clima determinam as diferentes paisagens vegetais. Reconhecer que o clima exerce forte influncia sobre o cotidiano das pessoas e sobre a economia de um pas.

DIVERSIDADE CLIMTICA E BIODIVERSIDADE: AS PAISAGENS VEGETAIS DO GLOBO TERRESTRE

- Elaborar, com os alunos, boletins dirios do tempo, durante quinze dias, para buscar um comportamento repetitivo da atmosfera, a fim de se estabelecer um padro que possa levar a uma classificao climtica. - Pedir para amigos e familiares dos alunos, que moram em outras cidades ou em outros estados, que mandem e-mails relatando como est o tempo em seus locais de origem, a fim de verificarem que o tempo e o clima variam de lugar para lugar. - Passear com os alunos em duas partes da cidade (uma com bastante vegetao e outra bastante urbanizada) para perceberem a variao do microclima (uma parte com temperaturas mais amenas e outra quente), determinada pela ao humana, mesmo estando toda a cidade numa rea de clima tropical mido. Verificar, ainda, se possvel, como as reas desmatadas da cidade tambm possuem um microclima bastante alterado. - Pesquisar na internet os fatores que levam os turistas de vrias partes do Brasil e do mundo a visitarem nossa cidade, a fim de

Verificar a influncia do clima no cotidiano das pessoas e nas atividades econmicas e culturais.

O CLIMA E A HUMANIDADE

Reconhecer a forte relao entre as condies climticas locais e globais e a ao do homem na questo ambiental.

Verificar como a ao humana, principalmente aquela que se d de forma predatria e poluidora, tem consequncias desastrosas sobre o clima e a biodiversidade, tanto a nvel local, quanto global.

constatar que o clima tropical um dos mais importantes no mundo. Verificar os impactos negativos do desmatamento e da poluio nas mudanas do microclima carioca que afetam a atividade turstica. Pedir para os alunos pesquisarem em jornais, os mapas de previso do tempo. Posteriormente, solicitar que eles descrevam as condies do tempo, naquele dia, naquela regio. - Montagem de um mosaico com diversas paisagens que representem a diversidade climtica do estado/pas. - Montar o JORNAL DO CLIMA, dividindo a turma em grupos. Cada grupo fica responsvel pela elaborao de um caderno (esportes, classificados, televiso etc.). Os alunos montaro os cadernos com base nos climas (empregos ligados questo climtica, novela/filme tendo o clima como protagonista, jogadores brasileiros que no se adaptaram ao clima de outros pases...) - Levar os alunos para conhecerem as diversas paisagens vegetais remanescentes na cidade (vegetao litornea, de Mata Atlntica); associar cada uma delas s condies de solo, umidade e clima. Verificar o motivo do desaparecimento da maior parte da vegetao nativa, em particular, nas cercanias da prpria escola e/ou comunidade.

- Utilizar o site ARMAZENZINHO DE DADOS para conhecer, de forma virtual e cartogrfica, as diferentes paisagens vegetais da cidade e propor que os alunos graficamente (desenhos, expressem, murais, mapas etc) tudo o que pesquisaram na internet. - Conhecer as diversas prticas da sociedade civil para a proteo da vida vegetal e animal que se organizam na cidade (ongs, associaes, iniciativas individuais etc). - Pesquisar, no noticirio, fatos que demonstrem as mudanas climticas que vm se processando na Terra, devido ao modelo de sociedade adotado pelos pases extremamente consumistas, trazendo consequncias para todo o planeta.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 6. ANO


OBJETIVOS CONTEDOS HABILIDADES 1. Reconhecer a Terra como resultado de processos geolgicos e geomorfolgicos, passados e presentes. O RELEVO TERRESTRE E SEUS AGENTES Associar as formas do relevo aos processos de formao. Compreender o papel das dinmicas endgenas da Terra na formao do relevo terrestre. Reconhecer o papel de agentes exgenos na transformao do relevo terrestre. Reconhecer o homem como um agente de transformao do relevo. Distinguir as causas sociais das causas naturais, ao analisar a ocorrncia de um fenmeno associado s modificaes da superfcie da Terra. BIMESTRES 2. 3. X 4. - Propor que os estudantes registrem, no caderno, as formas de relevo no entorno da escola e as classifique. MAQUETES SUSTENTVEIS (dividir a turma em grupos: o total de grupos dever ser par). Metade dos grupos dever apresentar uma maquete, apontando os problemas ambientais da cidade. Os demais grupos devero apresentar maquetes que evidenciem possveis solues para os problemas apresentados pala outra metade. As maquetes devero ficar lado a lado na exposio. - Solicitar dos alunos imagens de jornais, revistas ou da internet que contenham unidades do relevo na paisagem. - Solicitar que criem um painel, contendo uma legenda, que identifique e caracterize cada imagem. - Buscar, em situaes concretas do entorno da escola ou da comunidade, consequncias desastrosas da ao humana sobre o relevo (deslizamentos, enchentes SUGESTES

Compreender as formas de trabalho utilizadas pelo homem na construo e organizao de seus espaos: da sociedade artesanal sociedade tecnolgica.

Meio ambiente e sustentabilidade: - desenvolvimento sustentvel nas comunidades brasileiras; - funo socioeconmica da biodiversidade: produtos florestais. - A questo sociocultural (indgenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros etc).

Identificar, em iconografias ou representaes cartogrficas, os principais tipos de relevo do Rio de Janeiro. Relacionar o processo de ocupao do espao carioca e fluminense influncia do relevo.

provocadas pelo assoreamento dos rios ou pelo lixo jogado nas ruas etc). - Debater com a turma sobre as solues imediatas que podem ser praticadas pelo indivduo, pela comunidade ou pelo poder pblico. - Estabelecer um paralelo entre o modo de vida das comunidades indgenas e o modo de vida da sociedade moderna, atravs de imagens retiradas de revistas ou da internet, que demonstrem a diferena na forma como o homem se relaciona com os outros homens e com a natureza. - Construir um painel com as imagens e propor um debate com a turma sobre as diferenas existentes, tendo por base a questo da justia entre os homens, da igualdade de direitos, da natureza como um bem comum ou privado etc. - Confeco de postais: antes e depois, (dividir a turma em grupos). Metade dos grupos dever selecionar, em jornais e revistas, imagens de diversas paisagens. Os demais devero criar um desastre natural/ambiental que ir devastar a regio. O segundo grupo dever ilustrar com desenho/imagem, como a regio poderia ficar. Recomenda-se a sistematizao do que ocorreu nos dois grupos (em formato de legenda das duas imagens, por exemplo).

Perceber o avano tecnolgico e suas interferncias nos processos produtivos: a mecanizao, a tecnologia de ponta e as consequncias para o desenvolvimento sustentvel das cidades. Perceber como se do as transformaes da sociedade, refletindo sobre as igualdades e desigualdades polticas, econmicas e sociais. Analisar a importncia dos meios de comunicao na transformao da qualidade de vida das sociedades: a informao como meio

X Analisar o modelo de desenvolvimento da sua cidade e da ocupao do solo urbano luz das perspectivas de sustentabilidade. Conhecer a forma como diversas comunidades relacionam-se com o meio ambiente. Perceber a importncia das prticas de sustentabilidade para a sobrevivncia das sociedades. Reconhecer a importncia das fontes energticas alternativas para a sustentabilidade das sociedades.

de preveno dos problemas ambientais, de sade etc.

Distinguir as prticas culturais de alguns povos indgenas, quilombolas, ribeirinhos e seringueiros.

- Apresentar vdeos que retratem o modo de vida das sociedades quilombolas, ribeirinhas e dos povos da floresta como os indgenas e seringueiros, a fim de que os alunos possam refletir sobre a diversidade cultural brasileira e as diferentes vises sobre a relao homem/natureza. - Objetivando divulgar as normas estabelecidas no Regimento Escolar Bsico do Ensino Fundamental da Rede Pblica do municpio do Rio de Janeiro (Resoluo SME N 1074, de 14 de abril de 2010), o Professor poder iniciar o trabalho utilizando, como base, o debate sobre a cidadania dos jovens, disponvel no site http://www.turminha.mpf.gov.br/direitosdas-criancas, para, posteriormente, elaborar uma Carta de Princpios da Turma, objetivando a promoo do respeito diversidade de identidades/culturas na turma/espaos de convvio do aluno, com vistas a solues para a questo da sustentabilidade.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 7. ANO


OBJETIVOS Compreender que a cultura de um povo, ao criar seus hbitos e costumes, cria o seu prprio espao e, numa relao dialtica, tambm recriada por ele. Compreender a importncia da construo da coexistncia relacional entre as diferenas humanas, assim como as suas contradies. CONTEDOS Constituio poltica do Estado brasileiro: - estados - municpios Indicadores Sociais do pas: (dois Brasis) GEOGRAFIA REGIONAL E REGIONALIZAO DO BRASIL HABILIDADES Conhecer a constituio poltica do Brasil como uma unidade federativa. Perceber as desigualdades socioespaciais existentes no territrio brasileiro. Compreender a origem da regionalizao brasileira na classificao do IBGE. Localizar e perceber a formao do territrio brasileiro. Identificar as diferentes formas de regionalizao do Brasil. Populao brasileira: formao e caractersticas demogrficas. Reconhecer a diversidade cultural brasileira. Perceber a simbiose entre as diversas culturas presentes no espao brasileiro, atravs dos tempos. Distinguir os dados do censo, de acordo com as regio do pas. X BIMESTRES 1. 2. 3. 4. X SUGESTES - Montar esquete teatral sobre a cultura das regies brasileiras. - Discutir critrios de regionalizao, a partir da identificao das Zonas Cariocas (Norte, Sul, Oeste e Centro). - Comparar diferenas entre critrios de regionalizao, elaborando mapas. X - Realizar um pequeno censo na sala de aula e/ou em toda a escola, analisando a diversidade entre os entrevistados (idade, nvel de renda etc.). - Elaborar um grfico com os dados obtidos pelo censo proposto na atividade anterior. - Discutir, em grupo, movimentos migratrios no Brasil e no mundo, focando as causas, naturais e sociais, do processo. - Pesquisar, entre pessoas prximas dos estudantes, aquelas que nasceram ou j viveram em outros lugares do Brasil. Enfatizar as diferenas e semelhanas que conseguem notar entre os lugares em que viveram e vivem agora. Comparar as pesquisas dos estudantes, fazendo-os tirar

Compreender as interfaces entre as atividades do campo e da cidade.

Comparar os dados do ltimo censo entre as regies do pas. Identificar, atravs de tabelas e grficos, o perfil demogrfico da populao brasileira. Inferir as tendncias da demografia no estado e na cidade do Rio de Janeiro.

suas prprias concluses. Montar dois painis com notcias. Um sobre atividades agrrias e seus problemas e outro sobre as atividades urbanas e seus problemas. Fazer uma redao sobre as diferenas entre cidade e campo e sobre a explorao sustentvel dos seus recursos. Promover um debate com os estudantes sobre o desenvolvimento urbano e rural brasileiro, dos anos 1990 at hoje e a participao dos cidados neste processo. Elaborar mapas, localizando o Brasil no Mundo, identificando as fases de seu processo de formao territorial.

Reconhecer os caracteres especficos que as atividades econmicas desenvolvidas no Brasil deixam marcadas nas paisagens.

Compreender a importncia das fontes alternativas de energia para a autossuficincia no setor.

AS GRANDES DIVISES DO ESPAO GEOGRFICO: ESPAO URBANO E ESPAO AGRRIO. - atividades econmicas.

Perceber as variaes das paisagens atravs dos tempos. Identificar os principais problemas do espao urbano brasileiro. X

Produzir e/ou localizar em mapas as principais metrpoles brasileiras, buscando, atravs de pesquisa, algumas de suas caractersticas econmicas, culturais e de estrutura da populao.

Urbanizao do Brasil - planejamento urbano.

Conhecer as interrelaes do espao agrrio com o urbano e vice-versa. Entender as principais mudanas ocorridas nos espaos agrrio e urbano, com o advento das novas tecnologias. Inferir a relao de complementao existente entre o campo e a cidade. Identificar o papel da sua cidade na hierarquia urbana nacional.

Fazer um painel com notcias veiculadas pela imprensa sobre indstrias e discutir seus problemas. Confeccionar um quadro sinticocronolgico, associando os tipos de indstria s fontes de energia necessrias (alternativas) ao seu desenvolvimento. Pedir aos alunos embalagens/rtulos de produtos industrializados. Em grupo, solicitar que eles identifiquem o tipo de indstria/nacionalidade para montar um painel na sala, com as embalagens/rtulos, sintetizando os principais produtos/indstrias que esto presentes no cotidiano. Atravs da leitura de mapas temticos, identificar as reas que possuem as maiores/menores concentraes industriais do pas. Em grupos, os jovens podem pesquisar as causas desses dados na Sala de Leitura ou no Laboratrio de Informtica.

Compreender os efeitos da modernizao no desenvolvimento das regies do Brasil.

Industrializao do Brasil - base energtica alternativa.

Reconhecer benefcios e malefcios da industrializao, na modernidade. Entender a logstica da localizao espacial das indstrias no Brasil.

Registrar as demandas do processo de desconcentrao industrial em reas na cidade, no estado e no pas. Relacionar desenvolvimento s viabilidades prticas sustentveis. Aspectos culturais, socioeconmicos e fisiogrficos das regies brasileiras (IBGE) - regio Sudeste - regio Sul - regio Nordeste - regio Centro-Oeste - regio Norte

Conhecer os diversos processos que resultaram na formao dos territrios. Reconhecer a diversidade cultural das regies. Entender as diversas interfaces econmicas entre as regies. Localizar, nos mapas temticos, os caracteres fisiogrficos das regies. Identificar, em tabelas e grficos, as principais caractersticas socioeconmicas das regies. Interpretar os indicadores sociais de cada regio.

X X

Professor, voc poder dividir a turma em grupos (preferencialmente, cinco). Cada grupo poder pesquisar as caractersticas culturais de cada regio brasileira para montar uma exposio no ptio da escola. X X X Escolher princpios da CARTA DE PRINCPIOS ESCOLARES PARA UM MUNDO SUSTENTVEL. Solicitar que os alunos observem como esses princpios esto sendo tratados nas regies brasileiras. Montar um painel comparando os dados produzidos pelos grupos.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 8. ANO


OBJETIVOS Reconhecer que a existncia de um grupo, ao criar o seu espao, depende das relaes sociais que, disseminadas e trocadas com outros povos, ajudam a forjar novas organizaes espaciais. Compreender as relaes entre os pases na atualidade. CONTEDOS A formao dos Estados Nacionais Da bipolaridade multipolaridade Globalizao HABILIDADES Distinguir os conceitos de Territrio, Nao e Estado-Nao. Compreender o processo de formao dos Estados-Nacionais. Compreender as principais mudanas ocorridas na organizao polticoeconmica do Mundo no decorrer do sc. XX. Identificar os principais atores da Guerra Fria e as demandas dos sistemas socialistas e capitalistas. REDES E MOVIMENTOS SOCIAIS BLOCOS REGIONAIS Perceber a importncia das redes e movimentos sociais como uma forma de luta social. Identificar os principais blocos regionais. X BIMESTRES 1. 2. 3. 4. X SUGESTES Organizar um painel em que constem fotos e reportagens sobre o fenmeno da MUNDIALIZAO ou GLOBALIZAO. Buscar, na mdia, a identificao de atos organizados por ongs, sindicatos, polticas pblicas etc. Discutir com os alunos essas aes. Fazer, com os alunos, uma redao sobre como as aes discutidas acima repercutem na formao social e influenciam na vida de todos ns. Promover, com a turma, um jri simulado, aps pesquisa sobre o mundo bipolar (Comunismo x Capitalismo), procurando apontar os pontos positivos e os pontos negativos de cada um deles. Propor a criao de uma campanha com o objetivo de prevenir/erradicar formas de violncia existentes no mundo atual.

Reconhecer o fenmeno da mundializao ou globalizao enquanto fenmeno social.

X X

O BRASIL E A GLOBALIZAO

Situar o Brasil no contexto dos movimentos e fluxos globais. Reconhecer a importncia da poltica externa brasileira para a gerao de empregos.

A cidade e o estado do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro, o estado e a capital, como um n fixo dos fluxos globais.

Pedir aos jovens que pesquisem as marcas/empresas dos eletroeletrnicos que eles possuem em casa. Posteriormente, pedir para que eles se renam em grupo para listar os aparelhos. Reunir os trabalhos para montar um painel com a influncia da globalizao no cotidiano dos jovens. Podemos aproveitar a oportunidade para discutir a questo do acesso s novas tecnologias. Pesquisar dois reflexos, no Brasil, de movimentos e aes globais, identificando suas origens ideolgicas e seus rebatimentos espaciais. Pesquisar duas polticas pblicas e/ou aes diplomticas dos governos brasileiros, atual e passados, desde a redemocratizao (1989), que estejam influenciando o mundo. Discutir com a turma o resultado das pesquisas acima e, alm de montar um painel coletivo, produzir textos individuais sobre o choque micro x macro, interno x externo e seus reflexos na vida do brasileiro comum. Solicitar aos alunos para que, em grupos, promovam uma pesquisa sobre os primeiros habitantes do continente americano. Posteriormente, solicitar que eles pesquisam como est a composio da populao das regies na atualidade.

Compreender os processos de consolidao das diferenas histricas promovidas pelos processos de colonizao no continente americano.

Aspectos culturais, fisiogrficos e socioeconmicos dos pases latinoamericanos: - Amrica Platina - Amrica Andina - Amrica Central - Mxico

Conhecer a diversidade cultural do continente americano. Relacionar a configurao territorial da AMRICA LATINA com o processo de colonizao/descolonizao da AMRICA ESPANHOLA e PORTUGUESA. Identificar os caracteres fisiogrficos que compem os territrios.

Dividir a turma em grupos. Cada grupo ficar responsvel por pesquisar um elemento da cultura de um pas. Atravs do elemento cultural escolhido, solicitar que aprofundem a pesquisa sobre a importncia na vida do pas. Ao final, pedir para que os alunos procurem algo similar na cultura brasileira, se possvel.

- AMRICA ANGLOSAXNICA Entender a origem da hegemonia dos Estados Unidos no Mundo.

Compreender o espao agrrio dos EUA organizado em cintures agroindustriais (belts). Registrar as relaes entre a economia do Canad e a economia dos EUA. Explicar os objetivos do Nafta e da proposta da Alca. Reconhecer a importncia da biodiversidade para o futuro do continente. A questo ambiental no/do continente Descrever o processo de expanso territorial dos EUA. X

Perceber as mudanas que ocorreram no continente no que se refere s questes ambientais, no final do sculo XX e incio do sculo XXI.

Escolher alguns princpios da CARTA DE PRINCPIOS ESCOLARES PARA UM MUNDO SUSTENTVEL e solicitar aos alunos que observem como esses princpios esto sendo tratados em outros pases do continente. Montar um painel, comparando os dados produzidos pelos grupos.

ORIENTAES CURRICULARES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 9. ANO


OBJETIVOS CONTEDOS ASPECTOS CULTURAIS, FISIOGRFICOS E SOCIOECONMICOS DO CONTINENTE AFRICANO. HABILIDADES Conhecer a diversidade de culturas que antecederam a chegada do colonizador europeu. Perceber as semelhanas culturais dos povos do CONTINENTE AFRICANO e do Brasil. Identificar a diversidade fisiogrfica das regies. Conhecer a diversidade sociocultural do continente. BIMESTRES 1. 2. 3. 4. X SUGESTES Uilizar o Adinkra para evidenciar a riqueza cultural das sociedades africanas. O adinkra, dos povos ac da frica ocidental (notadamente os asante de Gana), um entre vrios sistemas de escrita africanos, fato que contraria a noo difundida pela Histria convencional. Na verdade, a grafia nasce na frica com os hierglifos egpcios e seus antecessores. Diversos outros sistemas percorrem a histria africana em todo o continente. Eles representam ideias expressas em provrbios. Alm da representao grafada, so estampados em tecidos e adereos, esculpidos em madeira ou em peas de ferro. Muitas vezes so associados realeza, identificando linhagens ou soberanos. O assento real, um banco esculpido, representa a soberania da nao asante, frequentemente representando um ideograma adinkra. Assim, o conceito de escrita expande-se para alm da noo ocidental da letra grafada. Recomendamos a pesquisa no endereo http://ipeafro.org.br/home/br A turma, dividida em grupos, poder reproduzir em TNT, folhas de papel A4, as imagens, organizando, em seguida, uma exposio. Recomendamos que o Professor pesquise na coleo sobre a Histria Geral da frica

Reconhecer a diversidade cultural, fisiogrfica e econmica do CONTINENTE AFRICANO.

(Unesco), disponvel em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/specialthemes/ethnic-and-racial-relations-inbrazil/general-history-of-africa/ Escolher alguns princpios da CARTA DE PRINCPIOS ESCOLARES PARA UM MUNDO SUSTENTVEL e solicitar que os alunos observem como os princpios esto sendo tratados em outro pas do continente. Montar um painel, comparando os dados produzidos pelos grupos. Reconhecer a existncia de uma pluralidade de povos no CONTINENTE EUROPEU e os conflitos resultantes, notadamente fora do continente. Entender a dinmica da populao europeia. Identificar as paisagens naturais da Europa. Reconhecer as desigualdades regionais do ponto de vista tnico, cultural e econmico. X Debater as migraes por motivos ambientais, polticos e econmicos. Pesquisar sobre o desemprego mundial por pases ou por regies, abordando a questo da qualificao profissional e da competio exacerbada entre os indivduos. Debater o motivo de tal competio. Usar mapas temticos para entender os diferentes quadros naturais europeus. Atravs de textos, realizar debates em que se discuta o nexo entre as questes demogrficas na Europa e o desenvolvimento de seus pases.

Compreender as transformaes socioeconmicas que ocorrem na seara internacional com a intensificao do processo global.

Aspectos culturais, fisiogrficos e socioeconmicos da Europa.

Reconhecer a diversidade cultural, fisiogrfica e econmica do CONTINENTE EUROPEU.

Reconhecer a diversidade cultural, fisiogrfica e econmica do CONTINENTE ASITICO.

Aspectos culturais, fisiogrficos e socioeconmicos do CONTINENTE ASITICO: - China - ndia - Japo - Tigres Asiticos Novos Tigres - Outros pases

Comparar os ndices de desenvolvimento, qualidade de vida etc. das regies que integram o CONTINENTE ASITICO. Identificar as paisagens naturais da sia. Conhecer os principais conflitos que assolam as regies.

Para promover uma exposio sobre a diversidade cultural destes povos, recomendamos que a turma seja dividida em grupos e os contedos dos endereos abaixo sejam distribudos para a montagem dos trabalhos. A forma da apresentao ficar a critrio do Professor: painel, cartaz, mosaico, livro etc. - China: http://portuguese.cri.cn/chinaabc/ (ABC da CHINA) -ndia: http://www.wdl.org/pt/item/3081/?ql=por&a=8000&b=2010&c=IN&r=CentralSouthAsia&v iew_type=gallery (SETENTA E DUAS ESPCIES DE CASTAS NA NDIA BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL UNESCO). -Japo: http://www.br.embjapan.go.jp/cultura/panorama.html (Dados fornecidos pela Embaixada)

Estudar o Oriente - Oriente Mdio Mdio, com nfase em sua posio estratgica, sua economia e seus conflitos.

Reconhecer o Oriente Mdio como uma regio de culturas e interesses diversos, observando e avaliando os conflitos nele existentes.

Reconhecer a Oceania: Austrlia, Nova diversidade cultural e Zelndia e outros. fisiogrfica da Oceania.
O investimento tecnolgico no RTICO e ANTRTICO.

Caracterizar a Austrlia e a Nova Zelndia como pases desenvolvidos. Perceber a importncia do estudo das reas do

-Oriente Mdio: http://www.wdl.org/pt/search/gallery?&r=Mid dleEastNorthAfrica&a=-8000&b=2010 (frica e Oriente Mdio)

RTICO e do ANTRTICO para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Atravs das imagens histricas, os alunos podero verificar a contribuio destes povos para a histria da humanidade. Aps a anlise de uma imagem (escolhida pelo Professor), cada grupo dever procurar imagens da regio na atualidade. Posteriormente, poder ser elaborada uma sntese no caderno. Escolher alguns princpios da CARTA DE PRINCPIOS ESCOLARES PARA UM MUNDO SUSTENTVEL. Solicitar que os alunos observem como esses princpios esto sendo tratados em um dos pases do continente. Montar um painel, comparando os dados produzidos pelos grupos.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Almanaque Abril 2011. BECKER, Berta K. Amaznia Geopoltica na virada do III milnio. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. BITTENCOURT, Marcelo. Partilha, Resistncia e Colonialismo in Introduo Histria da frica e da Cultura Afro-Brasileira. RJ. UCAM. 2003 CASTELLS, M. A sociedade em rede. Volume I. 10 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2007. CASTELLS, M. Fim de Milnio. 4 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2007. CASTRO, I.E., GOMES, P.C.C. e CORRA, R.L. (orgs.) 12 ed. Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. CASTRO, In Elias de. Geografia e Poltica. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. CAVALCANTI, Lana de S. Geografia, escola e construo de conhecimentos. 2 ed. Campinas: Papirus, 2001. COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Poltica e Geopoltica. 2 ed. So Paulo, Edusp, 2008. CORRA, R. L. Regio e organizao espacial. 7 ed. So Paulo: Editora tica, 2002. CORRA, R. L. O espao urbano. 4 ed. So Paulo: Editora tica, 2003. CORRA, R. L. Trajetrias geogrficas. 5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. CORRA, R. L. e ROSENDAHL (org.). Introduo Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. BARBOSA, Alexandre de Freitas. O Mundo Globalizado: Poltica, Sociedade e Economia. 3 ed. SP. Contexto, 2007. Coleo Salve o Planeta uma parceria com o WWWF-Brasil. Infoglobo Comunicaes S.A Dividir para Dominar: A Partilha da frica 1880-1914, H.L. WESSELING. RJ. UFRJ; Revan, 1998). DOWDNEY, Luke. Crianas do Trfico: um estudo de caso de crianas em violncia armada organizada no Rio de Janeiro. RJ. 7letras, 2003. GALVO, Carlos Fernando & MILLO, Jos Carlos. Org. A prtica de ensino real e o ensino da prtica ideal. Curitiba: Editora CRV, 2010 GALVO, Carlos Fernando. Multieducao: temas em debate. Ensino Fundamental Geografia. Secretaria Municipal de Educao (SME). Rio de Janeiro, 2008. Disponvel em http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/multieducacao/geografia.pdf. GONALVES, Carlos Walter P. A globalizao da natureza e a natureza da globalizao. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. HAESBAERT, Rogrio. Territrios alternativos. 2 ed. So Paulo: Contexto, 2006. HAESBAERT, Rogrio. Regional-Global: Dilemas da regio e da regionalizao na geografia contempornea. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. HARVEY, David. Condio Ps-Moderna. 5 ed. So Paulo:Loyola, 1998. IBGE. Atlas Geogrfico Escolar, 2004 LEVY, Maria S. F., SANTOS, Jair L. F., SZMRECSNYI, Tams (orgs.). Dinmica da Populao: teoria, mtodos e tcnicas de anlise. So Paulo: T.A. Queiroz, 1980. LOPES, Nei. Enciclopdia Brasileira da Dispora Africana. SP. Sele Negro, 2004 MAGNOLI, D. O mundo contemporneo: os grandes acontecimentos mundiais da Guerra Fria aos nossos dias. 2 ed. So Paulo: Atual, 2008. MAGNOLI, D. Globalizao Estado nacional e espao mundial. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2003. MARAFON, Glaucio, et al (orgs). Abordagens terico-metodolgicas em geografia agrria. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2007. MENDONA, Francisco e DANNI-OLIVEIRA, Ins. Climatologia Noes bsicas e climas do Brasil. So Paulo: Oficina de Textos, 2007. MORAES, Antonio Carlos R. Geografia: pequena histria crtica. 19 ed. So Paulo: Hucitec, 2003. MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em Geografia. So Paulo: Contexto, 2007. MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. SP. Moderna. 2005. Coleo polmica. MILTON, Santos; SOUZA, Maria Adlia A. de; SCARLATO, Francisco Capuano; ARROYO, Mnica (orgs). O Novo Mapa do Mundo: Fim de Sculo e Globalizao. SP: HUNCITEC-ANPUR.1994. MORIN, Edgar. A construo da sociedade democrtica... formao do imaginrio futuro. In: SEMINRIO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM. Porto Alegre. 1992. _____________. Saberes Globais e Saberes Locais: o olhar transdisciplinar. RJ: Garamond, 2004. _____________. Os sete saberes necessrios educao do futuro; traduo de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; reviso tcnica de Edgard de Assis Carvalho. 11. ed. So Paulo : Cortez ; Braslia, DF : UNESCO, 2006. OLIVEIRA, Pion Mrcio; Haesbaert; MOREIRA, Ruy (orgs). BINSZTOK, Jacob (coord). Territrios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Coleo Espao, territrio e paisagem. Lambarina Editora 2007. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Org. Para onde vai o ensino da Geografia? So Paulo: Contexto, 1998.

OLIC, Nelson B e CANEPA, Beatriz. Geopoltica da Amrica Latina. So Paulo: Moderna, 2004 OLIC, Nelson B e CANEPA, Beatriz. Oriente Mdio e a Questo Palestina. So Paulo: Moderna, 2003. JAF, Ivan; MARTINS, Andr. Unio Europia. SP, 2006. Viagem pela Geografia. Juventude e Trabalho: desafios e perspectivas para as Polticas Pblicas. Pedro Paulo Martoni Branco in, Retratos da Juventude Brasileira. Anlises de uma pesquisa nacional. Orgs: Helena Wendel Abramo e Pedro Paulo Martoni Branco. Editora Fundao Perseu Abramo, 2008. p.129. KAERCHER, N.A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. KUPSTAS, Mrcia (org.). Trabalho em Debate. SP: Moderna, 1997. Coleo Polmica. Srie Debate na escola. LEITE, Denise B.C. Paradigmas, teorias pedaggicas e concepes epistemolgicas. Boletim Anped, Caxambu/Mg, p.12-16, set.1993. Levantamento Histrico sobre os ndios Guarani Kaiw.Coleo Frangmentos da Histria do Indigenismo, v.2. Maria Elizabetth Bra Monteiro. Museu do ndio/FUNAI. RJ 2003. p. 16. Manual de Educao para o Consumo Sustentvel.. Braslia: Consumers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. PENTEADO, Margarida M. Fundamentos de Geomorfologia. Rio de Janeiro: IBGE, 1978 PONTUSCHKA, Ndia et al. Para ensinar e aprender Geografia. So Paulo: Cortez, 2007. ROSS, J.L.S. (org.). Geografia do Brasil. 5 ed. So Paulo: EDUSP, 2008. SANTANA, Fabio T. e DUARTE, Ronaldo G. Rio de Janeiro Estado e Metrpole. So Paulo: Ed. do Brasil, 2009. SANTOS, Milton et al. Territrio, territrios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro, Lamparina, 2007 SANTOS, M. A natureza do espao: tcnica e tempo; razo e emoo. 4 ed. So Paulo: EDUSP, 2008. SANTOS, M e SILVEIRA, Mara Laura. O Brasil Territrio e sociedade no incio do sculo XXI. So Paulo: Record, 2001. SOUZA, M.L. ABC do Desenvolvimento urbano. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. SOUZA, Marina de Mello e. frica e Brasil africano. So Paulo. tica, 2006. SOUZA , Vincius; S, Maria Eugnia.Angola, a esperana de um povo. So Paulo: Editora Casa Amarela. 2004. SPOSITO, Eliseu S, e SAQUET, Marcos A. Territrios e territorialidades teorias, processos e conflitos. So Paulo: Expresso Popular/UNESP, 2009. TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. So Paulo: EDUSP/Oficina de Textos, 2001. VILLAA, Flvio. Espao Intra-Urbano no Brasil. 2 ed. So Paulo: Studio Nobel, 2001.

SANTOS, Milton. O Brasil: territrio e sociedade no incio do sculo XXI. RJ., Record, 2001. SILVA, Jansem Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Tereza (Orgs). Prticas Avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes reas do currculo. Porto Alegre: Mediao, 2003 VALENTE, Ana Lcia. Educao e Diversidade Cultural: um desafio da atualidade. SP. Moderna. 1999. Violncia Urbana: dilemas e desafios. Coordenao Wanderley Loconte. SP: Atual, 1999. (Espao Debate).

You might also like