You are on page 1of 14

CONTEMPORNEA POBREZA E EXPERINCIA Esdras Selegrin 1 Resumo Nossa inteno apresentar algumas consideraes, em termos de abordagem, para o entendimento

o de narrativas pessoais de vida e trabalho quando se pretende operar diante das contradies que emergiram no cotidiano da classe trabalhadora, no caso brasileiro, nos ltimos trinta anos, principalmente quando estas envolvem contrastes geracionais. Estaremos tratando de experincias de vida e trabalho. Nossa pesquisa (ainda em andamento) focaliza a categoria bancrios, porem, no texto que segue, no abordaremos caratersticas e dados especficos da categoria desses trabalhadores. Como situamos, uma discusso mais abrangente pautada por apontamentos, visando meramente propor um dilogo no trato com as experincias cotidianas. Entendemos que narrativas de vida e trabalho podem suscitar uma condio convergente no sentido mesmo de um encontro no tempo entre geraes, porm, suas experincias se opoem no sentido da percepo. Richard Sennet, excepcionalmente exemplifica essa condio em A Corroso do Carter: consequncias pessoais do trabalho no novo capitalismo (2009). O que est implicado na discusso, capacidade de transmisso das experincias e a prpria ideia de histria dos grupos subalternos em sua diversidade. Tal situao incorre nos modos de se ter no mundo e como as condies sociometablicas da expanso do capital envolvem, desagregam e aprofundam o abismo no qual est inserida a classe trabalhadora. Walter Benjamin e Antnio Gramsci de forma muito eficaz nos idos anos iniciais do sculo XX j abordavam e aprofundavam tais nexos. Contudo, quando utilizamos o termo experincia, nos aproximamos metodologicamente das concepes do historiador E. P. Thompson, em que se compreende o significado categorial da experincia vivida e experincia percebida como dimenses do passado que persistem e resistem dissoluo no presente, e de certa forma, apontam para aberturas no futuro. Assim, no seguinte texto, discutiremos termos como contemporaneidade, tenso e alteridade, nexos que pensamos ser fundamentais proposta que intencionamos. Palavras-chave: trabalho; experincia; contemporaneidade.

Programa de Ps-Graduao em Cincias Socias UNESP- Marlia e-mail: esdrasselegrin@yahoo.com.br

CONTEMPORANEIDADE A primeira ideia quando num trabalho acadmico se realiza um recorte temporal que ele deva remeter a certas comparaes. Mesmo quando diz sobre um tempo longnquo, esse traz tona a pergunta: como estamos qualitativamente?. Inevitvel que o tempo cronolgico, prprio da racionalidade que nos situa, d a cadncia nessa marcha quase irrelutvel, mas, existe um termo to mais complexo nesse jogo temporal que pode mesmo se assemelhar a uma introverso (um desvio para dentro), assim se d quando se utiliza o termo contemporneo. complexo por que remete a ser e estar no mundo, e, introvertido, pois, seu apetite generalizador desmentido na digesto em suas cavidades temporais (tempo e temporalidade). To rpido , que o termo exige o mergulho em suas visceras. Neste sentido, quando dissemos sobre contempornea pobreza e experincia, a intencionalidade se deu pela ideia de buscar uma conexo com os questionamentos de Walter Benjamin nas dcadas iniciais do sculo passado em seu ensaio Experincia e pobreza, e os significados que estes tm com a atualidade, ou seja, especular porque eles nos parecem to contemporneos. Contudo, isso no significa a inteno de debater a ideia de experincia no mesmo autor. O citado ensaio, escrito em 1933 tem em seu incio o seguinte conjunto de perguntas:
Que foi feito de tudo isso? Quem encontra ainda pessoas que saibam contar histrias como elas devem ser contadas? Que moribundos dizem hoje palavras to durveis que possam ser transmitidas como um anel, de gerao em gerao? Quem ajudado, hoje, por um provrbio oportuno? Quem tentar, sequer, lidar com a juventude invocando sua experincia? (BENJAMIN, 1996, p. 114).

Diriam em uma sala de aula, como atual esse questinamento! Mas no perguntariam por que usar o termo atual. Pois bem, sejamos menos categoriais e mais sinceros: entre os sentimentos e a tica (histria dos costumes e a histria poltica), consenso a angstia do presente. Se esse conjunto de perguntas no gerasse certa angstia, no estariamos convencidos de que neles passado e presente confluem, restando-nos saber sobre as pegadas ou o rastro do que chamamos de atual.

ALGUMAS PISTAS

Pode parecer estranho que busquemos pistas a esmo, ou mesmo em um poema que insinua exatamente o contrrio. Iniciaremos nosso texto com o que escreveu Bertold Brecht no mesmo periodo de Walter Benjamin, no poema Apague as Pegadas (1926-33). O dramaturgo e poeta alemo na quarta estrfe desse poema fora incisivo: O que voc disser, no diga duas vezes. O tom irnico que o poema conserva pode ser considerado um receptculo para atualidade, pois, demonstra a postura de quem est a esconder ou a todo o momento fugindo do que possa vir a se tornar uma trajetria (a ideia de pegadas ou rastro). Apague as pegadas!, aconselhamento apregoado sob um modo de ser, se transfigura intempestivamente como a retirada de um vu, um acerto de contas, ou uma tomada de posio em relao ao presente, mais que irnico, o poema de Brecht foi um tiro de longo alcance. Como j apresentamos, no primeiro momento nossa ideia encontrar significados para o uso da palavra contemporaneidade. Encontramos no ensaio O que contemporneo, do filsofo italiano Giorgio Agamben, a indicao personalizada do termo. Para o autor, pertence verdadeiramente ao seu tempo, verdadeiramente contemporneo, aquele que no coincide perfeitamente com este... (AGAMBEN, p.58, 2009). Acreditamos que algumas relaes ento podem ser traadas em razo de Brecht. Compreendemos pelas palavras de Agambem que no coincidir perfeitamente com seu tempo, no postula estar revelia, ou ter para si algum tipo de nostalgia. No coincidir est prximo ao inadequado, fora do elo discursivo que engendra consentimentos, o intempestivo por assim estar. No texto, o filsofo toma como referncia o poema de Ossip MandelStam 2, escrito em 1923 e intitulado naquela traduo como O Sculo 3. Ali entendemos que trechos do poema so tomados em dois movimentos referenciais, um, como ilustrao, e o outro como metfora aos argumentos do filsofo. Sua utilizao sugere uma forma eficaz para exprimir,

Poeta russo de importante influncia literria em seu contexto e poca. Nasceu em Varsvia 1891, faleceu prisioneiro do regime stallinista em 1938. Foi preso ao publicar o poema Epigrama de Stallin. Existe um livro publicado pela Ed 34 em 2000 - O Rumor do Tempo e viagem a Armnia - os poemas so de traduo de Paulo Bezerra Livre docente da Universidade Federal Fluminense. 3 Conforme tradutor, Vinicius Nicastro Honesko, a traduo feita diretamente do texto italiano apresentado por Agamben na edio italiana de Che cos Il contemporneo? Existe uma traduo do russo para o portugus realizada pelo poeta Haroldo de Campos em Poesia Russa Moderna, Ed. Brasiliense, 1987. Na traduo de Haroldo de Campos o poema intitulado A Era.

no a interioridade, mas o que est dentro 4 de movimentos dilaceradores, se a empreendermos seus significados atualidade; Nesse sentido, como adverte Agamben, sculo 5 tambm significa o tempo da vida do indivduo.
Meu sculo, minha fera, quem poder olhar-te dentro dos olhos e soldar com seu sangue as vrtebras de dois sculos?

No decorrer do ensaio, Agamben aponta para outras definies possveis sobre o que , e o que ser contemporneo. Dentre elas gostaramos de considerar quela em que contemporneo remete a manter fixo o olhar em nosso tempo, para nele perceber no as luzes, mas o escuro. Como suscita: Todos os tempos so, para quem deles experimenta contemporaneidade, obscuros. (AGAMBEN, 2009, p.62). Imediatamente nossa ateno se volta para o uso do termo obscuro, o que tambm uma preocupao para Agamben na construo de seus argumentos. A obscuridade para o autor, no se d como uma experincia inerte e anmina. A obscuridade do presente, e se pudermos estender para o termo cotidiano, no impenetrvel. Nesse sentido, Agamben, utiliza-se de um recurso comparativo ao se referir a dois exemplos entorno de uma ideia de escuro 6, o que auxilia o leitor na representao dessa permeabilidade. Como bem lembra, o escuro no se d como a ausncia de luz, mas como uma produo. Achamos necessrio expor a exemplificao para que nossa inteno seja mais bem compreendida. O primeiro exemplo trata da forma como o escuro concebido fisiologicamente no corpo orgnico do homem:
Os neurofisiologistas nos dizem que a ausncia de luz desinibe uma srie de clulas perifricas da retina, ditas precisamente off-cells , que entram em atividade e produzem aquela espcie particular de viso que chamamos escuro. O escuro no , portanto um conceito privativo, a simples ausncia de luz, algo como uma no viso, mas o resultado da atividade das off-cells, um produto da nossa retina (AGAMBEN, 2009, p.60).
Aqui nos posicionamos atravs de Walter Benjamin sobre o conceito novo e positivo de barbrie: Pois o que resulta para o brbaro dessa pobreza de experincia?. Resulta em iniciar com pouco e para frente, sem olhar para os lados. Pouco, a nosso ver, uma tomada de posio e dali se parte, como no exemplo dado por Benjamin sobre a arte de Paul Klee, que inspirado na matemtica e na engenharia, tem na perspectiva de um novo conceito esttico a prpria reconstruo do mundo. Tal como um engenheiro a construir um bom automvel, suas figuras tendem a obedecer a necessidade interna de um novo conceito, assim como num bom automvel a carroceria obdece a necessidade interna do motor. Conforme Benjamin: a expresso fisionmica dessas figuras obedece ao que est dentro. Ao que est dentro, e no interioridade: por isso que elas so brbaras. (BENJAMIN, 1996,p.116). a essa obedincia interna que observamos os usos de Mandelstan, uma necessidade de construo em Agamben (2009). 5 Do latim saeculum, originalmente tempo da vida (AGAMBEN, 2009, p.60) 6 Obscuridade, sinnimo de escurido, turvao, seu antnimo: transparncia. Obscuro triste, sombrio.
4

No segundo sentido, em referncia a uma ideia de presente, Agamben faz uma observao sobre a noite, a treva que circunda as estrelas que vemos no cu, conforme conceitos da astrofsica contempornea:
No universo em expanso, as galxias mais remotas se distanciam de ns a uma velocidade to grande que sua luz no consegue nos alcanar. Aqui o que percebemos como escuro do cu essa luz que viaja velocissma at ns e, no entanto, no pode nos alcanar, porque as galxias das quais provm se distanciam a uma velocidade superior quela da luz. (AGAMBEN, 2009, p.60).

Se aceitarmos a sugesto, chegamos concluso de que a obscuridade de um tempo pode sim se tornar inteligvel j que no algo inerte a ele, porm, desaba aos indivduos como uma no vivncia, algo estranho e alheio, como o prprio significado fornece, como algo ininteligvel. A tendncia que os indivduos sejam lanados aos artifcios de seu tempo em movimentos to rpidos e organizados que estariam impossibilitados de observarem ou de interpelarem o obscuro nas fendas entre seus fachos de luz e sua fruio. No muito distante, podemos nos referir produo de lgicas, consentimentos, sonhos, anseios, no menos relacionados produo de indivduos enquanto produo de mercadoria. A adequao mesmo uma artificialidade (um artifcio, mecanismo, processo, truque). Se bem que, as escolhas, os posicionamentos, os valores de indivduos ou grupos no so uma manifesto ingnua, no sentido de um chamado uma adeso, existem a consideraes mais amplas. Entendemos que a estranhesa em razo de um presente intangvel requer uma aproximao mais contundente do que apenas especulaes, estamos dizendo sobre temporalidades e suas facetas num mergulho no no vivido, o que pode remeter a uma comunicao no tempo. No ensaio de Agamben essa demonstrao realizada ao se tomar a moda como exemplo. A moda tem a autorizao de citar o passado, permitindo que esse toque o atual, que por sua vez se desfaz enquanto a prxima atualidade se engendra. Walter Benjamin j havia exposto algo semelhante em suas teses Sobre o conceito da histria:
A histria objeto de uma construo cujo lugar no o tempo homognio e vazio, mas um tempo saturado de agoras. Assim, a Roma antiga era para Robespierre um passado carregado de agoras, que ele fez explodir do continuum da histria. A Revoluo Francesa se via como uma Roma ressureta. Ela citava a Roma antiga como a moda cita um vesturio antigo. A moda tem um faro para o atual, onde quer que ele esteja na folhagem do

antigamente. Ela um salto de tigre em direo ao passado. Somente, ele se d numa arena comandada pela classe dominante. O mesmo salto, sob o livre cu da histria, o salto dialtico da Revoluo, como concebeu Marx (BENJAMIN, 1996, p. 230).

No sentido de Agambem (2009), a moda em seu presente divide o tempo segundo um no mais e um ainda no, e institui com esses outros tempos certamente com o passado e talvez com o futuro uma relao particular (AGAMBEN, 2009, p. 68) Essa conexo, tomando por base a citao de Benjamin (1996), pode mesmo ser administrada na totalidade, deixando de ser a premissa de um ou outro recurso, a ideia de uma temporalidade do agora, e nesse sentido a moda apenas uma ilustrao, significa a produo de experincias da histria sob o vazio intangvel comandado pela classe dominante. No sem motivos, teorias e conceituaes sobre a mais nova crise do capital tomam parte crescente nos circulos acadmicos. No cotidiano menos politizado da massa trabalhadora surgem perguntas desmenbradas: Onde, quando, e quem se utilizar dos novos conceitos? Assim, no insensato pensar que esses nexos estejam presentes nos mais novos discursos gerenciais, nos moldes organizacionais de instituies ou empresas, em palestras motivacionais para empreendedores, para trabalhadores, nas bordas dos discursos sindicais enfraquecidos, nos ambientes capilares dos projetos para educao, enfim, numa imaterialidade que nunca ser alcanada, mas que enquanto tendncia, invade e forma nexos pisicofsicos, parafraseando Gramsci, nas estruturas do pensar e agir dos indivduos. A exemplo, do que se observa em temas como os rumos do trabalho no capitalismo contemporneo (SENNET, HARVEY, GORZ, ANTUNES, ALVES, entre tantos mais), que no curso da atualidade, em duas ou trs dcadas o sentido das experincias vividas ou de como so percebidas possui um sentido relativo, e, quando confrontadadas ou dialogadas expem sua tenso. Nesse nvel, o no mais e o ainda no tem a propriedade de tensionar o dorso da histria, o que tambm significa expor formas diferenciadas de compreenso da realidade entre geraes, grupos, ou categorias que se entendam como diferentes.
Mas est fraturado o teu dorso meu estupendo e pobre sculo. Com um sorriso insensato como uma fera um tempo graciosa tu te voltas para trs, fraca e cruel Para contemplar suas pegadas. [...]

Portanto, perceber o contemporneo atividade rara, e nunca se sabe se cedo, ou tarde demais. A essa angstia incorre certo compromisso que no se situa apenas no tempo cronolgico (passado e presente), mas contemporneo ao devir e no cessa de operar sobre este. Para o vivido, existe o no vivido, ao que parece, operarando sob as histrias individuais em forma de projees. Essas, por sua vez, se ligam a pontos de partida (posicionamentos e escolhas) na formao de caminhos e trajetrias. O peculiar transpor esse plano abstrato s histrias de vida das pessoas. O que nos apresentado est dentro de um sistema maior e contingente.
nesse sentido que se pode dizer que a via de acesso ao presente tem necessariamente a forma de uma arqueologia que no regride, no entanto, a um passado remoto, mas tudo aquilo que no presente no podemos em nenhum caso viver e, restando o no vivido, incessantemente relanado para a origem, sem jamais poder alcan-la. J que o presente no outra coisa seno parte de no-vivido, e aquilo que impede o acesso ao presente precisamente a massa daquilo que, por alguma razo (o seu carter traumtico, a sua extrema proximidade), neste no conseguimos viver. (AGAMBEN, 2009, p.70).

Sabendo-se ento que h um lugar de compromisso entre as fraturas do sculo, um ponto se revela enquanto um encontro entre os tempos e as geraes. Tal ao no observada comumente, mas constante nos sentimentos de quem percebe o tempo j como intangvel, feito a miragem do porto para o naufrago, tem a funo de organizar sob outras formas o lidar com a urgncia desse tempo estranhado, ainda que num sentido no aprofundado, obscuro. Podemos ento dar nosso sentido ao poema de Brecht. Apagar as pegadas, situa-se como dissemos na ironia. Porm, devemos retornar as perguntas iniciais em Benjamin, e a encontramos o valor inacessvel na ntegra, na experincia do vivido em seu jogo com o no vivido, apagar as pegadas pode parecer um trunfo, mas apenas se lanado ao futuro, numa condio de existncia. Para melhor esclarecimento, no mesmo texto que retiramos os quetionamentos de Benjamin, h um nexo interessante com o exemplo das narrativas de fundo moral transmitidas aos jovens em pocas longnquas, como destacou o autor, de modo benevolente ou ameaador. A narrativa considerada naquele texto a parbola do velho que no leito de morte revela aos filhos a existncia de um tesouro enterrado no vinhedo da famlia, o desfeche se d quando os filhos cavam, mas no descobrem qualquer vestgio do tesouro. Com a chegada do outono, a vinhas produzem mais que qualquer outra na regio. S ento compreenderam

que o pai lhes havia transmitido uma certa experincia: a felicidade no est no ouro, mas no trabalho (BENJAMIN, 1996, p.114). Talvez no seja mera coincidncia que este tesouro estivesse escondido (apagado), e, somente revelado diante de uma condio, quela da qual a origem se faz presente, revolver a terra como fora no plantio. Tambm no coincidncia que vieram ao encontro duas geraes ao momento do cultivo. Os filhos ao perceberem no limite o tesouro obscuro, o dorso de uma histria pde ser soldado e liberado como existncia. bom destacar que o encontro (re)estabelece, e a tentativa de iar a experincia enquanto produtora de uma condio, mas, que tem a urgncia de revelar sua superao histrica. Noutro sentido, no pretenso aqui esquecer que discursos prximos possam advir em argumentos de homogeneizao de um tempo histrico, como sugere a economia poltica burguesa 7, no considerando os conflitos de classe e embasando o sufocar poltico de grupos subalternos. Muito pelo contrrio. Diante do vivido, certas situaes se apresentam aos indivduos como triunfantes, arrebatadoras, e o imaginrio exaspera nas runas por um erguese de um novo gigante, uma crena correlacionada ao friccionar dialtico entre o vivido (ou no vivido) e o percebido, entretanto, algo desanimador toma os coraes de uma poca. No h sonhos que se encaminhem como trepadeiras em muros intransponveis 8. No estamos mais transpondo da carroa exploso Diesel, nossos fatos cotidianos esto em outras abstraes 9, e mesmo assim em tais extremos, como expe uma vasta historiografia, as ambigidades, como da propriedade do termo, sempre foram controversas. Como

Conforme Istvan Mszros - Teoria da Alienao em Marx (2009) - Aspectos da Alienao Aspectos econmicos: Marx caracteriza a posio da economia poltica com sendo baseada em uma condio primordial fictcia. Essa condio primordial uma linha falaciosa de raciocnio: ela exibe caracterstica de uma petitio principii. (Continua Mszros em citao dos Manuscritos econmico-filosficos de Marx): O economista poltico supe na forma do fato, do acontecimento, aquilo que deve deduzir notadamente a relao necessria entre duas coisas, por exemplo, entre a diviso do trabalho e troca. Assim o telogo explica a origem do mal pelo pecado original, isto , supe como um fato dado e acabado, na forma da histria, o que deve explicar. (Mszros, 2009, p.116). 8 Em Histria e Conscincia de Classe: estudos sobre a dialtica marxista captulo: Conscincia de Classe; o filsofo Hungro, Georg Lukcs ao comentar a proposta de Marx em dissolver o carter fixo e imutvel da noo de histria em que bbe a economia poltica de Smith e Ricardo, analisa: o pensamento burgus, contudo, deve se deparar aqui com uma barreira intransponvel, visto que seu ponto de partida e sua meta so, embora nem sempre consciente, a apologia da ordem existente das coisas, ou pelo menos, a demonstrao de sua imutabilidade (p.136). Nosso dado sobre as objetivaes do capitalismo e seus impactos no cotidiano, este ltimo tem por premissa ser o campo controvertido as quaisquer pretenses dogmticas. No Direito: caso fortuito; nas estatsticas: margem de erro, na Sociologia: diversidade. 9 Aqui a ideia no respaldar o iderio da no centralidade do trabalho, argumentos que surgiram nos finais do sculo XX. Ver discusses em Amorim, Henrique: Trabalho Imaterial: Marx e o debate contemporneo. So Paulo, Annablume/FAPESP, 2009.

argumentou o historiador ingls Edward P. Thompson (1981, p.17), a experincia no espera discretamente. Podemos ento, de certo modo, concluir que ser, ou estar na contemporaneidade trafegar nos veios obscuros que produzem nosso tempo, o execesso de mediaes e nomenclaturas to fugazes como a moda ou o novo conjunto high tech da moderna sociologia, pouco tem haver com intensidade, mas sim, de algum modo, com reproduo. Perceber o cotemporneo um exerccio relacional. No por acaso, conceitos caros como fragmentao, muito usado atualmente para se referir a geraes ou identidades, dizem mais sobre indivduos isolados do que sua imediata conotao prtico-poltica no cotidiano.

PEGADAS INTACTAS

Na literatura acadmica consenso, ao menos h em certo grau, que o posicionamento ps-moderno no seja algo que se paute pelo rompimento, mas, constitui-se sob as bases do pensamento moderno 10.
Muitas vezes ao se tratar dos contrastes que se envidenciam em periodos de reestruturao produtiva, alguns pontos so recorrentes em anlises da sociologia (e economia) do trabalho, ou

seja, a apreenso da objetividade das mutaes laborais, tanto no plano da empresa, cadeia produtiva, setor econmico ou espao nacional. (ANTUNES, ALVES, JINKINGS, RODRIGUES
entre outros ). Exrcitos conceituais so manejados, no sem motivos, para o entendimento minucioso das rupturas e continuidades entre o que h e o que fora descartado. Existe mesmo um zelo nas antecipaes das contradies inerentes as mudanas conjunturais e crises anunciadas do capitalismo.

Contudo, certos elementos no se tornam legveis aos agentes cotidianos envolvidos, e as coisas numa percepo imediata, para aqueles que esto aprisionados na velocidade de nosso tempo, no passam da dicotomia entre o novo e o velho, algo no sentido de neoliberalismo, neo-colonialismo ou a recente alocao conceitual neo-

desenvolvimentismo. O que se torna bvio observar, nunca ter ocorrido uma fuga aos eixos primordiais, ou seja, a histrica relao j anunciada por Karl Marx entre o Estado burgus e economia capitalista. De fato, como evidenciou Alves (2010), o que se observa nas atuais formas de acumulao uma situao contingente, entrelaada de nexos variveis, mas que se apresenta

Ver David Harvey A Condio Ps Moderna, 1996 - sobre o eterno e imutvel o transitrio e fugidio em Baudelaire.

10

sob a forma de condio, uma condio de proletariedade queles submetidos s demandas objetivas/subjetivas de tal lgica Nesse sentido, fica claro, a existncia de uma ideologia que glorifica as foras da modernidade, deixando entender que fora da norma oficial restam apenas marginais e atrasados. (FONSECA, 2004, p.226). Tratar de narrativas pessoais, especialmente em termos de classes sublaternas (utilizando o conceito Gramsciano) proceder em terrenos baldios 11. queles onde a civilizao tem enviado seus irrecrutveis. Algo bastante rduo, no somente pela quantidade de fatos ou por questes imputadas historicamente s classes subalternas, mas ainda pela desconfiana da existncia de um terreno firme em suas aes, o que lana s cincias sociais, e o vasto campo do conceito de intelectual a novos desafios. Muito mais que o reconhecimento das diferenas, o desafio, que constante nas aes que implicam um carter relacional, exige um aprofundamento no sentido da comunicao, ou seja, suscita perguntas como: De que distancia se esta falando? E quem so os outros significativos nos critrios de urgncias de uma poca? O que remete a pensar, numa escala menor, que as diferenas assumem outras implicaes quando so preenchidas pela desigualdade econmica e de condies inmeras, e de tal maneira revela abismos de onde se pode retirar o termo - subalterno - ao passo que sem as devidas mediaes a desigualdade por si mesma 12. Em relao ao termo subalterno, utilizado aqui aravs das concepes de Antnio Gramsci, constatado que este sofreu uma diluio em razo dos diferentes contextos histricos/locais e no sentido de sua aplicabilidade, ou seja, pela tendncia de neutralizao de
Em 1934 o antroplogo Marcel Mauss em uma conferncia, posteriormente transcrita e tomada como um de seus textos referenciais Noo de tcnica corporal adverte sobre as prticas da Cincia Natural, partindo do momento em que esta se lana em direo ao desconhecido na intencionalidade de extrair em seu progresso o sentido concreto de suas descobertas. Segundo Mauss: Quando uma cincia natural faz progressos, sempre no sentido do concreto, e sempre em direo ao desconhecido. Ora, o desconhecido encontra-se nas fronteiras das cincias [...]. Geralmente, nesses domnios mal partilhados que jazem problemas urgentes. Alis, esses terrenos baldios trazem uma marca. Nas cincias naturais, tais como elas existem, encontra-se sempre uma rubrica indigna. H sempre um momento em que, no estando ainda a cincia de certos fatos reduzida a conceitos, no sendo tais fatos sequer agrupados organicamente, implanta-se sobre essas massas de fatos a baliza de ignorncia: diversos. aqui que cumpre penetrar. (MAUSS, 1974, p. 211). 12 Bom exemplo foi expresso por Frederico Garcia Lorca na obra teatral - A Casa de Bernarda Alba Uma frase nos chamou ateno, e, por ela, podemos adentrar s nuances dessa problemtica. No primeiro ato da pea escrita em 1936, a primeira apario da personagem Bernarda emblemtica, tem-se que no final de sua primeira fala situa: os pobres so como os animais, parece que foram feitos de outras substncias. Ao retirar do mbito moral (relacional) a noo do outro, numa posio desigual, porm, no diferente, a tentativa de supor elementos homognios como dados naturalisticamente, tal como as cincias humanas hegemnicas por bom tempo trataram, se ainda no tratam, a natureza. Assim, os pobres so como os animais. Nas sociedades ocidentais tal separao segura a todo indivduo de perceb-la e domin-la.
11

perspectivas tericas que de fato no dialogam com iderio do pensador italiano nos idos anos da dcada de 1930. No nosso objetivo realizar um mapeamento de como as ideias de Gramsci foram utilizadas no decorrer da histria mas podemos nos situar pela advertncia pronunciada pelo autor. Tomamos-a assim, como um recurso instrumental:
[...] todo trao de iniciativa autnoma por parte dos grupos subalternos deve ser de valor inestimvel para o historiador integral; da decorre que uma tal histria s pode ser tratada atravs de monografias e que cada monografia demanda um acmulo muito grande de materiais freqentemente difceis de recolher (GRAMSCI, 2002, cad. 25, p.135, grifo nosso).

A questo das classes subalternas, refere-se num primeiro momento ao olhar dispensado por Gramsci aos movimentos (de cari popular) que emergiram em contextos polticos especficos e correlaes com classes dirigentes por vias semelhantes ou distintas, no entanto, cumpre dizer por suas palavras que a histria dos grupos sociais subalternos necessariamente desagregada e episdica (GRAMSCI, 2000, C. 25, p.135). Podemos dizer que nesse momento se insere um movimento de tenso, ao passo que a noo de subalterno em Gramsci se desloca para mbitos mais concretos do que uma percepo imediata, aumentando a complexidade o quanto mais as mediaes se desvencilham de um imaginrio idlico ou pitoresco - Para Gramsci, a determinao essencial encontra-se nos fundamentos materiais da realidade em movimento contraditrio (DEL ROIO, 2007, p.64). Diferente de categorias e formalizaes que pouco tem haver com uma organizao efetiva que supere a condio de subalternidade (talvez seja o que se cobre sobre as deficincias de um iderio economicista) a perspectiva da tenso deixa claro que o dilogo proximal reverbera e apresenta o inesperado com suas rupturas, contradies e principalmente o carter fragmentrio que muitas vezes entendido em nveis preconceituosos ou mesmo etnocntricos. O conceito de subalterno uma letra ampla que se apresenta correlacionada a uma ideia de condio e diversidade, e esta ltima obscura prpria lgica que produz essa condio. Ao nosso entender, e no fora da perspectiva de Gramsci, o episdico e fragmentrio o constructo osbcuro por onde caminha a noo de subalterno. Prximo a esse iderio, a antroploga Claudia Fonseca em Famlia Fofoca e Honra: Etnografia de relaes de gnero e violncia em grupos populares - 2004, no eplogo do mesmo livro - Alteridade na Sociedade de Classes - utiliza-se de uma interessante expresso para situar um campo relacional na pesquisa etnogrfica sobre grupos sociais

populares, segundo a autora, Ao lidar com pessoas de grupos sociais diferentes gerao, classe, etnia, etc., - preciso levantar a hiptese da alteridade (insisto a hiptese e no o fato) (FONSECA, 2004, p.211). A questo ento posta de forma simples, porm contundente por sua clareza explicativa, aqui utilizamos no o objeto de qual trata a antroploga, mas o sentido de como colocado:
A alteridade se constri na tenso entre esses dois plos o muito prximo que se confunde consigo mesmo e o muito distante que se apresenta como uma espcie inteiramente nova, de uma cultura irredutvel a do pesquisador. Estabelecida a noo de alteridade, torna-se necessrio saber quais so os grupos ou os indivduos considerados dignos dessa categoria. Quem merece ser estudado, para que se compreenda bem a sua lngua e quem excludo de nossas investigaes, de nossa prpria curiosidade, justamente por falar evidentemente a mesma lngua que ns. (FONSECA, 2004, p. 211- grifos so nossos).

O ponto de tenso aponta para um fosso na sociedade de classes (logicamente a distribuio de riqueza de um Estado e tudo que possa envolver esse considervel aspecto), tambm remete s linhas de interesse nos circuitos acadmicos, por isso um fio tnue que se acentua de forma evidente sob a insgnia de um apartheid social. (FONSECA, 2004, p. 214). Tal aluso tem a funcionalidade de uma abertura, a tenso pode derivar em nuances, mas no cabe a princpio mediar o quanto esto carregadas essas cores, contudo, se h possibilidades de alguns pontos obscurecidos a ferramenta das mediaes que deve ser observada, ou seja, os pontos de partida e formas de insero de elementos indiretos (pesquisas, anlises, debates, dados e aproximaes com a realidade) que muitas vezes seguem atrelados s longnquas formas de dominao. No mbito de nosso trabalho, talvez seja mais exemplar a compreenso posta por Richard Sennet, no captulo Deriva de seu A corroso do carter, em que uma questo individual pode muito bem jogar luz em nossa angstia contempornea. Os leitores de Sennet identificaro o dilema de Rico: [...] as condies de tempo no novo capitalismo criaram um conflito entre carter e experincia, a experincia do tempo desconjuntado ameaando a capacidade das pessoas transformar seus carateres em narrativas sustentadas (SENNETT, 2009, p.27). Observa-se que no sentido de tenso que Sennet trabalhou dois eixos de trajetrias de vida e trabalho, o de Rico e seu pai Enrico. Duas geraes no confrontadas diante de padres dualistas, isso seria extremamente bvio, mas foi no dorso obscuro da narrativa de Rico, que o antroplogo pode captar elementos de experincias em duas direes: a necessidade de transmitir valores razoveis a uma nova gerao (os filhos de Rico), e a

dificuldade de soldar a prpria histria fragmentada nesses eixos: a formao de seu carter, enquanto uma verdadeira formao para o trabalho no mbiente do cotidiano (isso remete a trajetria de seus pais) e a necessidade imposta e tomada como concepo de vida, em um tipo de liberdade subsumida s lgicas de um capitalismo a curto prazo. Para concluirmos, chegamos compreenso de que a hiptese de alteridade em relao noo de subalterno, especialmente quando se envolve elementos geracionais, no dispensa sentidos como a condio informa uma unidade. No entanto, esta no se d to claramente enquanto obviedade, na proporo do conhecer e praticar. As marcaes simblicas nesss nveis devem ser uma varivel para compreenso de inmeros outros sentidos, desde a ideia de formao para o trabalho nos nveis sutis da aprendizagem e socializao, aos nveis extraordinrios de lazer e transformao pessoal. Conceber esse plano um exerccio relacional posto em tenso (o que subtrai quaisquer abstraes idlicas ou hiper-reais), talvez ele se imponha como superao das determinaes e subjetivaes de uma poca, cujas perversidades j pederam o dom da sutileza, restando um salto de tigre, como escreveu Walter Benjamin, e ele no se d no vazio da histria. Acreditamos existir um terreno firme para as experincias, um cerne, ou um encontro entre geraes.

REFERNCIAS AGAMBEN, Giorgio. O que contemporneo? e outros ensaios. Trad. Vincius Nicastro Honesko; Chapec, SC; Ed. Argos, 2009. DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a emancipao do subalterno Revista de Sociologia e Poltica, n 29, Curitiba, 2007. FONSECA, Claudia. Famlia, fofoca e honra: etnografia de relaes de gnero e violncia em grupos populares 2. ed. Porto Alegre; Editora da UFRGS, 2004. GRAMSCI, Antnio. Cadernos do Crcere, vol. 4. Caderno 22 Americanismo e Fordismo; Edio e traduo: Carlos Nelson Coutinho, Co-edio: Luiz Srgio Henriques e Marco Aurlio Nogueira; Rio de Janeiro; Ed. Civilizao Brasileira, 2002. ______. Cadernos do Crcere, vol. 5. Caderno 25 s Margens da Histria (histria dos grupos sociais subalternos); Edio e traduo: Carlos Nelson Coutinho, Co-edio: Luiz Srgio Henriques e Marco Aurlio Nogueira; Rio de Janeiro; Ed. Civilizao Brasileira, 2002.

HARVEY, David. A condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. Edies Loyola, So Paulo. 1996. MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. Captulo: Noo de Tcnica Corporal; So Paulo, EPU, 1974. MORALES, Lcia Arrais. Faxineiras em um campus universitrio. In: Edvnia Angela de Souza Loureno; Iris Fenner Bertani, Jos Fernando Siqueira da Silva; Raquel Santos Sant'Ana;Vera Lcia Navarro. (Org.). Trabalho, Sade e Servio Social. 1. ed. Franca - SP: Editora CRV, 2010, v. , p. 53-62. SENNETT, Richard. A corroso do carter: as consequncias pessoais do trabalho no novo capitalismo. Trad. Marcos Santarrita, 14 ed. Rio de Janeiro; Record, 2009. THOMPSON, E. P. Costumes em comum introduo: costume e cultura (p.13-24): reviso tcnica, Antnio Negro, Cristina Meneguelo, Paulo Fontes So Paulo: Companhia das Letras, 1998. ______. THOMPSON, E. P. A misria da teoria, ou um planetrio de erros. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1981.

You might also like