You are on page 1of 3

Cincias humanas: objeto e dificuldades de se constiturem em cincias

De fato, enquanto todas as outras cincias tm como objeto algo que se encontra fora do sujeito-cognoscente, as cincias humanas tm como objeto o prprio ser que conhece. fcil imaginar as dificuldades da economia, da sociologia, da psicologia, da geografia humana, da histria, para estudar com objetividade aquilo que diz respeito ao prprio homem to diretamente. Vejamos quais so as dificuldades enfrentadas pelas cincias humanas. H uma complexidade inerente aos fenmenos humanos, sejam psquicos, sociais ou econmicos, com inmeros aspectos que no podem ser simplificados. Em fsica, por exemplo, ao estudar as condies de presso, volume e temperatura, possvel simplificar o fenmeno tornando constante um desses fatores. O comportamento humano, entretanto, como somatria de influncias como hereditariedade, meio, impulsos, desejos, memria, etc. um fenmeno extremamente complexo. J pensou como seria avaliar o comportamento dos eleitores numa eleio presidencial? Ou procurar explicar o fenmeno do linchemanto ou da vaia? Outra dificuldade encontra-se na experimentao. Isso no significa que ele seja impossvel, mas difcil identificar e controlar os diversos aspectos que influenciam os atos humanos. Alm disso, a natureza artificial dos experimentos controlados em laboratrio podem falsear os resultados. A motivao dos sujeitos tambm varivel, e as instrues do experimentador podem ser interpretadas de maneiras diferentes. Da mesma forma, a repetio do fenmeno pode alterar os efeitos, pois nunca uma repetio se far sem modificaes, j que, para o homem, a situao sempre ser vivida de maneiras diferentes. E ainda: certos experimentos sofrem restries de carter moral, pois no se pode submeter o ser humano, indiscriminadamente, a experincias que arrisquem sua integridade fsica, psquica ou moral. Por exemplo: observar as reaes de pnico num grupo de pessoas presas numa sala em chamas; ou provocar a superpopulao num condomnio a fim de observar a variao do ndice de violncia. Alm disso, preciso saber o que dever ser observado: se o comportamento externo do indivduo ou grupo, ou apenas o relato do que sentiram. Esta tcnica, chamada introspeco (olhar para dentro), pode ser falseada pelo indivduo voluntariamente, quando mente, ou involuntariamente, por motivos que precisariam ser detectados. De qualquer forma, h algumas tendncias que consideram discutveis certas formas de experimentao.

Outra questo resfere-se matematizao. Se a passagem da fsica aristotlica para a fsica clssica de Galileu se deu pela transformao das qualidades em quantidades, conclui-se que uma cincia seria mais rigorosa quanto mais matematizvel fosse. Ora, esse ideal inaplicvel s cincias humanas, cujos fenmenos so essencialmente qualitativos. No entanto, sabemos que tcnicas estatsticas so utilizadas, mas os resultados so aproximados e sujeitos a interpretao. Outra dificuldade reside na subjetividade. As cincias da natureza aspiram objetividade, que consiste na descentrao do eu no processo de conhecer: na capacidade de lanar hipteses verificveis por todos, fornecendo instrumentos de controle; e na descentrao das emoes e da prpria subjetividade do cientista. Mas, se o sujeito que conhece da mesma natureza do objeto conhecido, parece ser grande o risco de essa descentrao no ocorrer. Imagine como analisar o medo, sendo o prprio analista uma pessoa sujeita ao medo; ou interpretar a histria, estando situado numa dada perspectiva histrica; ou analisar a famlia, fazendo parte de uma; ou ser economista, vivendo num sistema econmico ou de um sistema econmico... Por fim, se a cincia supe o determinismo, como fica a questo da liberdade humana? Por haver regularidades na natureza, possvel estabelecer leis e por meio delas prever a incidncia de um determinado fenmeno. Mas como isso seria possvel, se admitssemos a liberdade do homem? E se ele estivesse submetido a determinismos, seria da mesma forma e intensidade que para os seres inertes? Essas colocaes foram feitas no com a inteno de mostrar que as cincias humanas so inviveis, pois elas a esto, procurando o seu espao. Quisemos apenas discutir a diferena de sua natureza e as dificuldades que tm encontrado at o momento. Enfrentar esses problemas tem determinado o tipo de metodologia que as caracteriza. A necessidade do mtodo A palavra mtodo vem do grego methodos, composta de meta: atravs de, por meio de, e de hodos: via, caminho. Usar um mtodo seguir regular e ordenadamente um caminho atravs do qual uma certa finalidade ou um certo objetivo alcanado. No caso do conhecimento, o caminho ordenado que o pensamento segue por meio de um conjunto de regras e procedimentos racionais, com trs finalidades: 1. Conduzir desconhecida; descoberta de uma verdade at ento

2. Permitir a demonstrao e a prova de uma verdade j conhecida; 3. Permitir a verificao de conhecimentos para averiguar se so ou no verdadeiros.

O mtodo , portanto, um instrumento racional para adiquirir, demonstrar ou verificar conhecimentos. Por que se sente a necessidade de um mtodo? Porque o erro, a iluso, o falso, a mentira rondam o conhecimento, interferem na experincia e no pensamento. Para dar segurana ao conhecimento, o pensamento cria regras e procedimentos que permitam ao sujeito cognoscente aferir e controlar todos os passos que realiza no conhecimento de algum objeto ou conjunto de objetos. Cada campo do conhecimento deva determinado pela natureza do objeto, pela conhecimento pode aproximar-se desse objeto que cada esfera do conhecimento define para si ter seu mtodo prprio, forma como o sujeito do e pelo conceito de verdade prpria.

Assim, por exemplo, considera-se o mtodo matemtico, isto , dedutivo, prprio para objetos que existem apenas idealmente e que so construdos inteiramente pelo nosso pensamento; ao contrrio, o mtodo experimental, isto , indutivo, prprio das cincias naturais, que observam seus objetos e realizam experimentos. J as cincias humanas tm mtodos de compreenso e de interpretao do sentido das aes, das prticas, dos comportamentos, das instituies sociais e polticas, dos sentimentos, dos desejos, das transformaes histricas, pois o homem, objeto dessas cincias, um ser histrico-cultural que produz as instituies e o sentido delas. Tal sentido o que precisa ser conhecido. No caso das cincias exatas (as matemticas), o mtodo chamado axiomtico, isto , baseia o conhecimento num conjunto de termos primitivos e de axiomas, que so o ponto de partida da construo e demostrao dos objetos. No caso das cincias naturais (fsica, qumica, biologia, etc), o mtodo chamado experimental e hipottico. Experimental, porque se baseia em observaes e em experimentos, tanto para formular quanto para verificar as teorias. Hipottico, porque os cientistas partem de hipteses sobre os objetos que guiam os experimentos e a avaliao dos resultados. No caso das cincias humanas (psicologia, sociologia, antropologia, histria, etc.), o mtodo chamado compreensivo-interpretativo, porque seu objeto so as significaes ou os sentidos dos comportamentos, das prticas e das instituies realizadas ou produzidas pelos seres humanos.

You might also like