You are on page 1of 22

LEI E VIOLNCIA OU A LEGITIMAO POLTICA EM MAQUIAVEL

Jos Luiz Ames*

RESUMO: Uma das mais famosas e inovadoras teses de Maquiavel a afirmao de que as boas leis nascem dos conflitos sociais, segundo o exemplo romano das oposies entre plebe e nobres. Os conflitos so capazes de produzir ordem por conter a fora constritiva prpria da necessidade, que impede a ambio de reinar. Contudo, a lei no neutraliza o conflito, mas apenas lhe d uma ordenao. A lei est, pois, exposta histria, contnua mudana, o que significa dizer que potencialmente corruptvel. Por causa desta possibilidade, Maquiavel afirma que um Estado somente mantm sua autoridade por meio de um retorno contnuo ao momento da origem, isto , revivncia da experincia do medo, do terror e da punio do acontecimento originrio da fundao. Assim, na origem da lei est a violncia, cuja funo proporcionar a legitimao de seu exerccio pelo aparato estatal como nica forma de preservar da runa a vida poltica. PALAVRAS-CHAVE: Maquiavel. Lei. Violncia. Conflito. Poltica. Estado.

Maquiavel, contrapondo-se opinio comum de seus contemporneos, destitui o exemplo espartano de sua grandeza. No lugar da exemplaridade de um sbio legislador que dota a cidade desde as origens de uma constituio estvel e duradoura, destaca o modelo romano, cuja constituio se estabeleceu no curso dos acontecimentos, aperfeioando-se ao longo da histria. Em vez da sabedoria legislativa de Licurgo, Maquiavel prefere a violncia de Rmulo, que fundou Roma sobre a morte de seu irmo. Essa relao entre lei e violncia circunstancial ou pertence estrutura mesma das instituies polticas? Se o diritto cammino da instituio da lei no passa pela doao desta, pela mediao de uma personalidade singular, mas um produto histrico, ento precisa ser relacionada com o conflito
*

Doutor em Filosofia e professor associado da UNIOESTE. E-mail: profuni2000@yahoo.com.br

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

21

inerente s sociedades. Isso obriga a explicar a funo do conflito, na formulao da lei. Considerando a circularidade de lei e histria, preciso contar com a potencial corruptibilidade do aparato institucional: qual a relao entre lei, conflito e violncia, no processo de conteno da corrupo? Nosso propsito ser demonstrar a originalidade da posio de Maquiavel, ao vincular a lei aos distintos modos de dar vazo aos conflitos que dilaceram a sociedade. preciso, porm, afastar essa ideia de uma leitura mecanicista segundo a qual a concrdia da lei seria necessria e unilateralmente resultante da discrdia. Procuraremos evidenciar, pelo contrrio, que a violncia que funda o Estado a mesma a qual constitui a lei, pois tanto o Estado quanto a lei visam a abolir a violncia originria existente antes ou margem de todo ordenamento estatal e legal. Quando o conflito se degrada, isto , quando passa a se reger pela ambio (privada) de cargos e riquezas e no pela necessidade, a corrupo, ou seja, a destruio do pblico, se instala. Nessa situao, no h outro modo de eliminar a corrupo, seno refundando o poltico em suas origens e princpios. Este o caminho defendido por Maquiavel: um Estado somente mantm sua autoridade por meio de um retorno contnuo ao momento da origem. Significa dizer: quele momento da violncia de Rmulo, e essa volta repe a lei na indeterminao originria que, por sua vez, a recoloca em movimento. Conflito de humores e liberdade O ponto de partida para o entendimento da questo a enunciao da tese da oposio irredutvel dos humores de grandes e povo, presente nas trs obras polticas principais1 . A partir da constatao do enfrentamento permanente de dois desejos (dominar/no ser dominado) que no podem ser saciados simultaneamente, Maquiavel extrai a concluso, escandalosa para
1 Em O Prncipe IX: [...] porque em toda cidade existem estes dois humores diversos que nascem disso: o povo deseja no ser comandado nem oprimido pelos grandes, e os grandes desejam comandar e oprimir o povo. Nos Discursos I,4 : E sem dvida, se considerarmos o objetivo dos nobres e dos plebeus [nobili e degli ignobili], veremos naqueles grande desejo de dominar e nestes somente o desejo de no ser dominados e, por conseguinte, maior vontade de viver livres [...]. Finalmente, na Histria de Florena III,1: As graves e naturais inimizades que h entre os homens do povo e os nobres, causadas pela vontade que estes tm de comandar e aqueles de no obedecer [...]. 2 O carter escandaloso que a tese maquiaveliana da vitalidade das dissenses representava para um pensamento poltico obnubilado pela concrdia pode ser medido pelo comentrio crtico de um contemporneo (e amigo pessoal) de Maquiavel: Louvar as dissenses como louvar a enfermidade de um enfermo pela qualidade do remdio que lhe foi aplicado. (GUICCIARDINI,1933, p. 10). 3 Quando Maquiavel fala de liberdade, pode referir-se a duas modalidades distintas, uma externa e outra interna, mas nem uma nem outra uma qualidade prpria ao indivduo: pode significar a autonomia e a independncia de um Estado em relao outra potncia; ou pode referir-se a

22

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

seus contemporneos 2 , de que a liberdade3 , isto , a vida poltica (vivere politico), nasce precisamente dessa desunio. Segundo o modelo do conflito poltico, ao desejo desmesurado dos grandes pela apropriao/dominao absoluta, ope-se um desejo no menos desmesurado e absoluto do povo de no s-lo, de no ser dominado nem dominar4 . Ao caracterizar o desejo dos grandes como um desejo de comandar e o do povo como de viver em liberdade, Maquiavel deixa claro que aquilo que funda a relao poltica no se confunde nem com a regulao do desejo de poder (dos grandes), nem com a regulao do desejo de liberdade (do povo). , pelo contrrio, a diferena definitiva dos humores que, em linguagem mais atual, podemos denominar desejos. A centralidade do conflito no est limitada, porm, oposio interna coletividade poltica dos humores de grandes e povo. Este o ponto, talvez, mais visvel, mas seria um equvoco reduzir tudo a esse confronto. Com efeito, alm da oposio dos partidos no interior do Estado, o conflito das paixes est igualmente na base da rivalidade entre os indivduos singulares, assim como da guerra entre os Estados. Em relao centralidade do conflito, preciso ter presentes alguns pontos aos quais preciso chamar a ateno. Por um lado, o conflito permanece irresolvido, o que significa dizer que, em vez de a poltica ser a neutralizao dele, o mximo que ela consegue ser sua regulao. Por outro lado, uma vez que o conflito no se esgota intramuros, mas se manifesta tambm na expanso dos Estados, h uma ligao ntima entre poltica e guerra. Por fim, do conflito (em quaisquer de suas trs formas como rivalidade de paixes entre singulares; como oposio dos humores de partidos e como guerra) no possvel determinar a priori sua natureza construtiva ou destrutiva , mas apenas a partir das circunstncias concretas nas quais se manifesta.
determinada ordem poltica, na qual os cidados tm participao ativa no governo. Concordamos nisso com Gennaro Sasso, para quem o sujeito e protagonista da liberdade, para Maquiavel, sobretudo o Estado: Aquilo que enfim conta, para Maquiavel, no que os cidados sejam livres, mas que o Estado seja efetivamente senhor de seu contedo, poltico e social e, para isso, dure. (SASSO, 1980, p. 470). Uma interpretao diferente desta, por exemplo, oferecida por Quentin Skinner (1998), que coloca em primeiro plano a liberdade individual. Sustenta que a liberdade teorizada por Maquiavel pode ser considerada uma forma de liberdade negativa, unida firmemente liberdade individual e liberdade coletiva. O curso de nossa exposio deixar claro que a posio de Sasso mais pertinente.
4 A passagem abriu espao para o conflito das interpretaes sobre o papel do povo na constituio da vida poltica. Bignotto (1991, p. 106-107), contra aqueles que, como G. Sasso e F. Chabod, atribuem ao povo apenas um papel passivo na poltica, sustenta: Se o desejo popular, que essencialmente desejo de liberdade, fosse totalmente passivo, no estaria ele desde o incio condenado ao fracasso? Nestas condies, o saber da poltica, que sempre um saber operativo, no seria unicamente aquele da nobreza, que em sua objetividade se confronta sempre com o desejo cego de liberdade? A concluso no poderia ser mais estranha para um autor que conduz sua anlise sob o signo da potncia romana, tomada no como um modelo, mas como o produto de uma ao contnua na polis. A sequncia de nossa argumentao se alinha posio de Bignotto.

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

23

Vamos procurar esclarecer melhor essas afirmaes. A leitura do final do terceiro e, em seguida, de todo o captulo quarto do primeiro livro dos Discursos, clarifica a novidade da posio de Maquiavel: ordem no o oposto de desordem, de forma tal que uma poderia existir somente se a outra no se fizesse presente; ao contrrio disso, o florentino institui entre ambas uma relao intrnseca, orgnica, poderamos dizer, de tal maneira que uma pressupe a outra. Para compreender adequadamente isso, precisamos ir aos textos. A opinio comum reinante entre os contemporneos de Maquiavel era a de que Roma foi uma repblica tumulturia e to cheia de confuso que, se a boa fortuna e a virt militar no tivessem suprido seus defeitos, ela teria sido inferior a qualquer outra repblica (Discursos I,4). Maquiavel inverte essa posio: reconhece que a grandeza de Roma no teria sido possvel sem uma coeso interna, como pregava o republicanismo emergido do humanismo cvico, mas defende que essa coeso resulta do conflito e da expanso deste para fora do Estado romano e no da neutralizao dele (como queria o humanismo cvico). O conflito no , para Maquiavel, equivalente ao caos ou desordem, mas est na base da ordem. Contudo, a ordem apenas uma possibilidade e no uma necessidade, de sorte que o conflito contm uma potencialidade ambivalente de produo de ordem e de desordem. Essa ambivalncia pode ser mais bem compreendida pelo confronto de dois captulos do primeiro livro dos Discursos: 4 e 37. No captulo 4:
Toda cidade deve ter os seus modos para permitir que o povo desafogue sua ambio, sobretudo as cidades que queiram valerse do povo nas coisas importantes: a cidade de Roma, por exemplo, tinha este modo quando o povo queria obter uma lei, ou fazia alguma das coisas acima citadas ou se negava a arrolar seu nome para ir guerra, de tal modo que, para aplac-lo, era preciso satisfaz-lo em alguma coisa. E os desejos dos povos livres raras vezes so perniciosos liberdade, visto que nascem ou de serem oprimidos ou da suspeita de que viro a s-lo. (grifos nossos).

No captulo 37:
Porque todas as vezes que os homens so tolhidos de combater por necessidade, combatem por ambio; esta to poderosa no peito humano que nunca, seja qual for a posio atingida, os abandona. A razo disso que a natureza criou os homens de tal modo que eles podem desejar qualquer coisa, mas no podem

24

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

conseguir qualquer coisa; e, assim, sendo sempre maior o desejo que o poder de adquirir, surgem o descontentamento por aquilo que se possui e a pouca satisfao com isso. Da nasce a variao da fortuna deles: porque, em parte os homens desejam mais, em parte temem perder o adquirido, chegam inimizade e guerra, da qual decorre a runa de uma provncia e a exaltao de outra. Tudo isso eu disse porque plebe romana no bastou obter garantias contra os nobres, pela criao dos tribunos, desejo ao qual foi forada por necessidade ; pois ela, to logo obteve isso, comeou a lutar por ambio e a querer dividir cargos e patrimnio com a nobreza como as coisas mais estimadas pelos homens. Da surgiu a doena que gerou o conflito da lei agrria, que acabou por ser a causa da destruio da repblica. (grifos nossos).

Primeiramente, os fragmentos permitem perceber que ambio e desejo so tendncias inerentes a todo ser humano. Em segundo lugar, que o valor dessas tendncias no determinado abstratamente, mas segundo as circunstncias concretas nas quais se expressam. Assim, no captulo 4, a ambio do povo a fora que fez livre e poderosa a repblica romana: na medida em que os governantes souberam dar sada (sfogo) adequada ambio e aos desejos do povo, fizeram dessas tendncias foras propulsoras para a construo da grandeza e da liberdade da repblica romana. No captulo 37, ao invs disso, ambio e desejos so fatores de dissoluo da liberdade republicana. As tendncias, consideradas desde o ponto de vista antropolgico, so as mesmas. O que faz, ento, a diferena delas em relao ao outro captulo? A primeira frase da passagem citada o explica: os homens deixaram de combater por necessidade para combater por ambio. Expliquemos melhor: enquanto grandes e povo so obrigados a lutar para garantir sua existncia (o povo, a liberdade e os grandes, a dominao), a ambio atua virtuosamente, porque contida pela fora contrria que a impede de expandir-se ao infinito. Quando, porm, o povo se v liberado da necessidade de lutar pela afirmao de sua liberdade, experimenta a imensido do prprio desejo, passa a querer o domnio como os grandes e no com eles. Em outras palavras, quando a ambio, ou seja, a capacidade natural de desejar qualquer coisa, no limitada por uma ambio contrria que a impea de querer tudo, a necessidade (quer dizer, os mecanismos constritivos satisfao dos desejos) desaparece e o caos e a desordem se instalam. Evidencia-se, pois, que desejo e ambio no tm um valor em si positivo ou negativo , mas so determinados pelas circunstncias concretas nas quais se manifestam. Essas circunstncias, como podemos notar, so as

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

25

relaes de poder entre grandes e povo: no momento em que cada um se v obrigado a lutar para afirmar seu desejo (isto , v sua ambio ao infinito contida pelo desejo contrrio do outro), emerge do confronto a ordem favorvel liberdade de todos; quando, porm, qualquer uma das partes se percebe liberada dessa necessidade (isto , quando a ambio pode expandir-se sem sofrer limitao), a relao de poder se desequilibra e arrasta a coletividade ao caos e desordem. Em suma, Maquiavel no pensa a ordem poltica como neutralizao do conflito, mas como seu parcial e transitrio ordenamento. Lei e conflito de humores O conflito , pois, de tal modo constitutivo vida poltica que podemos dizer que aquilo que a faz existir. S possvel existir vida poltica onde o conflito tem estruturas institucionais para dar-lhe vazo5 . Uma vez que o aparato institucional se inscreve no conflito a ponto de ser impossvel subtrairse a ele, nos deparamos com o problema de explicar como se produz essa relao entre ambos (lei e conflito). A resposta parte da constatao de que [...] os homens agem por necessidade ou por escolha e se v que existe maior virt onde a escolha tem menos autoridade ( Discursos I,1). Por causa disso, jamais os Estados [...] se ordenaro sem perigo; porque a multido nunca anui a uma lei nova que tenha em vista uma nova ordem na Cidade a menos que lhes seja mostrado, por alguma necessidade, que preciso fazlo (Discursos I,2 grifos nossos). Todo o problema est posto aqui: se a multido no se dobra lei espontaneamente, mas apenas forada pela necessidade, o que poderia ter esse efeito constritor de levar os homens a agir por necessidade e no por escolha? Esta , precisamente, a funo que Maquiavel confere ao conflito: ele no somente contm essa fora constritiva prpria necessidade (porque deixa patentes os interesses contraditrios e inconciliveis dos grupos, bem como a urgncia de dar soluo satisfatria a eles), mas impe uma deciso na discrdia (quer dizer, sem que esta seja neutralizada). No podemos, portanto, concluir a partir desse raciocnio que haveria um nascimento espontneo das instituies, as quais extrairiam de uma vez para sempre da ordem da lei a soluo automtica da desordem do conflito. Pelo contrrio, por um lado, os tumultos somente so frteis por causa do perigo que representam, pois apenas dessa maneira so capazes
5 Lefort (1999, p. 166) chega a enfatizar que, quando a concrdia obtida ao custo de instituies que mascaram a diviso daqueles desejos, que impedem o povo de satisfazer seu humor, ento a concrdia descortina os sinais de uma sociedade mutilada. O que Lefort alerta , portanto, que a estabilidade poltica no um valor em si. O sinal de vitalidade de uma coletividade poltica determinado por sua ligao com a liberdade e, desta, temos evidncias quando as diferenas podem expressar-se institucionalmente.

26

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

de fazer os homens agir por necessidade. Por outro lado, e em consequncia disso, sempre possvel que o conflito abra as portas guerra civil, que leva o Estado runa, em vez de criar leis e instituies propiciadoras de um vivere libero. Para Maquiavel, os conflitos permanecem sadios e no se tornam patolgicos, isto , as desunioni no se transformam em discordie civili, sob duas condies: primeiro, que [...] se mantenham sem as seitas e os partidrios ( Histria de Florena VII,1); segundo, que no [...] comecem a lutar por ambio nem tenham por objeto a riqueza, mas as honras (Discursos I,37). Em outras palavras, que a luta poltica no assuma uma dimenso personalista nem tome um carter privado. Maquiavel faz uma crtica recorrente s divises que do lugar aos partigiani e s sette ou fazioni. No comeo dos Discursos (I,7), por exemplo, ao defender o instituto da acusao pblica, recorda o exemplo de Coriolano, impedido pelos tribunos de ser morto pela turba enraivecida, para concluir o que acontece quando os cidados recorrem s vie privatte: [...] o medo busca defesas; para a defesa arranjam-se partidrios; dos partidrios nascem as faces nas cidades; das faces, a sua runa. No captulo 37, mostra que em Roma [...] se recorreu aos remdios privados quando a plebe passou [...] a querer dividir cargos e patrimnio com a nobreza e a consequncia final desse litgio foi [...] a destruio da repblica. Em suma, quando os conflitos assumem um carter de disputa privada, seja para satisfazer os interesses fora da regulao legal, seja para utilizar-se dos cargos pblicos em benefcio prprio, eles deixam de ser fonte da liberdade para tornar-se instrumentos da runa da vida poltica. As dissenses no so, por conseguinte, necessariamente boas. Como se depreende do que dissemos acima, a relao entre conflito e lei pressupe um ethos favorvel ao vivere libero para que produza bons efeitos. Nas palavras de Maquiavel, tratando de Roma: [...] no se pode ter razo para chamar de no ordenada uma repblica dessas, onde h tantos exemplos de virt; porque os bons exemplos nascem da boa educao; a boa educao, das boas leis e as boas leis, dos tumultos que muitos condenam sem ponderar. (Discursos I,4). Berns (2000, p. 116-118) chama a ateno para a importncia da circularidade entre tumultos, leis e exemplos virtuosos, expressa na passagem citada, porque, com essa posio, segundo ele, Maquiavel consegue resolver o dilema com o qual o confrontavam os crticos dos tumultos romanos na Florena de ento6 . Com efeito, se existisse uma pura desordem (ou seja, caos) antes da ordem instaurada pela lei, esta seria apenas
6 A interpretao corrente entre os florentinos era a de ver nos tumultos romanos a causa de sua runa. Dessa maneira, a tese maquiaveliana, que via neles o fundamento da liberdade, s poderia ser motivo de escndalo.

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

27

contingente e, nesse caso, a grandeza de Roma deveria ser atribuda unicamente fortuna, tal como defendiam seus conterrneos. Maquiavel descarta, porm, decididamente esse argumento: No posso negar que a fortuna e a milcia foram causas do imprio romano, mas tambm me parece que aqueles que dizem tais coisas no se apercebem de que onde boa a milcia convm que seja boa a ordem, e raras vezes no deixa de haver tambm boa fortuna. (Discursos I,4). Em outras palavras, ironicamente, Maquiavel sustenta que a boa fortuna no puramente casual, mas resultado das boas instituies, notadamente de uma fora militar poderosa. Com boas instituies, possvel produzir uma boa fortuna... Contudo, essa concluso no dispensa Maquiavel de pensar a relao da desordem (os conflitos e tumultos), por ele elogiada, com a ordem (a estrutura legal e institucional). Assim, se, por um lado, o xito de Roma no pode ser concedido fortuna e se, por outro, no tem como remeter a origem da ordem a uma instncia exterior (a um primeiro legislador virtuoso), como o problema se resolve? A fora do argumento maquiaveliano est na circularidade, sustenta Berns: os tumultos romanos no podem ser condenados como pura desordem, porque no prejudicam a virtude. Os exemplos romanos provam que a virtude nasce da boa educao, esta das boas leis que, por sua vez, se originam dos tumultos. Nas palavras de Berns (2000, p. 117): [...] os tumultos no engendrariam boas leis se eles mesmos j no estivessem marcados pela virtude que dispensa estas leis. A desordem permite a ordem na medida em que a ordem j sempre antecede desordem, mas sem impedi-la uma vez que somente a desordem permite pensar o nascimento da ordem. , pois, graas circularidade que a lei, ao mesmo tempo em que nasce dos conflitos, os mantm sob controle. Dessa maneira, eles permanecem frteis, dotados daquela virtude que faz com que as inimizades nascidas do conflito produzam necessidade e no ambio. a isso que Maquiavel chama a ateno, em Discursos (I,37): [...] sempre que os homens no precisam combater por necessidade, combatem por ambio. Enquanto os desejos so [...] coagidos pela necessidade, as inimizades permanecem ss e culminam em leis justas como, por exemplo, a da criao dos tribunos. Quando, porm, se [...] comea a combater por ambio, prevalece o uso de meios privados no interesse de uma s pessoa, famlia ou faco, cujo resultado final a destruio da repblica. Como o desejo , por definio, desmedido e a ambio
7 Como mostraremos adiante, a manuteno pelas leis de um estado de necessidade em condies de impedir a ambio de reinar tem uma fora limitada. Por isso, a exigncia levantada por Maquiavel de retornar periodicamente s origens, isto , de voltar experincia mesma que deu origem lei para devolver-lhe o vigor inicial.

28

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

s tem lugar quando a necessidade cessa, a nica possibilidade de impedir a primeira de nascer parece ser cultivar a segunda pelas leis e instituies7 . Graas sua tese dos conflitos, Maquiavel pode definir o motor da dinmica da lei, uma dinmica oposta ideia de um bom primeiro legislador e ao qual Roma deveria creditar suas boas instituies. A tese da vitalidade dos conflitos elaborada, com efeito, nos primeiros captulos dos Discursos, fundamentalmente com a ajuda de uma comparao extrada da histria romana, com os exemplos espartano e veneziano, culminando na rejeio da tese grega do bom primeiro legislador. Vamos resumir brevemente o argumento maquiaveliano. Lei e violncia originria Maquiavel divide os Estados conforme o modo de sua fundao. Primeiramente, distingue-os segundo a origem: alguns so desde o incio livres (quando fundados por autctones); outros esto submetidos (quando fundados por estrangeiros). Introduz, em seguida, uma nova distino em funo do valor de sua constituio originria. Assim, alguns [...] receberam leis, na sua origem ou depois de no muito tempo, de um s homem e de uma s vez [...]; outros as receberam ao acaso e em vrias vezes, segundo os acontecimentos (Discursos I,2). Exemplos dos primeiros so Esparta e Veneza; dos ltimos, Roma. Se, portanto, a origem da legislao de Roma distinta daquela de Esparta, que a recebeu [...] de uma s vez [...] sem precisar corrigi-la (Discursos I,2), tambm no se assemelha ao extremo oposto ilustrado por aquela cidade cujas [...] ordenaes esto de todo fora do caminho reto (diritto cammino) que a possa conduzir ao fim perfeito e verdadeiro (Discursos I,2). Para [...] as que se encontram neste grau quase impossvel reordenar-se (Discursos I,2). Cidades como Roma, ainda que no tenham uma [...] ordenao perfeita, tomaram um princpio bom (principio buono) capaz de tornar-se melhor e podem vir a tornar-se perfeitas atravs do curso dos acontecimentos (Discursos I,2). Para Maquiavel, esse princpio bom, que desde a origem assegura a perfectibilidade de uma repblica, ainda que no a faa perfeita desde o incio, o vivere libero. Trata-se de repblicas que [...] tiveram o seu princpio livre em oposio quelas que desde o incio tiveram seu princpio na servido (Discursos I,49). A vantagem do modelo espartano, que conta com uma constituio perfeita desde as origens, a garantia da estabilidade e durao, pois este est protegido do risco da corrupo e dos conflitos que poderiam levar luta civil. Maquiavel parece sacrificar essas duas determinaes essenciais

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

29

do modelo espartano, estabilidade e durao, em favor de uma determinao ainda mais essencial: a liberdade, sobretudo a capacidade de ampliar sua liberdade externa e interna, sempre que a necessidade a induzir a isso. A estabilidade do modelo espartano pode muito bem converter-se num impedimento para a expanso, com consequente sacrifcio do conflito a favor de uma concrdia forada. A afirmao da liberdade como princpio essencial do modelo republicano concebido por Maquiavel, longe de excluir a igualdade, a pressupe: [...] que se constitua, portanto, uma repblica onde existe ou se criou uma grande igualdade8 e, ao contrrio, que se ordene um principado onde existe grande desigualdade, caso contrrio se far algo sem equilbrio e de vida curta (Discursos I,55). Essa assimilao do princpio da igualdade ao fundamento da ordem republicana, como sua prvia condio de possibilidade, estabelece uma intrnseca correspondncia com o princpio e objetivo de liberdade. Enquanto a liberdade princpio constitucional da repblica, mas tambm contedo e objetivo do desenvolvimento republicano, a igualdade sua condio de possibilidade: sem ela, no possvel fundar uma repblica. Mais radicalmente ainda, Maquiavel afirma que a aristocracia feudal no somente impede o nascimento de um regime republicano, mas impossibilita qualquer tipo de organizao estatal que no seja tyrannica: ao contrrio da vita libera republicana, aquela representa a corrupo, a destruio das ordini e da vita civile9 . Numa palavra: desigualdade identifica-se com a ausncia de vivere poltico10 pura e simplesmente. Assim, uma vez que a primeira constituio romana no foi imposta de fora por um sbio legislador, a histria ganha toda sua importncia, porque sua legislao elaborada [...] no curso dos acontecimentos. Trata-se, portanto, de compreender como uma origem to modesta, to afastada da perfeio, foi possvel sem se afastar do diritto cammino (Discursos I,2). Se, pois, no se pode atribuir a Rmulo a glria de haver dotado Roma desde as
8 Trata-se, em primeiro plano, da igualdade poltica de todos os cidados perante a lei, civile equalit, como Maquiavel j afirmara, em Discursos I,2, que no exclui a existncia de dois humores diferentes, do povo e dos grandes , os quais se contrapem, como plebe e nobres, na antiga repblica romana, num quadro institucional. Contudo, a exigncia da supresso ou ausncia da aristocracia feudal (constituda de gentis-homens e senhores), para a fundao de uma repblica, leva a pressupor de que se trata tambm de uma igualdade social (di sustanze) e no to somente poltica (di grado). 9 Como podemos identificar nesta passagem: devido desigualdade [...] nessas provncias [Npoles, Roma, Romanha e Lombardia] jamais surgiu nenhuma repblica, nem qualquer vivere poltico (Discursos I,55). 10 Ercole faz uma distino clara entre vivere civile e vivere poltico: [...] se vivere civile ou pubblico em Maquiavel normalmente expresso genrica para indicar o vivere em Estado, seja na forma republicana ou monrquica, vivere politico , pelo contrrio, em geral expresso especfica para indicar justamente o Estado livre ou bem ordenado no sentido pleno e completo, ou seja, no sentido republicano (ERCOLE, 1917, p. 168).

30

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

origens de uma sbia legislao ao contrrio do que fez Licurgo, em Esparta -, pelo que se pode louv-lo? Em outras palavras, que importncia tm os atos fundadores e constitutivos de Rmulo, para a elaborao da perfeio da constituio romana? A questo requer, primeiramente, uma anlise do valor que Maquiavel atribui a esse momento originrio em relao evoluo futura de Roma e da concepo maquiaveliana de lei em geral. Em um segundo momento, ser preciso ilustrar a centralidade do momento originrio, mostrando o papel que ele desempenha, aps as instituies j estabelecidas, para impedir a corrupo. Lei e violncia originria A importncia do momento originrio pode ser captada pela anlise de Discursos I,9: Maquiavel evidencia ali a ruptura radical em relao ao julgamento fixado pela tradio quanto ao fratricdio romuloeano11 . Com efeito, a tradio, seja crist, seja pag, centra-se na relao meio-fim: ou condena o fratricdio como injustificvel, independente do fim proporcionado; ou justifica a morte violenta de Remo por Rmulo, em nome da grandeza do resultado (a fundao de Roma). Maquiavel, opondo-se a essas interpretaes, afasta-se de qualquer viso moral ou de uma viso providencialista da histria e reconhece no homicdio o ato fundador enquanto tal, nico capaz de fazer emergir sujeitos polticos. Acompanhemos o raciocnio de Maquiavel O comeo da resposta relao entre a violncia de Rmulo e constituio de Roma enunciado por um princpio que Maquiavel denomina regra geral: E deve-se tomar isto por uma regra geral: que nunca, ou raramente, ocorre que alguma repblica ou reino seja desde seu princpio bem ordenado ou reformado inteiramente com ordenaes diferentes das antigas, se no ordenado por uma s pessoa (Discursos I,9). O motivo dessa exigncia se se deve ao fato de que [...] a multido no capaz de ordenar uma coisa, porque no conhece o bem que h nela devido s diferentes opinies que tm entre si (Discursos I,9). O poder, ou ato fundador de uma ordem enquanto
11 Thomas Berns (2000, p. 43-70) elabora uma breve histria do fratricdio romuloeano, antes de Maquiavel. Ele resume as concluses dessa histria em quatro posies distintas: 1) a condenao moral (Ccero, Horcio, a teologia medieval, Du Bellay) que pressupe a idia de um primeiro pecado que determina a histria futura ou a viso providencial crist; 2) a posio oficial (Lvio, Ovdio, Dionsio de Alicarnaso) que compartilha a condenao moral, mas defende Rmulo ocultando seu homicdio; 3) a admisso pouco explcita do fratricdio, justificado como ocorrida em nome da futura grandeza de Roma, tanto da parte pag (Virglio, Proprcio, Tlio) quanto da parte crist (Agostinho, Dante, Petrarca: novamente, portanto, uma leitura providencial da histria); 4) o reconhecimento do fratricdio, para alm de qualquer forma de providencialismo, do carter de necessidade estritamente poltica (nio, Floro, Petrarca que retoma este ltimo) (BERNS, 2001, p. 16-17; BERNS, 2000, p. 67-70).

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

31

absoluta, no pode ser compartilhado. No h ao poltica mais eficaz do que aquela que condensa, numa s vontade, a vontade e o poder de muitos. No resta dvida de que, se esse postulado necessrio para fundar uma nova ordem, perde legitimidade quando se trata de conserv-la e govern-la, j que neste caso se requer a participao de uma vontade mais ampla: [...] ainda que um s seja mais capaz de ordenar, a coisa ordenada no durar muito se repousar sobre os ombros de um s, mas apenas quando for entregue aos cuidados de muitos, e a muitos couber mant-la (Discursos I,9)12 . Uma vez que preciso recorrer a procedimentos extraordinrios para fundar novas ordens institucionais, necessrio eliminar todas as foras hostis ou potenciais inimigas de tais ordens e instituies, mais precisamente das novas foras e poderes que estas mesmas ordens instituem. A vitimao de Remo representa um sacrifcio fundador de extraordinria significao atribuindo origem de uma instituio ou de uma ordem poltica um carter sagrado e inviolvel, como se a morte que inaugura tais instituies simbolizasse a pena que acarreta sua transgresso. De outro lado, essa prova violenta de um extraordinrio e absoluto poder marca a transformao do poder pessoal em institucional: a transio do poder e autoridade de um s homem para o poder daquilo que somente muitos podero conservar. Enquanto o poder e a inteligncia poltica do fundador de ordens e instituies no so aptos para mant-los e govern-los, a gesto de muitos nunca capaz de fundar e ordenar a nica em condies de manter e consolidar as instituies. Nessa ideia parecem cifrar-se distintas chaves interpretativas: a transio da monarquia repblica; a passagem do poder pessoal ao institucional; mas, sobretudo, o isolamento do governante, que a solido do poder na tomada de decises e em sua atuao poltica, sempre s e nico responsvel por seus atos. A solido do governante no , porm, um convite ao poder arbitrrio e absoluto. Pelo contrrio, o poltico pode, ou deve, isolar-se no poder somente a partir do momento em que [...] tenha a inteno de querer favorecer no a si mesmo, mas o bem comum, no a sua prpria descendncia, mas a ptria comum (Discursos I,9). Consequentemente, no exemplo do fratricdio cometido por Rmulo, necessrio que [...] se considere o fim que o levou a cometer o homicdio ( Discursos I,9), ou compreender que Rmulo foi violento [...] para reconciliar (racconciare) e no para destruir (guastare), como o demonstra o fato de haver [...] ordenado um Senado para servir-lhe de conselho (Discursos I,9). Esse modo de colocar as coisas parece, primeira vista, perfeitamente coerente com a convico sustentada pelo maquiavelismo, e poderia ser resumida na frase seguinte: Convm que, se o fato o acusa, o
12 Em Discursos I,58, Maquiavel refora essa mesma tese: [...] o prncipe melhor para ordenar e renovar as ordens, o povo melhor para manter o ordenado.

32

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

efeito o escusa (Conviene bene, che, accusandolo il fatto, lo effetto lo scusi Discursos I,9). preciso, para bem compreender Maquiavel, ir alm da simplificao operada pelo maquiavelismo, que pretende ler aqui unicamente a justificao dos meios pelo fim. Primeiramente, necessrio notar que o fato de, na origem de toda instituio e de toda ordem, existir um crime (ou uma violncia, ou um exerccio de poder extraordinrio, do tipo que for), significa que toda instituio e ordem transcendem sempre a violncia que as funda, ao mesmo tempo em que representam a superao e a supresso de todas as violncias anteriores, pr-institucionais. No h, desde o Estado, instituies nem ordenamentos ou leis que no se fundem e se estabeleam sem um grau de maior ou menor violncia, proporcional violncia que visam a suprimir. Isso significa que as ordens e instituies representam sempre a abolio da violncia fundadora, a qual foi necessria para eliminar e deixar margem dela, fora da lei, toda outra possvel violncia; em outras palavras, toda lei, ordem e instituio significa que, fora delas, tudo crime. Por isso, uma desordem institucional somente se resolve a partir de um reordenamento ou refundao institucional, recorrendo ao mesmo poder absoluto e mesma violncia originria que constituram em seu princpio essas ordens e instituies. Em segundo lugar, preciso perguntar-se: no ato da fundao, o que se sabe? Considerando que toda ao poltica marcada pela opacidade, que resiste previso e est destituda de garantias quanto ao resultado, como este poderia legitimar a ao? Berns aponta com muita pertinncia o foco da questo: o fim que justifica os meios chega sempre muito tarde, pois
[...] no pode tratar-se de Rmulo tem o direito de..., mas somente de Rmulo tinha o direito de.... A justificao s pode dar-se no futuro, o que vale dizer que no pode ser expressa, ao menos no como direito; que ningum pode dizer de Rmulo que ele poderia fazer o que fez, no porque se trata de um homicdio, mas porque em nome de que? (BERNS, 2000, p. 140).

Consequentemente, o efeito no escusa sempre e, especialmente, no desculpa no momento em que a ao praticada. A indeterminao que cerca o efeito torna isso difcil, pois jamais a justificao adquirida previamente, no instante em que a ao se desenrola. Isso desfaz o discurso do maquiavelismo segundo o qual o fim determinado (ou conhecido) exclusivamente pelo agente parece sempre escusar os meios. preciso, nesse sentido, integrar a relao meio e fim temporalidade. Assim, mais do que a submisso de um meio a um fim, ser possvel examinar a

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

33

convenincia que pode existir entre a violncia representada pelo fratricdio e a instituio da ordem legal constituda pela fundao de Roma. Servindo-nos mais uma vez do estudo de Thomas Berns (1997, p. 39), podemos resumir essa relao nos termos seguintes:
Indeterminao das boas leis primeiramente, por causa de sua relao necessariamente circular com a histria; indeterminao a fortiori de seu momento originrio que se determina unicamente como momento que faz vir junto um futuro sempre indeterminado que escusa um necessrio engajamento presente que somente pode acusar na medida em que faz violncia histria. Eis o que exprime a famosa frase j diversas vezes citada: conviene bene che, accusandolo il fato, lo effetto lo scusi. A convenincia (conviene, cum venire, vir junto) que deve haver entre o que no ainda legal e o que o ser.

O que, portanto, Maquiavel nos ensina, explica Berns, que as leis se definem unicamente em sua relao circular com a histria. essa circularidade que torna necessrio o papel do fundador virtuoso. A lei no pode deixar de ser produto da histria, mas, ao mesmo tempo, jamais pode s-lo suficientemente. Assim, para impor a lei, apesar das relaes circulares desta com a histria, imprescindvel o momento da violncia. Contudo, esse momento fundador jamais est altura das questes que coloca, uma vez que a resposta a essa exigncia crucial se exprime ou por uma remisso ao futuro o efeito ou fim , isto , a um apelo legalidade instaurada, ou ento a uma pura sucesso histrica, na qual a lei no mais do que o resultado possvel de um ato violento, sinal de sua imposio ao fluxo da histria. Enfim, na poltica, nada est assegurado definitivamente, no momento em que a ao se desenrola e, por isso, somente o tempo poder dizer da verdade, ou convenincia, dos meios empregados. Retorno origem e combate corrupo Pensamos que essas consideraes elucidam suficientemente a primeira das duas questes propostas anteriormente: a da importncia do momento originrio romuloeano. Cabe-nos, agora, examinar a segunda questo proposta: a centralidade do momento originrio e seu papel, depois que a lei e as instituies esto instauradas. A lei, devido sua relao circular com a histria, permanece sempre exposta possibilidade da corrupo. Maquiavel deixa clara essa ideia em mais de um lugar. Assim, por exemplo, distingue os conflitos construtivos

34

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

dos destrutivos. Os primeiros deram origem s boas instituies romanas (Discursos I,2-4). Os ltimos so causa da luta das faces em Florena, que resultaram em sangue e exlio (Discursos III,1; Histria de Florena VII,1); ou, ento, os conflitos motivados pela lei agrria em Roma, que culminaram na guerra civil responsvel pelo fim da liberdade romana (Discursos I,37). Essa distino aponta para o fato de que jamais dispomos de uma garantia, de um critrio determinado, para evitar a degenerao dos bons conflitos em maus, mas, pelo contrrio, que os primeiros sempre podem levar aos ltimos. As leis encontram, como podemos notar, um limite intransponvel na corrupo poltica da sociedade e de suas instituies: [...] no h leis nem ordens que bastem para frear a corrupo generalizada (Discursos I,18). Quando o tecido social (a matria de que constituda a coletividade poltica) e as instituies polticas (as ordini) se corrompem, no h condies para a produo da legalidade. A lei deixa de gerar e reproduzir vnculos; em lugar de ampliar e reforar o pblico, debilita-o e o submete ao privado. o que Maquiavel denomina corrupo: no um processo moral e nem mesmo econmico, mas estritamente poltico de perda do sentido de bem comum. Embora no seja possvel encontrar um conceito de corrupo, na obra maquiaveliana, esta poderia perfeitamente ser definida, sustenta SanchezParga (2005, p. 488), como [...] a submisso do pblico ao privado, a perverso dos interesses coletivos pelos particulares; [...] a apropriao privada do pblico com a conseqente despolitizao do pblico e privatizao da poltica. Como fenmeno estritamente poltico, o sujeito do processo de corrupo no corresponde a indivduos, mas a entes coletivos: a cidade ou repblica, mas tambm as instituies (ordini), as leis e os cidados enquanto corpo poltico. Em suma, forma e matria, aparato institucional e corpo coletivo dos cidados, estes so os sujeitos da corrupo. Maquiavel estabelece, porm, a prioridade poltica da corrupo institucional sobre a corrupo do corpo cidado: [...] um mau cidado no pode agir mal numa repblica que no
13 Maquiavel distingue, como podemos notar, entre homem e cidado: a corrupo do homem (sua propenso maldade) no um problema que merece da parte dele grande ateno, e sim a corrupo do cidado (a matria da qual constituda a cidade). Interessa-lhe a ltima, no a primeira. Est preocupado com o bom cidado e no com o homem bom; isto , no se interessa pelo aperfeioamento moral do indivduo, mas pelo cultivo das virtudes cidads. Quais so estas? Ajudados pelo estudo de Pinzani (2006, p. 88-89), podemos organiz-las num conjunto de quatro qualidades fundamentais: 1) a subordinao do bem particular ao bem comum: a virtude cvica desenvolve nos homens a capacidade de servir a ptria at com a prpria vida, se necessrio; 2) a coragem: o cidado dotado de virtude cvica no teme defender a cidade ou expandir seus domnios, sempre que isso se mostra necessrio para conserv-la livre; 3) a religiosidade: o bom cidado temente a Deus, o que faz com que respeite os preceitos legais como se fossem mandamentos divinos; 4) a repugna ao cio: o ideal de homem est vinculado vida ativa e produtiva e no contemplao e meditao, como era para o pensamento medieval-cristo.

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

35

seja corrupta (Discursos III,8). No possvel existir cidados corruptos em instituies incorruptas. porque as instituies se corrompem que possvel existir cidados corruptos.13 Os homens no so mais ou menos corruptos numa poca do que em outra, e sim a corrupo das leis e instituies de cada Cidade maior ou menor, segundo as circunstncias histricas concretas. A questo que isso levanta a seguinte: se as instituies impedem que os cidados se corrompam, e se estes nada podem contra instituies incorruptas, por que e como se corrompem as instituies? Maquiavel destaca alguns fatores. Em primeiro lugar, preciso considerar a prpria ao do tempo, que desgasta a importncia das instituies e leis, ao naturaliz-las. Um segundo fator o descompasso entre leis e instituies. As leis (leggi), explica Maquiavel, variaram, no exemplo romano em questo (Discorsi I,18), de acordo com os acontecimentos (accidenti) da histria. Contudo, enquanto as leis variaram, adaptando-se ao novo contedo poltico e social da cidade, as instituies (ordini) permaneceram inalteradas. Desse modo, ocorreu um descompasso14 entre essas disposies institucionais fundamentais e as leis (entre ordini e leggi). Esse descompasso acentuou-se com o tempo, fazendo com que as primeiras, uma vez tornadas ms, isto , inapropriadas situao, acabassem corrompendo as ltimas, por mais adequadas que tenham sido aos problemas do momento, tornando-as totalmente ineficazes, por se revelarem incapazes de resistir corrupo crescente dos costumes. Esse processo observado na histria romana leva Maquiavel a formular a regra geral: [...] se as leis mudam (variano) numa Cidade segundo os acontecimentos (accidenti), as instituies (ordini) no mudam nunca, ou raramente, donde resulta que as novas leis no bastam, porque as instituies, que permaneceram imutveis, as corrompem (Discorsi, I,18). Consequentemente, para que seja reconstitudo o equilbrio da relao, necessrio poder modificar no somente as leis, mas tambm as instituies15 . A corrupo , acima de tudo, um problema poltico e no pessoal e muito menos moral. Por isso, a necessidade de politizar os meios para a soluo. Isso supe radicalizar a questo em termos extremos: possvel eliminar totalmente a corrupo, numa repblica corrompida, sem liquidar ao mesmo tempo o ordenamento republicano? A resposta , evidentemente, negativa. Para no ter de sustentar explicitamente a necessidade de destruir a ordem poltica republicana, a fim de extirpar a corrupo, recorre a um enunciado mais positivo: se a corrupo consiste em destruir o pblico, no h outro modo de elimin-la seno refundando o poltico em suas origens e princpios. Esse caminho defendido por Maquiavel, em Discursos III,1: um Estado
14 15

Um antagonismo cronolgico, nas palavras de Gennaro Sasso (1967, p. 115).

Ou, como diz Sasso (1967, p. 115): [...] no s o elemento relativamente dinmico, mas tambm o elemento relativamente esttico da ordem estabelecida.

36

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

mantm sua autoridade somente por meio de um retorno contnuo ao momento da origem. Significa dizer: quele momento da violncia romuloeana, e esse retorno repe a lei na indeterminao originria que, por sua vez, a recoloca em movimento. O prprio ttulo do captulo citado j anuncia tal procedimento: Quem quiser que uma seita ou uma repblica viva por muito tempo, precisar faz-la retornar freqentemente ao seu princpio. Em consequncia dessa regra geral, como a define Maquiavel, as repblicas melhor ordenadas e que tm vida mais longa, so aquelas que, mediante suas prprias ordenaes, podem renovar-se freqentemente (Discursos III,1). Em que consiste esse retorno ao princpio? Maquiavel faz diferentes aluses ao longo do captulo: pode-se tratar de um modo de fazer com que os Estados [...] retomem seu prestgio (riputazione) e vigor (augmento) iniciais; ou pode ser algo que propicia a ocasio para que [...] os homens que convivem em qualquer ordenao se examinem (si riconoschino ) freqentemente; finalmente, pode ser uma maneira de [...] trazer memria a punio e renovar em seus espritos o medo. Esta ltima funo, que parece ser decisiva, ilustrada pelo exemplo do Estado florentino:
Diziam a propsito disso os homens que governaram o estado de Florena de 1434 at 1494, que seria necessrio retomar o estado a cada cinco anos, caso contrrio seria difcil mant-lo. Por retomar o estado entendiam disseminar entre os homens o terror e o medo que haviam disseminado ao tom-lo, quando abateram todos os que, segundo aquele modo de viver, haviam se conduzido mal. ( Discursos III,1).

O que capaz de provocar esse retorno ao princpio? Maquiavel sugere trs caminhos distintos. Um extrnseco: os perigos aos quais o Estado est sujeito face ameaa externa. No caso de Roma, a invaso francesa, que permitiu a Roma [...] renascer e, renascendo, ganhar nova vida e nova virt; e tambm retomar a observncia da religio e da justia (Discursos III,1). Dois outros so intrnsecos: [...] ou provm de alguma lei que muitas vezes reveja a conduta dos homens que pertencem quele corpo, ou de algum homem bom que surja entre eles e que, com seus exemplos e suas obras virtuosas, produza o mesmo efeito de uma ordenao (Discursos III,1). Bruto apontado como exemplo do segundo caminho: pelo sacrifcio morte dos filhos, cuja [...] severidade foi to necessria quanto til para manter em Roma a liberdade ( Discursos III,3), provoca um retorno origem, mostrando que a ordem da lei no natural, que ela no familiar, que ela jamais est instaurada para sempre, pois o risco da corrupo a espreita sempre. O exemplar nas aes de Bruto, segundo Maquiavel, no so as

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

37

reformas que introduz, e sim o fato de remeterem afirmao da nonaturalidade da lei, na medida em que submete seus prprios filhos a ela, ao conden-los morte. A segunda via intrnseca de fazer o Estado retornar s origens consiste nas leis e instituies. Para Maquiavel, esse caminho o menos aleatrio, de forma que [...] so melhor ordenadas e tm vida mais longa aquelas [repblicas] que, mediante suas ordenaes, podem renovar-se periodicamente ( Discursos III,1). Maquiavel cita como exemplos de instituies que possibilitaram a Roma o retorno ao princpio [...] os tribunos da plebe, os censores e todas as outras leis contra a ambio e a insolncia dos homens (Discursos III,1). No entanto, essas instituies no provocam por si mesmas um processo de retorno origem, mas [...] precisam ganhar vida graas virt de um cidado que, corajosamente, faa tudo para p-las em prtica, contrariando o poder daqueles que as transgridem (Discursos III,1). Maquiavel refere tambm a atividade parlamentar francesa como uma via intrnseca de retorno origem, [...] sempre que executa algo contra um prncipe do reino e quando condena o rei em suas sentenas (Discursos III,1). Quer dizer, ao controlar a ambio da nobreza e do rei, o Parlamento produz o retorno ao princpio, pelo fato de reafirmar a autoridade originria da lei, que fica perdida quando se naturaliza. Mostra-se nesta ltima via de retorno ao princpio a dupla funo cumprida pela lei: por um lado, aquilo a que se deve retornar corresponde origem romuloeana do Estado (isto , a volta violncia pr-institucional e fundadora da lei) e, por outro, aquilo que deve provocar esse retorno corresponde lei propriamente dita, instituda numa ordem poltica j fundada. As boas leis s quais Maquiavel alude so precisamente aquelas que esto dotadas da capacidade de provocar esse retorno origem do Estado. O que existe no princpio dos Estados que possui tal fora renovadora? Em que consiste essa bondade, a qual menciona Maquiavel, que est na origem e que capaz de devolver [...] o prestgio e o vigor iniciais ( Discursos III,1) aos Estados? No pode ser a rememorao do contedo constitucional, nem a fixao numa origem idealizada, pois isso seria recusar a mudana que, precisamente, o que determina as boas leis as quais requerem, para sua conservao, o retorno s origens. A origem a que preciso retornar periodicamente , de certa forma, anterior a qualquer contedo. o momento constitutivo enquanto tal que deve ser revivido; no o modo de viver anterior instituio do Estado, mas a experincia vivida na sua gnese: a virtude, certamente, mas, sobretudo, o medo (paura), o terror (terrore) e a punio (pena). No se trata, pois, de uma volta a um momento determinado do passado, mas a uma experincia originria que deve repetir-se periodicamente.

38

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

O que a origem romuloeana acrescenta lei, quando esta retorna quela? Certamente, no seu contedo, derivado do fato enquanto tal (o fratricdio cometido por Rmulo), j que isso tiraria da lei qualquer possibilidade de generalidade e impediria toda escusa do homicdio. Em outras palavras, suprimiria a indeterminao da lei e de sua origem. O que importa na origem romuloeana aquilo a que se retorna: a revivncia da experincia do medo, do terror e da punio do acontecimento originrio da fundao, que no suprime a generalidade da lei. A lei, pelo contrrio, no decurso do tempo, nos faz acreditar na sua naturalidade, na sua legitimidade definitiva, como se um bom regime, protegido do perigo da corrupo, pudesse ser estabelecido definitivamente. A revivncia do acontecimento originrio a que preciso retornar nos aponta para a dificuldade da instaurao de semelhante regime. Consideraes finais A violncia fundadora da ordem poltica no estranha violncia que funda a lei, no sentido de que ambas (violncia fundadora e violncia da lei) se constituem para abolir a violncia originria, que existe previamente (no no sentido de anterioridade temporal e, sim, lgica), isto , margem de todo ordenamento poltico-legal. Por isso, a necessidade de um mito ou crime fundador para simbolizar e justificar a passagem de uma violncia prvia to destruidora que preciso destru-la: a violncia construtora e ordenada da existncia poltica e legal, quer dizer, o crime fratricida de Rmulo ( Discursos I,9). A violncia fundadora do Estado e da ordem poltica exatamente a mesma violncia fundadora da lei, no sentido de que tanto o Estado quanto a lei se constituem para abolir a violncia originria que existe antes ou margem de todo ordenamento estatal, poltico e legal da sociedade; em outras palavras, fora do Estado, da poltica e da lei no existe mais do que violncia. Em concluso, podemos afirmar que Maquiavel recusa qualquer forma de determinao definitiva e definitivamente garantida da lei. Essa recusa se exprime por sua preferncia pelo caminho reto romano, em vez do caminho espartano, da doao da legislao definitiva por Licurgo; isto , pela determinao histrica da lei como resultado do conflito. Essa relao circular da lei com a histria torna a lei potencialmente corrompida, o que exige o contnuo retorno origem. Em suma, quando a lei deixa de estar submetida s vicissitudes da histria, ao conflito insolvel que marca as sociedades humanas, ela se cristaliza. Tal naturalizao da lei a corrompe, pois a impede de acompanhar o movimento contnuo da histria. O nico modo de devolver-lhe o vigor inicial pela revivncia do acontecimento

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

39

originrio de medo e terror do ato fundacional. Assim, ainda que a lei seja a superao da violncia, no pode separar-se definitivamente desta, sem perder a eficcia e a capacidade de regular o conflito.

AMES, J. L. Law and violence or legitimizing politics in Machiavelli.Trans/Form/Ao,


(Marlia); v.34, n.1, 2011, p.21-42.

ABSTRACT: One of the Machiavellis most famous and innovative thesis states that good laws arise from social conflicts, according to the Roman Empire example of the opposition between plebs and nobles. Conflicts are able to bring about order in virtue of the characteristic constrictive force of necessity, which prevents the ambition to prevail. Nonetheless, law does not neutralize the conflict; just give it a regulation. So, law is subjected to history, to the continuous change, which means that it is potentially corruptible. On this account, Machiavelli says that a State can only maintain its authority through a continuous return to the originary moment, viz. to the revival of the experiences of fear, terror and punishment lived in the originary event of the foundation. For that reason, in the origin of law is also the violence, whose combined function is to provide legitimacy to its exercise by the State apparatus as the only form to preserve political life from ruin. KEYWORDS: Machiavelli. Law. Violence. Conflict. Politics. State.

Referncias
BERNS, Thomas. Lantimachiavlisme de Machiavel ou lindtermination assume de la loi. In: DIERKENS, A. (Ed.). Lantimachiavlisme de la renaissance aux lumires. Bruxelles: Editions de lUniversit libre de Bruxelles, 1997. v. 8. BERNS, Thomas. Violence de la loi la renaissance: loriginaire du politique chez Machiavel et Montaigne. Paris: ditions Kim, 2000. BERNS, Thomas. Il Romolo machiavelliano. Il momento dellorigine dello stato nel pensiero di Machiavelli. In: CASTELLI, Patrizia (d.). Finestre sul rinascimento . Ferrara: Universit degli Studi di Ferrara, 2001. p. 3-30. BIGNOTTO, Newton. Maquiavel republicano. So Paulo: Loyola, 1991. ERCOLE, Francesco. Lo Stato nel pensiero di N. Machiavelli. Studi I: Lo stato bene ordinato o libero. Palermo: Tip. Industriale, 1917. GUICCIARDINI, Francesco. Considerazioni intorno ai Discorsi del Machiavelli sopra la Prima Deca di Tito Livio. In: GUICCIARDINI, Francesco. Opere. Bari: Palmarocchi, 1933. v. 8. LEFORT, Claude. Desafios da escrita poltica. So Paulo: Discurso Editorial, 1999. MACHIAVELLI, Niccol. Istorie fiorentini. In: MACHIAVELLI, Niccol. Opere di Niccol Machiavelli. Torino: UTET, 1986. v. 2.
40
Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

MACHIAVELLI, Niccol. Discorsi sopra la prima Deca di Tito Livio. In: MACHIAVELLI, Niccol. Opere di Niccol Machiavelli. Torino: UTET, 1999. v. 1. PINZANI, Alessandro. Guirlande di fiori e catene di ferro: istituzioni e virt politiche in Machiavelli, Hobbes, Rousseau e Kant. Firenze: Le Lettere, 2006. SANCHEZ-PARGA, Jos. Poder y politica en Maquiavelo. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2005. SASSO, Gennaro. Studi su Machiavelli. Napoles: Morano, 1967. SASSO, Gennaro. Niccol Machiavelli: storia del suo pensiero politico. Bologna: Il Mulino, 1980. SKINNER, Quentin. Liberty befor liberalism. Cambridge: Cambridge U.P ., 1998.

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

41

42

Trans/Form/Ao, Marlia, v.34, n.1, p.21-42, 2011

You might also like