You are on page 1of 4

Unidade I - Fundamentos e Polticas de EaD 1 INTRODUO Para iniciarmos nosso estudo a respeito dos fundamentos e polticas de educao distncia

a precisamos situar-nos e entender um pouco a evoluo das condies scio-histricas, econmicas e culturais das populaes e seus reflexos na Educao e na Educao a Distncia. Para refletir: Para alguns autores: (...) o desenvolvimento do processo de internacionalizao do capital define o que se chama de globalizao da economia, que constitui um novo cenrio para a dcada de 90: crescimento das atividades internacionais das firmas, e dos fluxos comerciais; ampla mudana da base tecnolgica (...) e (...) intensificao da circulao financeira, caracterizada pela expanso na mobilidade e na intermediao do capital internacional (...)" (CARCANHOLO, 1998, p.16). "O produtor vai comprar matria prima em qualquer lugar do mundo onde ela seja melhor e mais barata. Instala a fbrica nos pases onde a mo-de-obra mais em conta, no importa se no Vietn ou na Guatemala (...) o entrelaamento econmico das parquias um processo que comeou na Pr-histria, mas sempre progrediu em marcha lenta. Neste momento, est na velocidade da luz (...)" (NETO, 1996, p.82). No mundo do trabalho, frente ao desenvolvimento cientfico e tcnico, comeam a surgir necessidades como a otimizao do tempo e da produtividade, fazendo surgir modelos flexveis de organizao e gesto e, conseqentemente, mudanas nos processos de produo, nos cargos e salrios e na qualificao necessria ao desempenho dos profissionais.

Saiba Mais Com essa mudana tecnolgica, a tradicional linha mecnica de produo padronizada, programada para grandes sries, pode ser substituda por mdulos ou unidades de produo mais flexveis e dinmicas. Isso se tornou possvel porque as novas tecnologias microeletrnicas permitem uma dissociao, sem precedentes no espao e no tempo, entre indivduos e mquinas (...) as novas tecnologias permitem uma nova relao com o tempo, porque invertem a antiga ordem fragmentada e seqencial do sistema mecnico, substituindo-o por uma nova ordem, simultnea e integrada (CASTRO, 1993, p.40).
...a primeira revoluo industrial final do sculo XVIII e incio do sculo XIX substitui a fora fsica dos homens pelas mquinas e a segunda revoluo a microeletrnica substitui as capacidades intelectuais pela automao (SCHAFF, 1994).

Vrias tarefas, antes realizadas somente pelas mos e inteligncia humanas, comeam a ser realizadas pela mquina, a qual, utilizando a linguagem informtica, armazena uma infinidade de dados com possibilidade de acesso e manuseio em tempo real. Passa assim, o trabalhador, a assumir novas competncias e habilidades. A competitividade impe-lhe a necessidade de ampliar a escolaridade e de adquirir conhecimento constantemente. Para Refletir
Na sua experincia pessoal ou familiar, quais foram as conseqncias, para voc e seus familiares, em relao ao mercado de trabalho, decorrentes das mudanas impostas pelo desenvolvimento cientfico e tcnico?

Ao situarmos a Educao a Distncia neste contexto histrico e social, precisamos ter clareza sobre o que Educao (e Educao a Distncia), quais fatos e concepes intervm no fenmeno educativo e quais nos ajudam a explic-lo. Por diversas razes, tais como o acesso aos aparatos dos avanos tecnolgicos, a formao profissional no Brasil tem acontecido eminentemente nos grandes centros urbanos, demandando intensos esforos quela minoria que consegue se deslocar de suas origens para esses centros na busca de uma

formao. No obstante a isso, um grande nmero de pessoas fica desprovido das condies de estudos, o que aumenta a excluso social do nosso pas. Surge, ento, a Educao a Distncia, como uma possibilidade de diminuir a discrepncia de acesso ao sistema escolar que no consegue responder as necessidades da populao tanto na formao inicial quanto nas seqenciais (VILLARDI, 2004). Neste sentido, a EaD poder garantir o acesso educao, a permanncia nos sistemas educacionais e a formao das pessoas e ainda, pode se constituir em uma modalidade educativa que venha democratizar o conhecimento em favor das diferentes camadas da sociedade, oportunizando s pessoas possibilidades de participarem do processo produtivo material e cultural (POLAK apud MARTINS; S, 2000, p.56) Reconhecer e conhecer a Educao a Distncia como um processo de formao e de promoo da cidadania, garantindo a democratizao e o acesso ao conhecimento, ir depender muito do que j sabemos e vivenciamos desta modalidade de educao. Para tanto, a partir de agora, o seu tutor promover atividades de interao e de interatividade para que voc expresse e explicite o que entende por Educao a Distncia e qual a sua experincia nesta rea, preparando assim a bagagem necessria viagem que iremos iniciar. Vamos l?

REFERNCIAS CARCANHOLO, M. D. Neoliberalismo e o Consenso de Washington: A Verdadeira Concepo de Desenvolvimento do Governo FHC. In: CARCANHOLO, M. D. (Org.) Neoliberalismo: A Tragdia do Nosso Tempo. So Paulo: Cortez, 1998. p. 15-35. CASTRO, R. P. Tecnologia, Trabalho e Educao (indeterminaes). Cadernos ANPEd, p. 29-53, 1993. 16 Reunio Anual da ANPEd, Caxamb, 1993. MARTINS, O. B.; S, R. A. Fundamentos e Polticas de Educao a Distncia. In: MARTINS, O. B., POLAK, Y. N. S., KRELLING, P. C. L. (Org.). A educao a distncia na Universidade Federal do Paran: novos cenrio e novos caminhos. Curitiba, 2000, p. 17-59. NETO, A. N. A. Rodada Global. Veja, So Paulo, n. 14, p. 80-89, 1996. SCHAFF, A. Sociedade Informtica. So Paulo: Brasiliense, 1994. VILLARDI, R. M. Uma proposta scio-interacionista para formao de tutores em EaD. In: CONGRESO DE EDUCACIN A DISTANCIA CREADMERCOSUR/SUL, 8., 2004, Crdoba. Anais... Crdoba, 2004. Disponvel em: <http://fgsnet.nova.edu/cread2/pdf/Villardi.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2006.

You might also like