You are on page 1of 5

1 INTRODUO

Prezado cursista, Por considerarmos a importncia do papel que o tutor desempenha, como gestor de seu plano de trabalho e cogestor das propostas pedaggicas de EaD, para a efetividade e xito da educao a distncia, abordaremos inicialmente os contedos de gesto da educao com nfase na Educao a Distncia. Tal abordagem tem o intuito de fornecer suporte terico s atividades didtico-pedaggicas de educao distncia nas quais voc, como tutor, estar envolvido ao fazer parte de uma equipe encarregada de elaborar e desenvolver projetos, programas e cursos de EaD. Como voc teve oportunidade de estudar na UNIDADE 1, a Educao a Distncia somente ser realizada com xito por intermdio do trabalho em equipe, onde vrias pessoas atuam em diversas instncias organizacionais e administrativas. Cada integrante dessa equipe possui papel e importncia especfica e a qualidade do trabalho depende do envolvimento e seriedade de cada um na efetividade da proposta pedaggica e no espao/papel que cada um desempenha. Como estudante do Curso de Capacitao de Tutores em Educao a Distncia da Universidade Federal do Paran (UFPR), importante que voc conhea as principais caractersticas dessa instituio de ensino e mais especificamente da sua proposta pedaggica de EaD. Desta forma, pretendemos apresentar nesta Unidade Didtica, os elementos constitutivos que compem o sistema de EaD que foi estruturado e desenvolvido pela Coordenadoria de Integrao de Polticas de Educao a Distncia CIPEAD/UFPR.

Saiba Mais Nos links disponveis na home-page da CIPEAD (www.cipead.ufpr.br) Voc conhecer a organizao da CIPEAD em relao legislao que a criou e que a mantm. Para o pblico interno UFPR, estes contedos j devem ser conhecidos e assim ser simplesmente uma reviso. Porm, para os estudantes de outras localidades e realidades diferentes da UFPR, acreditamos se traduzam em novos conhecimentos que podero ajud-los na organizao e definio das propostas pedaggicas em EaD dentro do seu contexto social, educacional e institucional.

Ao estudo! Para introduzir o nosso estudo nesta UD 2, vamos revisar o que nos apresentou MARTINS (2004) na primeira verso online do Curso de Aperfeioamento para Capacitao de Tutores do antigo NEAD/UFPR: A palavra administrao que, em sua origem, significa funo que se desenvolve sob o comando do outro, isto , um servio que se presta a outro, ampliou o seu significado, de uma concepo empresarial para uma atividade exclusivamente humana, j que somente o homem capaz de estabelecer livremente os objetivos a serem alcanados. Trazendo esta discusso para o mbito da Escola, podemos observar que a instituio educacional s ter uma administrao humana e democrtica na medida em que for regida por procedimentos sociais e democrticos. Assim, todo autoritarismo nas relaes sociais e profissionais dentro da Escola, deve ser substitudo por relaes de dilogo, cooperao e construo coletiva.

Anote em sua agenda A primeira concepo mais difundida na literatura sobre a administrao escolar se fundamenta na universalidade dos princpios administrativos das organizaes de um modo geral.
A segunda posio ope-se de forma radical concepo empresarial e se apia no princpio que a escola s ser uma organizao humana e democrtica na medida em que a fonte do autoritarismo for substituda por procedimentos sociais e democrticos.

A administrao, entretanto, no se ocupa apenas dos esforos despendidos por pessoas isoladamente, mas com o esforo humano coletivo. A utilizao racional desse esforo humano coletivo chamada de coordenao. No campo da Educao a palavra coordenao indica o emprego racional do esforo humano coletivo, ou seja, pessoas incumbidas de administrar algo de forma articulada, utilizando teorias e prticas elaboradas e realizadas em conjunto.

Para refletir Est sendo possvel at agora compatibilizar seus conceitos de administrao com os introduzidos at aqui?
E no mbito escolar, como voc concebe a administrao?

A questo da coordenao deixa de ser uma questo meramente de poder, para se tornar um problema de organizao das pessoas no interior das instituies, sejam elas de natureza presencial ou Centros de Educao Distncia (PARO, 1986).

A obteno de um resultado social que represente o interesse coletivo s possvel quando a atividade de uma organizao educacional pode definir uma estrutura administrativa explicitando as responsabilidades, o poder de deciso e a distribuio racional de seus recursos, de suas reas e processos de trabalho (normas e procedimentos). Desta forma, inscreve-se tambm a direo que abrange a coordenao das atividades cotidianas das organizaes, bem como o controle que deve estar centrado na responsabilidade de realizar as avaliaes contnuas do que foi previsto, isto , o acompanhamento e avaliao do que foi planejado em termos de organizao, de direcionamentos, de processos. mediante a avaliao permanente do controle que o administrador consegue verificar se o resultado das aes planejadas e a utilizao dos recursos, normas e procedimentos esto sendo atingidos com eficcia, localizando os problemas em tempo hbil, para fazer correes e ou alteraes necessrias.

Saiba Mais Conforme Wittmann (1989), a administrao se depara com um dilema importante: entre ignorar a realidade ocultando-a sob a aparncia da neutralidade tcnica, favorecendo ao mesmo tempo a irradiao para a Educao das mesmas regras que na empresa atendem aos interesses do capital, ou optar pela gesto social e democrtica onde todos os que esto direta ou indiretamente envolvidos no processo, possam participar das decises que dizem respeito organizao e ao funcionamento das instituies. nesta ambigidade que historicamente a teoria e a prtica da administrao se constituem e se inovam, na medida em que se realiza uma ruptura com o modelo tradicional de concentrao da autoridade nas mos de uma s pessoa, o Diretor, evoluindo para formas coletivas que distribuem a autoridade para realizao dos objetivos de transformao social.

Anote em sua agenda No plano dos questionamentos a respeito da construo de um sistema educacional democrtico uma questo fundamental: a gesto social e sua articulao com as polticas de Educao.

A trama das relaes de poder dentro e fora da Escola, na famlia e na sociedade numerosa e nem sempre evidente. Cabe ao educador gestor interrogar-se sobre sua funo, na sociedade em que vive, sobre a finalidade de sua prtica.

REFERNCIAS

MARTINS, O. B. Curso de Aperfeioamento para Capacitao de Tutores em EaD. Unidade Didtica 2 Gesto, Estrutura e Funcionamento em EaD. NEAD/UFPR www.nead.ufpr.br Curitiba/PR, 2004. PARO, V. H. Administrao escolar: introduo crtica. So Paulo: Cortez, 1986. WITTMANN, L. C. A base das experincias de gesto inovadora no processo educacional: sua base material e histrica. Revista Brasileira de Administrao da Educao, v.4, n.2, p. 12-21, jul/dez 1989.

Etapa 1 Atividade: Glossrio colaborativo: Educao a Distncia: do ponto de vista da gesto e, conforme destacado nos Referenciais de Qualidade para Educao Superior Distncia da SEED/MEC agosto/2007 (http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf), em projetos de EaD, a Educao deve ser considerada fundamento primeiro e, distncia, o modo de organizao. Administrao: funo que se desenvolve sob o comando do outro, isto , um servio que se presta a outro. Coordenao: emprego racional do esforo humano coletivo. Controle: realizao de avaliaes contnuas do que foi previsto.

You might also like