You are on page 1of 7

Unidade I Fundamentos e Polticas de EaD

2 VISO HISTRICA DA EDUCAO A DISTNCIA Desde a Antigidade, na Grcia e posteriormente em Roma, os povos praticavam a troca de informaes, a transmisso de notcias entre si, entre localidades distantes, atravs de cartas e documentos escritos, com informaes sobre o cotidiano privado e da sociedade. Esta prtica foi fundamental ao desenvolvimento econmico e social das comunidades. Ser, porm, na Modernidade, que se manifestaro as primeiras iniciativas de disseminar conhecimentos sem que seja necessria a relao presencial entre o ento chamado preceptor (professor) e o aprendiz (aluno).
Para Refletir Pesquise o significado destas palavras e procure relacionar, desde j, temtica da EaD: preceptor / professor aprendiz / aluno

Saiba Mais Por volta de 1728, a Gazeta de Boston (EUA) publicou um anncio de autoria do professor Cauleb Philips que dizia (SARAIVA, 1996, p.18):
"Toda a pessoa da regio, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa vrias lies semanalmente e ser perfeitamente instruda, como as pessoas que vivem em Boston"

O Curso era de Taquigrafia. Mas ser no sculo XIX, na Europa, que o ensino por correspondncia vai caracterizar-se como a primeira gerao de procedimentos de ensino a distncia.

Segundo Alves (1994), ... ... em 1838 registrou-se na Sucia a primeira experincia de um curso de contabilidade por correspondncia (Instituto Lber Hermodes). ... na Inglaterra (1840) os princpios da taquigrafia eram trocados entre professores e alunos em cartes postais (Faculdades Sir Isaac Pitman primeira escola por correspondncia na Europa). ... em 1856 os alemes fundaram em Berlim o primeiro Instituto de Ensino de Lnguas por correspondncia (Instituto Toussaint y Langenscheidt). ...nos EUA, por volta de 1873, Anna Eliot Ticknon funda a "Society to Encourage Study at Home" (estudos em domiclio) e na Pennsylvania, Thomas J. Foster cria um curso sobre medidas de segurana no trabalho de minerao (International Correspondence Institute) (SARAIVA, 1996, p.18). No incio do sculo, mais precisamente no final da Primeira Guerra Mundial, comea a haver procura muito grande por escolarizao na Europa Ocidental, tendo em vista a falncia dos Estados Nacionais, a falta de recursos e a disperso espacial, o que impulsionou a necessidade da institucionalizao de um ensino distncia. Segundo Menezes (1998, p.37) a URSS, em 1922, criava um sistema de ensino por correspondncia para assegurar a formao dos trabalhadores que, em dois anos, atendeu em torno de trezentos e cinqenta mil estudantes. At a Segunda Guerra Mundial, portanto, a correspondncia foi o foco de todas as metodologias de ensino a distncia. No ps-guerra, pela introduo de novos meios de comunicao de massa, vrios projetos usaram fortemente estas mdias, sobretudo o rdio e principalmente no meio rural (NUNES, 1994, p. 7). Na dcada de 40, diversos pases do centro e do leste europeu passam a ter outras perspectivas da modalidade da EaD, alm do ensino meramente por correspondncia. Em 1947, atravs da Rdio Sorbonne, so transmitidas aulas de quase todas as matrias literrias da Faculdade de Letras e Cincias Humanas de Paris. Em 1960, fundado o Beijing Television College, na China. Em 1962, inicia-se na Espanha uma experincia de Bacharelado Radiofnico, substitudo no ano seguinte pelo Centro Nacional de Ensino Mdio por Rdio e Televiso. Finalmente, em 1969, criada na Inglaterra a British Open University, uma Universidade Aberta, instituio verdadeiramente pioneira do que hoje se entende por Educao Superior a Distncia. Inicia seus cursos em 1971 e a partir da a expanso desta modalidade de educao tem sido inusitada.

So hoje, tambm, modelos de EaD a Universidad Nacional de Educacin a Distancia (UNED), primeira instituio de ensino superior a suceder a Open University, fundada em 1972 e, a Universidade Estatal a Distncia da Costa Rica, criada em 1978. Nesta poca, segundo a FernUniversitt (Alemanha), j existem aproximadamente 1.500 instituies, no mundo inteiro, atuando em EaD. A partir dos anos 90 as Instituies de Ensino Superior comeam a distribuir seus cursos pela Internet, atendendo a milhes de estudantes nas suas Universidades Virtuais. Em 2002, o Instituto de Tecnologia da Informao na Educao (IITE) da Unesco criou o curso Tecnologias de Comunicao e Informao na EaD para treinamento de formuladores de polticas e pessoas que utilizam a EaD em economias em desenvolvimento e emergentes (MOORE; KEARSLEY, 2007).
Saiba Mais

www.armstrong.edu www.ku.edu www.ruv.itesm.mx www.ua.pt


www.uned.es

No Brasil as primeiras iniciativas de ensino a distncia tm como ponto de partida a criao da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro por Roquete Pinto em 1922, que tinha como objetivo a utilizao da radiodifuso com fins educativos para ampliar o acesso da populao educao. O Ministrio da Educao, em 1937, cria o Servio de Radiodifuso Educativa SINRED e, numa ao sistematizada, este sistema de escolas radiofnicas se expande aos estados do nordeste, fazendo surgir, em 1956, o MEB - Movimento de Educao de Base, considerado como uma das maiores propostas de educao a distncia no formal desenvolvida em nosso pas. Tinha como pressuposto bsico a alfabetizao de jovens e adultos das classes populares por meio do rdio. Paralelamente, em 1941, comeam a proliferar no Brasil os cursos por correspondncia do Instituto Universal Brasileiro (IUB). At os dias de hoje, vem sendo levantada grande polmica a respeito. Estudiosos da EaD se dividem entre simpatizantes e desacreditados de que os cursos por correspondncia do IUB possam realmente promover a formao profissional bsica. Durante as dcadas de 60 e 70, comea a funcionar a Comisso para Estudos e Planejamento da Radiodifuso Educativa, cujos trabalhos deflagraram o Programa Nacional de Teleducao (PRONTEL). Nesse contexto, so criados outros programas tais como: Fundao Brasileira de Educao (FUBRAE), Fundao Padre Anchieta (TV Cultura/SP), Fundao Educacional Padre Landell de Moura (FEPLAM), TVE do Maranho (CEMA),

TVE Cear, com a oferta de cursos pela televiso, com suporte de material impresso. Em 1970, a Portaria 408 do MEC define a obrigatoriedade da transmisso gratuita de 5 horas semanais de programas educativos pelas emissoras comerciais de rdio e televiso. So irradiados os cursos ginasiais produzidos pela FEPLAM e pela Fundao Padre Anchieta, as conhecidas sries do Projeto Minerva. Em 1971 nasce a Associao Brasileira de Tele-Educao (ABT), pioneira em cursos distncia para capacitao de professores. Iniciativas como esta determinou a criao do PRONTEL Programa Nacional de TeleEducao, alm de fortalecerem o sistema SINRED. A partir de 1973 comeam a ser produzidas e ofertadas pela televiso os cursos de 1 e 2 graus. Houve ento a introduo de inovaes em teleeducao e, aperfeioamento da metodologia de recepo organizada. Foram criados e desenvolvidos vrios programas de capacitao de professores e de preparao de tele-alunos para os exames supletivos, tais como: Projeto Saci (TVE), Projeto LOGUS (MEC), Telecurso 2 Grau (Fundao Roberto Marinho), MOBRAL (MEC), PosGrad (Capes/MEC), Projeto Verso e Reverso (Fundao EDUCAR/MEC). Em 1976 o SENAC e, mais tarde, em 1993 o SENAI, duas instituies do sistema S, comeam a ofertar cursos atravs de material impresso para milhes de alunos. Em 1979 a Universidade de Braslia (UnB) inicia uma prtica de oferta de cursos veiculados por jornais e revistas, funda em 1989 o seu Centro de EaD CEAD e lana o programa BrasilEAD. Em 1991, a partir da criao de uma Secretaria de Educao a Distncia no MEC, a SEED/MEC, vrios programas de EaD de qualidade so implantados, em nvel nacional:

1991: Programa Um Salto para o Futuro, para formao continuada de professores do Ensino Fundamental, com apoio da Fundao Roquete Pinto; 1995: Programa TV Escola; 1997: PROINFO Programa Nacional de Informtica na Educao, que desenvolveu um ambiente de aprendizagem colaborativo on-line, o e-ProInfo e o FUNDESCOLA, um programa de rdio para o Ensino Fundamental; 2000: PROFORMAO Formao de professores em nvel mdio.

A partir do ano de 2000, o MEC credencia as Universidades para oferecerem cursos distncia. So credenciadas: a Universidade Federal do Mato Grosso, cujo Ncleo de Educao Aberta e a Distncia vinha se firmando como referncia em EaD, desde 1993; a Universidade de So Paulo, o grande centro de pesquisa acadmica da Amrica Latina, com o projeto Cidade do Conhecimento; alm de: Universidade de Braslia, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Universidade Castelo Branco, Escola Nacional de Sade Pblica Osvaldo Cruz, Universidade Anhembi-Morumbi, Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Federal do Paran, com a criao, em fevereiro de 1999, do seu Ncleo de Educao a Distncia - NEAD/UFPR.

Saiba Mais www.unb.br www.ufsc.br www.ufrgs.br www.pucrs.br www.castelobranco.br www.ensp.fiocruz.br www.anhembi.br www.unicamp.br www.ufpr.br Em 2001 formada, pela Unio dos Dirigentes Municipais de Educao (UNDIME) a RENADUC Rede Nacional de Informao e Educao a Distncia e, em 2002, a Secretaria de Educao de Minas Gerais implementa um projeto de formao em nvel superior, o Projeto VEREDAS. Estas foram duas importantes iniciativas, no mbito da formao de gestores municipais e de professores estaduais das sries iniciais, respectivamente. Apropriando-se da prtica educativa das redes de cooperao, as instituies de ensino superior que trabalham com EaD passam a se reunir em consrcios, integrados por internet, tele e videoconferncias. Como resultados, so criadas Associaes, como a ABED (Associao Brasileira de Educao a Distncia), a UVB (Universidade Virtual Brasileira, reunindo instituies privadas e comunitrias), a Univir (voltada para o treinamento corporativo) e a UniRede (consrcio em rede de instituies pblicas de ensino superior). Em 2005 criada pelo MEC a UAB (Universidade Aberta do Brasil) que integra instituies pblicas de ensino superior, ofertando cursos de ensino superior.

Saiba Mais www.abed.br www.uvb.br www.univir.br


www.unirede.br www.uab.mec.gov.br

Anote em sua Agenda Navegue pelos links da SEED e da SESu, no site do MEC (www.mec.gov.br) e conhea atualizaes dos programas citados nesta seo (TV Escola, E-ProInfo) e os programas mais recentes (RIVED, Mdia Escola, Portal Observatrio Mundo Acadmico e outros) e tambm, a lista de Instituies credenciadas oferta de cursos distncia.

http://portal.mec.gov.br/seed

REFERNCIAS ALVES, J. R. M. A Educao a Distncia no Brasil: sntese histrica e perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avanadas em Educao, 1994. MENEZES, C. Experincias em Educao a Distncia na Amrica Latina. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 26, n. 140, p. 37-40, janmar, 1998. MOORE, M., KEARSLEY, G. Educao a Distncia Uma Viso Integradora. So Paulo: Thomson Learning, 2007, 398p. NUNES, I. B. Noes de Educao a Distncia. Educao a Distncia, INED/CEAD UnB, Braslia, n. 4/5, p. 7-24, 1994. SARAIVA, T. A Educao a Distncia no Brasil. Em Aberto, Braslia, n. 70, p. 17-27, 1996.

You might also like