You are on page 1of 27

Pgina 1 de 27

IDADE ESPIRITUAL A contagem de nossos dias na perspectiva de Deus

Ensina-nos a contar os nossos diasSl.90

Pgina 2 de 27

Odegar Falco

Pgina 3 de 27

IDADE ESPIRITUAL A contagem de nossos dias na perspectiva de Deus Notas 1. Minutos antes de eu assumir o plpito, colocar o tema no data-show; 2.Remir o tempo no lendo os textos por completo ou apenas fazendo referncia a eles;

Boa noite, famlia Nova Amrica! BOA NOITE, FAMLIA MISSO E PROPSITO Intrito. Eu louvo a Deus pelas famlias presentes e representadas aqui. Quero ler e refletir com vocs sobre alguns textos da bblia, comeando pelo Sl. 90. 12-17, que d titulo ao nosso sermo: Idade espiritual- A contagem de nossos dias na perspectiva de Deus. Antes, porm, peo que voc j deixe separados os textos de Gn. 4, 5 e 12. Ex 12; Ez.9 e Joel 2. Deixe esses textos j marcados com uma dobra, um marca texto etc. Vamos ler o texto do Sl.

Pgina 4 de 27

Texto.

Sl.90.12-17 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corao sbio.

ORAO CONGREGACIONAL Introduo.

1-

Eu agradeo as pessoas que me ajudaram na composio deste

sermo com algum tipo de material informativo, de modo que ele um sermo coletivo. Ademais, temos a conscincia de que, como nos diz o texto hebraico, hakavod sempre do nosso Deus.
2- Percebam que o escritor do salmo est preocupado com o aproveitamento da vida, que o bem mais precioso concedido ao ser humano, tutelado, protegido pelo Direito, mas mal utilizado pelos prprios homens. O contexto histrico desse salmo a peregrinao de Israel pelo deserto, na vigncia da

leholam eloheinu- a glria para

Pgina 5 de 27

desobedincia e conseqente promessa penal de que eles no entrariam na terra prometida. Moises v, com muita tristeza, a gerao que foi tirada do Egito e recebera a promessa da terra que mana leite e mel, morrer no deserto. Ento, como os discpulos pediram para que Jesus os ensinasse a orar, o poeta desse salmo pede a Deus para que ensine o seu povo a no perder seus dias em vaidades e a empreg-los na realizao dos fins ltimos da humanidade, quais sejam, a salvao universalmente esperada, o bem comum e a adorao restrita ao Senhor nosso Deus ( hwhy) . 4 Diante desse pedido do salmista, percebemos que o cu no contabiliza o nosso tempo e a nossa idade como ns a fazemos. A regra outra. Por exemplo, muitos aqui j esto no seu qinquagsimo aniversrio, mas pode ser que para Deus essa pessoa nem tenha nascido, nem exista, ou ento seja no mximo um embrio espiritual. E, para mostrar que existe um nascimento espiritual e, portanto, uma idade espiritual de grande importncia que a bblia assevera: quem no nascer de novo no pode ver o Reino dos Cus. Entretanto, pode ser que a pessoa nasceu e Deus iniciou a contagem de sua vida pelas regras dos cus, mas por algum motivo o Senhor parou de contabilizar sua idade. nesse sentido que a carta dirigida aos crentes de hebreus 5.12 diz:

Pgina 6 de 27

Porque, devendo j ser mestres pelo tempo, ainda sois meninos. ((parfrase). Em que pese no ser possvel algum possuir uma nica idade por vrios anos, no Reino dos Cus isso possvel. Um pessoa no pode ter 20 anos de idade para sempre aqui, embora muitas gostariam (que as revendedoras da Avon e da Natura no me deixem mentir). Mas no Reino de Deus, isso possvel. Deste modo, essa palavra para que entendamos isso e procuremos mudar nossa realidade espiritual. Ela pode ser computada, ou seja, contada, ou parada medida que avanamos ou retrocedemos na comunho com Deus.

Transio. Para que esse entendimento venha nossa mente, comecemos por analisar Gn. Cap. 4 e5, a genealogia de Caim e Sete. (no ler o tpico ainda, comeara pelos subtpicos e concluir com o tpico)

O primeiro homicdio cap.4 8Disse Caim a Abel, seu irmo: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmo, e o matou. 9Disse o Senhor a Caim: Onde est Abel, teu irmo? Ele

Pgina 7 de 27

respondeu: No sei; acaso, sou eu tutor de meu irmo? 10E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmo clama da terra a mim. 11 s agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mos o sangue de teu irmo. 16 Retirou-se Caim da presena do Senhor e habitou na terra de Node, ao oriente do den.

Descendentes de Caim cap. 4 17E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho. 18A Enoque nasceu-lhe Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael, a Metusael, e Metusael, a Lameque.

Sete 25Tornou Ado a coabitar com sua mulher; e ela deu luz um filho, a quem ps o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.

Pgina 8 de 27

26A Sete nasceu-lhe tambm um filho, ao qual ps o nome de Enos; da se comeou a invocar o nome do Senhor.

Descendentes de Ado cap 5 (1Cr 1.1-4)

3Viveu Ado cento e trinta anos, e gerou um filho sua semelhana, conforme a sua imagem( mesma expresso usada por Deus para a formao do homem), e lhe chamou Sete. 4Depois que gerou a Sete, viveu Ado oitocentos anos; e teve filhos e filhas. 5Os dias todos da vida de Ado foram novecentos e trinta anos; e morreu. 6Sete viveu cento e cinco anos e gerou a Enos. 7Depois que gerou a Enos, viveu Sete oitocentos e sete anos; e teve filhos e filhas. 8 Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.

Ler o texto s nos vers. chaves Cap 4 16 Retirou-se Caim da presena do Senhor

Pgina 9 de 27

Pode ser que agente pense que esse retirou-se da presena do Senhor, seja meramente espacial, no entanto, o texto cabalstico, isto , existe uma mensagem espiritual por meio de um fato real de lugar, de sada de lugar. A idia de afastamento de Deus, justamente porque no se pode afastar, esconder-se de Deus, uma vez que ele tudo sabe e tudo v (Sl.139). Esse entendimento se consolida quando lemos o relato de Sete:

Cap. 4. 26 da se comeou a invocar o nome do Senhor.

Caim se afasta e d incio a vida meramente biolgica. O texto no fala de orao, altar, invocao do Senhor. Quanto a Sete, invocar o nome do Senhor, comporta a idia de altar, orao, adorao, conseqentemente, vida espiritual.

A observao principal

(no ler o tpico ainda, comear pelos subtpicos e concluir com o tpico)

Pgina 10 de 27

I-

OS DIAS DOS PECADOS NO SO CONTABILIZADOS, SO DIAS DE

MORTE a) As genealogias: Caim e Sete. Ado teve trs filhos: Caim, Abel e Sete, e gerou outros alm desses. Abel morreu cedo, razo pela qual no tem genealogia. Os outros dois, Caim e Sete, tm suas genealogias registradas na bblia. Nos captulos 4 e 5 podemos ver duas linhas de pessoas e suas geraes, uma aps a outra. Uma linha procede de Caim, contendo Lamek, Ttubalcaim etc., e outra comea com Sete, que inclui Abrao, Moiss e Cristo. Podemos observar que as genealogias dessas duas famlias so registradas sempre de modo semelhantes: algum gerou algum que por sua vez gerou outra pessoa... No entanto, h algo bem diferente nos dois registros. Enquanto o cap. 4 somente diz: Caim gerou Enoque e a Enoque nasceu Irade, sem relatar quantos anos Caim viveu ou quantos foram seus dias, o cap. 5, entretanto, registra no s quem gerou como tambm com que idade morreu. O cap. 4 no registrou a idade das pessoas mencionadas (no por esquecimento do autor), mas o cap. 5 diz claramente quem gerou quem, com que idade, quantos nos viveu depois disso, ou seja, o total de anos vividos na terra. Ado tambm foi colocado nesse cap. 5 como tendo vivido novecentos e trinta anos

Pgina 11 de 27

(930). De ado a Sete e deste ate No, o registro foi feito de forma clara, todos tem idade. Leiamos mais uma vez Cap 5 4 Depois que gerou a Sete, viveu Ado oitocentos anos; 7 Depois que gerou a Enos, viveu Sete oitocentos e sete anos;

Essa a grande diferena nos dois captulos: Caim no tem registro de idade.

Aplicao -

Qual a razo para essa diferena? porque aos olhos de Deus

Caim no tem anos a serem contabilizados. Talvez ele tenha se casado aos 50 anos, gerado filhos aos sessenta e falecido com seiscentos anos, porm Deus no os considerou. Simplesmente os ignorou. Aos olhos de Deus esse homem nunca viveu; mesmo enquanto vivia, para o Senhor, ele estava morto, um aborto espiritual. ISSO NOS LEVA A UMA DURA CONCLUSO: OS DIAS DOS PECADOS NO SO CONTABILIZADOS, SO DIAS DE MORTE, SO DIAS DE INEXISTNCIA ESPIRITUAL.

Pgina 12 de 27

Desde a sua juventude, Caim est morto em seu pecado. Ele toma atitudes que impedem a contagem de sua idade espiritual:

ele sente cime e inveja de seu irmo; ele engana seu irmo e o mata; ele mente para Deus quando pergunta sobre o paradeiro de seu irmo; ele no se arrepende; ele teme por sua vida; e quando Deus lhe d uma promessa de vida, de que ele no seria morto, em vez de se voltar para Deus arrependido e agradecido, ele se afasta. O texto do relato da tragdia termina com uma msica fnebre 16 Retirou-se Caim da presena do Senhor.

Por isso na sua genealogia no h registro de sua idade, nem dele e ningum que vem dele. Sua idade biolgica e espiritual maculada pelo pecado. Ele comea tendo inveja de seu irmo Abel. Uma inveja que logicamente vinha sendo alimentada ao longo de sua vida. A partir desses momentos, antes de consumar o assassinato de seu irmo, ele j o havia matado, em seu corao. Eu diria, ento, que o Senhor s computou os primeiros dias de vida, talvez de 0 a 6 ou sete anos. Quando surge a conscincia

Pgina 13 de 27

e com ela a inveja, Deus parou a contagem espiritual e, conseqentemente, despreza sua idade biolgica, ao ponto de no comput-la, registr-la na genealogia, que o documento mais importante na histria de Israel. Caim no tem registro de idade. Aos olhos de Deus esse homem nunca viveu; mesmo enquanto vivia, para o Senhor, ele estava morto, um aborto espiritual. Caim no tem idade espiritual, pois se afastou do Senhor.

Ilustrao Imagine, voc vai fazer compras e te pedem sua identidade, voc no tem; certido de nascimento, voc no tem; voc pode at ser conhecido, mas para o Estado voc simplesmente no existe. No ter idade na genealogia como Caim no existir, como no ter certido de nascimento. Da mesma, forma no ter idade espiritual no existir. Voc pode ter fama, trofus, ser conhecido mundialmente. Ter cabelos brancos, mas no cu pode no existir registro de sua existncia. Pessoas como Caim so apenas um ponto negro na histria, so apenas um borro na histria. Pessoas como Sete so um rastro de luz.

Pgina 14 de 27

Parece-me que idade espiritual, como sinnimo de existncia, uma lei no mundo espiritual. No livro de Atos cap. 19. 13-16 registrado certo fato com uma famlia. Sete rapazes resolvem expulsar o demnio de uma pessoa:

13E alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. 14 Os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes( o pai era crente). 15Respondendo, porm, o esprito maligno, disse: Conheo a Jesus e bem sei quem Paulo; mas vs, quem sois? 16E, saltando neles o homem que tinha o esprito maligno e assenhoreando-se de dois, pde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.

Ou seja, eles no tinham idade espiritual, existncia espiritual que lhes atribussem autoridade. Mas, Paulo tem essa idade posto que os prprios demnios conhecem-no. H registro dele no cu, e o inferno comunicado sobre isso.

Pgina 15 de 27

Aplicao - No nosso direito, uma pessoa s tem personalidade civil quando nasce com vida (art. 1. caput CC/02). Nos Cus uma pessoa s ser considerada cidad dos cus se nascer de novo, que significa existir espiritualmente. Jesus disse isso a um dos homens mais culto da sua poca, Nicodemos:

... se no nascer de nova jamais ver o Reino de Deus. No importa sua posio social, sua cultura acadmica, ou seja, a quantidade de faculdades que a pessoa j cursou, se voc sabe mais ou sabe menos se no nascer de novo apenas existimos, no dizer de um filsofo chamado Sneca, panas duramos, mas no temos vida espiritual.

QUAL A SUA IDADE ESPIRITUAL? VOC TEM IDADE ESPIRITUAL, VOC NASCEU DE NOVO?

Se voc nasce de novo herdeiro juntamente com Cristo, e ningum tem o poder de lhe tirar esse direito sucessrio espiritual. Para esses Jesus dir: Vinde possuir por herana o que vos tenho preparado desde a fundao do mundo.

Pgina 16 de 27

E no existe diferena entre o filho natural e o adotivo, por isso Jesus disse: onde eu estiver vos estareis tambm.

E para esses que Jesus, tambm, diz:

eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpies e toda a fora do inimigo, e no lhes faro dano algum...

Quem tem idade espiritual como Sete, o filho de Ado, tem registro no Cu, e quem tem registro no cu tem poder na terra, conhecido no mundo espiritual como filhos do Deus altssimo; quem tem idade espiritual tem a graa, o perdo, o poder. De modo que no pode ser

derrotado, no pode ser parado. Se ele for parar na cova dos lees Deus envia anjos; se muros como os de Jeric surgirem sua frente Deus os pem abaixo; se for jogado em situao como a fornalha ardente, o quarto Homem se far presente. E nenhuma arma forjada prevalece contra os que tm registro no Cu, contra os que tm idade espiritual em curso, principalmente.

Pgina 17 de 27

Eis o primeiro segredo que o poeta do salmo 90 pedia para que lhe fosse ensinado: nascer mais uma vez pelo poder de Deus, pela entrega da sua vida ao Senhor da Vida, Jesus.

Transio. Diante do que estou falando podemos afirmar que:

II COM O NASCIMENTO ESPIRITUAL INICIA-SE A CONTABILIZAO DA IDADE ESPIRITUAL.

Gnese cap. 12;

Deus chama Abro e lhe faz promessas 1Ora, disse o Senhor a Abro: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; 2de ti farei uma grande nao, e te abenoarei, e te engrandecerei o nome. S tu uma bno! 3Abenoarei os que te abenoarem e amaldioarei os que te amaldioarem; em ti sero benditas todas as famlias da terra.

Pgina 18 de 27

4Partiu, pois, Abro, como lho ordenara o Senhor, e L foi com ele. Tinha Abro setenta e cinco anos quando saiu de Har.

Deus fala a Abro mais outra vez cap. 17 1Quando atingiu Abro a idade de noventa e nove anos, apareceulhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presena e s perfeito. 2Farei uma aliana entre mim e ti e te multiplicarei extraordinariamente. 3Prostrou-se Abro, rosto em terra

a)

Abrao, crente de fronteiraSegundo o livro de Gnese cap. 12, quando Abro estava em Ur dos

caudeus, na mesopotmia, Deus lhe apareceu dizendo: sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei. O que Abro fez? Se ele no obedecesse no teria paz em seu corao, mas se obedecesse no teria muita alegria interior. Por essa razo, ele foi somente at Har, como um cristo que parou no meio do caminho. Tambm ele no foi sozinho, ele no se preocupou em adequar sua atitude, sua vida vontade de Deus, levou consigo seu sobrinho, seu pai, ate animais ele levou. Deus disse para Abro ir at Cana, e ele foi at a fronteira. Em suma: ele foi um cristo

Pgina 19 de 27

de fronteira. H muitos cristos que podemos chamar de frios, mas ainda existe neles um pouco de calor, e os que podemos dizer que so quentes no o so de todo. Abro tambm era assim: saiu de Hur dos caudeus, chegou fronteira de Cana, mas no entrou. Vemos que, mais tarde, aps a morte de seu pai, Deus outra vez o chamou (Gn.12). Desta vez, Deus no o chamou em Ur, pois Abrao j estava em Har. O mandamento de Deus jamais se abala! Uma vez que ele tenha falado, assim ser para sempre. Deus ordenou que Abrao sasse para ir at a terra de Cana, e no mudara de propsito pelo fato de Abrao ter ficado em Har. Deus, ento, o chamou pela segunda vez, e Abro teve de caminhar. interessante que quando partiu de Har, a bblia registrou que ele tinha setenta anos ( Gn 12). Quando estava em Ur no houve registro, tampouco quando habitou em Har, mas somente depois que saiu de l entrou em Cana que houve registro de dos seus setentas e cinco anos, mostrando, assim, o reinicio de seus anos. Todos os que esto no meio do caminho, na fronteira, Deus no conta. necessrio que voc se submeta plenamente. Os dias de Har so dias perdidos, esquecidos. Dias em que a contagem da idade espiritual parou.

Pgina 20 de 27

b)

Os dias do Egito at a fuga

Outro texto relacionado a esse assunto Ex. 12.1-3

.1 E falou o Senhor a Moiss e a Aro na terra do Egito, dizendo: 2 Este mesmo ms vos ser o principal dos meses( harhodesh hazeh lakhem rosh rhadashim rishon hu lakhem lirhadashei hanashah); este vos ser o primeiro dos meses do ano. 3 Falai a toda a congregao de Israel, dizendo: Aos dez deste ms, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa.

O senhor se dirige ao lder Moiss e diz: Este mesmo ms ser o primeiro ms. Que ms esse? Na verdade a palavra hebraica para ms hodesh (lua), ou seja, esta mesma lua- eles olham para o alto- ser para vocs e no os outros que continuam nas suas contagens naturais, normais- a primeira das luas do ano. De forma mais clara, o Senhor est dizendo:

Os anos, os dias, os meses anteriores a esse momento- da pscoa- eu no os contei, eu no os levei em considerao. Eu vou comear uma nova contagem. Para mim vocs no so os

Pgina 21 de 27

mesmos, vocs so os que escaparam da morte por causa do sangue colocado na parte de dentro de suas casas. Estou zerando o cronmetro, calendrio, e comeando um novo, s para vocs. O cordeiro o marco de uma nova histria. O que a gente pode entender disso, o que ns, Igreja do Senhor, podemos vislumbrar e aplicar para a nossa vida?

H, inequivocamente, claramente, uma reconfigurao para a contagem dos dias, dos meses e dos anos. O tempo pra para os que esto saindo do Egitoos hebreus que comeram a pscoa- e uma nova contagem se inicia. O mundo est no ano 2009, os judeus, por conta dessa mudana, esto no ANO 5770. Pelo novo calendrio judaico, que recomeou aqui neste texto, Jesus nasceu no ano 3761. A tradio JUDAICA (rabnica) indica quatro incios de ano: Nissam marca o novo ano para os reis e as festas, entre elas o psach( pscoa); Eloul, o novo ano para o dzimo do rebanho; Tishri, o novo ano para ano sabtico e o ano jubileu; Shabat, o novo ano para o dzimo das plantas.

Percebam que, enquanto ns contamos com apenas um ano novo, os hebreus comemoram quatro novos anos, todos marcados por eventos espirituais,

Pgina 22 de 27

marcados pelo mover de Deus na histria de Israel. Tudo comea com o psach (a pscoa), que o cordeiro cujo sangue extrado e passado nos umbrais da portas do filho de Deus, e representa uma nova contagem de vida espiritual.

Um relato muito similar a esse o de Ez. 9.4.

Os castigos de Jerusalm 1Ento, ouvi que gritava em alta voz, dizendo: Chegai-vos, vs executores da cidade, cada um com a sua arma destruidora na mo. 2Eis que vinham seis homens a caminho da porta superior, que olha para o norte, cada um com a sua arma esmagadora na mo, e entre eles, certo homem vestido de linho, com um estojo de escrevedor cintura; entraram e se puseram junto ao altar de bronze. 3A glria do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, indo at entrada da casa; e o Senhor clamou ao homem vestido de linho, que tinha o estojo de escrevedor cintura, 4e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalm, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominaes que se cometem no meio dela. 5Aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade aps ele; e, sem que os vossos olhos poupem e sem que vos compadeais, matai; 6matai a velhos, a moos e

Pgina 23 de 27

a virgens, a crianas e a mulheres, at extermin-los; mas a todo homem que tiver o sinal no vos chegueis;

Aplicao. A palavra hebraica para sinal aqui tavh, que por sua vez a ultima letra do alfabeto hebraico() t). Essa letra, ou seja, a palavra tavh, traduzida, significa CRUZ. A traduo, ento, ficaria assim: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalm, e marca com o sinal da cruz a testa dos homens.

Assim, tanto no Egito quanto aqui em Ezequiel, a marca do sangue e a cruz a marca de vida espiritual, idade espiritual. Ilustrao sobre John Wesley

A no contabilizao de sua idade espiritual significa a no participao de Deus nas suas decises, nos rumos de sua vida: espiritual, sentimental, profissional, econmica.

Pgina 24 de 27

Mas h uma promessa de Deus para voc nesta noite, tanto os que no se decidiram ao lado de Jesus, quanto os que vivem uma f morna, os ociosos e os cristos de fronteira: Joel 2. 25. 25E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos

Ento, o Senhor ter zelo da sua terra e se compadecer do seu povo. 19E o Senhor responder e dir ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o leo, e deles sereis fartos, e vos no entregarei mais ao oprbrio entre as naes. 20E aquele que do Norte farei partir para longe de vs, e lan-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subir o seu mau cheiro, e subir a sua podrido; porque fez grandes coisas. 21No temas, terra; regozija-te e alegra-te; porque o Senhor fez grandes coisas. 22No temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecero, porque o arvoredo dar o seu fruto, a vide e a figueira daro a sua fora. 23E vs, filhos de Sio, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dar ensinador de justia e far descer a chuva, a tempor e a serdia, no primeiro ms. 24E as eiras se enchero de trigo, e os lagares transbordaro de mosto e de leo. 25E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo

Pgina 25 de 27

gafanhoto, e a locusta, e o pulgo, e a oruga, o meu grande exrcito que enviei contra vs. 26E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo no ser mais envergonhado. 27E vs sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e ningum mais; e o meu povo no ser envergonhado para sempre. Conquanto seja um texto escatolgico, podemos aplicar nesta noite neste sermo, porque esse o carter de Deus- a de restituir anos perdido. Concluso Diante do que vos tenho falado correto afirmar que existe uma idade espiritual paralela biolgica. A espiritual tem incio na entrega da sua vida a Jesus quando, ento, voc nasce de novo e entra para o livro da vida. Essa idade pode parar de ser computada quando, como Caim, voc sai da presena do Senhor seja porque ficou um crente morno, ou de fronteira como Abro; ou faz alguma coisa para Deus, mas em seu corao no fez para Ele, voc fez por voc; ou vive uma f morna; ou quando voc sai completamente da igreja e considerado desviado. Ter idade espiritual ter poder sobre as circunstancias da vida; ser cabea e no cauda; ter paz em meios as lutas e vitria nelas. existir espiritualmente.

Pgina 26 de 27

Apelo Ento, voc precisa se decidir nesta noite ao lado de Jesus. Voc crente morno, frio, de fronteira, de banco precisa buscar avivamento para sua vida espiritual; voc que abandonou Jesus, a igreja, o seu ministrio, que se considera ou considerado desviado, precisa voltar agora. Talvez voc tenha trinta anos de idade biolgica, entretanto, sua idade espiritual seja dois anos, porque voc parou na f; talvez seja de cinco anos sua idade espiritual, pois voc deixou a igreja e preferiu as baladas, ou ento se entristeceu e deixou sua comunidade de f, a igreja. (nesse momento a imagem do relgio deve surgir no data-show, ou criar uma imagem mental) Deus est com um relgio em suas mos nesta hora te dando a chance de comear ou recomear, reconstruir sua vida espiritual, que est to precria e voc sabe disso. Voc sabe que no mais o mesmo, mas o seu Deus o mesmo. O mesmo que te chamou. O mesmo que te escolheu, que te confiou um ministrio que voc deixou, ou pensar em deixar. No faa como Caim, que se retirou da presena do Senhor, faa como Abeu: invoque o nome do Senhor. Invoque-o agora. Diga para ele tudo que se passa em tua vida.

Pgina 27 de 27

H um novo tempo para voc nesta noite. Os anos perdidos no mundo, nas drogas, na prostituio ou qualquer outra forma de pecado esto para ser recuperados, pois um dia na presena de Deus vala mais que mil anos longe dele. Venha ser como Sete, Ado, Paulo. Homens que tinham existncia espiritual. Assim diz o Senhor: 25 E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos. Uma nova contagem de vida espiritual se inicia agora. Histrico IBBNA dia 09/11/08, segundo culto IGREJA MISSO E PROPSITO IB EM POSTO TREZE

You might also like