You are on page 1of 3

PLANEJAMENTO COMERCIAL AMIDOVIDA

1. OBJETIVO: Este planejamento tem o objetivo de definir critrios comerciais para a captao de novos clientes e fidelizao dos atuais. MEDIDAS NECESSRIAS: Criar estratgias motivacionais, visando melhoria do ambiente de trabalho e relacionamento interpessoal dos colaboradores, que levem a obteno dos resultados esperados; Criar critrios rigorosos para a captao de novos clientes, eliminando o risco de prestar os nossos servios para futuros inadimplentes; Criar um sistema de logstica que torne a movimentao de mercadorias mais gil e segura, possibilitando a reduo dos custos de mo-de-obra, custos operacionais e despesas com estoque; Aumentar o nmero de clientes captados mensalmente de forma criteriosa; Criar novos produtos e servios para serem comercializados de forma diferenciada e inteligente; Estreitar o relacionamento com os clientes, criando um processo de divulgao pessoal e voluntria; 2. ANALISE EXTERNA DOS DESAFIOS E OPORTUNIDADES

DESAFIOS: 1) Superar os concorrentes de forma inteligente, buscando sempre a maior lucratividade para a empresa, baseado na qualidade dos servios e produtos oferecidos; 2) Impor ao mercado a forma de trabalho, contornando as situaes de descrdito dos servios geradas por empresas inidneas, que no possuem critrios de qualidade nos seus servios; 3) Agregar valores Marca da EMPRESA, possibilitando criao de um diferencial no mercado.

OPORTUNIDADES: 1) Trabalhar com mercadinhos mais rentveis, onde o risco e os ndices de inadimplncia sejam desprezveis. 2) Utilizar toda a estrutura da empresa como diferencial do mercado; 3) Pleitear junto aos nossos parceiros, condies especiais de compra de equipamentos, resultando em campanhas promocionais diferenciadas. 4) Criar um padro de relacionamento com os clientes existentes, melhorando a satisfao dos mesmos. 5) Ressaltar a preocupao da empresa com as questes scio-ambientais como forma de agregar valores empresa, tanto em relao aos seus colaboradores, quanto para a sociedade civil. CONCORRENTES: O seguimento de distribuio de alimentos passa por uma fase de crescente estagnao, devido ao surgimento de muitas empresas que, em alguns casos, fecham logo nos primeiros anos de atuao. Essas pequenas empresas provocam uma corrida dos consumidores em busca do menor preo, o que no bom para aquelas empresas que precisam manter uma estrutura capaz de prestar os servios com a qualidade que o segmento exige.

Os verdadeiros concorrentes da nossa EMPRESA so aquelas que, prestam servios em diversas reas do segmento e que esto em atividade h vrios anos e que, por conta disso, contam com a ajuda de uma marca muito forte. No entanto, cometem erros que prejudicam a qualidade dos servios e influenciam, de forma negativa para um crescimento desordenado. Logo, preciso muita ateno para que no se cometa os mesmos erros dos grandes concorrentes. Sendo a qualidade a marca de excelncia do servio.

OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS: Ter a capacidade de distinguir os possveis clientes, dos timos clientes, onde os concorrentes no estejam atuando de forma sistemtica. Esses clientes precisam de uma venda mais detalhada, identificando as suas necessidades e propondo as solues que visem melhor relao custo/benefcio.

3. FORMULAO DAS ALTERNATIVAS ESTRATGICAS PRODUTOS E SERVIOS: Comercializar produtos e servios que aumentem a lucratividade e reduza os custos operacionais, resultando na satisfao dos nossos clientes e de nossos colaboradores. MERCADO: Identificar os mercados mais rentveis para a empresa e que estejam dispostos a pagar por um servio ou produto diferenciado. LUCROS ESPERADOS: A lucratividade dos produtos e servios no estar no aumento da margem de lucro, mas sim na reduo dos custos operacionais, nos custos de atendimento e na reduo da inadimplncia. INVESTIMENTOS: Como conseqncia da superao de todos os objetivos, importante ressaltar que a estrutura de atendimento ao cliente dever aumentar na mesma proporo. 4. IDENTIFICAES DAS DIFICULDADES E SUAS RESPECTIVAS SOLUES:

DEPARTAMENTO COMERCIAL: 1. PROSPECO DE NOVOS CLIENTES: Dificuldades: No se faz um trabalho direcionado para a prospeco de novos clientes, a falta dessa prtica faz com que os vendedores se acomodem O que reduz consideravelmente as possibilidades de fechamento de negcios. Solues: Criar meios para tornar as prospeces cada vez mais comuns e freqentes. Para isso sero criadas estratgias de abordagens onde possa haver argumentos para todas as possveis objees a serem apresentadas. A segmentao dessa prospeco possibilitar a identificao de mercados cada vez mais especficos.

Ricardo Ribeiro

You might also like