You are on page 1of 42

Formao de Bsica de Aclitos 2012

Introduo

SNA Formao Bsica de Aclitos

Aclito
O Aclito acompanha Cristo

Aquele que acompanha


Na pessoa do sacerdote

Na celebrao dos Mistrios de Deus e Sacramentos Na orao


Como cristo

Ministrante
Aquele que serve O Aclito serve o Altar da eucaristia
SNA Formao Bsica de Aclitos

Liturgia

Servio prestado ao povo | obra pblica

Com razo se considera a Liturgia como o exerccio da funo sacerdotal de Cristo. Nela, os sinais sensveis significam e, cada um sua maneira, realizam a santificao dos homens; nela, o Corpo Mstico de Jesus Cristo - cabea e membros - presta a Deus o culto pblico integral. Portanto, qualquer celebrao litrgica , por ser obra de Cristo sacerdote e do seu Corpo que a Igreja, aco sagrada por excelncia, cuja eficcia, com o mesmo ttulo e no mesmo grau, no igualada por nenhuma outra aco da Igreja. SC 7 Pela Liturgia da terra participamos, saboreando-a j, na Liturgia celeste celebrada na cidade santa de Jerusalm, para a qual, como peregrinos nos dirigimos. SC 8

SNA Formao Bsica de Aclitos

Alfaias litrgicas e Livros litrgicos

SNA Formao Bsica de Aclitos

Altar o lugar do sacrifcio de Cristo e a mesa onde se celebra a Eucaristia. Cadeira presidencial aquela donde o bispo e o presbtero presidem celebrao, quando no esto no altar, e na qual se sentam. Ambo o lugar donde se proclama a Palavra de Deus, nas leituras e no salmo responsorial.

Os Locais
Sacrrio ou tabernculo o lugar onde se guarda o po consagrado depois da celebrao da Eucaristia, e diante do qual os fiis podem orar em silncio, quando entram na igreja ou antes de sair dela. Credncia uma pequena mesa que se coloca num lugar discreto do presbitrio e sobre a qual, antes da Missa, se pe tudo o que vai ser preciso nalgum momento da celebrao.

Pia Baptismal o Local onde se ministra o baptismo

Crio pascal o crio grande, que se acende na Viglia pascal, e que simboliza a luz de Cristo ressuscitado. Durante o tempo Pascal deve estar junto ao Ambo, nos outros Tempos litrgicos junto Pia Baptismal.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Comuns a todos os ministros


Amito um rectngulo de pano branco que se pode colocar por debaixo da alva em volta do pescoo, para cobrir perfeitamente a gola da camisa.

As Vestes
Vestes corais
Sobrepeliz uma pequena alva que se coloca sobre a batina Batina uma veste prpria dos clrigos. Tambm os meninos de coros usam uma batina vermelha por baixo da sobrepeliz

Alva ou tnica a veste branca que cobre todo o corpo. Lembra a veste baptismal. Cngulo o cordo branco com que se aperta a alva quando ela no se ajusta completamente ao corpo.

Clrigos

Capa de asperges ou pluvial uma capa usada nalgumas celebraes.

Estola uma pea comprida e estreita de pano, da cor litrgica do dia, que se pe sobre a alva. O bispo e o presbtero deixam-na cair sobre o peito, ao passo que o dicono a usa em diagonal sobre o peito, do ombro esquerdo para o lado direito.

Dalmtica uma veste solene, com mangas, que o dicono pode usar.

Casula a veste ampla aberta dos Vu de ombros um vu lados e sem mangas. Usam-na o bispo para transportar o Santssimo e o presbtero na Missa. Sacramento ou as relquias da Santa Cruz.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Insgnias Episcopais
Solidu uma insgnia dos clrigos. Normalmente usada apenas pelos bispos.

Cruz peitoral uma das insgnias do bispo. Plio uma tira de pano de l usada pelos arcebispos.

Bculo uma espcie de basto que o bispo, quando caminha ou quando fala, segura na mo. Sinal do seu mnus de pastor Anel episcopal uma das insgnias do bispo. sinal da fidelidade Igreja e a Cristo.

Mitra a insgnia com que os bispos cobrem a cabea em certos momentos das celebraes litrgicas.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Clice a taa ou o copo onde se pe o vinho e um pouco de gua, e se faz a consagrao.

As Alfaias
Lavandas so as coisas necessrias para que o sacerdote possa lavar as mos antes de dar incio Orao eucarstica: a bacia, o gomil (o jarro) com gua e a toalha. So-lhe apresentadas pelos aclitos. Manustrgio um rectngulo de pano branco que serve para o sacerdote limpar as mos.

Pxide o recipiente em forma de copo no qual se pem as partculas, e no qual se guardam no sacrrio. Patena um recipiente em forma de prato pequeno, onde se pe o po que vai ser consagrado. Galhetas so os dois pequenos recipientes com o vinho e a gua que os aclitos levam ao altar no momento da preparao dos dons.

Sanguinho um pedao pequeno de pano branco que serve para limpar e enxugar o clice e a patena depois da Comunho. Dobragem do corporal:

Toalha branca aquela com que a mesa do altar est coberta.

Corporal o quadrado de linho que o aclito leva da credncia para o altar, e que o presidente estende sobre a toalha da mesa do Senhor. Serve para aparar todos os fragmentos que possam cair no altar

3/4

2 4/3

SNA Formao Bsica de Aclitos

mbulas dos Santos leos so os recipientes em que se guardam os santos leos do Crisma, dos Catecmenos e dos Enfermos.
Bandeja de comunho o objecto de metal em forma de bandeja com o qual se amparam os fragmentos que possam cair durante a comunho.

Turbulo o queimador do incenso.


Naveta o recipiente onde vai o incenso. Incenso uma resina granulosa que, quando se queima, exala um cheiro aromtico. Desperta o cristo para o divino. Sinos e Campainhas so os objectos metlicos que esto na torre da igreja e cujo som convoca os fiis para as celebraes; tambm servem para o relgio bater as horas.

Purificador um pequeno vaso com gua para os ministros da comunho purificarem os dedos .

Caldeirinha de gua benta apresentada ao bispo ou ao presbtero por um aclito. Para este aspergir a assembleia com gua benta Custdia um objecto de metal, redondo, onde se coloca a hstia grande consagrada, para que os fiis adorem o Corpo de Cristo. A custdia usa-se na exposio solene do Santssimo Sacramento e nas procisses eucarsticas.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Plio um sob cu para cobrir o Santssimo ou a relquia da Santa Cruz nas procisses.

Umbela como um chapu de sol e serve para cobrir quem transporta o Santssimo dentro da igreja.

Lanternas so uns suporte para transportar as velas no exterior. Algumas lanternas so tambm para o uso interior.

Castial um suporte de vela e pode ser levado em procisso.

Velas so feitas de cera de abelha, acendem-se no altar para o iluminar e levam-se acesas nas procisses. Lembram-nos a vela do baptismo.

Cruz Processional a cruz que se leva nas procisses liturgias.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Livros litrgicos
Podemos dividir os Livros Litrgicos em 4 partes:
1.Missale Romanum 2.Pontificale Romanum 3.Rituale Romanum 4.Officium Divinum

Todos os livros litrgicos tm uma primeira parte que, embora muito pouco conhecida e ainda menos lida, muito importante. Esta parte, que antecede a parte ritual, composta de 5 partes: 1.Apresentao, do livro e feita pelo bispo presidente da Comisso Episcopal de Liturgia de Portugal da altura em que a edio foi publicada. 2.Aprovao do livro pelas Conferencias Episcopais ( Portuguesa, Angola e So Tom, Moambique e pelos bispos de Bissau e Cabo Verde)

3.Decreto da Congregao do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos de confirmao da traduo portuguesa
4.Decreto da Sagrada Congregao do Culto Divino de ordenamento das Leituras da Sagrada Escritura a utilizar na Missa (no caso dos Leccionrios) de reviso dos rituais (nos restantes casos) (em alguns casos h tambm um decreto de segunda reviso). 5.Preliminares, este o texto mais longo, mas essencial pois explica o prprio livro, seus contedos e o ritual.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Missale Romanum

1.Missal Romano a.Oraes eucarsticas, textos para os concelebrantes b.Edio popular i.Dominical ii.Ferial 2.Leccionrio a.Evangelirio b.Dominical A c.Dominical B d.Dominical C e.Ferial tempo comum anos impares f.Ferial tempo comum anos pares g.Ferial tempo advento, natal, quaresma e Pscoa h.Santoral i.Missas rituais, votivas, defuntos e diversas circunstncias

Estrutura do Missal Romano Prprio do tempo (oraes) Tempo do Advento Tempo do Natal Tempo da Quaresma Trduo Pascal Tempo Pascal Tempo Comum Solenidades do Senhor no Tempo Comum Ordinrio da Missa Ordinrio da Missa com canto Prprio dos santos (cronolgico) Missas comuns Missas rituais

Missas para diversas necessidades Missas votivas Missas dos defuntos Apndices Orao Eucarstica da reconciliao Orao Eucarstica para Missas com crianas Ordo Missae (Missa em
latim)

Rito da Asperso Orao Universal ndices

Estrutura dos Leccionrios Dominicais: Prprio do tempo Tempo do Advento Tempo do Natal Tempo da Quaresma Trduo Pascal Tempo Pascal Tempo Comum Solenidades do Senhor no Tempo Comum Textos comuns Feriais: Seguem a sequencia das semanas comuns ou prprias do tempo Santoral: Prprio dos Santos (cronolgico); Textos Comuns Missas rituais, (): Missas para diversas necessidades Missas votivas Missas dos defuntos

SNA Formao Bsica de Aclitos

Rituale Romanum

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

Baptismo das crianas Celebrao do Matrimnio Exquias Exorcismos Profisso religiosa Uno dos enfermos e pastoral da cura Iniciao crist dos adultos Sagrada comunho e culto eucarstico fora da Missa Penitncia Celebrao das bnos Colectnea de Missas da Virgem Santa Maria 1. Missal 2. Leccionrio

Baptismo das crianas 1.Vrias crianas 2.Uma criana 3.Grande nmero de crianas 4.Baptismo de crianas pelos catequistas na falta do sacerdote ou dicono 5.Baptismo das crianas em perigo de morte na ausncia de sacerdote ou dicono 6.Apresentao na Igreja de uma criana j baptizada 7.Textos vrios Celebrao do Matrimnio 1. Matrimnio dentro da Missa 2. Matrimnio sem Missa 3. Celebrao do Matrimnio na presena de um assistente leigo 4. Celebrao do Matrimnio entre uma parte Catlica e uma parte Catecmena ou no crist 5. Textos vrios 6. Apndices 7. Celebrao da Bno dos Noivos 8. Bno dos esposos no Aniversrio do Matrimnio

Exquias 1. Oraes antes das exquias 2. Celebrao das exquias 1. Casa do defunto 2. Na igreja 3. No cemitrio 3. Exquias apenas no cemitrio 4. Exquias apenas na casa do defunto 5. Celebrao das exquias no caso de cremao 6. Exquias das crianas 7. Textos vrios

Iniciao crist dos adultos 1. Ritual do catecumenato em vrios degraus 2. Ritual simplificado da Iniciao Crist dos Adultos 3. Ritual Breve de Iniciao Crist de um adulto em perigo de morte 4. Preparao para a confirmao e a eucaristia para um adulto baptizado em criana que no recebeu catequese 5. Ritual da Iniciao Crist das crianas em idade de catequese 6. Textos vrios 7. Rito da admisso em plena comunho da Igreja Catlica de algum j validamente baptizado.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Pontificale Romanum
1.Ordenao dos Diconos, Presbteros e Bispos 2.Consagrao das Virgens 3.Bno dos leos dos Catecmenos e Enfermos e consagrao do Crisma 4.Bno do abade e da abadessa 5.Confirmao 6.Instituio dos Leitores e Aclitos 7.Dedicao do Altar e da Igreja

Officium Divinum
Liturgia das Horas a.Tempo do advento e natal

b.Tempo da quaresma e Pscoa


c.Tempo comum semana I a XVII d.Tempo comum semana XVIII A XXXIV e.Abreviada (laudes e vsperas) SNA Formao Bsica de Aclitos

Funes e servios

SNA Formao Bsica de Aclitos

Cerimonirio e auxiliares
O Cerimonirio deve combinar a celebrao com o presidente e outros ministros: Leitores, Coro, etc. Em algumas celebraes o Cerimonirio pode pedir a outros aclitos que o auxiliem. Deve reunir previamente a equipa; Devem distribuir tarefas; Devem reunir por equipas de tarefas; Devem reunir todos os aclitos intervenientes na celebrao. Devem prever e certificar-se que tudo esteja em ordem para a celebrao

Coordenar toda a celebrao

Devem certificar-se que tudo ficou em ordem aps a celebrao


SNA Formao Bsica de Aclitos

Procisses
Cruciferrio
Transporta a cruz processional. Deve estar pronto para sair da sacristia e do altar logo que seja dado o sinal. Marca o ritmo da procisso.

Ceroferrio
Transporta a vela no castial ou lanterna Acompanha a Cruz, o Evangelirio e Santssimo Sacramento

SNA Formao Bsica de Aclitos

T N

Turiferrio
V
V V IS A A
Transporta o turbulo e apresenta-o para o presidente colocar incenso. Deve preparar atempadamente o turbulo e mant-lo aceso toda a celebrao. Em alguns casos ser ele a incensar o presidente e a assembleia. No final certifica-se da sua limpeza e segurana.

V
C V V IS A A E D Cc P
T Turbulo N Naveta C Cruz V Vela IS Irmandade do Santssimo A Aclito E Evangelirio D - Diconos CC Concelebrantes P Presidente DA Diconos Assistentes B Bculo M - Mitra

T V E
Procisso do Evangelho

D Cc DA M

DA B

Naveteiro
Transporta a naveta e apresenta-a ao presidente para este colocar incenso no turbulo. Acompanha o turiferrio, excepto quando este incensa, procisso do Evangelho, etc.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Assistentes ao Presidente
Bculo
Tem a guarda do bculo quando este no est com o Bispo Em alguns casos, entrega e recebe directamente. Deve saber quando ou no necessrio. Deve combinar previamente as ocasies em que o bispo o utiliza. Se for o caso, ajuda na montagem e desmontagem, com cuidado!

Mitra
Tem a guarda da Mitra quando esta no est com o Bispo Em alguns casos, entrega e recebe directamente. Deve saber quando ou no necessria. Deve combinar previamente as ocasies em que o bispo a utiliza. Tem tambm a guarda do solidu, bem como a sua recolha e entrega

SNA Formao Bsica de Aclitos

Livro
Apresenta o Missal ou outro livro litrgico. Deve saber quando e qual o livro utilizado e em que pginas. Deve combinar previamente as oraes, oraes eucarsticas, bnos, etc

Microfone
Apresenta e regula o microfone do presidente e se necessrio dos concelebrantes.
SNA Formao Bsica de Aclitos

Acompanhante de Leitores
Se necessrio, acompanham os leitores do incio do presbitrio ao ambo. Devem ajustar o microfone ao leitor.

Acompanhantes de oferendas
Podem acompanhar os que trazem as oferendas at ao altar. Devem ajudar o presidente a receber as oferendas e a coloca-las no altar ou outro lugar apropriado.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Altar e Credncia
Preparao do Altar
Transportam tudo o que necessrio da credncia para o altar e do altar para a credncia.

T (S)B G

Lavandas

P Presidente T Toalha B Bacia G Gomil S Sabonete

Apresentam as lavandas na (ou nas) ocasio prpria. A bacia deve ficar ao centro ladeada do gomil e toalha. Em caso de haver um aclito com sabo fica junto bacia e retira-se um pouco aps a utilizao para dar espao toalha.

SNA Formao Bsica de Aclitos

Outras funes
Santos leos
Apresentam os Santos leos ao presidente. Enfermos Uno dos Doentes Catecmenos e Crisma Baptismos Crisma Crismas (e ordenaes, dedicao do altar)

Caldeirinha de gua-benta
Apresenta a caldeirinha para a bno. Acompanha o presidente na asperso.

Outras funes
H muitas outras funes mas menos especficas e habituais. (por ex: aclito para levar o pavio e a lanterna para a bno do Lume Novo, campainhas, etc.) Todos os aclitos devem estar atentos para o que for necessrio e serem capazes de agir com destreza, simplicidade e discrio

Nas celebraes litrgicas, limite-se cada um, ministro ou simples fiel, exercendo o seu ofcio, a fazer tudo e s o que de sua competncia, segundo a natureza do rito e as leis litrgicas. SC 28
SNA Formao Bsica de Aclitos

O Aclito no uma figura decorativa


ou um jarro de altar!
Mesmo que no tenha funo especfica o aclito sempre um auxlio para toda a assembleia celebrar os Mistrios da F.

A sua postura, ateno e participao na celebrao devem ajudar a que todos louvem o Senhor.
SNA Formao Bsica de Aclitos

Preparar uma celebrao

SNA Formao Bsica de Aclitos

Porqu preparar uma celebrao?


Sabermos o que estamos a fazer

Sabermos como fazer Sabermos o que estamos a celebrar


Ajudar a comunidade a celebrar

SNA Formao Bsica de Aclitos

Com quem preparar?


Proco e/ou presidente da celebrao Grupo de aclitos

Grupo coral
Leitores

Monitores
Outros (acolhimento, etc.)

SNA Formao Bsica de Aclitos

Bibliografia a utilizar:
Missal Romano

Ritual / Pontifical Leccionrio IGMR


Cerimonial dos Bispos

SNA Formao Bsica de Aclitos

No esquecer:
Orientador da celebrao
mestre de cerimnias

Conhecer o local
saber o qu e como adaptar

Distribuio de tarefas

Preparar a Sacristia Preparar o Ambo


Preparar a credncia

Preparar a Presidncia Preparar outro local necessrio


Fogo novo / baptistrio / etc.

Ter um esquema da celebrao


SNA Formao Bsica de Aclitos

Exemplo de uma celebrao:


Celebrao do Crisma
Preparativos Sacristia Paramentos para o Presidente e concelebrantes Turbulo e naveta Cruz e velas Evangelirio Ambo Leccionrio Livro da Orao Universal Altar Toalha Velas Credncia Ritual do crisma mbula com leo do Crisma, algodo Lavandas com sabonete Clix Patena Pxide Galhetas Corporal Sanguneo Lavandas Livro de concelebrantes A Celebrao: Entrada Como habitualmente Liturgia da Palavra Como habitualmente Depois do Evangelho o bispo senta-se de Mitra e sem bculo O proco faz a apresentao dos crismandos Os crismandos podem ser chamados pelo o nome e dispe-se diante do bispo ou simplesmente levantam-se O bispo faz a homilia Depois da homilia o bispo senta-se de bculo e mitra O ministro do livro apresenta o ritual do crisma O bispo interroga os crismandos pedindo-lhes a Profisso de F (todos permanecem de p) O bispo depe o bculo e mitra levanta-se e convida orao Faz a orao de crismao Senta-se e recebe a mitra O aclito da mbula aproxima-se Os crismandos aproximam-se do bispo e ajoelham-se o padrinho de p coloca a mo direita sobre o ombro direito do crismando e diz o nome deste O bispo crisma e o crismado e padrinho retiram-se Entretanto um aclito pode estar a receber os boletins do crisma. Quando faltarem poucos para serem crismados preparam-se as lavandas com o sabonete Terminada a crismao o aclito da mbula retira-se, o bispo lava as mos O bispo depe a mitra e levanta-se O aclito do livro apresenta o livro da Orao Universal Terminada a orao o bispo conclui, todos se sentam e o bispo recebe a mitra Liturgia Eucarstica Como habitualmente Comunho Como habitualmente Os que foram crismados podero receber a comunho nas Duas Espcies Ritos finais Depois da orao o bispo recebe a mitra e inicia a bno final Ser usada o bno prpria Como habitualmente

Planta do local

Esquema da celebrao
SNA Formao Bsica de Aclitos

Presidncia Altar Aclitos Ambo


7 B P 8

Crismandos e padrinhos

56

Lugares de comunho B- Bispo P- Proco 1a8

Planta do local

12

SNA Formao Bsica de Aclitos

Esquema da celebrao
Preparativos
Sacristia 1. Paramentos para o Presidente e concelebrantes 2. Turbulo e naveta 3. Cruz e velas 4. Evangelirio Credncia 1. Ritual do crisma 2. mbula com leo do Crisma, algodo 3. Lavandas com sabonete 4. Clix 5. Patena Ambo 6. Pxide 1. Leccionrio 2. Livro da Orao Universal 7. Galhetas 8. Corporal Altar 9. Sanguneo 1. Toalha 10. Lavandas 2. Velas 11. Livro de concelebrantes

SNA Formao Bsica de Aclitos

A Celebrao:
1.Entrada 1. Como habitualmente 2.Liturgia da Palavra e Crisma 1. Como habitualmente 2. Depois do Evangelho o bispo senta-se de Mitra e sem bculo 1. O proco faz a apresentao dos crismandos 2. Os crismandos podem ser chamados pelo o nome e dispe-se diante do bispo ou simplesmente levantam-se 3. O bispo faz a homilia 4. Depois da homilia o bispo senta-se de bculo e mitra 1. O ministro do livro apresenta o pontifical do crisma 2. O bispo interroga os crismandos pedindo-lhes a Profisso de F (todos permanecem de p) 3. O bispo depe o bculo e mitra levanta-se e convida orao 4. Faz a orao de crismao 5. Senta-se e recebe a mitra 6. O aclito da mbula aproxima-se 7. Os crismandos aproximam-se do bispo e ajoelham-se o padrinho de p coloca a mo direita sobre o ombro direito do crismando e diz o nome deste 8. O bispo crisma e o crismado e padrinho retiram-se 9. Entretanto um aclito pode estar a receber os boletins do crisma. 10. Quando faltarem poucos para serem crismados preparam-se as lavandas com o sabonete 11. Terminada a crismao o aclito da mbula retira-se, o bispo lava as mos 5. O bispo depe a mitra e levanta-se 1. O aclito do livro apresenta o livro da Orao Universal 2. Terminada a orao o bispo conclui, todos se sentam e o bispo recebe a mitra 3.Liturgia Eucarstica 1. Como habitualmente 4.Comunho 1. Como habitualmente 1. Os que foram crismados podero receber a comunho nas Duas Espcies 5.Ritos finais 1. Depois da orao o bispo recebe a mitra e inicia a bno final 1. Ser usada o bno prpria 2. Como habitualmente

SNA Formao Bsica de Aclitos

Pequena Biblioteca do Grupo de Aclitos

SNA Formao Bsica de Aclitos

Magistrio da Igreja: Enquirdio dos Documentos da Reforma Litrgica (EDREL), ed. SNL, 1998 Instruo Geral ao Missal Romano, ed. SNL, 3 ed. Tpica, 2003 Catecismo da Igreja Catlica, ed. Grfica de Coimbra, 1993 Cerimonial dos Bispos, ed CEP, 2 ed, 2010 Conclio Ecumnico Vaticano II, ed. A. O. / Sacrosanctum Concilium. Ed. SNL

Manuais de Aclitos e livros especficos para Aclitos:


Cordeiro. Jos de Leo, O livro do aclito, ed SNL, 2004 Arajo, Silva, Ao servio do Altar, ed. Franciscana, 2009 Padrs, Jaume Gonzlez, O livro do aclito, ed. Paulinas, 2001 Deretti, Adson Adolfo, Encontro de Aclitos, ed Paulinas, 2008 Estudos Litrgicos: Lligadas, Josep, Celebrar o Ano Litrgico, ed Paulinas, 2001 Lligadas, Josep e Gomis, Joaquim, A Missa Dominical passo a passo, ed. Paulinas, 2002 Aldazbal, Jos, Dicionrio elementar de Liturgia, ed. Paulinas, 2007 Boletim de Pastoral Litrgica Os Ministrios na Liturgia, IV ENPL, ed SNL Outros livros de interesse directo para aclitos: Lligadas, Josep, O livro do sacristo, ed. Paulinas, 2005 Lligadas, Josep, O leitor e o animador, ed. Paulinas, 2000 Carvalho, Gabriela; Almeida, Anabela, Vade-mcum, Preservao do Patrimnio histrico e artstico das igrejas, ed. CEP, 2007 SNA Formao Bsica de Aclitos

Santos Patronos dos Aclitos

SNA Formao Bsica de Aclitos

Padroeiro internacional dos Aclitos


Tarcsio nasce e vive em Roma na segunda metade do sc. III

S. Tarcsio

Inserido na comunidade crist serve a comunidade como aclito


Tarcsio chamado a levar a Eucaristia aos condenados morte No caminho abordado por um grupo de pagos, apedrejado e morre sem largar a Eucaristia Aceita todo o servio mesmo os mais difceis, alguns adultos no aceitaram a tarefa de levar o Senhor aos prisioneiros

Para Tarcsio o Po Sagrado mais precioso que a sua prpria vida Tarcsio morre por transportar o Senhor da Vida e com Ele se configura no martrio
SNA Formao Bsica de Aclitos

Como me empenho nos servios que me so pedidos? Como vivo a Eucaristia? Seria capaz de dar a minha vida, morrer, por Cristo?

Qual o bem mais precioso da minha vida?


SNA Formao Bsica de Aclitos

Beato Francisco Marto


Padroeiro Nacional de Aclitos
Nasce em Aljustrel, Ftima no ano de 1908 de famlias simples Em 1916, acompanhado de sua irm Jacinta e sua prima Lcia, aparece-lhe um Anjo

Em 1917 Nossa Senhora aparece aos trs pastorinhos


Morre em Abril de 1919, doente de Gripe espanhola

As Aparies de Nossa Senhora indicam um caminho para se chegar a Cristo Ele sente-se uma oblao a Deus como reparao

Francisco d tempo a Deus na orao e na contemplao Apesar da contemplao, a atitude de Francisco de entrega e servio
Cristo Sacramentado o centro da sua vida
SNA Formao Bsica de Aclitos

Como aclito, como me deixo interpelar pelo Beato Francisco Marto? Sinto que a contemplao me leva ao servio?

Na minha misso de aclito entrego-me a uma vida de orao?

Cristo Sacramentado central na minha vida?


SNA Formao Bsica de Aclitos

SNA Formao Bsica de Aclitos

Elaborado e apresentado por Pe. Lus Leal

You might also like